Colunas de som DIY
Fórum audiopt.net :: audio :: Colunas
Página 1 de 10 • Compartilhe •
Página 1 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 
Re: Colunas de som DIY
Boas...
Ando tentado a enveredar por um projecto deste tipo, mas para colunas de chão com 4 vias, mas por vezes deixo sempre isto para trás, pelos vistos vale a pena o trabalho/prazer que se tem neste tipo de projectos...muito boas as colunas, projecto original...
Ando tentado a enveredar por um projecto deste tipo, mas para colunas de chão com 4 vias, mas por vezes deixo sempre isto para trás, pelos vistos vale a pena o trabalho/prazer que se tem neste tipo de projectos...muito boas as colunas, projecto original...

Prof- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 1883
Ocupação: Professor
Interesses: Longboard, Audiofilia, Viajar
Pontos/Reputação: 85
Boas Prof.Obrigado.Se andas tentado deves avançar com esse projecto.Da bastante trabalho e tambem nao sai barato fazer algo bom(obvio que para ter algo identico de compra teriamos que gastar o dobro) mas tambem ha o gosto de no final ver e ouvir algo feito por nos e a nossa medida.Se precisares de alguma informaçao ou ajuda e so dizer.Abraço.
Diy 4 vias

Diy 4 vias

Diy 4 vias

Diy 4 vias

123jaesta- Profissional
- Número de Mensagens: 255
Ocupação: Desocupado
Pontos/Reputação: 109
Prezado 123jaesta!
Primeiramente, o seu tópico traz-nos um olhar sobre as interrogações e anseios, de alguém, quiçá, após dispender quantias generosas a adquirir colunas, evoluiu ao projectar colunas de autor, revelando-se o objectivo primordial que fez pulsar a sua criatividade. Assim, enriquecer um sistema de som com autênticas peças criadas por nós, constitui uma combinação perfeita entre engenho, arte e prazer, que, tal como as caixas acústicas apresentadas neste tópico, merece ocupar um lugar previligiado na "estante" onde reside o sistema. Por conseguinte, felicito V. Ex.ª pela obra apresentada, revelando que, um dos meus objectivos passa pela construção de um exemplar de colunas monitoras fullrange (isento de crossover).
Com melhores cumprimentos,
Ghost4u
Primeiramente, o seu tópico traz-nos um olhar sobre as interrogações e anseios, de alguém, quiçá, após dispender quantias generosas a adquirir colunas, evoluiu ao projectar colunas de autor, revelando-se o objectivo primordial que fez pulsar a sua criatividade. Assim, enriquecer um sistema de som com autênticas peças criadas por nós, constitui uma combinação perfeita entre engenho, arte e prazer, que, tal como as caixas acústicas apresentadas neste tópico, merece ocupar um lugar previligiado na "estante" onde reside o sistema. Por conseguinte, felicito V. Ex.ª pela obra apresentada, revelando que, um dos meus objectivos passa pela construção de um exemplar de colunas monitoras fullrange (isento de crossover).
Com melhores cumprimentos,
Ghost4u
Convidad- Convidado
Esse projecto de 4 vias esta excelente. Quando vier de Férias vou-te "chatear" para as ouvir porque devem tocar muito bem e é exactamente algo do genero que procuro...excelentes mesmo!!

Prof- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 1883
Ocupação: Professor
Interesses: Longboard, Audiofilia, Viajar
Pontos/Reputação: 85
Ok Prof.Depois combina-se qq coisa.Abraço

123jaesta- Profissional
Ghost4u Devera ser um projecto interessante se bem que como monitoras e capaz de te limitar muito a banda mais baixa.Fiz aqui uma simulaçao e com uma caixa de 20l e um altifalante de 200mm nao deveras conseguir baixar dos 60hz, em espaço/sala talvez 50hz.Com uma caixa de 60l ja conseguiras resultados agradaveis.A ausencia total de crossover para resultados interessantes nao sera completamente possivel se bem que pode ser feito.Tem de haver alguma compensaçao a nivel da linearizaçao da impedancia do altifalante assim como tambem possibilidade de incremento das altas frequencias em tres passos e um notch filter que julgo sera o mais importante para correçao do circuito.Mas nada de dificil ou seja menos complicado que um divisor de frequencias.Muito se poderia falar sobre este tipo de projecto mas aqui e um pouco limitativo.Manda sempre.
Um abraço
Um abraço

123jaesta- Profissional
Caro Amigo,
Dou-lhe os meus parabéns,
pelo menos pelo que vejo.
Em termos tonais e tímbricos, será uma curiosidade.
Continue.
Dou-lhe os meus parabéns,
Em termos tonais e tímbricos, será uma curiosidade.
Continue.
Mozartia- Convidado
Obrigado Mozartino.Sou um curioso a procura da perfeiçao mas limitado pelo tempo e espaço.Em termos tonais e timbricos a meu ver tem valido a pena todo o trabalho.Sao 16 anos de experiencias que deixam algum conhecimento e que teem feito o gosto de amigos e conhecidos.
Abraço
Abraço

123jaesta- Profissional
Mais alguns projectos que espero ajudem a incentivar a malta a por as maos a obra e entrarem no mundo do diy ,que tanta falta faz para todos podermos trocar ideias e aprendermos um pouco mais partilhando experiencias.Obrigado

123jaesta- Profissional
Pois caro 123jaesta,
Devo dizer de facto que nunca fui muito amigo e adepto do DIY, talvez por ser demasiado perfeccionista e demasiado mesquinho, bem como paciência já não abunda. E depois outro aspecto, que em certos DIY'S me ''desperta'', algum sentido critico,e como já alguém apelidou e salvo o devido respeito, mas não me parece o seu caso, dizia eu, alguém apelidou de um certo tuning .
Em parte poderá ser, independentemente dos projectos que cada DIY se propõe. óbvimante eu não serei a pessoa certa para opinar sobre essas temas.
Depois existem os acabamentos, que como disse um mesquinho como eu, enterva em desespero mortal se ao conceber uma coluna de 2, 3, ou 4 vias, ficasse nos acabamentos um pouco como o estuque de construção civil.
O minimo que eu poderia fazer era matar a coluna com um tiro bem certeiro na nuca ( Tweeter ). Enfim, lembro um pouco a minha juventude quando participava em concursos de miniaturas á escala 1/35, 1/32, 1/72.
Nem estudava o que devia estudar para construir aquele kit, fosse militar, carro de combate, avião, navio, fosse o que fosse, sem que o respectivo modelo construido, modifica, pintadopor mim próprio segundo planos e estudos criteriosamente fundados em muita pesquisa documental fose submetido a um rigoroso '' INSPECTED'', feitopor mim próprio, e, se eu visse que havia algum detalhe que pra mim era importante, 3/4 meses de trabalho, o destino era caixote do lixo. PACIÊNCIA.
Caro amigo sópara finalizar, e isto pra dizer o seguinte:
Esses ''grandes'' construtores que vão aparecendo em Portugal, de colunas, como é o exemplo da Joseph Audio, um construtor Americano, que produz colunas de grande qualidade, iniciou a sua carreira precisamante como a do meu caro 123jaesta, e de muitos outros, mas com uma GRANDE E PARTICULAR DIFERENÇA: NÃO NASCEU NEM VIVE EM PORTUGAL,
Bem como os célebres Gira Discos alemães, da Scheiu Analogue, bem como os da Nottingham Analogue, entre muito outros, foram outrora grandes DIYS, e o hoje o que são: GRANDES REFEÊNCIAS DO AUDIO., mas estão noutras terras, noutras paragens.
Caro amigo, uma vez mais felicito-o pela coragem, pelos modelos e projectos que exibe nas suas fotos, que sem dúvida deveriam ser muito mais valorizados se estivesse num outro País, apenas me rsta ainda dizer:
Continue e para a Frente é que é o Caminho
Abraço
Devo dizer de facto que nunca fui muito amigo e adepto do DIY, talvez por ser demasiado perfeccionista e demasiado mesquinho, bem como paciência já não abunda. E depois outro aspecto, que em certos DIY'S me ''desperta'', algum sentido critico,e como já alguém apelidou e salvo o devido respeito, mas não me parece o seu caso, dizia eu, alguém apelidou de um certo tuning .
Em parte poderá ser, independentemente dos projectos que cada DIY se propõe. óbvimante eu não serei a pessoa certa para opinar sobre essas temas.
Depois existem os acabamentos, que como disse um mesquinho como eu, enterva em desespero mortal se ao conceber uma coluna de 2, 3, ou 4 vias, ficasse nos acabamentos um pouco como o estuque de construção civil.
O minimo que eu poderia fazer era matar a coluna com um tiro bem certeiro na nuca ( Tweeter ). Enfim, lembro um pouco a minha juventude quando participava em concursos de miniaturas á escala 1/35, 1/32, 1/72.
Nem estudava o que devia estudar para construir aquele kit, fosse militar, carro de combate, avião, navio, fosse o que fosse, sem que o respectivo modelo construido, modifica, pintadopor mim próprio segundo planos e estudos criteriosamente fundados em muita pesquisa documental fose submetido a um rigoroso '' INSPECTED'', feitopor mim próprio, e, se eu visse que havia algum detalhe que pra mim era importante, 3/4 meses de trabalho, o destino era caixote do lixo. PACIÊNCIA.
Caro amigo sópara finalizar, e isto pra dizer o seguinte:
Esses ''grandes'' construtores que vão aparecendo em Portugal, de colunas, como é o exemplo da Joseph Audio, um construtor Americano, que produz colunas de grande qualidade, iniciou a sua carreira precisamante como a do meu caro 123jaesta, e de muitos outros, mas com uma GRANDE E PARTICULAR DIFERENÇA: NÃO NASCEU NEM VIVE EM PORTUGAL,
Bem como os célebres Gira Discos alemães, da Scheiu Analogue, bem como os da Nottingham Analogue, entre muito outros, foram outrora grandes DIYS, e o hoje o que são: GRANDES REFEÊNCIAS DO AUDIO., mas estão noutras terras, noutras paragens.
Caro amigo, uma vez mais felicito-o pela coragem, pelos modelos e projectos que exibe nas suas fotos, que sem dúvida deveriam ser muito mais valorizados se estivesse num outro País, apenas me rsta ainda dizer:
Continue e para a Frente é que é o Caminho
Abraço
Mozartia- Convidado
Boas caro Mozartino.Pois estamos em Portugal e apesar de ter sido sempre um pouco patriota cada dia que passa me arrependo mais de aqui ter que estar.E triste dizer isto mas infelismente e o que sinto.Se tivesse estoufo para a intrujice entao haveria de dizer maravilhas deste pais mas quando nao se nasce com esse tipo de aptidoes estamos tramados. Nao direi que em outros paises tudo e maravilhoso mas plo que conheço e bem diferente daqui para o bom.Tambem sou um pouco perfecionista mas apesar de nas fotos nao dar para ver bem estes projectos estao com algumas inperfeiçoes esteticas fruto das condiçoes que tenho para os fazer muitas vezes nao serem adequadas, mas como e para mim e dou primazia a que plo menos em termos sonicos me agradem tendo em conta o que por esse mundo se faz de marca e que vou escutando ,fecho um pouco os olhos ao promenor estetico.Obrigado mais uma vez pela apreciaçao deste trabalho e dentro do meu modesto conhecimento sobre estes assuntos estou ao dispor de todos que necessitem alguma informaçao para elaboraçao de projectos de colunas de som.

123jaesta- Profissional
Os meus sinceros parabéns 123jaesta.
Qual a melhor abordagem para iniciação ao DIY?
Que literatura que aconselhas?
Programas de cálculo e dimensionamento das caixas?
Também sou muito exigente com o acabamento, mas muito mais com o resultado sónico.
Penso que na fase final, antes da montagem dos altifalantes e electrónica sempre se pode entregar a algum marceneiro que faça o acabamento desejado.
Bem hajas
Qual a melhor abordagem para iniciação ao DIY?
Que literatura que aconselhas?
Programas de cálculo e dimensionamento das caixas?
Também sou muito exigente com o acabamento, mas muito mais com o resultado sónico.
Penso que na fase final, antes da montagem dos altifalantes e electrónica sempre se pode entregar a algum marceneiro que faça o acabamento desejado.
Bem hajas
Convidad- Convidado
Boas pedromdf.Desculpa o atraso da resposta e obrigado.Acho que se procurares na internet tens uma base boa para começar.E muita e boa a informaçao que la podes dispor tens que esgravatar bem e vais ver que ficas com muitas ideias e bases.Facil e barato.Quanto a literatura ca e dificil mas tambem podes ler muito na net ou mandares vir alguns livros (ou mesmo tirares da net pois as vezes com o emule consegues alguma literatura sobre este tema)que sejam interessantes consoante o projecto que queiras fazer .Utilizo o Microcap para filtros e o Speakercalculator para as caixas mas existe muitos mais e ate online e so procurar.Qualquer ajuda que necessites para o projecto e so dizeres.
Abraço
Nuno
Abraço
Nuno

123jaesta- Profissional
123jaesta escreveu:
Mais alguns projectos que espero ajudem a incentivar a malta a por as maos a obra e entrarem no mundo do diy ,que tanta falta faz para todos podermos trocar ideias e aprendermos um pouco mais partilhando experiencias.Obrigado
Hail Cesar
Faço-lhe aqui a minha vénia.

nmtavares- utilizador dedicado

- Número de Mensagens: 294
Localização: Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Pontos/Reputação: 75
Boas mmtavares.Nao tem problema nenhum.Obrigado.Este projecto ronda os 1200 euros e demorou cerca de 1 mes a estar pronto, fazendo um pouco todos os dias.Com unidades abaixo destas mas que tambem tocam bem pode ser feito por 800 euros e com unidades melhores pode custar 1600 euros.Se dedicarmos a tempo inteiro pode ser feito em 2 semanas.Sempre ao dispor.
Abraço
Nuno
Abraço
Nuno

123jaesta- Profissional
Olá 123.
Esse Tweeter e esse Médios eram os que faziam parte das Seas Argon ,não eram?E a unidade que usaste para sub grave também é a mesma?Segundo fui informado essa unidade de médios já não está no catálogo da SEAS.A ser verdade é uma pena pois é simplesmente espectacular.
Esse Tweeter e esse Médios eram os que faziam parte das Seas Argon ,não eram?E a unidade que usaste para sub grave também é a mesma?Segundo fui informado essa unidade de médios já não está no catálogo da SEAS.A ser verdade é uma pena pois é simplesmente espectacular.
Convidad- Convidado
Boas BULAWAYO.Sim essas 3 unidades faziam parte desse kit, ate porque foi nessa altura que me iniciei no DIY com os 3 kits da Seas que existiam.Posteriormente e com mais conhecimentos acabei por constactar que essas colunas com crossovers modificados tocavam bastante melhor que com os de origem.Essas colunas foram umas das Seas Argon que eu fiz 18 anos atras e que depois foram para uma pessoa amiga e agora por uma questao de espaço foram modificadas em termos de caixa (mais estreitas e mais altas para caberem num determinado espaço) as quais adicionei uma quarta via com a consequente modificaçao do filtro e tudo o mais necessario.Essa unidade da Seas e muito boa sem duvida e ja nao se faz mas no Ebay as vezes vai aparecendo algumas para venda ainda novas de stoks antigos.Existe outras unidades de outras marcas que podem bem substituir essa pois este tipo de unidades de dome para medios altos sao superiores a unidades de cone.Obrigado.
Abraço.
Nuno
Abraço.
Nuno

123jaesta- Profissional
Pois é parece que andámos por caminhos parecidos.Também me iniciei com a Argon e a Hélium.Hoje a minha Argon original deu lugar a uma versão modificada.O tweeter é um cúpula de seda da Visaton e o graves um 12" cone de celulose tratado, também da Visaton.Embora o crossover original não fosse nada mau, com umas alterações as coisas mudam completamente de figura.Brevemente o meu projecto irá passar a 4 vias mas vou optar por TRI-AMP com xover activo entre grave/grave-médio/médio-agudo.Entre o médio-agudo mantenho passivo.De qualquer das formas mesmo o kit original com algum tweaking do xover original consegue envergonhar muita coisa caroya que para aí anda.
Já foi há 18 anos?Meu Deus como o tempo passa.
Abraço
Já foi há 18 anos?Meu Deus como o tempo passa.
Abraço
Convidad- Convidado
123jaesta, e Bulawayo, não brincam em serviço.
Será que estamos perante uns verdadeiros DIY'S?
No que toca a colunas, fico com essa ideia. Sim Senhor, não há pai para eles
Será que estamos perante uns verdadeiros DIY'S?
No que toca a colunas, fico com essa ideia. Sim Senhor, não há pai para eles
Mozartia- Convidado
Boa nite,
Muito Obrigado ,pela parte que me toca.Sejas bem aparecido amigo Mozartiano.
Muito Obrigado ,pela parte que me toca.Sejas bem aparecido amigo Mozartiano.
Convidad- Convidado
Boas Mozartino.Muito obrigado amigo.
Abraço
Abraço

123jaesta- Profissional
Caros moderadores KRELL E MOZARTINO, tomei a liberdade de alterar a descriçao deste topico, espero nao vejam inconveniente. Este tema podia estar inserido noutro topico aqui existente do diy mas como este e so colunas julgo tambem estar bem aqui, mas obvio fica a vossa consideraçao.Obrigado.

123jaesta- Profissional
Só agora vi a resposta às questões que coloquei a 123jaesta, que agradeço.
Entretanto tenho espiolhado a net à procura de kits ou planos para construção de colunas, mas as minhas dúvidas colocam-se ao nível que vou tentar expôr em seguida.
Ora muito bem, se eu vou construir uma coluna quero à partida que ela corresponda ao máximo ao que já tenho e que é "imutável" que é a minha sala. Esta questão faz sentido? Eu posso à partida construir uma coluna de som adaptada à minha sala?
A seguir e andando no sentido da fonte de sinal, que amplificador é que eu vou colocar a alimentar as minhas colunas.
Como é que se integra tudo isto logo à partida?
Pensar uma solução de forma integrada.
Talvez o raciocínio não seja este e seja mais a decisão do número de vias e depois na audição actuar na tipologia do xover até conseguir a melhor "afinação" coluna/sala/amplificador.
Entretanto tenho espiolhado a net à procura de kits ou planos para construção de colunas, mas as minhas dúvidas colocam-se ao nível que vou tentar expôr em seguida.
Ora muito bem, se eu vou construir uma coluna quero à partida que ela corresponda ao máximo ao que já tenho e que é "imutável" que é a minha sala. Esta questão faz sentido? Eu posso à partida construir uma coluna de som adaptada à minha sala?
A seguir e andando no sentido da fonte de sinal, que amplificador é que eu vou colocar a alimentar as minhas colunas.
Como é que se integra tudo isto logo à partida?
Pensar uma solução de forma integrada.
Talvez o raciocínio não seja este e seja mais a decisão do número de vias e depois na audição actuar na tipologia do xover até conseguir a melhor "afinação" coluna/sala/amplificador.
Convidad- Convidado
Prezado 123jaesta!
A caixa das monitoras que construiu são seladas?
Quais as dimensões?
Grato pela atenção,
Ghost4u
Quais as dimensões?
Grato pela atenção,
Ghost4u
Convidad- Convidado
As verdades são para ser ditas.
Não sendo eu DIY de coisa nenhuma, nem conhecimentos nese sentido, nem tão pouco conhecimentos de electrónica, crossovers, de tweeters, bem como dos diversos tipos de madeiras a utilizar na construção de ''cabinets'', bem como dos vários tipos de MDF a utilizar, estou com a ideia de que os meus amigos não fazem DIY TUNNING, como muitos artistas tentam fazer.
Eh lá,
agora com esta é que me lixei sob pena de ser excomungado, ser expulso e corrido á pedrada pelos digníssimos Administradores deste respeitado e idóneo espaço online.
Abraço audiófilo, e quem diz a verdade não merece castigo
Abraço Audiófilo, e boa audiçôes
Não sendo eu DIY de coisa nenhuma, nem conhecimentos nese sentido, nem tão pouco conhecimentos de electrónica, crossovers, de tweeters, bem como dos diversos tipos de madeiras a utilizar na construção de ''cabinets'', bem como dos vários tipos de MDF a utilizar, estou com a ideia de que os meus amigos não fazem DIY TUNNING, como muitos artistas tentam fazer.
Eh lá,
agora com esta é que me lixei sob pena de ser excomungado, ser expulso e corrido á pedrada pelos digníssimos Administradores deste respeitado e idóneo espaço online.Abraço audiófilo, e quem diz a verdade não merece castigo
Abraço Audiófilo, e boa audiçôes
Mozartia- Convidado
Ghost4u escreveu: Prezado 123jaesta
Se não me engano acho que têm o pórtico que "respira" por baixo.

123jaesta escreveu:Sim e uma coluna DIY.Sao bass reflex.O portico esta virado para o chao na base da coluna.
Pois, bem me parecia.

Sim Ghost tem portico no fundo.Inicialmente era caixa selada mas nao fiquei satisfeito com o som pois tinha falta de grave.Essa situaçao deve-se a unidade utilizada para grave nao ser a mais correcta em termos de caracteristicas(QTS muito alto e Fs tambem alto para alem de outros parametros)como tal tive de solucionar o problema calculando um portico para conseguir melhor extensao de grave.Nao esquecer que estamos a falar numa caixa so com 20litros para encaixar uma unidade de 25 cm de diametro.Este projecto foi uma experiencia que eu decidi fazer.Conseguir uma coluna monitora para salas de menor dimensao sem que se sinta falta de graves e poder mesmo a baixos niveis de volume.

123jaesta- Profissional
Pedro depois respondo as tuas questoes pois fiz um testamento e quando fui enviar pedio-me outra vez para logar e perdi tudo.Fiquei fulo ate porque ja nao e a primeira vez que aconteçe e eu tambem nao gosto muito de escrever.
Abraço
Abraço

123jaesta- Profissional
Olá 123
A mim também já me sucedeu o mesmo várias vezes.Entretanto descobri que se, a cada três frases, no máximo, fizeres "previsualizar" o texto já não se perde.Quando começa a ficar muito comprido, ou demoro mais a pensar, faço-o a cada linha.Até agora não voltei a perder nenhum texto.
Boas
A mim também já me sucedeu o mesmo várias vezes.Entretanto descobri que se, a cada três frases, no máximo, fizeres "previsualizar" o texto já não se perde.Quando começa a ficar muito comprido, ou demoro mais a pensar, faço-o a cada linha.Até agora não voltei a perder nenhum texto.
Boas
Convidad- Convidado
Página 1 de 10 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 
Tópicos similares» Colunas tannoy ... ?
» Colunas para Harman Kardon AVR-147
» BARULHO NAS COLUNAS
» colunas adquadas ao amplificador
» Top 10 - Colunas
» Colunas para Harman Kardon AVR-147
» BARULHO NAS COLUNAS
» colunas adquadas ao amplificador
» Top 10 - Colunas