Mos-fet Classe A Single Ended

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mos-fet Classe A Single Ended

Mensagem  Carlomar em 12/3/2010, 00:21

Sendo eu adepto do minimalismo, resolvi experimentar isto:

Projecto do Senhor Nelson Pass, onde o mesmo procura mostrar como é facil trabalhar com Mos-fets.
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519

Re: Mos-fet Classe A Single Ended

Mensagem  longplay em 12/3/2010, 00:29

E que tal? É assim tão fácil como parece? E o resultado?
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Pontos/Reputação : 791

Mensagem  Carlomar em 12/3/2010, 00:38

Èra só uma questão de reaproveitar alguns componentes de outros projectos.
Não havia nada a perder.
Uma/duas de trabalho depois

Uma fonte de alimentação improvisada com filtragem C-R-C, e começamos a produzir calor(1A de corrente de polarização-Bias).
E também musica...
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  fm&stereo em 13/3/2010, 17:21

Muito bem Carlos!
Então e que colunas usas para testar?
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  Carlomar em 13/3/2010, 18:44

fm&stereo escreveu:Muito bem Carlos!
Então e que colunas usas para testar?
Olá Fernando,
Por incrível que possa parecer, consigo tirar momentos musicais muito agradáveis com este AMP experimental com apenas 1W e com as minhas colunas de baixissima sensibilidade(85db ), principalmente á noite.

Para ser franco nunca imaginei que isto fosse possivel

Também deve dar um bom AMP para auscultadores.

Prefiro o timbre e a resolução deste, aos meus Naim clone que uso habitualmente.

Há uma semana que está montado e é com ele que tenho ouvido musica.

Se tivesse umas colunas de uns 95dbs já dava para viver feliz

Faltou dizer que alem de ser classe A pura em SE, não tem realimentação- Zero feedback.

Isto é apenas uma primeira abordagem aos SE e aos projectos Nelson Pass, e pode ser melhorado com uma melhor fonte de corrente constante, em vez das resistências de potencia.

Esta é a base dos ZEN.

O próximo será o Aleph J

Cumprimentos
Carlos
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  fm&stereo em 13/3/2010, 23:23

Força neles!... Laughing Eu é que ainda vou demorar com os meus A30. Crying or Very sad
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  Paulo André em 13/3/2010, 23:27

Carlomar escreveu:[Se tivesse umas colunas de uns 95dbs já dava para viver feliz

Estou á espera de umas com 95 db faz 4 meses

Os meus parabéns por esse projecto

Sistema
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + PS3
Fonte analógica: Thorens TD160MKII + Rega Bias + Norbert c/ regulação RIAA
Fontes digitais: Pioneer PD-S703 + Sony ST-SA3ES + Sony MDS-JB930QS
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5956
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Pontos/Reputação : 3208

Mensagem  ricardo onga-ku em 14/3/2010, 10:28

Carlomar escreveu:Se tivesse umas colunas de uns 95dbs já dava para viver feliz

Caro Carlomar,

Porque não experimenta construir umas colunas de 3 vias com compressão/corneta nos médios?

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  Blink em 14/3/2010, 12:07

Um projecto simples que acredito dar um bom som, numa caixa á maneira e deve ficar óptimo.

Pena aquelas Rs de pot que devem debitar algum calor, mas bem ventilado e fica bom. Parabéns pela ideia simples.
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4703
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1993

Mensagem  Convidad em 14/3/2010, 19:23

He He He Boa ideia !!!!
E o dissipador de calha de janela deveria estar ao contrário virado com as alhetas para cima ??!!

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Carlomar em 14/3/2010, 21:33

Agradeço a todos a participação no tópico.

Claro que isto é uma brincadeira, mas funciona e dá para aprender qualquer coisa de novo.

Nunca tinha trabalhado Mos-fets.
O mais parecido que usei foram IBGTs

Se o mestre Td124 visse isto diria logo: "Na na na, Pas bon!"
Bom bom, deve ser o Hiraga Nemesis, mas pelo menos este não precisa de transformador de saída.

onga-ku escreveu:
Caro Carlomar,

Porque não experimenta construir umas colunas de 3 vias com compressão/corneta nos médios?

Cumprimentos,
onga-ku
Caro Onga-ku,
Não posso dizer desta agua não beberei, mas estou mais próximo de construir umas em Full range, que em três vias Compressão/corneta.
Agradeço a sugestão
Talvez com uns Fostex 207 em MLTL ou Visaton B200.
Alguém conhece?
Aceito sugestões.

Blink escreveu:Um projecto simples que acredito dar um bom som, numa caixa á maneira e deve ficar óptimo.

Pena aquelas Rs de pot que devem debitar algum calor, mas bem ventilado e fica bom. Parabéns pela ideia simples.
Sim é verdade as resistências de potencia estão a trabalhar a cerca de 100ºC.
Dissipam mais potencia que o dissipador propriamente dito.

As primeiras que usei eram de 5w cada e derreteram as soldaduras.

Vodoo escreveu:
He He He Boa ideia !!!!
E o dissipador de calha de janela deveria estar ao contrário virado com as alhetas para cima ??!!

Abraço
He he!
Parece calha de aluminio, mas não é!
È mesmo um dissipador
E como já disse o dissipador nem aquece muito.
As resistências sim.
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Carlomar em 22/3/2010, 20:06

Valeu como experiência.

Já o desmontei.
Agora estou a construir o F5 e quase em simultâneo o Aleph J.

O F5 deve produzir os primeiros sons ainda esta semana, em versão de demonstração (sem caixa).
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 22/3/2010, 21:24

Boa, Força nisso !!!

Convidad
Convidado

Mensagem  Carlomar em 13/6/2010, 23:17

Paulo André escreveu:
Carlomar escreveu:[Se tivesse umas colunas de uns 95dbs já dava para viver feliz

Estou á espera de umas com 95 db faz 4 meses

Os meus parabéns por esse projecto

Paulo André,
Então as colunas já chegaram?
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  MaxCwb em 22/6/2010, 18:29

Continue nesse caminho e não se espante com os resultados, é comum ultrapassar amplificadores de marcas famosas, até mesmo alguns valvulados mais simples.

Fizemos um mosfet SE com pré valvulado. O amplificador produz apenas 12W RMS, eu particularmente uso menos de 3W RMS, com 7W RMS a excursão do alto falante de graves (com 87dB +/-) já ultrapassa o limite de trabalho. Ou seja, eu costumo dizer que os 12W ficam guardados para animar alguma festa... É comum os desavidados pensarem que o amp fornece mais de 100W RMS.

Sobre a qualidade, se você conseguir fazer um pré valvulado ou mesmo um pré discreto bem simples e bem feitinho com mosfet, já vai ter uma qualidade bem apreciável. O amplificador que montamos superou alguns amplificadores famosos e bem caros - isso na opinião dos próprios donos dos amplificadores. Ficamos preocupados com o fato, pensávamos que os comerciais "caros" eram melhores. Então, fique preparado para um resultado bem acima do esperado.

Então meu amigo, continue firme nessa sua idéia. Tenho certeza que você irá gostar do resultado e não irá se arrepender.

Fotos para incentivar:

http://img37.imageshack.us/img37/8370/dsc00586b.jpg

http://img440.imageshack.us/img440/4569/dsc00587b.jpg

http://img188.imageshack.us/img188/4104/dsc00584b.jpg

http://img37.imageshack.us/img37/6219/dsc00582bt.jpg

http://img150.imageshack.us/img150/7457/dsc00150bc.jpg

MaxCwb
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 3
Ocupação : Designer
Interesses : Design, válvulas, etc
Pontos/Reputação : 5

Mensagem  Convidad em 22/6/2010, 18:58

MaxCwb escreveu:Continue nesse caminho e não se espante com os resultados, é comum ultrapassar amplificadores de marcas famosas, até mesmo alguns valvulados mais simples.

Fizemos um mosfet SE com pré valvulado. O amplificador produz apenas 12W RMS, eu particularmente uso menos de 3W RMS, com 7W RMS a excursão do alto falante de graves (com 87dB +/-) já ultrapassa o limite de trabalho. Ou seja, eu costumo dizer que os 12W ficam guardados para animar alguma festa... É comum os desavidados pensarem que o amp fornece mais de 100W RMS.

Sobre a qualidade, se você conseguir fazer um pré valvulado ou mesmo um pré discreto bem simples e bem feitinho com mosfet, já vai ter uma qualidade bem apreciável. O amplificador que montamos superou alguns amplificadores famosos e bem caros - isso na opinião dos próprios donos dos amplificadores. Ficamos preocupados com o fato, pensávamos que os comerciais "caros" eram melhores. Então, fique preparado para um resultado bem acima do esperado.

Então meu amigo, continue firme nessa sua idéia. Tenho certeza que você irá gostar do resultado e não irá se arrepender.

Fotos para incentivar:

http://img37.imageshack.us/img37/8370/dsc00586b.jpg

http://img440.imageshack.us/img440/4569/dsc00587b.jpg

http://img188.imageshack.us/img188/4104/dsc00584b.jpg

http://img37.imageshack.us/img37/6219/dsc00582bt.jpg

[url=http://img150.imageshack.us/img150/7457/dsc00150bc.jpg
http://img150.imageshack.us/img150/7457/dsc00150bc.jpg[/quote[/url]]

estão desde já convidados a expôr o vosso caso de sucesso neste espaço DIY

Convidad
Convidado

Mensagem  Carlomar em 22/6/2010, 21:07

MaxCwb escreveu:... Então, fique preparado para um resultado bem acima do esperado.

MaxCwb,
Bem vindo ao forum
obrigado pelo incentivo e pelas fotos.
Espero que possa continuar a partilhar connosco a sua experiência.

Sinto-me lisonjeado de o seu primeiro post neste fórum ter sido neste tópico.

Tem toda a razão. De facto os resultados já estão a superar as expectativas iniciais.

Depois desta primeira experiência com Mosfets já construi o F5 que está a ser um sucesso ainda maior que este pequeno brinquedo que até já desmontei.

Todos os que já ouviram o F5 ficaram rendidos ao seu som.(classe A Pushpull)
Veja o topico http://www.audiopt.net/diy-cabos-acessoriostweaks-tratamentos-acusticos-racks-f6/first-watt-f5-clone-class-a-t9089.htm

Entretanto já estou com outra construção o Aleph J.(classe A SE)

Como vê não vou parar tão cedo.
Só estou arrependido de não me ter iniciado no mundo dos Classe A- Mosfets
á mais tempo.
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  MaxCwb em 22/6/2010, 23:35

Meu caro amigo, fico feliz com sua cordialidade.

Vou postar alguns comentários pessoais para colaborar. Não são verdades absolutas, mas podem ajudar a responder algumas dúvidas lá na frente. Desculpe pela forma desordenada das informações, mas vou escrevendo conforme for lembrando...

Tentamos por vários anos fazer algum PP (push-pull) que fosse tão bom quanto o mosfet SE. Nisso entenda que fizemos bipolar, mosfet, alta classe A (corrente de repouso), vários tipos de feedback, usamos componentes muito bons (nada do outro planeta, apenas bons) e montamos vários tipos de cascode - e apelidamos de "concorde" (em homenagem ao avião falido) a única "adaptação" de cascode que realmente "decolou". O pré foi usado valvulado, ampops famosos e jfets discretos. Ou seja, queríamos mesmo que o PP tivesse tido ótimos resultados, mas o som é sempre "estranho". Calma.... o som é muito bom, mas quando comparamos com valvulados SE, o som é muito ruim. Dizer bom ou ruim depende da referência, então se formos referenciar com um amplificador comum (tipo os feitos com integrados LM3886), o amplificador PP vence com enorme vantagem, mas comparado com valvulado SE, fica devendo bastante. Isso também deve ser avaliado porque dependendo da exigência o PP pode vir bem a calhar. Em geral ele é apreciável em graves pelo seu impacto, que dá uma presença agradável aos graves e isso agrada quase que a todos que escutam. Em médios ele atende as expectativas mas em agudos - bom, se vc usar ribbon ele vai deixar muito a desejar. Se usar um "soft dome" - lento e com roll-off acentuado como tem sido o padrão esquisito do mercado, é possível que o tweeter "suma" com os defeitos (aquele som estranho que comentei acima) do amplificador PP. Resumo, vc teria um amp divertido, graves bons, médios bons e agudos que atendem a necessidade, tudo isso sem precisar colocar um ar-condicionado no dissipador de calor. Resumo, dependendo da aplicação, é bem divertido usar ele. Tenha em mente que a transição dos transistores vai sempre ser estranha, tentamos calibrar bem a quantidade de 2° e 3° harmonica, reduzimos a níveis "desprezíveis" a distorção por inter-modulação... e mesmo assim ele soava estranho - frente ao valvulado SE. Tentamos mesmo fazer ele ficar bom... e ele ficou, mas não tão ótimo quando os demais, parece um garoto agitado.

Já o SE desde o início foi agradável. Não tinha os mesmos graves do PP, mas até que ponto os graves do PP são verdadeiros e não algo modificado para agradar nossos ouvidos? Sendo ou não modificado, nas minhas LTs de grave eu uso PP - por gosto pessoal. Voltando ao SE, ele sempre foi o garoto comportado, certinho e agradável. Já ouvimos alguns comentários engraçados do tipo: "não acredito que é um mosfet vertical!", mas era, bem feito ele não devia nada a um ótimo lateral. Existem mosfets de transmissão de TV digital que podem ser usados, mas custam tanto quanto um par de válvulas 300B... eu pelo menos prefiro as 300B. Enfim, no final de longas horas de escuta os SEs são prazerosos. Existe toda uma história da transição dos SE para o PP onde foi feita uma propaganda de eficiência, etc... e por alguns longos anos os SEs ficaram escondidos. Ainda hoje temos alguma dificuldade em achar exemplos de SEs puros no mercado, a grande maioria das propagandas de classe A são na verdade PP disfarçados. Um dos donos desses PPs disfarçados advertiu pessoalmente: "não aumenta muito o volume senão o amplificador desanda". Então... eu acabo defendendo as pessoas que investem tempo no SE. O SE que montamos com pré valvulado ganhou as características das válvulas e muitos que ouviram disseram que era o primeiro transistorizado com som de valvulado que haviam ouvido. Ainda há upgrade nesse mosfet SE com transistores de saída melhores... mas isso fica para aqueles que querem insistir na topologia, por algum motivo especial. Eu não tenho os gráficos deste mosfet aqui, mas ele tem pouqíssima 3° harmonica e IMD muito baixa.

Então assim, vc precisará fazer algum milagre no PP pra ele tocar como um SE. No final, concluímos que a topologia do SE é mais divertida e pode trazer mais resultados. Os amplificadores que comparamos tinham capacitores especiais, fontes duplas com 2 trafos toroidais, componentes de saída caríssimos, alguns vários e vários micro farads na fonte, cabos rca especiais... ou seja, primeiro é bom observar a topologia para depois ver se vale a pena investir nela. Ficou claro que o SE demanda um investimento e complexidade menor que o PP - para ter resultados muito parecidos. Já dizia algum conhecido: "amplificadores complexos geram distorções complexas", eu acredito nisso e acho que a simplicidade do mosfet SE, da topologia do SE, garantiram um bom resultado sem precisar de investimentos pesados em componentes.

Agora tudo isso fica reservado ao mundo dos transistores. Se formos falar em válvulas, tudo isso perde a graça. TALVEZ o dia que tivermos alguma coragem, testaremos os mosfets de transmissão, pelo menos ele se assemelham bastante às válvulas. O problema é conseguir essas peças, além de muito caras, são muito difíceis de se conseguir.

Atualmente estamos pesquisando amplificadores valvulados. Passamos por PP (OTL e com trafo de saída) e agora estamos em SE com trafo de saída. Novamente nos valvulados os SEs mostraram a superioridade. Atualmente a versão 5.0 do transformador de saída garante uma resposta plana de aprox 15hz a 95Khz, mas é preciosismo - eu acho. Precisa-se de fonte de áudio, players, falantes, caixas... excepcionais para revelar diferenças entre uma resposta de 15hz a 50khz e 15 a 95Khz. Digo isso porque pode-se ir além dos 95Khz, mas ninguém ainda arriscou a fazer isso, talvez pelo bom senso de que já estaria buscando algo muito além do que as caixas são capazes de reproduzir, seria mais inteligente tentar reduzir a distorção (e os defeitos) das caixas, o que também pode ser algo meio paranóico e subjetivo - eu pelo menos já iria preferir assistir a um show/concerto ao vivo - hehehe. O legal é que o que nos guiou para chegar nesse ponto foi: queremos um som prazeroso - e atingimos isso, não temos do que reclamar desta última versão do valvulado SE (pela empolgação, as vezes ficamos bem além do tempo disponível para audição). Nos parece que esse é o lado divertido e que vale a pena ao se dedicar em montar qualquer coisa que envolva o áudio.

Enfim... os comentários são confusos pela pressa na escrita mas revelam que existem várias topologias de amplificadores e que as vezes é mais interessante partir para uma nova topologia do que tentar insistir em uma topologia limitada. Também há que se ter bom senso para saber o que vc quer, o que gosta e o que precisa. Por último, nada irá substituir uma apresentação ao vivo, então a maior dica é fazer um amplificador por diversão, prazer e curiosidade. Ter compromissos exageradamente sérios com áudio pode gerar severas decepções - hehehehehe.

Boa sorte nos seus projetos!

MaxCwb
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 3
Ocupação : Designer
Interesses : Design, válvulas, etc
Pontos/Reputação : 5

Mensagem  Carlomar em 25/6/2010, 23:42

MaxCwb escreveu:

...Tentamos por vários anos fazer algum PP (push-pull) que fosse tão bom quanto o mosfet SE....

...Já o SE desde o início foi agradável. ...

Agradeço os comentários.

Embora possam existir bons PP(como o F5), mas acredito que um Bom SE será superior, devido a não ter distorção de cruzamento.

Também é comum aceitar-se que a distorção de 2ªhamonica do SE é mais facilmente tolerada pelo ouvido que a distorção de 3ª harmónica do PP.

Por isso mesmo, o meu próximo projecto será em SE Mosfet. Depois um pré a válvulas SE.
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: