NAIM CD5i

Ir em baixo

NAIM CD5i

Mensagem  fernandomosilva em 31/3/2010, 13:30

Caros foristas tendo eu a possibilidade de adquirir um leitor de cds NAIM CD5i, e estando eu com a necessidade da aquisição de um leitor de cds para completar o meu sistema de momento.
Gostaria que quem conhecesse o referido modelo me desse a sua opinião sobre ele e sobre a sua sonoridade.

Já agora possuo um amplificador integrado a valvulas de 50 watts rms com transformadores de nucleos amorfos e uma colunas audio physic spark. A cablagem usada para as colunas são uns Kimber 8tc e os interconnects uns Tara Labs Master.

fernandomosilva
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 104
Ocupação : Professor
Interesses : musica / fotografia / familia
Pontos/Reputação : 108

Re: NAIM CD5i

Mensagem  nbaptista em 31/3/2010, 20:55

Os leitores de cd da Naim são conhecidos pelo excelente ritmo e timing que imprimem á música.São leitores com muita entrega,som frontal e enérgico!Eu tenho um Naim CD 5,por isso conheço muito bem o som da marca.Contudo aconselhava-o a ouvir o Rega Apolo na Audioteam por 550€.É uma sonoridade mais doce e tem uma apresentação suave,embora com bom ritmo e timing!
Se quiser leitores mais á séria tem o Puresound e Rega Saturn,na casa dos 1200€.O Naim é um bom leitor de cd´s,mas o som da Naim para alguns pode tornar-se um pouco agressivo ou próximo do som profissional,portanto aconselho a audição doutras fontes
Não é que não sejam bons leitores de cd´s,porque o são mas têm uma personalidade muito própria e aliás quando o ouvir vai aperceber-se disso!Eu acho-os demasiados caros,neste momento adquiri um Cambridge Dac Magic por 338 € e estou contentíssimo com o som.Portanto já vê,para esse preço(Naim CD 5i) tem muita oferta
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 235
Pontos/Reputação : 442

Mensagem  ricardo onga-ku em 31/3/2010, 22:45

"PRAT" (pace, rhythm and timing) foi um chavão "inventado" pela Linn para promover os seus produtos; é apenas marketing...e talvez também mito.

Onga-ku

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  nbaptista em 1/4/2010, 12:03

PRAT não é exclusivo da Linn nem da Naim.È possível encontrar produtos com timing excelente como eu descobri agora com a Cambridge!
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 1/4/2010, 13:12

Nesta vou ter que meter a colher, até porque é um assunto que sempre me provocou reacções de alguma violência e desespero.

Uma pequena introdução para explicar que, antes de audiófilo confesso, apaixonado pelos equipamentos, ou outra razão menos lícita que leve alguém a gostar de ouvir música através destas caixinhas, sou desde muito novo um completo viciado em música, melómano se quiserem. Desde pequenino que os meus pais me »obrigaram» a aprender, e a ouvir música. Vai daí que após alguns anitos a pianar como muitas criancinhas, resolveu este vosso humilde forista dedicar-se aos instrumentos de percussão. Para concluir, toco bateria há cerca de 45 anos. É claro que esta antiguidade não me confere nada mais do que alguma experiência atrás dos tambores, nas mais diversas situações, géneros musicais, etc.
Em todas essas situações, aquilo que eu próprio, e os demais músicos com quem compartilhava o momento, exigíamos do baterista (euzinho) era que tivesse tempo, pace, ritmo, e claro, se possível bom gosto.

Posto isto, e dado que tive a oportunidade de viver na altura o lançamento desse chavão da Linn (vivia no Reino Unido, papava todos os shows de hi-fi, travava conhecimento com figurões como Ivor Tiefenbrun) sempre achei que o dito chavão não passava de uma treta bem-falante, marketing de pompous ass, enfim em bom português, conversa de merda. E continuo a pensar da mesma forma. Entre um número significativo de qualidades, os equipamentos têm obrigação de reproduzir com lealdade esse tal PRAT, seja de um instrumento, de um ensemble, naipe, orquestra, voz, ou mesmo da forma como uma nota é introduzida na música.

O Linn Sondek LP12 (com o qual sempre tive grande contacto) lia bem esses atributos. Mas como ele, a maior parte dos gira-discos com alguma reputação.

De todos os gira-discos que tive, e tenho (não posso falar em leitores digitais, porque tenho muito pouca, ou nenhuma experiência) não acho que seja pertinente distinguir um que tenha melhor PRAT do que outro. Agora, que num contexto geral, gosto mais da forma como determinado conjunto GD/braço/célula, me apresenta o som na sua globalidade, isso é indesmentível. E nunca foi o Linn…

Cumprimentos,

Mário

Post Scriptum: Nos figurões que conheci, não incluo Julian Vereker. Era um homem muito reservado, o oposto de Ivor Tiefenbrun. E um pequeno génio no mundo do audio. E autodidata.

PPS: Do que atrás escrevi, por favor não concluam que o Naim CD CD5I é um mau leitor. Não tenho a mínima experiência como disse. Apenas quis intervir acerca da, quanto a mim, falácia do PRAT.

Convidad
Convidado

Mensagem  nbaptista em 1/4/2010, 13:50

E afinal Fernando Silva,já tomou alguma decisão?
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nbaptista em 1/4/2010, 21:38

fernandomosilva escreveu:Caros foristas tendo eu a possibilidade de adquirir um leitor de cds NAIM CD5i, e estando eu com a necessidade da aquisição de um leitor de cds para completar o meu sistema de momento.
Gostaria que quem conhecesse o referido modelo me desse a sua opinião sobre ele e sobre a sua sonoridade.
Há o Naim CD5i e o CD5i.Qual é o modelo que quer comprar,porque têm sonoridades diferentes?
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  SOUND em 2/4/2010, 14:28

fernandomosilva, o Naim CD5i e um excelente leitor de cds no seu nivel de precos, e sim, como ja foi dito aqui este toca a musica com "prat" e soa muito analogico (leia-se natural, tanto com as vozes como com os instrumentos). Outra opcao a ter em conta na minha opiniao sao tambem os leitores de cds da Rega, estes sao muito musicais (leia-se prat) no entanto nao sao sonicamente frontais como o Naim. Mas enfim ha que ouvir e ver (ouvir) o que lhe agrada mais, nessa zona de precos tem muita coisa a escolha.

Gostaria ainda de acrescentar ainda o seguinte, se alguem lhe disser que o "PRAT" e um chavao inventado para promover productos entao e porque esse alguem nunca teve portunidade de ouvir os referidos productos ou entao tem ja os ouvidos tao "queimadinhos" que ja nao consegue fazer a distincao entre uns e outros

P.S. Nunca fui musico mas tambem nao preciso de o ser para poder sentir a musica em todo o seu explendor
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  nbaptista em 2/4/2010, 14:44

SOUND escreveu:
Gostaria ainda de acrescentar ainda o seguinte, se alguem lhe disser que o "PRAT" e um chavao inventado para promover productos entao e porque esse alguem nunca teve portunidade de ouvir os referidos productos ou entao tem ja os ouvidos tao "queimadinhos" que ja nao consegue fazer a distincao entre uns e outros

A música e a sua essência são universais.Porque é que o Prat só deveria existir em algumas marcas,e em outras não?
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 2/4/2010, 15:24

Caro Sound,

O seu comentário foi fraquito.

1- Ninguém aqui afirmou que é necessário ser músico para apreciar música.
2- Quanto ao ter ouvido os equipamentos que foram rotulados como os mais altos dignatários do PRAT, também não creio que tenha lido correctamente o que escrevi. Eu estava lá.
3- Não vá pelo caminho da ofensa, com os »ouvidos queimadinhos«. É certo que os meus ouvidos já não são os mesmos de há 30 anos.
4- Os meus ouvidos estarão deteriorados, a minha sensibilidade e educação, não.

Respeitosamente,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 2/4/2010, 15:27

Caro Fernando,

A título de curiosidade, foi vendido em Inglaterra um Naim CD5i por GBP 405.00.

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=260574941679&ssPageName=STRK:MEWAX:IT

Cumprimentos,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  Conan em 2/4/2010, 15:48

eu tenho um Naim, mas não sei o que é isso de prat.

ah! já encontrei:

prat [ prat ]

noun (plural prats)
Definition:
1. U.K. fool: somebody regarded as unintelligent ( slang insult )
Conan
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 574
Ocupação : DJ
Interesses : Curtir
Pontos/Reputação : 63

Mensagem  Convidad em 2/4/2010, 15:52

Caro Conan,

Essa foi muito boa. Eu também tenho equipamento Naim.

Vejo pela sua ficha que é DJ.

Já agora com que Prat's trabalha?

Cumprimentos,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  Conan em 2/4/2010, 16:01

M Fernandes escreveu:Vejo pela sua ficha que é DJ.

Já agora com que Prat's trabalha?

Cumprimentos,

Mário

Quais te referes??

Os que estã na pista?... ou os que estão na cabine??
Conan
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nbaptista em 2/4/2010, 16:02

Eu tenho Prat no meu sistema actual,e a fonte é um Dac Magic da Cambridge.
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nbaptista em 2/4/2010, 16:14

SOUND escreveu:fernandomosilva, o Naim CD5i e um excelente leitor de cds no seu nivel de precos, e sim, como ja foi dito aqui este toca a musica com "prat" e soa muito analogico (leia-se natural, tanto com as vozes como com os instrumentos).

anlógico=leia-se natural
Aí concordo inteiramente contigo,esse é um dos pontos fortes dos leitores da Naim.
Mas atenção que o 1º CD5i tinha uma apresentaçaõ um pouco agressiva e frontal demais,penso que o CD 5 descontinuado estava mais próximo duma apresentação analógica!Eu tenho um Naim CD 5
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 2/4/2010, 16:34

Conan,

Refiro-me aqueles com que, eventualmente, anda de um lado para o outro.

Isto porque o filho de um amigo meu está a iniciar-se na nobre arte de DJ, e me perguntou para que lado se deve virar quando chegar a altura de meter a »mão na massa«.

Obrigado,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  Conan em 2/4/2010, 17:06

M Fernandes escreveu:Conan,

Refiro-me aqueles com que, eventualmente, anda de um lado para o outro.

Isto porque o filho de um amigo meu está a iniciar-se na nobre arte de DJ, e me perguntou para que lado se deve virar quando chegar a altura de meter a »mão na massa«.

Obrigado,

Mário

e eu estou de saída.
sou da velha guarda (vinil & cd)

Se fose para me iniciar na arte DJ eu iria enveredar pelas novas tecnologias, i.e. Mp3. Existem aparelhos e software bastante interessante nesta área: http://www.musicstore.de/de_DE/EUR/DJ/Controller-Software/cat-DJ-DJECONT
Conan
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 2/4/2010, 19:20

Obrigado Conan.

Ao que tudo indica, o rapaz quer mesmo adquirir pratos para tocar vinil.

Segundo ouvi dizer, os direct-drive da Technics (SL-1200?) tinham boa reputação.

Convidad
Convidado

Mensagem  nbaptista em 2/4/2010, 19:31

M Fernandes escreveu:Obrigado Conan.

nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conan em 2/4/2010, 20:07

Segundo ouvi dizer, os direct-drive da Technics (SL-1200?) tinham boa reputação.

Para DJ, pratos Technics SL-1210 e mais nada.
Conan
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Antas em 2/4/2010, 20:24

Conan escreveu:

Para DJ, pratos Technics SL-1210 e mais nada.

+1

Paguei os primeiros anos de faculdade atras de 2 desses em Evora Rolling Eyes Very Happy
Antas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 991
Ocupação : Banca
Interesses : Os meus filhos, a musica e a minha moto...
Pontos/Reputação : 595

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: