Compra de 1º sistema

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Compra de 1º sistema

Mensagem  joaob em 19/2/2010, 12:16

Ando á 1 ou 2 semanas para cá a ver material de som para "valorizar" a minha sala... em principio não vou colocar colunas traseiras mas quero deixar essa possibilidade em aberto, pelo que cheguei á conclusão que tenho que comprar material que dê para isso. Para já a compra passará por um amplificador e 2 colunas de chão, de preferência que dispensem o sub, pelo menos para já...

Depois de analizar experiências de membros deste e outros foruns e o meu orçamento (este já visto, revisto e recentemente explodido!), cheguei aos seguintes amplificadores:

• ONKYO 607
  • DENON 1910

O ONKYO é recente, tem tudo e mais alguma coisa em descodificação e ligações e custa menos 100€ que o DENON, o DENON supostamente terá um melhor comportamento em Stereo e isso interessa-me, mas não sei se a diferença de preços vale a pena, e pelo que andei a ler há pouca gente que saiba!

A nível de colunas, como a sala é grande, ficou desde logo assumido que seriam de chão, andei a navegar entre Wharfedale 9.4, Q-Acoustic 1030i e outras colunas de gama de entrada, depois comecei a subir de gama e de preços, o que toda a gente diz é para as ouvir e escolher, mas isso é muito complicado aqui na parvalheira...

Entretanto, um conhecido que trabalha na área de som, aconselhou-me umas KEF iQ70 iguais ás que tem instaladas em casa ligadas a um Denon. Já pesquizei por essa net fora e as reviews que achei destas colunas não me parecem as melhores, sendo que isso valerá o que vale e teria sempre que as ouvir, o que neste caso até é possível.

Uma vez que já explodi o orçamento inicial (mesmo com preço muito especial, as KEF iQ70 custam o dobro do que tinha previsto gastar) gostaria que me dessem opinião sobre estas colunas e eventuais alternativas do vosso ponto de vista válidas por 500-600€ (o par )

Perguntas de noob:

1. Se colocar 2 colunas monitoras jeitozinhas (sei lá... tipo Wharfedale Diamond 10.1) + subwoofer consigo compensar a não utilização de 2 colunas de chão tipo as KEF iQ70, gastando o mesmo ou menos dinheiro?
  2. No caso da resposta afirmativa ao nº anterior, posso colocar estas monitoras em cima de um armário deitadas?
  3. Do ponto de vista de som em filmes, existe alguma maior valia em colocar 2 colunas de chão + 1 central, sem as as colunas traseiras?

Obrigado desde já pelas respostas, sei que me surgirão mais duvidas mas por agora acho que é tudo!
joaob
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Pontos/Reputação : 87

Re: Compra de 1º sistema

Mensagem  Pierre em 19/2/2010, 14:51

joaob escreveu:

Perguntas de noob:

1. Se colocar 2 colunas monitoras jeitozinhas (sei lá... tipo Wharfedale Diamond 10.1) + subwoofer consigo compensar a não utilização de 2 colunas de chão tipo as KEF iQ70, gastando o mesmo ou menos dinheiro?
  2. No caso da resposta afirmativa ao nº anterior, posso colocar estas monitoras em cima de um armário deitadas?
  3. Do ponto de vista de som em filmes, existe alguma maior valia em colocar 2 colunas de chão + 1 central, sem as as colunas traseiras?
    !

1 - Depende da integração das colunas com o espaço onde serão inseridas e com posicionamentos de audição.

2 - Não. Nesse caso vai para colunas de chão.

3 - É suficiente para ver filmes com envolvência sem as colunas traseiras, onde se acarreta com mais cabos e despesa.
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Mensagem  MARCELOBV em 23/2/2010, 04:45

Caro João,

Veja os comentários da What Hi-Fi sobre ambos.

http://www.whathifi.com/Review/Onkyo-TX-SR607/

http://www.whathifi.com/Review/Denon-AVR-1910/

Parece que o Denon vale a diferença.

Creio que para estes modelos, as colunas monitores e um sub, seja a decisão mais acertada.

Mas o problema é que sua sala é grande, aí fica o dilema. confused

Você pode por hora comprar as monitoras, o sub e um receiver mais forte como o DENON 2310 e depois passar as mesmas para trás quando juntar mais euros para comprar as colunas de chão. Seria o mais indicado para uma sala grande.

http://whathifi.com/Review/Denon-AVR-2310/
MARCELOBV
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 49
Interesses : Áudio / Vídeo / Música
Pontos/Reputação : 33

Mensagem  joaob em 23/2/2010, 09:28

Também tenho andado a ler as reviews do Whathifi . O orçamento não chega para o 2310, já me decidi pelo 1910 e até consigo um bom preço, coloquei o ONKYO de parte porque aparentemente perde muito em Stereo face ao DENON.
Já nas colunas, depois de andar a ler reviews atrás de reviews, estou a colocar a hipotese das KEF iQ50 em vez da iQ70, são mais baratas e segundo os entendidos são melhor valor por dinheiro...
joaob
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 23/2/2010, 10:12

Caro joaob,

A sugestão do Marcelo no que toca à aquisição de colunas parece-me boa:

"Você pode por hora comprar as monitoras, o sub e um receiver mais forte como o DENON 2310 e depois passar as mesmas para trás quando juntar mais euros para comprar as colunas de chão. Seria o mais indicado para uma sala grande."

Mas se quer construir um sistema com um desempenho de qualidade esqueça as revistas, que são o braço avançado do marketing audiófilo.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  ricardo onga-ku em 23/2/2010, 10:18

joaob escreveu:Também tenho andado a ler as reviews do Whathifi . O orçamento não chega para o 2310, já me decidi pelo 1910 e até consigo um bom preço, coloquei o ONKYO de parte porque aparentemente perde muito em Stereo face ao DENON.
Já nas colunas, depois de andar a ler reviews atrás de reviews, estou a colocar a hipotese das KEF iQ50 em vez da iQ70, são mais baratas e segundo os entendidos são melhor valor por dinheiro...

Na escolha das colunas deverá ter em conta a adequabilidade destas à sua sala e o amplificador deverá ser capaz de as alimentar correctamente.
Se a sua sala é grande talvez seja melhor investir mais no amplificador do que nas monitoras para que o primeiro não seja curto quanto passar as monitoras para trás e adquirir um par de colunas de pavimento.

Aproveito para voltar a frisar que infelizmente (a maioria d)os reviewers não são "entendidos" mas sim "publicitários"...

onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  joaob em 23/2/2010, 12:04

Obrigado pelas opiniões.
Quanto ás monitoras, o problema é que tenho algumas limitações... como não é recomendável colocar as monitoras em cima do movel da sala, colunas em suporte na minha sala não são viáveis porque tenho um filho de 4 anos que acha que é o homem aranha e uma filha de 4 meses que ainda não sei o que me reserva, o mais provavel era o investimento sair muito mais caro do que possa parecer á partida! Pela mesma razão não pondero a hipotese do sorround, pelo menos nos próximos 10 anos!!!
Sou de Alcobaça e aqui não existem lojas onde possa ouvir tudo o que me apetecer... existe uma pequena zona fechada no mediamarkt de Leiria mas têm muito pouca coisa... coloco a hipotese das iQ50 porque um amigo reomendou-me as iQ70 e as reviews praticamente todas dizem que as 50 são melhor compra...
Pondero ainda a compra de material usado mas tem que ser em cerejeira... factor WAF

Última edição por joaob em 23/2/2010, 12:08, editado 1 vez(es) (Razão : correcção)
joaob
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  MARCELOBV em 24/2/2010, 00:07

Caro João,

Eu tenho as colunas inglesas Acoustic Energy Evo 3 já descontinuadas, as caixas que estão em linha hoje em dia são as ACOUSTIC ENERGY AEGIS NEO 3.

http://www.acoustic-energy.co.uk/Product_range/Aegis_series/Aegis_Neo_3.asp

Posso lhe falar das minhas, são caixas muito refinadas pelo que custam. Aqui no Brasil quando comprei eram as queridinhas, pois eram caixas baratas e entregavam um som refinado, detalhado e equilibrado. Eu tenho um receiver denon 3805 e casam muito bem.

Faça uma pesquisa e considere essa alternativa. Deve estar dentro da faixa de preço que procura, aí na Europa.

------------------------------------------------

Com relação ao receiver, sei que a limitação financeira deve ser levada em conta, mas tente priorizar o lado da amplificação, já que para empurrar caixas tipo torre o Denon 1910 terá suas limitações, e o fato de sua sala ser grande agrava o problema.
Já que sua compra terá longa serventia é aconselhado juntar mais alguns euros e partir para algo mais adequado.

abraço
MARCELOBV
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 49
Interesses : Áudio / Vídeo / Música
Pontos/Reputação : 33

Mensagem  joevalve em 24/2/2010, 14:07

joaob escreveu:Sou de Alcobaça e aqui não existem lojas onde possa ouvir tudo o que me apetecer... existe uma pequena zona fechada no mediamarkt de Leiria mas têm muito pouca coisa.

já lá não vou há muito tempo, mas penso que esta loja ainda existirá:

http://audiomaniaslda.blogspot.com/2009/06/jazz-ao-vivo-com-o-apoio-da-audiomanias.html

já lá ouvi uma demonstração de equipamentos há alguns anos e pareceram-me bastante competentes na altura. sei que tinha também uma outra loja em leiria, num centro comercial. é uma questão de investigares e se bem me lembro caldas da rainha é um pouco mais perto de alcobaça que leiria.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1165
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1334

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  joaob em 24/2/2010, 15:07

vinilsuporter, obrigado pela sugestão... admito que não conhecia.

Agora dei-me conta de uma diferença de dados para o DENON 1910, na maquimsom que é onde tenho visto desde o inicio, diz que tem 125W / 6 Ohm, na Denon dia que tem 90W, será possivel ser 125W com colunas de 6 Ohm e 90W com colunas de 8 Ohm ou é mesmo engano na maquimsom?
É que se achava que 125W não é mau, 90W se calhar começa a ser realmente curto...
joaob
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nmtavares em 24/2/2010, 16:05

Olá João, isto da potência tem muito que se lhe diga, e ainda mais potência VS impedância, mas para resumir, quanto menor a impedância que a coluna apresentar, mais potência vai ter que debitar o Amp, por isso é normal veres as potências para cada impedância, ou seja para um determinada impedância o amplificador vai debitar um valor de potência para a fazer funcionar convenientemente, por ex:

Amplificador Cicrano ou X
200w @ 8Ohm
300w @ 6Ohm
400w @ 4Ohm

Mas atenção, nem todos os amps vêm muito abaixo dos 4Ohm.
Por principio podes ligar qualquer coluna de 8Ohm a qualquer amp, mas não podes ligar qualquer Amp de 8Ohm a qualquer coluna, ter sempre em atenção se a impedância desta(coluna) não for muito baixa para o Amp em questão.
Acho que é mais ao menos isto, claro que decerteza alguem te explicará isto melhor do que eu.
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Pontos/Reputação : 75

Mensagem  joevalve em 24/2/2010, 17:01

caro joaob

a questão da potência é uma coisa que pode causar confusão a muita gente pois mais potência não significa melhor qualidade nem pouco mais ou menos. mas eu confeso não ser entendido na matéria para aqui estar a explicar isso que é muitas vezes "vendido" para se justificar a venda de certos equipamentos. o que importa é que o amplificador debite corrente necessária e suficiente para alimentar as colunas a que está associado.

o que eu sei é que num sistema de 2 canais, 30 watts são mais do que suficientes para alimentar a maioria das colunas com sensibilidade normal (88/89 db) e a um nível sonoro normal para o comum dos mortais, desde que a sala não tenha dimensões por aí além.

num sistema A/V não faço a minima ideia, nem me passa pela cabeça vir um dia a ter um sistema desses.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1165
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1334

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  joaob em 24/2/2010, 17:36

eu só estou a colocar esta questão na sequência de algumas das observações aqui colocadas sobre a limitação do amplificador escolhido para alimentar as ditas colunas...
A pergunta objectiva é: "O Denon AVR-1910 com 90W/canal tem potência suficiente para alimentar 2 colunas tipo KEF iQ70 ou iQ50, e se for por exemplo umas colunas tipo Warfedale 9.6?" alguém me sabe responder a isto?
joaob
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 24/2/2010, 18:40

joaob escreveu:eu só estou a colocar esta questão na sequência de algumas das observações aqui colocadas sobre a limitação do amplificador escolhido para alimentar as ditas colunas...
A pergunta objectiva é: "O Denon AVR-1910 com 90W/canal tem potência suficiente para alimentar 2 colunas tipo KEF iQ70 ou iQ50, e se for por exemplo umas colunas tipo Warfedale 9.6?" alguém me sabe responder a isto?

Caro joaob,

Se ler as especificações da marca para as 9.6 verá que a potência recomendada anda entre os 40 e os 200 watts.
Infelizmente a maioria dos fabricantes apenas indica a impedância nominal (neste caso de 6 Ohm) o que pouco nos diz sobre a dificuldade de alimentação das colunas.
Além disso a potência necessária irá também depender das dimensões da sala e do volume de audição.
A menos que a sua sala seja enorme, os 125W/canal a 6ohm devem ser suficientes.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku

Mensagem  joaob em 5/3/2010, 23:25

Denon 1910 + colunas KEF iQ50 a caminho, bem como dvd Denon 1930 comprado em 2ª mão para casar com o 1910!
joaob
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: