FBatista

Ir em baixo

FBatista

Mensagem  FBatista em 3/6/2010, 00:02

Boas,

desde já as minhas desculpa se eventualmente não respeitar a forma de apresentação no forum. Tentarei ser o mais completo possível.

Sou de Lisboa, tenho 30 anos e gosto de música numa apetência muito transversal. De tudo um pouco portanto, com algumas poucas, mas veementes excepções.

A artilharia com que co-habito é :

Prato Thorens TD 145 com cabeça Ortofon VMS-20E ( de resto virgem, AKA não modificado)
Pré QUAD 33 303 (virgem imaculado)
Amp Quad 405 (idem)
Cantantes Sansui SP2000 (idem)

Todos estes componentes como podem ver, são mais velhos que eu mesmo, sendo que cedo me apercebi (desde míudo) que a coisa era mais ou menos fina (e bruta no que toca ao 405).

Depois, ligado a uma placa de som de PC tenho um Harman Kardon HK6100 (comprado avariado e em 2ª mão - uma boa aquisição depois de ser reparado na Nevisom)

Em termos de Hifi é td o que tenho. Penso que não valerá a pena referir fontes uma vez que existem mas não são nada de especial.
A justificar isto está o facto de ser um power user de MP3, ao que, cedo rejeitei o fomato CD, rendido inicialmente ao formato PCM (WAV) e posteriormente ao formato MP3. Aqui sim, mantenho cerca de 300GB de música, uniformemente identificada e catalogada.

A justificar a existência do TD145 está uma boa colecção de música clássica herdada do meu pai; e que felizmente além de ter herdado, desde cedo, o gosto pela música clássica, faz também as minhas delícias.

Numa outra vertente da Alta-Fidelidade sou adepto discreto do Car Audio. Não vibrando pelo culto limito-me a guardar para mim este potente prazer móvel. A piada aqui reside em ter um carro suficientemente bom para merecer Car Audio e suficientemente velho para se render ao devaneio DIY com critério e qualidade de montagem (Madeiras e Eléctrica)
Resumo assim o seguinte material :
Fonte : Kenwood KDC 8044BTU
Amplificador : Harman Kardon CA 470 (adquirido em 2ª mão)
Amplificador SUB : Hifonics Brutus Bxi1600MKii
SUB : 12" MB QUART PWE 304 (adquirido em 2ª mão, caixa selada 60Lts)
Colunas : par de Magnat XTS 216 (vias separadas 16cm em caixa selada)

Lembro-me agora (por ter andado a cuscar as outras apresentações ehehhe) que já tive uma banda, pois. Era baixista. Entretanto, ao fim de 4 anos desisti pois, na falta de tempo para investir nesta vertente, preferi desfazer-me do instrumento e viver da Saudade de tocar, do que da frustração de não ter tido tempo para evoluir. Mantenho ainda um Inglês Carlsbro de 500W (adquirido em 2ª mão), Combo de caixa modificada : adição de 2 tweeters(cornetas) com filtro 6db/oct e forro a lã de Vidro do interior da caixa (reflexiva). Certamente, assim que a Vida permitir, tocar baixo voltará a pertencer à minha humilde lista de pecados.

Enfim resumindo : não obstante o gosto pela música em estilos mt variados, o meu gosto pela alta-fidelidade tem mais a ver com Pré-Amplificação, amplificação e acústica e menos a ver com "pureza" de fontes.
Em termos técnicos a minha postura é de eterno aprendiz e experimentador de conhecimentos adquiridos na minha formação em Engenharia Electrotécnica.

E não é que tudo tendo um fim, acaba por aqui a minha apresentação neste fórum.
Agora é apreciar e ser apreciado, assim espero !

Cumprimentos,
FBatista

Última edição por FBatista em 3/6/2010, 00:16, editado 2 vez(es) (Razão : adicionar informação)
FBatista
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 48
Pontos/Reputação : 102

Re: FBatista

Mensagem  Orion em 3/6/2010, 00:57

FBatista escreveu:...Agora é apreciar e ser apreciado, assim espero !

Cumprimentos,
FBatista

Bem vindo caro Batista e que faça jus às suas palavras e se divirta por cá .

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4623
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2572

Mensagem  Paulo André em 3/6/2010, 01:09

Bem vindo ao forum

Sistema
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + PS3
Fonte analógica: Thorens TD160MKII + Rega Bias + Norbert c/ regulação RIAA
Fontes digitais: Pioneer PD-S703 + Sony ST-SA3ES + Sony MDS-JB930QS
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5966
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Pontos/Reputação : 3208

Mensagem  Elso em 3/6/2010, 09:30

Muito bem vindo.
Elso
Elso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1014
Ocupação : Muito ocupado
Interesses : Capri/2CV/Carocha/Road King/Baterias e muita musica
Pontos/Reputação : 594

Mensagem  vlopes em 3/6/2010, 09:32

vlopes
vlopes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 510
Ocupação : Gestor
Pontos/Reputação : 673

Mensagem  luis lopes em 3/6/2010, 12:27

bem vindo ao forum.
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  FBatista em 3/6/2010, 19:16

Caros Amigos,

Agradeço tão calorosa recepção.

Acuso desde já ser o ilustre possuidor de velharias. Mas, mesmo sendo "coisa fina" já não se livram aos sinais do tempo que passa. Felizmente que tudo se resume a sujidade nos potenciómetros do 33 303 e sujidade nos comutadores de filtro das SP2000. Algo que até aqui se resolve com spray de limpeza de contactos e pimenta nos 'knobs'.

Mas, em essência nada disto tem Vida a não ser pelo que lá "botamos" a tocar. Nem a propósito, ontem, no seguimento de uma limpeza de potenciometros ao 33 303, tive posteriormente necessidade de verificar a qualidade do arranjo, especificamente nos agudos. Não me pude virar para violinos, em vinil de música clássica, por razões de insuficiência (o 'clear' de agudos de uma das SP2000 anda à mercê do 'natural' da idade do comutador, que acusa alguma sujidade e mau contacto). Tive então que me virar para o Digital do CD e, acabei por descobrir na também breve colecção de meu pai, um belíssimo de Rao Kyao de (1997 - Navegantes) acompanhado por um mais que satisfatório naipe Jazzistico Português. Sim, ficou aprovado o arranjo e ficou-me como sugestão musical de fim-de-semana.

FBatista
FBatista
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  SOUND em 3/6/2010, 21:11

Caro Fbatista, seja bem vindo ao forum
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  BVG em 4/6/2010, 08:03

BVG
BVG
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 312
Ocupação : Consultor Informático
Interesses : Música / Fotografia b&w
Pontos/Reputação : 539

Mensagem  FBatista em 7/6/2010, 23:21

Pois,

enquanto míudo lembro-me da figura do Rao Kyao e de o achar pouco POP, vamos lá ; Absolutamente : a sua música suscitar em mim qualquer interesse, era sonante e pouco mais. Como aconteceu com tantas outros artistas, se há coisas em que a idade não perdoa é (também) na maturidade necessária para reconhecer talento onde ele existe. Pura falta de coincidência é a de não me ter dedicado ainda à extensa discografia de Rao Kyao. Fica para já em Agenda e certamente que da minha parte será cumprido.

Bem, passando do soft ao hardware musical, intrigado que fiquei da minha última experiência de casar amplificadores e prés e colunas, voltei a desafiar as Sansui SP2000 a uma voltinha de HK6100 num tarde audiofila - e aqui passo a grande falta de humildade.

Este HK6100 surge em 2ª mão, estando eu à procura de um amplificador para ligar a um normalíssimo PC e a umas relativamente velhas colunas Sony de 2 vias, (pois que a coisa com o tempo levaria, levará a um par de colunas mais à altura). Surge em 2ª mão e avariado para que o azar não viesse só Smile naturalmente que com o meu conhecimento. Nem dou tempo de me armar em carapau de corrida, segue imediatamente de charóla para a Nevisom, onde lhe fizeram uma reparação e breve revisão. Tudo bem ! Experimentado e a funcionar !

Bem devo prosseguir dizendo que poucas referências tenho em termos comparativos com material o$ten$ivamente de topo. Nestes termos td se resume à combinação QUAD 33, 405 e Sansui SP2000. E aqui não foi preciso esperar vencer as idades infantil e da puberdade para lhes reconhecer o casamento perfeito, durante breves, brevíssimas audições entre a vinda da escola e o almoço de minha mãe, às escondidas do pai. Perfeito, porque é-me francamente difícil destronar as SP2000 com o 405. Outra coisa não seria de esperar com uma educação auditiva tão rígida, de tão selectiva que foi. Nem o Marketing de marca me levaria na cantiga por muito aveludada que soasse. Não chego a ser dogmático! Gostava efectivamente de poder ouvir sistemas de topo.

E agora ? Nem como velha alcoviteira consegui que o HK6100 desse ao menos 2 dedos de prosa com as SP2000, em Digital ou Analógico como quisessem, desde que se entendessem. É impressionante como o dito morre no regaço das SP2000. A boa litragem que o HK6100 teve anteriormente, em oxigenar 1 par de Sony 3 vias (já bem conhecidas minhas - que para não se constiparem mereceram da minha atenção um casaquinho de Vison (leia-se lã de Vidro no seu interior) ) escapa-se como que por respiração cutânea nas SP2000.

Chegado ao Intermezzo: grande parte do que havia sentido no HK6100 com as Sony SS-H801V (3 vias que muito bem conheço) : de grave, voz e brilho expressivo e equilibrado; e fundamentalmente na separação estéreofónica, deveras interessante no HK ; deixam-no completamente absorto sem sucesso perante as SP2000.

"...and now for Something completelly different" : o ladrão do HK6100 com as sony SS-H801V só falta ter imagem a cores. É coerentemente o que não é com as SP2000. Essencialmente : a envolvência, equilíbrio entre bandas e a imagem estéreofónica majorada do HK6100 estão lá.

Sobre isto e sobre o HK6100 gostava portanto, que leitores das baboseiras que escrevo, comentassem. Técnicamente e contextualmente sei pouco deste amplificador : será da época de 1990, integrado, 45w em pele de ovelha e pouco mais sei. Desconheço da sua reputação perante outras máquinas da época ou que cantantes poderei acoplar neles.

Melhores cumprimentos,
FBatista

PS - Aqui fica uma imagem dos ditos :
HK6100
Sony SS-H801V
Sansui SP2000
FBatista
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Fernando Novais em 13/6/2010, 10:02

Seja bem vindo
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  manel1 em 13/6/2010, 11:58

Bem vindo Batista cheers

manel1

Número de Mensagens : 2064
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2463

Mensagem  FBatista em 27/1/2012, 21:47

Bom, muita coisa tem mudado desde o meu último post no tópico da minha apresentação.

No que toca a este forum e a mim, apenas a falta de tempo para participar.

Recentes aquisições : para reviver colecção de cd's Mp3 e Audio

Leitor CD's : Harman Kardon HD980 ligado ao amplificador HK6100 e colunas Sony SS-H801V.

Continua a não me preocupar absolutamente nada o status banal destas colunas. Instaladas em prateleiras distintas a não mais de 3 mts uma da outra e cerca de 1,60 do chão e afastadas da parede cerca de 10cm. Porquê ? Porque sim ! Talvez para não chatear os vizinhos !

O HK tem forçosamente que se esconder a 1/3 do volume, atenuação moderada de agudos [-5....(-2)....+5], atenuação breve de graves [-5....(-1)....+5] e naturalmentem sem qualquer reforço no subsonico. As Sony SS são pequenas e trabalhadoras, vestindo cada uma o seu casaco de vison no interior (forradas a lã de vidro). As SS batem em todas as frentes e satisfazem plenamente a mim que sou uma pessoa que não suporto faltas às frequências, mas que também dispensa exageros no estilo de música errado.

Em relação ao Leitor de CD's HD980 só tenho a dizer bem e destaco algumas características que me parecem de interesse : permite navegação entre pastas MP3 sem recurso a imagem, óptima relação sinal-ruido, óptima separação de canais. Sou da opinião de que estas 2 últimas características são francamente perceptíveis ao ouvido em qualquer equipamento, seja leitor, pré ou Amp e bastante importantes na equação de aquisições ...

O resto é ouvir música sempre que posso. No momento de ouvir música o técnissismo interessa-me pouco. E só uma coisa me deixa varado dos ouvidos em Alta-fidelidade,...os "Ground Loops" de quando se liga demasiada parafernália.

E o que é que se tem ouvido este mês ?
Chris Cornell - Euphoria Morning (CD)
Richard Bona - Discografia (Mp3 CD)
Sonic Youth - Discografia (Mp3 CD)
Anthony Hamilton - Discografia MP3 (CD)
Don Kosaken Chor Serge Jaroff (Vinil)

Em Standby : a Reparação das SP2000 : necessitam de limpeza nos comutadores dos X-overs
a revisão aos quad 33 e 405 !? Não sei, estão imaculados e não me queixo de absolutamente nada. Isto foi ficando na gaveta e penso que assim continuará.
a aquisição de um Tuner em 2ª mão, Quad FM 4 para o Sistema QUAD 33 & 405
Assim havendo tempo e a vida o permitir.... amen ! cheers

Saudações ao fórum
FBatista
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Fernando Novais em 27/1/2012, 21:57

FBatista, essas Sony são engraçadas, que tal tocam Question
Cumprimentos
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  FBatista em 27/1/2012, 23:42

Fernando

Pertencem a um sistema composto Sony MHC-801 (que ainda funciona) de 1995. Mas estão ligadas a um HK6100 que as ressuscita.
Tocam neste momento numa sala com cerca de 40m2, com muita parede à vista e pavimento de mosaíco.
Têm bom desempenho em todo o espetro, sendo o seu forte os graves, o normal o detalhe em médios e agudos. E o menos bom a falta de calor nos médios. A isto não está obrigada, diga-se !
A caixa é reflexiva e isso nota-se bastante.

Foram abertas há 14 anos para forrar o interior das laterais com lã de vidro. E desde então sempre a tocar sem problemas !
Se bem me lembro têm um x-over 3 vias e 6db/oct.

Considero que este tipo de altifalantes proveninentes de Sistemas Mini e Midi Hifi da Sony nos anos 90, francamente bons quando "quitados" com outra amplificação que não a desses mesmos sistemas.

Na eventualidade de troca-las seria mais pela curiosidade de explorar outro material do que pela necessidade natural de algo melhor.

Fbatista
FBatista
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  _nimitz_ em 28/1/2012, 15:16

Caro FBatista

Essas Sony que fala são iguais as que estão postadas na 1ª pagina do meu sistema? http://www.audiopt.net/t11048-o-meu-sistema

Muitas alegrias me deram....
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  vfarias em 28/1/2012, 23:16

Welcome!

vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Mensagem  FBatista em 23/11/2012, 22:44

Boa noite ao AudioPT

As mais recentes novidades que por sinal são também as únicas novidades em 2 anos (desde o início deste tópico de apresentação) :

Setembro, 2012
A troca do Harman Kardon por um novo amplificador, qual ?

Outubro, 2012
O Rotel RA-11

Novembro, 2012
O upgrade aos Quad 33 e Quad 405

FBatista
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  FBatista em 19/1/2013, 21:45

Boa Noite Audio PT

Dezembro, 2012
Continuam os trabalhos de modernização do 33 e 405, QUAD's.

Janeiro, 2013
Segue o mais recente upgrade ao sistema : sem dúvida o mais eficaz, mais económico (dependendo da opção praticada) e com resultados garantidos e imediatos.
Em termos técnicos é simples. Não há parametrização a discutir : ou se faz ou não se faz !

....a boa da limpeza profissional de ouvidos.... Laughing

Foi a 4ª vez em Vida que fiz e confirmo que os efeitos foram como é costume, imediatos. As primeiras horas são a loucura completa !

FBatista

FBatista
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Julião em 20/1/2013, 00:47

FBatista escreveu:Boa Noite Audio PT

Dezembro, 2012
Continuam os trabalhos de modernização do 33 e 405, QUAD's.

Janeiro, 2013
Segue o mais recente upgrade ao sistema : sem dúvida o mais eficaz, mais económico (dependendo da opção praticada) e com resultados garantidos e imediatos.
Em termos técnicos é simples. Não há parametrização a discutir : ou se faz ou não se faz !

....a boa da limpeza profissional de ouvidos.... Laughing

Foi a 4ª vez em Vida que fiz e confirmo que os efeitos foram como é costume, imediatos. As primeiras horas são a loucura completa !

FBatista

Julião
Julião
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 278
Interesses : Muita musica
Pontos/Reputação : 477

Mensagem  FBatista em 9/3/2013, 00:03

Caro AudioPT

Nimitz, tens toda a razão quanto às SS-h991. São um Bom par de colunas.

Adquiri há semanas, um par usado destas colunas, completo com as de surround de 16 Ohm SR991 - e devo dizer que além de terem mais corpo grave, têm agudos notóriamente mais expressivos que as minhas h801.

A primeira vez que as liguei percebi isso e também constatei o maior corpo médio/grave que já esperava neste modelo, pois comprei-as por terem maior litragem e um woofer ligeiramente maior.

No teste A/B utilizando o Rotel RA-11, notei algum ruído no pórtico de graves das h991.
A impedância é de 8ohm nas h991, o que conforta um pouco mais o RA-11. Mas só vou poder confirmar isto depois de traçar e confrontar o gráfico de impedância de ambas. Pode haver mais marketing da treta neste campo.

Já andava de volta deste modelo no mercado de usados. Procurava maior corpo musical na minha sala e tinha essa expectativa neste par. Só não estava à espera do maior brilho. Fiquei agradavelmente surpreendido e globalmente satisfeito.

Estranho é que de aparência, os 2 altifalantes de agudos são exactamente iguais entre as h991 e as h801.
Assumindo que o são, coloco por hipótese haver marosca marketeira no x-over das h801 para lhes limitar o brilho.

Sempre achei bastante versáteis as colunas dos sistemas Mini-Hifi dos anos 90 da Sony. E óptimas para quem como eu, gosta de estudar e modificar sem receios no material.
Por esta razão já ando à procura das ss-w777 usadas. Têm 32 lts brutos e 20cm de woofer.

Por enquanto vou curtir este par mais um tempo antes de estudar e proceder a melhoramentos na caixa x-over, medição de resposta em freq. etc.

O par h801 agora liberto é devolvido ao seu sistema original mhc-801 (que ainda toca porreiramente) agora também com as SS-SR991 de 16ohm.

Cumps ao fórum
FBatista
FBatista
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  _nimitz_ em 10/3/2013, 17:09

Essas mesmo! Smile

Acompanharam-me nos tempos de adolescente.
Durante aí uns 8 anos.....tocaram dia e noite.

Agora....estão ali para cima no sótão! Um dos tweeters, penso que já acusa os anos de desgaste.

_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Pontos/Reputação : 972

Mensagem  FBatista em 19/3/2013, 23:22

FBatista
FBatista