O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

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O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Astra em 3/6/2010, 12:02

Com a disponibilidade para download de ficheiros musicais em alta resolução (24bits 192KHz) a utilização de computadores como fonte de som de alta qualidade em sistemas estéreo, ainda que mal vista pelos audiófilos empedernidos, faz cada vez mais sentido. O que eu gostaria de ver discutido neste tópico é a experiência de cada um nesta forma de reprodução musical que, quer queiramos quer não, vai ser o futuro.

A minha abordagem a este tema é a seguinte:

Fonte:
-Apple MacBook Pro. 17 pol.
-LaCie 2big Quadra 2T




Conversor:
-Apogee Rosetta 200 (24bit/192KHz AD & DA)
-Apogee Big Ben Master Clock




Comunicação MacBook/Conversor:
-Apogee Symphony Mobile Link




Gravador Digital:
-Tascam DV-RA1000HD




Cabos:
-Apogee Wyde Eye AES/EBU (Em ligação digital dupla)
-Apogee Wyde Eye BNC Word Clock
-Sommer Cable Epilogue XLR




Monição:
-Stax SR-007 MKII
-Stax SRM-727II


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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  ricardo onga-ku em 3/6/2010, 13:41

Caro Astra,

Parabéns pelo conjunto que deverá andar entre o que de melhor se consegue neste campo.

Mas pergunto-me para que serve esse gravador da Tascam quando se tem a possibilidade de efectuar registos directos para o disco rígido.
É para oferecer gravações aos amigos?

Cumprimentos,
onga-ku

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  luis lopes em 3/6/2010, 13:58

bem,.... quase parece um posto de radio.
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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Convidad em 3/6/2010, 14:30


He He He He !!!!

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Pierre em 3/6/2010, 15:46

Faz cada vez mais sentido é ter suportes físicos de música.
O Ser Humano gosta de coisas palpáveis... que é para apalpá-las bem!!!!
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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  bluemonday em 3/6/2010, 16:43

este sistema é qualquer coisa ... jitter por aí deve ser quase nulo. No futuro penso em evoluir para algo assim. Não sei se tem experiencia com outros DACs com tipologias semelhante nomeadamente o mais acessível e em tempos muito falado : RME ADI2 ?

Já agora que software usa como player e burner no ambiente OSX ?
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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  ricardo onga-ku em 3/6/2010, 16:57

Pierre escreveu:Faz cada vez mais sentido é ter suportes físicos de música.
O Ser Humano gosta de coisas palpáveis... que é para apalpá-las bem!!!!

O problema é que um ficheiro de computador, um WAV (Windows) ou AIFF (Mac OS) por exemplo, quando é transferido do disco rígido para um CD necessita de ser convertido e as perdas são inevitáveis.

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Convidad em 3/6/2010, 17:37

Pois é Caro Onga-ku por isso se são ficheiros HD o melhor é mesmo correr de um disco ou então gravar um DVD Audio

E já agora gostaria de perguntar ao Forista Astra, se é que já não perguntei noutro forum á uns meses atrás para que raio é necessário tanta tralha para ouvir música de um computador ??
É que a mim me pareçe é que essa tecnologia não é do futuro mas sim do passado



Abraço

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  ricardo onga-ku em 3/6/2010, 18:01

Vodoo escreveu: Pois é Caro Onga-ku por isso se são ficheiros HD o melhor é mesmo correr de um disco ou então gravar um DVD Audio

E já agora gostaria de perguntar ao Forista Astra, se é que já não perguntei noutro forum á uns meses atrás para que raio é necessário tanta tralha para ouvir música de um computador ??
É que a mim me pareçe é que essa tecnologia não é do futuro mas sim do passado



Abraço

Caro Vodoo,

Se gravar para DVD Audio o ficheiro não será também convertido?
Em acaso afirmativo também aí haverá perdas...

Quanto a tantas tralhas e tecnologias (ultra)passadas, não pode elaborar mais a coisa?
É que não percebi o que quer dizer.

Abraço,
Ricardo

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Convidad em 3/6/2010, 18:18

Caro Ricardo não vejo onde possa haver perdas na conversão para DVD audio, eventualmente poderá haver no downsampling para 16/44.1, e nesse caso têm razão.
Relativamente ao resto da tecnologia já voltarei a abordar o assunto possivelmente mais logo.

E Caro Ricardo terei todo o gosto em lhe enviar um destes dias algo gravado por mim para o Sr. ouvir em sua casa para depois dizer de sua justiça, quando quizer mande MP .



Abraço

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  ricardo onga-ku em 3/6/2010, 18:37

Vodoo escreveu: Caro Ricardo não vejo onde possa haver perdas na conversão para DVD audio, eventualmente poderá haver no downsampling para 16/44.1, e nesse caso têm razão.
Relativamente ao resto da tecnologia já voltarei a abordar o assunto possivelmente mais logo.

E Caro Ricardo terei todo o gosto em lhe enviar um destes dias algo gravado por mim para o Sr. ouvir em sua casa para depois dizer de sua justiça, quando quizer mande MP .



Abraço

Caro Vodoo,

Obrigado pela oferta, que ouvirei com todo o gosto. Depois mando MP.
Que tipos de gravação é que efectua?

Quanto à conversão, a perda é feita de AIFF (Audio Interchange File Format) ou WAV (Waveform Audio File Format) para Redbook, mesmo com ficheiros 16/44,1:

Audio CDs do not use WAV as their sound format, using instead Red Book audio. The commonality is that both audio CDs and WAV files have the audio data encoded in PCM. WAV is a data file format for a computer to use that can't be understood by CD players directly. To record WAV files to an Audio CD the file headers must be stripped and the remaining PCM data written directly to the disc as individual tracks with zero-padding added to match the CD's sector size.

Será que quando gravamos estes ficheiros para DVD-A se passa o mesmo?

Até já,
Ricardo

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Convidad em 3/6/2010, 18:59

caro Astra
tens aí uma artilharia que até faz levantar o sobrolho a este velho do restelo!
que pena eu estar longe...
palavra que ainda gostava de ouvir isso...

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Nuno-remix em 3/6/2010, 20:52

tambem gostaria de ouvir , muita curiosidade...
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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Convidad em 3/6/2010, 22:09

Sr.Ricardo realmente voçê está correcto na sua afirmação, eu á pouco entendi que estava a dizer que convertendo (Ripando) para o disco rígido haveria perdas e não o contrário.
É realmente não existe ainda nenhum formato comercial tão eficaz como os formatos de audio HD de computador, formatos esses que apenas têm limite de qualidade por causa do hardware existente conforme já discutimos anteriormente neste mesmo forum noutro tópico.
Estes formatos de audio podem sêr a 16,24 e 32bits e futuramente até poderão sêr a 64Bits,etc.
Ora perante esta nova ordem das coisas quando se começa a ouvir música de ficheiros HD começamos a entrar noutra dimensão onde depois já não queremos regredir, não é assim ??
Mas isto tambêm nos coloca outro problema que é a qualidade dos amplificadores e o resto da cadeia final que vai enviar a informação aos nossos ouvidos, e ai é que a porca por vezes torçe o rabo e a classA marca a diferênça !!!!

The data samples can be 8-bit, 16-bit, 24-bit, 32-bit. The data can be uncompressed (like PCM) or compressed (like MP3). The different audio decompressors take care of the compressed sound data, and the different sound output devices can 'play' this data. Also, the sound data can be converted from one format to another using different ACMs (Audio Compression Managers).


Abraço e boas audições


Última edição por Vodoo em 3/6/2010, 22:28, editado 1 vez(es)

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  ricardo onga-ku em 3/6/2010, 22:18

Vodoo escreveu: Sr.Ricardo realmente voçê está correcto na sua afirmação, eu á pouco entendi que estava a dizer que convertendo (Ripando) para o disco rígido haveria perdas e não o contrário.
É realmente não existe ainda nenhum formato comercial tão eficaz como os formatos de audio HD de computador, formatos esses que apenas têm limite de qualidade por causa do hardware existente conforme já discutimos anteriormente neste mesmo forum noutro tópico.
Estes formatos de audio podem sêr a 16,24 e 32bits e futuramente até poderão sêr a 64Bits,etc.
Ora perante esta nova ordem das coisas quando se começa a ouvir música de ficheiros HD começamos a entrar noutra dimensão onde depois já não queremos regredir, não é assim ??
Mas isto tambêm nos coloca outro problema que é a qualidade dos amplificadores e o resto da cadeia final que vai enviar a informação aos nossos ouvidos, e ai é que a porca por vezes torçe o rabo e a classA marca a diferênça !!!!

Abraço e boas audições

64bits affraid

Se 1 minuto a 24/96 ocupa cerca de 33megas imagino o que será quando chegarmos aos 64bits...

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  paulo_m em 3/6/2010, 22:26

onga-ku escreveu:Quanto à conversão, a perda é feita de AIFF (Audio Interchange File Format) ou WAV (Waveform Audio File Format) para Redbook, mesmo com ficheiros 16/44,1:

Audio CDs do not use WAV as their sound format, using instead Red Book audio. The commonality is that both audio CDs and WAV files have the audio data encoded in PCM. WAV is a data file format for a computer to use that can't be understood by CD players directly. To record WAV files to an Audio CD the file headers must be stripped and the remaining PCM data written directly to the disc as individual tracks with zero-padding added to match the CD's sector size.

Será que quando gravamos estes ficheiros para DVD-A se passa o mesmo?

Até já,
Ricardo

Que eu saiba, não existe perda nenhuma entre ficheiros 16/44.1 (AIFF, WAV, FLAC, etc) e Red Book. Independentemente da estrutura da informação nos vários formatos, a quantidade de informação é preservada na conversão entre eles, logo não introduzindo diferenças nenhumas.
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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Convidad em 3/6/2010, 22:46

Pois é !!!

De qualquer forma aqui ficam as diferênças entre vários formatos FLAC and MP3, Lossless vs Lossy


Lossy Format
This means when you rip a CD, you lose audio data and quality. The most common lossy file is MP3.

Lossless Format
This means when you rip a CD, it is an exact audio copy and you lose no quality. The most common type of lossless files are FLAC and WMA Lossless. A good comparison of lossless formats can be found here.

Will you be able to hear a difference between lossy and lossless?
Depending on what you use to play your music, what your speakers/headphones are, and how good your ears are, you may or may not notice a difference between them. Some people, however, cannot hear the difference between them even on the highest end of hardware.

Does my player support lossless?
Some portable music players (iPods, Zunes, etc) will not play certain lossless formats. You should check to see if your player can handle it, and what lossless format your player likes best. Foobar and Winamp should be able to play all type of lossless formats, however WMP11 will only play WMA Lossless.

Lossless is more future proof than Lossy
The best thing about the lossless format is that you can convert FLAC to WMA Lossless and back to FLAC as many times as you want without losing any quality. The same goes for any lossless format. With lossy format (MP3) each time you convert you lose quality and cannot get it back.












Abraço

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  ricardo onga-ku em 4/6/2010, 08:50

paulo_m escreveu:
onga-ku escreveu:Quanto à conversão, a perda é feita de AIFF (Audio Interchange File Format) ou WAV (Waveform Audio File Format) para Redbook, mesmo com ficheiros 16/44,1:

Audio CDs do not use WAV as their sound format, using instead Red Book audio. The commonality is that both audio CDs and WAV files have the audio data encoded in PCM. WAV is a data file format for a computer to use that can't be understood by CD players directly. To record WAV files to an Audio CD the file headers must be stripped and the remaining PCM data written directly to the disc as individual tracks with zero-padding added to match the CD's sector size.

Será que quando gravamos estes ficheiros para DVD-A se passa o mesmo?

Até já,
Ricardo

Que eu saiba, não existe perda nenhuma entre ficheiros 16/44.1 (AIFF, WAV, FLAC, etc) e Red Book. Independentemente da estrutura da informação nos vários formatos, a quantidade de informação é preservada na conversão entre eles, logo não introduzindo diferenças nenhumas.

Bom dia Mário Paulo,

Conforme vem referido na citação da Wikipedia que inseri acima, para gravar ficheiros WAV ou AIFF num Audio CD é necessário remover alguma informação pelo que existe de facto alteração ao ficheiro, ainda que aparentemente essa informação não esteja relacionada com som.
Se afecta ou não a reprodução, isso já não sei precisar porque não efectuei nenhum teste comparativo bit by bit (falta-me vontade e paciência para o fazer) mas por "defeito" prefiro achar que essas conversões não são lossless.

Um abraço,
Ricardo


Última edição por onga-ku em 4/6/2010, 11:07, editado 1 vez(es)

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Convidad em 4/6/2010, 09:36

Bom dia Mário,

Conforme vem referido na citação da Wikipedia que inseri acima, para gravar ficheiros WAV ou AIFF num Audio CD é necessário remover alguma informação pelo que existe de facto alteração ao ficheiro, ainda que aparentemente essa informação não esteja relacionada com som.
Se afecta ou não a reprodução, isso já não sei precisar porque não efectuei nenhum teste comparativo bit by bit (falta-me vontade e paciência para o fazer) mas por "defeito" prefiro achar que essas conversões não são lossless.

Um abraço,
Ricardo



Bom Dia Ricardo,

Reparo que finalmente encontrou um Mário com o qual consegue trocar opiniões sobre matéria digital. Fico contente.

Aqui para o lado dos Olivais, tem sido um fartote de vinil. Nem dá tempo para postar nada.

Abraço,

Mário Vinil

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  ricardo onga-ku em 4/6/2010, 09:42

M Fernandes escreveu:Bom dia Mário,

Conforme vem referido na citação da Wikipedia que inseri acima, para gravar ficheiros WAV ou AIFF num Audio CD é necessário remover alguma informação pelo que existe de facto alteração ao ficheiro, ainda que aparentemente essa informação não esteja relacionada com som.
Se afecta ou não a reprodução, isso já não sei precisar porque não efectuei nenhum teste comparativo bit by bit (falta-me vontade e paciência para o fazer) mas por "defeito" prefiro achar que essas conversões não são lossless.

Um abraço,
Ricardo



Bom Dia Ricardo,

Reparo que finalmente encontrou um Mário com o qual consegue trocar opiniões sobre matéria digital. Fico contente.

Aqui para o lado dos Olivais, tem sido um fartote de vinil. Nem dá tempo para postar nada.

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Oops! Embarassed Rolling Eyes silent

Mas não falhei por muito já que ambos têm colunas de painel e um home studio... Razz

P.S.: sortudo! ("Aqui para o lado dos Olivais, tem sido um fartote de vinil. Nem dá tempo para postar nada.")

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Convidad em 4/6/2010, 11:24


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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  paulo_m em 4/6/2010, 11:45

onga-ku escreveu:Bom dia Mário Paulo,

Conforme vem referido na citação da Wikipedia que inseri acima, para gravar ficheiros WAV ou AIFF num Audio CD é necessário remover alguma informação pelo que existe de facto alteração ao ficheiro, ainda que aparentemente essa informação não esteja relacionada com som.
Se afecta ou não a reprodução, isso já não sei precisar porque não efectuei nenhum teste comparativo bit by bit (falta-me vontade e paciência para o fazer) mas por "defeito" prefiro achar que essas conversões não são lossless.

Um abraço,
Ricardo

Temos de definir então o que se entende por lossless e o que é "perdido". As informações retiradas são as do cabeçalho (número de canais, frequência de amostragem, bitrate, chunks, etc), que são desnecessárias no formato red book, já que na prática este usa valores fixos tornando o cabeçalho redundante. Como diz o resumo, a informação PCM (i.e. o valor de cada sample de 16 bits e aquilo que estritamente constitui a onda sonora) é rigorosamente a mesma.

Dizer que esses formatos são lossy é a mesma coisa que dizer que um carro sem um dashboard completo tem menos "motor" ou que copiar um ficheiro txt para dentro do Word altera o conteúdo. As alterações dão-se no que "está à volta".
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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  ricardo onga-ku em 4/6/2010, 11:50

paulo_m escreveu:
onga-ku escreveu:Bom dia Mário Paulo,

Conforme vem referido na citação da Wikipedia que inseri acima, para gravar ficheiros WAV ou AIFF num Audio CD é necessário remover alguma informação pelo que existe de facto alteração ao ficheiro, ainda que aparentemente essa informação não esteja relacionada com som.
Se afecta ou não a reprodução, isso já não sei precisar porque não efectuei nenhum teste comparativo bit by bit (falta-me vontade e paciência para o fazer) mas por "defeito" prefiro achar que essas conversões não são lossless.

Um abraço,
Ricardo

Temos de definir então o que se entende por lossless e o que é "perdido". As informações retiradas são as do cabeçalho (número de canais, frequência de amostragem, bitrate, chunks, etc), que são desnecessárias no formato red book, já que na prática este usa valores fixos tornando o cabeçalho redundante. Como diz o resumo, a informação PCM (i.e. o valor de cada sample de 16 bits e aquilo que estritamente constitui a onda sonora) é rigorosamente a mesma.

Dizer que esses formatos são lossy é a mesma coisa que dizer que um carro sem um dashboard completo tem menos "motor" ou que copiar um ficheiro txt para dentro do Word altera o conteúdo. As alterações dão-se no que "está à volta".

A minha postura (de des-crença) permanece inalterada até prova em contrário. Cool
O jitter também foi "ignorado" nos primórdios do CD.

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  paulo_m em 4/6/2010, 14:14

onga-ku escreveu:A minha postura (de des-crença) permanece inalterada até prova em contrário. Cool
O jitter também foi "ignorado" nos primórdios do CD.

É um mau exemplo... O Ricardo está a confundir a moldura com o quadro. Mas pronto, está no seu direito.
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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  JVH_HIFICLUBE em 4/6/2010, 14:19

Se querem ouvir música em alta resolução até 192kHz, directamente do portátil, com um mínimo de jitter, contactem o Miguel Carvalho da Ultimate Audio, perguntem por uma coisa barata chamada M2Tech HiFace e são capazes de ter a surpresa das vossas vidas...

Saudações audiófilas

JVH
P.S E lembrem-se que fui que disse...

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Convidad em 4/6/2010, 14:28

paulo_m escreveu:
onga-ku escreveu:Bom dia Mário Paulo,

Conforme vem referido na citação da Wikipedia que inseri acima, para gravar ficheiros WAV ou AIFF num Audio CD é necessário remover alguma informação pelo que existe de facto alteração ao ficheiro, ainda que aparentemente essa informação não esteja relacionada com som.
Se afecta ou não a reprodução, isso já não sei precisar porque não efectuei nenhum teste comparativo bit by bit (falta-me vontade e paciência para o fazer) mas por "defeito" prefiro achar que essas conversões não são lossless.

Um abraço,
Ricardo

Temos de definir então o que se entende por lossless e o que é "perdido". As informações retiradas são as do cabeçalho (número de canais, frequência de amostragem, bitrate, chunks, etc), que são desnecessárias no formato red book, já que na prática este usa valores fixos tornando o cabeçalho redundante. Como diz o resumo, a informação PCM (i.e. o valor de cada sample de 16 bits e aquilo que estritamente constitui a onda sonora) é rigorosamente a mesma.

Dizer que esses formatos são lossy é a mesma coisa que dizer que um carro sem um dashboard completo tem menos "motor" ou que copiar um ficheiro txt para dentro do Word altera o conteúdo. As alterações dão-se no que "está à volta".

Bêm concreta essa explicação ,

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Convidad em 4/6/2010, 14:29

JVH_HIFICLUBE escreveu:Se querem ouvir música em alta resolução até 192kHz, directamente do portátil, com um mínimo de jitter, contactem o Miguel Carvalho da Ultimate Audio, perguntem por uma coisa barata chamada M2Tech HiFace e são capazes de ter a surpresa das vossas vidas...

Saudações audiófilas

JVH
P.S E lembrem-se que fui que disse...

He He He,


Abraço

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  Convidad em 4/6/2010, 14:33

onga-ku escreveu:
paulo_m escreveu:
onga-ku escreveu:Bom dia Mário Paulo,

Conforme vem referido na citação da Wikipedia que inseri acima, para gravar ficheiros WAV ou AIFF num Audio CD é necessário remover alguma informação pelo que existe de facto alteração ao ficheiro, ainda que aparentemente essa informação não esteja relacionada com som.
Se afecta ou não a reprodução, isso já não sei precisar porque não efectuei nenhum teste comparativo bit by bit (falta-me vontade e paciência para o fazer) mas por "defeito" prefiro achar que essas conversões não são lossless.

Um abraço,
Ricardo

Temos de definir então o que se entende por lossless e o que é "perdido". As informações retiradas são as do cabeçalho (número de canais, frequência de amostragem, bitrate, chunks, etc), que são desnecessárias no formato red book, já que na prática este usa valores fixos tornando o cabeçalho redundante. Como diz o resumo, a informação PCM (i.e. o valor de cada sample de 16 bits e aquilo que estritamente constitui a onda sonora) é rigorosamente a mesma.

Dizer que esses formatos são lossy é a mesma coisa que dizer que um carro sem um dashboard completo tem menos "motor" ou que copiar um ficheiro txt para dentro do Word altera o conteúdo. As alterações dão-se no que "está à volta".

A minha postura (de des-crença) permanece inalterada até prova em contrário. Cool
O jitter também foi "ignorado" nos primórdios do CD.

Ao Outro tambêm o decapitaram por dizer que a Terra era esférica !!!


Mas de qualquer forma Sr. Ricardo quêm perde mesmo é voçê por ainda não disfrutar de tal tecnologia, He He He !!!!



Abraço

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  ricardo onga-ku em 4/6/2010, 14:52

Vodoo escreveu:
onga-ku escreveu:
paulo_m escreveu:
onga-ku escreveu:Bom dia Mário Paulo,

Conforme vem referido na citação da Wikipedia que inseri acima, para gravar ficheiros WAV ou AIFF num Audio CD é necessário remover alguma informação pelo que existe de facto alteração ao ficheiro, ainda que aparentemente essa informação não esteja relacionada com som.
Se afecta ou não a reprodução, isso já não sei precisar porque não efectuei nenhum teste comparativo bit by bit (falta-me vontade e paciência para o fazer) mas por "defeito" prefiro achar que essas conversões não são lossless.

Um abraço,
Ricardo

Temos de definir então o que se entende por lossless e o que é "perdido". As informações retiradas são as do cabeçalho (número de canais, frequência de amostragem, bitrate, chunks, etc), que são desnecessárias no formato red book, já que na prática este usa valores fixos tornando o cabeçalho redundante. Como diz o resumo, a informação PCM (i.e. o valor de cada sample de 16 bits e aquilo que estritamente constitui a onda sonora) é rigorosamente a mesma.

Dizer que esses formatos são lossy é a mesma coisa que dizer que um carro sem um dashboard completo tem menos "motor" ou que copiar um ficheiro txt para dentro do Word altera o conteúdo. As alterações dão-se no que "está à volta".

A minha postura (de des-crença) permanece inalterada até prova em contrário. Cool
O jitter também foi "ignorado" nos primórdios do CD.

Ao Outro tambêm o decapitaram por dizer que a Terra era esférica !!!


Mas de qualquer forma Sr. Ricardo quêm perde mesmo é voçê por ainda não disfrutar de tal tecnologia, He He He !!!!



Abraço

Qual tecnologia, meu caro Vodoo?

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"O homem, uma vez abdicando da razão,
não tem defesa contra o absurdo, a monstruosidade,
e tal como um navio sem leme fica à mercê dos ventos.
A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

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Re: O Computador Como Fonte de Som de Alta Qualidade

Mensagem  ricardo onga-ku em 4/6/2010, 14:56

JVH_HIFICLUBE escreveu:Se querem ouvir música em alta resolução até 192kHz, directamente do portátil, com um mínimo de jitter, contactem o Miguel Carvalho da Ultimate Audio, perguntem por uma coisa barata chamada M2Tech HiFace e são capazes de ter a surpresa das vossas vidas...

Saudações audiófilas

JVH
P.S E lembrem-se que fui que disse...

Como alternativa a um cabo óptico... Eu optaria por este último.

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não tem defesa contra o absurdo, a monstruosidade,
e tal como um navio sem leme fica à mercê dos ventos.
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