Bom som a baixo custo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir em baixo

Re: Bom som a baixo custo

Mensagem  pumabr em 19/11/2010, 21:06

Eu também sou cliente do BES, mas até agora nõ recebi nenhum iPad...tenho que ir reclamar ao BES!
O meu receio é mesmo esse, que um dia o SB deixe de funcionar propriamente com o HDD. Nesse caso passo a usar um SD card para as músicas do momento, e com o maior das músicas armazenado num HDD de reserva. Por outro lado também posso passar a usar o servidor do computador, mas essa opção não me agrada muito porque teria de ter o computador sempre ligado...
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 209
Pontos/Reputação : 448

http://www.olharporumprismadeluz.blogspot.com

Mensagem  pianopeter73 em 7/12/2010, 14:43

paa escreveu:Uma actualização, para quem estiver interessado em NAS:

Foi levantada acima a possibilidade de usar um NAS para ouvir música com o squeezebox touch. Decidi experimentar. Eis agora o resumo dos resultados:

- Optei pelo netgear readynas duo, que tem a vantagem de ser patrocinado pela logitec, já que oferece um servidor pronto a instalar no dito.
- A instalação não é muito difícil, se bem que é para gente "motivada". Pode ser tudo feito via páginas web, mas obriga a muitos passos. Por exemplo, para limpar a base da dados de músicas é preciso instalar um programa próprio (duas vezes).
- Experimentei com 3 tamanhos de BD: 50G, 100G e 150G.
- O scan dos 150G demora horas! 100G talvez uma hora e 50G uns 20 minutos.
- Não é possível aceder à interface web do servidor com os 150G. É demasiado lento. Com 100G já é razoável e com 50G não há problemas.
- O acesso pelo ipad é insuportável com 150G e aceitável com 50G, isto se estiver disposto a esperar uns segundos para cada navegação na árvore de autores/discos. As capas dos discos demoram a chegar. Por vezes, com 24/96, o carregamento da capa faz com que a música pare. Fora isso, toca.
- O NAS é audível na sala (a menos que ouça a volumes de hifi shows Smile ) No verão pode ser pior.

Conclusões:
- Não posso recomendar o readynas como servidor autónomo. Estou a usar de novo um computador como servidor.
- O problema está na capacidade de processamento pelo que outro NAS mais rápido funcionará sem problemas. Há pois que ter cuidado na compra.

De facto o ReadyNAS Duo não é o NAS mais recomendável para correr o Squeezecenter. Eu também tenho um e de facto é um pouco lento, embora ainda aceitável. Se a minha base de dados de músicas crescer muito acredito que vá ficar lento ao ponto de ser insuportável. Para tentar melhorar a performance, encomendei mais memória para colocar no NAS e vamos ver no que é que resulta, se bem que o bottleneck deve estar no CPU.

Pelo que tenho andado a ler, os NAS mais recomendáveis são os da QNAP, ou então as gamas superiores dos ReadyNAS, tipo ReadyNAS NV+ e ReadyNAS Pro, mas que são muito mais caros. Agora não há dúvida que é muito melhor ter um NAS do que ter que deixar sempre o PC ligado, não só porque faz menos barulho, mas porque consome muito menos! Relativamente ao barulho, também posso dizer que o ReadyNAS Duo não é assim tão silencioso como isso e portanto também encomendei uma ventoinha silenciosa que estou à espera que chegue. Depois posso dar aqui o feedback do resultado.

Quanto à qualidade sonora, eu uso um Squeezebox Receiver e comparando com o meu leitor de CD não encontro diferenças. Os ficheiros que usei para fazer testes estavam convertidos para FLAC directamente de CD. Ouvi o mesmo CD vezes sem conta, alternando entre o leitor de CD e o Squeezebox e não notei diferença. Se utilizar MP3, mesmo que seja a 320Kbps, já noto diferença. Atenção que o meu leitor de CD também não é grande coisa, é um NAD 520 já com alguns anos, mas efectivamente tenho tendência a deixar de utilizar o leitor de CD em deterimento do Squeezebox. E obviamente, se eu ligar o Squeezebox a um DAC externo (alguém recomenda um?) de certeza que vou atingir outros níveis de qualidade sonora.

pianopeter73
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Pontos/Reputação : 28

Mensagem  pumabr em 19/12/2010, 13:32

Bem, depois de estar mais familiarizado com o Touch e resolvidos alguns problemas com o HDD externo a que o tenho ligado, eu gostaria de avançar com a compra de um comando novo para ele. Eu preferia o comando do Duet, mas li umas críticas que me deixaram de pé atrás. Há quem fale muito bem dele, outros muito mal...e por isso gostava que se possível alguém que o tenha possa me tirar umas dúvidas:

- O ecran é mesmo ilegível à luz do dia? Dizem que a sua luminosidade só permite se ver bem o que lá está de noite...
- O jog dial é impreciso? Li que era difícil utilizar este dispositivo porque em vez dele por exemplo saltar de letra em letra, por vezes salta três ou quatro num só passo...
- A ligação à rede wifi é estável? Li que por vezes poderia acontecer de se tentar por exemplo baixar o volume do Squezzebox, e este demora um minuto para responder a esse comando...
- A qualidade do produto é baixa? Tipo, o comando parece ser uma peça de origem chinesa, ou na verdade é de qualidade similar à do touch?

Também li que os problemas do jog dial foram corrigidos com uma actualização de firmware, e que a visualização das infos no ecran também foi optimizada, é verdade?

Sei que outra hipótese é utilizar um iPod ou derivados para controlar o Squeezebox, mas como eu não tenho nada desse género, a adquirir um será igual para mim adquirir o controller da Squeezebox ou um iP...qualquer coisa. Em termos de uso o aparelho seria só mesmo para controlar o Squeezebox, portanto eu não tiraria outra funcionalidade de um iPod. O iPad já acho muito grande...embora seja um dispositivo muito interessante para emparelhar com o Squeezebox. Quase que o transforma num sooloos, mas para servir de telecomando no meu caso não seria o mais prático...
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  pianopeter73 em 20/12/2010, 12:39

pumabr escreveu:- O ecran é mesmo ilegível à luz do dia? Dizem que a sua luminosidade só permite se ver bem o que lá está de noite...
- O jog dial é impreciso? Li que era difícil utilizar este dispositivo porque em vez dele por exemplo saltar de letra em letra, por vezes salta três ou quatro num só passo...
- A ligação à rede wifi é estável? Li que por vezes poderia acontecer de se tentar por exemplo baixar o volume do Squezzebox, e este demora um minuto para responder a esse comando...
- A qualidade do produto é baixa? Tipo, o comando parece ser uma peça de origem chinesa, ou na verdade é de qualidade similar à do touch?

Eu utilizei em tempos um controller, que entretanto avariou e está lá encostado, pelo que posso dar a minha visão sobre essas questões.

Relativamente à luminosidade do ecrã, que eu me lembre era mais do que suficiente para se ver à luz do dia. Quanto ao jog dial é de facto um pouco impreciso e pouco agradável de utilizar. A rede wi-fi também não funciona muito bem (pelo menos no meu não funcionava) e de facto aconteciam situações em que a resposta a um comando só aparecia passado uns segundos (mudar de faixa, aumentar o volume, colocar em pausa, etc.). Quando à qualidade de construção penso que é razoável, mas não faço ideia se é similar à do Touch pois nunca estive com um na mão.

Sinceramente posso dizer que a experiência de utilização do controller não é de facto muito agradável, pelas razões apontadas e por mais algumas, como por exemplo o tamanho do ecrã ser, na minha opinião, demasiado pequeno.

pumabr escreveu:Também li que os problemas do jog dial foram corrigidos com uma actualização de firmware, e que a visualização das infos no ecran também foi optimizada, é verdade?

Quanto a isto não faço a mínima ideia.

pumabr escreveu:Sei que outra hipótese é utilizar um iPod ou derivados para controlar o Squeezebox, mas como eu não tenho nada desse género, a adquirir um será igual para mim adquirir o controller da Squeezebox ou um iP...qualquer coisa. Em termos de uso o aparelho seria só mesmo para controlar o Squeezebox, portanto eu não tiraria outra funcionalidade de um iPod. O iPad já acho muito grande...embora seja um dispositivo muito interessante para emparelhar com o Squeezebox. Quase que o transforma num sooloos, mas para servir de telecomando no meu caso não seria o mais prático...

Eu neste momento e visto que o meu controller está avariado, grande parte das vezes utilizo o meu portátil para aceder directamente ao Squeezebox Server que está no NAS e selecciono assim as músicas que pretendo ouvir. Também utilizo de vez em quando uma aplicação para telemóveis Android chamada Squeeze Commander que funciona bem. Em tempos tive um iPhone e utilizava o iPeng, que também era bom. E agora estou à espera de um iPad que vou receber no Natal para utilzar o SqueezePad! Very Happy

Sinceramente não sinto falta de utilizar o controller e acho que não o vou voltar a utilizar.

pianopeter73
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Pontos/Reputação : 28

Mensagem  pumabr em 21/12/2010, 13:42

Obrigado pela resposta
O problema da rede wifi pelo que eu li muitas vezes deve-se ao facto do router estar longe dos equipamentos, era esse o seu caso? Os vídeos que existem no youtube até mostram que o comando é bem responsível, no entanto são daqueles vídeos de demonstração do equipamento...portanto devem estar a funcionar na melhor forma possível, acho eu...
Quanto ao Squeeze Commander, será que há uma aplicação do género para Nokia?
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  bbarreira2008 em 31/12/2010, 18:04

Boas. Depois de algum tempo afastado destas lides cá regresso ao vosso (nosso) cantinho.
Depois de investir numa fonte digital (CA Azur 640C) para usufruir da minha colecção de cds senti um encanto magnetizante pelo Vinil e lá fui em busca desse novo mundo. Comprei um Pro-Ject Debut III e aquilo foi uma desilusão tremenda...era só plock e plicks...mesmo com vinil novo...bem..em boa hora ganhei animo e decidi comprar outra célula melhor (Denon DL 110)..bem..foi da noite pró dia Laughing Fui mais além e comprei ao caro forista longplay uma Pro-ject xperience comfort e para já tou satisfeito no que toca ao vinil(futuro upgrade do andar de phono mas não é prioridade) Agora falta os mp3 flacs e afins para completar a possibilidade de formatos que me interessa. Pois bem esta SB Touch parece-me o ideal. A questão que vos coloco é se vou realmente precisar de um dac para obter um bom desempenho... É que não tenho nenhum.. Se sim acham que o dac magic vale a pena em relação ao HRT por usb que se tem falado pelo fórum? é metade do preço... Com um mod é possível usar a porta usb do Touch como saída para ligar a um dac USB como o tal HRT, a minha questão é se será melhor ligar por digital ou por usb? é que já ouvi maravilhas das ligações por usb aos dacs... Abraço a todos.

bbarreira2008
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 44
Pontos/Reputação : 43

Mensagem  ricardo onga-ku em 31/12/2010, 19:30

O DAC Magic não faz reclocking dos dados por isso o seu uso com ligação USB não é aconselhado:

John Atkinson@Stereophile escreveu:
Although it's USB input is really of only utility quality and shouldn't be used for serious listening, the Cambridge Azur DacMagic otherwise offers superb measured performance.

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  bbarreira2008 em 31/12/2010, 19:53

Exacto..Por USB se comprasse seria o HRT e não o DacMagic.. Daí a minha questão...Se deva comprar o HRT e ligar por USB à Touch ou se compre o DacMagic e ligue por óptico à Touch.. A equação é simples, se a diferença de som entre HRT+USB+Touch ou DacMagic+Optico+Touch for mínima mesmo que com vantagem para o DacMagic então opto pela 1ª pois fica mais barato...embora perca a opçao de ligar um HDD externo na Touch mas pronto...fica só a fazer streaming com o pc.. Abraço

bbarreira2008
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 44
Pontos/Reputação : 43

Mensagem  ricardo onga-ku em 31/12/2010, 20:09

Para já contentava-me por avaliar o desempenho da Squeezebox e depois logo via.

Mas este é o tópico do sistema do paa...
Porque não iniciar um novo tópico sobre esta problemática?

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  pumabr em 9/2/2011, 12:53

Boas! Há já algum tempo que me decidi pela compra de um iPod Touch para servir de telecomando para o Squeezebox, e ate agora acho que foi uma excelente opção. Ate da para controlar a MeoBox com ele! Bem, mas a questão que venho por aqui e sobre uma função que o Squeezebox controller tem e que parece-me que o iPod+iPeng não...e que e o streaming de música para o comando; ou seja, o Squeezebox envia a música que esta a tocar para o Controller (e basta ligar uns auscultadores a ele para a ouvir), mas não faz o mesmo com o iPod... Ou faz e eu ainda não descobri como?
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  pumabr em 13/2/2011, 05:01

Bem, volto a este tópico para responder a mim mesmo. Não é que lançaram uma espécie de plugin para o iPeng para permitir precisamente que as músicas que estão a ser tocadas do Squeezebox, também passem em streaming para o iPod? É preciso fazer o update ao iPeng para passar a ter esse plugin, a má notícia é que é pago...3.99€, mas pelo menos para mim vale o preço. Agora posso ir para o quintal ouvir música sem ter de passar as músicas primeiro para o iPod...está tudo no disco ligado ao Squeezebox e pronto! Cada vez mais gosto deste aparelho.
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Fontes de alimentação "especiais" do Russ Andrews

Mensagem  pjaires em 16/3/2011, 15:23

Caro amigo paa
Antes de demais parabens pelo seu sistema....
A minha questão prende-se com a fonte de alimentação Russ Andrews que usa na sua Squeezebox.
Ora, eu montei agora um sistema para o meu escritório, baseado num T-amp, e numa dock para o meu ipod, a nova Pure i20. Trata-se de uma dock fabulosa em termos de qualidade preço, custa cerca de 100 euros e tem um DAC interno, podendo ainda ser usado como simples tarnsporte ligado a um dac externo.
Mas apesar disso veio com um daqueles transformadores de ligar à parede, com aspecto básico...
Ora, o Russ Andrews tem agora uma fonte de alimentação especialmente desenhada para esta dock, a PUREPAK, que custa 116 euros.
Assim, a minha questão é a seguinte: qdo usou a sua fonte da Russ Andrews notou alguma diferença notória em termos de som? Se sim, pode fazer o favor de me descrever, quais as melhorias que mais se evidenciaram?
Como sabe esta questão, de cabos de alimentação, novas fontes, tem duas correntes: aqueles que acham que é um puro desperdício de dinheiro, pois não notam qq diferença e outros que, pelo contrário, são apologistas de que um bom cabo de corrente, uma boa fonte pode e traz diferenças abissais, ou pelo menos, justificáveis para o investimento, no som.
Por outro lado, uma última questão: como sabe quer no seu caso, quer no meu, a fonte do Russ Andrews não traz cabo de alimentação. No seu caso que cabo está a usar?
Acha que vale a pena investir ainda mais e comprar um cabo de alimentação digamos de qualidade superior ou um cabo razoavel e barato (por exemplo daqueles que se vendem para os PC's) faz o mesmo efeito. pergunto isto, pq no fundo as melhorias que a fonte pode trazer estarão na pequena caixa, onde é feita a conversão da voltagem, no meu caso de 220v para os 7,5 v que a pure dock usa, e portanto, o cabo apenas transporte a corrente original de 220v para dentro do transformador....
Muito obrigado e cumprimentos
Paulo Aires

pjaires
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 83
Pontos/Reputação : 182

Mensagem  pumabr em 20/3/2011, 13:58

Bem, eu sempre li que um bom cabo de tensão pode trazer melhorias (ou também piorias...) ao som, isso é mais uma questão de tentar. Depende muito da qualidade da corrente elétrica que chega à casa do cliente, há zonas em que há mais flutuação e poluição do que outras...
No meu caso, a maior diferença que eu notei por substituir um cabo de tensão por outro de qualidade foi...na qualidade de imagem de uma TV! Portanto daqui se pode ver, há resultados e resultados, depende de muitos factor e não há regras a seguir, é um conhecimento empírico...
Mas pronto, este tópico é sobre o Squeezebox, portanto não convinha desviarmo-nos muito do assunto!
pumabr
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  chicosta em 20/3/2011, 14:36

A este propósito vou descrever algo que nunca pensei que se verificasse tão fácilmente.
Na 6ªfeira dei um salto ao AudioShow, e foi quando ainda estando pouca gente aproveitei para visitar todas as salinhas!
Numa das salas mais pequenas no -1, penso que era da Imacustica, estava só o funcionário e mais duas pessoas que aparentemente eram conhecidos uns dos outros!
O funcionário disse qualquer coisa do género aos amigos: - vou pôr a música no inicio da música 'n' a um volume 'x'. Oiçam!
e nós ouvimos... LOL
Depois: - Agora vou colocar estes cones por baixo da régua, e voltar a colocar a mesma musica do inicio e manter o volume! e depois comentem!
ouviram bem, só debaixo da régua!!!
Depois cada um fez os seus comentários mais técnicos...
Eu como sou maçarico só tenho a dizer que o meu ouvido algo duro detectou diferenças muito fácilmente audiveis, e para melhor...
Saí de lá sem pensar o que pensar e se afinal o meu sistema Primaluna/Xavian tá a ser sub-aproveitado!

chicosta
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 74
Pontos/Reputação : 115

Mensagem  Brás em 20/3/2011, 16:32

Sem duvida, o teu e de muitos outros que desprezam essa parte do sistema e que no fundo produz diferenças que são significativas em alguns casos.Os power cords, os spikes,e outras coisas devem ser experimentadas e depois então ver se soa melhor ou não. Ainda agora como disse tenho um Unico a fazer o lugar do Kr e ele até tinha um bom som e estava ligado com um Power cord Furutech mas a seguir liguei-o com o do KR pois não estando ligado posso colocá-lo no Unico e ficou muito melhor o som pelo que disse até que este Unico também tem um problema é que não é imune à mudança de Power cord e com o Gargantua toca muito melhor Rolling Eyes
Tudo conta desde a entrada até à saida e se percorrermos este caminho num sentido depois quando voltamos para trás vamos dando uns retoques pelo meio Cool
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  ricardo onga-ku em 20/3/2011, 20:00

chicosta escreveu:A este propósito vou descrever algo que nunca pensei que se verificasse tão fácilmente.
Na 6ªfeira dei um salto ao AudioShow, e foi quando ainda estando pouca gente aproveitei para visitar todas as salinhas!
Numa das salas mais pequenas no -1, penso que era da Imacustica, estava só o funcionário e mais duas pessoas que aparentemente eram conhecidos uns dos outros!
O funcionário disse qualquer coisa do género aos amigos: - vou pôr a música no inicio da música 'n' a um volume 'x'. Oiçam!
e nós ouvimos... LOL
Depois: - Agora vou colocar estes cones por baixo da régua, e voltar a colocar a mesma musica do inicio e manter o volume! e depois comentem!
ouviram bem, só debaixo da régua!!!
Depois cada um fez os seus comentários mais técnicos...
Eu como sou maçarico só tenho a dizer que o meu ouvido algo duro detectou diferenças muito fácilmente audiveis, e para melhor...
Saí de lá sem pensar o que pensar e se afinal o meu sistema Primaluna/Xavian tá a ser sub-aproveitado!

Citando o vinilsuporter: com papas e bolos se enganam os tolos...

Já agora, em que é que essas diferenças eram para "melhor"?

Digo isto porque estive esta tarde no xô e venho de lá um bocado irritado com a música miserável (ou gravações de sons 3D) com que os vendedores demostram os equipamentos, com os volumes exageradíssimos que na maioria dos casos resultam numa distorção no mínimo desconfortável, com os visitantes que conversam descontraidamente nas salas de audição, com o tempo que desperdicei...

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Brás em 20/3/2011, 22:43

De certeza que era para melhor ,pois é para isso que servem, senão não estariam lá colocados. Cool
Ainda ninguém me perguntou o efeito dos "spikes will sound" que coloquei debaixo do transporte e que isola completamente o mesmo de qualquer contacto.Qual é o beneficio final? Question affraid
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  manel1 em 21/3/2011, 00:43

Brás escreveu:De certeza que era para melhor ,pois é para isso que servem, senão não estariam lá colocados. Cool
Ainda ninguém me perguntou o efeito dos "spikes will sound" que coloquei debaixo do transporte e que isola completamente o mesmo de qualquer contacto.Qual é o beneficio final? Question affraid

Já vi esses spikes algures aquando das minhas pesquisas, qual é a marca e referência? Onde posso encontrar? Se não for muito caro é uma hipótese a considerar para o meu sistema, pelo menos gostaria de testar.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2062
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2463

Mensagem  Brás em 22/3/2011, 00:54

Comprei aqui, nas minhas divagações pela net "Spikes sound will"
http://mb-audio.com/
os meus são 5/10
O que se nota essencialmente é uma maior suavidade nos extremos e as vozes mais nitidas, no fundo há uma maior extensão das notasm foi esta a minha impressão, mas gostei muito dos rollerblock jr symposium que experimentei Cool
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: