Bicablagem de Colunas

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir em baixo

Re: Bicablagem de Colunas

Mensagem  Joao Paulo em 22/6/2011, 11:35

Lost escreveu:ola miguel bom dia.

Nao domino muito este mundo mas ja vou sabendo umas coisinhas. O que acontece é de facto o que disses-te, ao colocar uma segunda cabelagem aumentou e isso fez os brilhos mais extremos desaparecer, ainda nao consegui medir a capacidade dos X2 mas os G2 tem cerca de 120pf

Qual foi o comprimento do cabo utilizado na medição ?

E coloca a foto, pois é mais fácil perceber como está feita a ligação.

Cumps,

JP
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 632
Pontos/Reputação : 813

Mensagem  Lost em 22/6/2011, 12:35

os cabos tem 2.5m cada um.
Junto seguem as fotos.

Os cabos que saem por baixo sao os X2 e os que saem por cima do pré sao os cabos que adicionei (G2)

Lost
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 69
Interesses : Fotografia.
Pontos/Reputação : 159

Mensagem  Brás em 22/6/2011, 17:21

Pareceu-me Neutral Há aí um cabo com a direccionalidade ao contrário Question
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  Vítor Almeida em 22/6/2011, 17:33

Brás escreveu:Pareceu-me Neutral Há aí um cabo com a direccionalidade ao contrário Question

Viva

Continuo a não perceber as ligações efectuadas mas pode ser problema meu.

Um cabo eléctrico com direccionalidade errada? Com essa é que me apanharam. Nos pneus já me explicaram e eu já percebi agora nos cabos eléctricos expliquem-me sff. Pode haver alguma razão mas confesso a minha ignorância mas como já aprendi uma coisas engraçadas por aqui...

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 138
Interesses : Música e vídeo, entre outras
Pontos/Reputação : 282

Mensagem  jpinto em 22/6/2011, 18:05

Viva

Em cabos com blindagem pode existir direccionalidade pois a malha só está ligada de um dos lados. Normalmente é mais comum em cabos de interconexão ou de corrente, a estrutura interna é um par entrançado e existe uma ligação só numa das pontas entre o fio que serve de massa e a malha da blindagem.

jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 212
Pontos/Reputação : 369

Mensagem  Joao Paulo em 22/6/2011, 18:33

Vítor Almeida escreveu:
Um cabo eléctrico com direccionalidade errada? Com essa é que me apanharam. Nos pneus já me explicaram e eu já percebi agora nos cabos eléctricos expliquem-me sff. Pode haver alguma razão mas confesso a minha ignorância mas como já aprendi uma coisas engraçadas por aqui...

Cumprimentos

Vítor Almeida

Caro Vitor,

não são os foristas que dizem, ensinam, ou têm de explicar a teoria subjacente à "direccionalidade"... são os fabricantes que o afirmam e que têm de dar explicações...
se estão certos ou errados, isso é outra história... embora, tecnicamente não faça muito sentido, como não custa €€€ mais vale colocar como indicado... Smile

Cumps,

JP
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Joao Paulo em 22/6/2011, 18:36

jpinto escreveu:Viva

Em cabos com blindagem pode existir direccionalidade pois a malha só está ligada de um dos lados. Normalmente é mais comum em cabos de interconexão ou de corrente, a estrutura interna é um par entrançado e existe uma ligação só numa das pontas entre o fio que serve de massa e a malha da blindagem.

Sim isso é verdade, mas alguns fabricantes afirmam que o sentido em que se faz o enrolamento do cobre (na fábrica) tem influencia... Cool
duvido que se consiga medir isso, mas... tal como costumo dizer, se não se paga mais por isso, é ligar no "sentido correcto"

Cumps,

JP
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  PMarques em 22/6/2011, 21:56

Muito simples:
A ligação que está errada é a do cabo de cima, ou seja, o sinal é sempre proveniente da fonte e em direcção ás colunas, e não o contrário. São estas que expandem o respectivo sinal que a amplificação transmite resultante das várias fontes quer analógica quer digital, ou seja as setas ajudam-nos a orientar o sentido do sinal:
Analógico -> Digital -> Amplificação -> Colunas

O sentido de transmissão de sinal é igual em qualquer cabo, seja de coluna ou IC. Muitos cabos não fazem referência ás setas, nesse caso é igualmente simples, a conexão dos cabos de coluna ou IC's é feita no sentido das letras.

Quanto à bi-cablagem, e note-se não confundir com com bi-amplificação, mas já foram explicados detalhes técnicos sobre o assunto, ouvindo música com bi-cablagem existem alguns detalhes sónicos que não serão alheios aos nossos ouvidos, a menos que sejam duros. Talvez e de acordo com a especificidade da coluna e da amplificação , o grave na sua extensão talvez seja mais colocado, mais possante sem ser agressivo talvez, esta é a minha leitura e de acordo com a minha sensibilidade auditiva.
Eu já tive bi-cablagem em monitoras, e notou-se um incremento sónico significativo como disse, houve mais ''detalhe'' , mas enfim tudo depende dos gostos e das especificidades técnicas das colunas e da amplificação. Não acho essencial este tipo de ligação, num sistema de audio existem outros detalhes bem mais importantes e cruciais mas para quem gosta...

Se estiver errado corrijam-me por favor.

PMarques
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 148
Interesses : Música
Pontos/Reputação : 213

Mensagem  Brás em 22/6/2011, 23:30

Sim penso ser esse o caminho a seguir Wink Quando há setas seguem-se as setas. quando não há seguem-se as letras. De onde sai e para onde vai. São pormenores Cool
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Lost em 22/6/2011, 23:54

PMarques escreveu:Muito simples:
A ligação que está errada é a do cabo de cima, ou seja, o sinal é sempre proveniente da fonte e em direcção ás colunas, e não o contrário. São estas que expandem o respectivo sinal que a amplificação transmite resultante das várias fontes quer analógica quer digital, ou seja as setas ajudam-nos a orientar o sentido do sinal:

Sendo muito Sincero, quando tirei a foto e reparei na direçao do cabo pensei logo que alguem ia tocar no assunto, ainda pensei em tirar outra na posiçao correcta mas nao o quis fazer para ver se alguem estava mais "atento"
O Cabo tinha sido retirado para medir a sua capacidade (Pf) e fiz a ligaçao mais à pressa para poder tirar a foto, como disse so reparei que o cabo estava mal quando passei a foto para o PC.
Sempre tentei seguir a orientaçao dos cabos, mas sinceramente nao sei se isso tem influencia no som, isso de seguir as letras quando nao há setas é nova para mim ...... o que é bom pois ja aprendi mais alguma coisa hoje Very Happy

Lost
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Vítor Almeida em 23/6/2011, 00:04

Joao Paulo escreveu:

Caro Vitor,

não são os foristas que dizem, ensinam, ou têm de explicar a teoria subjacente à "direccionalidade"... são os fabricantes que o afirmam e que têm de dar explicações...
se estão certos ou errados, isso é outra história... embora, tecnicamente não faça muito sentido, como não custa €€€ mais vale colocar como indicado... Smile

Cumps,

JP

Viva

Ou eu interpretei mal a sua resposta ou não sei bem o que lhe responder.
Sempre que me aparece uma situação que não conheço, tenho o hábito de não ter vergonha de confessar que não sei e perguntar a quem sabe ou se alguém sabe. Quem não sabe explicar pode sempre dizer onde pode ser consultado algum artigo ou qual o fabricante que recomenda ou abster-se de responder. Não é necessário fazer um tratado, apenas pista que se possam seguir.
Quando alguém não sabe e pergunta se eu souber gasto algum do meu tempo para poder "partilhar" o pouco que sei. Pensava que era esse o espirito deste tipo de foruns e deste em particular. Se calhar estou equivocado.
Mas, como referi, devo ter interpretado mal a sua resposta.

Obrigado àqueles que tentaram dar uma explicação.

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 23/6/2011, 08:38

O sentido de transmissão de sinal é igual em qualquer cabo, seja de coluna ou IC. Muitos cabos não fazem referência ás setas, nesse caso é igualmente simples, a conexão dos cabos de coluna ou IC's é feita no sentido das letras.

As indicações de sentido do sinal não têm qualquer efeito sobre a corrente de electrões, é apenas mais uma das dezenas de mitos audiófilos inventados pela indústria...
O que importa é garantir que a polaridade está correcta.

PMarques escreveu:Quanto à bi-cablagem, e note-se não confundir com com bi-amplificação, mas já foram explicados detalhes técnicos sobre o assunto, ouvindo música com bi-cablagem existem alguns detalhes sónicos que não serão alheios aos nossos ouvidos, a menos que sejam duros. Talvez e de acordo com a especificidade da coluna e da amplificação , o grave na sua extensão talvez seja mais colocado, mais possante sem ser agressivo talvez, esta é a minha leitura e de acordo com a minha sensibilidade auditiva.
Eu já tive bi-cablagem em monitoras, e notou-se um incremento sónico significativo como disse, houve mais ''detalhe'' , mas enfim tudo depende dos gostos e das especificidades técnicas das colunas e da amplificação. Não acho essencial este tipo de ligação, num sistema de audio existem outros detalhes bem mais importantes e cruciais mas para quem gosta...

Tanto quanto sei, não existe qualquer vantagem técnica em utilizar uma ligação bicablada excepto nos seguintes casos:

- as colunas ou a relação destas têm uma sonoridade demasiado brilhante e o eventual aumento de capacidade do par de cabos poderá atenuar esse defeito (das colunas)
- a secção do cabo não é suficiente e este apresenta uma resistência demasiado elevado, e neste caso o defeito é do cabo, que deverá ser substituido por um outro adequado em vez de duplicado para aumentar a secção

Existe isso sim uma grande vantagem para quem vende já que duplica o lucro. Cool

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  PMarques em 23/6/2011, 09:52

Respondendo ao Onga,

A minha modesta e leiga opinião sobre o assunto é no seguinte sentido:

Qual o motivo das setas de direcção estarem referenciadas nos cabos sejam de coluna, ou de interligação? Se elas estão lá com toda a certeza não foi porque um iluminado qualquer da indústria resolveu colocá-las lá.

As pessoas deixam-se seduzir não pelo sentido das setas, tantos faz para muitos se estas vão para a esquerda ou para a direita, o que importa para muitos é a embalagem, se os cabos forem grossos e bonitinhos com uma malha a condizer tanto melhor e que se lixem as setas de direcção de sinal... é preciso é ligar, bem ou mal e que dê som...

Existem muitos tipos de cabos direccionais e unidireccionais, ás cores, fininhos, bem gordinhos, etc, ou seja existem cabos onde a passagem do sinal e sentido são arbitrários, outros há em que é desejável e recomendável que a passagem do sinal seja no sentido das setas...

Duvido que esta especificidade técnica seja apenas para gerar lucro na indústria. As leis da física é que mandam.

Lucro em meu entender será e muitos de nós sabem ou deveriam saber que os imbustes e os ganhos em matéria de audio que os fabricantes proclamam nas reviews e que se espalham pelos profissionais e neste caso específico de cabos transcendentais, alguns até vêem do espaço como foi escrito por um expert da praça nacional, induzem em erro muitos buyers com supostos milagres que estes fazem nos mais variados sistemas, esquecendo porém que se um sistema mal parametrizado não há cabo do outro mundo que faça milagres, isto sim é lucro, agora não será o sentido das setas é responsável por esses supostos imbustes na indústria do audio, duvio que assim seja, e como disse e repito, cá o je acredita na ciência e nas leis da física.

Milagres como alguém dizia já nem Nossa senhora de Fátima os faz, ou fez para os mais crentes...mas não culpem as setinhas que não fazem mal a ninguém, muito antes pelo contrário até ajudam.

PMarques
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 23/6/2011, 11:13

PMarques escreveu:Existem muitos tipos de cabos direccionais e unidireccionais, ás cores, fininhos, bem gordinhos, etc, ou seja existem cabos onde a passagem do sinal e sentido são arbitrários, outros há em que é desejável e recomendável que a passagem do sinal seja no sentido das setas...

Duvido que esta especificidade técnica seja apenas para gerar lucro na indústria. As leis da física é que mandam.

Quais são as leis da física que definem o sentido adequado à circulação de electrões de um dado material condutor?
E se o componente (p. ex. colunas) for alimentado por corrente alterna, devemos bi-cablar com um cabo num sentido e outro no sentido inverso?
É que segundo o código da estrada uma seta Arrow indica o sentido que as viaturas devem seguir.
O problema é que os electrões não sabem ler... Razz

Um cabo, num bom sistema, não passa de um fio condutor adequado à tarefa que lhe foi atribuída.
Num sistema menos bom pode também ser utilizado para atenuar os agudos (e consequentemente acentuar médios e graves) ou eventualmente alterar, ainda que de forma ligeira, a resposta de frequências.

Os cabos são o maior embuste da indústria de audio.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 23/6/2011, 11:16

Lost escreveu:

Sendo muito Sincero, quando tirei a foto e reparei na direçao do cabo pensei logo que alguem ia tocar no assunto, ainda pensei em tirar outra na posiçao correcta mas nao o quis fazer para ver se alguem estava mais "atento"
O Cabo tinha sido retirado para medir a sua capacidade (Pf) e fiz a ligaçao mais à pressa para poder tirar a foto, como disse so reparei que o cabo estava mal quando passei a foto para o PC.
Sempre tentei seguir a orientaçao dos cabos, mas sinceramente nao sei se isso tem influencia no som, isso de seguir as letras quando nao há setas é nova para mim ...... o que é bom pois ja aprendi mais alguma coisa hoje Very Happy

Qual era a capacidade?
Isso é que pode ter influência no som.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo em 23/6/2011, 11:24

Vítor Almeida escreveu:
Viva

Ou eu interpretei mal a sua resposta ou não sei bem o que lhe responder.
Sempre que me aparece uma situação que não conheço, tenho o hábito de não ter vergonha de confessar que não sei e perguntar a quem sabe ou se alguém sabe. Quem não sabe explicar pode sempre dizer onde pode ser consultado algum artigo ou qual o fabricante que recomenda ou abster-se de responder. Não é necessário fazer um tratado, apenas pista que se possam seguir.
Quando alguém não sabe e pergunta se eu souber gasto algum do meu tempo para poder "partilhar" o pouco que sei. Pensava que era esse o espirito deste tipo de foruns e deste em particular. Se calhar estou equivocado.
Mas, como referi, devo ter interpretado mal a sua resposta.

Obrigado àqueles que tentaram dar uma explicação.

Vítor Almeida

Caro Vitor,

Vou tentar ser mais claro na minha resposta...

Tecnicamente, não existe qualquer diferença entre ligar cabos num e noutro sentido. Se existe, pois então que demonstrem...
Po tudo o que tenho lido ao longo dos anos, nunca, e repito nunca vi tal evidência demonstrada com medições a suportar a teoria.

E até digo mais, não existe qualquer evidência técnica que suporte diferenças de som entre dois cabos, desde que, sejam equivalentes em RLC (Resistência, Indutância e Capacidade). Claro que alterando estes valores, vamos alterar o circuito em que estão inseridos e nesse caso, sim podem existir diferenças no resultado final... mas pequenas...

Tudo o que se diz em fóruns sobre este assunto (e não só) é baseado em muito do que se leu em literatura tipo revistas de áudio (sobretudo Inglesas)... e estas, salvo honrosas excepções, são altamente tendenciosas...e com muito pouco rigor técnico.

Foi por isso que disse (por outras palavras) que nenhum forista, neste e noutro qualquer fórum, lhe vai responder de forma concreta a esta questão, ou melhor, os que têm conhecimento técnico vão-lhe dizer que a história da direccionalidade é puro "marketing bullshit" e os que lêm as ditas revistas vão-lhe dizer que ouvem diferenças...

Vitor, existem questões de âmbito técnico para as quais não existem respostas concretas em fóruns, apenas uma série de opiniões pessoais não fundamentadas.

Nada disto, direccionalidade, cabos xpto, etc, passa num blind-test.

Posto isto, pode sempre ler as opiniões dos fabricantes, sabendo porém que são parte interessada...ainda assim, nos fabricantes as opiniões são também muito diversificadas... desde o que afirma que não existem estes fenómenos, ao mais rebuscado que tem um tecnologia qualquer toda xpto de nome pomposo (mas sem documentos técnicos a comprovar nada) que afirma a pés juntos que sim...

onde anda a verdade ? talvez lá pelo meio ?

Cumps,

JP

Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 23/6/2011, 11:37

Joao Paulo escreveu:Tudo o que se diz em fóruns sobre este assunto (e não só) é baseado em muito do que se leu em literatura tipo revistas de áudio (sobretudo Inglesas)... e estas, salvo honrosas excepções, são altamente tendenciosas...e com muito pouco rigor técnico.

Eu iria mais longe: "tudo" o que se diz nas revistas sobre cabos é subjectivo e extremamente tendencioso, com a tendência a ser "quanto mais caro melhor".
Se não estou em erro a Stereophile chegou a fazer um artigo sobre um teste cego a cabos mas logo veio por dar o dito por não dito devido a fortes "pressões" sabe-se-lá bem de quem. Suspect
Depois temos casos gritantes como aquele em que um conhecido reviewer que enaltecia as qualidades superlativas e únicas dos cabos de uma dada marca passou de um momento para outro a Vice-President of Marketing da mesma. affraid

Um cabo coaxial 75Ω S/PDIF com 2m da Cordial (marca alemã do mercado profissional) custa 7,90€ e aposto que o fabricante tem lucro já que ninguém trabalha para aquecer.
Quando cabos idênticos (ou piores) são vendidos a 10 ou 50 vezes este preço está na altura de questionarmos a sanidade da indústria e dos seus agentes publicitários também conhecidos por reviewers...

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Joao Paulo em 23/6/2011, 11:45

onga-ku escreveu:está na altura de questionarmos a sanidade da indústria e dos seus agentes publicitários também conhecidos por reviewers...

Questionar porquê ? o audio não é diferente de outras coisas da vida... de tudo o que é de "marca".

Devia-mos questionar sim, é quem compra esses cabos "mega-fabulásticos" e ouve diferenças...

Qualquer cabo da área profissional é mais do que adequado a um sistema de som... afinal, estamos a falar do material utilizado nos estúdios de gravação, concertos, etc...

O mundo do HiFi / High End doméstico vive à margem disto tudo... mas tem um lado positivo, muitos ganham muito dinheiro com esta desinformação toda e sempre se criam empregos.

Cool

Cumps,

JP
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 23/6/2011, 11:49

Joao Paulo escreveu:
onga-ku escreveu:está na altura de questionarmos a sanidade da indústria e dos seus agentes publicitários também conhecidos por reviewers...

Questionar porquê ? o audio não é diferente de outras coisas da vida... de tudo o que é de "marca".

Questionar como consumidor, deixar de "acreditar", perceber os "como" e os "porquê", para fazer evoluir o nosso sistema...e poupar umas massas. Razz

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Lost em 23/6/2011, 11:57

[/quote]

Qual era a capacidade?
Isso é que pode ter influência no som.[/quote]

os meus audioquest G2 120pf os X2 ainda nao medi mas se andar pelo mesmo valor devo de ter cerca de 420pf, penso isso pois os brilhos extremos desapareceram e so consigo explicar isso com o aumento da capacidade! corrigam me se estiver errado!

Lost
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Vítor Almeida em 23/6/2011, 19:24

Viva

JPinto, João Paulo, Onga-KU

Obrigado pelas respostas.
Quando questiono é para aprender, não é para colocar alguém em causa. Por exemplo, uma engraçada foi uma dos cabos digitais terem de ter mais de 1,5 metros para funcionarem melhor Shocked . A explicação não me convenceu completamente mas é plausivel. Ainda hoje penso nela e quando tiver tempo lá irei eu aos "papeis" para pensar um pouco mais no assunto.
Quando li a da direcção dos cabos pensei que houvesse algo que nunca tinham contado para mim Surprised . A explicação do JPinto é possível em alguns tipos de cabos mas nos cabos de colunas, como era o caso, não me parece e, pelos vistos, não é só a mim. De qualquer forma se alguém descobrir uma explicação da direccionalidade apregoada eu continuo curioso.

De novo obrigado pelo que consigo aprender por aqui.

Cumprimentos

Vítor Almeida

Vítor Almeida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Mfigueiredo em 24/6/2011, 14:17

Vítor Almeida escreveu:Viva

JPinto, João Paulo, Onga-KU

Obrigado pelas respostas.
Quando questiono é para aprender, não é para colocar alguém em causa. Por exemplo, uma engraçada foi uma dos cabos digitais terem de ter mais de 1,5 metros para funcionarem melhor Shocked . A explicação não me convenceu completamente mas é plausivel. Ainda hoje penso nela e quando tiver tempo lá irei eu aos "papeis" para pensar um pouco mais no assunto.
Quando li a da direcção dos cabos pensei que houvesse algo que nunca tinham contado para mim Surprised . A explicação do JPinto é possível em alguns tipos de cabos mas nos cabos de colunas, como era o caso, não me parece e, pelos vistos, não é só a mim. De qualquer forma se alguém descobrir uma explicação da direccionalidade apregoada eu continuo curioso.

De novo obrigado pelo que consigo aprender por aqui.

Cumprimentos

Vítor Almeida

A mim também não. Os cabos são fabricados a partir de fios de cobre que são comprados em quantidades industriais e quem lhes faz o acabamento não tem a mínima ideia se o fio (a) foi posto no sentido (b) ou se o fio (c) também está no mesmo sentido, bem como todos os restantes que compõem o cabo. Concluindo: A legenda posta pela fábrica a partir das recomendações da marca tem obrigatoriamente de ter um sentido. Isso não implica que o cabo tenha de ser ligado nesse sentido.

Até porque, se pensarmos um pouco e para quem souber minimamente do que se está a falar, o sinal (a corrente) que vai para as colunas é alternado, isto significa que ora flui num sentido, ora no outro. Não pode haver componente contínua neste sinal. Se assim for há avaria no amplificador e as colunas queimam, a partir de valores de corrente muito baixos.

Agora, por que carga de água teremos de ligar um cabo que se vai portar como uma via de dois sentidos, apenas a pensar num deles? A não ser por questões estéticas ou de organização.

Peço desculpa aos crentes, mas há aqui muita "magia negra" nestas questões.

Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  jpinto em 24/6/2011, 17:26

Normalmente os cabos têm uma seta para indicar o sentido crescente da marcação da metragem dentro da bobine.
Se repararem mesmo os cabos de rede muitas vezes têm setas e um número crescente (ou decrescente conforme o fabricante) que aparece de metro a metro. Por exemplo o cabo de rede em tenho este computador ligado tem a indicação 3086M perto da ficha e um metro mais atrás 3085M, já dá para ver o tamanho das bobines.
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 212
Pontos/Reputação : 369

Mensagem  PMarques em 24/6/2011, 20:19

Muitas pareceres já foram emitidos todos eles com ''alguma'' sustentabilidade, tudo ok, no problem. Discutir como já disse o posicionamento das setas é pouco relevante, mas não deixa de merecer alguma atenção por parte de todos nós. O cobre é o melhor amigo de qualquer cabo, e se o cobre fôr mesmo de elevada pureza tanto melhor, agora atribuir ''culpas'' à imprensa Britânica da especialidade é que não sei se será o caminho certo.
Os Britânicos como outra qualquer imprensa da especialidade em qualquer parte do mundo tem bons e maus reviewer's, tudo depende dos acordos que se fazem nesse sentido. De qualquer maneira nós tugas temos muito que aprender com todos eles, não nos podemos esquecer que ainda este Portugal andava ainda de carroça e a muita da população andava de barrete na cabeça, já na Europa da Norte, nomeadamente no Reino Unido a revolução industrial era uma realidade, portanto...

PMarques
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 24/6/2011, 21:37

PMarques escreveu:Muitas pareceres já foram emitidos todos eles com ''alguma'' sustentabilidade, tudo ok, no problem. Discutir como já disse o posicionamento das setas é pouco relevante, mas não deixa de merecer alguma atenção por parte de todos nós. O cobre é o melhor amigo de qualquer cabo, e se o cobre fôr mesmo de elevada pureza tanto melhor, agora atribuir ''culpas'' à imprensa Britânica da especialidade é que não sei se será o caminho certo.
Os Britânicos como outra qualquer imprensa da especialidade em qualquer parte do mundo tem bons e maus reviewer's, tudo depende dos acordos que se fazem nesse sentido. De qualquer maneira nós tugas temos muito que aprender com todos eles, não nos podemos esquecer que ainda este Portugal andava ainda de carroça e a muita da população andava de barrete na cabeça, já na Europa da Norte, nomeadamente no Reino Unido a revolução industrial era uma realidade, portanto...

...acredita quem quer.

A imprensa da especialidade não é mais do que um conjunto de pessoas que são pagas para dar umas opiniões sobre bens de consumo sejam eles cremes para as rugas ou automóveis, viagens de férias ou electrodomésticos, discos ou restaurantes.
São uma forma muito eficaz de fazer publicidade pois o consumidor inseguro identifica-se de alguma forma com a "experiência" humana (leia-se subjectiva) do "jornalista", hoje tornada ainda mais eficaz pela rapidez com que se acede a essa informação pela internet.
É publicidade com alma. Cool

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  Mfigueiredo em 24/6/2011, 23:58

E o caricato desta questão é que todos aqui o que queremos é ouvir música na melhor forma possível. E a qualidade da música define-se pelo seu conteúdo. Não tem aparência!

Os cabos e mais ainda, os equipamentos ditos hi-end têm! Estragaram tudo........

Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  Lost em 28/6/2011, 13:38

Eu nao concordo quando se diz que hoje em dia se dá demasiada importancia aos cabos.
Nesta experiencia que fiz ficou bem claro que "alteraçoes" na cabelagem fazem toda a diferença. Se calhar se tivermos a falar em cabos de uma dezena de euros o metro, talvez por ai as diferenças nao sejam assim tao grandes, mas os meus audioquest X2 que custam cerca de 2.5€ o metro.......
Ao juntar os X2 com os G2 fiquei com um novo sistema, e mesmo para quem nao percebe nada disto diz que se nota é de longe a diferença, o som alem de mais gordo mais mais limpo e ja para nao falar nos graves que ficaram muito mais rapido e controlados, a eleminaçao dos brilhos em execesso tambem é uma das grandes diferenças.
A questao agora é: Sera que com uns bons cabos e sem ser com estas engenocas DIY a evoluçao poderá ser proporcional à que tive?.......................
vou andar de olho de modo a tentar expermentar novos cabos o que nao é facil pois nao ninguem conhecido que me possa ajudar nestas experencias (troca de cabos para audiçoes)

Lost
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Brás em 28/6/2011, 21:15

Os cabos influenciam o som e pronto Twisted Evil Agora há cabos e cabinhos é preciso que é que funcionem e normalmente ambos deixam passar o sinal e ouvimos musica. Agora um cabo que foi alvo de estudos e foi elaborado num determinado formato pois os Engs que o idealizaram assim o entendenderam e que se fôr visto ao microscópio são capazes de se ver algumas diferenças na sua constituição, enquanto condutor, dando-lhe um padrão dentro da marca, como é o caso da Nordost, terá que ter (em principio) maior fidelidade que um cabo feito em casa utilizando componentes de baixa qualidade e que no entanto funcionam agradavelmente quando os colocamos pois fomos nós que os fizemos e tocam quase como os SPM ou Valhalla. É esse sentimento que se sente mas depois de ouvirmos com mais atenção veremos diferenças entre os cabos, dando cada um o seu cunho no resultado final. Recordam-se da minha experiencia com power cords?? Era notória a diferença quando se mudavam os power cords de aparelhos. Não quero com isto dizer que o que é feito artesanalmente não tenha valor pois de certeza muitos cabos feitos em casa, utilizando materiais de elevada qualidade,deixarão os seus fabricantes felizes e isso é o mais importante.
Eu acredito na tecnologia e não sou fechado a novos horizontes. Se pudesse cablava todo o meu sistema com "Odin" que segundo o tal Sr da Nordost disse que apenas 70 por cento do que é produzido fica em condições, pois o seu fabrico segue uns pârametros muito precisos e que basta haver num deles uma pequena variação e lá se vai o cabo,,,
Eu não estou a referir que os Odin sejam os melhores mas andam lá perto Wink

Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 3/7/2011, 08:07

Brás escreveu:Agora há cabos e cabinhos é preciso que é que funcionem e normalmente ambos deixam passar o sinal e ouvimos musica. Agora um cabo que foi alvo de estudos e foi elaborado num determinado formato pois os Engs que o idealizaram assim o entendenderam

Gostava de saber quantos desses Engs não foram colegas de curso do velho Socas... Rolling Eyes
Esse também fazia uns grandes estudos.

Brás escreveu:se fôr visto ao microscópio são capazes de se ver algumas diferenças na sua constituição, enquanto condutor, dando-lhe um padrão dentro da marca, como é o caso da Nordost, terá que ter (em principio) maior fidelidade que um cabo feito em casa utilizando componentes de baixa qualidade
(...)
Eu acredito na tecnologia

Um cabo é um fio um um conjunto de fios condutores e (se for um bom cabo) não tem quaisquer outros componentes que afectem o som, sejam eles de boa ou má qualidade.
Se fabricarmos em casa uma (boa) cópia de um cabo "chique" ele soará igual ao cabo original, mesmo que não tenha o mesmo aspecto €€€ nem faça uso de um cobre SUPER-OVNI-S/OXIGÉNIO-C/LONGOSCABELOSDOURADOS... Razz

Brás escreveu:Se pudesse cablava todo o meu sistema com "Odin" que segundo o tal Sr da Nordost disse que apenas 70 por cento do que é produzido fica em condições, pois o seu fabrico segue uns pârametros muito precisos e que basta haver num deles uma pequena variação e lá se vai o cabo,,,

Isso não passa (a meu ver) de uma tentativa pouco inteligente de tentar justificar o elevado preço de revenda, quando na realidade os custos de produção não passam de uma mera fracção desse valor.

Mas acredita quem quer (e compra quem pode). Cool
Além disso sou da opinião que é pouco produtivo perder tempo e gastar dinheiro em cabos.

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku

Mensagem  lore em 3/7/2011, 09:39

E mudando o material dos condutores os resultados alteram ?
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação : 1037

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

- Tópicos similares