Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem...

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Construção de Anti-Cabos em fio de bobinagem...

Mensagem  Pierre em 17/1/2010, 15:00

Prontos para música...

Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 1190
Interesses: Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação: 1076

anti-cables

Mensagem  FZ em 30/1/2010, 16:20

Olá a todos

Adorei ler e ver este tópico

antes de falar dos cabos e fazer perguntas gostaria de contar uma história...

Provisoriamente estou a morar em Lisboa pois compramos um apartamento dos anos
70 que está a ser remodelado por completo à 5 meses..., e não vou fazer
comentários sobre a área de construção civil em Portugal
Como tudo está a ser feito e refeito, desenhei tudo, incluído a distribuição de
electricidade onde fiz uma linha dedicada para o áudio com um cabo
eléctrico aconselhado pelo meu electrotécnico, com 2 porta-fusíveis no meu quadro trifásico e no
final com uma ligação em estrela nas tomadas.
Apesar de perceber pouco destas coisas... o cabo eléctrico tem um ar bélico...
grosso, blindado e tem 2 circuitos onde as tomadas vão ser divididas em 2
grupos.
O sistema vai ficar suspenso na parede com umas prateleiras da Target,
marca que já esteve na ribalta e que perdeu nome no mercado do audio por falta
de dinâmica publicitária.
Na realidade é uma prateleira simples e uma dupla, com as bases em MDF e com os
suportes a terminar em bico.(usadas pelos senhores do vinyl)
Gostei muito delas pelo ser ar retro, são enormes , robustas, e permitem fazer
uma alteração ao nível da sua construção para esconder a cablagem.

Ou seja... tudo na parede com as cablagens internas e sem tomadas à vista.

Agora sim os cabos de coluna...

Tenho lido na internet centenas de artigos, testes de laboratório, opiniões
sobre cabos para coluna... uffff já começo a ficar cansado de tanto ler e nada
conseguir decidir... é um mundo!

É impossível saber qual o melhor ou médio, etc... pois as variantes são
impossíveis de medir. o tipo de condutor, o tipo de revestimento, a metragem, a
interacção dos diversos aparelhos com todo isto, a espessura... etc..etc...

Como as obras estão a terminar ando já a algum tempo a ver cabos para serem
passados dentro das paredes com uma distancia de 3.25m par.
ufff continuo cansado e sem saber o que fazer...

Claro que li sobre outros cabos com valores que são uma miragem, certos, as suas
características "teóricas" não se coadunam com as características "teoricas" que eu acho que
o meu sistema tem.
Ou seja... tudo é subjectivo... alguns testes de laboratório dizem que ao nível da parte física um cabo menos comum pode ter bons resultados, como telefone ou outras coisas que podem parecer absurdas.
Tipo testes ás cegas... o pessoal ouve diferentes cabos "ás cegas" no mesmo sistema e depois opinam e escolhem o melhor , muitos desses cabos que são eleitos como os melhores podem ser caros e também baratos... .

"Isto dá que pensar"

Depois de muito pesquisar"subjectivamente" cheguei a esta lista... nem sei se por gostar mais do tipo de cobre ou de outra coisa em especial... é um misto de ideias
Ecosse MS 2.3
Atlas Hyper 2.0
Chord ODYSSEY 1 ou 2
E agora ANTI-CABLES

Demarquei-me de marcas como Chord ou Qed pois aparentemente o som é um pouco a puxar para a as altas e médias frequências(prata) e os modelos mais caros tipo EPIC ou REFERENCE ... upa upa... este Odyssey and no ebay a preços baratos e existe também o modelo para instalação

O ECOSSE MS2.3 "subjectivamente" seria a minha escolha

Bom os Anti-Cables são os mais baratos 5€metro na DEVINE AUDIO.

O Ecosse MS2.3 custa 32€ metro
atlas Hyper 2.0 20€
Odyssey 16€ sem o revestimento(instalação) e 18€ a versão2
apesar de que , com os Anti-cables serão sempre 14m de cabo, 7m por par.

Mas lá está! é aconselhado em distâncias curtas, parece funcionar melhor... o tempo de "burning" é de 500 ou mais horas perdendo rapidamente as características que apresentam quando os ligamos da 1ª vez e melhorando progressivamente... .

Cheguei a ler que tem comportamentos semelhantes a certos cabos OCC em determinadas frequências... fazendo parecer este ou aquele cabo de renome mundial a um preço astronómico.. melhor por comparação a cabos já firmados.

muito se fala... destes Anti-cables

Agora as perguntas para quem sabe:

Pode este cabo ser usado dentro das paredes(entubado)? (preocupei-me em afastar os campos energéticos)
3.50m de distancia será demasiado para este cabo?
A ausência de "coisas" na sua proximidade pode prejudicar a sua prestação ?

dúvidas e mais dúvidas...

cumprimentos a todos

FZ
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 15
Ocupação: Professor de musica, aderecista de cinema e publicidade, marido e pai
Interesses: Musica, instrumentos musicais e afins, pedagogia infantil, manipulação de imagem e som, fotografia, edição de video,
Pontos/Reputação: 46

Mensagem  Pierre em 30/1/2010, 17:31

Caro Fz.

Todos os cabos e topologias tocam e funcionam no sistema áudio. Agora uns têm mais "carácter" do que outros em determinado sistema por suas caracteristícas ou topologia. O que queremos são aqueles que sejam o mais neutros possiveis relativamente ao nosso setup. Já tive montes de cabos e topologias baratas e caras no meu modesto equipamento. Cheguei à conclusão após várias teimas que no meu caso, o condutor com menos resistência e unifilar (solid core) é o que mais me satisfáz.
Os unifilares de o,7mm, 1mm empolam e desconcerta de forma geral (no meu caso). Melhorou com maior secção (lá está, baixa resistência) de 2,5mm multifilares. Mas como a cisma é grande tinha de experimentar unifilares de 2,5mm pra aí. Foi então que tive o previlégio de me oferecerem os anti cables, 2mm unifilares revestidos por um esmalte. Foi o melhor som que o meu equipamento alguma vez reproduziu.
Ora como cobre é cobre em todo o mundo, basta pensar um pouco...unifilar de 2,5mm...estão dentro das nossas paredes de casa. Não têm é as cores do arco iris, nem isolamentos de encher o olho, nem nomes pomposos.

Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 1190
Interesses: Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação: 1076

Mensagem  Blink em 30/1/2010, 20:22

FZ escreveu:..............................

Pode este cabo ser usado dentro das paredes(entubado)? (preocupei-me em afastar os campos energéticos)
3.50m de distancia será demasiado para este cabo?
A ausência de "coisas" na sua proximidade pode prejudicar a sua prestação ?

dúvidas e mais dúvidas...

cumprimentos a todos

Em relação á distância eu acho que com este tipo de espessuara não há problema nenhum, quando diz se ausência de "coisas" pode prejudicar a prestação, eu acho que se todos os cabos tivessem ausência ou nenhumas coisas ao seu redor seria excelente e o ideal, mas isso torna-se impossível, há sempre cruzamentos de cabos e por vezes em paralelo, e esta teia também influi na sinergia de todo o sistema, teoricamente de forma negativa mas é inevitável.

Quanto ao meter estes cabos emparedados ou entubados, eu não o faria pois vai retirar-lhe o seu modo topológico original para os quais foram concebidos, com o ar como diéctrico e sem blindagem, ao embuti-lo vai aumentar em muito a capacitância do mesmo e diminuir a inductância, mas vai alterar a sua assinatura, mas nada como fazer experiências e ouvi-los no seu estado normal, e se pretender embuti-los e depois fazer as comparações nunca sabe, pode gostar do som, cada caso é sempre um caso diferente.

Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens: 4213
Interesses: DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação: 1629

anti-cables

Mensagem  FZ em 1/2/2010, 18:47

Olá a todos...
os cabos são mesmo para passar dentro das paredes, os tubos 30 já estão passados assim como todos os outros...

Segundo o que percebi os cabos são feitos com diversas protecções(camadas) para o isolar e proteger dos mais diversos problemas, campos de estática, eléctricos etc....
No meu caso não tenho nem arrancadores, nem campos magnéticos e a electricidade encontra-se no mínimo a 50cm de tudo o resto, daí eu pensar que estes anti-cables poderiam servir.

Será que preciso mesmo de cabos muito grossos? cheios de mangas, algodão, blindagens.. etc...?
Como disse anteriormente tudo foi pensado, desde o cabo eléctrico, disjuntores, tomadas e distribuição dos mesmos

Quanto mais sei mais dúvidas tenho

Cumprimentos a todos(as)

FZ
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 15
Ocupação: Professor de musica, aderecista de cinema e publicidade, marido e pai
Interesses: Musica, instrumentos musicais e afins, pedagogia infantil, manipulação de imagem e som, fotografia, edição de video,
Pontos/Reputação: 46

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: