Vinyl (picture disk)
Fórum audiopt.net :: audio :: Analógico
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
Vinyl (picture disk)
Andam por aí umas edições em vinyl com picture disk. São aquelas gravuras incutidas no próprio vinyl, disco.
Minha questão é: será que estes grafismos e tintas poderão pôr em causa a qualidade de prensagem (som) em relação aos discos convencionais, pretos?
Minha questão é: será que estes grafismos e tintas poderão pôr em causa a qualidade de prensagem (som) em relação aos discos convencionais, pretos?

Pierre- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 1159
Interesses: Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação: 1068
Re: Vinyl (picture disk)
Fica este exemplo:

Pierre- Membro Audiopt

Pierre escreveu:Andam por aí umas edições em vinyl com picture disk. São aquelas gravuras incutidas no próprio vinyl, disco.
Tenho alguns picture disk e noto que em todos eles tenho um nível de ruído superior a um disco normal. Sobretudo quando a agulha passa por sítios onde existem mudanças de cor. O disco onde este problema se manifesta mais é Black Sabbath - Master Of Reality reeditado algures em 2002/2003.
Cumprimentos,
wolfh3art- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 146
Ocupação: Programador Computadores
Interesses: Ouvir Musica em Vinyl
Pontos/Reputação: 268
As edições em PD têm por norma qualidade muito inferior, eu uso apenas como uma "Obra de Arte" que algumas das edições são.
Quanto a danificar a agulha á quem diga que sim mas a longo prazo.

Quanto a danificar a agulha á quem diga que sim mas a longo prazo.
Convidad- Convidado
Só é lamentável é não termos a informação por fora (na capa) e no interior encontrar-mos um disco cor de laranja, branco ou às manchas! Enfim as edições estão se borrifando para a qualidade sonora!

Pierre- Membro Audiopt

Bom Dia Pierre
Essas impressoes são efectuadas no vinyl em cru numa camada antes de efectuar a gravação não prejudicando em nada a agulha (o mesmo que um vinyl em preto), quanto a qualidade sonora depende sempre da qualidade do vinyl e da gravação, os pictures disc normalmente podem fazer um pouco(mesmo pouco) mais de ruido e isto deve-se ao tratamento quimico da impressão.
Agora tambem tens vinyl colorido(azul/vermelho/ gold etc.) caracteristicas iguais ao picture disc ou transparente(branco translucido) que é em todo semelhante nas suas caracteristicas ao preto.
Normalmente os pictures disc sao edicoes especiais e limitadas para colecionador umas das editoras que fazem este tipos de discos é a Inner Wound Recordings mas ha mais.
cumprimentos
MM
Essas impressoes são efectuadas no vinyl em cru numa camada antes de efectuar a gravação não prejudicando em nada a agulha (o mesmo que um vinyl em preto), quanto a qualidade sonora depende sempre da qualidade do vinyl e da gravação, os pictures disc normalmente podem fazer um pouco(mesmo pouco) mais de ruido e isto deve-se ao tratamento quimico da impressão.
Agora tambem tens vinyl colorido(azul/vermelho/ gold etc.) caracteristicas iguais ao picture disc ou transparente(branco translucido) que é em todo semelhante nas suas caracteristicas ao preto.
Normalmente os pictures disc sao edicoes especiais e limitadas para colecionador umas das editoras que fazem este tipos de discos é a Inner Wound Recordings mas ha mais.
cumprimentos
MM

mariomoura- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 314
Pontos/Reputação: 46
Compreendo...
Mas há para aí umas edições, (mesmo sem ser picture disc) que são um atentado sonoro.
Digo isto porque ao adquirir para experiência um disco de 180g "som áudiófilo" como diz na etiqueta, deparo-me com uma desilusão de todo o tamanho. Trata-se do "Ok computer" dos Radiohead que já possuo em cd e neste formato (edição) faz toda a diferença para melhor qualidade. O vinyl deste álbum apresenta um som amorfo, sem detalhe e agudos. Demasiado evidente a sublinhar a decepção.
Já num disco mais antigo que possuo de J.J Cale "Troubadour", a edição de vinyl é bem mais aberta e detalhada que a do cd do mesmo álbum.
Será que posso tirar a conclusão que anda por aí muitas novas edições a aproveitarem-se deste novo impulso vinylesco? De onde foi tirado aquele critério absurdo de som? Não foi de master de certeza. Dou por mim a pensar que vinyl faz todo o sentido em edições antigas e muito cuidado com as recentes.
Alguns cds sofrem do dilema da compressão. O vinyl perante os seus clássicos cuidados, agora depara-se com autênticos crimes de prensagem?
Exelentes gravações em cd. Exelentes gravações em vinyl. Pelo meio existe muito lixo.
Mas há para aí umas edições, (mesmo sem ser picture disc) que são um atentado sonoro.
Digo isto porque ao adquirir para experiência um disco de 180g "som áudiófilo" como diz na etiqueta, deparo-me com uma desilusão de todo o tamanho. Trata-se do "Ok computer" dos Radiohead que já possuo em cd e neste formato (edição) faz toda a diferença para melhor qualidade. O vinyl deste álbum apresenta um som amorfo, sem detalhe e agudos. Demasiado evidente a sublinhar a decepção.
Já num disco mais antigo que possuo de J.J Cale "Troubadour", a edição de vinyl é bem mais aberta e detalhada que a do cd do mesmo álbum.
Será que posso tirar a conclusão que anda por aí muitas novas edições a aproveitarem-se deste novo impulso vinylesco? De onde foi tirado aquele critério absurdo de som? Não foi de master de certeza. Dou por mim a pensar que vinyl faz todo o sentido em edições antigas e muito cuidado com as recentes.
Alguns cds sofrem do dilema da compressão. O vinyl perante os seus clássicos cuidados, agora depara-se com autênticos crimes de prensagem?
Exelentes gravações em cd. Exelentes gravações em vinyl. Pelo meio existe muito lixo.

Pierre- Membro Audiopt

possuo alguns picture discs (grande parte são 12" maxi), e na maioria deles a qualidade sonora é bastante boa, até melhor que o single presente no album em vinil.
depois tenho outros que se tratam de bootlegs, visualmente muito giros, mas com prensagem manhosa e qualidade de gravação horrivel
depois tenho outros que se tratam de bootlegs, visualmente muito giros, mas com prensagem manhosa e qualidade de gravação horrivel
JPessanha- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 55
Ocupação: Informática
Interesses: audio; video; kitesurf
Pontos/Reputação: 110
Pierre escreveu:Será que posso tirar a conclusão que anda por aí muitas novas edições a aproveitarem-se deste novo impulso vinylesco? De onde foi tirado aquele critério absurdo de som? Não foi de master de certeza. Dou por mim a pensar que vinyl faz todo o sentido em edições antigas e muito cuidado com as recentes.
Devo dizer que muita gente gasta o guito para adquirir um formato que poderá evidenciar algum prazer fisíco e áudiófilo e acaba por ter uma enorme banhada! Fica-se pelo valor fisico.
Estamos sempre a aprender.

Pierre- Membro Audiopt

Pierre...concordo contigo.Mas é um tiro no pé que eles vão pagar bem caro.
Mango- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 539
Pontos/Reputação: 716
Mango escreveu:Pierre...concordo contigo.Mas é um tiro no pé que eles vão pagar bem caro.
Eles quem?... a editora é que deverá ser responsável e interdita de lançar um disco com um som horrendo...parece ser tirado de uma cassete de ferro das mais antigas. Lembro, refiro-me a uma edição de 180g do "Ok Computer" dos Radiohead. Deplorável!

Pierre- Membro Audiopt

Pierre escreveu:Eles quem?... a editora é que deverá ser responsável
Mango- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 539
Pontos/Reputação: 716
Ponderem...

Pierre- Membro Audiopt

Se virem um gajo no audioshow com um vinyl dos Radiohead debaixo do braço e o cd na outra, fujam, que é o Pierre a tentar entrar pelas salinhas de demonstração a mostrar a diferença do vinyl de 180g e o cd. Depois vou gostar de observar as caras de indignação. 

Pierre- Membro Audiopt

caro Pierre, lembro-çje só o seguinte:
artigo 4334 das regras deste forum:
"é expressamente proibido aos seus membros e frequentadores pronunciarem-se negativamente acerca das qualidades dos discos de vinil sob pena de serem imediatamente irradiados, não havendo recurso desta decisão".
artigo 4334 das regras deste forum:
"é expressamente proibido aos seus membros e frequentadores pronunciarem-se negativamente acerca das qualidades dos discos de vinil sob pena de serem imediatamente irradiados, não havendo recurso desta decisão".

vinilsuporter- utilizador dedicado

- Número de Mensagens: 953
Ocupação: as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses: música de carácter politico
Pontos/Reputação: 953

Página 1 de 2 • 1, 2 
Tópicos similares» Vinyl (picture disk)
» CVusto p/ montar um disk pizza ?
» Layout Disk Pizza
» Materiais para Disk Pizza
» *** COMO ABRIR UM DISK PIZZA? ***
» CVusto p/ montar um disk pizza ?