As gravações andam loucas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As gravações andam loucas

Mensagem  Convidad em 1/5/2010, 18:34

Se eu fosse um reputado jornalista do meio, este texto podia ser uma crónica.
Na minha condição de humilde consumidor, estas linhas não passam de um desabafo.

Quando me estão quase a acabar os pintos, perdão, os CDs da Deutsche, que comprei a um preço inacreditável, e longe de estarem concluídas as obras e mudanças na sala da música, resolvi por uns momentos, destapar os analógicos, e pôr um disquinho dos recém chegados a tocar. Para acender as válvulas, para dar trabalho aos motores, para dizer olá à alta tensão dos painéis, enfim, para matar saudades. Até aqui tudo bem.
O pior foi quando a meio do disco, reparei que o som do prato de choques, (hi-
-hat, sock-hat, chimbau, ou o que lhe quiserem chamar) tinha passado para o lado esquerdo. Como sei que o produtor e a banda em questão gostam de variar, pensei - olha, nesta faixa puseram um gajo canhoto a tocar -.
Consultei os créditos, não conhecia o sujeito, portanto fiquei sem saber se era dextro, canhoto, ambidextro ou malabarista. Nas músicas seguintes, confirmei que a bateria tinha sido gravada pelo mesmo gajo, só que o dito prato de choques estava do lado direito. Aí fiquei fulo. Os gajos estavam a gozar com a malta, até porque seria impossível tratar-se de um erro de panorâmica, só naquela música (e se assim fosse, então estavam mesmo a chuchar connosco).

Esta treta dos produtores e engenhocas não terem cuidado com as panorâmicas, irrita-me sobremaneira. Lembro-me de, há uns largos anos, ter escrito para a Epic (não me ligaram nenhuma, claro) perguntando se o baterista num disco de Stanley Clarke era o homem borracha. É que a bateria tinha sons encostados à esquerda e à direita (hard panned) e portanto o homem era elástico, ou tinha braços com 2 metros.

Também me irritam solenemente os discos de bateristas (alguns até têm música bastante boa) em que os talentos misturam a sua bateria em P.O.V., como se o ouvinte estivesse sentado na bateria. E depois o resto da banda nas suas posições normais. E é sempre possível confirmar, porque na maioria dos casos já tive o prazer de assistir a concertos ao vivo dos ditos.

Já aqui se escreveu que as gravações, no que toca a artimanhas de mistura, em lugar de beneficiar das novas tecnologias, tendem a ficar um bocado estúpidas. Eu não seria tão radical, mas que anda para aí muita porcaria à solta, sem dúvida. E na dita música erudita também.

Um dia arranjo coragem para escrever sobre os meus heróis de há muito: Wilma Cozart e Robert Fine. Acho que é um assunto que interessa a todos os audiófilos.
Uma história que acho quase obrigatória ser divulgada. E para quem já conhece, tudo o que eu aprender é precioso.

Boas audições,

Mário

Convidad
Convidado

Re: As gravações andam loucas

Mensagem  Convidad em 1/5/2010, 18:44

M Fernandes escreveu:

Um dia arranjo coragem para escrever sobre os meus heróis de há muito: Wilma Cozart e Robert Fine.

Que esse dia chegue depressa.

Convidad
Convidado

Mensagem  ricardo onga-ku em 1/5/2010, 19:01

M Fernandes escreveu:Um dia arranjo coragem para escrever sobre os meus heróis de há muito: Wilma Cozart e Robert Fine.

Isso requer uma sugestão musical:

E um link:

Wilma Cozart Fine is Mercury -> http://www.soundfountain.com/amb/mercury.html
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  Convidad em 1/5/2010, 20:09

António,

Tenho tanta admiração por este casal que não sei se me devo atrever.

Ricardo,

A sugestão é muito boa.

O título do link é que é bera. Está ao contrário. Devia ler-se Mercury is Wilma Cozart (Fine).

Abraços para vocês.

Mário

Post Scriptum: Já imaginaram o que é um gajo receber ansiosamente um tweeter que tinha ido para reparação, depois de uma carga de trabalhos para o montar no seu devido sítio, constatar que após ter sido rebobinado, os contactos foram trocados, e por isso está fora de fase? Isto é possível? Só me acontece a mim?

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 1/5/2010, 22:25

[quote="M Fernandes"]
Tenho tanta admiração por este casal que não sei se me devo atrever.
quote]

amigo Mário
atreva-se por favor

Convidad
Convidado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: