Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não

Ir em baixo

Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não Empty Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não

Mensagem  ajca em 14/11/2009, 21:04

Uma questão e pedido de esclarecimento que deixo aqui, é as grelhas frontais das colunas devem-se ou não utilizar?
Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 423763 Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 16044 Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 16044
ajca
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1048
Interesses : Já nem sei
Pontos/Reputação : 744

Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não Empty Re: Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não

Mensagem  music em 14/11/2009, 21:25

ajca escreveu:Uma questão e pedido de esclarecimento que deixo aqui, é as grelhas frontais das colunas devem-se ou não utilizar?
Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 423763 Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 16044 Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 16044

Ajca as grelhas frontais de pano filtram essencialmente as altas frequencias o que podem ser uma vantagem ou uma desvantagem caso os agudos sejam demasiado aguçados a grelha pode até ajudar a suavisar o agudo.
È tudo uma quesão de fazer o teste e verificar como se gosta mais.
Contudo tenho a dizer que normalmente prefiro ouvir sem grelhas pois tudo se torna mais claro e o agudo se torna mais extenso.
Abraço
music
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1558
Pontos/Reputação : 609

Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não Empty Re: Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não

Mensagem  Valkilm em 21/11/2009, 19:13

Boas!

Nunca notei diferença nas minhas B&W com e sem grelha...
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Interesses : AUDIO
Pontos/Reputação : 1073

Mensagem  bluemonday em 21/11/2009, 19:19

sem grelhas , a não ser que o fabricante refira o contrario.
bluemonday
bluemonday
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2351
Interesses : audio , vjing
Pontos/Reputação : 571

Mensagem  bluemonday em 21/11/2009, 19:23

music escreveu:
Ajca as grelhas frontais de pano filtram essencialmente as altas frequencias o que podem ser uma vantagem ou uma desvantagem caso os agudos sejam demasiado aguçados a grelha pode até ajudar a suavisar o agudo.

ha uns tempos tinha umas Shahinian ARC omnidireccionais e lembro me de gostar delas com grelhas muito provavelmente porque o sistema estava um pouco brilhante. Situação que foi alterada com a mudança de cablagem.
bluemonday
bluemonday

Número de Mensagens : 2351
Interesses : audio , vjing
Pontos/Reputação : 571

Mensagem  Brás em 21/11/2009, 19:51

Eu tinha umas thiell 1.5 que era aconselhado o uso da grelha pelo fabricante
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  SOUND em 21/11/2009, 19:57

ajca escreveu:Uma questão e pedido de esclarecimento que deixo aqui, é as grelhas frontais das colunas devem-se ou não utilizar?

caro ajaca, acima de tudo e de qualquer indicacao penso que o melhor e usa-las ao nosso gosto Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não Icon_smile

As minhas antigas colunas (MA Bronze B2) agradavam-me mais ao ouvido com as grelhas colocadas, sem elas soavam-me um pouco cansativas nas frequencias altas. Actualmente tenho as MA RS6 e estas soam-me melhor sem as grehas, penso que cada caso e um caso. Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não Icon_smile
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  Brás em 21/11/2009, 20:04

Há depois o outro factor que por vezes nos esquecemos ,ou melhor preferimos não lembrar, o tão falado WAF. Uma vez quando tinha as focal tirei as grelhas mas quando a minha mulher as viu disse logo que não gostava delas assim para eu colocar as grelhas. Agora com as living voice consegui usar estas sem grelhas (desde o primeiro dia) até porque soam melhor sem elas como refere o fabricante.
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  natas em 21/11/2009, 20:25

.....para mim grelhas out.....servem para proteger quando as mesmas estão em repouso... Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não Icon_rolleyes
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Pontos/Reputação : 114

Mensagem  ginjas em 21/11/2009, 21:40

Nas minhas a propria marca aconselha a ouvir com elas colocadas, têm uma lã em toda a volta à excepção dos altifalantes...e realmente tocam melhor assim.
ginjas
ginjas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 953
Ocupação : artes gráficas
Interesses : btt, tenis de mesa, squash, musica, fotografia
Pontos/Reputação : 550

Mensagem  pbarata em 21/11/2009, 22:26

Chamo a atenção que para além da grelha maior que boa parte das colunas tem, muitas vezes existe também uma grelha metálica que protege a unidade de agudos (tweeter). Esta pequena grelha, normalmente colada ao tweeter por atracção magnética, tira-se facilmente com um alfinete ou fita cola (há que ter muito cuidado para não se soltar e "cair" sobre a membrana do tweeter, danificando-a), excepto os casos em que está aparafusada.

De todas as grelhas esta é a que faz mais diferença no som, no entanto, colunas como por exemplo certos modelos da Monitor Audio, soam melhor com estas grelhas, tornando-se o som menos "metálico".

Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não Monito10
Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não Ma_sil11
pbarata
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1113
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 450

Mensagem  Blink em 21/11/2009, 22:34

Eu gosto mais de ouvir com a grelha nas Monitor Audio RS6 do que sem ela.
Gosto mais de as vêr sem a grelha mas os ouvidos é que mandam.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1998

Mensagem  audiobio em 22/11/2009, 21:41

Eu gosto de ouvir sempre sem Burka, esta serve sobretudo para proteger os altifalantes.

Audiobio
audiobio
audiobio
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 293
Pontos/Reputação : 179

Mensagem  Convidad em 22/11/2009, 22:01

As minhas Audio Physik Tempo VI estão desenhadas para tocar com as grelhas postas. Contrariamente há 25/30 anos atrás em que as protecções pareciam cortinas grossas e que claramente obstruía o som, as de hoje são uma película bastante fina.

Convidad
Convidado

Mensagem  vlopes em 22/11/2009, 22:15

As minhas Mission, desde que os meus filhos nasceram, nunca mais largaram as "burKas" Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 994421
vlopes
vlopes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 510
Ocupação : Gestor
Pontos/Reputação : 673

Mensagem  Convidad em 22/11/2009, 22:21

vlopes escreveu:As minhas Mission, desde que os meus filhos nasceram, nunca mais largaram as "burKas" Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 994421

Com ou sem grelhas, espero que tenham cumprido a Mission delas.... Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 807962

Convidad
Convidado

Mensagem  vlopes em 22/11/2009, 22:25

António José da Silva escreveu:
vlopes escreveu:As minhas Mission, desde que os meus filhos nasceram, nunca mais largaram as "burKas" Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 994421

Com ou sem grelhas, espero que tenham cumprido a Mission delas.... Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 807962

Sobreviveram a quedas dos suportes, dedos de bébé enfiados pelos altifalantes, borrifadelas de biberoes com leite! Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 915520

são umas sobreviventes! Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 807962
vlopes
vlopes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 510
Ocupação : Gestor
Pontos/Reputação : 673

Mensagem  Antas em 22/11/2009, 22:36

António José da Silva escreveu:As minhas Audio Physik Tempo VI estão desenhadas para tocar com as grelhas postas. Contrariamente há 25/30 anos atrás em que as protecções pareciam cortinas grossas e que claramente obstruía o som, as de hoje são uma película bastante fina.

Caro Antonio Silva,

Como julgo saber, tenho umas primas das suas Audio Physic. De onde retirou essa info? Então, provavelmente o mesmo acontecerá com as minhas Scorpio, certo?

Cmps
Antas
Antas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 991
Ocupação : Banca
Interesses : Os meus filhos, a musica e a minha moto...
Pontos/Reputação : 595

Mensagem  Convidad em 22/11/2009, 22:43

Antas escreveu:
António José da Silva escreveu:As minhas Audio Physik Tempo VI estão desenhadas para tocar com as grelhas postas. Contrariamente há 25/30 anos atrás em que as protecções pareciam cortinas grossas e que claramente obstruía o som, as de hoje são uma película bastante fina.

Caro Antonio Silva,

Como julgo saber, tenho umas primas das suas Audio Physic. De onde retirou essa info? Então, provavelmente o mesmo acontecerá com as minhas Scorpio, certo?

Cmps

Tenho a ideia de o ter lido algures. Vou tentar procurar. O que é certo é que não noto diferença com ou sem.
O que eu noto é um grande som que esta coluna emana e estou 100% feliz com elas. Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 915520

Convidad
Convidado

Mensagem  Antas em 22/11/2009, 22:47

Somos 2....

Estou maravilhado com as minhas Scorpio II, e eu tb nao consigo distinguir diferenças, mas tenho sempre o receio de estar a perder aquele "detalhe" lol!

De qq forma, com a minha diabinha que agora quer é estar com o pai a toda a hora no escritorio, o mais logico é mante-las postas....
Antas
Antas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 991
Ocupação : Banca
Interesses : Os meus filhos, a musica e a minha moto...

Mensagem  facso em 25/4/2010, 21:00

o que sinto nas minhas quando ouço musica em volumes altos é que as frequencias baixas ( com o ar emanado do buraco da coluna), fazem "entoar" uma ressonância desagradável (e audível) na tela da própria grelha... por isso tiro-a em volumes mais altos...

cumprimentos
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...

Mensagem  ricardo onga-ku em 25/4/2010, 21:27

Blink escreveu:Eu gosto mais de ouvir com a grelha nas Monitor Audio RS6 do que sem ela.
Gosto mais de as vêr sem a grelha mas os ouvidos é que mandam.

Talvez este gráfico explique o porquê:

Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 306MA6fig3

A esses, a credulidade toma o leme da mão da razão
e a mente converte-se num naufrágio."

Thomas Jefferson
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  Convidad em 25/4/2010, 22:02

Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não Lol Está está boa !!!

E pensava eu que os Altifalantes de bobine móveis trabalhavam por pressão sonora chamado SPL !!!!
E jámais pensei que algum fabricante moderno projectasse as suas colunas para tocarem com as grelhas de protecção postas Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não Icon_scratch ???

Vou já mandar um @mail para a o Sr.Yoav Geva da YG Acoustics para alterar as suas colunas e colocar grelhas de protecção de tecido para elas tocarem melhor !!!

Colunas Grelhas Frontais Utilizar ou Não 994421

Convidad
Convidado

Mensagem  ducar em 16/5/2010, 16:29

Eu uso as ditas grelhas em todas as colunas cá de casa, quanto mais não seja protege.

ducar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 34
Pontos/Reputação : 69

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: