First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Página 13 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: First Watt F5 Amp. de Potencia Class A

Mensagem  Carlomar em Dom 4 Dez - 14:26:21

paa escreveu:...Também já subi R5 e R6 (do novo circuito) para 3.3R. ...

Penso queria dizer 3.3K

Consegue obter algum valor de bias, ou fica a zero?

O problema está a acontecer nos 2 canais ou só em um?

Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 490
Interesses: Audio - Diy, Astronomia
Pontos/Reputação: 930

Mensagem  paa em Dom 4 Dez - 14:34:27

Carlomar escreveu:
paa escreveu:...Também já subi R5 e R6 (do novo circuito) para 3.3R. ...

Penso queria dizer 3.3K

Consegue obter algum valor de bias, ou fica a zero?

O problema está a acontecer nos 2 canais ou só em um?

Sim, 3.3K. Não consigo bias nenhum em ambos os canais.

paa
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 148
Interesses: Válvulas, tweaks
Pontos/Reputação: 295

Mensagem  Carlomar em Dom 4 Dez - 14:43:35

Meça a tensão em mV(milivolts) nas resistências R1 e R2 conforme gravado na placa. São as resistências de 10 ohm.

Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Carlomar em Dom 18 Dez - 22:42:15

paa escreveu:Não consigo bias nenhum em ambos os canais.

Paa,

então já conseguio acertar as Bias e por o F5 a dar musica como ele faz tão bem?

Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  cello em Dom 18 Dez - 23:01:00

paa escreveu: Isto porque os Q1 e Q2 que o Tech-Diy me enviou são diferentes dos que usei no circuito anterior (estes têm a referência GR).

A versão GR a corrente que circula sobre estes JFET é por vezes menos de metade que a versão BL daí não ter o potencial abaixo que o rail da alimentação de forma que possa conduzir os transistores de saída.

Para jogar pelo seguro o ideal seria a versão V pois estes podem conduzir até 20mA.... bem longe dos 2.6mA da versão que lhe foi entregue. Caso tenha a "sorte " de ser um fake.... considere "lixo".

cumps

cello
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 42
Pontos/Reputação: 97

Mensagem  Carlomar em Dom 18 Dez - 23:52:48

cello escreveu:
A versão GR a corrente que circula sobre estes JFET é por vezes menos de metade que a versão BL

Por isso é que o Paa já subiu o valor de R5 e R6(F5 R1).
A versão mais correta seria a BL, mas já houve quem conseguisse pôr o F5 a trabalhar com a versão GR.

Também como o cello diz podem ser transistores Fake.

Ver também se os ZTX (proteção de corrente) estão montados na posição correcta pois os pinos são diferentes dos BC.

Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  paa em Ter 20 Dez - 7:38:00

Saudações natalícias a todos. Obrigado pelo interesse.

Eis a situação:
Retirei todos os componentes de protecção. Tenho um canal a funcionar em pleno com R3 e R4 a 3.3K. Quanto ao outro canal, estoirei com os mosfet. Também nesse meti resistências de 1K em série com R3 e R4 mas o ajuste salta demasiado rapidamente para tensões acima dos 4.2V. Neste momento estou à espera de novos mosfet, que ainda por cima estavam esgotados pale
Esta história dos GR é inesperada e irritante.

Numa época ideal para os classe A é que isto ficou parado. Ainda por cima voltar às válvulas está a ser penoso...

paa
utilizador iniciado

Mensagem  Carlomar em Ter 20 Dez - 19:57:25

Viva Paa,

O F5 agora com o frio dá muito jeito.

Se no verão o calor produzido foi um sufoco a que me sujeitei por não prescindir das suas qualidades, agora no inverno é uma alegria a dobrar, e nem preciso de ligar o aquecimento na sala.

Isto de haver duas versões, que são praticamente idênticas, mas com códigos diferentes é uma confusão.
Assim sugiro que usemos nomenclatura do esquema original.

Carlomar escreveu:

As resistências que subiu para 3,3k devem ser R5 e R6.

Diga-me uma coisa estava a usar as NTC TH1 e TH2 ?

ESDs
Os Jfets (2sk170 e 2sJ74) e os Mosfets são dispositivos sensíveis a descargas eletrostáticas.
Cuidado com o seu ferro de soldar.
Tem ligação á terra?
Será que tem um diodo interno para reduzir a potencia?
Ou apenas um condensador interno entre a terra e as parte metálica da ponta?
Não poderá ser ele o causador do problema dos Mosfets?

Este é um campo que eu não estou muito á vontade para falar , mas há por ai quem saiba mais que eu.

Cello,
o ferro de soldar do amigo Paa não poderia ter estourado os Mosfets?

Convém ter algum cuidado ao manusear estes componentes.

Vou ser franco, eu não tenho grandes cuidados, mas talvez até fosse bom usar uma pulseira anti-estática ao manusear componentes ESD.

Também há quem diga que com a pulseira ainda pode ser pior.

IDSS
Em relação aos 2sJ74BL parece que cada vez é mais difícil encontra-los ao passo que é mais fácil encontar a versão GR.
por isso mandaram-lhe os GR.

Sobre isto Nelson Pass escreveu no manual do F5

The input JFETs used are 2SK170 or 2SK370 for the N channel parts (Q1), and 2SJ74 or 2SJ108 for the P channel parts(Q2). In these cases the Idss selection code is BL, although V and GR types will also generally work fine. The primary thing about these particular parts is the transconductance figure of 20 mS – many of the potential substitutes are much lower at 4 to 10 mS.

http://users.cms.caltech.edu/~ps/tmp/F5-om_sm-080527.pdf

Cumprimentos

Última edição por Carlomar em Ter 20 Dez - 20:03:18, editado 1 vez(es) (Razão : ortografia)

Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  paa em Ter 20 Dez - 20:40:52

As resistências que subi foram R3 e R4. As R5 e R6 mantenho nos mesmos valores. Não uso os termistores.

Quanto aos mosfet, sei porque estoiraram: enquanto testava um canal, tinha o outro ligado mas com os mosfet fora do dissipador, por azar um deles tocou no dissipador e pronto, houve uma descarga fatal. Coisas de amadores.

paa
utilizador iniciado

Mensagem  Carlomar em Ter 20 Dez - 22:16:31

Carlomar escreveu:
As resistências que subiu para 3,3k devem ser R5 e R6.

Tem razão, Estava a ver mal a coisa.

Não há que ter vergonha de o admitir, é assim que se aprende.
Já fiz pior que isso. Very Happy
Penso que todos já o fizemos.

Uma vez que não está a usar termistores acho estranho usar R3, R4 um valor tão elevado.

Sem termistores o valor normal dessa resistência poderia ser de 1K.(com Jfets BL)

Mas como tem os Jfet GR...

Quando isso estiver a 100% dê noticias.

Vai ver que com as Cadocks, sem circuito de proteção, e PSU quase Dual mono, o que já era bom vai ficar ainda melhor.

cumpr.

Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  paa em Qua 22 Fev - 21:16:43

De volta, depois de um longo interregno.

Fiquei no ponto em que apenas um canal funcionava. Fui obrigado a comprar novos mosfet, que demoraram a chegar, e depois de instalados descubro que afinal também as caddock .50/3W tinham estoirado. Mais umas semanas de espera...

Entretanto, voltei a recorrer ao meu amplificador a válvulas. Demorei umas duas ou três semanas até achar que tocava bem :-) isto de andar de cavalo para burro custa muito...

Recebido o material, consegui finalmente acertar o bias. Uff. No entanto, depois de ligar o F5 às colunas tive a triste sorte de perceber que gerava um huuumm insuportável nos dois canais. Tive de voltar a pegar no ferro de soldar e mudar todas as ligações de terra. Após várias experiências, a melhor solução revelou-se ser uma única terra em estrela (como tenho duas fontes de alimentação, tive a ideia infeliz de ter duas estrelas, numa montagem em duplo mono, inclusive com duas ligações ao chassis por termistores).

Após estas alterações, tenho a reportar que fiquei com um muito reduzido silvo no canal direito, provavelmente devido aos cabos de terra nesse canal não serem totalmente simétricos. Mas enfim, não é grave, acho que não vou fazer mais alterações.

Quanto ao pré passivo, não o posso ligar pois fico com o hum de volta. Tenho assim a squeezebox touch ligada ao F5 por um cabo nordost red dawn de 30cm mais um atenuador de 10db. Regulo o volume na squeezebox.

Quanto ao som? Estou muitíssimo satisfeito. O som está mais claro, com óptima tensão no grave e uma enorme espacialidade. Foi preciso "afinar" a squeezebox ao F5 de modo a não exagerar na extensão do agudo. O resultado é muito equilibrado. Penso que o ganho principal está na espacialidade, pois por vezes tenho sons projectados 3 ou 4 metros para a frente das colunas e uns 2 metros para os lados.

Conclusões? As caddock parecem ser uma boa opção. A versão minimalista do F5 também parece recomendável. A duplicação da fonte de alimentação revelou-se um problema. A ideia do pré passivo foi um desastre.

paa
utilizador iniciado

Mensagem  Carlomar em Sex 24 Fev - 22:46:00

Viva Paa,

seja bem aparecido. cheers

Finalmente esse F5 já toca!

É preciso algum cuidado com o loops de massas em qualquer amplificador, mas ainda mais neste amplificador que tem uma enorme largura de banda(DC até 1 Mhz).

Mesmo esse pequeno silvo é sinal de que algo não está bem.

Experimente ligar uma RCA de cada vez a ver se o Ruído desaparece.

No meu atual F5 uso 2 resistências fixas de 10ohms, uma entre os ponto central dos condensadores e a terra e a outra entre a terra e o Chassis. Eu sei que há alguns riscos por não ter a terra direto ao chassis, mas não será nada de grave e achei esta configuração bastante silenciosa.

Outra ideia:
Na minha opinião, nunca gostei muito da ideia de ter 2 cabos interconect cada um com a sua massa. Isso favorece os loops de massa.
Acho preferível a solução que por exemplo a Naim usa em que apenas um cabo interconet com uma massa serve os dois canais.

De qualquer forma se usarmos 2 monoblocos , teremos forçosamente dois interconects cada um com a sua massa.

Em Dual mono, pretendemos simular dois monoblocos, mas o problema é que teremos apenas uma caixa, pelo que nunca poderá haver uma separação tão perfeita como nos monoblocos, pois vão partilhar o mesmo chassi.

Isto são apenas algumas considerações. Este assunto daria pano para mangas.

Eu também estou a pensar avançar para a configuração Dual-mono (com dois transformadores) para a versão definitiva do meu F5. Depois trocaremos ideias. A ver vamos se não vou ter o mesmo problema.

Já leu sobre a oferta mais recente que o Sr. Nelson Pass fez á comunidade Diy, o F5 Turbo nas três variantes V1, V2 e V3?

Boas audições

Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Carlomar em Sex 24 Fev - 23:02:50

As massas conforme recomendado pelo Peter Daniel:

http://www.diyaudio.com/forums/group-buys/140306-f5-pcb-group-buy-8.html#post1809596

Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  paa em Sab 25 Fev - 12:04:10

Essas ligações do Peter Daniel foram as que não funcionaram na minha nova configuração. O que tenho agora é as duas massas rca ligadas uma à outra e um cabo ligado entre o centro dessa ligação e o ponto onde ligam todos os outros cabos de massa. Experimentei outras alternativas, inclusivamente ligar só uma massa de um rca, mas o resultado foi pior.

paa
utilizador iniciado

Mensagem  MASantos em Qua 29 Fev - 17:36:16

Ola a todos,

Estou começar a preparar a construção do novo F5turbo que foi lançado pelo Nelson Pass há umas semanas. Para quem já leu o documento, será a versão v2 mas com o andar de entrada em cascata como utilizado na versão v3. Isto vai permitir aumentar a tensão para cerca de 30-35v. O meu objectivo é obter pelo menos 50-60w a 6ohm, que é impediência as minhas colunas actuais. São umas rega rs3 com 89db de sensibilidade e provavelmente o f5 original é suficiente mas com a versão turbo posso aumentar o bias e reduzir a distorção nos primeiros watts conforme descrito nos documentos publicados pelo NP.

O chassis vai ser fabricado em casa com dois dissipadores bem grandes, 400mm x 200mm x80, paineis frontal e traseiro em alumínio. O topo será em malha de aluminio e o fundo aberto de modo a permitir o máximo de ventilação.

Por agora ainda estou a fase de projecção, escolha de materiais e também à espera que as placas estejam disponíveis. Irei participando e mostrar o meu trabalho.

Cumprimentos,

Manuel

MASantos
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 4
Pontos/Reputação: 2

Página 13 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: