Sistema - O meu! ... de novo.

Ir em baixo

Sistema - O meu! ... de novo.

Mensagem  nrbatista em 14/6/2010, 19:24

Amigos,

Após alguns anos, resolvi apresentar novamente o meu Sistema.

Era assim: http://www.audiopt.net/o-meu-sistema-f21/sistema-o-meu-t3826.htm

Tal como a muitos outros, o síndroma do upgrade crónico também me apanhou Smile

Stereo:
Naim CD5i (cabo sector Acrolink 6N-P4030PC)
Naim Nait 5i (cabo sector Furutech G-314AG-18E)
ProAc Studio 140 (cabo Acrolink 6N-S1010II)

AV:
Bluray: Pioneer 51-FD
DVD e SACD: Denon DVD-2900
Gaming: PS3
AVR: Denon AVR-2309
Sub: MJAccoustics Ref 100 (c/ cabo Sub da Wireworld)
TV: Pioneer PDP 5090H

Coluna Central: Acoustic Energy AEGIS Central (cabo Acrolink 6N-S1010II)
Colunas Back: Acoustic Energy AEGIS EVO One (cabo Cable Talk Theatre 2.1)

Régua Audio Agile Line II

Cumprimentos,
Nuno Batista
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 219
Pontos/Reputação : 75

Re: Sistema - O meu! ... de novo.

Mensagem  facso em 14/6/2010, 21:40

olá caro nrbatista...

antes de muitos parabéns pelo sistema...muito clean!

gostava de lhe fazer uma pergunta:

que tal é, na sua opinião claro, a performance do conjunto NAIM com as suas ProAc?

tenho vindo ultimamente a apreciar/admirar e a considerar bastante a NAIM...não lhe sei bem explicar porque, mas tem acontecido ... especialmente o conjunto da serie XS!

só tenho pena que uma marca como a NAIM não tenha uma representação em Portugal, mas só em Espanha... o que me complica o acesso á marca.

nunca tive a hipótese de ouvir a electrónica NAIM... tenho muita curiosidade.

os melhores cumprimentos para si
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Pontos/Reputação : 595

Mensagem  nrbatista em 14/6/2010, 22:13

Obrigado pelo comentário.

O conjunto das ProAc com a Naim é mesmo muito bom, muito equilibrado em todos os aspectos, com uma gama média definida e graves a perder de vista! Antes das ProAc, tive umas VR1, e já nessa altura, à excepção da extensão dos graves, estava muito satisfeito. O ponto comum é o conjunto Naim que tem uma musicalidade incrível.

Cumprimentos,
Nuno Batista
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  facso em 14/6/2010, 22:31

pois... la isso é um facto que parece incontornável... toda a gente gaba a musicalidade da NAIM!

ainda bem que está satisfeito...

nunca pensou em adquirir os cabos próprios de coluna da naim? dizem que é quase obrigatório. dizem...

parece que tenho que me deslocar de propósito a Lisboa nas ferias para ouvir a electrónica NAIM... á partida deverei estranhar bastante pois estou habituado á electrónica da Primare, mas quero mesmo fazer uma audiçao a esses aparelhos.

já agora, pergunto se saberá ou aconselha o nrbatista alguma loja de "confiança" onde poderei escutar aparelhos da NAIM ai por Lisboa? ou o seu conjunto foi pedido de encomenda de Espanha para si?

cumprimentos.
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nrbatista em 14/6/2010, 22:40

Vodoo escreveu:

Muito bêm, e que tal soa o Denon 2900 ??

Abraço

Boa noite, soa mesmo muito bem no SACD! Mas você conhece-o melhor do eu Smile

Quanto à leitura de DVD, cumpre sem deslumbrar.

Abraço.
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nrbatista em 14/6/2010, 22:45

facso escreveu:

nunca pensou em adquirir os cabos próprios de coluna da naim? dizem que é quase obrigatório. dizem...
...
já agora, pergunto se saberá ou aconselha o nrbatista alguma loja de "confiança" onde poderei escutar aparelhos da NAIM ai por Lisboa? ou o seu conjunto foi pedido de encomenda de Espanha para si?

cumprimentos.

Estou satisfeito com os cabos de coluna que tenho, não penso trocar.

Em Lisboa, aconselho a Polifer que foi onde comprei o CD5i.

Cumps.
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Fernando Novais em 15/6/2010, 18:23

Parabens, belo sistema
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  nrbatista em 15/6/2010, 21:21

Fernando Novais escreveu:Parabens, belo sistema

Obrigado Fernando.

Cumprimentos.
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  luis lopes em 16/6/2010, 12:01

parabens pelo sistema
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  nrbatista em 16/6/2010, 12:16

luis lopes escreveu:parabens pelo sistema

Obrigado.

Cumprimentos,
Nuno Batista
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 em 16/6/2010, 12:22

Parabéns, pelo aspecto visual já vale a pena, então ouvindo...
Será que podia descrever um pouco mais essa musicalidade da Naim, nomeadamente palco, resolução, graves, também tenho umas Proac e ando à procura de um Amplificador de potência.

manel1

Número de Mensagens : 2048
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2459

Mensagem  nrbatista em 16/6/2010, 12:45

manel1 escreveu:Parabéns, pelo aspecto visual já vale a pena, então ouvindo...
Será que podia descrever um pouco mais essa musicalidade da Naim, nomeadamente palco, resolução, graves, também tenho umas Proac e ando à procura de um Amplificador de potência.

Boa tarde, agradeço o comentário.

Quanto ao equipamento Naim, não posso estar mais satisfeito! É daqueles conjuntos onde o upgrade não vai ser certamente considerado nos próximos anos.

O amplificador, apesar da sua "modesta" potência com os seus 50wt a 8ohm, chega muito bem para as ProAc. Depois é igualmente importante poder ser usado juntamente com o meu sistema de AV (as frontais são partilhadas) poi faz o pass trough do sinal recebido do AVR.

A musicalidade é excelente, apetece sempre ouvir mais. O palco sonoro é amplo mas não é nada de transcendental quando comparado com sistemas high end. Para mim, leia-se carteira Smile, está muito bem assim.

Cumps,
Nuno Batista
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  paa em 16/6/2010, 19:18

Naim! Tenho saudades do som Naim!

Alguém perguntou qual é a assinatura do som Naim. Quanto a mim, o principal é o ritmo frenético. Nunca esqueço que ouvia música sempre com o pé a acompanhar o ritmo.

Nunca ouvi a série 5, mas tive o conjunto Nait 2 / Nap 90, com os respectivo cabos de coluna e mais os interconnect DIN. Estavam ligados a umas colunas Rega Ela que foram desenvolvidas a pensar na Naim (tocavam mal com tudo o resto).

Agora a parte má...

Há algum consenso de que o som Naim não pertence à elite da audiofilia. Recordo que certa vez, ao visitar uma das melhores lojas de Lisboa para tentar substituir as minhas colunas, disse que tinha uns Naim e me mandaram logo para fora da loja que ali não ia fazer nada... Achei mal, mas mais tarde percebi que a Naim ao privilegiar o ritmo tende a comprometer todos os outros critérios, em particular a largura e profundidade de palco. E essas coisas há quem não perdoe.

A Naim tem também umas bizarrias: 1) os cabos Naim são maus, eram (são?) precisos para o amplificador não ficar instável; 2) recordo ainda que no sítio onde morava conseguia ouvir uma emissão de rádio nas colunas, isto sem ter o dito aparelho Shocked
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Interesses : Válvulas, tweaks
Pontos/Reputação : 297

Mensagem  facso em 16/6/2010, 19:25

paa escreveu:Naim! Tenho saudades do som Naim!

Agora a parte má...

Há algum consenso de que o som Naim não pertence à elite da audiofilia. Recordo que certa vez, ao visitar uma das melhores lojas de Lisboa para tentar substituir as minhas colunas, disse que tinha uns Naim e me mandaram logo para fora da loja que ali não ia fazer nada... Achei mal, mas mais tarde percebi que a Naim ao privilegiar o ritmo tende a comprometer todos os outros critérios, em particular a largura e profundidade de palco. E essas coisas há quem não perdoe.

A Naim tem também umas bizarrias: 1) os cabos Naim são maus, eram (são?) precisos para o amplificador não ficar instável; 2) recordo ainda que no sítio onde morava conseguia ouvir uma emissão de rádio nas colunas, isto sem ter o dito aparelho Shocked

olá caro paa,

será que poderia ter a gentileza de aprofundar melhor estes seus testemunhos...?

agradeço-lhe antecipadamente.

cumprimentos!
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 16/6/2010, 19:26

paa escreveu:Alguém perguntou qual é a assinatura do som Naim. Quanto a mim, o principal é o ritmo frenético. Nunca esqueço que ouvia música sempre com o pé a acompanhar o ritmo.

Lamento mas tenho de discordar.
Na minha opinião, o famoso PRaT (Pace, Rhythm and Timing) há muito associado a esta marca e à Linn não é mais do que uma bela jogada de marketing.

paa escreveu:Há algum consenso de que o som Naim não pertence à elite da audiofilia. Recordo que certa vez, ao visitar uma das melhores lojas de Lisboa para tentar substituir as minhas colunas, disse que tinha uns Naim e me mandaram logo para fora da loja que ali não ia fazer nada... Achei mal, mas mais tarde percebi que a Naim ao privilegiar o ritmo tende a comprometer todos os outros critérios, em particular a largura e profundidade de palco. E essas coisas há quem não perdoe.

Que disparate, o ritmo faz parte da música, não é uma característica do sistema, tal como o "palco" que é uma propriedade da gravação.
Umas colunas que privilegiam o "palco" fazem-no em detrimento de outras características bem mais importantes para a reprodução de música como a linearidade na resposta de frequências que afecta o timbre.
"Palco" está para a música como os efeitos especiais para o cinema: são acessórios.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  facso em 16/6/2010, 19:33

onga-ku escreveu:
paa escreveu:Alguém perguntou qual é a assinatura do som Naim. Quanto a mim, o principal é o ritmo frenético. Nunca esqueço que ouvia música sempre com o pé a acompanhar o ritmo.

Na minha opinião, o famoso PRaT (Pace, Rhythm and Timing) há muito associado a esta marca e à Linn não é mais do que uma bela jogada de marketing.

Cumprimentos,
onga-ku

muito boa tarde onga-ku,

gostava de lhe perguntar se tem opinião formada sobre a electrónica NAIM... os seus pontos fortes, os seus pontos fracos...

se a tiver, agradecia-lhe imenso se me a pudesse dar, gostava de saber o que onga-ku acha dos produtos desta marca.

com os melhores cumprimentos
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  paa em 16/6/2010, 20:55

[quote="facso"]

será que poderia ter a gentileza de aprofundar melhor estes seus testemunhos...?

cumprimentos!

A questão será relativa ao caso da loja? Recordo o caso com algum sentido de humor. Sabe como é, perguntam ao que vem e o que tem... Depois de dizer Naim reponderam-me logo que não tinham nada que me interessasse, que aquilo que eu queria era umas Acoustic Energy (AE-1, penso, que vêm sempre à baila quando se fala na Naim), mas que eles não tinham porque a filosofia de som da loja era outra...
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nrbatista em 16/6/2010, 21:01

Boa noite,
Obrigado pelos vossos comentários.

Caro paa,
Já agora, qual era o som que essa loja advogava como contraponto ao "som Naim"?
Certamente seria vindo de equipamentos que lá se vendiam Smile

Cumps,
Nuno Batista
nrbatista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  facso em 16/6/2010, 21:04

Vodoo escreveu: !!!????

tenho andado desde já há algum tempo atrás muito interessado na electrónica da NAIM, pesquisando e lendo tudo o que encontro pela net de reviews ou de algo relacionado com alguns componentes desta marca.
mas como nunca tive oportunidade de escutar nenhum sistema NAIM (mas está para breve), tenho imensa curiosidade em saber as opiniões de diversas pessoas que já tenham tido contacto com esta mesma sem que estas tenham qualquer interesse de marketing ou publicidade...

mesmo que por muito pessoais que sejam essas experiências ou opiniões... tenho apenas interesse/curiosidade

nas minhas ferias brevemente, quero ver se me desloco a lisboa para escutar alguns conjuntos NAIM e aproveitar para passear também

cumprimentos
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  facso em 16/6/2010, 21:10

[quote="paa"][quote="facso"]

cumprimentos!

olá paa,

não me referia á loja onde se passou tal episódio, mas sim á sua experiencia com a electronica NAIM, que expos nos pontos negativos a que fez alusao por experiencia propria...

cumprimentos!
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  paa em 16/6/2010, 21:13

Aí sou eu que discordo, porque o PRAT está lá e bem vincado. É aliás viciante. Sair da Naim custa.

Que disparate, o ritmo faz parte da música, não é uma característica do sistema, tal como o "palco" que é uma propriedade da gravação.
Umas colunas que privilegiam o "palco" fazem-no em detrimento de outras características bem mais importantes para a reprodução de música como a linearidade na resposta de frequências que afecta o timbre.
"Palco" está para a música como os efeitos especiais para o cinema: são acessórios.

Discordo de novo. Quando se constrói um amplificador pode-se jogar com vários parâmetros. É portanto uma questão de opção, ligada ao gosto pessoal, que na Naim se tornou filosofia de marca.

Por exemplo, no meu amp a válvulas experimentei coupling caps diferentes, Audio Note e Obbigato. Os primeiros têm um som mais lento, mas também mais romântico, enquanto os segundos são mais dinâmicos, mas perdem um pouco na voz feminina. Compromissos portanto.
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  manel1 em 16/6/2010, 21:23

onga-ku escreveu:

Cumprimentos,
onga-ku

Para ter um bom palco sonoro não é necessário abdicar de nada, embora possa acontecer em muitos casos, mas certamente que um sistema como diz, linear em toda a gama de frequências, timbricamente correcto e com uma boa separação entre canais deverá ter um palco sonoro maravilhoso, ou seja, aquele e o engenheiro de som colocou na gravação. Relativamente ao ritmo, claro que depende da música, mas certamente um sistema anémico, com com falta de ataque nos transitórios não deverá por o pé a bater.

manel1

Número de Mensagens : 2048
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2459

Mensagem  paa em 16/6/2010, 21:47

não me referia á loja onde se passou tal episódio, mas sim á sua experiencia com a electronica NAIM, que expos nos pontos negativos a que fez alusao por experiencia propria...

cumprimentos!

Ok!

A minha opinião refere-se apenas a amplificadores. Nunca gostei do som das colunas Naim e nunca tive $ para chegar aos leitores de CD da marca. A construção é muito robusta. Não envelhecem (ainda tocam em casa de familiares meus). A potência é baixa mas aparenta muito mais do que os números dizem (liguei-as a colunas de 4 ohms e 84db sem problemas). Mas o circuito tende a ser instável com algumas colunas (penso que não usam zoebel para não afectar a qualidade de som), por isso insistem que sejam usados os cabos de coluna da marca. Se bem me lembro, também há uns problemas com a terra. A insistência nas fichas DIN, que espero tenha acabado, é no mínimo irritante, até porque são de má qualidade. Quanto ao som, a dinâmica é excelente mas tudo o resto é comprometido. A gama média também é muito boa. Precisam de tocar alto para soarem bem, não são bons para ouvir música a altas horas. Recomendo a quem gosta de música energética (rock, house), mas também jazz. Músicas mais complexas soam afuniladas. É melhor desfrutar sem preocupações de largura, profundidade e altura de palco. Os discos de má qualidade tendem a soar bem. Para mim, um problema importante é que não são amps que facilitem o upgrade. O NAP 90 trouxe mais potência mas manteve a assinatura sonora exactamente igual. Falei com quem tinha NAP 180 e diziam o mesmo. Quando fiquei insatisfeito tive de mudar tudo. Ah, uma questão final importante: quando comprei o Nait 2 não havia nada mas mesmo nada que ao mesmo preço chegasse ao mesmo patamar sonoro. Apesar dos comentários acima parecerem negativos não posso deixar de recomendar ouvir com atenção e prazer (se bem que nos últimos anos temos sido prendados com os amps a válvulas chineses, que mudaram as regras do jogo).
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  paa em 16/6/2010, 22:08

nrbatista escreveu:Boa noite,
Obrigado pelos vossos comentários.

Já agora, qual era o som que essa loja advogava como contraponto ao "som Naim"?
Certamente seria vindo de equipamentos que lá se vendiam Smile

Cumps,
Nuno Batista

Eu diria o som inglês, mas reconheço a ironia porque afinal o símbolo do som inglês não será a dupla Linn lp12/Naim??
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  facso em 16/6/2010, 22:28

paa escreveu:

cumprimentos!

Ok!

A minha opinião refere-se apenas a amplificadores. Nunca gostei do som das colunas Naim e nunca tive $ para chegar aos leitores de CD da marca. A construção é muito robusta. Não envelhecem (ainda tocam em casa de familiares meus). A potência é baixa mas aparenta muito mais do que os números dizem (liguei-as a colunas de 4 ohms e 84db sem problemas). Mas o circuito tende a ser instável com algumas colunas (penso que não usam zoebel para não afectar a qualidade de som), por isso insistem que sejam usados os cabos de coluna da marca. Se bem me lembro, também há uns problemas com a terra. A insistência nas fichas DIN, que espero tenha acabado, é no mínimo irritante, até porque são de má qualidade. Quanto ao som, a dinâmica é excelente mas tudo o resto é comprometido. A gama média também é muito boa. Precisam de tocar alto para soarem bem, não são bons para ouvir música a altas horas. Recomendo a quem gosta de música energética (rock, house), mas também jazz. Músicas mais complexas soam afuniladas. É melhor desfrutar sem preocupações de largura, profundidade e altura de palco. Os discos de má qualidade tendem a soar bem. Para mim, um problema importante é que não são amps que facilitem o upgrade. O NAP 90 trouxe mais potência mas manteve a assinatura sonora exactamente igual. Falei com quem tinha NAP 180 e diziam o mesmo. Quando fiquei insatisfeito tive de mudar tudo. Ah, uma questão final importante: quando comprei o Nait 2 não havia nada mas mesmo nada que ao mesmo preço chegasse ao mesmo patamar sonoro. Apesar dos comentários acima parecerem negativos não posso deixar de recomendar ouvir com atenção e prazer (se bem que nos últimos anos temos sido prendados com os amps a válvulas chineses, que mudaram as regras do jogo).

muito obrigado por ter partilhado a sua opinião caro paa. toca em aspectos muito interessantes.

com os melhores cumprimentos!
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 16/6/2010, 22:47

paa escreveu:

Aí sou eu que discordo, porque o PRAT está lá e bem vincado. É aliás viciante. Sair da Naim custa.

Discordo de novo. Quando se constrói um amplificador pode-se jogar com vários parâmetros. É portanto uma questão de opção, ligada ao gosto pessoal, que na Naim se tornou filosofia de marca.

Por exemplo, no meu amp a válvulas experimentei coupling caps diferentes, Audio Note e Obbigato. Os primeiros têm um som mais lento, mas também mais romântico, enquanto os segundos são mais dinâmicos, mas perdem um pouco na voz feminina. Compromissos portanto.

Cada um acredita no que quer.
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 16/6/2010, 22:55

manel1 escreveu:
onga-ku escreveu:

Cumprimentos,
onga-ku

Para ter um bom palco sonoro não é necessário abdicar de nada, embora possa acontecer em muitos casos, mas certamente que um sistema como diz, linear em toda a gama de frequências, timbricamente correcto e com uma boa separação entre canais deverá ter um palco sonoro maravilhoso, ou seja, aquele e o engenheiro de som colocou na gravação. Relativamente ao ritmo, claro que depende da música, mas certamente um sistema anémico, com com falta de ataque nos transitórios não deverá por o pé a bater.

Nada do que está a dizer contraria a minha opinião já que existem outros sistemas "saudáveis" (por oposição a anémicos) para além dos Naim (a maioria?).
ricardo onga-ku

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: