O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir em baixo

Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Astra em 7/6/2010, 16:11

onga-ku escreveu:
Astra escreveu:
Vodoo escreveu: Pois isso e a fonte portátil que tambêm não me atrai minimamente nem a nível de processamento nem a nível de disco duro, sim porque os MAC são afinal de contas FOXXCON !!!

Abraço

É preciso não esquecer que a Apogee desenvolveu este sistema exclusivamente para o MacBook Pro. 17 pol.

O armazenamento é efectuado numa unidade externa LaCie 2big Quadra 2T. Este sistema é constituído por dois discos de 1T, explorados em Raid 0 e ligado ao Mac por FireWire 800.

E esse sistema não funcionará igualmente com um MacBook Pro 13"?

Não! O MacBook Pro. 13 pol não tem Ranhura ExpressCard.

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 207
Pontos/Reputação : 84

Mensagem  paulo_m em 7/6/2010, 16:14

onga-ku escreveu:
paulo_m escreveu:
Astra escreveu:Qual é a alternativa que supere este nível de performance?

Provavelmente um streamer externo que funcione a pilhas, ligado a um Esoteric D-01 por canal e a um master clock Esoteric G-0Rb... Mas o preço...

Pessoalmente não sou apreciador do som da Esoteric que na minha opinião peca por excesso nos extremos de frequência.

Alternativas: DCS, Lavry, EMM, Weiss, Lynx, Prism...etc.

A sinergia é importante e essa não é uma característica da Esoteric (qual era o modelo e em que condições foi feita a audição?). Já ouvi o EMM Labs de topo num bom sistema (monoblocos Levinson 33 e Watt/Puppy 8 ) que o fazia soar algo vazio e salientando os agudos e nem por isso diria que é uma característica do "som" EMM Labs. Também já ouvi o dCS de topo e é de facto bom, mas estava com um sistema à altura (monoblocos VTL Siegfried, JM Labs Grande Utopia Be)... Todas essas audições foram feitas em sessões privadas e em salas devidamente preparadas.
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 254
Ocupação : Nudging bits and laying bytes
Interesses : Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Pontos/Reputação : 463

Mensagem  Convidad em 7/6/2010, 16:23

Ricardo,

Não necessáriamente. Por exemplo a ligação S/PDIF eléctrica com as velhas RCA é muitas vezes (mesmo muitas) preferida à ligação por via óptica. E da ligação AES/EBU, é melhor nem falarmos.

Além disso, e sem conhecer a SML, ponho as mãos no fogo pela Apogee.
São os conversores que uso no estúdio, e além do preço, não tenho nenhuma razão de queixa.

Entretanto, a dica do forista Astra relativamente aos auscultadores, deu-me uma ideia para lançar aqui no forum. Desconfio que vai haver muita paulada.

Um abraço,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  paulo_m em 7/6/2010, 16:26

Astra escreveu:
onga-ku escreveu:
Astra escreveu:
Vodoo escreveu: Pois isso e a fonte portátil que tambêm não me atrai minimamente nem a nível de processamento nem a nível de disco duro, sim porque os MAC são afinal de contas FOXXCON !!!

Abraço

É preciso não esquecer que a Apogee desenvolveu este sistema exclusivamente para o MacBook Pro. 17 pol.

O armazenamento é efectuado numa unidade externa LaCie 2big Quadra 2T. Este sistema é constituído por dois discos de 1T, explorados em Raid 0 e ligado ao Mac por FireWire 800.

O meu MBP unibody de 15 tem o slot ExpressCard/34.
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  paulo_m em 7/6/2010, 16:30

Astra escreveu:Claro que por muitas potencialidades que um sistema apresente estas têm que ser validades por ferramentas que estejam à altura. O sistema de monição é constituído pela unidade driver topo de gama Stax SRM-727 MKII e, especialmente, pelos super auscultadores Stax SR-007 (Ómega) MKII.

Monição com auscultadores é que (para mim) não funciona. Já o experimentei e não fiquei nada contente com os resultados.
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 7/6/2010, 16:49

paulo_m escreveu:
Astra escreveu:Claro que por muitas potencialidades que um sistema apresente estas têm que ser validades por ferramentas que estejam à altura. O sistema de monição é constituído pela unidade driver topo de gama Stax SRM-727 MKII e, especialmente, pelos super auscultadores Stax SR-007 (Ómega) MKII.

Monição com auscultadores é que (para mim) não funciona. Já o experimentei e não fiquei nada contente com os resultados.

Eu avisei que ia haver paulada (no bom sentido, claro está).

Convidad
Convidado

Mensagem  ricardo onga-ku em 7/6/2010, 17:20

Astra escreveu:
onga-ku escreveu:
Astra escreveu:

Abraço

Mas o 15" tem.

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  ricardo onga-ku em 7/6/2010, 17:29

M Fernandes escreveu:Ricardo,

Não necessáriamente. Por exemplo a ligação S/PDIF eléctrica com as velhas RCA é muitas vezes (mesmo muitas) preferida à ligação por via óptica. E da ligação AES/EBU, é melhor nem falarmos.

Além disso, e sem conhecer a SML, ponho as mãos no fogo pela Apogee.
São os conversores que uso no estúdio, e além do preço, não tenho nenhuma razão de queixa.

Entretanto, a dica do forista Astra relativamente aos auscultadores, deu-me uma ideia para lançar aqui no forum. Desconfio que vai haver muita paulada.

Um abraço,

Mário

Caro Mário,

(Infelizmente) o que muitos audiófilos fazem para mim não serve de bitola, por variadas razões como por exemplo a influência dos media (marketing).
Além disso, se a ligação S/PDIF é usada para ligar um leitor de CDs, esse aparelho deverá (em teoria) ser imensamente mais silencioso do que um computador; para verificar esse facto, basta ligar uns headphones à saída deste último.

Por outro lado, mencionei uma série de alternativas que não julgo serem melhores nem piores, apenas alternativas igualmente credíveis e igualmente viáveis (já nem mencionei a Behringer, a Benchemark ou a M-Audio para não levantar susceptibilidades).

Um abraço,
RIcardo

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 7/6/2010, 17:31

paulo_m escreveu:
onga-ku escreveu:
paulo_m escreveu:
Astra escreveu:Qual é a alternativa que supere este nível de performance?

Provavelmente um streamer externo que funcione a pilhas, ligado a um Esoteric D-01 por canal e a um master clock Esoteric G-0Rb... Mas o preço...

Pessoalmente não sou apreciador do som da Esoteric que na minha opinião peca por excesso nos extremos de frequência.

Alternativas: DCS, Lavry, EMM, Weiss, Lynx, Prism...etc.

A sinergia é importante e essa não é uma característica da Esoteric (qual era o modelo e em que condições foi feita a audição?). Já ouvi o EMM Labs de topo num bom sistema (monoblocos Levinson 33 e Watt/Puppy 8 ) que o fazia soar algo vazio e salientando os agudos e nem por isso diria que é uma característica do "som" EMM Labs. Também já ouvi o dCS de topo e é de facto bom, mas estava com um sistema à altura (monoblocos VTL Siegfried, JM Labs Grande Utopia Be)... Todas essas audições foram feitas em sessões privadas e em salas devidamente preparadas.

Aceito que as colunas podem "mascarar" a sonoridade da electrónica.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Astra em 7/6/2010, 17:46

onga-ku escreveu:
Astra escreveu:
onga-ku escreveu:
Astra escreveu:

Abraço

Mas o 15" tem.

Lamento, mas não tem.

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  paulo_m em 7/6/2010, 17:55

Astra escreveu:
onga-ku escreveu:

Mas o 15" tem.

Lamento, mas não tem.

Como disse mais acima, tenho um MBP unibody de 15" que tem essa ranhura (modelo de Novembro de 2008).
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Astra em 7/6/2010, 18:04

paulo_m escreveu:
Astra escreveu:
onga-ku escreveu:

Mas o 15" tem.

Lamento, mas não tem.

Como disse mais acima, tenho um MBP unibody de 15" que tem essa ranhura (modelo de Novembro de 2008).

http://store.apple.com/pt/browse/home/shop_mac/family/macbook_pro?mco=MTAyNTQzMzk

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  paulo_m em 7/6/2010, 18:11

Astra escreveu:
paulo_m escreveu:
Astra escreveu:
onga-ku escreveu:

Mas o 15" tem.

Lamento, mas não tem.

http://store.apple.com/pt/browse/home/shop_mac/family/macbook_pro?mco=MTAyNTQzMzk

É teimoso. Citando:

http://en.wikipedia.org/wiki/ExpressCard#Availability

"Apple Inc. included single ExpressCard/34 slots in every MacBook Pro notebook computer from January 2006 through June 2009."

Ou, indo à fonte:

http://support.apple.com/kb/SP499
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Astra em 7/6/2010, 18:33

paulo_m escreveu:
Astra escreveu:
paulo_m escreveu:
Astra escreveu:
onga-ku escreveu:

Mas o 15" tem.

Lamento, mas não tem.

É teimoso. Citando:

http://en.wikipedia.org/wiki/ExpressCard#Availability

"Apple Inc. included single ExpressCard/34 slots in every MacBook Pro notebook computer from January 2006 through June 2009."

Ou, indo à fonte:

[url=http://support.apple.com/kb/SP499
http://support.apple.com/kb/SP499[/quote[/url]]

Não vou alimentar esta discussão desnecessariamente a informação está disponível no site da Apple.

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku em 7/6/2010, 18:44

Têm ambos razão: o modelo de 15" de 2008 tem o referido slot, os seguintes não o têm.

http://support.apple.com/kb/SP544

http://support.apple.com/kb/SP582

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  paulo_m em 7/6/2010, 18:59

onga-ku escreveu:Têm ambos razão: o modelo de 15" de 2008 tem o referido slot, os seguintes não o têm.

http://support.apple.com/kb/SP544

http://support.apple.com/kb/SP582

Amen! Era esse o meu ponto, mas acho que foi perdido no meio de tanta celeuma. As palavras "desenvolvido exclusivamente para o MBP de 17" são imprecisas, porque todos os MBP tiveram o slot, incluindo o de 13. Com a evolução dos modelos, acho que é possível que o de 17 seja também "convertido" para o slot SD, a não ser que as petições a favor da reintrodução do ExpressCard/34 vinguem.
paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 7/6/2010, 19:04

Caro Mário,

(Infelizmente) o que muitos audiófilos fazem para mim não serve de bitola, por variadas razões como por exemplo a influência dos media (marketing).
Além disso, se a ligação S/PDIF é usada para ligar um leitor de CDs, esse aparelho deverá (em teoria) ser imensamente mais silencioso do que um computador; para verificar esse facto, basta ligar uns headphones à saída deste último.

Por outro lado, mencionei uma série de alternativas que não julgo serem melhores nem piores, apenas alternativas igualmente credíveis e igualmente viáveis (já nem mencionei a Behringer, a Benchemark ou a M-Audio para não levantar susceptibilidades).

Um abraço,
RIcardo

Ricardo,

Eu não quero alimentar esta polémica.
No entanto essa afirmação de não lhe interessar o que muitos audiófilos pensam não me parece razoável. Então a opinião de quem tem experiência e sabe do assunto não lhe interessa? E também já percebi que advoga a teoria de que a maioria dos entendidos é susceptivel de ser (mal) influenciada pelos media, os quais são todos uns vendidos à indústria. O que é que para si é fidedigno? É um agnóstico militante?

Quanto às alternativas que fala, comparar Behringer, Benchmark, e M-Audio com Apogee, é a mesma coisa que comparar um supositório com um foguetão.
E olhe que eu conheço bem as alternativas que mencionou porque já trabalhei com elas. E os supositórios, especialmente os de Buscopan, também. Foguetão é que sou virgem.

Um abraço,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  Wireless em 7/6/2010, 19:21

Carissimos,

A Ultimate Audio foi pioneira em Portugal e apresentou no último AudioShow uma solução baseada com uma placa Lynx, disco estado sólido e o leitor Playback Designs (cujá secção de DAC écompatível com ficheiros 24/192khz).
O resultado final estava muito interessante (para não elaborar mais e ser acusado de parcialidade ). Existem outras opções é óbvio mas esta asseguro-vos ser de grande qualidade.

Cumprimentos
Miguel

Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 122
Ocupação : ULTIMATE AUDIO
Interesses : AUDIO
Pontos/Reputação : 21

http://www.ultimate-audio.eu

Mensagem  Convidad em 7/6/2010, 19:55

paulo_m escreveu:

Pois para mim tambêm não dá

Convidad
Convidado

Mensagem  ricardo onga-ku em 7/6/2010, 20:43

M Fernandes escreveu:Caro Mário,

Um abraço,
RIcardo

Ricardo,

Eu não quero alimentar esta polémica.
No entanto essa afirmação de não lhe interessar o que muitos audiófilos pensam não me parece razoável. Então a opinião de quem tem experiência e sabe do assunto não lhe interessa? E também já percebi que advoga a teoria de que a maioria dos entendidos é susceptivel de ser (mal) influenciada pelos media, os quais são todos uns vendidos à indústria. O que é que para si é fidedigno? É um agnóstico militante?

Quanto às alternativas que fala, comparar Behringer, Benchmark, e M-Audio com Apogee, é a mesma coisa que comparar um supositório com um foguetão.
E olhe que eu conheço bem as alternativas que mencionou porque já trabalhei com elas. E os supositórios, especialmente os de Buscopan, também. Foguetão é que sou virgem.

Um abraço,

Mário

Talvez me tenha expressado mal.
Na minha opinião, não é por ser de muitos audiófilos que uma opinião é mais válida (p.ex. a maioria dos audiófilos fica impressionada com o som das demonstrações nas feiras de audio).

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Astra em 8/6/2010, 07:51

O equipamento por mim apresentado, está nos antípodas do típico equipamento de feira uma vez que recorre, quase na totalidade, ao mercado profissional. Este é outro aspecto que só por si mereceria um tópico “equipamento audiófilo doméstico versus equipamento profissional”

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  ricardo onga-ku em 8/6/2010, 09:02

Astra escreveu:O equipamento por mim apresentado, está nos antípodas do típico equipamento de feira uma vez que recorre, quase na totalidade, ao mercado profissional. Este é outro aspecto que só por si mereceria um tópico “equipamento audiófilo doméstico versus equipamento profissional”

Caro Astra,

Sem dúvida que está mas não me referia ao seu equipamento, apenas aos audiófilos.
Aliás, basta (re)ler os meus comentários à sua mensagem inicial:

onga-ku escreveu:Parabéns pelo conjunto que deverá andar entre o que de melhor se consegue neste campo.
onga-ku escreveu:Caro Vodoo,

Quanto a tantas tralhas e tecnologias (ultra)passadas, não pode elaborar mais a coisa?
É que não percebi o que quer dizer.
onga-ku escreveu:É de facto um sistema invejável e certamente de desempenho superlativo.

O que já não percebo é que alguém inicie um tópico num fórum de audio à espera que só teçam elogios ao seu equipamento (apesar de infelizmente isso acontecer com enorme regularidade).
Como todos os outros equipamentos, o seu tem (ou terá) certamente defeitos já que nada é perfeito, há que aceitá-los e às críticas não com desportivismo mas com capacidade de as interpretar: o audio evoluído não é aquilo a que os anglófonos apelidam de pissing contest (em português, a minha é maior do que a tua).

Quanto ao tópico Doméstico vs. Profissional, faça favor de iniciar o referido tópico pois é uma área que me interessa (já que tenho ainda muitas dúvidas).

Um abraço,
Ricardo

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Convidad em 8/6/2010, 14:40

Sim Senhor Ricardo bêm escrito !!!

A mim só me faz espécie é por quê se utiliza tanto equipamento profissional e depois para ouvir com phones ???

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Astra em 8/6/2010, 15:04

Vodoo escreveu: Sim Senhor Ricardo bêm escrito !!!

A mim só me faz espécie é por quê se utiliza tanto equipamento profissional e depois para ouvir com phones ???

Abraço

Os tais phones são, provavelmente, o melhor sistema de monição existente no mercado.

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Sonik em 8/6/2010, 15:26

Para mim ouvir musica é muito mais que ouvir um ficheiro a partir de um disco rigido. É vasculhar nas lojas de discos, é a escolha do disco que se vai ouvir (seja vinil ou CD), é o contemplar da capa, todo o artwork, é desfolhar o livreto enquanto se ouve um determinado tema, é virar o disco, etc, etc. Essencialmente isto para mim faz parte do prazer de ouvir musica e fazer o mesmo a partir de um ficheiro de um PC não é a mesma coisa. A qualidade não é tudo, mesmo para um audiófilo!!! Não critico quem opta por essa via, acredito que se consiga um resultado superlativo a todos os niveis mas não me parece que seja escolha que alguma vez possa vir a tomar. Essencialmente é triste que nunca se tenha optado por apostar forte num formato fisico audio de alta definição como se fez para o video com o DVD e o Blu-Ray.
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Mensagem  Convidad em 8/6/2010, 17:46

Astra escreveu:
Vodoo escreveu: Sim Senhor Ricardo bêm escrito !!!

Abraço

Os tais phones são, provavelmente, o melhor sistema de monição existente no mercado.

Pois lá isso é, mas não é a mesma coisa

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 8/6/2010, 18:01

Sonik escreveu:Para mim ouvir musica é muito mais que ouvir um ficheiro a partir de um disco rigido. É vasculhar nas lojas de discos, é a escolha do disco que se vai ouvir (seja vinil ou CD), é o contemplar da capa, todo o artwork, é desfolhar o livreto enquanto se ouve um determinado tema, é virar o disco, etc, etc. Essencialmente isto para mim faz parte do prazer de ouvir musica e fazer o mesmo a partir de um ficheiro de um PC não é a mesma coisa. A qualidade não é tudo, mesmo para um audiófilo!!! Não critico quem opta por essa via, acredito que se consiga um resultado superlativo a todos os niveis mas não me parece que seja escolha que alguma vez possa vir a tomar. Essencialmente é triste que nunca se tenha optado por apostar forte num formato fisico audio de alta definição como se fez para o video com o DVD e o Blu-Ray.

Caro Sonik cada um têm a sua opinião, penso é que não se deve dizer desta água não beberei e reproduzir um ficheiro de um computador hoje em dia pode sêr feito da mesma forma que se ouve um CD ou um LP na mesma sentado num sofá ou noutro sitio qualquer, ou os leitores de DVD ou CD tambêm não são igualmente computadores ??
O problema é que os computadores não são é electrodomésticos da mesma forma que utilizar e afinar um gira-discos não é para qualquer um !!!
E o senhor está enganado quando diz que os formatos fisicos audio de alta definição não foram uma aposta forte das marcas, o problema é que as pessoas não foram todas a correr comprar leitores universais e de qualidade para audio, sim porque os aparelhos e os DVDs existêm não se vendem é em massa porque as pessoas não compram.
E pergunto-lhe já agora quantos HDCD´s ,XRCD´s, DVDaudios ou SACD´s o senhor ouve e desfolha o livreto por ano ??

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  manel1 em 8/6/2010, 18:20

Sonik escreveu: Essencialmente é triste que nunca se tenha optado por apostar forte num formato fisico audio de alta definição como se fez para o video com o DVD e o Blu-Ray.

Quem compra a maioria dos discos das prateleiras das grandes superfícies e lojas da especialidade não são os audiófilos, portanto quando os discos são tocados lá em casa seja CD ou SACD soa tudo igual, com a agravante de que para ouvir SACD é preciso comprar equipamento. Por outro lado, grande parte dos consumidores já têm meios de visionamento de alta definição e quem não tem gostaria de ter, pois ver em alta definição e ou não faz uma grande diferença.
A solução parece ser assegurar que os leitores bluray leiam também SACD, pois certamente num futuro mais ou menos próximo qualquer lar deverá ter leitor de Bluray, mas não estou a ver os consumidores em geral comprar leitor SACD só para ouvir música.

Cumprimentos

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2058
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2461

Mensagem  Convidad em 8/6/2010, 21:59

Caro Manel têm toda a razão, é mesmo assim e certamente irá tambêm apareçer futuramente algum tipo de BR audio ou coisa do género.
Agora já existêm é leitores de CD com DAC´s upsampling 24/192 que para alêm de CD´s audio tambêm leêm CD´s MP3 e WAV muito bêm

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  ricardo onga-ku em 9/6/2010, 08:58

Vodoo escreveu: Caro Manel têm toda a razão, é mesmo assim e certamente irá tambêm apareçer futuramente algum tipo de BR audio ou coisa do género.
Agora já existêm é leitores de CD com DAC´s upsampling 24/192 que para alêm de CD´s audio tambêm leêm CD´s MP3 e WAV muito bêm

Abraço

Na minha modesta opinião, lançar ainda mais um novo formato em suporte físico é um enorme disparate.
Para fiasco já bastaram o SACD e o DVD-Audio...

Por duas razões: a primeira é que só os doidos dos audiófilos (que são muito doidos mas poucos em número) é que vão comprar ainda mais uma edição daquele disco de que já têm uma cópia em Cassete, LP, CD, CD remastered, CD japonês, SACD e DVD-A; a segunda é que o mercado hoje vive em ficheiros, já só os doidos dos audiófilos é que ainda estão dispostos a comprar mais um equipamento electrónico para ler um novo formato enlatado em discos de policarbonato.

Além disso, como as camadas mais jovens representam uma enorme maioria daqueles que compram e ouvem música, o cons(umism)o das classes com (alguma) capacidade financeira (ou de recurso a empréstimo) está hoje direccionado para a imagem, para a reprodução doméstica de cinema e, por falta de tempo ou de babysitting para ir às salas, para as séries de televisão.

Ainda recentemente o cineasta Fernando Lopes dizia que a crescente qualidade das séries televisivas se deve ao facto dos adultos terem deixado de ir ao cinema, o que levou à deslocação de orçamentos e criativos do cinema para a televisão.

O CD tem no seu maior defeito a frequência de amostragem de 44.100Hz que foi definida pela tecnologia disponível à época da sua criação (PAL).
E apesar da qualidade limitada serve o seu propósito para audiófilos bastante exigentes.
Como actualmente as gravações são efectuadas com bit rates e frequências de amostragem muito superiores é ainda assim possível obter melhor qualidade em Redbook CD do que na altura do advento desta tecnologia.

Pessoalmente gosto de percorrer as caixas, de me dirigir à secção onde tenho arrumado o tipo de música que me apetece ouvir e "folhear" manual ou mentalmente os álbuns em busca daquele que irá tocar.
Mas o ser humano tem uma enorme capacidade de adaptação e penso que será fácil ajustar-me a um bom software de organização de música.
E a indiscutivelmente melhor qualidade de som é um aliciante muito apetecível.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte