duvida sobre que porta de ar "tapar"

Ir em baixo

duvida sobre que porta de ar "tapar"

Mensagem  galinhamix em 3/1/2010, 19:24

boa tarde a todos

tenho umas colunas MA rx6, que estao a cerca de 30 cm da parede traseira, e 50cm das laterais... por vezes em alguns cds sinto a necessidade de tapar as saidas de ar das colunas por causa das frequências baixas.

o que se passa é então o seguinte, a saída traseira é em cima ao pé do tweeter e do médio, e a sida frontal é logo abaixo do woofer.

se tapar a da frente noto uma diferença bem notória no corte da frequencia baixa, mas se tapar as de trás, que se situam em cima, a diferença quase que não se nota, o que estranhei pois sempre deduzi que eram as de trás que se haveriam de tapar...

então no meu caso será a porta da frente que ste tem de tapar? é que a diferença é muito drástica, e penso que tambem é demais...

e para a performance das colunas tapar as saídas traseiras não influencia a gama media e alta, por o buraco ser em cima?

obrigado

galinhamix
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Pontos/Reputação : 60

Re: duvida sobre que porta de ar "tapar"

Mensagem  Joaquim Rosa em 4/3/2010, 02:05

"galinhamix" Disse: boa tarde a todos

tenho umas colunas MA rx6, que estao a cerca de 30 cm da parede traseira, e 50cm das laterais... por vezes em alguns cds sinto a necessidade de tapar as saidas de ar das colunas por causa das frequências baixas.

o que se passa é então o seguinte, a saída traseira é em cima ao pé do tweeter e do médio, e a sida frontal é logo abaixo do woofer.

se tapar a da frente noto uma diferença bem notória no corte da frequencia baixa, mas se tapar as de trás, que se situam em cima, a diferença quase que não se nota, o que estranhei pois sempre deduzi que eram as de trás que se haveriam de tapar...

então no meu caso será a porta da frente que ste tem de tapar? é que a diferença é muito drástica, e penso que tambem é demais...

e para a performance das colunas tapar as saídas traseiras não influencia a gama media e alta, por o buraco ser em cima?

obrigado[/quote]

Olá, segundo o que entendi o problema é excesso de graves...?! Pode tentar afastar um pouco a coluna da parede e ver como se comporta, se as afastar deve ter menos peso nos graves, penso eu. Também dava jeito saber que amplificação tem e que cabos está a usar nas colunas, assim como a sua disposição na sala e a área.
Curiosamente também estou a equacionar comprar as RX6 da MA para o meu amplificador a valvulas, dava jeito algum feedback sobre como se comportam...não dispensa audição, claro.

Cumprimentos
Joaquim Rosa

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 83
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Pontos/Reputação : 177

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: