Colunas de som DIY

Página 3 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir em baixo

Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta em 30/8/2007, 22:11

Boas Pedro .O guru de quem falas e por acaso o Rui Pinho?
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Ocupação : Desocupado
Pontos/Reputação : 113

Mensagem  Convidad em 30/8/2007, 22:28

Não é não.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 3/9/2007, 22:58

123jaesta
Desenhei em AutoCad 3D as Wilson Watt Puppy, com base nas dimensões disponibilizadas por Thorsten Loesch .
Caso estejas interessado posso disponibilizar.

Convidad
Convidado

Mensagem  123jaesta em 4/9/2007, 18:38

Boas amigo.Quero sim envia isso s.f.f. Obrigado
Abraço

Nuno.

Última edição por em 5/9/2007, 14:33, editado 1 vez(es)
123jaesta
Profissional
Profissional

Mensagem  nmtavares em 4/9/2007, 21:06

Olá outra vez 123jaesta(se fosse assim tão fácil pale ), quanto ao projecto destas colunas, a unidades de graves dava para deslocar para baixo, ou seja ficar abaixo das unidades de medios ou pouco acima do pórtico, e se sim, que influência teria no projecto a nivel de som, pois ficava mais ao meu gosto estéticamente e era ao mesmo tempo mais GAF( Girlfriend aceptance factor).

Mais uma questão se eu realizasse o projecto, como é que depois afinaria o crossover, desculpa lá a ignorância, mas não percebo nada disto, sou daqueles que já come a papa feita e mastigada.
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Pontos/Reputação : 75

Mensagem  nmtavares em 4/9/2007, 21:14

E já agora que é feito deste projecto, que lhe aconteceu, ainda anda por tua casa ou foi feito para algum conhecido, e já agora como ficou a tocar, quais os pontos fortes e os fracos, mas as tuas actuais, pelo menos aquelas que tens no teu avatar são do mesmo genero.
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Pontos/Reputação : 75

Mensagem  Convidad em 4/9/2007, 22:16

Boas amigo.Quero sim envia iso s.f.f. Obrigado
Abraço

Nuno.
Como é que te envio o ficheiro de AutoCad? Posso colocá-lo aqui no fórum?
Se me mandares o teu enderço de e-mail posso enviar-to.

Convidad
Convidado

Mensagem  123jaesta em 5/9/2007, 14:12

Boas Pedro.O meu email e (plopes16@sapo.pt).Obrigado.
Abraço.
Nuno
123jaesta
Profissional
Profissional

Mensagem  123jaesta em 5/9/2007, 14:32

Boas mmtavares.Nao tem problema nenhum modificar o sitio do altifalante e ate do portico.Se avançares com o projecto eu calculo o crossover para as unidades que quiseres utilizar assim como te posso dar as medidas de caixa e esclareçer as duvidas que te apareçerem assim como ultrapassar os problemas que forem surgindo.Depois de estarem a tocar tem de se ver algumas afinaçoes que possam surgir a nivel de crossover ou portico pois tem haver com o espaço aonde forem tocar e gosto pessoal do som e tudo o resto que estiver por traz.Mas de um modo geral julgo que nao sera preciso fazer nada de especial isto por experiencia propria.Estas colunas estao em casa de um amigo e tocam muito bem.Foram feitas com a unidade lateral precisamente para ocuparem menos espaço e serem mais agradaveis(mais GAF's).Estas colunas teem a caracteristica do medio alto que permite a reproduçao dessas frequencias com uma clareza muito boa e agradavel, e de um modo geral tocam muito bem pois sao equilibradas e detalhadas.O projecto do meu Avatar foi uma experiencia de reduzir ao maximo possivel e aceitavel uma coluna de tres vias ou ate podia ser de quatro vias mas como e obvio os graves apesar de serem bastante bons para 20 litros de caixa nao e a mesma coisa que uma caixa maior.Inevitavelmente bons graves precisam de boas caixas.Manda sempre.
Abraço.
Nuno.
123jaesta
Profissional
Profissional

Mensagem  Mfigueiredo em 9/9/2007, 17:28

Boas.

Como tinha dito antes, aqui fica o esboço que me guiou na construção das caixas das minhas colunas baseadas no kit Primus 9800 da Audioxcel.

Para chegar a este projecto, guiei-me pelos estudos do Martin J. King sobre caixas em Transmission Line.

Utilizei depois, já na fase de testes acabamento interno em corticite e "sarapilheira" (Vá lá, riam-se, faz bem ao stress...). Não preenchi espaço nenhum com lã de rocha ou outro qualquer material.

Já ouvi várias colunas hi-end comerciais, mas, e passe a imodestia, nenhuma me pareceu melhor que estas.

Colocarei uma ou duas fotos mais tarde.

Cpts
MF
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  Mfigueiredo em 9/9/2007, 18:06

Aqui vão as imagens das "meninas".

Como se pode ver, o verniz reagiu com a cola e as colagens na madeira notam-se, mas o som não sofreu nada com isso. Laughing

Quando tiver tempo e "pachorra" dou-lhes uma pulidela e outro acabamento em poliuretano e já ficam bem.

Só uma curiosidade: pesam cerca de 36 kg cada.

Cpts
MF
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  123jaesta em 9/9/2007, 20:51

Boas Mfigueiredo.Estao muito bonitas,muito bom aspecto .Parabens.
Abraço.
Nuno
123jaesta
Profissional
Profissional

Mensagem  Convidad em 9/9/2007, 21:16

Com esse acabamento em pele até me parece que a grelha está a mais.
Parabéns estão excelentes, pelo menos estéticamente.
Quais os altifalantes que usaste?
A cota 85 é ao centro do tweeter? No desenho não é evidente. E já agora o desvio do eixo do tweeter em relação ao eixo da face frontal.
Já agora o esquema do xover.
Se me deres um endereço envio-te o desenho em 3D (AutoCad).

Convidad
Convidado

Mensagem  Mfigueiredo em 10/9/2007, 14:42

Boas.

Obrigado.

Pedromdf,

As grelhas são só para que não se diga que não acabei o trabalho. Só as coloco se tiver de proteger os altifalantes de qualquer "mãozinha irrequieta" que cá apareça por casa...

Os altifalantes são da Scan Speak, série revelator. Podes ver os modelos aqui:http://www.audioxcel.com/primus.htm

Todas as cotas em altura tiveram de ser alteradas em bancada, por causa da altura dos elementos do xover, que está colocado na base e com acesso a partir do exterior. Medi agora e o centro do tweeter está a 89 cm da base.

O esquema do xover posso enviar-to mais tarde. Agora não o tenho à mão.

Para me enviares o desenho em AutoCad eu teria de ter cá instalada essa ferramenta e conhecê-la bem, o que não é o caso. O curioso é que no meu dia-a-dia profissional, tenho que ler vários projectos em AutoCad, mas só os leio...Cá em casa nem isso. Obrigado pela disponibilidade.

O meu esboço foi só para eu ler, como é evidente. lol!

Claro que estas coisas dão muito trabalho, mas depois é um gozo bestial vermos que estão como um fato feito por medida.

Por mim, viva o DIY. Very Happy Very Happy Very Happy
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Mfigueiredo em 10/9/2007, 14:53

123jaesta,

A fotografia da oficina é da tua oficina?

Pois, o meu grande problema é isso. Ter de convencer o carpinteiro a fazer-me os painéis, com os cortes e recortes que para ele são "mariquices".

E depois é preciso que ele não tenha mais que fazer...

Agora com máquinas daquelas. Ufa. Já agora o conhecimento para trabalhar com elas também ajudava, Mas isso vai-se conseguindo.

Cpts
MF
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 10/9/2007, 21:08

Portanto se bem percebi a distância do eixo do tweeter é 89 cm em vez dos 85 cm que estão no esquiço.
O desvio do eixo em relação ao eixo do painel central segundo aqui as minhas contas será 35 mm?
Mais uma vez parabéns pelo toque Sonus Faber muito bem conseguido a meu ver. Peço desculpa se não foi essa a inspiração.

Convidad
Convidado

Mensagem  123jaesta em 10/9/2007, 21:43

Boas Mfigueiredo.A oficina e de um amigo que me deixa ir para la trabalhar e usar as maqinas quando necessito.Abraço
Nuno
123jaesta
Profissional
Profissional

Mensagem  Mfigueiredo em 11/9/2007, 09:57

Boas.

Pedromdf:

O desvio do eixo em relação ao eixo do painel central segundo aqui as minhas contas será 35 mm?

O desvio é de 30 mm.

Quanto à inspiração, devo dizer que na altura tinha umas SF Concerto.
pirat:

Tenho também a SF Solo Home.

Mas, se queres mesmo saber, penso que o acabamento em "pele" nos paineis em MDF, são uma ideia genial da SF, não só como acabamento em si, muito fácil e bonito (para quem gostar), como também do ponto de vista sónico (o mais importante, claro).

Queres vir ouvi-las? É um óptimo passeio até Viseu...

MF
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Mfigueiredo em 11/9/2007, 10:00

Olá 123.

"A oficina e de um amigo que me deixa ir para la trabalhar e usar as maqinas quando necessito"

Felizardo... Laughing
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 11/9/2007, 12:46

Claro que a pele pela sua textura elimina as reflexões parasitas, em especial ao nível dos tweeters.
Já agora, desculpa lá este inquérito, mas entre a pele e a madeira colocaste espuma?
Agradeço o teu convite que aproveitarei logo que possa, pois para além das colunas também tenho curiosidade pelo Ella.

Convidad
Convidado

Mensagem  Mfigueiredo em 11/9/2007, 18:29

"entre a pele e a madeira colocaste espuma?"

Não. Só a cola, naturalmente. A pele já me parece suficientemente amortecedora.

Fico então à espera que venhas por aí a cima...

Cpts
MF
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  123jaesta em 25/9/2007, 16:52

Colunas construidas com base em kit Visaton.
123jaesta
Profissional
Profissional

Mensagem  Convidad em 25/9/2007, 17:01

Esse ribbon tweeter é o que tenho agora nas minhas colunas

Convidad
Convidado

Mensagem  123jaesta em 25/9/2007, 22:09

Boas a todos.
Novo Projecto de 3 vias.Estão com um som magnifico.VERY HAPPY🆒 lol! :partyguitar: :jumpingman: tongue Laughing
Aqui deixo umas fotos:

</A></A></A></A>

Última edição por em 24/1/2008, 20:33, editado 3 vez(es)
123jaesta
Profissional
Profissional

DIY BEYMA

Mensagem  RPFFDS em 17/1/2008, 13:40

123jaesta escreveu:Boas mmtavares.Nao tem problema nenhum modificar o sitio do altifalante e ate do portico.Se avançares com o projecto eu calculo o crossover para as unidades que quiseres utilizar assim como te posso dar as medidas de caixa e esclareçer as duvidas que te apareçerem assim como ultrapassar os problemas que forem surgindo.Depois de estarem a tocar tem de se ver algumas afinaçoes que possam surgir a nivel de crossover ou portico pois tem haver com o espaço aonde forem tocar e gosto pessoal do som e tudo o resto que estiver por traz.Mas de um modo geral julgo que nao sera preciso fazer nada de especial isto por experiencia propria.Estas colunas estao em casa de um amigo e tocam muito bem.Foram feitas com a unidade lateral precisamente para ocuparem menos espaço e serem mais agradaveis(mais GAF's).Estas colunas teem a caracteristica do medio alto que permite a reproduçao dessas frequencias com uma clareza muito boa e agradavel, e de um modo geral tocam muito bem pois sao equilibradas e detalhadas.O projecto do meu Avatar foi uma experiencia de reduzir ao maximo possivel e aceitavel uma coluna de tres vias ou ate podia ser de quatro vias mas como e obvio os graves apesar de serem bastante bons para 20 litros de caixa nao e a mesma coisa que uma caixa maior.Inevitavelmente bons graves precisam de boas caixas.Manda sempre.
Abraço.
Nuno.

Boas, entrei recentemente no forum e tenho umas questões, tenho umas colunas feitas de 3 vias com filtro, em MDF, como o investimento foi avultado (para quem estava a frequentar a universidade) não terminei o projecto e o MDF usado, com a humidade degradou-se, resumindo tenho de fazer outras colunas, no entanto as caixas são originais da própria BEYMA, a série dos componentes é a STUDIO e são compostas por uma baixa freq. 12BR70 de 12", um médio 5MP60N, e os agudos é o T2030, o crossover (passivo) é o F-300. Como o baixo é grande tava a pensar em fazer um projecto como o teu, com o baixo de lado, mas penso que perde qualidade, ou estarei enganado, ja que em colunas de 3 vias deveriam estar alinhados (li isso algueres) mas como tens mais experiencia gostava de saber a tua opinião. Mudando o baixo de sitio manteria o mesmo o volume da caixa não é? Outra questão, quanto ao enchimento o que recomendas? que tipo de enchimento e quantidade? Desculpa tar com tantas perguntas!
Envio em baixo a imagem das dimensões da caixa.

Também tenho uma outra questão

RPFFDS
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 3
Pontos/Reputação : 0

Mensagem  RPFFDS em 18/1/2008, 23:41

123jaesta escreveu:Boas caros foristas.A caixa e mdf 21,o acabamento e folha de carvalho com velatura da Bondex cor pinho do oregao.Nao sei bem que pinho e mas da uma tonalidade boa.Sao colunas reflex com o portico para direcionado para o chao,sensibilidade 90db,frequencia de corte 200/3500hz banda de resposta 28/22.000hz.Tenho feito alguns projetos para consumo proprio que depois acabo por vender a pessoas conhecidas que ouvem e tambem querem.A afinaçao do som acaba por ser a parte do projeto mais demorada pois e com o tempo de audiçao que me vou apercebendo de promenores que julgo poder melhorar a nivel do crossover e que vou experimentando ate estar nos meus padroes de gosto do som.Previamente a caixa ja foi estudada em relaçao a litragem e portico com programas proprios para o efeito tendo em conta as caracteristicas do altifalante de graves assim como o crossover mas depois na audiçao e mediçao e que da para fazer a sintonia final.Este e o primeiro projeto de colunas pequenas para bases pois os outros foram sempre de colunas grandes de chao de 2,3,4 vias,bem tambem tive umas para bases de 2 vias mas a limitaçao em termos de resposta de frequencia nao me agradou mas tendo em conta que a minha sala nao e grande
tentei mais uma vez fazer algo que esteticamente ficasse mais agradavel a vista(menos pesado)O som neste momento (ao fim de 3 meses em audiçao) esta bastante bom a meu ver, mas no inicio nao estava a meu gosto e fiz algumas modificaçoes que deram bons resultados, tem grave QB os medios sao muito naturais e presentes os agudos defenidos no geral com uma boa imagem/separaçao e espacialidade,independente das fontes de amplificaçao e sinal que se utilizem assim como os espaços.Sou um curioso faço este tipo de coisas como hobbie e dentro das limitaçoes do que sei e posso.Resposta longa e maçadora se calhar, plo que peço desculpa.Obrigado.

Nuno

Boa noite!

Adorei as tuas colunas, tão simplesmente espetaculares. Sou recente no forum e acabei por vir aqui ter por pesquisa via google e adorei a estética das tuas colunas estão 5*.

Pequeno resumo: (lol) Quando entrei para a Universidade dei por mim a pensar em comprar um sitema de som de razoavel qualidade, depois, ao dar conta do preço das colunas enverdei por comprar material e tantar o DIY. Comprei material da BEYMA que me pareceu acessivel e de alguma qualidade para o que tinha/tenho em mente. os componentes podem ser verificados no seguinte site http://profesional.beyma.com/producto.php tenho 4 colunas com as seguintes especificações, tweeter T2030, médio 5MP60N, graves 12BR70, e crossover passivo F300. Tenho-as montadas, mas como andava na Univ. o dinheiro não deu pra completar o projecto, apenas consegui fazer as colunas mas os acabamento ficaram para trás, as colunas estão ainda em MDF, sem qualquer acabamento e como tal com a humidade ficaram danificadas. Como agora já estou a trabalhar quero acabar o que comecei, mas tenho algumas duvidas... que são!

A estrutura da caixa é a seguinte, largura 42, altura 68, e profundiade 33 dando um volume de 94.25 dm^3.
Como a caixa é muito alta pensei em fazer uma caixa identica à que apresentas nas imagens, com grave de lado, assim a coluna, ficaria estéticamente bem mais apetecivel e bem mais GFA, mas li algures que colunas de 3 vias deveriam estar alinhadas afim de ter um "melhor" desempenho(som), gostava de saber como sabes o melhor volume para uma caixa. Achas que com estes componetes seria um projecto viável?

Também tinha pensado em mudar os componentes da seguinte forma, diminuindo assim o tamanho da coluna. A minha duvida passa pelo seguinte, poderei fazer isso alterando o volume da caixa ou não devo mudar o volume dela, achas que seria viável?

Outra questão agora relativamente ao enchimento da caixa. Que tipo de material se dever usar (ouvi falar de lã de vidro)? e qual a quantidade que se pode usar?

PS: Desculpa tanta pergunta!!! Very Happy

RPFFDS
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  123jaesta em 21/1/2008, 23:36

Boas RPFFDS.As unidades em causa são interessantes.Por o baixo lateralmente é possivel mas o crossover tem de ser alterado pois a frequencia de corte do F 300 é de800/5000 e para usar o altifalante lateralmente não deverá ir além dos 200HZ(200/5000)Seria melhor se o altifalnte estivesse montado na frente mas de lado tambem se conssegue resultados interessantes e estéticamente ficam mais bonitas as colunas .Se tiveres um bom espaço em termos de area aonde as colunas vao tocar deves avançar com o projecto o mais perto do original.Se o espaço for pequeno e quiseres algo mais esguio para não parecer tão grande é optares por por o altifalante de lado.O que precisares estou ao dispor.Abraço.
Nuno
123jaesta
Profissional
Profissional

Mensagem  Nochnoi gost em 22/1/2008, 03:24

@123jaesta:

Colunas construidas com base em kit Visaton

brilhantes!!!! ve na Internet as "Coincident Total Victory IV" (se nao conheceres), 11.000 USDs... Muitas semelhanças

Parabens pelo teu bom gosto e qualidade de contruçao!
Nochnoi gost
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 525
Interesses : Estou neste forum, certo :)?
Pontos/Reputação : 190

Mensagem  123jaesta em 22/1/2008, 11:15

Boas Nochnoi gost.Colunas bonitas sim as Coincident.Obrigado.Abraço.
Nuno
123jaesta
Profissional
Profissional

Mensagem  RPFFDS em 22/1/2008, 23:15

123jaesta escreveu:Boas RPFFDS.As unidades em causa são interessantes.Por o baixo lateralmente é possivel mas o crossover tem de ser alterado pois a frequencia de corte do F 300 é de800/5000 e para usar o altifalante lateralmente não deverá ir além dos 200HZ(200/5000)Seria melhor se o altifalnte estivesse montado na frente mas de lado tambem se conssegue resultados interessantes e estéticamente ficam mais bonitas as colunas .Se tiveres um bom espaço em termos de area aonde as colunas vao tocar deves avançar com o projecto o mais perto do original.Se o espaço for pequeno e quiseres algo mais esguio para não parecer tão grande é optares por por o altifalante de lado.O que precisares estou ao dispor.Abraço.
Nuno

Foi o que deduzi dado o corte da frequência... e relativamente ao enchimento da caixa que material aconselhas:affraid: ? e se poderes dizer, como sabes a quantidade a colocar?

Thanks 123jaesta!!
rpffds.... out! 🆒

RPFFDS
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

- Tópicos similares