PTphones, um hibrido com classe...
Página 39 de 40 • Compartilhe •
Página 39 de 40 •
1 ... 21 ... 38, 39, 40 
Re: PTphones, um hibrido com classe...
Paulo André escreveu:
Agora só falta o esquemazinho....

Os valores não mencionados não diferem do esquema original.
Cumprimentos
Carlomar

Carlomar- utilizador dedicado

- Número de Mensagens: 490
Interesses: Audio - Diy, Astronomia
Pontos/Reputação: 930
Obrigado Carlomar!
Assim é muito mais claro. Diga só, p.f., qual é o valor de L1.
Abraço.
MF

Mfigueiredo- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 421
Interesses: Música e o resto
Pontos/Reputação: 402
Obrigado Carlomar
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + Marantz DV6600
Thorens TD160MKII + Rega Bias +Norbert c/ regulação RIAA
Fonte: Pioneer PD-S703 / Philips CD 207
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205

Paulo André- Equipa Audiopt - Admin.

- Número de Mensagens: 5424
Ocupação: Ferroviário
Interesses: Audio DIY
Pontos/Reputação: 3046
Viva
Carissimos, só posso dizer que.... não há palavras
o meu muito obrigado pelo trabalho e dedicação que tiveram nesta nova etapa do Ptphones.
Para ser muuuuuiiiiiiito chato, só falta a indicação do tipo de resistência para cada local e exemplos de marcas....
agora vou começar a preparar as coisas para aquecer o ferro de soldar
fiquem bem
carlos barata
Carissimos, só posso dizer que.... não há palavras

o meu muito obrigado pelo trabalho e dedicação que tiveram nesta nova etapa do Ptphones.
Para ser muuuuuiiiiiiito chato, só falta a indicação do tipo de resistência para cada local e exemplos de marcas....
agora vou começar a preparar as coisas para aquecer o ferro de soldar
fiquem bem
carlos barata

Diplomata- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 114
Pontos/Reputação: 193
MCA.hifi escreveu:
Então aqui vai ... para já o esquema do PTphones com a 6SN7 e a respectiva pinagem.
Quanto aos valores vamos aguardar calmamente que o amigo Carlomar faça testes![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
MCA
Obrigado Carlomar
pelo seu precioso trabalho de teste e ensaio do PTphones MKII. Tal como na versão I foi eu o timoneiro agarrado ao ferro e à tábua, agora a coisa para mim foi mais puxar pela "tola" e o meu amigo a cheirar o estanho. Obrigado pela sua excelente colaboração em partilhar as suas experiencias com todos os DIY empenhados em não deixar morrer este fabuloso legado do nosso amigo TD124.
Ao citar o meu esquema de apresentação desta versão pretendo lembrar os possíveis entusiastas da versão MKII que a válvula 6SN7 é de pinagem octal, portanto é necessário ter atenção ao pinout que descrevi no primeiro esquema.
Um Abraço
MCA
O espírito empreendedor, contra \"globalizações\" consumistas, faz do DIY uma pessoa de pensamentos elevados, com capacidade de fazer o trabalho de muitos dos \"profissionais\" exclusivamente bém pagos e quase sempre incompetentes.

MCA.hifi- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 524
Ocupação: Imagem
Interesses: Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Pontos/Reputação: 1047
Mfigueiredo escreveu:
Diga só, p.f., qual é o valor de L1.
Boas,
pois já era tarde e já estava com sono...
Não tem nada que agradecer. Para mim é um prazer partilhar.
A Bobine que usei, foi o que tinha cá por casa.
Não é uma bobine tipo transformador, mas sim uma bobine nucleo de ar com cerca de 0,5H e uns 300 Ohms DC o que é pouco, mas já permite reduzir o ripple e obter uma alimentação mais limpa.
Foi com esta bobine que o PTpré foi ouvido em casa do MCA durante uma semana.
Claro que enquanto não tiverem a bobine choque podem usar uma resistência de 150 a 200 Ohms filme metalico (PRP por exemplo) de 1W ou Metal oxido.
Mas depois de experimentar a bobine não consigo voltar para a resistência.
Com a bobine obtenho uma sonoridade mais limpa, mais encorpada, grave mais bem marcado e mais silencio.
Segundo o MCA a bobine ideal deveria andar entre 3 a 5 H.
Eu ainda experimentei meter um núcleo de ferro nesta bobine e sinto que o ruido de fundo(hum) com a cabeça encostada ao woofer diminui, mas para além disso não sinto benefícios sonoros, pelo que foi ouvida em núcleo de ar.
Mas pelo que tenho lido se o núcleo de ferro não for bom ou não existir Air-gap, o núcleo metálico satura devido á corrente DC.
Nesta configuração a corrente nesta bobine choque será próximo de 30mA pelo que se comprarem uma bobine convém que possa suportar mais que 30mA.
Por exemplo uma Hammond 155H 5H 50mA 270 Ohms 400V
http://datasheet.octopart.com/155H-Hammond-datasheet-2982.pdf
http://pt.mouser.com/ProductDetail/155H?qs=MDqvSWII5j8QztdEvmlH5H%2FT8FkPfFsI
Mas sobre este aspecto não me quero arvorar em entendido. Vou deixar que o MCA se pronuncie.
Diplomata escreveu:
Para ser muuuuuiiiiiiito chato, só falta a indicação do tipo de resistência para cada local e exemplos de marcas....![]()
Claro amigo Diplomata.
Não é nada chato.
Apesar de ai já entramos nas questões de opinião mas faço intenções de faze-lo.
Pelo menos saberão os componentes que foram ouvidos na configuração actual.
Provavelmente não a definitiva.
Amanhã, pois já é um pouco tarde.
Cumprimentos

MCA.hifi escreveu:
...O som está muito equilibrado, definido e grande....muito grande, enfim fiquei maravilhado com a utilização das 6SN7 neste maravilhoso circuito. Não concordo com o carlomar quando diz que tem falta do grave das Ecc82 da Solus, as 6SN7 parecem-me com melhores graves, profundos e firmes, ao que me lembre as solus careciam desta firmeza nas BF.
...
Apesar do que ouvi na sua casa (com Sub)ter um som grande e por comparação com o PTpré original que estava presente, este MKII ter sem duvida um som maior, Voltando a minha casa, eu continuo a achar que este aspecto do grave é o aspecto menos conseguido.
Quando comparo com as Solus, refiro-me a montagem que eu tinha com bobines na filtragem, e não ao esquema original.
O Amigo MCA não chegou a ouvir as Solus na minha montagem, e não sei se chegou a usar bobine com a Solus.
Este aspecto ainda vou tentar corrigir, não sei como, talvez com aumento de Bias.
Cumprimentos

Diplomata escreveu:só falta a indicação do tipo de resistência para cada local e exemplos de marcas....![]()
A visita a casa do MCA no sábado passado permitiu-me conhecer melhor as minhas 6SN7 e ter uma melhor consciência onde poderia melhorar este circuito com esta válvula Tung Sol Russa. Com a 6SN7 NOS do MCA o circuito ficava mais quente e equilibrado e a escolha dos tipos de resistência poderia variar da que fiz para a minha válvula.
Um Outro amigo que já tinha ouvido a versão original (ECC82) ouviu agora o MKII no seu sistema, reconhece a maior resolução, também o acusou de empolar a região do médios e ter alguma falta de controle sobre o grave.
Eu concordo, e já fiz alterações.
Por isso tendo em conta que esta válvula Russa é um pouco viva no médios/altos, já fiz pequenas alterações que passo a reportar.
Primeiro coloco as marcas e tipo de resistências que foram usados em audição em casa do MCA e depois as que uso atualmente e que recomendo, pois agora está mais equilibrado.
Cá vai:
R1- 220K 1/4W Filme de carbono Takman REX- Recomendo agora filme metálico(Dale RN55)
R2- 10K 1/4W Shinkoh Tantalo - Recomendo agora Filme de carbono Takman REX
Esta alteração o MCA não ouviu, mas tenho quase a certeza que iria concordar, pois permite suavizar um pouco o médio alto e obtenho um grave mais Ritmado e controlado. Isto para quem tiver uma Válvula Russa de fabrico atual como a minha.
Mas nestas duas resistências R1 e R2 podem adquirir os dois tipos de resistência e depois decidem qual gostam mais.
R3 e R4-Resistências de Cátodo 680R filme de carvão da Dimofel (meio Watt chega bem)
R5- 22K 2W Filme de carvão da Dimofel
R6- 100R 1W Filme de Carvão Kiwame
R7- 1,2K 1W Tantalo- Aqui filme metálico ou Oxido metalico funciona também muito bem e é mais barato que o Tantalo.
C2- condensadores de catodo usei 100uF Philips Azuis. Não uso By pass.
C3-30uF Solen MKP 400V
C4-10nF 2000V MKP azuis Vishay
C5-47uF 400V SAMWHA (foi o que arranjei no mercado nacional, mas recomendo algo melhor aqui mais por questões de segurança.)
Na fonte nada de especial, uso condensadores também do mercado nacional.
A resistência adicional de 1R 5W que coloquei antes da ponte dos filamentos evita o aquecimento exagerado do regulador.
Para Quem viver na zona de Lisboa e tiver o PTphones e estiver indeciso
se deve avançar para o MKII, poderei facultar uma comparação direta para que cada um decida por si. Depois não aceito reclamações se não ficarem satisfeitos.
Cumpr.

Lá voltei a ficar sem avisos do Tópico...já estou habituado
Então o caríssimo carlonar continua com a sua saga de graves
. Vamos lá a ver uma coisa: A 6SN7 é uma válvula por natureza muito linear, sendo considerada uma das válvulas mais lineares da sua classe.
Isso não é nenhum defeito, antes pelo contrário, no entanto o circuito torna-se mais exigente em termos de componentes, não que necessariamente seja necessário adquirir componentes mais caros, mas exige uma selecção mais adaptada às condições. Eu referi imensas vezes que o circuito original do PTphones dispensava o recurso a grandes escolhas de componentes, isto devido à 12AU7 ser uma válvula muito musical especialmente ligada em SRPP, por veses e em certas situações torna-se demasiado macia, como já li algures "toca de pantufas".
Mas a 6SN7 não é assim, é mais analítica, portanto requer alguma escolha e adaptação dos componentes.
Se fosse essa válvula a escolhida para o circuito original de certeza que o Pack de componentes que escolhi na altura para a 12AU7 não seria o indicado para a 6SN7.
O circuito é mais exigente, mas dá mais luta e tenho a certeza que quando afinadinho soará melhor e reproduzirá mais informação que a 12AU7, sem dúvida.
O carlomar põe a questão
se experimentei a solus com bobine na fonte de alimentação
Carissimo carlomar,não sei se está recordado mas foi a primeira coisa que fiz. Aliás na minha cabeça nem entra uma fonte de alimentação que tenha esse nome, que não tenha que ser filtrada por uma bobine, nem que seja apenas uma bobine e um condensador (6DB), o meu favorito.
As Solus foi eu que lhas dispensei e como sabe foi com essas válvulas que fiz o prototipo que aparece apresentado nos minhas descrições.
Em minha casa tivemos oportunidade de ouvir as duas versões PTphonicas em condições absolutamente iguais, sendo com amplificação única, bi-amplificação ou tri ... não interessa, interessa é que as condições eram as mesmas sem tirar nem pôr, todos ouvimos e todos chegamos à conclusão que a versão MKII é de longe superior (eu pelo menos não tenho qualquer dúvida), agora se uma versão se adapta melhor ou pior ao equipamento da cadeia de cada um, ao seu gosto pessoal, se não revela tanto as maselas que envolvem as fontes ou a amplificação, etc. são outras questões.
Quanto á escolha de componentes eu recomendaria que cada um afinasse o instrumento de acordo com os seus dedos. Deve começar por material barato e standard e depois evoluir para materiais melhores. As resistências de filme de carvão são do melhor que existe para a linha de áudio a preços acessiveis, as takman e Kiwame são do melhor e a preços simpáticos. Para a carga, ou seja as que estão em paralelo com o circuito ou em algumas situações gosto de utilizar as de filme de metal, as RS, as holcos, takman são boas e baratas.
Os condensadores são de escolha mais importante que as resistências, uma boa escolha de condensadores e respectivos by pass é sem dúvida a melhor opção para afinar o som ao nosso gosto.
O MKII dá mais luta e possibilidades de afinação do som ao nosso gosto.
MCA
Então o caríssimo carlonar continua com a sua saga de graves
Isso não é nenhum defeito, antes pelo contrário, no entanto o circuito torna-se mais exigente em termos de componentes, não que necessariamente seja necessário adquirir componentes mais caros, mas exige uma selecção mais adaptada às condições. Eu referi imensas vezes que o circuito original do PTphones dispensava o recurso a grandes escolhas de componentes, isto devido à 12AU7 ser uma válvula muito musical especialmente ligada em SRPP, por veses e em certas situações torna-se demasiado macia, como já li algures "toca de pantufas".
Mas a 6SN7 não é assim, é mais analítica, portanto requer alguma escolha e adaptação dos componentes.
Se fosse essa válvula a escolhida para o circuito original de certeza que o Pack de componentes que escolhi na altura para a 12AU7 não seria o indicado para a 6SN7.
O circuito é mais exigente, mas dá mais luta e tenho a certeza que quando afinadinho soará melhor e reproduzirá mais informação que a 12AU7, sem dúvida.
O carlomar põe a questão
Carissimo carlomar,não sei se está recordado mas foi a primeira coisa que fiz. Aliás na minha cabeça nem entra uma fonte de alimentação que tenha esse nome, que não tenha que ser filtrada por uma bobine, nem que seja apenas uma bobine e um condensador (6DB), o meu favorito.
As Solus foi eu que lhas dispensei e como sabe foi com essas válvulas que fiz o prototipo que aparece apresentado nos minhas descrições.
Em minha casa tivemos oportunidade de ouvir as duas versões PTphonicas em condições absolutamente iguais, sendo com amplificação única, bi-amplificação ou tri ... não interessa, interessa é que as condições eram as mesmas sem tirar nem pôr, todos ouvimos e todos chegamos à conclusão que a versão MKII é de longe superior (eu pelo menos não tenho qualquer dúvida), agora se uma versão se adapta melhor ou pior ao equipamento da cadeia de cada um, ao seu gosto pessoal, se não revela tanto as maselas que envolvem as fontes ou a amplificação, etc. são outras questões.
Quanto á escolha de componentes eu recomendaria que cada um afinasse o instrumento de acordo com os seus dedos. Deve começar por material barato e standard e depois evoluir para materiais melhores. As resistências de filme de carvão são do melhor que existe para a linha de áudio a preços acessiveis, as takman e Kiwame são do melhor e a preços simpáticos. Para a carga, ou seja as que estão em paralelo com o circuito ou em algumas situações gosto de utilizar as de filme de metal, as RS, as holcos, takman são boas e baratas.
Os condensadores são de escolha mais importante que as resistências, uma boa escolha de condensadores e respectivos by pass é sem dúvida a melhor opção para afinar o som ao nosso gosto.
O MKII dá mais luta e possibilidades de afinação do som ao nosso gosto.
MCA
O espírito empreendedor, contra \"globalizações\" consumistas, faz do DIY uma pessoa de pensamentos elevados, com capacidade de fazer o trabalho de muitos dos \"profissionais\" exclusivamente bém pagos e quase sempre incompetentes.

MCA.hifi escreveu:Lá voltei a ficar sem avisos do Tópico...já estou habituado![]()
Também me acontece, esta situação é alheia ao audiopt, vou contactar novamente os forumeiros onde estamos alojados para ver se existe resolução do problema.
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + Marantz DV6600
Thorens TD160MKII + Rega Bias +Norbert c/ regulação RIAA
Fonte: Pioneer PD-S703 / Philips CD 207
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205

Paulo André- Equipa Audiopt - Admin.

- Número de Mensagens: 5424
Ocupação: Ferroviário
Interesses: Audio DIY
Pontos/Reputação: 3046
Viva Paulo
Pois
as informáticas têm essas coisas, mas como sei que acontece, quando não mexe vou ver o que se passa e dou sempre com meia dúzia de novos posts, é surpresa
Pois

MCA.hifi escreveu:
Então o caríssimo carlomar continua com a sua saga de graves![]()
![]()
.
Viva Amigo MCA,
acho que finalmente resolvi esta questão.
E foi afinal bem simples.
Reduzir o valor da Resistência Grid-Stopper R2.
A finalidade desta resistência, segundo os manuais
Pelo menos é assim em teoria. Se eu estiver errado agradeço que me corrijam.
Pois resolvi então baixar esta resistência de 10K para 1k.
Posso dizer que gostei e não senti qualquer problema.
Ganhai ataque e dinâmica no baixo. Era o que eu procurava.
Aconselho portanto este valor.
Encorajado pelo sucesso conseguido, resolvi
Olhei para vários esquemas por ai publicados, com a 6SN7 e é quase regra a inexistência da tal resistência de grelha.
Fora com ela!!!
E já agora, que estava numa de remover componentes, porque não também remover também R6???
Assim pensei, assim fiz!
Podem-me chamar louco, mas é assim que ouço musica já por uns dias
Mas atenção não estou a recomendar esta solução tão radical.
Apenas a relato a minha experiência algo atrevida, reconheço. Mas penso que é um risco mínimo.
Também nos esquemas de Parafeed que tenho visto, existe apenas um condensador sem qualquer resistência pelo que resolvi tentar simplificar ainda mais o circuito.
Até agora não tive qualquer problemas, apenas vantagens ao nivel sónico.
MCA.hifi escreveu:
... Aliás na minha cabeça nem entra uma fonte de alimentação que tenha esse nome, que não tenha que ser filtrada por uma bobine,
Plenamente de acordo
Já vem duas bobines a caminho uma de 10H 50mA e outra de 4H 50mA.
Depois logo vejo qual delas vou usar ou até se usarei ambas.
Cumprimentos

Viva Carlomar
Então como vão os ensaios do MKII?
Desculpe não responder ao seu post, mas na altura li mas tenho andado ocupado e ainda nao tive oportunidade de responder.
Penso ter invertido um pouco a história, ou seja: A Grid-Stopper (R2)das valvulas é mais e muito mais antiga que as Gate-stopper dos FETs, logo a sugunda é que tem a mesma finalidade da primeira.
Uma brincadeira. Mas na realidade a finalidade é a mesma evitando isso mesmo que referiu, sendo que também devemos respeitar a velhisse.
na realidade 1K é o habitual neste tipo de valvulas, eu não quiz mecher nesses valores para respeitar o projecto inicial. Mas se as suas experiencias dizem que funciona melhor com 1K é esse que deve utilizar, contando que é o valor mais comum. Quanto ao retirar a resistencia pura e simplemente poderá acontecer é o que referiu o circuito entrar em parafuso oscilar e começar a ouvir rádio ou os cliks dos interruptores.
A mesma função tem a R6, ao retira-la corre os mesmos riscos.
Faz muito bem em utilizar bobine na fonte de alimentação, 10H com condensadores de 100 uf funciona lindamente, com 4H pode aumentar a capacidade dos condensadores e claro a fonte fica mais capacitiva

Vá dando noticias
Um abraço
MCA
Então como vão os ensaios do MKII?
Desculpe não responder ao seu post, mas na altura li mas tenho andado ocupado e ainda nao tive oportunidade de responder.
Penso ter invertido um pouco a história, ou seja: A Grid-Stopper (R2)das valvulas é mais e muito mais antiga que as Gate-stopper dos FETs, logo a sugunda é que tem a mesma finalidade da primeira.
na realidade 1K é o habitual neste tipo de valvulas, eu não quiz mecher nesses valores para respeitar o projecto inicial. Mas se as suas experiencias dizem que funciona melhor com 1K é esse que deve utilizar, contando que é o valor mais comum. Quanto ao retirar a resistencia pura e simplemente poderá acontecer é o que referiu o circuito entrar em parafuso oscilar e começar a ouvir rádio ou os cliks dos interruptores.
A mesma função tem a R6, ao retira-la corre os mesmos riscos.
Faz muito bem em utilizar bobine na fonte de alimentação, 10H com condensadores de 100 uf funciona lindamente, com 4H pode aumentar a capacidade dos condensadores e claro a fonte fica mais capacitiva
Vá dando noticias
Um abraço
MCA

Viva Manuel,
Desta vez estive um pouco mais ausente, mas não abandonei o projeto.
As ultimas duas semanas tenho feito experiências com as 2 Bobines choke que encomendei, mas nem tudo vale a pena aqui referido.
Atravez da Mouser mandei vir uma TRIAD MAGNETICS C-3X (10Henrys 50mA 500ohms)
http://pt.mouser.com/Search/ProductDetail.aspx?R=C-3Xvirtualkey55310000virtualkey553-C-3X
Também uma HAMMOND 154H (4Henrys 50mA 300ohms).
http://pt.mouser.com/Search/ProductDetail.aspx?R=154Hvirtualkey54600000virtualkey546-154H
Cá estão elas:

A Triad tem um preço muito atractivo devido á proveniencia (China)
mas parece que cumpre bem a sua função.

Já tentei vários arranjos possíveis com uma e com outra e neste momento tenho a duas bobines em série numa configuração CLCLC sem qualquer resistência em serie com a alta tensão.
Tenho uns 310V nas placas e a impedancia da fonte está bastante mais baixa, pelo notei uma melhor resposta nos baixos, e não só.
De qualquer forma nada me diz que esta será a configuração definitiva.
Entretanto já tenho cá mais uma novidade para o pré.
Fica para o próximo post...
Cumprimentos
Desta vez estive um pouco mais ausente, mas não abandonei o projeto.
As ultimas duas semanas tenho feito experiências com as 2 Bobines choke que encomendei, mas nem tudo vale a pena aqui referido.
Atravez da Mouser mandei vir uma TRIAD MAGNETICS C-3X (10Henrys 50mA 500ohms)
http://pt.mouser.com/Search/ProductDetail.aspx?R=C-3Xvirtualkey55310000virtualkey553-C-3X
Também uma HAMMOND 154H (4Henrys 50mA 300ohms).
http://pt.mouser.com/Search/ProductDetail.aspx?R=154Hvirtualkey54600000virtualkey546-154H
Cá estão elas:

A Triad tem um preço muito atractivo devido á proveniencia (China)
mas parece que cumpre bem a sua função.
Já tentei vários arranjos possíveis com uma e com outra e neste momento tenho a duas bobines em série numa configuração CLCLC sem qualquer resistência em serie com a alta tensão.
Tenho uns 310V nas placas e a impedancia da fonte está bastante mais baixa, pelo notei uma melhor resposta nos baixos, e não só.
De qualquer forma nada me diz que esta será a configuração definitiva.
Entretanto já tenho cá mais uma novidade para o pré.
Fica para o próximo post...
Cumprimentos
Última edição por Carlomar em 10/2/2012, 23:47, editado 1 vez(es)

Olá como vai ????
Isso é sem dúvida uma fonte de luxo!
Experimente retirar o primeiro condensador e instale em primeiro lugar a bobine de 4H, se a tenção não baixar ficará com a fonte menos capacitiva com as vantagens que daí advêm. ficaria então LCLC, uma rectificação de 4ª ordem ... bolas, mais que suficiente!
Venha o resto.
MCA
Isso é sem dúvida uma fonte de luxo!
Experimente retirar o primeiro condensador e instale em primeiro lugar a bobine de 4H, se a tenção não baixar ficará com a fonte menos capacitiva com as vantagens que daí advêm. ficaria então LCLC, uma rectificação de 4ª ordem ... bolas, mais que suficiente!
Venha o resto.
MCA

Página 39 de 40 •
1 ... 21 ... 38, 39, 40 
Tópicos similares» Cabala Experimental de um Santo Grande de Segunda Classe que Come Pão Sírio
» PTphones, um hibrido com classe...
» Classe de Moto2 vão iniciar-se em 2010 com fornecedor único de motores
» 12 de Março de 2011: 1 milhão de pessoas na Avenida da Liberdade, pela demissão de toda a classe política
» Classe de Moto2 vão iniciar-se em 2010 com fornecedor único de motores
» 12 de Março de 2011: 1 milhão de pessoas na Avenida da Liberdade, pela demissão de toda a classe política
Página 39 de 40
Permissão deste fórum: