Boboli Signature
Fórum audiopt.net :: audio :: Analógico
Página 1 de 3 • Compartilhe •
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
Boboli Signature
Normalmente não tenho paciência para escrever grandes textos, mas esta ocasião a isso me obriga.
A Boboli Signature era até a pouco tempo um objecto desconhecido à minha pessoa, facto que
mudou aquando do Still Vinyl que se realizou no ano passado e onde a pude ver e
ouvir pela primeira vez. E o que ouvi foi deveras bastante agradável. Mas como é óbvio, todo o material que estava à volta da célula era de primeira água, e fiquei a magicar como soaria no meu
sistema. Ainda por cima, foi-me confidenciado por um dos grande nomes do som
analógico nacional, que a Boboli Signature não se ficava atrás da Lyra Skala, célula que ronda os 3000 euros. É claro que a curiosidade era grande. Pois, foi-me concedida a oportunidade de a testar, à qual eu não disse que não.
A Boboli Signature vem embalada numa caixa que apesar de cumprir com as suas funções, é um pouco para o lado do modesto, coisa que a Goldenote poderia rever, mas não é
a caixa que está a ser avaliada. Tirada da caixa, salta logo à vista que a célula é mais alta do que o convencional o que requer um braço com ajuste de VTA. Por outro lado é menos profunda, o que facilita na ligação traseira dos pinos. Também há que ter em atenção o seu peso avantajado de 11g, o que poderá requerer a compra de pesos adicionais para o braço, ou o jogar com os pesos existentes (no caso de haver essa oportunidade) com a ajuda de uma balança.
A montagem na headshell é facilitada pelos furos roscados, e que contrariamente à minha Ortofon Kontrapunkt, é furado de lado a lado. Na Kontrapunkt tem que se ter o cuidado de usar parafusos de comprimento certo, senão pode bater no fundo do furo e ao fazer a força de aperto, esta-se sujeito a dar cabo da rosca. (coisa que infelizmente aconteceu a muitos) Mas foi na headshell que
começaram os meus problemas. É que a shell da Yamamoto (HS-2) mais a Boboli Signature era peso a mais, mesmo usando a combinação dos contra-pesos. Tive que usar a shell de origem, o que me levou a ter que afinar o braço para as medidas de origem do SME 3009. (um pouco confuso para estar aqui a explicar) As ligações dos canais esquerdo e direito (quente e frio) estão invertidos em relação à OC9 II residente.
Depois de afinada a geometria do braço comecei com as afinações. Com o prato (sempre) travado, e usando o simples mas eficiente protractor do 3009, lá cheguei a afinação final e perfeita. A balança digital marcava os 1.4g recomendados pela Goldenote. Todo o processo de afinação, tinha-me levado aproximadamente umas 2 horas, muito por culpa da situação da headshell e consequente des/afinação do braço.
Como ainda era cedo, e para começar a rodar a célula, comecei por ouvir alguns álbuns com os meus auscultadores HD650. E aqui começa a primeira das agradáveis surpresas. Os ruídos de fundo do vinil são quase inexistentes. Um silencio soberbo em passagens mais silenciosas e entre faixas. Apesar da OC9II não ser má neste aspecto, a Boboli Signature ganha por larga margem neste campo. Para comprovar este facto, fui buscar o álbum "Sketches of Spain do Miles Davis", um original Columbia e das primeiras prensagens dos anos sessenta, (CL 1480 six-eye) que apesar de estar bom, deixa denotar um pouco os seus 40 anos de idade.
E meus amigos, a Boboli lê este já velho álbum de uma forma que eu não pensei ser possível, maravilha.
Ainda com os HD650 enfiados nos capachos,
fui ouvindo mais uns álbuns e desde logo me dei conta da correcção timbrica da célula. Passei então para a audição com as Tempo VI, e pude comprovar a impressão que tive com os auscultadores. Tudo correcto, tudo no sitio. Não exagera nos graves, mas estão lá. Os pratos e a "vassoura" muito usada no excelente álbum "American Classic" do Willie Nelson (Blue Note) têm a doçura que me fez lembrar a Kontrapunkt. (que era a sua virtude) Para o teste de sibilância botei
no prato o belíssimo mas sempre difícil álbum da Jennifer Warnes "Famous Blue Raincoat",(Original RCA 1987) especialmente a primeira faixa "First we take Manhatten" onde ela mais parece um gato assanhado,
mas curiosamente, não tão assanhado como o costume. Novamente um ponto a favor. Mais tortura sibilante, o Hope do Hugh Masekela na faixa de massacre de qualquer áudio-show que se prese,
Stimela (180g/ 45rpm) e apesar de não anular completamente o excesso de sibilância deste álbum, reduziu-o consideravelmente em relação a célula residente.
A célula estava ligada directamente ao Norbert visto que com os transformadores pelo meio (10X) a distorção era por demais evidente. Mas o Norbert gostou e muito daquilo que a Boboli lhe estava a fornecer. Para avaliar o som no seu geral, coloquei a rodar o magnificamente gravado álbum duplo "Norwegian Mood" da Kari Bremnes. As várias conclusões individuais a que já tinha chegado, juntaram-se neste belo álbum. É sem dúvida alguma a melhor célula que já me passou pelas mãos. Sem exageros, com total correcção, mas sem ser aborrecida. Tem todas as virtudes da OC9II, mas sem os lados negativos. (os excessos)
Para quem esteja a pensar adquirir uma nova célula a este (ou mais) nível de preços, a Boboli Signature merece ser considerada. Agora tenho que arranjar maneira de adquirir uma.
Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Miguel da ZenAudio, por me ter cedido a Boboli e vou continuar a ouvi-la até ao dia em que ele descubra onde moro e me obrigue a devolve-la.
Mas antes que isso aconteça, vou tentar comprar uma.
Espero que tenham gostado da experiência aqui relatada.
E para finalizar, as fotos da praxe.

A Boboli Signature era até a pouco tempo um objecto desconhecido à minha pessoa, facto que
mudou aquando do Still Vinyl que se realizou no ano passado e onde a pude ver e
ouvir pela primeira vez. E o que ouvi foi deveras bastante agradável. Mas como é óbvio, todo o material que estava à volta da célula era de primeira água, e fiquei a magicar como soaria no meu
sistema. Ainda por cima, foi-me confidenciado por um dos grande nomes do som
analógico nacional, que a Boboli Signature não se ficava atrás da Lyra Skala, célula que ronda os 3000 euros. É claro que a curiosidade era grande. Pois, foi-me concedida a oportunidade de a testar, à qual eu não disse que não.
a caixa que está a ser avaliada. Tirada da caixa, salta logo à vista que a célula é mais alta do que o convencional o que requer um braço com ajuste de VTA. Por outro lado é menos profunda, o que facilita na ligação traseira dos pinos. Também há que ter em atenção o seu peso avantajado de 11g, o que poderá requerer a compra de pesos adicionais para o braço, ou o jogar com os pesos existentes (no caso de haver essa oportunidade) com a ajuda de uma balança.
A montagem na headshell é facilitada pelos furos roscados, e que contrariamente à minha Ortofon Kontrapunkt, é furado de lado a lado. Na Kontrapunkt tem que se ter o cuidado de usar parafusos de comprimento certo, senão pode bater no fundo do furo e ao fazer a força de aperto, esta-se sujeito a dar cabo da rosca. (coisa que infelizmente aconteceu a muitos) Mas foi na headshell que
começaram os meus problemas. É que a shell da Yamamoto (HS-2) mais a Boboli Signature era peso a mais, mesmo usando a combinação dos contra-pesos. Tive que usar a shell de origem, o que me levou a ter que afinar o braço para as medidas de origem do SME 3009. (um pouco confuso para estar aqui a explicar) As ligações dos canais esquerdo e direito (quente e frio) estão invertidos em relação à OC9 II residente.
Depois de afinada a geometria do braço comecei com as afinações. Com o prato (sempre) travado, e usando o simples mas eficiente protractor do 3009, lá cheguei a afinação final e perfeita. A balança digital marcava os 1.4g recomendados pela Goldenote. Todo o processo de afinação, tinha-me levado aproximadamente umas 2 horas, muito por culpa da situação da headshell e consequente des/afinação do braço.
Como ainda era cedo, e para começar a rodar a célula, comecei por ouvir alguns álbuns com os meus auscultadores HD650. E aqui começa a primeira das agradáveis surpresas. Os ruídos de fundo do vinil são quase inexistentes. Um silencio soberbo em passagens mais silenciosas e entre faixas. Apesar da OC9II não ser má neste aspecto, a Boboli Signature ganha por larga margem neste campo. Para comprovar este facto, fui buscar o álbum "Sketches of Spain do Miles Davis", um original Columbia e das primeiras prensagens dos anos sessenta, (CL 1480 six-eye) que apesar de estar bom, deixa denotar um pouco os seus 40 anos de idade.
Ainda com os HD650 enfiados nos capachos,
A célula estava ligada directamente ao Norbert visto que com os transformadores pelo meio (10X) a distorção era por demais evidente. Mas o Norbert gostou e muito daquilo que a Boboli lhe estava a fornecer. Para avaliar o som no seu geral, coloquei a rodar o magnificamente gravado álbum duplo "Norwegian Mood" da Kari Bremnes. As várias conclusões individuais a que já tinha chegado, juntaram-se neste belo álbum. É sem dúvida alguma a melhor célula que já me passou pelas mãos. Sem exageros, com total correcção, mas sem ser aborrecida. Tem todas as virtudes da OC9II, mas sem os lados negativos. (os excessos)
Para quem esteja a pensar adquirir uma nova célula a este (ou mais) nível de preços, a Boboli Signature merece ser considerada. Agora tenho que arranjar maneira de adquirir uma.
Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Miguel da ZenAudio, por me ter cedido a Boboli e vou continuar a ouvi-la até ao dia em que ele descubra onde moro e me obrigue a devolve-la.
Mas antes que isso aconteça, vou tentar comprar uma.
Espero que tenham gostado da experiência aqui relatada.
E para finalizar, as fotos da praxe.

Convidad- Convidado
Re: Boboli Signature
Bom texto , Antonio .
As tuas opinioes acerca da boboli parecidas as que eu tinha dela , pelo que tinha ouvido no Stillvinyl .
Parece que vais mudar de celula residente ...
Rui
As tuas opinioes acerca da boboli parecidas as que eu tinha dela , pelo que tinha ouvido no Stillvinyl .
Parece que vais mudar de celula residente ...
Rui

lore- utilizador dedicado

- Número de Mensagens: 839
Ocupação: http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses: cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação: 1036
lore escreveu:
Parece que vais mudar de celula residente ...![]()
Rui
A ver vamos....
Convidad- Convidado
Deixaste-me com agua na boca......... 

Elso- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 950
Ocupação: Muito ocupado
Interesses: Capri/2CV/Carocha/Road King/Baterias e muita musica
Pontos/Reputação: 583
Elso escreveu:Deixaste-me com agua na boca.........
E não é caso para menos. Aquilo é mesmo muito bom.
Convidad- Convidado
A celulas que captem muitos ruidos acabam por ser penalisadoras para o sistema , apesar das suas qualidades de reproduçao .
Como classificas esta Boboli nesse aspecto ?
È imune a interferencias ?
Rui
Rui

lore escreveu:A celulas que captem muitos ruidos acabam por ser penalisadoras para o sistema , apesar das suas qualidades de reproduçao .
Rui
A que interferências te estás a referir?
Convidad- Convidado
As da electronica circundante , motor ,etc

lore escreveu:As da electronica circundante , motor ,etc
Não tenho tido esse tipo de problema com as células que tenho possuído, e esta não é excepção. Ruído zero.
Convidad- Convidado
Será desta que, vou poder passar a tirar os tampões dos ouvidos a fim de ouvir um som melhorzinho quando aí vou a casa?
A sério, folgo em saber que houve sinergia aí no sistema e que gostaste. Nas primeiras impressões também estou maravilhado e corroboro de tudo o que disseste (e que bem
).
A sério, folgo em saber que houve sinergia aí no sistema e que gostaste. Nas primeiras impressões também estou maravilhado e corroboro de tudo o que disseste (e que bem

Orion- Equipa Audiopt - Admin.

- Número de Mensagens: 4208
Ocupação: escutophilia
Interesses: so many
Pontos/Reputação: 2215
Orion escreveu: Nas primeiras impressões também estou maravilhado e corroboro de tudo o que disseste (e que bem).
dexa-te de forróbódó e vai lá pôr umas fotosinhas que se faz tarde...
http://www.audiopt.net/o-meu-sistema-f21/um-sisteminha-em-progressao-t1760-105.htm
Convidad- Convidado
Tou phod!"# com vocês
. A que se refrerirão eles, Santo padroeiro dos escutantes do musicol?
PS - Mas ninguém trabalha neste país? Larguem lá o ecran e produzam algo. Cinjam-se ao tópico por favor

. A que se refrerirão eles, Santo padroeiro dos escutantes do musicol?
PS - Mas ninguém trabalha neste país? Larguem lá o ecran e produzam algo. Cinjam-se ao tópico por favor

Orion- Equipa Audiopt - Admin.

- Número de Mensagens: 4208
Ocupação: escutophilia
Interesses: so many
Pontos/Reputação: 2215
Orion escreveu:Tou phod!"# com vocês. A que se refrerirão eles, Santo padroeiro dos escutantes do musicol?
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
PS - Mas ninguém trabalha neste país? Larguem lá o ecran e produzam algo. Cinjam-se ao tópico por favor![]()
![]()
![]()

Convidad- Convidado
Orion escreveu:Tou phod!"# com vocês. A que se refrerirão eles, Santo padroeiro dos escutantes do musicol?
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
PS - Mas ninguém trabalha neste país? Larguem lá o ecran e produzam algo. Cinjam-se ao tópico por favor![]()
![]()
![]()
caro sr,agente não precisa de musica e essa anda desafinada c'mó seu passo...tenho que mandar aí um Gois acertá-lo? e já agora acertava tambem a gogoli,dodoli,totoli,xiça...vóvóli......

Convidad- Convidado
Página 1 de 3 • 1, 2, 3 
Tópicos similares» Boboli Signature
» [Signature] Crossfire
» Sound signature - B&W vs Quad
» [Signature] Annihilation Tutorial
» amostras signature minerals
» [Signature] Crossfire
» Sound signature - B&W vs Quad
» [Signature] Annihilation Tutorial
» amostras signature minerals
Fórum audiopt.net :: audio :: Analógico