Systemdek IIX

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Systemdek IIX

Mensagem  InThaVines em 25/11/2009, 16:33

Ok, o meu Systemdek IIX já chegou!!!
Chegou muito bem embalado e parece-me em perfeitas condições, sem um único risco no plinth, com uma tampa quase nova, e com uma agulha nova suplente !
Mas agora é que vão começar os problemas, como nunca montei um gira-discos, nem um braço nem nada que se pareça vou tentar começar pelo que o manual de instruções me diz...
Inclusivé o camóne enviou-me uma cartinha com alguns apontamentos que ele acha relevantes para a montagem , um gaijo porreiro este bife, entre eles este, "use a proper stylus scale to set the tracking weight" que não sei o que quer dizer. E como eu sei que alguns foristas têm este gira gostava de contar com o vosso apoio e se puderem desde já dar algumas dicas que achem pertinentes para a montagem , agradecia imenso!
Eu tinha dito no tópico "os meus novos "giras"" do forista JCF que não tinha pré, mas o meu velhinho technics volta aqui a assumir um papel importante visto que tem entrada de phono e eu nem me lembrava (apesar de dps vir a precisar de um para o NAD)
E depois hei-de postar aqui umas fotos, para já não tenho não tenho a minha máquina aqui em casa.

Obrigado a todos,
Gonçalo
InThaVines
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 110
Pontos/Reputação : 124

Re: Systemdek IIX

Mensagem  Doug em 25/11/2009, 18:36

"use a proper stylus scale to set the tracking weight" , aqui ele refere-se a usares uma escala para medires o peso que aplicas na celula, existem a venda umas balanças digitais que fazem isso, ou entao as antigas manuais.

Para afinares o gira discos começa por nivelar o sitio onde o vais por, depois (não sei se no systemdek se aplica visto ter suspensao) convem nivelares a suspensão do prato também. A nivel de braço depende do braço que vais por, mas resumidamente é aplicares os valores recomendados de tracking force (regulando o contrapeso do braço) ajustar o anti skating, e ta pronto. Tambem pode vir a ser preciso ajustar o vta ou o alinhamento do braço...

Cumps Diogo C-b
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 249
Pontos/Reputação : 256

Mensagem  longplay em 25/11/2009, 19:02

Boas,

Só agora reparei, somos quase vizinhos... a comunidade da zona centro está a crescer...

Parabéns pelo Gira, por aqui reside um igual ou parecido... Não posso ajudar muito visto o meu já vir praticamente montado quando o fui buscar. O braço que está no meu systemdek foi-me algo difícil afinar por não ter escala no contrapeso, é um RB250. Mas já está a funcionar às mil maravilhas (acho eu).

Precisava agora de um pré decente e gostaria também de alterar as saídas para fichas rca e usar um cabo decente. O teu também tem cabo cativo, certo?

A minha experiência ainda não é muita mas em música mais difícil como a erudita (coral e orquestral), os cabos têm um papel fundamental pelo que tenho ouvido. Mesmo com cabos usados e preços mais ou menos acessíveis, há melhorias notáveis para um simples cabo rca. Este facto é ainda mais notório no vinil... pelo menos no meu caso... tenho a sensação de que os cabos ficam saturados de tanta informação e começam a falhar, principalmente no extremo agudo... Acho, por isso, que um cabo IC externo seria uma grande melhoria.

Boa música e vai dando notícias.
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Pontos/Reputação : 791

Mensagem  mn61 em 25/11/2009, 19:31

Eu gostava muito de te ajudar, mas nem sequer sei para mim...

O meu foi posto em cima da rack pelo "fundamentalista do vinyl", já todo "artilhado"
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 3047
Ocupação : Funcionário Autarquico
Interesses : Hi-Fi-Desporto
Pontos/Reputação : 2090

Mensagem  JCF em 25/11/2009, 21:17

Viva InThaVines, parabens pelo novo brinquedo. Pelo que dizes deve estar em muito bom estado.

Como em parte te sentiste motivado a comprar um giradiscos destes ao veres outros Systemdek e inclusivamente o meu, sinto-me um pouco responsavel por dar uma ajuda na afinação da máquina.

Para ser franco estava a ficar um pouco decpcionado com o meu Systemdek relativamente ao Thorens porque este ultimo após as afinações que fiz ficou excelente. Absolutamente silencioso no que ao motor dis respeito, perfeitamente inaudivel.

Relativamente ao Systemdek, pelo que percebi vem com o braço e cabeça ja montados e portanto vamos supor que a cabeça esta bem montada e alinhada. A unica coisa a fazer será colocar o contra-peso no braço sem preocupar muito com o peso que agulha vai ficar. Introduzes o peso e vais rodando ate que a cabeça deixe de "flutuar". Nesta parte convinha saber que braço é que é para poder ajudar melhor. Se for um RB 250 por exemplo será necessária a tal balança pois o contrapeso não tem graduação. Deves colocar tambem o subprato no orifício (caso não esteja já) e passar a correia pela polie (na de cima) à volta do sub-prato. Atenção à limpeza, nenhuma sujidade deve entrar na chumaceira, a correia e polie devem manter-se limpas nomeadamente nada de gorduras. De seguida montas o prato de vidro em cima do sub-prato.

Após esta montagem embora o GD ainda não posso ser usado para reproduzir discos, podes passar já a afinação da suspensão.

Antes de mais convem que coloques o SD num movel muito sólido e estável, numa superficie plana o mais horizontal possivel. Após estes requisitos cumpridos convem avaliar a folga entre o prato e e a superficie de madeira logo abaixo. Essa folga deve ser homogenea. Eu avaliei isso usando uma chave alen que devia passar naquela folga com uma margem reduzida. Fui vendo essa folga principalmente na zona dos tres parafusos de ajuste da suspensão. Caso não seja homegenea deves usar a chave alen respectiva e regular os parafusos até que o seja. Os parafusos estão em buracos existentes a volta do prato. Um deles esta diametralmente no lado oposto à base do braço. Os outros estao equidistantes.

Após esta afinação colocas o prato em movimento mas sem o feltro. Como o prato é em vidro dá para vêres através dele o movimento da polie e da correia a rodar a volta do sub-prato. Junto à polie do motor tambem existe um buraco na madeira com um parafuso. Esse aparfuso serve para afinar a inclinação da polie do motor de modo que esta fique rigorosamente paralela ao eixo do prato. Isso ve-se pelo comportamento da correia a rodar. Em principio ela deve ficar sensivelmente a meio da altura, nem a querer ir mais para cima nem mais para baixo. Se estiver com tendencia a ficar mais para cima ou para baixo regulas o parafuso com a chave alen respectiva (mais pequena que a de ajuste da suspensão). Após isto fazes um ajuste fino do tal ajuste da inclinação do motor usando... o ouvido. Deves procurar que o motor a funcionar faça o mínimo ruido possivel. Vais ter de aproximar bastante o ouvido para este fim.

Assim para as primeiras impressões é o que tens de fazer mas... ainda a prossição vai no adro...

O meu Systemdek depois deste ajuste da suspensão e motor ficou praticamente mudo

Última edição por JCF em 25/11/2009, 21:39, editado 1 vez(es)
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Pontos/Reputação : 431

Mensagem  Convidad em 25/11/2009, 21:29

Muita conversa e poucas fotos do animal.... Com calma vamos lá. Algo que posso aconselhar, e limpares a chumaceira bem limpa e colocares óleo novo e pensares em adquirir uma correia nova.

Com a preciosa ajuda já dada, poderás avançar, e se precisares de ajuda, vens aqui a este teu tópico e gritas.....

Help me please.....

Convidad
Convidado

Mensagem  InThaVines em 25/11/2009, 21:56

Epá tou no meio de uma aula e não vos posso responder eles andem aí!!!
Mas já meti aquilo na rack, niveladinho. Não sei se a suspensão dá pa nivelar...mas já vi a recomendação do amigo JCF!
Mas agora parece-me que o problema é o braço e que ainda por cima, a sua base parece não tar fixa e mexe um bocadito quando recolhemos o braço, é estranho porque tem dois parafusos por baixo.
Bem, vou voltar aqui aos exercícios práticos de Dreamweaver
Obrigado e um abraço
InThaVines
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  JCF em 25/11/2009, 22:30

Por acaso precisava de saber como se faz essa operação de limpeza da chumaceira e qual o oleo a usar e a quantidade. Nunca fiz nada disso no meu.
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 25/11/2009, 22:37

http://cgi.ebay.co.uk/SYSTEMDEK-II-IX-IIXE-III-IV-900-DRIVE-BELT-BAND_W0QQitemZ290369054322QQcmdZViewItemQQptZTurntable_Parts_Accessories?hash=item439b582672

http://cgi.ebay.co.uk/TURNTABLE-SPINDLE-OIL-GARRARD-THORENS-REGA-LINN-
etc_W0QQitemZ120486910312QQcmdZViewItemQQptZTurntable_Parts_Accessories?hash=item1c0d945968

Tirar o óleo velho com pano de algodão, (ensopar) e depois limpar bem com álcool isopropílico. (o veio também)
Depois é só colocar o novo e já está. Também se pode usar um óleo sintético.

Convidad
Convidado

Mensagem  JCF em 25/11/2009, 22:59

António José da Silva escreveu:http://cgi.ebay.co.uk/SYSTEMDEK-II-IX-IIXE-III-IV-900-DRIVE-BELT-BAND_W0QQitemZ290369054322QQcmdZViewItemQQptZTurntable_Parts_Accessories?hash=item439b582672

http://cgi.ebay.co.uk/TURNTABLE-SPINDLE-OIL-GARRARD-THORENS-REGA-LINN-
etc_W0QQitemZ120486910312QQcmdZViewItemQQptZTurntable_Parts_Accessories?hash=item1c0d945968

Tirar o óleo velho com pano de algodão, (ensopar) e depois limpar bem com álcool isopropílico. (o veio também)
Depois é só colocar o novo e já está. Também se pode usar um óleo sintético.

Obrigado AJS, acho que vou encomendar já

E qual será a quantidade certa? como se vê?
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 25/11/2009, 23:02

JCF escreveu:

Obrigado AJS, acho que vou encomendar já

E qual será a quantidade certa? como se vê?

No meu foram 8 gotas, mas nesse poderá ser um pouco mais. Em todo o caso, o melhor é por em excesso, colocar o veio com o subprato, rodar umas voltas, e limpar o excesso que saiu para fora. Assim ficas com a certeza de que está no máximo.

Convidad
Convidado

Mensagem  JCF em 25/11/2009, 23:56

já comprei o oleo e as correias
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 25/11/2009, 23:58

JCF escreveu:já comprei o oleo e as correias

Não esperas.....Assim é que é.

Convidad
Convidado

Mensagem  natas em 26/11/2009, 00:11

....Systemdeck não fazia colunas..... .....ou era giradiscos !
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Pontos/Reputação : 114

Mensagem  Convidad em 26/11/2009, 00:13

natas escreveu:....Systemdeck não fazia colunas..... .....ou era giradiscos !

Colunusais gira discos.....

Convidad
Convidado

Mensagem  InThaVines em 26/11/2009, 01:25

longplay escreveu:Boas,

Só agora reparei, somos quase vizinhos... a comunidade da zona centro está a crescer...

Parabéns pelo Gira, por aqui reside um igual ou parecido... Não posso ajudar muito visto o meu já vir praticamente montado quando o fui buscar. O braço que está no meu systemdek foi-me algo difícil afinar por não ter escala no contrapeso, é um RB250. Mas já está a funcionar às mil maravilhas (acho eu).

Precisava agora de um pré decente e gostaria também de alterar as saídas para fichas rca e usar um cabo decente. O teu também tem cabo cativo, certo?

A minha experiência ainda não é muita mas em música mais difícil como a erudita (coral e orquestral), os cabos têm um papel fundamental pelo que tenho ouvido. Mesmo com cabos usados e preços mais ou menos acessíveis, há melhorias notáveis para um simples cabo rca. Este facto é ainda mais notório no vinil... pelo menos no meu caso... tenho a sensação de que os cabos ficam saturados de tanta informação e começam a falhar, principalmente no extremo agudo... Acho, por isso, que um cabo IC externo seria uma grande melhoria.

Boa música e vai dando notícias.
Sim, parece que a nossa zona está a começar a dar cartas
Eu ainda percebo muito pouco disto, mas quero começar a saber mais um bocadinho...
A que cabo te referes, ao que está ligado ao braço?
InThaVines
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  InThaVines em 26/11/2009, 01:27

mn61 escreveu:Eu gostava muito de te ajudar, mas nem sequer sei para mim...

O meu foi posto em cima da rack pelo "fundamentalista do vinyl", já todo "artilhado"
TEnho a impressão que ainda o vou ter de contratar
Espero que não leve muito à hora
InThaVines
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  InThaVines em 26/11/2009, 01:59

António José da Silva escreveu:Muita conversa e poucas fotos do animal.... Com calma vamos lá. Algo que posso aconselhar, e limpares a chumaceira bem limpa e colocares óleo novo e pensares em adquirir uma correia nova.

Com a preciosa ajuda já dada, poderás avançar, e se precisares de ajuda, vens aqui a este teu tópico e gritas.....

Help me please.....
O vendedor diz que mudou de óleo e correia há pouco tempo, penso que para já não vai haver necessidade...
InThaVines
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  InThaVines em 26/11/2009, 02:32

JCF escreveu:Viva InThaVines, parabens pelo novo brinquedo. Pelo que dizes deve estar em muito bom estado.

Como em parte te sentiste motivado a comprar um giradiscos destes ao veres outros Systemdek e inclusivamente o meu, sinto-me um pouco responsavel por dar uma ajuda na afinação da máquina.

Para ser franco estava a ficar um pouco decpcionado com o meu Systemdek relativamente ao Thorens porque este ultimo após as afinações que fiz ficou excelente. Absolutamente silencioso no que ao motor dis respeito, perfeitamente inaudivel.

Relativamente ao Systemdek, pelo que percebi vem com o braço e cabeça ja montados e portanto vamos supor que a cabeça esta bem montada e alinhada. A unica coisa a fazer será colocar o contra-peso no braço sem preocupar muito com o peso que agulha vai ficar. Introduzes o peso e vais rodando ate que a cabeça deixe de "flutuar". Nesta parte convinha saber que braço é que é para poder ajudar melhor. Se for um RB 250 por exemplo será necessária a tal balança pois o contrapeso não tem graduação. Deves colocar tambem o subprato no orifício (caso não esteja já) e passar a correia pela polie (na de cima) à volta do sub-prato. Atenção à limpeza, nenhuma sujidade deve entrar na chumaceira, a correia e polie devem manter-se limpas nomeadamente nada de gorduras. De seguida montas o prato de vidro em cima do sub-prato.

Após esta montagem embora o GD ainda não posso ser usado para reproduzir discos, podes passar já a afinação da suspensão.

Antes de mais convem que coloques o SD num movel muito sólido e estável, numa superficie plana o mais horizontal possivel. Após estes requisitos cumpridos convem avaliar a folga entre o prato e e a superficie de madeira logo abaixo. Essa folga deve ser homogenea. Eu avaliei isso usando uma chave alen que devia passar naquela folga com uma margem reduzida. Fui vendo essa folga principalmente na zona dos tres parafusos de ajuste da suspensão. Caso não seja homegenea deves usar a chave alen respectiva e regular os parafusos até que o seja. Os parafusos estão em buracos existentes a volta do prato. Um deles esta diametralmente no lado oposto à base do braço. Os outros estao equidistantes.

Após esta afinação colocas o prato em movimento mas sem o feltro. Como o prato é em vidro dá para vêres através dele o movimento da polie e da correia a rodar a volta do sub-prato. Junto à polie do motor tambem existe um buraco na madeira com um parafuso. Esse aparfuso serve para afinar a inclinação da polie do motor de modo que esta fique rigorosamente paralela ao eixo do prato. Isso ve-se pelo comportamento da correia a rodar. Em principio ela deve ficar sensivelmente a meio da altura, nem a querer ir mais para cima nem mais para baixo. Se estiver com tendencia a ficar mais para cima ou para baixo regulas o parafuso com a chave alen respectiva (mais pequena que a de ajuste da suspensão). Após isto fazes um ajuste fino do tal ajuste da inclinação do motor usando... o ouvido. Deves procurar que o motor a funcionar faça o mínimo ruido possivel. Vais ter de aproximar bastante o ouvido para este fim.

Assim para as primeiras impressões é o que tens de fazer mas... ainda a prossição vai no adro...

O meu Systemdek depois deste ajuste da suspensão e motor ficou praticamente mudo
Olá "hififan"
Desde já muito obrigado pela tua ajuda, já dei estes passos de afinação e até já ouvi um disquito, o meu problema é saber se o braço e a célula tão OK.
O braço vinha montado e trazia um parafuso a agarrar a base do braço, que tem três furos para os respectivos. Vinha mais um parafuso solto na embalagem que sendo igual ao que já lá estava eu coloquei também e apertei os dois. Só que quando quero recolher o braço, chegando ao fim do curso dele ele ainda se dá mais um bocadito e depois com ele preso andando para trás e para a frente nesse sítio tem uma folga...não sei se é normal
O braço "afinei" da seguinte maneira, pus o contrapeso até o braço flutuar, meti a graduação a zero e depois rodei até 2 porque o vendedor me disse que era o pesso da célula. Achas que está correcto ou não?
Ah e o braço é um systemdek, que o vendedor me disse ser fabricado pela Jelco, não sei se é uma informação relevante, mas também não imagino qual é o modelo.

Abraço
InThaVines
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad em 26/11/2009, 09:18

InThaVines escreveu:
Ah e o braço é um systemdek, que o vendedor me disse ser fabricado pela Jelco, não sei se é uma informação relevante, mas também não imagino qual é o modelo.

Abraço

Uma imagem vale mais do que mil palavras.

Convidad
Convidado

Mensagem  longplay em 26/11/2009, 10:31

António José da Silva escreveu:
InThaVines escreveu:

Abraço

Uma imagem vale mais do que mil palavras.

Estamos todos à espera de uma foto do bicho... ou ainda não dá para entender?
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Pontos/Reputação : 791

Mensagem  Convidad em 26/11/2009, 10:36

longplay escreveu:

Estamos todos à espera de uma foto do bicho... ou ainda não dá para entender?

Eu penso que ele está agarrado ao Systemdek 24 horas por dia e não quer que ninguém o veja. É um amor profundo, quase que doentio. Que grande egoísmo.

Vá, la. Abre as mãos lentamente, pões o gira em cima de uma mesa, e tira-lhe umas quantas fotos. Depois coloca-as no fórum para todos verem. Vais ver que não custa nada....

Convidad
Convidado

Mensagem  JCF em 26/11/2009, 11:10

Então o motor ficou bem silencioso? Qual foi o resultado da reprodução do disco?

Relativamente ao braço, o procedimento de equilibrio é o correcto. Quando o braço fica a flutuar deve ficar com a agulha +/- ao nivel da superficie do disco. Depois ajustas a escala para o zero e colocas a tracking force (peso).

Não sei que agulha estas a usar mas 2.0 g ja é um bocado pesado mas pode ser o peso recomendado.

Os parafusos que referes podem ser para ajustar a altura do braço e o VTA mas de facto umas fotos talvez ajudassem a perceber do que se trata. Como ponto de partida, o braço com a agulha em cima do disco deve ficar +/- na horizontal.

O AJS é especialista em GD em geral e Systemdek e Jelco em particular de modo que para estas questoes mais especificas a ajuda dele é fundamental.
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  InThaVines em 26/11/2009, 11:47

Hehehe
Já vi que tenho de ir ali ao meu vizinho pedir uma máquina emprestada pa pôr aqui uma fotos
Mas há um problema, é que eu não consigo deixar o SD aqui sozinho...

InThaVines
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  InThaVines em 26/11/2009, 15:20

Já consegui a máquina
Agora para postar é que não sei como se faz para as imagens ficarem aqui logo grandes e bem visíveis...
COmo é que faço?
InThaVines
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  InThaVines em 26/11/2009, 15:56

OK, pessoal, aqui estão as fotos do bicho!

O que acham?!
Ainda não tou a gostar muito do som, não sei se o problema é da afinação ou mesmo do amp e das colunas!
Já ouvi o "In Rainbows" dos Radiohead em que me pareceu bom, mas pouco definido. Ouvi outro LP novo de Bob Dylan "Highway61 Revisited" e ouço muito barulho nas partes com menos música e nos intervalos, só que este LP tem uma prensagem que mal se notam os sulcos, não sei se não será disso...
InThaVines
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  JCF em 26/11/2009, 16:23

Está muito bem, sem duvida. Talvez melhor que o meu.

Este já é de uma série mais recente, o vidro tem um buraco mais pequeno.

Quais os parafusos que estavam soltos e qual a referencia da cabeça/agulha?

Edit: Já vi que é uma Nagaoka MP-11. 2g esta bem. Tenta limpar a agulha e o disco.
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 26/11/2009, 17:06

O gira está com muito bom aspecto. Quanto ao não gostares muito do som, não te esqueças do seguinte. O gira só não faz milagres, nem o braço nem a célula. Tens que ter um pré de phono que esteja à altura. Essas coisas não vão lá do dia para a noite. É preciso absorver conhecimento e ir aprendendo a "casar" equipamentos. Poderá ser uma viagem mais ou menos longa, mas também apaixonante.
Um dia destes combinamos, e dou ai um pulo para testarmos umas coisinhas. Quem sabe se não passas de "não estou a gostar muito" para uma paixão que te vai acompanhar para o resto da vida.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 26/11/2009, 17:23

Esse braço quase de certeza que foi feito pela Jelco. Não nos devemos de esquecer que a Jelco fazia (e faz) muitos braços para outros fabricantes como por exemplo os pratos da Mission, (775LC) Revolver, Audioquest, AR, Systemdek, Sumiko, Linn. Também faz os braços (não baratos) para a Graham Robin e os novos Ortofon (AS-212S, AS-309S, RS-212D, RS-309D)

Convidad
Convidado

Mensagem  JCF em 26/11/2009, 17:30

Por acaso a importancia do pre é enorme. Ainda no final dos anos 80 usava um receiver Technics e o GD que foi inicialmente um Dual do inicio dos anos 70 passou a ser mais tarde um Pioneer PL-500 do inicio dos 80. Quando troquei esse receiver Technics por um amplificador integrado Luxman a diferença foi enorme. Muito melhor relação sinal ruido, muito mais dinamica, muito menor distorsão.

A falta de qualidade pode muito bem vir daí. Creio que até uma simples Pro-ject phono box das mais manhosas poderá ser um bom upgrade relativamente a esse Technics.
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: