Compilação ideal para testes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Compilação ideal para testes Empty Compilação ideal para testes

Mensagem  branquinhodafonseca em 21/12/2009, 22:52

Boa noite,

Gostaria de saber se alguém me sabe indicar uma boa compilação, para efeitos de experimentação de aparelhos.

Obrigado,

Branquinho
branquinhodafonseca
branquinhodafonseca
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 25
Pontos/Reputação : 46

Compilação ideal para testes Empty Compilação ideal para testes

Mensagem  fm&stereo em 22/12/2009, 00:27

Existem várias, mas falta saber qual o suporte. Para vinilo, tenho o Analogue LP; para CD tenho dos que são vendidos na Polifer ( que agora passou a outro nome).
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Compilação ideal para testes Empty Re: Compilação ideal para testes

Mensagem  Pierre em 22/12/2009, 09:10

branquinhodafonseca escreveu:Boa noite,

Gostaria de saber se alguém me sabe indicar uma boa compilação, para efeitos de experimentação de aparelhos.

Obrigado,

Branquinho

Nada melhor e tão simples como os discos ou cds que mais convives. Conhecendo a sua gravação, sonoridade e detalhes.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Mensagem  branquinhodafonseca em 22/12/2009, 10:36

Obrigado Pierre.
branquinhodafonseca
branquinhodafonseca
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  bluemonday em 23/12/2009, 17:35

Este é um topico interessante. Podia se criar uma playlist com as melhores faixas para fim de testes.

Até pode ser feita uma votação de musicas.
bluemonday
bluemonday
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2351
Interesses : audio , vjing
Pontos/Reputação : 571

Mensagem  longplay em 23/12/2009, 18:01

Boas,

no almoço de Natal, dia 26, há a proposta de uma troca de cds com faixas para testes... podemos depois colocar aqui as respectivas listas e outras que apareçam... poderá ser uma base até encontrar A Lista... Compilação ideal para testes Icon_biggrin Compilação ideal para testes Icon_biggrin Compilação ideal para testes Icon_biggrin Compilação ideal para testes Icon_biggrin
longplay
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Pontos/Reputação : 791

Mensagem  branquinhodafonseca em 23/12/2009, 19:40

Concordo plenamente. Acho que, para além do gosto pessoal de cada um, há sempre certas músicas que são melhores ou piores, para testar um aparelho em determinada coisa.
Se pudessem, depois do almoço de Natal publicar as faixas, agradecia.
branquinhodafonseca
branquinhodafonseca
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  bailote em 13/1/2010, 13:40

BOA TARDE

TAMBEM ACHO ESTE POST Compilação ideal para testes 268391 E TENHO EM CASA UM DUPLO DE VERVE REMIX EXCELENTE QUE SE ALGUEM TIVER INTERESSADO PODEREI TROCAR POR UM TABEM BOM EM TERMOS DE FIDELIDADE SONORA. PARA ALEM DESTE TAMBEM OUÇO DIANA KRALL E OUÇAM ANA MOURA Compilação ideal para testes 969831

BOAS AUDIÇÕES

bailote
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 239
Ocupação : vendedor de automoveis
Interesses : audio e automoveis
Pontos/Reputação : 403

Mensagem  bailote em 20/1/2010, 13:53

Compilação ideal para testes 581125 ninguem diz nada Compilação ideal para testes Confused

bailote
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 20/1/2010, 14:04

Não querendo fugir muito do tópico, gostaria de dizer que este assunto é aquele que mais tristeza e raiva me dá no nosso hobby. Gastamos dinheiro na procura do som que nos enche de alegria, e depois ficamos dependentes da porcaria ou não das gravações. De nada vale um sistema que toca soberbamente , para depois termos cd's ou vinis com gravações de bradar aos céus.

Quanto a gravações boas em vinil, são tantas que nem me atrevo a escrever.... Compilação ideal para testes 807962

Convidad
Convidado

Mensagem  bailote em 20/1/2010, 14:32

viva
Não querendo entrar na guerra do cd-vinil nos discos de vinil tambem há más gravações e pior que isso é querermos escolher musica para os nossos ouvidos e não termos o que escolher...de qualquer forma sou amigo pessoal de um dos directores da universal se precisarem de alguma coisa estejam á vontade Compilação ideal para testes 686579
boas audições

bailote
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 20/1/2010, 14:39

bailote escreveu:viva
...discos de vinil tambem há más gravações ...

Se ler bem o que escrevi no post acima, foi o que eu disse.

Convidad
Convidado

Mensagem  bailote em 20/1/2010, 14:54

se acha que sim então estamos os dois de acordo Compilação ideal para testes Lol

bailote
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 20/1/2010, 14:57

António José da Silva escreveu:...para depois termos cd's ou vinis com gravações de bradar aos céus.

Compilação ideal para testes 807962

Não acho, sei que em ambos os formatos há más gravações. O problema é que mesmo as boas gravações em cd me soam simplesmente......mal. Compilação ideal para testes 915520

Tanto é que tenho bem mais de mil, e só se for no carro.

Convidad
Convidado

Mensagem  Pierre em 20/1/2010, 17:05

António José da Silva escreveu:Não querendo fugir muito do tópico, gostaria de dizer que este assunto é aquele que mais tristeza e raiva me dá no nosso hobby. Gastamos dinheiro na procura do som que nos enche de alegria, e depois ficamos dependentes da porcaria ou não das gravações. De nada vale um sistema que toca soberbamente , para depois termos cd's ou vinis com gravações de bradar aos céus.

Quanto a gravações boas em vinil, são tantas que nem me atrevo a escrever.... Compilação ideal para testes 807962

Caro António.
Neste mundo da música, independente do género por vezes o artista ou banda sugere o LOW FI. Daí muitas das vezes originar a discussão da má ou boa gravação. Há discos que têm forçosamente de tocar mal devido à sua natureza de composição ou produção de forma voluntária. Noto que neste hobby existe a tendência sempre para as boas e exelentes gravações e produções mas no universo musical no âmbito pop-rock e alternativo, existe muitos bons trabalhos com má gravação e péssima produção. Discos e nomes célebres como, Velvet Underground, Stooges, Tom Waits, Pistols, Ramones, Sonic Youth, Rolling Stones, Nirvana, Air, Beck e nunca mais agora acabava de inumerar alguns nomes que têm albuns de mau exemplo em gravação.
Por vezes o HI-FI e determinado artista ou banda não combina lá muito bem.
Como será o sistema dos maiores criadores de música? Terá todos os contextos deste hobby por nós discutidos? Compilação ideal para testes Icon_question
E já agora lembro que na década de 60 e 70 foi rico em álbuns fenomenais, onde nos estúdios de gravação não faltava álcool, drogas e muito mais.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  music em 20/1/2010, 18:26

branquinhodafonseca escreveu:Boa noite,

Obrigado,

Branquinho

Regressando ao topico Compilação ideal para testes Icon_smile posso dizer que conforme disse o amigo António boas gravações á nos dois formatos, mas, se é a CD que se está a referir aconselho a elaborar uma compilação das músicas que acha mais bem gravadas e de diferentes estilos sónicos entre acústicos e electronicos e entre vozes isoladas e percurções ou solos de determinados instrumentos (viola ou piano por exemplo).
Contudo existem muitas etiquetas discograficas que têm samplers deste tipo que mencionei já compilados.`
É o caso da NAIM, Chesky, Enja, Blue Note, etc.....
Eu costumo fazer algumas compilações daquilo que tenho de melhor e é sempre bom para ouvir e testar equipamentos.
Ou ainda como todos nós temos gostos musicais personalizados acho que poderia compilar as musicas que mais gosta de ouvir frequêntemente independentemente da qualidade da gravação (desde que razoavel) e assim proceder aos respectivos ajustes e afinações de sistema.
Afinar são essas as musicas que lá quer ouvir! Compilação ideal para testes Icon_biggrin
Abraço
Rui
music
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1558
Pontos/Reputação : 609

Mensagem  Pierre em 21/1/2010, 19:07

Pierre escreveu:
António José da Silva escreveu:Não querendo fugir muito do tópico, gostaria de dizer que este assunto é aquele que mais tristeza e raiva me dá no nosso hobby. Gastamos dinheiro na procura do som que nos enche de alegria, e depois ficamos dependentes da porcaria ou não das gravações. De nada vale um sistema que toca soberbamente , para depois termos cd's ou vinis com gravações de bradar aos céus.

Caro António.
Neste mundo da música, independente do género por vezes o artista ou banda sugere o LOW FI. Daí muitas das vezes originar a discussão da má ou boa gravação. Há discos que têm forçosamente de tocar mal devido à sua natureza de composição ou produção de forma voluntária. Noto que neste hobby existe a tendência sempre para as boas e exelentes gravações e produções mas no universo musical no âmbito pop-rock e alternativo, existe muitos bons trabalhos com má gravação e péssima produção. Discos e nomes célebres como, Velvet Underground, Stooges, Tom Waits, Pistols, Ramones, Sonic Youth, Rolling Stones, Nirvana, Air, Beck e nunca mais agora acabava de inumerar alguns nomes que têm albuns de mau exemplo em gravação.
Por vezes o HI-FI e determinado artista ou banda não combina lá muito bem.
Como será o sistema dos maiores criadores de música? Terá todos os contextos deste hobby por nós discutidos? Compilação ideal para testes Icon_question
E já agora lembro que na década de 60 e 70 foi rico em álbuns fenomenais, onde nos estúdios de gravação não faltava álcool, drogas e muito mais.

Voltando ao tópico.
Normalmente se formos a testar e exemplificar boas gravações dos ditos cd,s de teste, tende tudo a sair maravilha. Nada melhor em testarmos com os discos de nossa preferência e de nosso conhecimento. São esse que têm que nos dar prazer e não faixas altamente produzidas e bem gravadas nos discos de teste.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  music em 21/1/2010, 19:55

Aquilo que eu quiz dizer ,agora de uma forma mais explicada Compilação ideal para testes 423763 é que as boas gravações permitem qualificar o grau de eficiencia do equipamento; As musicas de que gostamos fazem com que (tomando em consideração a sua gravação) tenha-mos provavelmente de fazer um ajuste á sonoridade do equipamento para que o som nos agrade mais um pouco.
"Contudo salvaguardo o gosto de quem gosta de ouvir as músicas mesmo que soem mal desde que o sistema esteja bem calibrado" ou "as que preferem ouvir bem o que gostam não levando em linda e conta como principal objectivo um sistema quase perfeito" ou ainda "aquelas que só ouvem musicas de boa gravação independentemente do seu conteudo".
Nada disto é de forma nenhuma reprovavel como atitude é apenas a forma de estar nesta coisa que se chama audiofilia e como base é defenida por um forte interesse ou entusiasmo pela reprodução de som de alta qualidade e especialmente por aparelhos de som de alta fidelidade.
Abraços
music
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Fernando Novais em 21/1/2010, 19:58

Ó Rui, esses cd´s quase sempre tocam mt bem Compilação ideal para testes Lol Quando mudamos o CD até nos apetece deitar o leitor fora Compilação ideal para testes 943847
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  Pierre em 21/1/2010, 20:12

Fernando Novais escreveu:Ó Rui, esses cd´s quase sempre tocam mt bem Compilação ideal para testes Lol Quando mudamos o CD até nos apetece deitar o leitor fora Compilação ideal para testes 943847

Se a música que ouvimos fosse única e exclusivamente gravada em cd,s como testes, poupariamos muito dinheiro.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 21/1/2010, 20:49

Pierre escreveu:
Fernando Novais escreveu:Ó Rui, esses cd´s quase sempre tocam mt bem Compilação ideal para testes Lol Quando mudamos o CD até nos apetece deitar o leitor fora Compilação ideal para testes 943847

Se a música que ouvimos fosse única e exclusivamente gravada em cd,s como testes, poupariamos muito dinheiro.

A obrigação da industria que nos quer vender cd's e vinis a todo o custo, é vender um produto de qualidade visto que pagamos por isso. É uma vergonha aquilo que se passa há muitos anos na industria da musica. Seria a mesma coisa que pagar por um DVD e ver um filme com uma qualidade de imagem paupérrima.
Tem sido até hoje uma das grandes vergonhas desta nossa paixão.
Quando começaram com o digital, a intenção não foi a de nos proporcionar mais qualidade, mas sim de lhes proporcionar mais lucros, e fico feliz por ver que o feitiço se virou contra o feiticeiro. Hoje já ninguém (quase) compra a porcaria (maioritariamente) que nos querem impingir. E o conceito de qualidade foi indo por água abaixo, e a culpa é de quem durante muitos anos nos andou a defraudar pedindo muito dinheiro por algo feito ás três pancadas.

Convidad
Convidado

Mensagem  music em 21/1/2010, 21:30

Daí eu dizer que temos que procurar o gral do nosso ideal conforme descrevi anteriormente, som hi-fi o mais puro possivel ou então som adaptado ás nossas gravações (que permita usufruir da musica generalizada com prazer).
Só não entende quem não tem experiencia nestas andanças, o que não será o caso dos intervenientes opinantes deste tópico estou certo.
music
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  music em 21/1/2010, 21:38

Eu aqui ás uns anecos atrás em conversa com um amigo de grande potencial financeiro audiofilo concluí que este passava mais horas a ouvir musica em mp3 nomeadamente no computador e mp3 portatil do que num dos sistemas disponiveis de muitos milhares de contos (já foi á uns anos).
A explicação para tal facto foi-me descrito pelo próprio que a maior parte da música que ele gostava de ouvir no sistema de milhares soava como o desterro da louça.
Bem .... eu gosto de hi-fi só acho um pouco limitativo na escolha de reportorio.
music
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Fernando Novais em 21/1/2010, 21:39

Cada vez , fico mais com a ideia que quando compro um CD ando a ser roubado Compilação ideal para testes Icon_mad Ando seriamente a pensar comprar um DAC para ligar ao WD e está andar, ficheiros muitos ficheiros Compilação ideal para testes 140916
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  Convidad em 21/1/2010, 21:43

Fernando Novais escreveu:Cada vez , fico mais com a ideia que quando compro um CD ando a ser roubado Compilação ideal para testes Icon_mad Ando seriamente a pensar comprar um DAC para ligar ao WD e está andar, ficheiros muitos ficheiros Compilação ideal para testes 140916

Infelizmente não é só uma ideia que tens, mas sim uma realidade triste. Com 20 euros podes ter um vinil ou cd que nos transporta para o áudio heaven, e com os mesmos 20 euros o áudio hell, independentemente do sistema de som que se tenha.

Convidad
Convidado

Mensagem  Pierre em 22/1/2010, 10:03

Isto é tudo muito relativo, amigos.
Qual o sistema adequado para ouvir Patricia Barber, Dianna Krall?
Será o mesmo para Joy Division, Pistols ou Zeppelin?

Há uns 25 anos atrás, um amigo meu, fan de Led Zeppelin, adquiriu um sistema hi-fi composto por: um gira da Thorens, amplif. Musical Fidelity e umas colunas Rogers. Perguntei eu:- Então que tal ó felizardo?
Respondeu-me: Epá, está tudo lá mas falta qualquer coisa...!
Compreendi perfeitamente o que quis dizer.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Antas em 22/1/2010, 20:58

Pierre escreveu:Isto é tudo muito relativo, amigos.
Qual o sistema adequado para ouvir Patricia Barber, Dianna Krall?
Será o mesmo para Joy Division, Pistols ou Zeppelin?

Há uns 25 anos atrás, um amigo meu, fan de Led Zeppelin, adquiriu um sistema hi-fi composto por: um gira da Thorens, amplif. Musical Fidelity e umas colunas Rogers. Perguntei eu:- Então que tal ó felizardo?
Respondeu-me: Epá, está tudo lá mas falta qualquer coisa...!
Compreendi perfeitamente o que quis dizer.

Aqui é que está o busilis da questão!!!! Mas um BOM sistema não o será em TODOS os géneros musicais? Acredito que sim...
Antas
Antas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 991
Ocupação : Banca
Interesses : Os meus filhos, a musica e a minha moto...
Pontos/Reputação : 595

Mensagem  Pierre em 22/1/2010, 21:27

Antas escreveu:

Aqui é que está o busilis da questão!!!! Mas um BOM sistema não o será em TODOS os géneros musicais? Acredito que sim...

Depende onde será inserido o (bom sistema). Já assisti a BONS sistemas a tocar péssimamente percussão e ritmo devido à sala enrolar todas estas frequências.
Acredito num sistema universal a tocar seja o que fôr em sala devidamente tratada e de dimensões razoáveis para niveis de SPL quando assim necessitar.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 22/1/2010, 21:58

Um dos problemas do nosso hobby são as imensas variáveis a nível de equipamento, qualidade de gravação, sala (quarto) onde se encontra etc.

Mas penso que um bom sistema, é um bom sistema. Se a sala desfavorece esse bom sistema, também o fará com outros, embora com maior ou menor relevo. Neste momento ouço tudo o que gosto com prazer no meu sistema. As únicas coisas que soam mal, são as mal gravadas. Mas isso não é culpa do sistema de som, mas do sistema da ganancia. Não penso que seja justo exigir que um bom sistema corrija as más gravações ou salas que estragam a acústica. Um Mercedes Classe S ou BMW serie 7 não passam a ser maus porque a estrada não presta. Ou dando a um leitor DVD (ou melhor) um filme de má qualidade para ver as suas capacidades.

O que me interessa saber é o seguinte. Com boas (ou razoavelmente boas) gravações, como se comporta o sistema? Não é pregando "rasteiras" ao sistema que vou ver se é bom ou mau, antes pelo contrário. Dando-lhe o melhor e mudando um ou outro componente a ver se ainda me agrada mais.
Foi assim que fui montando o meu modesto sistema, e estou satisfeito com a evolução. Compilação ideal para testes 915520

Convidad
Convidado

Mensagem  MARCELOBV em 20/2/2010, 16:10

Caros Amigos,

Esse tema é realmente interessante. Pois a realidade da maioria das gravações é sofrivél. Sem contar nas variáveis, sinergia dos aparelhos, acústica da sala e etc....

Para fazer testes utilizo um CD de referência que possuo.

- Ultimate Demonstration Disc da Chesky Records' - http://www.amazon.com/Ultimate-Demonstration-Disc-Critical-Listening/dp/B00002MXUH

Compilação ideal para testes 619F6CXN2BL._SS500_

Ainda hoje um dos melhores CD's para avaliar um sistema. Antes de cada trilha musical ser tocada, um narrador introduz e explica o que realmente você deve escutar em um sistema de qualidade de áudio capaz de reproduzir fielmente faixas da mesma forma que foram gravados. Em algumas introduções o narrador menciona a distância de um instrumento, de um microfone para você saber o layout da sessão e poder determinar melhor a si mesmo se parece exato quando reproduzido.

Eu recomendo a compra deste CD. Me ajuda bastante nas avaliações dos equipamentos e posicionamento das caixas. Compilação ideal para testes 403861

Fica aí a minha dica.

abraços
MARCELOBV
MARCELOBV
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 49
Interesses : Áudio / Vídeo / Música
Pontos/Reputação : 33

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado