O sistema e a sala
Página 1 de 4 • Compartilhe •
Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4 
O sistema e a sala
Depois de largos anos em que, por diversas razões, a audição cuidada de música foi relegada para segundo plano, foi graças ao nascimento do meu primeiro filho em 2005 que voltei a usufruir do meu sistema.
Com a passagem da parafernália do escritório para a sala de estar, e em parte incentivado pela leitura de algumas revistas da especialidade, seguiram-se também algumas incursões mais ou menos felizes pelas fronteiras mais remotas do mundo da reprodução doméstica como as colunas single driver ou as cornetas.
A sala, um estreito "comboio" de dois espaços que totalizam 3,30m por 8,40m e 3,30m de pé-direito, é constituída por paredes de alvenaria maciça de grande espessura e lajes de betão extremamente delgadas, sob as quais está assente um soalho tradicional com caixa de ar.
A sonoridade peca por excesso de eco e algum ruído de fundo proveniente da circulação automóvel na rua (cerca de 30dB nas horas mais calmas) e o pavimento já velho é instável e vibra bastante com as baixas frequências.
A alimentação é trifásica e não dispõe de circuito independente.

Com a passagem da parafernália do escritório para a sala de estar, e em parte incentivado pela leitura de algumas revistas da especialidade, seguiram-se também algumas incursões mais ou menos felizes pelas fronteiras mais remotas do mundo da reprodução doméstica como as colunas single driver ou as cornetas.
A sala, um estreito "comboio" de dois espaços que totalizam 3,30m por 8,40m e 3,30m de pé-direito, é constituída por paredes de alvenaria maciça de grande espessura e lajes de betão extremamente delgadas, sob as quais está assente um soalho tradicional com caixa de ar.
A sonoridade peca por excesso de eco e algum ruído de fundo proveniente da circulação automóvel na rua (cerca de 30dB nas horas mais calmas) e o pavimento já velho é instável e vibra bastante com as baixas frequências.
A alimentação é trifásica e não dispõe de circuito independente.

onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 2614
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4072
Re: O sistema e a sala
ok.
temos uma bela explicação tecnica da sala.
mas................o que realmente queremos...??????????
é ser cuscos!!!!
e ver essas fotos.
temos uma bela explicação tecnica da sala.
mas................o que realmente queremos...??????????
é ser cuscos!!!!
e ver essas fotos.

luis lopes- Equipa Audiopt - Moderação

- Número de Mensagens: 1496
Ocupação: vigilante
Interesses: AUDIO VINTAGE-series tv-cromos futebol
Pontos/Reputação: 1529
Evolução do sistema
O sistema de escritório temporariamente montado na sala.

Fonte: transporte Audio Alchemy DDS2 + filtro de jitter DTI + DAC DDE v1 ou 47 Laboratory Shigaraki DAC
Amplificação: Audio Innovations S300 mk2
Colunas: Schallwand semi-omni 5"
O segundo par de single drivers com o famoso altifalante Diatone P-610 e electrónica 47 Labs.
Para o meu gosto era um sistema esteticamente perfeito e tive pena de me desfazer dele, especialmente a electrónica, mas o desempenho está em primeiro lugar.

Fonte: transporte e DAC 47 Laboratory Shigaraki
Amplificação: 47 Laboratory Shigaraki
Colunas: Orgue Diatone P-610
Nesta altura comecei, ainda que com pouca regularidade devido à necessidade de recorrer a babysitting, a assistir a alguns concertos da Orquestra Gulbenkian e por sugestão do forista 106 ouvi pela primeira vez o sistema do Ricardo Domingos, aquele que até hoje mais me impressionou.
Com o retomar da música sinfónica e a audição do referido sistema (que acentuou as limitações e deficiências do conjunto 47Labs/Orgue) decidi partir para o full range e em seguida substitui o sistema da 47 Labs.

Fontes: Denon DCD-1450AR + Parasound D/AC1000 ou Pioneer PD-91, Systemdek IIX900 + Rega RB250 + Audio Technica OC9II + Rotel RQ-970 modificado pelo Ricardo Domingos e Technics ST7300
Amplificação: Hafler TA1600 ou Marantz PM50 ou Sonic Impact T-Amp v.2
Colunas: Opera Consonance Barque M-12
Uma das razões para a aquisição das cornetas foi a modularidade destas que permitiu experimentar um pouco com esta topologia, através da adição de um muito necessário tweeter e substituindo a corneta de secção quadrada por uma de perfil tractrix consideravelmente mais linear.
Infelizmente o woofer estava a trabalhar numa gama demasiado larga para suas capacidades e não conseguia reproduzir o extremo inferior do espectro pelo e optei por me desfazer delas.
Nesta altura resolvi também fazer uma incursão pelo vinil mas conclui pouco depois que era difícil justificar o enorme investimento em LPs tendo em conta o preço actual dos CDs (ainda para mais com um primo a viver em Londres).

Fontes: Denon DCD-1450AR + Parasound D/AC1000 ou Pioneer PD-91, Systemdek IIX900 + Rega RB250 + Audio Technica OC9II + Rotel RQ-970 modificado pelo Ricardo Domingos e Technics ST7300
O sistema de escritório temporariamente montado na sala.

Fonte: transporte Audio Alchemy DDS2 + filtro de jitter DTI + DAC DDE v1 ou 47 Laboratory Shigaraki DAC
Amplificação: Audio Innovations S300 mk2
Colunas: Schallwand semi-omni 5"
O segundo par de single drivers com o famoso altifalante Diatone P-610 e electrónica 47 Labs.
Para o meu gosto era um sistema esteticamente perfeito e tive pena de me desfazer dele, especialmente a electrónica, mas o desempenho está em primeiro lugar.

Nesta altura comecei, ainda que com pouca regularidade devido à necessidade de recorrer a babysitting, a assistir a alguns concertos da Orquestra Gulbenkian e por sugestão do forista 106 ouvi pela primeira vez o sistema do Ricardo Domingos, aquele que até hoje mais me impressionou.
Com o retomar da música sinfónica e a audição do referido sistema (que acentuou as limitações e deficiências do conjunto 47Labs/Orgue) decidi partir para o full range e em seguida substitui o sistema da 47 Labs.

Uma das razões para a aquisição das cornetas foi a modularidade destas que permitiu experimentar um pouco com esta topologia, através da adição de um muito necessário tweeter e substituindo a corneta de secção quadrada por uma de perfil tractrix consideravelmente mais linear.
Infelizmente o woofer estava a trabalhar numa gama demasiado larga para suas capacidades e não conseguia reproduzir o extremo inferior do espectro pelo e optei por me desfazer delas.
Nesta altura resolvi também fazer uma incursão pelo vinil mas conclui pouco depois que era difícil justificar o enorme investimento em LPs tendo em conta o preço actual dos CDs (ainda para mais com um primo a viver em Londres).

Última edição por onga-ku em 28/3/2010, 12:55, editado 3 vez(es) (Razão : gramática)

Sistema actual
Enquanto aguardo a modificação do meu PM50 estou a considerar a hipótese de efectuar uma intervenção acústica na sala e a estudar forma de abordar o assunto com a minha mulher, já que se trata da sala comum; de qualquer modo a intervenção, a existir, será necessáriamente de uma enorme subtileza por forma a que não se perceba.
Falta-me ainda montar a antena exterior Teka.

Fontes: Pioneer PD-91 modificado pelo Ricardo Domingos e Yamaha T85
Amplificação: Rotel RA-840BX3
Colunas: Spendor SP9/1

Resposta de frequências no ponto de escuta
Enquanto aguardo a modificação do meu PM50 estou a considerar a hipótese de efectuar uma intervenção acústica na sala e a estudar forma de abordar o assunto com a minha mulher, já que se trata da sala comum; de qualquer modo a intervenção, a existir, será necessáriamente de uma enorme subtileza por forma a que não se perceba.
Falta-me ainda montar a antena exterior Teka.

Fontes: Pioneer PD-91 modificado pelo Ricardo Domingos e Yamaha T85
Amplificação: Rotel RA-840BX3
Colunas: Spendor SP9/1

ONGA-KU, os meus parabens pelos seus sistemas e tb pela esposa que tem
a minha se eu coloca-se esses travesseiros todos na sala, apanhava com o rolo da massa e punha-me uma semana a pao e água
Abraço
a minha se eu coloca-se esses travesseiros todos na sala, apanhava com o rolo da massa e punha-me uma semana a pao e água
Abraço

Fernando Novais- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 2611
Ocupação: Funcionario Publico
Interesses: Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação: 1750
Parabens onka-ku e obigado por esta partilha com resto da comunidade 

Mango- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 539
Pontos/Reputação: 716
Fernando Novais escreveu:ONGA-KU, os meus parabens pelos seus sistemas e tb pela esposa que tem
Abraço
He, he.
Os travesseiros estão ali por causa (da televisão e da testa) do miúdo que aparece na fotografia.
A alternativa seria um capacete mas assim sempre se conseguem limar algumas arestas à sala.

onga-ku escreveu:Fernando Novais escreveu:ONGA-KU, os meus parabens pelos seus sistemas e tb pela esposa que tem
Abraço
He, he.
Os travesseiros estão ali por causa (da televisão e da testa) do miúdo que aparece na fotografia.
A alternativa seria um capacete mas assim sempre se conseguem limar algumas arestas à sala.

onga-ku escreveu:..........
He, he.
Está boa, e o pessoal a pensar que era para tratamento acústico.

Blink- Equipa Audiopt - Admin.

- Número de Mensagens: 4215
Interesses: DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação: 1629
Blink escreveu:onga-ku escreveu:..........
He, he.
Está boa, e o pessoal a pensar que era para tratamento acústico.

onga-ku escreveu:Sistema actual
Dá-me a impressão que aqui a alteração entre outras foi a troca de colunas... Verdade?
Mas parece que não foi um bom upgrade... O filhote largou os brinquedos e fugiu a sete pés, tadinho.
Desculpa mas não resisti...
Bem pelo menos o teu ainda ouve um pouco de música, os meus só ipod para a frente, enfim gerações diferentes...
Um abraço e parabéns pelo sistema

João Henrique- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 289
Pontos/Reputação: 237
João Henrique escreveu:Dá-me a impressão que aqui a alteração entre outras foi a troca de colunas... Verdade?
Mas parece que não foi um bom upgrade... O filhote largou os brinquedos e fugiu a sete pés, tadinho.
Desculpa mas não resisti...
Bem pelo menos o teu ainda ouve um pouco de música, os meus só ipod para a frente, enfim gerações diferentes...
Um abraço e parabéns pelo sistema
O problema não está nas colunas mas nos filhotes que são muito desarrumados...
Desde que instalei o sistema nesta sala experimentei caixas acústicas de três topologias diferentes - single driver, cornetas e "convencionais" de radiação frontal -, bem como diversos tipos de amplificação solid state e também uma fonte digital Non Oversampling e Filterless.
Cumprimentos,
onga-ku

onga-ku escreveu:Evolução do sistema
...
...
Eis um verdadeiro sistema que faz musica !!! Desfazer-se disto é
Até+

td124- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 585
Ocupação: Audio designer
Interesses: Tudo o que desperta a alma...
Pontos/Reputação: 875
parabéns , adorei , já li que a corrente eléctrica é 50% do sistema !?

Nuno-remix- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 198
Ocupação: venda pecas auto
Interesses: musica - filmes - dj -
Pontos/Reputação: 204
td124 escreveu:onga-ku escreveu:Evolução do sistema
...
...
Eis um verdadeiro sistema que faz musica !!! Desfazer-se disto é... UM ERRO
![]()
Até+
Caro Paulo,
Os erros existem para que possamos aprender com eles.
As Diatone não eram más, tinham as limitações típicas de umas monitoras deste tipo e a dificuldade de "activar" uma sala com mais de 90m3 de volume.
Na altura escutava acima de tudo música acústica, pequenos agrupamentos de étnica e jazz vintage...depois veio a paixão por Bruckner, por Brahms, por Tachikovsky, por Berlioz e não tive alternativa se não despachá-lo.
Digamos que era um bom sistema para reproduzir quartetos de corda numa pequena sala, mas que padecia de alguns males importantes como limitações ao nível da dinâmica e dos extremos de frequência, e uma sonoridade algo velada e monofónica que atribuo ao DAC (será uma assinatura da configuração filterless non-oversampling?).
Actualmente estou bastante bem servido: a fonte (graças às modificações) é de uma resolução tímbrica e suavidade magníficas e as colunas também são bastante boas...apenas aguardo a modificação do amplificador e penso que terei um sistema para muitos anos de escutas musicais.
Até breve,
Ricardo

Página 1 de 4 • 1, 2, 3, 4 
Tópicos similares» Progresso Sistema de Contas Usuário
» Sala do Templo (0 - 20)
» na sala de chat webcam
» Sala de Bate-Papo 2
» Home-cinema e som estereo