Sistema - O meu! ... de novo.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Sistema - O meu! ... de novo.

Mensagem  facso em 16/6/2010, 19:33

onga-ku escreveu:
paa escreveu:Alguém perguntou qual é a assinatura do som Naim. Quanto a mim, o principal é o ritmo frenético. Nunca esqueço que ouvia música sempre com o pé a acompanhar o ritmo.

Lamento mas tenho de discordar.
Na minha opinião, o famoso PRaT (Pace, Rhythm and Timing) há muito associado a esta marca e à Linn não é mais do que uma bela jogada de marketing.

Cumprimentos,
onga-ku

muito boa tarde onga-ku,

gostava de lhe perguntar se tem opinião formada sobre a electrónica NAIM... os seus pontos fortes, os seus pontos fracos...

se a tiver, agradecia-lhe imenso se me a pudesse dar, gostava de saber o que onga-ku acha dos produtos desta marca.

agradeço-lhe antecipadamente.

com os melhores cumprimentos

facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 374
Ocupação: trabalhador forçado
Interesses: diversos, mas este é um grande...
Pontos/Reputação: 572

Mensagem  paa em 16/6/2010, 20:55

[quote="facso"]
paa escreveu:Naim! Tenho saudades do som Naim!

será que poderia ter a gentileza de aprofundar melhor estes seus testemunhos...?

cumprimentos!

A questão será relativa ao caso da loja? Recordo o caso com algum sentido de humor. Sabe como é, perguntam ao que vem e o que tem... Depois de dizer Naim reponderam-me logo que não tinham nada que me interessasse, que aquilo que eu queria era umas Acoustic Energy (AE-1, penso, que vêm sempre à baila quando se fala na Naim), mas que eles não tinham porque a filosofia de som da loja era outra...

paa
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 148
Interesses: Válvulas, tweaks
Pontos/Reputação: 295

Mensagem  nrbatista em 16/6/2010, 21:01

Boa noite,
Obrigado pelos vossos comentários.

Caro paa,
Já agora, qual era o som que essa loja advogava como contraponto ao "som Naim"?
Certamente seria vindo de equipamentos que lá se vendiam Smile

Cumps,
Nuno Batista

nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 193
Pontos/Reputação: 75

Mensagem  facso em 16/6/2010, 21:04

Vodoo escreveu: !!!????

tenho andado desde já há algum tempo atrás muito interessado na electrónica da NAIM, pesquisando e lendo tudo o que encontro pela net de reviews ou de algo relacionado com alguns componentes desta marca.
mas como nunca tive oportunidade de escutar nenhum sistema NAIM (mas está para breve), tenho imensa curiosidade em saber as opiniões de diversas pessoas que já tenham tido contacto com esta mesma sem que estas tenham qualquer interesse de marketing ou publicidade...

mesmo que por muito pessoais que sejam essas experiências ou opiniões... tenho apenas interesse/curiosidade

nas minhas ferias brevemente, quero ver se me desloco a lisboa para escutar alguns conjuntos NAIM e aproveitar para passear também

cumprimentos

facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  facso em 16/6/2010, 21:10

[quote="paa"][quote="facso"]
paa escreveu:Naim! Tenho saudades do som Naim!

será que poderia ter a gentileza de aprofundar melhor estes seus testemunhos...?

cumprimentos!

olá paa,

não me referia á loja onde se passou tal episódio, mas sim á sua experiencia com a electronica NAIM, que expos nos pontos negativos a que fez alusao por experiencia propria...

cumprimentos!

facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  paa em 16/6/2010, 21:13

Na minha opinião, o famoso PRaT (Pace, Rhythm and Timing) há muito associado a esta marca e à Linn não é mais do que uma bela jogada de marketing.

Aí sou eu que discordo, porque o PRAT está lá e bem vincado. É aliás viciante. Sair da Naim custa.

Que disparate, o ritmo faz parte da música, não é uma característica do sistema, tal como o "palco" que é uma propriedade da gravação.
Umas colunas que privilegiam o "palco" fazem-no em detrimento de outras características bem mais importantes para a reprodução de música como a linearidade na resposta de frequências que afecta o timbre.
"Palco" está para a música como os efeitos especiais para o cinema: são acessórios.

Discordo de novo. Quando se constrói um amplificador pode-se jogar com vários parâmetros. É portanto uma questão de opção, ligada ao gosto pessoal, que na Naim se tornou filosofia de marca.

Por exemplo, no meu amp a válvulas experimentei coupling caps diferentes, Audio Note e Obbigato. Os primeiros têm um som mais lento, mas também mais romântico, enquanto os segundos são mais dinâmicos, mas perdem um pouco na voz feminina. Compromissos portanto.

paa
utilizador iniciado

Mensagem  manel1 em 16/6/2010, 21:23

onga-ku escreveu:

Que disparate, o ritmo faz parte da música, não é uma característica do sistema, tal como o "palco" que é uma propriedade da gravação.
Umas colunas que privilegiam o "palco" fazem-no em detrimento de outras características bem mais importantes para a reprodução de música como a linearidade na resposta de frequências que afecta o timbre.
"Palco" está para a música como os efeitos especiais para o cinema: são acessórios.

Cumprimentos,
onga-ku

Para ter um bom palco sonoro não é necessário abdicar de nada, embora possa acontecer em muitos casos, mas certamente que um sistema como diz, linear em toda a gama de frequências, timbricamente correcto e com uma boa separação entre canais deverá ter um palco sonoro maravilhoso, ou seja, aquele e o engenheiro de som colocou na gravação. Relativamente ao ritmo, claro que depende da música, mas certamente um sistema anémico, com com falta de ataque nos transitórios não deverá por o pé a bater.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens: 1061
Ocupação: Electromecanico
Interesses: Música, leitura
Pontos/Reputação: 1282

Mensagem  paa em 16/6/2010, 21:47

não me referia á loja onde se passou tal episódio, mas sim á sua experiencia com a electronica NAIM, que expos nos pontos negativos a que fez alusao por experiencia propria...

cumprimentos!

Ok!

A minha opinião refere-se apenas a amplificadores. Nunca gostei do som das colunas Naim e nunca tive $ para chegar aos leitores de CD da marca. A construção é muito robusta. Não envelhecem (ainda tocam em casa de familiares meus). A potência é baixa mas aparenta muito mais do que os números dizem (liguei-as a colunas de 4 ohms e 84db sem problemas). Mas o circuito tende a ser instável com algumas colunas (penso que não usam zoebel para não afectar a qualidade de som), por isso insistem que sejam usados os cabos de coluna da marca. Se bem me lembro, também há uns problemas com a terra. A insistência nas fichas DIN, que espero tenha acabado, é no mínimo irritante, até porque são de má qualidade. Quanto ao som, a dinâmica é excelente mas tudo o resto é comprometido. A gama média também é muito boa. Precisam de tocar alto para soarem bem, não são bons para ouvir música a altas horas. Recomendo a quem gosta de música energética (rock, house), mas também jazz. Músicas mais complexas soam afuniladas. É melhor desfrutar sem preocupações de largura, profundidade e altura de palco. Os discos de má qualidade tendem a soar bem. Para mim, um problema importante é que não são amps que facilitem o upgrade. O NAP 90 trouxe mais potência mas manteve a assinatura sonora exactamente igual. Falei com quem tinha NAP 180 e diziam o mesmo. Quando fiquei insatisfeito tive de mudar tudo. Ah, uma questão final importante: quando comprei o Nait 2 não havia nada mas mesmo nada que ao mesmo preço chegasse ao mesmo patamar sonoro. Apesar dos comentários acima parecerem negativos não posso deixar de recomendar ouvir com atenção e prazer (se bem que nos últimos anos temos sido prendados com os amps a válvulas chineses, que mudaram as regras do jogo).

paa
utilizador iniciado

Mensagem  paa em 16/6/2010, 22:08

nrbatista escreveu:Boa noite,
Obrigado pelos vossos comentários.

Já agora, qual era o som que essa loja advogava como contraponto ao "som Naim"?
Certamente seria vindo de equipamentos que lá se vendiam Smile

Cumps,
Nuno Batista

Eu diria o som inglês, mas reconheço a ironia porque afinal o símbolo do som inglês não será a dupla Linn lp12/Naim??

paa
utilizador iniciado

Mensagem  facso em 16/6/2010, 22:28

paa escreveu:

cumprimentos!

Ok!

A minha opinião refere-se apenas a amplificadores. Nunca gostei do som das colunas Naim e nunca tive $ para chegar aos leitores de CD da marca. A construção é muito robusta. Não envelhecem (ainda tocam em casa de familiares meus). A potência é baixa mas aparenta muito mais do que os números dizem (liguei-as a colunas de 4 ohms e 84db sem problemas). Mas o circuito tende a ser instável com algumas colunas (penso que não usam zoebel para não afectar a qualidade de som), por isso insistem que sejam usados os cabos de coluna da marca. Se bem me lembro, também há uns problemas com a terra. A insistência nas fichas DIN, que espero tenha acabado, é no mínimo irritante, até porque são de má qualidade. Quanto ao som, a dinâmica é excelente mas tudo o resto é comprometido. A gama média também é muito boa. Precisam de tocar alto para soarem bem, não são bons para ouvir música a altas horas. Recomendo a quem gosta de música energética (rock, house), mas também jazz. Músicas mais complexas soam afuniladas. É melhor desfrutar sem preocupações de largura, profundidade e altura de palco. Os discos de má qualidade tendem a soar bem. Para mim, um problema importante é que não são amps que facilitem o upgrade. O NAP 90 trouxe mais potência mas manteve a assinatura sonora exactamente igual. Falei com quem tinha NAP 180 e diziam o mesmo. Quando fiquei insatisfeito tive de mudar tudo. Ah, uma questão final importante: quando comprei o Nait 2 não havia nada mas mesmo nada que ao mesmo preço chegasse ao mesmo patamar sonoro. Apesar dos comentários acima parecerem negativos não posso deixar de recomendar ouvir com atenção e prazer (se bem que nos últimos anos temos sido prendados com os amps a válvulas chineses, que mudaram as regras do jogo).

muito obrigado por ter partilhado a sua opinião caro paa. toca em aspectos muito interessantes.

com os melhores cumprimentos!

facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  onga-ku em 16/6/2010, 22:47

paa escreveu:

Aí sou eu que discordo, porque o PRAT está lá e bem vincado. É aliás viciante. Sair da Naim custa.

Discordo de novo. Quando se constrói um amplificador pode-se jogar com vários parâmetros. É portanto uma questão de opção, ligada ao gosto pessoal, que na Naim se tornou filosofia de marca.

Por exemplo, no meu amp a válvulas experimentei coupling caps diferentes, Audio Note e Obbigato. Os primeiros têm um som mais lento, mas também mais romântico, enquanto os segundos são mais dinâmicos, mas perdem um pouco na voz feminina. Compromissos portanto.

Cada um acredita no que quer.

NB: o autor desta mensagem não escreve segundo o "novo acordo ortográfico"

onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens: 2615
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4073

Mensagem  onga-ku em 16/6/2010, 22:55

manel1 escreveu:
onga-ku escreveu:

Cumprimentos,
onga-ku

Para ter um bom palco sonoro não é necessário abdicar de nada, embora possa acontecer em muitos casos, mas certamente que um sistema como diz, linear em toda a gama de frequências, timbricamente correcto e com uma boa separação entre canais deverá ter um palco sonoro maravilhoso, ou seja, aquele e o engenheiro de som colocou na gravação. Relativamente ao ritmo, claro que depende da música, mas certamente um sistema anémico, com com falta de ataque nos transitórios não deverá por o pé a bater.

Nada do que está a dizer contraria a minha opinião já que existem outros sistemas "saudáveis" (por oposição a anémicos) para além dos Naim (a maioria?).

NB: o autor desta mensagem não escreve segundo o "novo acordo ortográfico"

onga-ku

Número de Mensagens: 2615
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4073

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: