O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Convidad em 9/6/2010, 10:08

Por duas razões: a primeira é que só os doidos dos audiófilos (que são muito doidos mas poucos em número) é que vão comprar ainda mais uma edição daquele disco de que já têm uma cópia em Cassete, LP, CD, CD remastered, CD japonês, SACD e DVD-A; a segunda é que o mercado hoje vive em ficheiros, já só os doidos dos audiófilos é que ainda estão dispostos a comprar mais um equipamento electrónico para ler um novo formato enlatado em discos de policarbonato.

Bom dia Ricardo,

Incorrecto. Os doidos dos audiófilos só tem as obras em vinil. Os restantes formatos não preenchem os requisitos mínimos. Quando muito uma fita de 1ª geração.
O resto é para ouvir no computador, no carro, noutro qualquer meio de transporte. A minha mulher tem uma geringonça digital na cozinha e as refeições cá em casa são sempre um prazer. Verdade seja dita que quando a exigência aperta, montamos uma cozinha de campanha na sala do analógico e aí, a qualidade aumenta.

Um abraço,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  ricardo onga-ku em 9/6/2010, 10:25

M Fernandes escreveu:Por duas razões: a primeira é que só os doidos dos audiófilos (que são muito doidos mas poucos em número) é que vão comprar ainda mais uma edição daquele disco de que já têm uma cópia em Cassete, LP, CD, CD remastered, CD japonês, SACD e DVD-A; a segunda é que o mercado hoje vive em ficheiros, já só os doidos dos audiófilos é que ainda estão dispostos a comprar mais um equipamento electrónico para ler um novo formato enlatado em discos de policarbonato.

Bom dia Ricardo,

Incorrecto. Os doidos dos audiófilos só tem as obras em vinil. Os restantes formatos não preenchem os requisitos mínimos. Quando muito uma fita de 1ª geração.
O resto é para ouvir no computador, no carro, noutro qualquer meio de transporte. A minha mulher tem uma geringonça digital na cozinha e as refeições cá em casa são sempre um prazer. Verdade seja dita que quando a exigência aperta, montamos uma cozinha de campanha na sala do analógico e aí, a qualidade aumenta.

Um abraço,

Mário

Audiófilos doidos são todos; os que só têm vinil são também fundamentalistas. Cool

Da wiki:

"An audiophile, from Latin audio "I hear" and Greek φιλ "to love," is a hobbyist who seeks high-quality audio reproduction via the use of non-mass-produced high-end audio electronics.
Some audiophiles try to listen to music at a quality level that is as close to the original performance as possible using high-fidelity components. Others try to recreate a particular sound belonging to a piece of equipment that is old or no longer current, such as the sound created by tube amplifiers
."

Nota: risquei o high end porque acho que é uma classificação redutora, exclusiva de todos os audiófilos que não são ricos e inclui não-audiófilos exibicionistas...

Um abraço,
Ricardo
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  Sonik em 9/6/2010, 10:50

Vodoo escreveu:
Sonik escreveu:Para mim ouvir musica é muito mais que ouvir um ficheiro a partir de um disco rigido. É vasculhar nas lojas de discos, é a escolha do disco que se vai ouvir (seja vinil ou CD), é o contemplar da capa, todo o artwork, é desfolhar o livreto enquanto se ouve um determinado tema, é virar o disco, etc, etc. Essencialmente isto para mim faz parte do prazer de ouvir musica e fazer o mesmo a partir de um ficheiro de um PC não é a mesma coisa. A qualidade não é tudo, mesmo para um audiófilo!!! Não critico quem opta por essa via, acredito que se consiga um resultado superlativo a todos os niveis mas não me parece que seja escolha que alguma vez possa vir a tomar. Essencialmente é triste que nunca se tenha optado por apostar forte num formato fisico audio de alta definição como se fez para o video com o DVD e o Blu-Ray.

Caro Sonik cada um têm a sua opinião, penso é que não se deve dizer desta água não beberei e reproduzir um ficheiro de um computador hoje em dia pode sêr feito da mesma forma que se ouve um CD ou um LP na mesma sentado num sofá ou noutro sitio qualquer, ou os leitores de DVD ou CD tambêm não são igualmente computadores ??
O problema é que os computadores não são é electrodomésticos da mesma forma que utilizar e afinar um gira-discos não é para qualquer um !!!
E o senhor está enganado quando diz que os formatos fisicos audio de alta definição não foram uma aposta forte das marcas, o problema é que as pessoas não foram todas a correr comprar leitores universais e de qualidade para audio, sim porque os aparelhos e os DVDs existêm não se vendem é em massa porque as pessoas não compram.
E pergunto-lhe já agora quantos HDCD´s ,XRCD´s, DVDaudios ou SACD´s o senhor ouve e desfolha o livreto por ano ??

Abraço

Ou não me fiz entender ou não me quiseram entender!!! É óbvio que também posso ouvir um ficheiro a partir do Pc sentado no sofá. Não ia ficar em pé a ouvir o mesmo só porque não vem gravado numa rodela de plástico!!! Mas o ficheiro vem com capa, com artwork? Falava na magia que os discos transportam e que os ficheiros não. Quem faz colecção de discos vai começar a fazer colecção de ficheiros?!??! Se quiserem trocar um determinado disco trocam o quê? O ficheiro?
Quanto à aposta num formato de alta definição permita que discorde, mas mantenho a ideia que não foram uma aposta forte nem das marcas nem das editoras. Não foram nem continuam a ser. Só um exemplo recente, a discografia dos Beatles foi remasterizada e editada com pompa e circunstância em que formato? Em CD!!! Houve alguma edição em SACD ou noutro formato de alta definição? Se existe não tenho conhecimento. Uma das principais razões é mesmo esta que se está aqui a discutir. Se a maior parte das pessoas, principalmente as novas gerações, ouve musica a partir do Pc ou de um qualquer Mp3 ligado a uns headphones de 30€ da Worten porque é que se vai estar a apostar na alta definição?!??!
Apenas quis partilhar a minha opinião com os foristas e tal como referi admito que se consigam resultados superlativos com estas novas soluções e respeito quem as toma mas não me parece que seja o caminho mais adequado no que à arte da musica diga respeito! Sobre quantos SACD's consigo ouvir sentado no sofá, são aqueles que o tempo me permite e parece-me que seria o memso tempo que levaria a ouvir ficheiros de um pc, com a agravante que o pc leva mais tempo a ligar que um leitor de Cd's
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Mensagem  ricardo onga-ku em 9/6/2010, 11:12

Sonik escreveu:Mas o ficheiro vem com capa, com artwork?

Alguns vêm outros não.
Mas requerem que sejam impressos e provavelmente em dimensões reduzidas, com a qualidade final a depender também da impressora de cada um.

Sonik escreveu:Quem faz colecção de discos vai começar a fazer colecção de ficheiros?!??! Se quiserem trocar um determinado disco trocam o quê? O ficheiro?

A verdade é que coleccionismo e audiofilia ou mesmo melomania são coisas distintas.
É assunto para outro tópico

Sonik escreveu:Quanto à aposta num formato de alta definição permita que discorde, mas mantenho a ideia que não foram uma aposta forte nem das marcas nem das editoras. Não foram nem continuam a ser.

O objectivo de qualquer negócio é dar lucro: SACD e DVD-A não dão lucro, esquece-se; blue ray dá lucro, investe-se.
ricardo onga-ku

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  paulo_m em 9/6/2010, 14:24

Sonik escreveu:Não ia ficar em pé a ouvir o mesmo só porque não vem gravado numa rodela de plástico!!! Mas o ficheiro vem com capa, com artwork?

Pode até vir com mais material e mais diverso, como é o caso de certas editoras ou edições especializadas.

Sonik escreveu:Falava na magia que os discos transportam e que os ficheiros não. Quem faz colecção de discos vai começar a fazer colecção de ficheiros?!??! Se quiserem trocar um determinado disco trocam o quê? O ficheiro?

Precisamente. A minha colecção de ficheiros já é extensa e maioritariamente em FLAC ou WAV. Não tenho problemas nenhuns em não ter o suporte físico.

Sonik escreveu:
Quanto à aposta num formato de alta definição permita que discorde, mas mantenho a ideia que não foram uma aposta forte nem das marcas nem das editoras. Não foram nem continuam a ser. Só um exemplo recente, a discografia dos Beatles foi remasterizada e editada com pompa e circunstância em que formato? Em CD!!! Houve alguma edição em SACD ou noutro formato de alta definição? Se existe não tenho conhecimento.

É um mau exemplo. Parte do pressuposto que quem está a fazer a (re)edição da discografia dos Beatles preocupa-se com a arte e com o avanço da qualidade sonora. Sai em CD porque vende muito mais e o objectivo é o lucro fácil.

Sonik escreveu:Uma das principais razões é mesmo esta que se está aqui a discutir. Se a maior parte das pessoas, principalmente as novas gerações, ouve musica a partir do Pc ou de um qualquer Mp3 ligado a uns headphones de 30€ da Worten porque é que se vai estar a apostar na alta definição?!??!

Há, no entanto, quem aposte. Veja-se o caso da Alia Vox, da Neos, da Aeon entre outros. Veja-se o que o Trent Reznor fez com os dois ou três últimos lançamentos de Nine Inch Nails.

Eles andam aí, é só preciso procurar.
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 254
Ocupação : Nudging bits and laying bytes
Interesses : Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Pontos/Reputação : 463

Mensagem  Sonik em 9/6/2010, 14:46

paulo_m escreveu:
Sonik escreveu:Não ia ficar em pé a ouvir o mesmo só porque não vem gravado numa rodela de plástico!!! Mas o ficheiro vem com capa, com artwork?

Pode até vir com mais material e mais diverso, como é o caso de certas editoras ou edições especializadas.

Sonik escreveu:Falava na magia que os discos transportam e que os ficheiros não. Quem faz colecção de discos vai começar a fazer colecção de ficheiros?!??! Se quiserem trocar um determinado disco trocam o quê? O ficheiro?

Precisamente. A minha colecção de ficheiros já é extensa e maioritariamente em FLAC ou WAV. Não tenho problemas nenhuns em não ter o suporte físico.

Sonik escreveu:
Quanto à aposta num formato de alta definição permita que discorde, mas mantenho a ideia que não foram uma aposta forte nem das marcas nem das editoras. Não foram nem continuam a ser. Só um exemplo recente, a discografia dos Beatles foi remasterizada e editada com pompa e circunstância em que formato? Em CD!!! Houve alguma edição em SACD ou noutro formato de alta definição? Se existe não tenho conhecimento.

É um mau exemplo. Parte do pressuposto que quem está a fazer a (re)edição da discografia dos Beatles preocupa-se com a arte e com o avanço da qualidade sonora. Sai em CD porque vende muito mais e o objectivo é o lucro fácil.

Sonik escreveu:Uma das principais razões é mesmo esta que se está aqui a discutir. Se a maior parte das pessoas, principalmente as novas gerações, ouve musica a partir do Pc ou de um qualquer Mp3 ligado a uns headphones de 30€ da Worten porque é que se vai estar a apostar na alta definição?!??!

Há, no entanto, quem aposte. Veja-se o caso da Alia Vox, da Neos, da Aeon entre outros. Veja-se o que o Trent Reznor fez com os dois ou três últimos lançamentos de Nine Inch Nails.

Eles andam aí, é só preciso procurar.

Fazemos assim então, eu troco o meu portátil pelo teu Exoteric!!!
Volto a frizar que não critico minimamente quem opta por esta via. Cada um ouve musica como quer, seja numa grafonola, num rádio a pilhas ou num MP3 isso não me chateia mesmo nada e muito menos chateio quem o faz. Era apenas a minha opinião sobre o assunto.
A propósito tens aí um sistema fenomenal, só lhe falta um giar discos. Um abraço!
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Mensagem  paulo_m em 9/6/2010, 15:18

Sonik escreveu:

Não, já tenho portáteis que me cheguem Smile e nenhum portátil bate um streamer digital com um bom DAC. E para além disso, não prescindo da minha colecção de CDs e SACDs que demorou muitos anos a ser construída (e continua avidamente a sê-lo).

Sonik escreveu:
Volto a frizar que não critico minimamente quem opta por esta via. Cada um ouve musica como quer, seja numa grafonola, num rádio a pilhas ou num MP3 isso não me chateia mesmo nada e muito menos chateio quem o faz. Era apenas a minha opinião sobre o assunto.

Já tinha percebido. E o que estamos aqui a fazer é a trocar opiniões.

Sonik escreveu:A propósito tens aí um sistema fenomenal, só lhe falta um giar discos. Um abraço!

Nah, vinil não é comigo--a erosão do disco, da agulha e a manutenção da coisa não são para mim, apesar de ter tido experiências bastante satisfatórias em casa de dealers e de amigos que o usam.

Obrigado pelo elogio; toca muito bem e já deixou amantes do vinil boquiabertos.
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 254
Ocupação : Nudging bits and laying bytes
Interesses : Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Pontos/Reputação : 463

Mensagem  Convidad em 9/6/2010, 18:03

paulo_m escreveu:
Sonik escreveu:

Não, já tenho portáteis que me cheguem Smile e nenhum portátil bate um streamer digital com um bom DAC. E para além disso, não prescindo da minha colecção de CDs e SACDs que demorou muitos anos a ser construída (e continua avidamente a sê-lo).

Sonik escreveu:

Já tinha percebido. E o que estamos aqui a fazer é a trocar opiniões.

Sonik escreveu:A propósito tens aí um sistema fenomenal, só lhe falta um giar discos. Um abraço!

Nah, vinil não é comigo--a erosão do disco, da agulha e a manutenção da coisa não são para mim, apesar de ter tido experiências bastante satisfatórias em casa de dealers e de amigos que o usam.

Obrigado pelo elogio; toca muito bem e já deixou amantes do vinil boquiabertos.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 9/6/2010, 18:04

Humm ???
Caro Sonik o que é um giar discos ??

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 9/6/2010, 18:18

M Fernandes escreveu:Por duas razões: a primeira é que só os doidos dos audiófilos (que são muito doidos mas poucos em número) é que vão comprar ainda mais uma edição daquele disco de que já têm uma cópia em Cassete, LP, CD, CD remastered, CD japonês, SACD e DVD-A; a segunda é que o mercado hoje vive em ficheiros, já só os doidos dos audiófilos é que ainda estão dispostos a comprar mais um equipamento electrónico para ler um novo formato enlatado em discos de policarbonato.

Bom dia Ricardo,

Um abraço,

Mário

Caro M Fernandes como é isso de os audiófilos só terem obras em viníl ???!!!

He He He essa é boa, pensava eu que os audiófilos eram pessoas que ouvêm na maioria das vezes poucas obras e mais vezes diversos formatos e andam sempre, sempre a ouvir sistemas e aparelhos audio e afins e sempre á procura de algo melhor, e os outros mais do tipo colecçionistas de obras em viníl ou não eram os denominados melómanos onde penso eu me incluo ou não ??

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 10/6/2010, 00:09

Boa noite Vodoo,

Claro que era uma piada para me meter com o Ricardo.

Os »audiófilos« que passam a vida a ouvir só os sistemas, e na maior parte do tempo nem ouvem um obra completa, são os »coitos interrompidos do audio«, com a devida licença do amigo vlopes, que foi o criador desta pérola.

Um abraço,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 10/6/2010, 01:19

Convidad
Convidado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4