O MEU "SET" SYSTEM

Página 9 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11, 12  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: O MEU "SET" SYSTEM

Mensagem  paulo_m em 19/3/2010, 01:23

onga-ku escreveu:
pjaires escreveu:Já antes disse isto mas reduzir o audio à mera matemática dos numeros seria um erro crasso

Essa perspectiva só pode existir do lado do audiófilo porque da perspectiva do designer só existe a ciência e é graças a ela que temos energia eléctrica em nossas casas para alimentar os nossos sistemas, eles próprios concebidos segundo as leis da física.

O designer usa a ciência ao serviço do ouvido. Ou acha que a coisa é "inventada" no papel e depois mandada para produção? Há incontáveis sessões de audição nas quais o designer valida as opções tomadas, aperfeiçoa o design, ouve outra vez, ad infinitum. Caso contrário não haveria soluções tão criativas e engenhosas como se pode ver pelo mercado fora.

paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 237
Ocupação: VP Software Dev, Thomson Reuters
Interesses: Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Pontos/Reputação: 431

Ver perfil do usuário

Mensagem  onga-ku em 19/3/2010, 09:44

paulo_m escreveu:
onga-ku escreveu:
pjaires escreveu:Já antes disse isto mas reduzir o audio à mera matemática dos numeros seria um erro crasso

Essa perspectiva só pode existir do lado do audiófilo porque da perspectiva do designer só existe a ciência e é graças a ela que temos energia eléctrica em nossas casas para alimentar os nossos sistemas, eles próprios concebidos segundo as leis da física.

O designer usa a ciência ao serviço do ouvido. Ou acha que a coisa é "inventada" no papel e depois mandada para produção? Há incontáveis sessões de audição nas quais o designer valida as opções tomadas, aperfeiçoa o design, ouve outra vez, ad infinitum. Caso contrário não haveria soluções tão criativas e engenhosas como se pode ver pelo mercado fora.

Estou de acordo que o designer usa a ciência ao serviço do ouvido, o que vem corroborar a minha opinião de que audio é física.
Veja este exemplo de afinação de crossovers:

Adjusting the crossover for flattest in-room response

O designer está afinar a integração dos altifalantes e a resposta de frequência na sala com recurso a instrumentos de medição.
Isso não impede que tenha escolhido os altifalantes tanto pelas características técnicas como pela sonoridade.

Quanto aos designers afinarem as soluções de ouvido, acho que se criou um mito em torno do audio de autor, o famoso voicing.
Se a maioria dos equipamentos não tivesse um som maison o nível de desempenho (fidelidade) médio seria certamente bem mais elevado.
Mas nesse caso todos os equipamentos de características semelhante (ex.: monitora de duas vias) uma sonoridade muito semelhante, e isso seria mau para o negócio pois o único factor a distinguir dois componentes era a estética.

Parece-me que as soluções criativas e engenhosas de que fala são mais ao nível da estética e do recurso a novas tecnologias do que a avanços ao nível da física.
Um bom exemplo será o material usado pela Harbeth para fabrico dos cones:

Harbeth escreveu:Loudspeaker cones are complex structures, neither completely rigid nor floppy but somewhere in between.
This mechanical grey-area is where the spaghetti-like molecules slide over each other and where this microscopic movement converts the micro-tones in the music into friction heat in the polymer stucture.
And once locked-up as heat, those details cannot ever be radiated as sound - the detail has been erased for ever.
Yet conceptually, with the right material, polymers should make good cones; they are light, easy to form, repeatable and resistant to climate and ageing.
The essence of Harbeth's RADIAL™ project was to comprehensively research every and all alternative cone material solutions, understand their strengths and weaknesses and then to create a completely new compound.
RADIAL™ has stiffness when it's needed (at low and middle frequencies) and the correct damping - and no more - at higher frequencies to avoid the foggy airless, lacklustre sound of conventional polypropylene, which although smooth, kills the life and atmosphere of music.

NB: o autor desta mensagem não escreve segundo o "novo acordo ortográfico"

onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens: 2405
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 3765

Ver perfil do usuário

Mensagem  onga-ku em 19/3/2010, 10:14

pjaires escreveu:"O efeito placebo é real e um bom exemplo é a descrição que fez da
sonoridade do seu equipamento, um quase copy-paste possivelmente
inconsciente da lenga-lenga propagandista muito persuasiva a que os
reviewers recorrem para venderem esse tipo de equipamento. Como já
referi, também vivi essa experiência."

Caro Ong-Ku

- Não creio que possa dizer que o que ouço...é um paliativo, um placebo, sem sequer o meu amigo ter ouvido o meu sistema

Vamos lá ver...

Se eu digo que o meu miniwatt a valvulas tem um som quente, em relação ao meu NAD 312 não valvulado, que apresenta uma sonoridade bem menos quente...estou a dizer o que ouço...e tb o que 99% das pessoas dizem, incluindo o que os reviewers afirmam...não é nenhuma lenga lenga...é um facto!!!

Pois se é o meu amigo que afirma que os SET, as colunas SD e FR, os DAC NOS têm uma sonoridade muito própria, que a si não lhe agrada (tudo bem gostos não de discutem...) não acha que sendo o meu sistema baseado nesses componentes a descrição que faço da sua audição seja de facto consonante com tudo aquilo que a esmagadora maioria dos seus utilizadores/"testadores"/defensores e até vendedores afirmam ouvir?!

Não seria mais estranho eu dizer que o Miniwatt tem um timbre agudo, frio, ...que o meu dac nos, me soa pouco neutro, pouco suave, pouco relaxante...?!

Como sabe antes do meu dac chegar tinha tudo o resto ligado directamente ao dac do Onkyo, que usa um chip Wolfson® (WM8716) 192 kHz/24-Bit DAC, ora comparando o som antes com o onkyo e dps com o moodlab, não lhe parece óbvio que a minha audição e a forma como a descrevo seja coerente, se calhar um copy paste, com o que se espera de um nos dac e é dito em muitos sitios, por muita gente?

Não me parece que puxo a brasa para a minha sardinha...apenas posso não ser original e requintado na forma como descrevo a minha audição...mas daí a chamar-lhe um placebo...vai um longo e tortuoso caminho...

Caro Paulo,

Se não estou em erro as suas anteriores colunas eram umas CM1.

Se for esse o caso, pelo que me lembro de breves audições em xôs e recorrendo a uma medição da resposta de frequências dessas colunas é perfeitamente natural que o seu sistema actual produza um som "quente e suave":

O NAD talvez seja responsável por alguma "aspereza" do som pois a potência deste poderá ser insuficiente para alimentar umas colunas "difíceis" como as CM1, a menos que a sua sala seja muito pequena.

Quanto à "sonoridade muito própria, que a si não lhe agrada" não é uma questão do gosto; conforme afirmei anteriormente a neutralidade e transparência (dinâmica, linearidade, ausência de distorções) de um sistema é indispensável para se ouvir o que está registado no suporte.
No seu caso o gosto é um desvio à fidelidade que não critico, apenas constato, e que tem repercussões na capacidade do seu sistema em recolher informações do suporte e fazê-las chegar aos seus ouvidos.
Pessoalmente também prefiro que o meu sistema atinja os 20.000Hz no ponto de escuta já em queda de alguns dBs abaixo do nível médio da resposta de frequências e até nem me inibo de utilizar o controlo de tonalidade em algumas gravações com graves exagerados.

Cumprimentos,
Ricardo

Última edição por onga-ku em 19/3/2010, 11:14, editado 1 vez(es) (Razão : formatação)

onga-ku

Ver perfil do usuário

Mensagem  pjaires em 19/3/2010, 11:53

Caro Onga-Ku
Obrigado pela sua resposta...e pelo trabalho que se dá ao investigar profundamente as minhas BW e o meu NAD, antes de emitir a sua opinião
Do que li nas suas análises o meu amigo dá-me razão, no fundo afirmou tudo aquilo que era possível ler à data acerca daqueles meus dois "componentes", ou seja, atendendo às suas especificações e particularidades é suposto terem uma sonoridade marcada por certas características...exactamente aquelas que os fabricantes anunciam e os reviewers constatam...
Julgo que, mesmo no caso de marcas mais comerciais (digamos assim) como a BW e a NAD, não há nenhuma tentativa de enganar os compradores...quando anunciam as características de um producto e até aquilo que será de esperar quando o experimentamos...snedo certo que aos meus ouvidos pode haver desvios ao anunciado, num ou noutro sentido, e aos seus, pode suceder o contrário....
Por isso disse, que não me revejo na sua afirmação de que ao descrever a sonoridade do meu set, faço uma prova viva do efeito placebo no audio, nem consciente ou inconscientemente fiz ou faço qq cópia de anúncios de venda e / ou de testes efectuados...

Cumprimentos

PS- Deve reparar que não me intrometo em questões demasiadamente técnicas...pq as não domino como o amigo e outros foristas que têm aqui participado...como é o caso de paulo-m, vodoo, m. fernandes, entre outros.

Paulo

pjaires
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 83
Pontos/Reputação: 182

Ver perfil do usuário

Colunas Single Drive Full Range: fabricante português!!!

Mensagem  pjaires em 19/3/2010, 15:53

Meus caros amigos... andando a ler outros posts interessantes neste nosso forum, encontrei um tal de Nelson Avelar da Charneca da Caparica que constroi colunas com SD e FR, com drives por exemplo da Fostex

NO seu site escreve o seguinte:

- "Caixas acústicas (vulgarmente conhecidas como colunas de som) de
banda larga são especialmente desenhadas, construídas e afinadas
para o amante da música de sonoridades naturais e realistas.

Embora o conceito não seja novo, é muito raro encontrar este tipo de
acústica nas lojas mesmo nas de especialidade audiófila.

Destinam-se a quem deseja escutar música na sua vertente mais pura e
limpa sem filtros ou afinações electrónicas.

Especificidades gerais:

• Um único altifalante (de alta qualidade)
  • Sem Crossover (separador de frequências)
  • Sem auto-alimentação
  • Baixa potência do altifalante (menor consumo eléctrico)
  • Elevada sensibilidade

Especificidades artisticas da construção:

• Construídas em madeira maciça ou contraplacado
  • Estrutura por encaixe por cavilha ou sambladuras
  • Sem parafusos e pregos
  • Fio interior embutido na estrutura
  • Absorvente de ondas em feltro ou lã virgem
  • Acabamento e polimento à mão totalmente natural em
    goma-lama
    e/ou Vieux Cheine, cera de abelha/carnauba.

Espeficidades musicais:
A sonoridade destas caixas acústicas realçam alguns géneros
musicais sendo mais adequadas para voz e instrumentos acústicos,
nomeadamente Jazz, Fado, solos de voz e instrumentais, étnica, etc.

Para um
demonstração/audição contacte-me por

para marcação do
dia e local.

Espeficidades técnicas:

• Podem ser ligadas a qualquer amplificador.
  • Não necessita de elevadas potências, um amplificador de 10
    watts chega perfeitamente.
  • Para os mais puristas, recomenda-se um amplificador a
    válvulas.
  • Dada a elevada estereofonia e resonancia de caixa,
    recomenda-se a colocação do par equidistante do centro de
    audição.
  • Não produz sons graves desagradáveis que "fazem vibrar as
    cristaleiras". Como não tem um woofer dedicado as
    baixas frequências ocorrem por resonancia de caixa sendo um som
    final mais natural."
FIQUEI SURPRESO

CONFIRAM EM: http://www.nelsonavelar.com/artesanato/artesanato_caixasacusticas.php

Cumprimentos
Paulo

pjaires
utilizador iniciado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Convidad em 19/3/2010, 16:00

Muito bonitas e bem executadas.

Convidad
Convidado

Mensagem  Fernando Novais em 19/3/2010, 16:04

Já alguém ouviu este tipo de colunas

Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 2470
Ocupação: Funcionario Publico
Interesses: Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação: 1616

Ver perfil do usuário

Mensagem  pjaires em 19/3/2010, 16:37

Fernando Novais escreveu:Já alguém ouviu este tipo de colunas

Olá com este tipo refere-se a colunas de um só drive, full range sem crossover, construidas manualmente?

Se sim, eu já ouvi...e ouço diariamente pois tenho umas Tekton Design 6.5. baseadas no drive da Fostex, modelo FE167E. (http://www.tektondesign.com/model65.htm)

Quanto às do Sr. Nelson Avelar...nunca as vi ou ouvi, mas pelas imagens tem colunas muito bonitas e muito bem acabadas...quanto à sonoridade só ouvindo...

Note-se que no site da Fostex se fizermos o download em pdf de qq modelo de drive, há tb indicações sobre a construção das caixas para as aplicar, com medidas minimas, e outros requisitos...

Cumprimentos
Paulo

PS- No que respeita ao som das minhas Tekton deixei já várias notas ao longo do meu post.

pjaires
utilizador iniciado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Fernando Novais em 19/3/2010, 17:17

Sim pjaires, sempre tive interesse em saber qual a diferença entre essas colunas e umas normais

Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Ver perfil do usuário

Mensagem  onga-ku em 19/3/2010, 17:41

Já deve ter ouvido com certeza pois há alguns anos atrás este tipo de altifalante era muito utilizado em automóveis.
Muitos "tijolos" stereo de menores dimensões também vêm equipados com um altifalante de banda larga.

onga-ku

Ver perfil do usuário

Mensagem  lore em 19/3/2010, 20:29

lembro-me de alguem que acreditava que umas monovias eram as melhores colunas do mundo e hoje usa uns "frigorificos " ....

lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 833
Ocupação: http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses: cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação: 1026

Ver perfil do usuário

Mensagem  Convidad em 19/3/2010, 20:32

lore escreveu:lembro-me de alguem que acreditava que umas monovias eram as melhores colunas do mundo e hoje usa uns "frigorificos " ....

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades...

Convidad
Convidado

Mensagem  onga-ku em 19/3/2010, 21:01

António José da Silva escreveu:
lore escreveu:lembro-me de alguem que acreditava que umas monovias eram as melhores colunas do mundo e hoje usa uns "frigorificos " ....

Eu diria antes qualquer coisa como: crescer e aprender com os próprios erros por vezes só é possível se estes forem identificados pela aquisição de novos conhecimentos. Wink

onga-ku

Ver perfil do usuário

Mensagem  onga-ku em 19/3/2010, 21:03

A passagem da fé ao conhecimento foi um grande passo. Cool

Mas o caminho é longo e ainda há muito para aprender.

onga-ku

Ver perfil do usuário

Mensagem  Fernando Novais em 19/3/2010, 21:05

onga-ku escreveu:
António José da Silva escreveu:

Eu diria antes qualquer coisa como: crescer e aprender com os próprios erros por vezes só é possível se estes forem identificados pela aquisição de novos conhecimentos.

Sem dúvida meu amigo

Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Ver perfil do usuário

Página 9 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11, 12  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares