PTphones, um hibrido com classe...
Página 3 de 40 • Compartilhe •
Página 3 de 40 •
1, 2, 3, 4 ... 21 ... 40 
Re: PTphones, um hibrido com classe...
Epa, com duas feras do Audio a trabalharem em conjunto sobre o PTphones...isso vai longe!!

Viva Pumabr, como vai a Madeira
Quando me refiro "o transformador tocar em vazio", significa ter sinal e não ter carga, ou seja estar a receber sinal das valvulas no primário e o secundário estar sem nada ligado (vazio de carga). Peço desculpa mas por vezes sai-em termos técnicos que algum pessoal não entende, que é o caso do amigo pumabr, (mas não é sempre....
). Nesta situação é que se aplica o termo tocar em vazio e já agora é perigoso para os transformadores de audio porquê ????
porque se não tiver carga, ou seja "em vazio" a energia do secundário não é consumida e faz com que o ferro passe a "tocar", sem entrar em aprofundamentos técnicos e em geito de conclusão a entrada de sinal no primário gera uma energia que é transportada para o secundário atravéz do um campo magnético criado pela indução do primário e pelo ferro do transformador (só por estes dois elementos dá para se aperceber da complexidade de calculo de um transformador de áudio) se não houver carga o ferro começa a bater até estourar o transformador.
Eu avisei para este pormenor, só pelo facto de, se eventualmente o selector das várias impedâncias dos transformadores de saída estiver mal ligado, pode acontecer por os transformadores em situação de "vazio" e daí o perigo.
.
O Fm&stereo é um ás em micro mecanica, já vi...
. Os selectores têm um veio de 3 mm (medida muito usada nos equipamentos profissionais) , e os botões que forneci para eles foram os maiores que encontrei a um preço acessível, mas procurando em fornecedores de material profissional existem botões para veios de 3mm com um diâmetro maior, mas é difissil e normalmente caro porque vendem no mínimo 10.
Par mim pessoalmente gosto desses botões, embutidos num painel bonito com numeração de escala de volume ficam muito bem. Bom mas existem várias soluções para quem quiser usar botões maiores ou mesmo gigantescos, normalmente com furação para veios de 6 ou 6,25 mm: Uma é a solução do fm&stereo que se trata de fazer um "enchimento" do veio de 3mm para 6mm através de um casquilho, e isso pode-se fazer cortando o veio de um potenciometro velho com veio de 6 mm e com muito geito e num engenho fazer um furo central de 3mm, depois fura-lo no local certo para o parafuso de aperto atravessar o casquilho e apertar o veio de 3mm em conjunto com o casquilho.
Outra situação é personalizar os botões com um desenho próprio e exclusivo, maquina-los maquinar num torneio e neste caso encomendar com furo de 3mm.
Enfim são coisas secundárias que podem embelezar o belíssimo som do PTphones.
Já uma vez falei neste assunto, por norma o pessoal não dá feedbeack das dicas que eu escrevo, não pensem que estou a falar do assunto para agradecerem....
nada disso e isso é o que normalmente fazem. Gostaria que a minha escrita fosse tema de discussão e impulsionasse uma troca de experiências, infelizmente o pessoal agradece com uns
e umas MP, mas depois fica por aqui .... seria muito interessante o pessoal participar mais na troca de experiências e dúvidas, isso enriqueceria o fórum, aumentaria o seu nível e certamente seria muito gratificante para o seu criador ....
que tanto merece.
Concordam
Viva TD124, quando o pessoal acabar a primeira fase, tenho alguns requintes de malvadez que já estou a utilizar, que partilharei em estilo "avançadas", entretanto falamos. Mas sem terminarem esta fase não é útil falar nisso.
Cumprimentos
MCA
Quando me refiro "o transformador tocar em vazio", significa ter sinal e não ter carga, ou seja estar a receber sinal das valvulas no primário e o secundário estar sem nada ligado (vazio de carga). Peço desculpa mas por vezes sai-em termos técnicos que algum pessoal não entende, que é o caso do amigo pumabr, (mas não é sempre....
Eu avisei para este pormenor, só pelo facto de, se eventualmente o selector das várias impedâncias dos transformadores de saída estiver mal ligado, pode acontecer por os transformadores em situação de "vazio" e daí o perigo.
.O Fm&stereo é um ás em micro mecanica, já vi...
Par mim pessoalmente gosto desses botões, embutidos num painel bonito com numeração de escala de volume ficam muito bem. Bom mas existem várias soluções para quem quiser usar botões maiores ou mesmo gigantescos, normalmente com furação para veios de 6 ou 6,25 mm: Uma é a solução do fm&stereo que se trata de fazer um "enchimento" do veio de 3mm para 6mm através de um casquilho, e isso pode-se fazer cortando o veio de um potenciometro velho com veio de 6 mm e com muito geito e num engenho fazer um furo central de 3mm, depois fura-lo no local certo para o parafuso de aperto atravessar o casquilho e apertar o veio de 3mm em conjunto com o casquilho.
Outra situação é personalizar os botões com um desenho próprio e exclusivo, maquina-los maquinar num torneio e neste caso encomendar com furo de 3mm.
Enfim são coisas secundárias que podem embelezar o belíssimo som do PTphones.
Já uma vez falei neste assunto, por norma o pessoal não dá feedbeack das dicas que eu escrevo, não pensem que estou a falar do assunto para agradecerem....
e umas MP, mas depois fica por aqui .... seria muito interessante o pessoal participar mais na troca de experiências e dúvidas, isso enriqueceria o fórum, aumentaria o seu nível e certamente seria muito gratificante para o seu criador ....
que tanto merece.Concordam
Viva TD124, quando o pessoal acabar a primeira fase, tenho alguns requintes de malvadez que já estou a utilizar, que partilharei em estilo "avançadas", entretanto falamos. Mas sem terminarem esta fase não é útil falar nisso.
Cumprimentos
MCA
O espírito empreendedor, contra \"globalizações\" consumistas, faz do DIY uma pessoa de pensamentos elevados, com capacidade de fazer o trabalho de muitos dos \"profissionais\" exclusivamente bém pagos e quase sempre incompetentes.

MCA.hifi- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 524
Ocupação: Imagem
Interesses: Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Pontos/Reputação: 1047
MCA.hifi escreveu:
Cumprimentos
MCA
Eh lá! Que será que vem aí?!
Manuel, ontem recebi umas coisa, entre elas umas vávulas TAD
Trata-se de uns Panasonic, cujos modelos quis experimentar e que são os que estão a ser usados no PTphones. Devo dizer que o modelo que está a ser utilizado em conjunto na saída é o melhor. Diria mesmo, é suberbo! A minha questão aqui é, se a qualidade é tão diferente e o prêço basicamente o mesmo (o que paguei), porque não utilizar também no lugar do outro, que faz conjunto com o seco e a resitência que estão ligados à válvula? Será que neste caso é irrelevante ou será que deve mesmo ser usado esse pelas características e consequente resultado?
Abraço
Fernando

fm&stereo- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 2448
Pontos/Reputação: 3140
fm&stereo escreveu:[]
Trata-se de uns Panasonic, cujos modelos quis experimentar e que são os que estão a ser usados no PTphones. Devo dizer que o modelo que está a ser utilizado em conjunto na saída é o melhor. Diria mesmo, é suberbo! A minha questão aqui é, se a qualidade é tão diferente e o prêço basicamente o mesmo (o que paguei), porque não utilizar também no lugar do outro, que faz conjunto com o seco e a resitência que estão ligados à válvula? Será que neste caso é irrelevante ou será que deve mesmo ser usado esse pelas características e consequente resultado?
Abraço
Fernando
Viva fm&stereo
Gostaria imenso de te ajudar, mas na realidade não percebi a tua questão.
Vamos a ver os condensadores que recebeste, são Panasonic (electroliticos ???, secos ??? MKt, MKT ?????, que tensões de trabalho , que capacidade?????) dizes iguais aos do Ptphones, quais ??? diz qual o numero deles no esquema. Falas na saida mas o PTphones não tem condensadores na saída....?????, são transformadores de audio parafeed.
Se são iguais ao do PTphnes porque é que queres mudar
Falas também numa resistencia, qual resistencia
Desculpa, também. estou curioso e com vontade de perceber a tua ideia, explica isso melhor .
Abraço
MCA
O espírito empreendedor, contra \"globalizações\" consumistas, faz do DIY uma pessoa de pensamentos elevados, com capacidade de fazer o trabalho de muitos dos \"profissionais\" exclusivamente bém pagos e quase sempre incompetentes.

Viva
apesar de haver pessoal que já está a disfrutar da recompensa de ter feito um trabalho bem feito, ou seja, a ouvir o PTphones, há sempre aqueles que levam mais tempo seja porque razão fôr...
gostaria assim de apresentar a minha fonte de alimentação (só) agora finalizada mas que tem ainda alguns pormenores a esclarecer com o nosso tutor de serviço, o caro (e paciente) amigo MCA, questões essas que ainda vão levar um certo tempo a colocar para não haver erros de interpretação (meus) quanto ao explicado.
No entanto ficam já aqui os valores obtidos :
tensão da rede: 228V
Tensão à saida do transformador: 250V e 15,7V
Tensão à saida de D3: 347V (valor idêntico para os dois D3)
Tensão à saida de C8: 12,07V
Dif. de potencial entre positivo e negativo de C8: 80,0V

aqui a fonte acabada (excepto as massas....)
Fiquem bem
carlos barata
apesar de haver pessoal que já está a disfrutar da recompensa de ter feito um trabalho bem feito, ou seja, a ouvir o PTphones, há sempre aqueles que levam mais tempo seja porque razão fôr...
gostaria assim de apresentar a minha fonte de alimentação (só) agora finalizada mas que tem ainda alguns pormenores a esclarecer com o nosso tutor de serviço, o caro (e paciente) amigo MCA, questões essas que ainda vão levar um certo tempo a colocar para não haver erros de interpretação (meus) quanto ao explicado.
No entanto ficam já aqui os valores obtidos :
tensão da rede: 228V
Tensão à saida do transformador: 250V e 15,7V
Tensão à saida de D3: 347V (valor idêntico para os dois D3)
Tensão à saida de C8: 12,07V
Dif. de potencial entre positivo e negativo de C8: 80,0V

aqui a fonte acabada (excepto as massas....)
Fiquem bem
carlos barata

Diplomata- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 114
Pontos/Reputação: 193
Muito bem!
Aos poucos e poucos vamos todos chegando a bom porto! 
Aos poucos e poucos vamos todos chegando a bom porto! 
Viva Diplomata
Tens a fonte em vazio, e aparentemente está tudo bém quanto a tensões, mas podes conferir num dos post que escrevi, por ai nem sei aonde mas foi logo dos primeiros quando recebi o material.
A tensão de diferencial entre os filamentos e massa de 80V é baixa, parece-me não teres substituído a resistência de 330K pela de 220K que forneci depois.
Caso não tenhas aplicado as resistências de acerto, deves consultar a pagina aonde fiz essa descrição e aplicar os procedimentos descritos.
Também não colocas-te o diodo 1N 4148 no pino dois do integrado regulador de filamentos, poderás desta forma obter 12,6V, valor indicado para esta válvula.
Se arrumasses melhor a casa, poderias utilizar apenas uma placa de montagem e caberia tudo á vontade, mas se te está a sair bem assim não mexas.
Quando montares as resistências fornecidas para ajuste das tensões e fizeres os amplificadores e os meteres em carga, as tensões vão arriar para os valores descriminados no circuito.
vai correr tudo bém ...
em frente ...
Cumprimentos
MCA

Tens a fonte em vazio, e aparentemente está tudo bém quanto a tensões, mas podes conferir num dos post que escrevi, por ai nem sei aonde mas foi logo dos primeiros quando recebi o material.
A tensão de diferencial entre os filamentos e massa de 80V é baixa, parece-me não teres substituído a resistência de 330K pela de 220K que forneci depois.
Caso não tenhas aplicado as resistências de acerto, deves consultar a pagina aonde fiz essa descrição e aplicar os procedimentos descritos.
Também não colocas-te o diodo 1N 4148 no pino dois do integrado regulador de filamentos, poderás desta forma obter 12,6V, valor indicado para esta válvula.
Se arrumasses melhor a casa, poderias utilizar apenas uma placa de montagem e caberia tudo á vontade, mas se te está a sair bem assim não mexas.
Quando montares as resistências fornecidas para ajuste das tensões e fizeres os amplificadores e os meteres em carga, as tensões vão arriar para os valores descriminados no circuito.
vai correr tudo bém ...
em frente ...
Cumprimentos
MCA

O PT PHONES
Por esta é que eu não esperava!!!
Ainda não aderi a este projecto e também nunca tinha participado neste tópico.
Neste momento devo ser o último da lista porque, confesso, fiquei rendido ao desmpenho deste grande pré-amplificador!
Para já quero agradecer vivamente ao TD124 por nos ter disponibilizado (tal segredo...) não só o esquema como também os esclarecimentos técnicos para a obra.
Outro gande interveniente que, felicito publicamente, é o meu amigo MCA: Pelo seu envolvimento em explicações tipo fascículos, pela sua generosidade e empenho e, acima de tudo, pela contribuição no projecto dos transformadores de saída.
Disse que me rendi ao PT PHONES porque, depois de ouvir o do MCA a tocar (logo na 1ª versão...), fiquei a saber que um transformador de saída tem uma curva de resposta muito maior do que imaginava, ou tinha ouvido até agora.
Já ouvi muitos prés a tocar e alguns de marcas conceituadas mas, em relação a este objecto, essas peças ainda estão no ensino secundário!! Obrigado TD124.
O do MCA que ouvi, além do esquema original que encantou de imediato, já ouvi mais algumas versões (ou alterações pontuais) e brevemente irei ouvir a última delas... Não sou eu, naturalmente, que vou revelar isto, por questões de prncípio mas, recomendo vivamente, se puderem, metam uma rectificação a válvula em substituição da ponte de díodos. É um pouco mais caro mas, vale o dinheiro e a música.
Claro que os diodos também são bons mas, para fazer justiça ao esquema do TD124, a válvula é outro campeonato!
E por agora fica o essencial,
Os melhores cumprimentos do
AMP
Ainda não aderi a este projecto e também nunca tinha participado neste tópico.
Neste momento devo ser o último da lista porque, confesso, fiquei rendido ao desmpenho deste grande pré-amplificador!
Para já quero agradecer vivamente ao TD124 por nos ter disponibilizado (tal segredo...) não só o esquema como também os esclarecimentos técnicos para a obra.
Outro gande interveniente que, felicito publicamente, é o meu amigo MCA: Pelo seu envolvimento em explicações tipo fascículos, pela sua generosidade e empenho e, acima de tudo, pela contribuição no projecto dos transformadores de saída.
Disse que me rendi ao PT PHONES porque, depois de ouvir o do MCA a tocar (logo na 1ª versão...), fiquei a saber que um transformador de saída tem uma curva de resposta muito maior do que imaginava, ou tinha ouvido até agora.
Já ouvi muitos prés a tocar e alguns de marcas conceituadas mas, em relação a este objecto, essas peças ainda estão no ensino secundário!! Obrigado TD124.
O do MCA que ouvi, além do esquema original que encantou de imediato, já ouvi mais algumas versões (ou alterações pontuais) e brevemente irei ouvir a última delas... Não sou eu, naturalmente, que vou revelar isto, por questões de prncípio mas, recomendo vivamente, se puderem, metam uma rectificação a válvula em substituição da ponte de díodos. É um pouco mais caro mas, vale o dinheiro e a música.
Claro que os diodos também são bons mas, para fazer justiça ao esquema do TD124, a válvula é outro campeonato!
E por agora fica o essencial,
Os melhores cumprimentos do
AMP

AMP- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 20
Ocupação: Arte
Interesses: Musica
Pontos/Reputação: 54
Bem... o primeiro passo já está dado

LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + Marantz DV6600
Thorens TD160MKII + Rega Bias +Norbert c/ regulação RIAA
Fonte: Pioneer PD-S703 / Philips CD 207
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205

Paulo André- Equipa Audiopt - Admin.

- Número de Mensagens: 5424
Ocupação: Ferroviário
Interesses: Audio DIY
Pontos/Reputação: 3046
Isso é o chamado "passo doble na dança", ou....enorme calão nas outras modalidades. 

Convidad- Convidado
Viva Paulo
Estou a gostar muito do "bisel"no MDF.
Devia ter custado uma fortuna
Os transformadores aconselhava que os rodasses 90º, vou enviar-te uma foto tirada a um amplificador com TM, mas dá para ver a posição dos transformadores de áudio são os dois de cada ponta do amplificador.

Se vais usar definitivamente essa placa de MDF, aconselho que lhe passes duas camadas de verniz antas da montagem.
Sabes o ambiente quente que se vai formar degradará rápidamente os colas que fazem a união das particulas de madeira que compõem o MDF.
Não te esqueças de raspas e estanhar os terminais dos transformadores antes de os fixares.
Um abraço
MCA
Estou a gostar muito do "bisel"no MDF.
Os transformadores aconselhava que os rodasses 90º, vou enviar-te uma foto tirada a um amplificador com TM, mas dá para ver a posição dos transformadores de áudio são os dois de cada ponta do amplificador.

Se vais usar definitivamente essa placa de MDF, aconselho que lhe passes duas camadas de verniz antas da montagem.
Sabes o ambiente quente que se vai formar degradará rápidamente os colas que fazem a união das particulas de madeira que compõem o MDF.
Não te esqueças de raspas e estanhar os terminais dos transformadores antes de os fixares.
Um abraço
MCA

Viva Manuel,
Não, as placas de mdf não vão ser definitivas, é apenas para a montagem
O bisel não custou nada, porque fui eu que o fiz com a minha tupia
Não, as placas de mdf não vão ser definitivas, é apenas para a montagem
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205

Bem, eu tenho andado meio parado em termos práticos relativamente ao PTphones, mas tenho pensado sobre o projecto...e assim surgiram-me umas questões acerca do PTphones em si, mas também sobre amps a válvulas no geral. Se o MCA pudesse responder, iria aumentar a cultura valvular do ppl daqui!
Bem, vou expôr as questões por números para ser mais fácil a resposta:
1 - O PTphones pode funcionar com dois secundários no activo ao mesmo tempo? Tipo, poderia estar ligado a uns auscultadores de 30 Ohms e ligado a um power ao mesmo tempo? Os transformadores por terem secundários diferentes, são estes independentes? (esta é uma questão que em termos práticos não deverá ter muita utilidade, mas por questões de curiosidade gostaria de saber!)
2 - Pelas últimas mensagens que têm aparecido por aqui, já dá para desconfiar que uma das próximas alterações ao PtPhones será a troca da ponte rectificadora por válvulas rectificadoras, essa alteração é para a HT, LT ou ambas? (isto é por causa do meu planeamento das caixas do PTphones, tenho que pensar no futuro
)
3 - O MCA recomenda vivamente que a fonte de alimentação seja posta numa caixa separada dos amps, mas o efeito seria o mesmo se utilizássemos uma caixa apenas, mas com duas divisões como se fossem duas caixas numa só? (talvez fosse em termos práticos a melhor opção para um pré...)
4 - Esta questão já não tem que ver com o PTphones directamente: Um amplificador a válvulas com saída para 8-16 Ohms poderá alimentar umas colunas de 4 Ohms? Neste caso a potência de saída duplicaria, como é habitual com os amps de estado sólido? (questão de cultura geral...)
E pronto, acaba aqui o interrogatório
Se o MCA pudesse responder...agradecia! 
Bem, vou expôr as questões por números para ser mais fácil a resposta:1 - O PTphones pode funcionar com dois secundários no activo ao mesmo tempo? Tipo, poderia estar ligado a uns auscultadores de 30 Ohms e ligado a um power ao mesmo tempo? Os transformadores por terem secundários diferentes, são estes independentes? (esta é uma questão que em termos práticos não deverá ter muita utilidade, mas por questões de curiosidade gostaria de saber!)
2 - Pelas últimas mensagens que têm aparecido por aqui, já dá para desconfiar que uma das próximas alterações ao PtPhones será a troca da ponte rectificadora por válvulas rectificadoras, essa alteração é para a HT, LT ou ambas? (isto é por causa do meu planeamento das caixas do PTphones, tenho que pensar no futuro
3 - O MCA recomenda vivamente que a fonte de alimentação seja posta numa caixa separada dos amps, mas o efeito seria o mesmo se utilizássemos uma caixa apenas, mas com duas divisões como se fossem duas caixas numa só? (talvez fosse em termos práticos a melhor opção para um pré...)
4 - Esta questão já não tem que ver com o PTphones directamente: Um amplificador a válvulas com saída para 8-16 Ohms poderá alimentar umas colunas de 4 Ohms? Neste caso a potência de saída duplicaria, como é habitual com os amps de estado sólido? (questão de cultura geral...)
E pronto, acaba aqui o interrogatório
Se o MCA pudesse responder...agradecia! 
Paulo André escreveu:Viva Manuel,
Não, as placas de mdf não vão ser definitivas, é apenas para a montagem![]()
a tua pia?
olha a minha não...

Convidad- Convidado
milton escreveu:Paulo André escreveu:Viva Manuel,
Não, as placas de mdf não vão ser definitivas, é apenas para a montagem![]()
a tua pia?
olha a minha não...
este gajos são mesmo maldosos
Ok, fresa.
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205

Página 3 de 40 •
1, 2, 3, 4 ... 21 ... 40 
Tópicos similares» Cabala Experimental de um Santo Grande de Segunda Classe que Come Pão Sírio
» PTphones, um hibrido com classe...
» Classe de Moto2 vão iniciar-se em 2010 com fornecedor único de motores
» 12 de Março de 2011: 1 milhão de pessoas na Avenida da Liberdade, pela demissão de toda a classe política
» Classe de Moto2 vão iniciar-se em 2010 com fornecedor único de motores
» 12 de Março de 2011: 1 milhão de pessoas na Avenida da Liberdade, pela demissão de toda a classe política
Página 3 de 40
Permissão deste fórum: