Um ‘Olá’ em geral, e ... um Thorens especial.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Um ‘Olá’ em geral, e ... um Thorens especial.

Mensagem  Jotace em 7/4/2010, 18:03

Olá Audiopeople!

Descobri recentemente este fórum. Sou um apaixonado por musica em geral (embora com areas mais prevalecentes que outras, claro) e um audiófilozito de meia tigela, pouco voltado para os pormenores técnicos, já retirado do mundo das revistas de Hi-Fi há mais de uma década, e do AudioShow há meia duzia de anos (regressei lá este ano), por sentir que me estavam a ‘tirar do sério’ em relação ás prioridades da vida. Com o vicio do upgrade a crescer, de repente dei por mim a achar mais importante ter uma alta fidelidade de 5000 euros do que uma sala mobilada em condições, e ... resolvi ‘curar-me’: passei a ser mais ignorante, mas mais coerente e feliz, até porque, 15 anos depois, estou ainda 90% satisfeito com o sistema que possuo.

Comprei o meu sistema há muito tempo, na Digisom. Há mais de 15 anos, decerto. Naquela altura ainda lá trabalhava o Rui Borges, dos gira-discos, vejam lá! Guardo as melhores recordações do Pedro da Digisom, que me aturou sériamente na escolha do meu hi-fi low-cost (assim como o Rui), e que, percebendo o meu dilema (o que soa bem na sala de demonstração, soa mal na minha casa) me confiou, sem me conhecer de lado nenhum, 3 pares de colunas para eu poder testar em casa, e encontrar o som que eu procurava. São coisas que não se esquecem, e quando um dia destes eu resolver fazer um upgrade (15 anos é muito tempo), é lá que eu vou voltar se ainda estiverem abertos, apesar de poder ficar mais caro do que na concorrência. Será o meu agradecimento por um serviço perfeito, que me deixou realizado até agora.

Fiquei, assim, com um sistema caseiro quase imbativel para o preço que me custou, e que ainda hoje funciona muito bem (apesar de o amplificador já acusar umas certas ‘artrites’ que vou tentando contornar): os célebres leitor de CD Marantz 52 MkII SE, o amplificador Arcam Alpha 3, e umas colunas francesas Triangle Comete que apesar de desconhecidas e feias, fruto dos seus elevados 91db acessiveis a amplificadores pouco pujantes como o Arcam 3, me deram a musicalidade, a presença, o rigor e o som ‘out-of-the-box’ que nenhuma das marcas famosas souberam dar; quais Monitor Audio, quais Epos, e outras que tais! Para uma sala de estar de gente de classe média, com vizinhos em todos os pontos cardeais, que exigem que oiçamos musica a volumes aceitáveis, as Triangle deram um bigode na concorrência. Uma felicissima conjugação de elementos, cujo resultado de conjunto superou as qualidades individuais de cada um. E fim do primeiro capitulo...

Anos depois, ainda na década de 90, uma feliz coincidencia do destino levou-me a conhecer um casal estrangeiro que estava a desfazer a sua casa na Quinta da Marinha, e a vender todo o recheio. Nesse recheio encontrava-se a alta fidelidade deles, composta por :

- colunas Bose 901 da primeira ou segunda geração (que já vendi), que estavam tão velhotas como estas:

- um amplificador/tuner , misto de Rolls Royce com carro de combate, Harman-Kardon 930 twin power, agora com alguns 35 anos, topo de gama na altura em que saiu, que ainda tenho, encostado a um canto (o que é lamentável considerando a qualidade de construção daquilo e o som bestial que ainda possuia a ultima vez que o liguei ), e acerca do qual podem ver e ler maravilhas aqui:

http://www.vintageaudio.com.au/tuner-reciever/Harmon%20Kardon/Harmon%20Kardon%20930%20Dual%20Power.htm

- e , la piece de resistance, um gira-discos que eu não conhecia, mas que assim que o vi percebi que estava perante algo invulgar. Foi o gira-discos que me levou a comprar-lhe aquilo tudo (o gajo era esperto, e não o vendia em separado) .

Trata-se de um Thorens Phantasie, modelo que tem por base o TD 320, fabricado nos anos oitenta. É um modelo com a base feita em acrilico transparente e assente sobre uma estrutura metálica prateada (que num restauro posterior optei por cromar), que permite ver toda a instalação da máquina. Durante anos, fiquei na ignorância completa acerca deste modelo. Quando o levei á ‘revisão’ á Valentim de Carvalho (na altura era o representante Thorens em Portugal) nunca tinham visto tal coisa e pensavam que tinha sido uma ‘bricolage’ minha.

Descobri anos depois, no inicio do novo século e com a entrada da internet na minha casa, que este modelo Phantasie foi produzido apenas para exposição, em cerca de 100 unidades, embora fosse possivel a sua compra, por encomenda.

Para os curiosos e apaixonados, remeto-os para este link, onde poderão ver e ler alguma coisa (pouca) sobre o mesmo:

http://www.theanalogdept.com/phantasie.htm

E para este video, de fraca qualidade, onde um gajo que não percebe nada de ‘horta’ nem de musica, manipula um deles.

http://www.youtube.com/watch?v=r1zqsxvNjVo&feature=player_embedded

Este meu Thorens ainda funciona bem, embora esteja a precisar de uma revisão e substituição de agulha (estou a pensar em ir ao Rui Borges). O braço é o original (bem sei que um SME era outra coisa, mas acho que o desvirtua enquanto modelo original). Não penso vendê-lo, (apesar de actualmente lhe dar muito pouco uso), porque é uma peça bonita e sei agora que é rara. O que eu não sei é avaliar em rigor o que tenho em casa, e até que ponto é que será objecto de atenção e procura por potenciais coleccionadores, e qual seria o seu valor aproximado.
Sinto que posso ser como aquelas velhinhas que têm em casa um bule chinês da dinastia Ming, no qual ainda servem o cházinho, e que pode valer mais do que a casa onde moram sem que isso alguma vez lhes passe pela cabeça. Enfim, estou a exagerar, obviamente, mas o facto é que fico um bocado abananado ao pensar que posso ter em casa uma peça unica em Portugal, e rara no mundo, pelo que gostaria de ouvir algumas opiniões da malta que está mais por dentro do assunto. Um obrigado antecipado!

J.C.

Jotace
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Pontos/Reputação : 73

Re: Um ‘Olá’ em geral, e ... um Thorens especial.

Mensagem  luis lopes em 7/4/2010, 20:41

bonitas peças.
quando quizer se desfazer desse reciver................
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  Jotace em 7/4/2010, 21:09

O luis lopes é do Algueirão ? Small world... Boa noite.... vizinho. Outra coincidencia? Os Queen são a minha banda preferida, de sempre. Não me diga que tambem gosta de sumol ananás ! (isto é uma frase de um anuncio ... vintage).

Vou tentar ainda fazer algum aproveitamento para o HK930. Se não vier a ser viável, voltamos a falar... ali no Galeão, ou coisa assim.

Jotace
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  luis lopes em 7/4/2010, 21:36

então boas.
vizinho!!!
se calhar "andamos juntos na estrela do minho...?"
sumol também vai....mas uma fresquinha cai melhor...
luis lopes

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  Convidad em 7/4/2010, 21:58

bonito esse thorens!!
podes ver aqui um á venda http://www.springair.de/Thorens-Phantasie_detail_4798_265.html

Convidad
Convidado

Mensagem  Jotace em 7/4/2010, 23:19

Grato por esse link, Milton! Desconhecia-o. 1200€, heim? Só? Considerando a raridade e antiguidade, pensei que valesse mais. Já não estou rico, portanto. Antes tivesse um bule da dinastia Ming...

Lopes,

andei pela 'Estrela do Minho', sim senhor, mas raramente, já que quando era garoto morava em Rio de Mouro, e só vim parar ao Algueirão há cerca de 10 anos. Mas guardo boas memória do salão de jogos do rés do chão, e da sua jukebox. E tambem bati umas bolas nos bilhares do piso de cima.

Jotace
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Jotace em 9/4/2010, 00:31

Andei entretido hoje a fazer umas pesquisas mais sérias acerca do Phantasie. A ultima vez que me lembro de o fazer já foi há mais de meia duzia de anos. Descobri agora que, em novo, em 1986, custava, por encomenda, 2500 Marcos Alemães. Há data da introdução do Euro, isso correspondia a cerca de 1200€. Considerando a desvalorização monetária, é suposto que 2500 Marcos em 1986 valessem mais do que em 2000, mas ... fiquemo-nos pelos 1200€ , que é curiosamente o preço pedido pelo fulano que está a vender um agora, na Alemanha.
Enfim... estas coisas são sempre dificeis de avaliar, pois dependem de diversos factores muito pouco objectivos, nomeadamente a sorte do vendedor encontrar o comprador (desesperado) certo na hora certa. A questão geográfica deve ser importante. Provavelmente a maior concentração de Phantasies deve estar na Alemanha, e portanto lá devem valer menos. No extremo oposto do planeta acredito que um colecionador possa estar disposto a pagar mais. Descobri um anuncio com 2 anos, de um chinoca, que quis vender o dele por 2500 dolares (há dois anos o Dolar, se bem me lembro, não estava muito longe do euro). Só não deu para saber se o vendeu ou não.
Descobri ainda outra referencia a um fulano que vendeu um, há meia duzia de anos, via Ebay, por 1500 dolares, e nessa altura o dólar valia mais do que o Euro (o que dava quase 2000€)!
Por isso, tenho aqui mais um bom motivo para fazer a revisão ao meu, e depois ficar quieto e deixá-lo ... 'apurar', com a idade. Pode ser que venha a acontecer como com o bom vinho do Porto.

Jotace
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad em 9/4/2010, 07:29

Eu penso que a única razão para que o phantasie não atinja valores mais elevados, é o facto de ele ser uma cópia exacta (exceptuando a caixa) do TD320, que diga-se de passagem, é um excelente prato, porque se fosse um modelo à parte dos outros, aí os preços poderiam ter tendência em ser mais elevados.
E não era um gira muito fácil de fazer. Toda a caixa era maquinada a partir de um único bloco de acrílico.
Aparentemente foram feitos 100 exemplares, mas posso tentar confirmar
com o Joel.

Convidad
Convidado

Mensagem  Jotace em 9/4/2010, 09:55

Grato, António Silva.
Na realidade é composto por dois blocos de acrilico, pois um deles (o que sustenta o prato) está suspenso pelo outro (o do chassis), muito á semelhante do corte do TD320 normal.

Já agora coloco aqui outra questão, para si António, e tambem para os mais habilitados técnicamente. Como eu disse no meu texto inicial, tive a ideia de restaurar a base metálica (que estava apenas pintada com a tinta original e já apresentava pontos de ferrugem), não com uma repintura, mas com uma cromagem. O efeito estético melhorou muito, já que a base passou a ser espelhada, reflectindo ainda mais a luz e reforçando os efeitos luminosos já caracteristicos do acrilico. Contudo, não sei se do ponto de vista purista, da qualidade sonora, isso pode ter sido uma má ideia. De facto fiquei sem termo de comparação já que eu ouvi muito pouco o Phantasie antes de lhe fazer o restauro, e portanto não posso dizer se o som piorou ou não. Sei que alguem me disse um dia que a cromagem podia induzir algum tipo de interferencia electrica ou electronica que prejudicaria a qualidade sonora. Sabem se isto tem algum fundamento? Obrigado.

Jotace
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad em 9/4/2010, 10:31

Penso que não virá daí mal ao mundo. Há mais pratos que vêm assim de origem. O que aconselho é o Kit Joel de limpeza e lubrificação que inclui uma correia nova de qualidade, e o espelho da chumaceira também do Joel, tudo a um preço muito acessível. Os Thorens merecem estes pequenos cuidados.

http://www.audiopt.net/analogico-f17/espelho-da-chumaceira-t8356.htm

Convidad
Convidado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: