Questões sobre pre de linha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Questões sobre pre de linha

Mensagem  fm&stereo em 24/11/2009, 02:30

Primeira questão:
Para um preamplificador SE dual-mono, o transformador de alimentação pode ser um, com duas linhas, ou seja, dois enrolamentos para a alimentação dos canais em separado, ou será melhor dois transformadores, um para cada canal?

Segunada questão:
Querendo um projecto simples, o sinal de entrada pode e ou deve também ser simplificado, ou seja, ser imediatamente levado ao selector e daí às placas de amplificação, ou será melhor passar por uma placa onde pode ser aplicado algum tipo de cuidado, como leds, etc?

Terceira:
Sobre a selecção, o casamento, dos Mosfet, alguém sabe dizer como fazer?

Alguém quer dar uma opinião?
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Re: Questões sobre pre de linha

Mensagem  Carlomar em 26/11/2009, 21:34

1ª Um verdadeiro dual mono subentende que os 2 circuitos amplificadores e respectivas fontes de alimentação seijam completamente independentes, partilhando apenas o potenciometro e o selector.

2ª Apenas posso dizer aquilo que certamente já sabes: quanto mais simples e directo o trajecto do sinal audio, melhor.
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519

Mensagem  fm&stereo em 27/11/2009, 00:53

Carlomar escreveu:1ª Um verdadeiro dual mono subentende que os 2 circuitos amplificadores e respectivas fontes de alimentação seijam completamente independentes, partilhando apenas o potenciometro e o selector.

2ª Apenas posso dizer aquilo que certamente já sabes: quanto mais simples e directo o trajecto do sinal audio, melhor.

Pois, o dual mono é realmente uma verdadeira separação dos canais, mas ainda assim, o transformador, sendo de duas linhas independentse (dois enrrolamentos), não se pode dizer que não seja o caso. Já no caso dos transformadores serem separados, não sei se poderá haver outros problemas possíveis, como alguma diferênça (ressonância...) para os canais. Enfim, mais opiniões, para pesar melhor isto, seria óptimo.

Também penso isso e acho que não vou pensar mais nessa questão de relés nem leds... pois que são apenas coisas para chatear. Como o comando... então não precisamos de fazer exercíço?!... Laughing
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo em 29/11/2009, 01:38

Já agora, sobre o potenciómetro, qual a diferênça entre 10k e 250k, por exemplo, e entre 24 e 256 (sendo estes difíceis de encontrar) passos?
Também, sobre o selector, há por aí alguma recomendação?

Bem haja!
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Mango em 29/11/2009, 10:18

Daquilo que me lembro,que já não é grande coisa diga-se...já sabe qual vai ser a tensão de alimentação Vcc que irá depois ligar ao colector do mosfet no andar de potência? O Carlomar já referiu e bem a verdadeira topologia de um dual-mono, mas tem muito a ver com aquilo que quer fazer...pode perfeitamente ter dois enrolamentos no secundário. Depois de rectificado e filtrado convem saber que tensão simétrica vai querer nos colectores.Para isso tem que escolher que transistores vai querer trabalhar no andar de potência para saber o seu SOA...daquilo que me lembro vai ter que dimensionar os VAs consoante precisamente a tensão que quer alimentar o circuito.

Sobre a questão do tratamento do sinal do pré tem muito a ver com a sensibilidade de entrada do power...o meu primaluna prologue 2 tem 240mV...esse é o valor de tensão necessário à entrada para que com o potenciómetro no máximo o amplificador esteja a funcionar à sua máxima potência. Normalmente a saida de um leitor de CDs anda na casa dos 2V,se os bits forem todos 1, logo 20*log (2000mV/240mV) são 18,41dB...quase 19dB a mais do que o amplificador necessita para debitar a potência máxima...esses 19dB vão corresponder a uma determinada posição do potenciómetro.Portanto quando estamos a rodar o potenciómetro e aquilo ainda vai a meio já o amplificador está a dar aquilo que tem para dar.

Mas isso é um leito de CDs...já com a entrada de tuner e phono o caso muda de figura porque são sinais com amplitude muito reduzida e necessitam de uma pré amplificação para poder atacar o andar de potência.

Por exemplo, já com o Prologue 4 que tem sensibilidade de entrada na ordem dos 600mV pode-se usar perfeitamente um pré passivo que basicamente vai servir como atenuador, e acaba por ser uma solução bastante economica.

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Pontos/Reputação : 716

Mensagem  fm&stereo em 5/12/2009, 23:15

Mango escreveu:Daquilo que me lembro,que já não é grande coisa diga-se...já sabe qual vai ser a tensão de alimentação Vcc que irá depois ligar ao colector do mosfet no andar de potência? O Carlomar já referiu e bem a verdadeira topologia de um dual-mono, mas tem muito a ver com aquilo que quer fazer...pode perfeitamente ter dois enrolamentos no secundário. Depois de rectificado e filtrado convem saber que tensão simétrica vai querer nos colectores.Para isso tem que escolher que transistores vai querer trabalhar no andar de potência para saber o seu SOA...daquilo que me lembro vai ter que dimensionar os VAs consoante precisamente a tensão que quer alimentar o circuito.

Sobre a questão do tratamento do sinal do pré tem muito a ver com a sensibilidade de entrada do power...o meu primaluna prologue 2 tem 240mV...esse é o valor de tensão necessário à entrada para que com o potenciómetro no máximo o amplificador esteja a funcionar à sua máxima potência. Normalmente a saida de um leitor de CDs anda na casa dos 2V,se os bits forem todos 1, logo 20*log (2000mV/240mV) são 18,41dB...quase 19dB a mais do que o amplificador necessita para debitar a potência máxima...esses 19dB vão corresponder a uma determinada posição do potenciómetro.Portanto quando estamos a rodar o potenciómetro e aquilo ainda vai a meio já o amplificador está a dar aquilo que tem para dar.

Mas isso é um leito de CDs...já com a entrada de tuner e phono o caso muda de figura porque são sinais com amplitude muito reduzida e necessitam de uma pré amplificação para poder atacar o andar de potência.

Por exemplo, já com o Prologue 4 que tem sensibilidade de entrada na ordem dos 600mV pode-se usar perfeitamente um pré passivo que basicamente vai servir como atenuador, e acaba por ser uma solução bastante economica.

Nem tinha reparado que havia aqui resposta. What a Face Obrigado pelo apoio Mango!

Eu tenho realmente muito que aprender! alien
Bom, aquilo que estou a estudar no momento, é a possibilidade de construir um Pass Labs Aleph P 1.7. Os transistores em questão são: IRF610, IRF9610 e na alimentação é o IRF610.

Alguma opinião?

Já agora, se houvesse por aí ajuda para o casamento dos Mosfet, seria porreiro. Eu tenho pesquisado, mas a coisa não é simples e ainda por cima não queria gastar um dinheirão em aparelhos de medição. Tenho um multímetro que, espero, possa resolver o problema. Quer dizer, tenho dois, mas não são XPTO. Laughing
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: