Boboli Signature

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Boboli Signature

Mensagem  Convidad em 5/4/2010, 09:02

Normalmente não tenho paciência para escrever grandes textos, mas esta ocasião a isso me obriga.

A Boboli Signature era até a pouco tempo um objecto desconhecido à minha pessoa, facto que
mudou aquando do Still Vinyl que se realizou no ano passado e onde a pude ver e
ouvir pela primeira vez. E o que ouvi foi deveras bastante agradável. Mas como é óbvio, todo o material que estava à volta da célula era de primeira água, e fiquei a magicar como soaria no meu
sistema. Ainda por cima, foi-me confidenciado por um dos grande nomes do som
analógico nacional, que a Boboli Signature não se ficava atrás da Lyra Skala, célula que ronda os 3000 euros. É claro que a curiosidade era grande. Pois, foi-me concedida a oportunidade de a testar, à qual eu não disse que não. A Boboli Signature vem embalada numa caixa que apesar de cumprir com as suas funções, é um pouco para o lado do modesto, coisa que a Goldenote poderia rever, mas não é
a caixa que está a ser avaliada. Tirada da caixa, salta logo à vista que a célula é mais alta do que o convencional o que requer um braço com ajuste de VTA. Por outro lado é menos profunda, o que facilita na ligação traseira dos pinos. Também há que ter em atenção o seu peso avantajado de 11g, o que poderá requerer a compra de pesos adicionais para o braço, ou o jogar com os pesos existentes (no caso de haver essa oportunidade) com a ajuda de uma balança.
A montagem na headshell é facilitada pelos furos roscados, e que contrariamente à minha Ortofon Kontrapunkt, é furado de lado a lado. Na Kontrapunkt tem que se ter o cuidado de usar parafusos de comprimento certo, senão pode bater no fundo do furo e ao fazer a força de aperto, esta-se sujeito a dar cabo da rosca. (coisa que infelizmente aconteceu a muitos) Mas foi na headshell que
começaram os meus problemas. É que a shell da Yamamoto (HS-2) mais a Boboli Signature era peso a mais, mesmo usando a combinação dos contra-pesos. Tive que usar a shell de origem, o que me levou a ter que afinar o braço para as medidas de origem do SME 3009. (um pouco confuso para estar aqui a explicar) As ligações dos canais esquerdo e direito (quente e frio) estão invertidos em relação à OC9 II residente.
Depois de afinada a geometria do braço comecei com as afinações. Com o prato (sempre) travado, e usando o simples mas eficiente protractor do 3009, lá cheguei a afinação final e perfeita. A balança digital marcava os 1.4g recomendados pela Goldenote. Todo o processo de afinação, tinha-me levado aproximadamente umas 2 horas, muito por culpa da situação da headshell e consequente des/afinação do braço.
Como ainda era cedo, e para começar a rodar a célula, comecei por ouvir alguns álbuns com os meus auscultadores HD650. E aqui começa a primeira das agradáveis surpresas. Os ruídos de fundo do vinil são quase inexistentes. Um silencio soberbo em passagens mais silenciosas e entre faixas. Apesar da OC9II não ser má neste aspecto, a Boboli Signature ganha por larga margem neste campo. Para comprovar este facto, fui buscar o álbum "Sketches of Spain do Miles Davis", um original Columbia e das primeiras prensagens dos anos sessenta, (CL 1480 six-eye) que apesar de estar bom, deixa denotar um pouco os seus 40 anos de idade. E meus amigos, a Boboli lê este já velho álbum de uma forma que eu não pensei ser possível, maravilha.
Ainda com os HD650 enfiados nos capachos, fui ouvindo mais uns álbuns e desde logo me dei conta da correcção timbrica da célula. Passei então para a audição com as Tempo VI, e pude comprovar a impressão que tive com os auscultadores. Tudo correcto, tudo no sitio. Não exagera nos graves, mas estão lá. Os pratos e a "vassoura" muito usada no excelente álbum "American Classic" do Willie Nelson (Blue Note) têm a doçura que me fez lembrar a Kontrapunkt. (que era a sua virtude) Para o teste de sibilância botei no prato o belíssimo mas sempre difícil álbum da Jennifer Warnes "Famous Blue Raincoat",(Original RCA 1987) especialmente a primeira faixa "First we take Manhatten" onde ela mais parece um gato assanhado, mas curiosamente, não tão assanhado como o costume. Novamente um ponto a favor. Mais tortura sibilante, o Hope do Hugh Masekela na faixa de massacre de qualquer áudio-show que se prese, Stimela (180g/ 45rpm) e apesar de não anular completamente o excesso de sibilância deste álbum, reduziu-o consideravelmente em relação a célula residente.

A célula estava ligada directamente ao Norbert visto que com os transformadores pelo meio (10X) a distorção era por demais evidente. Mas o Norbert gostou e muito daquilo que a Boboli lhe estava a fornecer. Para avaliar o som no seu geral, coloquei a rodar o magnificamente gravado álbum duplo "Norwegian Mood" da Kari Bremnes. As várias conclusões individuais a que já tinha chegado, juntaram-se neste belo álbum. É sem dúvida alguma a melhor célula que já me passou pelas mãos. Sem exageros, com total correcção, mas sem ser aborrecida. Tem todas as virtudes da OC9II, mas sem os lados negativos. (os excessos)
Para quem esteja a pensar adquirir uma nova célula a este (ou mais) nível de preços, a Boboli Signature merece ser considerada. Agora tenho que arranjar maneira de adquirir uma. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Miguel da ZenAudio, por me ter cedido a Boboli e vou continuar a ouvi-la até ao dia em que ele descubra onde moro e me obrigue a devolve-la. Mas antes que isso aconteça, vou tentar comprar uma.
Espero que tenham gostado da experiência aqui relatada.

E para finalizar, as fotos da praxe.

Convidad
Convidado

Re: Boboli Signature

Mensagem  lore em 5/4/2010, 10:42

Bom texto , Antonio .
As tuas opinioes acerca da boboli parecidas as que eu tinha dela , pelo que tinha ouvido no Stillvinyl .
Parece que vais mudar de celula residente ...
Rui
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação : 1037

Mensagem  Convidad em 5/4/2010, 10:44

lore escreveu:
Parece que vais mudar de celula residente ...
Rui

A ver vamos....

Convidad
Convidado

Mensagem  Elso em 5/4/2010, 10:51

Deixaste-me com agua na boca.........
Elso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1014
Ocupação : Muito ocupado
Interesses : Capri/2CV/Carocha/Road King/Baterias e muita musica
Pontos/Reputação : 594

Mensagem  Convidad em 5/4/2010, 10:55

Elso escreveu:Deixaste-me com agua na boca.........

E não é caso para menos. Aquilo é mesmo muito bom.

Convidad
Convidado

Mensagem  lore em 5/4/2010, 11:01

A celulas que captem muitos ruidos acabam por ser penalisadoras para o sistema , apesar das suas qualidades de reproduçao .
Como classificas esta Boboli nesse aspecto ?
È imune a interferencias ?
Rui
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 5/4/2010, 12:42

lore escreveu:A celulas que captem muitos ruidos acabam por ser penalisadoras para o sistema , apesar das suas qualidades de reproduçao .
Como classificas esta Boboli nesse aspecto ?
È imune a interferencias ?
Rui

A que interferências te estás a referir?

Convidad
Convidado

Mensagem  lore em 5/4/2010, 12:48

As da electronica circundante , motor ,etc
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 5/4/2010, 12:52

lore escreveu:As da electronica circundante , motor ,etc

Não tenho tido esse tipo de problema com as células que tenho possuído, e esta não é excepção. Ruído zero.

Convidad
Convidado

Mensagem  Orion em 5/4/2010, 16:25

Será desta que, vou poder passar a tirar os tampões dos ouvidos a fim de ouvir um som melhorzinho quando aí vou a casa?

A sério, folgo em saber que houve sinergia aí no sistema e que gostaste. Nas primeiras impressões também estou maravilhado e corroboro de tudo o que disseste (e que bem ).

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4580
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2541

Mensagem  Convidad em 5/4/2010, 16:39

Orion escreveu: Nas primeiras impressões também estou maravilhado e corroboro de tudo o que disseste (e que bem ).

dexa-te de forróbódó e vai lá pôr umas fotosinhas que se faz tarde...
http://www.audiopt.net/o-meu-sistema-f21/um-sisteminha-em-progressao-t1760-105.htm

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 5/4/2010, 16:40

Acho bem que a moderação lhe puxe as orelhas...

Convidad
Convidado

Mensagem  Orion em 5/4/2010, 16:52

Tou phod!"# com vocês . A que se refrerirão eles, Santo padroeiro dos escutantes do musicol?

PS - Mas ninguém trabalha neste país? Larguem lá o ecran e produzam algo. Cinjam-se ao tópico por favor

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  Convidad em 5/4/2010, 16:56

Orion escreveu:Tou phod!"# com vocês . A que se refrerirão eles, Santo padroeiro dos escutantes do musicol?

PS - Mas ninguém trabalha neste país? Larguem lá o ecran e produzam algo. Cinjam-se ao tópico por favor

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 5/4/2010, 17:03

Orion escreveu:Tou phod!"# com vocês . A que se refrerirão eles, Santo padroeiro dos escutantes do musicol?

caro sr,agente não precisa de musica e essa anda desafinada c'mó seu passo...tenho que mandar aí um Gois acertá-lo? e já agora acertava tambem a gogoli,dodoli,totoli,xiça...vóvóli......

Convidad
Convidado

Mensagem  MikeF em 5/4/2010, 22:11

Se tiverem curiosidade em saber onde a Goldenote foi buscar o nome Boboli... http://en.wikipedia.org/wiki/Boboli_Gardens
MikeF
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 236
Pontos/Reputação : 314

http://www.ZenAudio.pt

Mensagem  Convidad em 5/4/2010, 22:25

MikeF escreveu:Se tiverem curiosidade em saber onde a Goldenote foi buscar o nome Boboli... http://en.wikipedia.org/wiki/Boboli_Gardens

Daí o perfume especial que fica no ar....

Convidad
Convidado

Mensagem  Orion em 6/4/2010, 00:07

milton escreveu:...e já agora acertava tambem a gogoli,dodoli,totoli,xiça...vóvóli......

É facil decorares, é só lembrares-te do Bobó... aquele rapaz do Boavista dos idos anos 90, salvo erro. Bobo...li

Mas agora a sério, recomendo-te a experimentares também uma, pois é de excelência, filet mignon mesmo.

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  Orion em 6/4/2010, 00:16

MikeF escreveu:Se tiverem curiosidade em saber onde a Goldenote foi buscar o nome Boboli... http://en.wikipedia.org/wiki/Boboli_Gardens

Eu tive curiosidade em ir ver e... qual o meu espanto quando vejo algo do mais obceno que pode haver... o AJS, atrás de um arbusto, sentado escarrapachadamente numa pobre tartaruga!

The Bacchino: Valerio Cioli's satiric portrait of court dwarf Pietro Barbino ("Morgante") as Bacchus, 1560 (represented now by this copy)

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  Convidad em 6/4/2010, 05:26

Orion escreveu:

Eu tive curiosidade em ir ver e... qual o meu espanto quando vejo algo do mais obceno que pode haver... o AJS, atrás de um arbusto, sentado escarrapachadamente numa pobre tartaruga!

The Bacchino: Valerio Cioli's satiric portrait of court dwarf Pietro Barbino ("Morgante") as Bacchus, 1560 (represented now by this copy)

E estou com o estilete à mostra, e tal como a Boboli Signature é uma low compliance, e portanto, dureza não lhe falta. (tipo DL 103)

E voltando ao assunto da Boboli Singature numa vertente mais técnica, algo que me admirou no inicio foi o facto de ter uma compliance tão reduzida e ter tocado tão bem num braço de "efective mass" de apenas 10g. Foi quando me apercebi do peso da própria célula.
Estive a fazer o cálculo à frequência de ressonância braço/célula no meu caso, e dá uns saudáveis 11.6 Hz.

Para quem quer saber as características, cá vai.

MC high output cartridge: 1,8mV
Frequency Response: 20-40.000Hz
ImpedEnce: 47Kohm
Compliance: 8CUs
Channel separati on: over 28db
Weight: 11g.
Suggested tracking weight: 1,2g +/-
0,2g
Cantilever: 2 pieces conical
special Magnesium alloy
Diamond: Micro Elliptical Shape®
Body: Finely machined aluminium
dampenedwith Sustarin®

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 6/4/2010, 08:26

Estou neste momento a ouvir o magnifico álbum "Shades of a Genius" da Mitty Collier. Uma prensagem nova da Chess (1492, pure pleasure) com um som soberbo, mas onde tudo é para o lado do "muito", o que é bom, mas que pode facilmente extravasar para o exagero. Pois também neste caso o equilíbrio da Boboli Signature é evidente. Tudo lá, mas tudo controlado.
Vou continuar a ouvir. Hoje já com alguma rodagem, poderá começar a abrir e provavelmente ainda vai estar uns furos acima na performance.

Convidad
Convidado

Mensagem  Hugus em 6/4/2010, 13:04

Pelo que li, tenho a certeza que as duas horas "perdidas" na afinação, foram amplamente recompensadas pelo resultado final.
Muito bem!

Hugus
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Pontos/Reputação : 72

Mensagem  Convidad em 6/4/2010, 13:11

Hugus escreveu:Pelo que li, tenho a certeza que as duas horas "perdidas" na afinação, foram amplamente recompensadas pelo resultado final.
Muito bem!

Boas.

Teve muito a ver com a afinação que tinha no braço. Estava com uma distancia ao centro diferente do que é previsto. Estava a usar um arc-protractor da Thorene e tinha o braço com a medida dos braços Thorens, visto que a headshell da Yamamoto tem (como é usual) os furos da célula rasgados longitudinalmente. Mas como tive que por a shell de origem que em vez de furos "rasgados" tem somente furos de localização sem possibilidade de afinação, tive que voltar a afinar o braço em relação ao protractor original.
Deu trabalho, mas está bastante bom. E quem corre por gosto....

Convidad
Convidado

Mensagem  Antas em 8/4/2010, 01:37

Hum... tenho q falar com o Miguel para testar uma coisa dessas... Laughing
Antas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 991
Ocupação : Banca
Interesses : Os meus filhos, a musica e a minha moto...
Pontos/Reputação : 595

Mensagem  Convidad em 8/4/2010, 01:52

Antas escreveu:Hum... tenho q falar com o Miguel para testar uma coisa dessas... Laughing

Penso que vais gostar. Ainda hoje (ontem) estivemos na casa do Orion e a Boboli Signature ligada ao Norbert estava simplesmente divinal. Depois veio a surpresa do dia. Intercalamos uns transformadores da Pikatron (UP 3093 M) entre célula e o Norbert e o que estava muito bom passou a muito divinal, só ouvindo.
Caro Antas. A célula é mesmo muito boa. Quando poderes tirar um dia para vir cá ter connosco, poderás atestar disso mesmo.

Convidad
Convidado

Mensagem  Paulo André em 8/4/2010, 08:35

António José da Silva escreveu:
Antas escreveu:Hum... tenho q falar com o Miguel para testar uma coisa dessas... Laughing

Penso que vais gostar. Ainda hoje (ontem) estivemos na casa do Orion e a Boboli Signature ligada ao Norbert estava simplesmente divinal. Depois veio a surpresa do dia. Intercalamos uns transformadores da Pikatron (UP 3093 M) entre célula e o Norbert e o que estava muito bom passou a muito divinal, só ouvindo.
Caro Antas. A célula é mesmo muito boa. Quando poderes tirar um dia para vir cá ter connosco, poderás atestar disso mesmo.

Aqueles pequenos transformadores supreenderam e de que maneira!!!

Sistema
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + PS3
Fonte analógica: Thorens TD160MKII + Rega Bias + Norbert c/ regulação RIAA
Fontes digitais: Pioneer PD-S703 + Sony ST-SA3ES + Sony MDS-JB930QS
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5956
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Pontos/Reputação : 3208

Mensagem  Convidad em 8/4/2010, 08:50

Paulo André escreveu:

Estão neste momento em minha casa intercalados entre célula e Norbert e o ganho e melhorias são evidentes.

Convidad
Convidado

Mensagem  Orion em 8/4/2010, 10:35

Paulo André escreveu:

Estão neste momento em minha casa intercalados entre célula e Norbert e o ganho e melhorias são evidentes.

Vê lá se não te fazes intimo com os ditos

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  Convidad em 8/4/2010, 12:16

eu nem digo nada.........
só me resta esperar,sentado

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 8/4/2010, 12:57

Orion escreveu:
Paulo André escreveu:

Vê lá se não te fazes intimo com os ditos

parece-me que foram os Picatchús que fizeram brilhar a coisa,nem sei o que será isso com um pré de phono melhorzito

Última edição por milton em 8/4/2010, 15:23, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: