Vinyl (picture disk)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vinyl (picture disk)

Mensagem  Pierre em 8/3/2010, 21:54

Andam por aí umas edições em vinyl com picture disk. São aquelas gravuras incutidas no próprio vinyl, disco.
Minha questão é: será que estes grafismos e tintas poderão pôr em causa a qualidade de prensagem (som) em relação aos discos convencionais, pretos?
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Re: Vinyl (picture disk)

Mensagem  Pierre em 9/3/2010, 09:26

Fica este exemplo:

Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  wolfh3art em 9/3/2010, 10:10

Pierre escreveu:Andam por aí umas edições em vinyl com picture disk. São aquelas gravuras incutidas no próprio vinyl, disco.
Minha questão é: será que estes grafismos e tintas poderão pôr em causa a qualidade de prensagem (som) em relação aos discos convencionais, pretos?

Tenho alguns picture disk e noto que em todos eles tenho um nível de ruído superior a um disco normal. Sobretudo quando a agulha passa por sítios onde existem mudanças de cor. O disco onde este problema se manifesta mais é Black Sabbath - Master Of Reality reeditado algures em 2002/2003.

Cumprimentos,

wolfh3art
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 146
Ocupação : Programador Computadores
Interesses : Ouvir Musica em Vinyl
Pontos/Reputação : 268

Mensagem  Convidad em 9/3/2010, 10:53

As edições em PD têm por norma qualidade muito inferior, eu uso apenas como uma "Obra de Arte" que algumas das edições são.
Quanto a danificar a agulha á quem diga que sim mas a longo prazo.
Very Happy

Convidad
Convidado

Mensagem  Pierre em 9/3/2010, 11:50

Só é lamentável é não termos a informação por fora (na capa) e no interior encontrar-mos um disco cor de laranja, branco ou às manchas! Enfim as edições estão se borrifando para a qualidade sonora!
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  mariomoura em 9/3/2010, 12:27

Bom Dia Pierre

Essas impressoes são efectuadas no vinyl em cru numa camada antes de efectuar a gravação não prejudicando em nada a agulha (o mesmo que um vinyl em preto), quanto a qualidade sonora depende sempre da qualidade do vinyl e da gravação, os pictures disc normalmente podem fazer um pouco(mesmo pouco) mais de ruido e isto deve-se ao tratamento quimico da impressão.
Agora tambem tens vinyl colorido(azul/vermelho/ gold etc.) caracteristicas iguais ao picture disc ou transparente(branco translucido) que é em todo semelhante nas suas caracteristicas ao preto.
Normalmente os pictures disc sao edicoes especiais e limitadas para colecionador umas das editoras que fazem este tipos de discos é a Inner Wound Recordings mas ha mais.

cumprimentos
MM
mariomoura
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 314
Pontos/Reputação : 46

Mensagem  Pierre em 9/3/2010, 13:29

Compreendo...

Mas há para aí umas edições, (mesmo sem ser picture disc) que são um atentado sonoro.
Digo isto porque ao adquirir para experiência um disco de 180g "som áudiófilo" como diz na etiqueta, deparo-me com uma desilusão de todo o tamanho. Trata-se do "Ok computer" dos Radiohead que já possuo em cd e neste formato (edição) faz toda a diferença para melhor qualidade. O vinyl deste álbum apresenta um som amorfo, sem detalhe e agudos. Demasiado evidente a sublinhar a decepção.
Já num disco mais antigo que possuo de J.J Cale "Troubadour", a edição de vinyl é bem mais aberta e detalhada que a do cd do mesmo álbum.

Será que posso tirar a conclusão que anda por aí muitas novas edições a aproveitarem-se deste novo impulso vinylesco? De onde foi tirado aquele critério absurdo de som? Não foi de master de certeza. Dou por mim a pensar que vinyl faz todo o sentido em edições antigas e muito cuidado com as recentes.

Alguns cds sofrem do dilema da compressão. O vinyl perante os seus clássicos cuidados, agora depara-se com autênticos crimes de prensagem?

Exelentes gravações em cd. Exelentes gravações em vinyl. Pelo meio existe muito lixo.
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  JPessanha em 9/3/2010, 14:23

possuo alguns picture discs (grande parte são 12" maxi), e na maioria deles a qualidade sonora é bastante boa, até melhor que o single presente no album em vinil.

depois tenho outros que se tratam de bootlegs, visualmente muito giros, mas com prensagem manhosa e qualidade de gravação horrivel

JPessanha
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 55
Ocupação : Informática
Interesses : audio; video; kitesurf
Pontos/Reputação : 110

Mensagem  Pierre em 9/3/2010, 15:15

Pierre escreveu:Será que posso tirar a conclusão que anda por aí muitas novas edições a aproveitarem-se deste novo impulso vinylesco? De onde foi tirado aquele critério absurdo de som? Não foi de master de certeza. Dou por mim a pensar que vinyl faz todo o sentido em edições antigas e muito cuidado com as recentes.

Alguns cds sofrem do dilema da compressão. O vinyl perante os seus clássicos cuidados, agora depara-se com autênticos crimes de prensagem?

Devo dizer que muita gente gasta o guito para adquirir um formato que poderá evidenciar algum prazer fisíco e áudiófilo e acaba por ter uma enorme banhada! Fica-se pelo valor fisico.
Estamos sempre a aprender.
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Mango em 9/3/2010, 15:52

Pierre...concordo contigo.Mas é um tiro no pé que eles vão pagar bem caro.

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Pontos/Reputação : 716

Mensagem  Pierre em 9/3/2010, 16:01

Mango escreveu:Pierre...concordo contigo.Mas é um tiro no pé que eles vão pagar bem caro.

Eles quem?... a editora é que deverá ser responsável e interdita de lançar um disco com um som horrendo...parece ser tirado de uma cassete de ferro das mais antigas. Lembro, refiro-me a uma edição de 180g do "Ok Computer" dos Radiohead. Deplorável!
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Mango em 9/3/2010, 16:13

Pierre escreveu:Eles quem?... a editora é que deverá ser responsável
Wink

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Pontos/Reputação : 716

Mensagem  Pierre em 9/3/2010, 17:49

Ponderem...

Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Pierre em 10/3/2010, 11:14

Se virem um gajo no audioshow com um vinyl dos Radiohead debaixo do braço e o cd na outra, fujam, que é o Pierre a tentar entrar pelas salinhas de demonstração a mostrar a diferença do vinyl de 180g e o cd. Depois vou gostar de observar as caras de indignação.
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  joevalve em 10/3/2010, 12:07

caro Pierre, lembro-çje só o seguinte:

artigo 4334 das regras deste forum:

"é expressamente proibido aos seus membros e frequentadores pronunciarem-se negativamente acerca das qualidades dos discos de vinil sob pena de serem imediatamente irradiados, não havendo recurso desta decisão".

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1162
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1325

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Pierre em 10/3/2010, 12:53

vinilsuporter escreveu:caro Pierre, lembro-çje só o seguinte:

artigo 4334 das regras deste forum:

"é expressamente proibido aos seus membros e frequentadores pronunciarem-se negativamente acerca das qualidades dos discos de vinil sob pena de serem imediatamente irradiados, não havendo recurso desta decisão".

Já vi que sim... vou continuando a falar sozinho por este tópico, enquanto posso!

Desta forma relato situações que possam incomodar alguns aficionados mas fica o alerta e o testemunho de situações muito preocupantes em termos de direitos de consumidor e comerciais.
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  mariomoura em 10/3/2010, 14:29

Pierre escreveu:Se virem um gajo no audioshow com um vinyl dos Radiohead debaixo do braço e o cd na outra, fujam, que é o Pierre a tentar entrar pelas salinhas de demonstração a mostrar a diferença do vinyl de 180g e o cd. Depois vou gostar de observar as caras de indignação.

Caro Pierre

O facto de teres um vinyl de fraca qualidade com uma gravação pessima nao prova nem vais conseguir provar nada, tens de saber separar o trigo do joio ha boas e mas gravaçoes tanto em vinyl como em cd.
por isso pensa bem antes de tentares demonstrares o que quer que seja nao vas tu ficar mal.... hehehe.

cumprimentos
Mario
mariomoura
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 314
Pontos/Reputação : 46

Mensagem  joevalve em 10/3/2010, 14:36

silêncio.......escutem o vento

(claro que em vinil o silêncio é melhor.....em cd tem digitalite)

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1162
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1325

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Pierre em 10/3/2010, 14:58

mariomoura escreveu:

Caro Pierre

O facto de teres um vinyl de fraca qualidade com uma gravação pessima nao prova nem vais conseguir provar nada, tens de saber separar o trigo do joio ha boas e mas gravaçoes tanto em vinyl como em cd.
por isso pensa bem antes de tentares demonstrares o que quer que seja nao vas tu ficar mal.... hehehe.

cumprimentos
Mario[/quote]

Pois mas o que poderei demonstrar é a total INFEDILIDADE deste formato VINYL, nas suas mais recentes edições comparativamente à edição (gravação) do mesmo artista e álbum em CD.

Espero que ninguém me venha dizer que terei de alterar cabos ou componentes para ouvir este VINYL de 180g EDIÇÃO ESPECIAL PARA ÁUDIÓFILOS!

Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 10/3/2010, 16:35

Já pensaste trocar esse vinil por outro, para ver se o problema está nessa prensagem? Estive a ler noutro fórum e esta é a opinião de alguém que possui os dois formatos:

OK computer is excellent on vinyl - heading towards reference. I think
it was recorded onto tape originally. The pressing was also onto 180g
and over 4 sides which helps.

The CD version is fine, it just lacks a little of the dynamic range and
richness, although it's clearer (and more clinical). It also has a bit
of irritating sibilance here and there.

My replay chain for digital doesn't really add up to a can of beans though, so that might make a difference.

An excellent pair for comparison the which will keep the vinyl v CD debate going for ages.

Aqui o linke sobre este debate dos álbuns dos Dadiohead.

http://www.head-fi.org/forums/f9/radiohead-vinyl-vs-cd-comparisons-408897/

Convidad
Convidado

Mensagem  Pierre em 10/3/2010, 17:35

Não será impossivel trocar mas é difícil. Veio novo da Amazon.
Esse testemunho não é nada coincidente com o que tenho por cá!
São outras edições e quando nos deparamos com o disco à frente não temos como diferenciar nas (edições recentes) o que vem bom e o que vem do piorio. Teriamos de ouvir primeiro e isso ninguém vai na onda.
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  SOUND em 10/3/2010, 19:20

Pierre escreveu:
mariomoura escreveu:

Caro Pierre

cumprimentos
Mario

Pois mas o que poderei demonstrar é a total INFEDILIDADE deste formato VINYL, nas suas mais recentes edições comparativamente à edição (gravação) do mesmo artista e álbum em CD.

Espero que ninguém me venha dizer que terei de alterar cabos ou componentes para ouvir este VINYL de 180g EDIÇÃO ESPECIAL PARA ÁUDIÓFILOS!

[/quote]

Caro Pierre, como se atreve-se a falar mal do vinyl neste forum dedicado a causa?

O melhor e que esta conversa termine por aqui ou entao o Antonio...

Última edição por SOUND em 10/3/2010, 22:01, editado 2 vez(es)
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  Pierre em 10/3/2010, 20:15

No problem.

Falo em particular das novas edições apesar de também haver más no passado. Não estou a pôr em causa a qualidade e o prazer que o bom vinyl associado a bom gira discos possa trazer. Aliás, mencionei um exemplo de superior qualidade de prensagem em relação ao som de um cd do mesmo álbum (j.j Cale "Troubadour"), entre outros vinis que são de extrema categoria.

Agora as reedições que por aí andam, é ter atenção! Não quero ser depreciativo em nada, apenas alerto ao que acontece como facto.
Existe o bom dos dois mundos.
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  SOUND em 10/3/2010, 22:00

Pierre escreveu:No problem.

Falo em particular das novas edições apesar de também haver más no passado. Não estou a pôr em causa a qualidade e o prazer que o bom vinyl associado a bom gira discos possa trazer. Aliás, mencionei um exemplo de superior qualidade de prensagem em relação ao som de um cd do mesmo álbum (j.j Cale "Troubadour"), entre outros vinis que são de extrema categoria.

Agora as reedições que por aí andam, é ter atenção! Não quero ser depreciativo em nada, apenas alerto ao que acontece como facto.

Pierre, era so uma brincadeira, na verdade ate acho esta coisa do vinil ser superior ao cd e uma "estoria" muito engracada
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Pierre em 10/3/2010, 22:32

SOUND escreveu:

Pierre, era so uma brincadeira, na verdade ate acho esta coisa do vinil ser superior ao cd e uma "estoria" muito engracada

Pelos vistos faz grande sentido e lucidez, adquirir um valentão leitor de cd para EDIÇÕES E REMASTERIZAÇÕES DECENTES.
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  SOUND em 10/3/2010, 22:41

Pierre escreveu:
SOUND escreveu:

Pelos vistos faz grande sentido e lucidez, adquirir um valentão leitor de cd para EDIÇÕES E REMASTERIZAÇÕES DECENTES.

Para mim, neste momento tambem ja nao faz muito sentido gastar muito dinheiro num leitor de cds, estou mais inclinado para uma solucao de armazenamento de musica em digital e na compra de um dac jeitoso. E o que irei fazer a curto prazo.
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: