Supra LoRad - semi-condutor? NÃO!

Ir em baixo

Supra LoRad - semi-condutor? NÃO!

Mensagem  Blink em 24/7/2007, 10:31

Dissequei um cabo Supra LoRad e depois de fazer algumas medições verifico que e em relação ao fabricante que diz que a malha de aluminio não deve ligar ao cabo de terra não será bem assim e parece mais um mito comercial.

Também em relação ao cabo usar algum tipo de semicondutor na fita de aluminio ou isolamento não é verdade.

O cabo terra físico propriamente dito está em contacto internamente com o isolamento que tem uma resistividade por todo o interior de +- 10 MΩ por cm linear.

Por sua vez o isolamento do cabo terra tem 2 riscas verdes escuras/pretas a todo o comprimento que mantêm uma resistência do seu interior para a superficie exterior entre +- de 50 MΩ com a folha de aluminio, logo a malha de aluminio está ligada ao condutor terra com uma resistividade de +- 50 MΩ. As riscas verdes claras são isolantes.

Não existe nenhum semicondutor, as medições têm os 2 sentidos, e as eventuais descargas da malha são escoadas pelo cabo terra através da ligação a este (mesmo que a malha não esteja ligada nos terminais), penso no entanto que isto irá aumentar mais os ground loops entre os vários aparelhos ligados á terra.

Fiz algumas experiências com um supra lorad sacrificado, (por acaso comprado a um forista) e puxei com cuidado o cabo terra, ficando só a malha de aluminio, torci a folha de aluminio e liguei só na ficha iec e pareceu-me estar a ouvir melhor em volume baixo, e sem sinal de entrada o hummm fica mais atenuado.

Este isolamento resistivo do fio terra parece ser borracha grafitada, em todo o interior e nos veios de côr verde escura.

Mas atenção, (eu estraguei) um cabo supra porque gosto de vêr estas coisas e os seus mitos, não aconselho a ninguém a seguir-me os passos, estou a usar o cabo á minha maneira, só quis aqui testemunhar o que se passava com o mistério do Supra LoRad.

http://www.lorad.co.uk/

Cumpts,
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4708
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1995

Re: Supra LoRad - semi-condutor? NÃO!

Mensagem  Convidad em 24/7/2007, 19:01

affraid

wow !

venham mais "dissecações" destas...

cheers

pode ser que a Supra saiba algo que não nos diz...mas como em tudo o segredo é a alma do negócio.... Cool

de qualquer forma julgo que este tópico devia estar numa secção "mythbusters"... lol!

Convidad
Convidado

Mensagem  sonuz em 24/7/2007, 21:07

Boa blink! Os meus parabéns pela "curiosidade"!

Pois então como é que se explicam os quase "milagres" no som com o uso desse cabo de corrente?
sonuz
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 354
Pontos/Reputação : 0

Mensagem  Blink em 24/7/2007, 21:43

sonuz escreveu:Boa blink! Os meus parabéns pela "curiosidade"!

Pois então como é que se explicam os quase "milagres" no som com o uso desse cabo de corrente?

Sinceramente não sei responder á tua pergunta, milagre será para a Supra a venda do mesmo.

Já experimentei noutro setup o cabo sem o fio de terra e não digo que soa melhor musicalmente, não acentua graves nem médios nem agudos, nem os tira, mas nota-se toda a ambiência sonora mais límpida.

Isto é electricidade básica, mas há certas coisas na vida que quanto mais básico mais puro, pelo menos para mim.

E por vezes estes artefactos e labirintos que a engenharia comercial inventa é só para baralhar o people e ganhar uns cobres, por muito respeito que tenho pela investigação electrónica séria e edónea que na maior parte das vezes é feita por não comerciais.

Cumpts,
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  joevalve em 25/7/2007, 09:07

caro blink

por este andar vocês vão acabar com a indústria do audio, aquela indústria em que o marketing é tudo e nós os camelos vamos atrás, sempre à espera daquele cabo ou daquele "truque" que faça o milagre e ponha equipamentos mal construidos a tocar bem.

parabéns pela iniciativa e já agora "coitadinho do meu ex-cabo" parece o chapéu de um trolha.

agora mais a sério: esse cabo aqui em casa nunca teve qualquer efeito audível positivo significativo em relação aos cabos cativos. pode ser defeito meu.

um abraço

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1168
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1338

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Convidad em 25/7/2007, 10:42

vinilsuporter escreveu:caro blink

por este andar vocês vão acabar com a indústria do audio, aquela indústria em que o marketing é tudo e nós os camelos vamos atrás, sempre à espera daquele cabo ou daquele "truque" que faça o milagre e ponha equipamentos mal construidos a tocar bem.

Caro Vinil, certamente concorda comigo que não podemos colocar a "industria" toda no mesmo "saco"... Suspect

se não existisse industria...nem audio existiria... Suspect

o caso da Supra até nem é um bom exemplo...é uma marca que fabrica os seus próprios produtos... coisa rara...

A industria não é um papão...

só cai quem quer... Twisted Evil

Cumps, JP

Convidad
Convidado

Mensagem  joevalve em 25/7/2007, 10:55

caro joao paulo

é evidente que falo num sentido figurado, mas que o marketing tem um peso enorme isso é evidente e nem se discute.

depois há o efeito placebo e outras coisas, mas eu como deixei de acreditar há muito tempo em equipamentos comerciais, sou suspeito.

e essa do cai quem quer não é bem assim, se não tivermos uma boa opção de comparação compramos lixo pela certa. e já nem falo dos cabos....

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1168
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1338

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Blink em 25/7/2007, 12:44

vinilsuporter escreveu:caro blink

parabéns pela iniciativa e já agora "coitadinho do meu ex-cabo" parece o chapéu de um trolha.

agora mais a sério: esse cabo aqui em casa nunca teve qualquer efeito audível positivo significativo em relação aos cabos cativos. pode ser defeito meu.

um abraço

jose mario

Por acaso era o seu e deu-me vontade de rir, mas está a funcar na mesma, só que de outra forma.

É lógico que á volta do audio andam empresas sérias e fidedignas e que investigam em novos designs e materiais, não podem é investigar o que não tem muito a investigar que é o puro som, ás vezes inventam (DSP, EAX, etc, e afins) em vez de investigarem.

Não foi nem é minha intenção falar mal seja de que marca for, só simplesmente quis vêr as tripas de um cabo badalado, que até nem é grande coisa em termos de materiais. A sua maleabilidade sacrifica a folha de alumínio que sendo muito fina quebra se fizermos curvas apertadas, e o isolamento dos condutores por ser muito macio não mantém uma linearidade e paralelismo dos mesmos, mostrando até uma intenção de ganhar joelhos dentro do cabo com o passar do tempo.

Aliás neste campo os cabos com malha entrançada são muito mais resistentes ás flexões do que a folha que aplicam neste, e mantêm a qualidade de blindagem na mesma ou melhor.

É o exemplo dos cabos coaxiais para TV que vêm agora quase todos com a folha de aluminio por ser mais barata a confecção, porque antigamente vinham so com malha de cobre entrançada que implicava ter máquinas entrançadeiras mais morosas na feitura do cabo, em muitas empresas a produtividade conta mais que a qualidade.

De resto acho o Supra LoRad um excelente cabo.

Cumpts,
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  edrdp em 25/7/2007, 17:19

blink escreveu:Por sua vez o isolamento do cabo terra tem 2 riscas verdes escuras/pretas a todo o comprimento que mantêm uma resistência do seu interior para a superficie exterior entre +- de 50 MΩ com a folha de aluminio, logo a malha de aluminio está ligada ao condutor terra com uma resistividade de +- 50 MΩ. As riscas verdes claras são isolantes.

Caro blink,
1º os meus parabens,so pela investigação a fundo se chega a conclusões.

por acaso fiz as mesmas averiguações e tb verifiquei as mesmas medidas, existe uma resistividade de +- 50Mohms da malha de alumínio em relação ao cabo de terra, mas não existe como poderá comprovar em relação aos cabos de fase e ao neutro.

se é semicondutor ou não sei, mas que existem diferenças existem!!
E depois o comportamento para EMI ou RFI não é o mesmo que para correntes continuas, logo a "resistência" á interferência pode ser muito menor que isso para sinais de interferência electromagnética.

De qualquer modo so tenho que louvar o dissecar de qualquer mito, só abona a formação de todos nós nesta busca pelo conhecimento.
Mas tenho de salientar que qualquer afirmação deve ser pesada pois podemos por em causa um fabricante falsamente.

Atentamente:
Edgar

edrdp
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 10

Mensagem  Convidad em 25/7/2007, 17:32

blink escreveu:

Já experimentei noutro setup o cabo sem o fio de terra e não digo que soa melhor musicalmente, não acentua graves nem médios nem agudos, nem os tira, mas nota-se toda a ambiência sonora mais límpida.

Não deveremos esquecer que a supressão da ligação à terra a um aparelho que foi pensado para a usar, pode colocar em causa a segurança do mesmo.
Se estão a colocar em causa a eficácia do LoRad, então porque não usar o cabo de origem?

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 25/7/2007, 17:50

edrdp escreveu:
blink escreveu:Por sua vez o isolamento do cabo terra tem 2 riscas verdes escuras/pretas a todo o comprimento que mantêm uma resistência do seu interior para a superficie exterior entre +- de 50 MΩ com a folha de aluminio, logo a malha de aluminio está ligada ao condutor terra com uma resistividade de +- 50 MΩ. As riscas verdes claras são isolantes.

Caro blink,
1º os meus parabens,so pela investigação a fundo se chega a conclusões.

se é semicondutor ou não sei, mas que existem diferenças existem!!
E depois o comportamento para EMI ou RFI não é o mesmo que para correntes continuas, logo a "resistência" á interferência pode ser muito menor que isso para sinais de interferência electromagnética.

ora bem... cyclops

Joao_Paulo escreveu:
pode ser que a Supra saiba algo que não nos diz...mas como em tudo o segredo é a alma do negócio.... Cool

mas claro que estas iniciativas são sempre de louvar... cheers

Cumps, JP

Convidad
Convidado

Mensagem  Blink em 25/7/2007, 18:19

edrdp escreveu:

Mas tenho de salientar que qualquer afirmação deve ser pesada pois podemos por em causa um fabricante falsamente.

Atentamente:
Edgar

Quando transcrevo algo do género não é de ânimo leve, pensei 2 vezes e testei 3.

Isto só são factos baseados em medições do cabo sem carga, ou seja sem corrente alternada a passar nos seus fios com ausência dos efeitos electromagéticos entre outros, agora se quisermos passar á parte prática ou usamos os ouvidos ou fazemos contas.

É verdade que só existe interacção na folha de aluminio com o isolamento do fio de terra, não existe no neutro e na fase, nem este efeito resistivo tem nada a vêr com semicondutor, eu quando tinha 10 anos enterrava um diodo OA70 (semicondutor) numa batata crua e a outra ponta ligava ao neutro da rede, ligava uns auscultadores tipo aviador (2000Ω) de membrana de chapa e ouvia música, não detectei cristais de galena no cabo.

Eu não quero de todo melindrar nem a marca nem quem usa estes cabos e está satisfeito.
Aliás eu tenho um outro supra que só desliguei o fio de terra das fichas e está ao serviço.

Tendo em conta as referidas medições, só não entendo a referência dada pela marca para não ligar a blindagem á terra, se alguém souber...

Cumpts,
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  edrdp em 26/7/2007, 13:46

Penso o conceito de semicondutor é que está mal aplicado neste caso, não será semicondutor no sentido de junção semicondutora (como no caso dos díodos ou transístores) mas como semi-condutor que conduz ligeiramente ou algo do género.que de facto já verificamos que acontece, do condutor de terra para a tal malha de alumínio.
Portanto talvez nos reste testar se de facto ao estar ligado aos 230v a alimentar um equipamento se de facto irradia menos interferência electromagnética ou não comparado com um cabo comum sem malha, que pode ser verificado com um detector de tensão sem contacto como por ex. este: http://www.fluke.pt/comx/show_product.aspx?pid=35447&locale=ptpt&product=ELT
Eu próprio não fiz ainda o teste mas acho que era útil testar

Sei que a informação é do fabricante mas acho que tem algum sentido,
Ver aqui: http://www.jenving.se/ link “mains cables”

Atentamente:
Edgar

edrdp
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 10

Mensagem  Blink em 26/7/2007, 14:23

edrdp escreveu:como semi-condutor que conduz ligeiramente ou algo do género.que de facto já verificamos que acontece, do condutor de terra para a tal malha de alumínio.

Chama-se condutividade resistiva e deixa passar "do condutor de terra para a tal malha de alumínio" e o pior é o VICE-VERSA com os consequentes ground loops.

edrdp escreveu:
...um cabo comum sem malha, que pode ser verificado com um detector de tensão sem contacto como por ex. este: http://www.fluke.pt/comx/show_product.aspx?pid=35447&locale=ptpt&product=ELT
Eu próprio não fiz ainda o teste mas acho que era útil testar

É claro que há diferença num cabo sem malha e com malha, não é preciso ser Supra, qualquer um dá, basta fazer o teste.

Eu não conheço o Sr. Tommy Jenving mas não é detentor da verdade absoluta, e isto são sempre fruto de experiências que a moda pode pegar hoje e amanhã tornarem-se obsoletas.

Ainda não existe um cabo de sector perfeito, e este com a descarga mais estrangulada pela resistência que incrementou no isolante pode atenuar um pouco mais os efeitos nefastos dos retornos das terras dos vários aparelhos, só isso.

Cumpts,
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: