PTphones, um hibrido com classe...

Página 13 de 40 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14 ... 26 ... 40  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: PTphones, um hibrido com classe...

Mensagem  Orion em 4/8/2010, 16:02

Caro AMP, isso ficou mesmo um primor, fazendo jus ao que refere como sua "ocupação" ("arte") junto ao avatar .

Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens: 4207
Ocupação: escutophilia
Interesses: so many
Pontos/Reputação: 2215

Tríodo MKIII Vs PTphones

Mensagem  AMP em 4/8/2010, 23:14

Oram vivam,
Caros amigos!

Não sei como agradecer o que me disseram acerca da publicação do referido em título.
Sei apenas que, foram palavras amigas, sinceras, elogiosas e que comoveram este melómano de alta fidelidade e, acima de tudo, de música, enquanto arte maior.
Naturalmente, não posso disfarçar modéstia por aquilo que me disseram mas, com toda a franquesa, é importante para nós e aqui sim, o reconhecimento do trabalho com empenhamento por coisas que nos dão prazer, enche-nos o ego do tamanho de um elefante.
Para já, tentarei responder aos colegas:

pumabr:
É pouco reviewzita a solução, de facto...emocionalmente é manter um cordão umbilical com um pré que me era querido, mas, acima de tudo, a intenção era fazer agora uma solução a "custos controlados" como se diz na gíria.
As peças novas em inox (se fosse noutro material ainda eram mais baratas) executadas por uma empresa, não foram nada caras. Eu própio fiquei surpreendido.
Se os colegas estiverem interessados posso esclarecer.

MCA:
Amigo Manuel, não mereço esses elogios, não me comovas, não me chateis p...., somos amigos, ponto final.
Acho bem e útil descreveres os passos de toda a electónica dos trabalhos envolvidos. É importante para os colegas.
Denominador comum: conseguir construir aparelhos de reprodução de música que se aproximem ao máximo da música ao vivo, ao natural.
Construir aparelhos afinados com componentes individuais, passo a passo, como se de um instrumento musical se tratasse..."afinados" nos auditórios, nos concertos, nas récitas, enfim....

Fernando Ferreira:
Tem razão o colega porque, no meio da reportagem nem tive "tempo" para falar da reprodução sonora!
O projecto do TD124 é uma garantia, já o tinha ouvido antes de meter as mãos na massa. De facto, a gama de resposta de frequências, a dinâmica, toda a definição e respeito pelo timbre (ou pelos harmónicos) é surpreendente, nas vozes, nos instrumentos, nos coros, na orquestra. Mereceu o investimento.

Blink:
Sempre o grande espírito de humor...
Servido de bandeja mas faltou a bebida. Caramba, alguma coisa tem de falhar...Obrigado, um abraço.

Paulo André:
O meu agradecimento pelos elogios. Agradeço igualmente ao fórum, pela importância e dedicação que os melómanos como nós dedicam a uma actividade tão nobre como esta.
A recusa da banalidade, do trivial, como contraponto do estudo, da procura, da investigação e da realização de coisas tão "simples" como estas que deveriam nortear o ser humano.
Mais uma vêz fica o meu agradecimento ao TD124 que, penso, gostaria de ver os resultados dos aficionados que abraçaram o seu projecto.

Orion:
Muito obrigado pelos elogios!
Agradeço sinceramente e, acho que o objecto ficou bonito (além de ter um excelente som). Digo-o com modéstia porque, além de ser uma obrigação profissional, tal execução, para mim próprio, acarreta outra responsabilidade.
Foram momentos de muito estudo, (para uma obra tão pequena - mas as obras não são directamente proporcionais à dimensão) de alguma angústia (normal nestas coisas), até se chegar a uma solução boa, (o óptimo é inimigo do bom...).

E por aqui fico, por hoje.
Os colegas que necessitarem de alguma colaboração ou de algum apoio, é só dizerem!!!

Um abraço do,
AMP

AMP
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 20
Ocupação: Arte
Interesses: Musica
Pontos/Reputação: 54

Mensagem  MCA.hifi em 8/8/2010, 18:04

Vivam Carissimos

Tal como tinha prometido, após terminar a montagem electrónica do pré Ptphones do amigo AMP, farei uma descrição ilustrada da referida montagem.
A intenção deste trabalho é a partilha de experiência e técnicas usadas com os companheiros PTphoneiros, claro se assim entenderem que serve de alguma coisa. Como sabem nesta questão do tipo de montagem existem várias versões e todas elas funcionam.

Como certamente verificaram o pré a a fonte de alimentação vivem em caixas separadas, aliás já as versões anteriores deste pré assim eram concebidas, esta a da fonte de alimentação, é baseada na anterior fonte apenas com a alteração da rectificação por diodos para uma válvula de onda completa a EZ81, foi necessário ama alteração profunda no circuito de HT inclusive a construção de um novo transformador de alimentação:

Esta a do pré-ampli:

E aqui as duas já prontinhas prontas a satisfazer os ouvidos mais exigentes:

A tipo de montagem adoptado para este pré foi a conhecida, e minha preferencial, a montagem ponto por ponto.
Não vou perder muito tempo a descrever como se processa, pois trata-se muito simplesmente de utilizar os suportes de válvulas, postes ou barras de postes e a ligação dos componentes o mais próximo possível das válvulas se possivel sem fios, utiliza as próprias patas dos componentes.

O AMP engenhosamente, e conforme já repararam nas imagens do seu aparelho, utilizou uma chapa com um trabalho artístico da sua criatividade para a protecção das válvulas. Mas nessa chapa não tem apenas essa utilidade ela vai mais alem, pois na parte inferior e aparafusada a ela a fazer sanduíche com a caixa, existe uma cantoneira em aluminium destinada a fixação dos transistores do circuito de amplificação e por estar em contacto com a chapa do exterior esta vai funcionar como dissipador de calor emitido pelos transistores.

Então gostaram da ideia , mesmo que não gostem posso garantir que funciona e atenção os transistores aquecem bem .

Essa cantoneira serviu para fixação de um longa barra de postes (isolada electricamente) aonde são fixadas as resistências do circuito que não poderiam ser fixas ao suporte das válvulas e daqui o sinal é recebido do selector de entradas, potenciómetro e parte para os transistores, circuito do suporte de válvulas e transformadores. E destes o seu secundário é ligado ás saídas do pré.
Simples não é , vou ilustrar:

.

Tenho a certeza que aqueles mais observadores, não vão tirar os olhos(e a lupa) do tipo de material utilizado, para uma ajuda a esses companheiros passo a descrever o tipo de materiais utilizados:
-Como já referi anteriormente, o amigo AMP, não é amigo de fazer stocks de quantidades de materiais em demasia, só pelo facto de estar na moda a resistencia X ou o condensador Y, eu também sou dessa opinião mas na prática gosto de experimentar tudo o que aparece o que resulta por vezes em gavetinhas cheias de materiais caríssimos que por vezes acabo por não gostar, mas adiante, interessa é o caso concreto AMP. Então recorreu-se ao material existente, claro o que não existia teve que ser importado. Foi utilizada um par de válvulas raríssimas 6DJ8/E88CC de versão militar da Mullard, umas CV 2492, que o AMP tinha guardadas há mais anos que uma garrafa de vintage http://www.tubemongerlib.com/gallery2/v/6922/?g2_page=5
A utilização desta valvula originou um novo calculo de valores dos componentes em todo o circuito, pois como sabem cada valvula tem caractristicas diferentes das restantes e isso requer que o circuito seja recalculado. Este apontamente serve para responder ao Carlos Ferreira quando falou que gostaria de utilizar umas Ecc88, claro que pode e por sinal estes calculos servem, mas inclusivamente a fonte de alimentação terá que se ser alterada.

- Os suportes para as válvulas, são de porcelana com pinos dourados importados de Parts connection.

- As resistências do circuito de funcionamento das valvulas e bias dos transistores são da marca Kiwame, estas resistencias são de grande qualidade de filme de carbono, são consideradas de nivel de ruido mais baixo que as melhores resistências de filme de metal (só os Japoneses ). As resistências de entrada de sinal são as conhecidissimas Holco, já eram residentes e eu pessoalmente gosto muito da sua sonoridade na entrada e carga do sinal, razão porque optei por elas.
Na parte final a ligar aos transformadores foram utilizadas umas excelentes resistências igualmente de filme de carvão e de origem Japonesa as conhecidas TAKMAN REX pela sua musicalidade e detalhe fino. Estas resistencias podem dissipar 2W de calor sem alterar mais que 1% o seu valor e a sua capacidade de tocar o som mais delicado de uma pequena percussão até às grandes massas orquestrais mantém-se inalterado. São fabulosas e a um preço razoável. O potenciómetro já era residente das versões anteriores do pré e é o conhecidíssimo ALPS azul que todos os que receberam o PACK inicial verificaram ter recebido um.

Os condensadores:
- Os condensadores utilizados na fonte de alimentação forem os excelentes PANASONIC de baixa impedância e 105º, como o valor existente para 450V não existir superior a 47uf, nos casos que foi necessário mais capacidade recorreu-se aos paralelos, com a vantagem de baixar mais a impedância do circuito.
- No circuito dos amplificadores a existência de condensadores é pouca, na realidade é uma das razões deste circuito ter a categoria que tem. No entanto existem condensadores nos cátodos das válvulas e neste caso a opção foi para os ELNA Cerafine, funcionaram lindamente, foram utilizador outros mas os melhores resultados (ao gosto do cliente AMP) foram estes.
Existem os condensadores de desacopolamento dos transformadores á massa, neste caso optou-se por não utilizar condensadores quimimos e optar por sólidos, neste caso a escolha do amigo AMP foi para os Vishey MKP ligando 5 em paralelo para formar 30uf. Resultado, muita suavidade e detalhe na banda média e um excelente baixo muito articulado e profundo, assim com todos gostamos.

Os selectores de entrada também já eram residentes e trata-se dos conhecidos ELNA.

A Cablagem também foi adaptada ás situações do circuito e de acordo com a funcionalidade que iria desempenhar:

- As instalações de HT até aos reguladores de corrente é o conhecido Kimber
- Depois dos reguladores e até aos circuito de áudio é a DH labs.
- Filamentos é o uni filar OCC6
- O condutor eleito para ligação de sinal foi o Cardas de dois condutores e malha ref 24 AWG, este condutor é formado por fios condutores envernizados e isolados uns dos outros, esta característica alem da longa durabilidade que oferece evita um efeito de turbulência existente nos condutores multi filares apenas torcidos. O resultado é um som muito limpo e sem grão nas frequências altas, por ser envernizado em todos os condutores a durabilidade é praticamente eterna, o único defeito é a estanhagem antes de soldar, pois tem que se ter um ferro forte para derreter o verniz e estanhar ou então invertir num pote de soldar, mas com paciência tudo se faz.
- Para finalizar foi utilizado um condutor que não me canso de recomendar, que ó o NEOTECH de grão único, foi utilizado na ligação do sinal de áudio entre os transformadores e os transistores e destes para as fichas de saída. Este condutor é actualmente o que tem a melhor e mais perfeita construção estrutural no cobre de que é composto, e os resultados verificam-se no timbre musical que consegue reproduzir. É impressionante a sua neutricidade, parece não existir condutor qualquer.
Apenas não foi utilizado em tudo o que era sinal porque não existe a versão com malha e para ligações antes das válvulas amplificadoras poderia existir o risco do pré ficar com HUMM.

E pronto, só falta a mão de obra, essa aí é que faz doer, foram mais de duas semanas com serões, agarrado ao ferro de soldar, até os olhos pesarem e dois fins e semana completinhos, mas de um modo geral correu tudo bem. Devo lembrar que tratou-se de revitalizar um monumento antigo e essa operação requereu, desde a construção da caixa(a cargo do AMP) até á montagem electrónica de cuidados especiais que normalmente são facilitados com montagens de novo.
E o resultado já conhecem da descrição do AMP, mas mesmo assim vou
ilustrar:

Cumprimentos, só espero ter contribuído para que possam tirar ideias de uma forma simples mas muito eficaz de construção.

MCA.hifi

O espírito empreendedor, contra \"globalizações\" consumistas, faz do DIY uma pessoa de pensamentos elevados, com capacidade de fazer o trabalho de muitos dos \"profissionais\" exclusivamente bém pagos e quase sempre incompetentes.

MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens: 524
Ocupação: Imagem
Interesses: Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Pontos/Reputação: 1047

Mensagem  Orion em 8/8/2010, 19:00

Uaau! Estupendo.

Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  pumabr em 15/8/2010, 22:00

Bem já fazia algum tempo que eu não vinha aqui ao fórum (como já é costume, deixei de receber os avisos de novas mensagens no meu email...).
Depois de tamanha descrição ilustrada e textual de todo este trabalho feito pelo MCA e pelo Amp, como não pode haver comentários???
Acho que os amigos ficaram de boca aberta sem conseguirem comentar nada...e ainda assim estão! Também não é para menos, eu percebo, também fiquei assim...mas consegui me recompor.
E então, não há mais novidades acerca deste projecto? Ou ficaram todos intimidados com o trabalho de guru do MCA? Os alunos não devem ter vergonha dos trabalhos que fazem , pelo contrário, devem ter orgulho a mostrarem passo a passo a evolução que fazem seguindo os caminhos traçados pelo mestre, no nosso caso em concreto, o nosso caro MCA!
Está aqui o epílogo de um magnífico projecto feito por uma dupla de peso, e isso deve servir de inspiração!
Vá, vamos ao trabalho, vamos, vamos!!!

pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 204
Pontos/Reputação: 439

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Mensagem  Diplomata em 18/8/2010, 15:22

Viva a todos

As coisas têm andado paradas....está tudo a banhos??? sortudos!!!
Pois bem, por aqui a coisa vai, devagar, mas vai. Peço desde já desculpa da péssima qualidade das fotos mas achei que valia mais a pena um post novo no tópico do que nada de novo...

Avanços: A fonte de alimentação está a 95% concluida, e porquê a 95%? Porque só falta o led para indicar o estado de ligada/desligada, já encontrei um passa fios que me mantém no sitio e em respeito dois condutores de 2.5 mm2 mais toda a restante malta, o problema de condutores unifilares deste diametro é que começam a ter vontade própria e querem arrancar as placas de montagem....

[/left]uma (péssima) visão do interior com a parte interna do passa fios e a placa de alimentação dos filamentos que vai ter que passar a viver de cabeça para baixo por falta de espaço na localização anterior.

o exterior do passa fios, a manga de borracha vai servir para tapar a terminação da corda de montanhismo que vou utilizar para cobrir o cabo formado pelos fios todos, já estive a ver umas bonitas na sport zone...

visão geral do cabo formado, foi utilizada fita de teflon para protecção do revestimento exterior e para manter juntos todos os fios e diminuir a confusão...

uma tentativa de comparação entre o diametro de um fio de 2.5 mm2 e um fio kimber...esta é a foto que tenho menos desfocada.....

fiquem bem

carlos barata

PS: as fotos ficaram cortadas no lado direito, mais uma ajuda à baixa qualidade....

Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 111
Pontos/Reputação: 187

Mensagem  Paulo André em 18/8/2010, 16:56

Caro Carlos,

as fotos ficam assim cortadas porque estão com um tamanho superior ao que o sistema do forum permite para a sua visualização perfeita, experimente a reduzir para 800x600 pixels

Sistema
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + Marantz DV6600
Thorens TD160MKII + Rega Bias +Norbert c/ regulação RIAA
Fonte: Pioneer PD-S703 / Philips CD 207
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205

Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens: 5421
Ocupação: Ferroviário
Interesses: Audio DIY
Pontos/Reputação: 3044

Mensagem  MCA.hifi em 18/8/2010, 20:41

Vivam caríssimos Very Happy Very Happy Very Happy

Na realidade deve estar tudo em banhos e a com este solinho e calor a vontade de pegar no ferro de soldar será pouca.

Agradeço o grande elogio ao pré do AMP, a intenção não seria de por todos de boca aberta, mas sim ilustrar o melhor possível o trabalho e modelo de montagem utilizado. Pode ser inspire o pessoal nalguma questão que se depare.

O Diplomata lá vai com as suas calmas e também vai bem, é preciso é continuar e se tiver dúvidas que eu possa ajudar a desbloquear, disponha.

Agora vamos esperar o regresso do pessoal de férias, e certamente não tarda a termos novidades.

Cumprimentos
MCA

O espírito empreendedor, contra \"globalizações\" consumistas, faz do DIY uma pessoa de pensamentos elevados, com capacidade de fazer o trabalho de muitos dos \"profissionais\" exclusivamente bém pagos e quase sempre incompetentes.

MCA.hifi

Mensagem  Diplomata em 23/8/2010, 16:12

Viva

Na continuação do meu post anterior e estando já munido de equipamento fotográfico mais competente queria agora sim mostrar o que ficou pendente por manifesta falta de qualidade das fotos conseguidas.....

uma comparação decente entre o fio da Kimber e um de 2.5mm2

só mais uma...

E agora o que ficou pendente, metade macho da ficha a utilizar para fazer a ligação entre a caixa da fonte de alimentação e a caixa do amplificador...

outra perspectiva

e para finalizar a metade femea a colocar na ponta do cabo formado por todos os fios que vão sair da fonte de alimentação.

o "corpo" do bicho...

fiquem bem

carlos barata

Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  MCA.hifi em 24/8/2010, 09:35

Viva Carlos Barata

Agora sim já se visualiza melhor os promenores da construção.

Na realidade o fio de massa deverá ser de preferencia inifilar e de diametro generoso, assim não há tensões residuais que resistam ao esquamento da massa. Twisted Evil

O Kimber é uma excelente opção para HT e sinal de audio, nunca falha... Very Happy Very Happy Very Happy

A ficha tem aspecto profissional, bem limpinha com liquido limpa contactos ficará nova e de alta condução. Shocked

Cumprimentos
MCA

MCA.hifi

O Amigo projecto PTPhones

Mensagem  MCA.hifi em 29/9/2010, 22:05

Vivam Very Happy Very Happy

Desde Finais de Junho que o tópico do PTphones está sem intervenções Mad Evil or Very Mad affraid

Mas que diabo se passa, todos sabemos que alguns dos entusiastas construtores do PTphones partiram para outra, mantenho contacto com alguns via email e sei que o seu PTphones está a andar e nalguns casos já toca. Mas ficaram bastantes, os suficientes para não deixar assim abandonado um projecto que foi um êxito de qualidade igual ou melhor aos melhores do que se faz a nível planetário. Então e agora ? vamos esquecer este amigo nos proporcionou tantas alegrias e partilha de opiniões, vai ficar por aí abandonado no caminho até morrer???

Isso não se faz... , voltem-se para trás e voltem a animar o amigo projecto, comentem como está a situação, as dúvidas ou dificuldades ou se pararam por alguma razão técnica.
Vamos lá aproveitem até Janeiro, depois vem o PACK II e já não deve haver guito para mais nada, é só para a bucha.pale pale pale pale

UM Abraço
MCA
cat

MCA.hifi

Mensagem  Carlomar em 29/9/2010, 22:53

Viva,
No meu caso, o interesse ainda não morreu, antes pelo contrário.
Ainda hoje tive boas noticias de um amigo que já tem o dele a tocar e está muito satisfeito. (ele que se pronuncie se quiser)

Simplesmente ainda não comecei o meu PTphones. Quando começar a construção darei noticias.

Obrigado

Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 490
Interesses: Audio - Diy, Astronomia
Pontos/Reputação: 930

Mensagem  Diplomata em 30/9/2010, 13:00

Viva caro MCA

Pelo menos no meu caso eu posso dizer que ando por cá, o problema é que a coisa não anda com a velocidade que queremos.
Passa-se um dia e "- é pá, não arranjei 5 minutos para pegar no ptphones-" e passa-se um dia, outro e outro e já lá vai um mês desde que consegui dar um avanço visivel ao projecto. Ou outras vezes, consegues sentar-te em frente a ele, o tempo que se leva a "entrar" no esquema e ver em que ponto se ficou é o suficiente para aparecer algo ou alguém a interromper e pronto lá ficaram os cinco minutos perdidos....
A vida do pessoal do DIY não é facil...
Um abraço

carlos barata

Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Diplomata em 18/11/2010, 10:53

Viva a todos

Eu estou a ver bem??? Shocked Shocked Shocked O último post neste tópico data de 30 de Setembro?????
Será que só eu é que ainda não acabou de montar o PTphones?? Rolling Eyes Rolling Eyes
E os que acabaram não dizem nada ???
Toca bem, toca mal, está numa caixa de sapatos, numa de bolachas ou no que fôr, não interessa, apresentem o V. menino à sociedade....
Não se esqueçam que quem feio ama bonito lhe parece, por isso não há que ter vergonha do nosso trabalho.
E os que ainda não acabaram/começaram digam de V. justiça, está quase, não está, não vai estar nunca....
Neste momento tenho na estufa as tampas dos transformadores e parte da caixa do PTphones, uns a secar do verniz que levaram e outros da tinta com que foram pintados. Ao contrário da caixa da fonte de alimentação onde primeiro fiz a montagem de tudo e agora vou ter de desmontar para poder pintar, na caixa para o PTphones propriamente dito, comecei por primeiro modifica-la e só depois pintar de forma a poder montar os transformadores e as válvulas no topo da caixa, assim já abri os espaços para os transf. e estou com a tarefa de alargar dois furos de 6 mm e transforma-los em furos de 20 mm para a colocação das bases das válvulas. Tarefa semelhante espera-me na traseira da caixa desta vez para as fichas rca e a ficha de ligação da fonte de alimentação....
A lentidão deve-se também ao facto de para isto dispor apenas de um berbequim manual e de um limatão....É um compromisso, por se poder fazer qq coisa quando se tem um tempinho não dá para se utilizar ferramentas mais "exuberantes"...
Vá lá digam lá de V. justiça, uma contribuição para a causa.

fiquem bem

carlos barata

Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Orion em 18/11/2010, 12:55

Corroboro do que o amigo Carlos referiu e solidarizo-me com o seu apelo pois, apesar de pessoalmente não ter participado no projecto de forma activa, desde o início que o sigo com avidez e atenção, com orgulho de tão fabuloso que foi/é e de ter evoluido aqui neste local, de forma espontãnea e tão solidária entre pessoas que, na maioria dos casos, não se conhecem. Foi um exemplo do melhor que pode haver num espaço destes e só por isso, mereceria um continuar de testemunhos por quem o abraçou.

Portanto, reforço o apelo acima mencionado com renovatos parabéns a quem arriscou a nele (projecto) arriscar fazer Wink . Um bem-haja a todos.

Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Página 13 de 40 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14 ... 26 ... 40  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: