Apocalypto

Ir em baixo

Apocalypto Empty Apocalypto

Mensagem  pbarata em 17/7/2007, 18:14

Excelente filme, nu e cru, sobre a realidade de outros tempos, ainda muito actual. O filme tem uma fotografia espantosa e uma versão audio em DTS de tirar a respiração, tem ainda a vantagem de estar em 16:9, para uma máxima rentabilização dos LCD/Plasmas actuais.

http://www.dvdpt.com/a/apocalypto.php
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1113
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 450

Apocalypto Empty Re: Apocalypto

Mensagem  ricardo felisberto em 21/7/2007, 09:00

Achei muito interessante, na sequência do que o MG tem feito (daí o cru acima). Muito exigente para os equipamentos. Ou foi o 3910 ou o Panasonic AE700 (eu inclino-me mais para o Denon, embora até possam ter sido os meus olhos ou a minha cabeça, não convém esquecer a diagonal de imagem de mais de 2 mts e a visualização ser feita a 3 mts de distancia da tela) aqui e ali, de forma quase imperceptivel nas perseguições em close-up, notei algum (sinceramente não sei como defenir) arrasto? será isto que chamam de macroblocking? enfim, aqui-e-ali a imagem ficava confusa.

ricardo felisberto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 508
Ocupação : Infelizmente tenho de trabalhar ...
Interesses : Isto, gastronomia e viagens
Pontos/Reputação : 430

Mensagem  mn61 em 21/7/2007, 15:01

pbarata escreveu:Excelente filme, nu e cru, sobre a realidade de outros tempos, ainda muito actual. O filme tem uma fotografia espantosa e uma versão audio em DTS de tirar a respiração, tem ainda a vantagem de estar em 16:9, para uma máxima rentabilização dos LCD/Plasmas actuais.

[url=http://www.dvdpt.com/a/apocalypto.php
http://www.dvdpt.com/a/apocalypto.php[/quote[/url]

Pbarata, vi o filme ontem à noite e em parte concordo contigo, no que diz respeito à imagem e ao audio, 5*****, já no que diz respeito à história do filme, não me agradou muito Wink
mn61
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 3047
Ocupação : Funcionário Autarquico
Interesses : Hi-Fi-Desporto
Pontos/Reputação : 2090

Mensagem  Convidad em 23/7/2007, 10:03

Esse "arrasto" e falta de definição na imagem durante as perseguições deve-se, creio, à péssima qualidade do encoding de video que está no DVD... não sei se terá bitrate demasiado baixo, mas nota-se bem os defeitos e que podiam ter feito muito melhor mesmo usando os standards DVD actuais.

Vi o filme ontem... achei demasiadamente e desnecessariamente violento, nem acredito que tenha grande fundamento histórico. Naturalmente os filmes deste género, em geral, exageram muito as coisas, e isso é de esperar, mas no caso do Apocalypto foram longe demais caindo no exagero disparatado e ridículo da violência puramente gratuita apenas pelo prazer de praticar o mal... Ora, não me parece muito realista... num filme que apesar de não ter propriamente uma pretensão de fidelidade histórica acentuada (até porque não se sabe muito sobre como era de facto aquela civilização), devia ter sido feito com maior cuidado e maior noção de senso comum para ser mais verosímil.

É aliás um problema que tenho encontrado em muitos filmes ultimamente... a falta de capacidade para apresentar as situações, as reacções e opções dos personagens, as consequências, etc, de forma a que o espectador acredite no que está a contecer e pense "ok, isto faz sentido, é uma situação que pode, mesmo que rebuscadamente, acontecer, e as opções/acções do personagem são algo que faz sentido"...

Convidad
Convidado

Mensagem  ricardo felisberto em 23/7/2007, 14:42

Muitos de nós ficaríamos enormemente surpreendidos com o nível de violência utilizado naquele tempo. Existem relatos crediveis (senão vejamos a inquisição) sobre os pormenores e requintes usados para os Espanhóis torturarem/matarem indios e vice-versa que deixam atonitos muitos (todos) nós.

O incrivel é que havia gente que passava o tempo (e não eram assim tão poucos) só a imaginar qual a melhor/pior (?!?!) forma de provocar dor e sofrimento a outros, para depois outro ou o mesmo levar a cabo coisas perfeitamente indiscritiveis...

ricardo felisberto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo felisberto em 23/7/2007, 14:49

De entre as maiores vulgaridades, os Espanhois cortavam as mãos aos indios para eles não voltarem à luta, mas eles voltavam com facas amarradas ao resto do braço.

Direitos humanos há uns tempos a esta parte, era algo perfeitamente descabido. Um livro interessante é o "Inês e Pedro" de Isabel Allende - sobre a fundação do Chile.

ricardo felisberto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 23/7/2007, 16:01

A questão não é a existência da violência... é a existência da violência gratuita que estou a criticar e que me pareceu demasiado "off topic" para o filme e para a civilização em causa.

Por motivos religiosos, mitológicos, políticos, segurança, etc etc etc... sim, fez-se e ainda se faz de tudo.

Agora... quando decidem que não vão sacrificar os prisioneiros, e que apenas vão matá-los (há falta de melhor solução), a seguir fazem um jogo de "corres por ali e tentas escapar à morte certa" por puro divertimento e prazer com o sofrimento alheio... Não me parece credível... nem útil...

Ir a uma aldeia distante buscar pessoal para escravizar e sacrificar por motivos religiosos, eu percebo... Não percebo é para que precisam de matar a maior parte das mulheres, até algumas crianças, e os homens que não são levados... Nem porque matariam um pai à frente de um filho apenas por divertimento...

Não bastava levarem pessoas para trabalho escravo e sacrificio aos deuses para se perceber que eram mauzinhos? Laughing Não habia nexexidade de os querer passar por Diabos na Terra... caramba, eram apenas homens What a Face

Não faz sentido... foi demasiado exagerado. Hoje em dia está na moda, com SAW's, Hostel's, e outros que tais, a violência e o grotesco humano com entranhas à mostra etc... mas este filme não é (pensava eu) desse tipo.

É pena que quando se faz um filme (mega produção) sobre a Civilização Maia, que tão interessante poderia ser, se mostra apenas a parte feia e ainda por cima com um grande exagero e requinte de malvadez.

Mayan Kingdom for the masses cheers

Convidad
Convidado

Mensagem  rafp01 em 24/7/2007, 09:57

Boas a todos

Fugindo um pouco da reprovação da crueldade e do horror (recordo-me agora do filme Apocalipse Now e a paixão/poder que o horror e a crueldade incute nos homens), é importante que nos situemos na época e porque eram "homens do seu tempo" (frase que alguém disse no célebre programa "O MELHOR PORTUGUÊS" acerca da justificação das atrocidades cometidas pelo Vasco da Gama).Eram outros tempos e outros valores que apesar de serem criticáveis, nunca se podem analisar perante os valores dos tempos actuais. Vejamos como, actualmente continuamos a ter "espectáculos" bárbaros e que, no entanto, são aceites e apreciados e considerados acontecimentos culturais, refiro-me às touradas que me lembram sempre o circo romano. Certamente, daqui a alguns séculos seremos apelidados de impiedosos e de bárbaros, mas caros não vou entra nesta discussão...
Quero só fazer uma correcção ao titulo do livro da Allende que não é "Inês e Pedro", mas, sim, "INÊS DA MINHA ALMA". Um livro que recomendo a quem se tenha interessado pelo filme e queira saber mais acerca desta questão. É uma visão muito interessante porque vista na perspectiva de uma mulher conquistadora.

Abraço
RAFP

rafp01
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Pontos/Reputação : 77

Mensagem  José Trigueiro em 26/7/2007, 10:39

Vi ontem o filme. Pensei que fosse mais brutal, tendo em conta os relatos anteriores e muita porcaria que vem de Hollywood.

É preciso ter em conta que os sacrifícios humanos e as pilhagens de aldeias vizinhas aqui representadas tem o seu fundamento. Na realidade, o que se conseguiu apurar (muito a partir das pinturas dos maias) aponta para a execução de outras barbáries aqui não documentadas. E pior do que isso, é que ainda hoje se executam cenas mais cruéis (vejam o que se passou no Ruanda).

Gratuito e sem fundamente científico é alguém sobreviver para ver o seu coração. Tal como outros pormenores anatómicos e fisiológicos que não irei aqui especificar sob pena de ser banido. Basta só dizer que ninguém consegue correr tanto sem parar, ainda por cima sem estar 100% em termos de saúde. Curiosamente, a cena de natalidade vai de encontro a uma moda nova que agora graça num mundo ocidental com excesso de dinheiro.

O que me deixou chocado no filme foi a utilização de crianças em filmagens de massacres com grandes cargas de realismo e agressividade. Colocar uma criança sentada junto a dezenas de "cadáveres" muito bem retratados tem consequências psicológicas. Tal como o tem a utilização de crianças de tenra idade a seguirem prisioneiros conduzidos naquelas condições. Nós sabemos que são actores e representação, mas crianças (especialmentes as mais pequenas) não percebem isso e nem sonhavam que o ser humano é capaz de tais barbaridades. Fossem crianças anglo-saxónicas e duvido que o atrevimento da realização fosse tão longe.

De resto o fim do filme teve para mim ainda algum factor surpresa, tendo em conta que estamos embrenhados no seu desenlaçe. O final (que é "anunciado" numa cena inicial) é depois esquecido com o decorrer da história. A menos, que quem veja o filme já tenha ouvido como acaba...

Gostei e parabéns para quem, vindo de Hollywood, não colocou os índios a falar inglês.clown

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Ocupação : Pai de família
Interesses : Pai de família não tem hobbies
Pontos/Reputação : 20

Mensagem  Mozartia em 26/7/2007, 12:50

Caros Amigos,

Não sendo a minha pessoa um afficcionado da 7ª Arte Hollywoodesca, apenas digo muito sucintamemente que o negócio de milhões que a industria de cinematográfica Norte Americana gera é impressionante como todos nós sabemos. Isso não será grave, o que é grave sim, é a utilização sistemática de crianças para tirar dividendos, e para que realizadores com pancada ganhem igualmente fortunas á custa do ''papel'' e da violência gratuita utilizadas em crianças. Isto é REPUDIANTE

A grandeza da América é de tal ordem assustadora em termos Geográficos, Económicos, e na Ciência, que a igual ESTUPIDEZ E O IGUAL NON SENSE deste povo é proporcional ao que disse a nteriormente .

Posto isto crianças só nos Filmes de Steven Spielberg e de Danny Kay, já não entre nós.

Mozartia
Convidado

Mensagem  Mozartia em 26/7/2007, 15:23

Já agora, e dando seguimento ao meu anterior post, esquecia de dizer o seguinte:

Como se sabe a industria cinematográfica Americana é a maior do mundo exzequo com a Indiana, se não estou em erro.

Do outro lado do atlântico a produção de filmes é tanta como a quantidade, e a qualidade ou a falta desta que será proporcional á dimensão do país.

Nos dias de hoje quase que me atrevo a dizer que mais de metade do bolo em termos de produção de ''película'' cinematográfica é de má qualidade representativa e histórica, ou seja muitos dos filmes que se produzem nos E.U.A servem para como se costuma dizer, '' para encher chouriço ''

Ora para compensar esta falta de qualidade e de teor cinematográfico, se me é permitido expressar assim, há que compensar o outro lado da seguinte forma:

Tiroteio, explosões magnificas, perseguições não menos magnificas, carros em saltos, que mais parecem entrar em competições olímpicas de salto á vara, de grandes atletas (Sergey Bubka), quem não se lembra dele, isto tudo temperado com os mais sofisticados formatos sonoros em DTS, DOLBY, PROLOGIC II, THX ULtra2, bandas sonoras majestosas, acompanhadas por actos e feitos não menos heróicos, por um não menos imbecil actor qualquer acompanhadoss com o exarcebado nacionalismo americano e sei lá que mais, fazem esquecer o mau que se vai vendo por essas salas de cinema espalhadas por esse país fora.

ESTA, MEUS CAROS AMIGOS É A REALIDADE ACTUAL DO CINEMA AMERICANO, que todos ou quase todos gostam, comem, ou vão comendo.

Como se isto não fosse o suficiente, esta realidade é transportada para os nossos lares, com Receivers cada vez com mais performances cinematográficas caseiras, bem como retroprojectores DLP, com X e Y definição, acho eu, e como se isto tudo não fosse q.b, ainda as nossas cadeias de televisão, as Independentes com especial incidência nestas últimas, bem como a estatal, nos martirizam com filmes de Violência Extrema e gratuita., ou seja os tais tiros, as tais explosões, as CHACINAS COMPLETAS, OS ATRASOS dos nossos valores espirituais são desta forma conduzidos SELVÁTICAMENTE. Por quem?, por que industria? AMÉRICA meus caros amigos. Esta é a verdade, nua e crua.

Pergunto, e outro cinema, a outra 7ª Arte, não existe?
Quantos salas decinema são invadidos pela industria Americana? OhOh! N meus amigos.
E quantas salas de cinema existem de exibição de filmes Europeus? Uma mão chega para os contar.

E o Europeu, não conta? Mais vale um filme Europeu que 10 do Tio Sam.

Atenção, é preciso que se note, também existem maus filmes europeus, esses vêem-se pouco.

Só para terminar, NÃO, NÃO sou intelectual de esquerda, nem fundamentalista tão pouco. Sou exigente apenas.

Abraço de um espectador fugaz que outrora gostava de ir ás matinés dos extintos cinemas Monumental, Tivoli, Éden, em lisboa cheers

Mozartia
Convidado

Mensagem  ricardo felisberto em 28/7/2007, 10:28

Relativamente à produção Europeia, não iria ao ponto de dizer que um daria para dez, hehe, até porque maus e bons existem em ambos os lados.

Se nos EUA o principal enfase é para o popular 'para mascar', já deste lado também podemos ter algumas produções pseudo-artisticas cujo interesse acaba por não ser dissemelhante.

Noutra perspectiva temos muita produção independente (com qualidade) no Norte da America que não chega a este lado do Atlantico. Da mesma forma, quem já deu um pulo a Paris viu enormes escaparates anunciando filmes de produção nacional, estilo antigo Condes e S. Jorge, entre outros, alguns dos quais me parecem atraentes.

A diferença? A distribuição. Enquanto que em em boa parte da industria cinematografica americana (em particular a parte popular) temos uma distribuição à escala Global, com investimentos em pub estratosféricos e muito bem organizada, já do outro lado a dimensão da distribuição é Nacional (os tais filmes franceses nunca cá passam, nem os Dinamarqueses, suecos, alemães, espanhóis, nem muitos dos indis americanos não existe escala Global)

Este fenomeno é de importancia determinante porquanto a maior parte destes filmes populares só se aguentam um mês a facturar bem, para depois irem morrendo ('para mascar e deitar fora'). A preocupação com o primeiro fds é de loucos, pois se a coisa aí corre menos bem ....

ricardo felisberto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 28/7/2007, 12:34

Não achei nada de especial, para além da cena de perseguição automóvel, um filme mediano.

Excelentes cenários...

Convidad
Convidado

Mensagem  NFCDS em 30/7/2007, 09:24

Optimus Prime escreveu:Não achei nada de especial, para além da cena de perseguição automóvel, um filme mediano.

Excelentes cenários...

Question Question Question
NFCDS
NFCDS
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 81
Pontos/Reputação : -5

Mensagem  ricardo felisberto em 30/7/2007, 12:01

NFCDS escreveu:
Optimus Prime escreveu:Não achei nada de especial, para além da cena de perseguição automóvel, um filme mediano.

Excelentes cenários...

Question Question Question

Chama-se a isto um tiro ao lado Laughing

ricardo felisberto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  falp em 30/7/2007, 13:36

Excelentes cenários...
Os índios perseguiam-se de automóvel neste filme... Question Question Question affraid
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Pontos/Reputação : -15

Mensagem  RS em 30/7/2007, 13:48

ricardo felisberto escreveu:Achei muito interessante, na sequência do que o MG tem feito (daí o cru acima). Muito exigente para os equipamentos. Ou foi o 3910 ou o Panasonic AE700 (eu inclino-me mais para o Denon, embora até possam ter sido os meus olhos ou a minha cabeça, não convém esquecer a diagonal de imagem de mais de 2 mts e a visualização ser feita a 3 mts de distancia da tela) aqui e ali, de forma quase imperceptivel nas perseguições em close-up, notei algum (sinceramente não sei como defenir) arrasto? será isto que chamam de macroblocking? enfim, aqui-e-ali a imagem ficava confusa.

Eu achei a qualidade de imagem muito boa.

A propósito, já sabias que o Denon 3910 deveria estar em modo Auto2 ? Embarassed

Cumps
RS
RS
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 241
Pontos/Reputação : 3

Mensagem  ricardo felisberto em 31/7/2007, 13:01

Está em Auto2... falava apenas das perseguições que são filmadas (para mim) muito de perto ... até fiquei com dor de cabeça (isto ao avançar para os 'entas' a malta começa a ficar mais 'lenta' Laughing

ricardo felisberto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  NFCDS em 31/7/2007, 14:05

... 2 metros de tela a 3 metros de distância, é bem capaz de fazer dores de cabeça em filmes com muita acção/movimento.
NFCDS
NFCDS
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 81
Pontos/Reputação : -5

Mensagem  falp em 31/7/2007, 14:12

NFCDS escreveu:... 2 metros de tela a 3 metros de distância, é bem capaz de fazer dores de cabeça em filmes com muita acção/movimento.
A mim fazia logo... affraid
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Pontos/Reputação : -15

Mensagem  Convidad em 23/9/2007, 00:06

Achei bastante interessante o filme, muito cuidado quase ao detalhe , ao pormenor.
Por vezes duro mas muito bem feito e representado.

Tanto de sofisticado como selvagem , tal como a cultura Maia!

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 23/9/2007, 08:40

História mediana, mas cheio de pormenores muito interessantes.

Exelente imagem e o som (DTS) é fantástico.

Convidad
Convidado

Mensagem  MikeF em 30/9/2007, 10:17

Vi este filme 2x, uma cá em casa e outra em casa dum amigo, e a imagem sempre me pareceu impecável, sem arrasto... cá em casa foi com o meu denon a1 a fazer tudo e o projector em modo pixel por pixel; em casa dele foi com um pioneer 868 a fazer scaling para 1080i e um plasma full HD da panasonic a fazer o deinterlacing. Os movimentos pareceram-me ok.

Quanto à história, tanta violência passada para o ecran é um pouco incómoda, mas quanto à veracidade histórica, aqueles sacrifícios não estão longe dos relatos históricos, que relatam o arrancar do coração que ainda se contraía quando era arrancado. É possível a vítima ainda estar consciente por poucos segundos após isso, o cérebro ainda deve aguentar-se uns 3/5 segundos sem sangue.

As noções de violência actuais não têm nada a ver com as de outros tempos. Noutros tempos, um guerreiro que não fosse capaz de matar a sangue frio sem hesitar um homem, mulher ou criança, não seria bem visto pelos seus.
Alguns crimes que hoje são olhados como hediondos pela nossa sociedade há alguns anos atrás eram encarados como coisas perfeitamente normais... Essas mudanças são, para mim, sinónimo de evolução.

Se quiserem um exemplo dum processo desses em curso, pensem nas touradas. Alguem tem duvidas que daqui a uns bons anos todos olharão para elas como um espectáculo bárbaro? Para os defensores dos direitos dos animais mais ferrenhos devem ser comparáveis aos jogos de gladiadores da roma antiga. No entanto, muitos ainda acham perfeitamente normal que isso aconteça, e que se mate o touro na arena.
MikeF
MikeF
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 236
Pontos/Reputação : 314

http://www.ZenAudio.pt

Mensagem  Convidad em 30/9/2007, 15:18

MikeF escreveu:
Se quiserem um exemplo dum processo desses em curso, pensem nas touradas. Alguem tem duvidas que daqui a uns bons anos todos olharão para elas como um espectáculo bárbaro? Para os defensores dos direitos dos animais mais ferrenhos devem ser comparáveis aos jogos de gladiadores da roma antiga. No entanto, muitos ainda acham perfeitamente normal que isso aconteça, e que se mate o touro na arena.

Não podia estar mais de acordo.
Muito bem dito MikeF sunny

Convidad
Convidado

Mensagem  lofos em 26/6/2009, 23:03

Convidad escreveu:Não achei nada de especial, para além da cena de perseguição automóvel, um filme mediano.

Excelentes cenários...

Autopocalypto... a vingança!
lofos
lofos
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 134
Ocupação : Investigação
Interesses : Alguns
Pontos/Reputação : 73

Mensagem  Conteúdo patrocinado