Gira discos Pro-Ject

Ir em baixo

Gira discos Pro-Ject

Mensagem  Toucas em 3/11/2009, 16:07

Como estou a pensar comprar um gira discos novo, resolvi levantar aqui a questão em relação à marca Pro-Ject. Alguém tem experiência com esta marca? É necessário adquirir os restantes componentes (Phono Box, Speed Box e Amplificador) para que tudo funcione como esperado?

Cumprimentos!

Toucas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Ocupação : Psicólogo / Músico
Pontos/Reputação : 18

http://www.myspace.com/iagotrio

Re: Gira discos Pro-Ject

Mensagem  longplay em 3/11/2009, 18:02

Boa noite Toucas,

Haverá por aí gente muito mais capaz para responder mas talvez possa dar uma ajuda. Quanto ao Gira, do pouco que conheço, parece-me que a pro-ject poderá ser uma boa solução para iniciar. Quando comprei o pro-ject estive também indeciso relativamente ao Rega mas ficava mais caro. Julgo que o braço não é nada mau, no o que senti maior diferença ao adquirir o velhinho Systemdek foi no silêncio de fundo.. o Pro-ject, talvez por o armário de suporte não ser o mais indicado deixava passar algum ruído... Há por aqui colegas que não gostam desta marca, outros que a defendem... Julgo que é como tudo, se for um gira de €200 não se pode esperar milagres...

Relativamente aos componentes, a configuração básica será Gira+amplificador+colunas, naturalmente.. como músico deve ter isto bem presente. Se o amplificador tiver entrada phono não será essencial o phono box, caso isso não aconteça irá necessitar desse pré de phono.

Há muita informação na secção de analógico aqui no fórum. Outros mais experientes saberão indicar melhor o caminho a tomar.

cumprimentos,
Noé Gonçalves
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Pontos/Reputação : 791

Mensagem  A Pauca Sed Bona em 3/11/2009, 18:30

Olá Toucas,

quando quiseres ouvir Pro-jects e constatar a sua relação preço/prestação, é só dizeres.

Um Abraço

João Gouveia

Última edição por A Pauca Sed Bona em 5/11/2009, 13:29, editado 1 vez(es)

PAUCA SED BONA,Lda Importador oficial exclusivo para Portugal, das marcas PURE SOUND, AVID HIFI e BENZ-MICRO. Reparação e restauro de gira-discos e colunas de som. Home Cinema, amplificação a válvulas e solid state.
www.paucasedbona.pt
Sala de Audições: Rua João das Regras Nº 5 GR6 2605-792 Casal de Cambra
Nota: a 5 minutos do Dolce Vita Tejo
Tlm:91 231 5200 contacto:João Gouveia
email: paucasedbona2004@gmail.com
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Pontos/Reputação : 287

Mensagem  Toucas em 5/11/2009, 13:05

Muito obrigado Noé e João, pelas vossas respostas. Vou dar um salto à secção analógico e investigar um pouco mais sobre esta e outras marcas.

Cumprimentos!
Gil

Toucas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  bbarreira2008 em 5/11/2009, 13:16

Boas. Pena estar com alguma pressa mas mais logo deixo-te aqui a minha opinião. Tenho um Pro-Ject Debut III um pouco alterado com speedbox. Mais logo escrevo-te honestamente a minha experiência...Abraço

bbarreira2008
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 44
Pontos/Reputação : 43

Mensagem  bbarreira2008 em 5/11/2009, 15:19

Bem ora então vamos lá: aquilo que te posso dizer é que para o preço que custa um Debut III dificilmente arranjarás melhor.Esta é uma afirmação simples mas que te vai poupar algum trabalho de pesquisa. Claro que pelos mesmos 225euros podes comprar algo melhor em segunda mão...ou talvez não.. Estou a falar de equipamentos novos e aí penso que a pro-ject dá cartas até aos 400euros(a RPM5 está a 300 e poucos euros) Vou agora contar-te a minha experiência...através deste forum senti-me aliciado para o vinil(e ainda bem:) pelo que depois de mto pesquisar decidi-me por um Debut até pk os euros não abundavam e ainda precisava adquirir o phono. Comprei então um Cambridge Audio 640P ligado a um CA 640A v2. A ansiedade era mta e quando pus finalmente um vinil a rolar confesso que o que senti não foi o esperado Passado umas horas o som melhorou bastante mas aqueles plocks em vivis novos deixaram-me desiludido..como é possivel o pessoal adorar este barulho todo? pensei eu...é q em musica rock ainda era suportavel mas em musica calma nem pensar..era demasiado imcomodativo..Depois comecei a minha interminável demanda em à volta de forums sobre a limpeza dos vinis..isto pk pensei q os meus estivessem encardidos tal a barulheira.. lavei, lavei mas nada...ligeiramente melhor...mas quase nada Depois foi a demanda do alinhamento, e contapeso...depois de alguns protactors, espelhos, niveis e afins cheguei à conclusão que tava tudo como deve ser... Bem..comecei a ficar desiludido com o vinil e voltei a ouvir cds..Claro q se calhar o facto de o meu leitor ser um CA640C que já é um exelente leitor(pelo menos para mim) ajudava a que o vinil fosse ficando esquecido. Um dia passeava por um forum qualquer quando o bichinho atacou de novo...depois de mto ler cheguei à conclusão que devia mudar a cabeça ao gira e dar-lhe mais uma oportunidade...decidi-me por uma Denon DL-110. Montei, alinhei e experimentei...bem...não era o mesmo...impossivel! 1ro: os plocks desapareceram por completo...só em alguns vinis mais velhos(e riscados) é que lá se vão ouvindo, mas perfeitamente suportaveis! 2ndo: o som é tão melhor que nem é possivel explicar!!!é de tal maneira que quase já não ouço cds(já não ligo o CA640C à séculos)
Agora se adicionares uma speedbox saltas um patamar acima! Claro que não é um salto abismal como trocar a cabeça mas são uns furos bem notórios acima. Como phono aconselho-te o CA640p até aos 200euros..depois pra cima tens melhor claro.
Quanto à fiabilidade até agora não tive problema nenhum no gira..
Só mais uma coisa, quando substitui a cabeça não reparei que a Denon não era compativel com pratos de ferro pois era atraida para ele. Ora o Debut é precisamente de ferro pelo que tive de o substituir por um em acrilico(80euros) Este revelou-se um exelente upgrade Qualquer ruido de fundo desapareceu.para além de ficar mais bonito.
Assim, se quiseres comprar um Debut aviso-te já q é um exelente gira mas que vais ter de fazer upgrades necessariamente.
gastei 100euros com a cabeça, 80com a speedbox e mais 80 com o prato em acrilico.Tudo junto já é mto dinheiro e s fosse hoje teria comprado um prato superior, um RPM 5.1 por exemplo.Mas a experiência de ir fazendo upgrades tb é mto gratificante...pois hoje sinto que tenho um exelente som, e que fui eu que o fui "construindo".
Qualquer coisa apita! Abraço

bbarreira2008
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Toucas em 6/11/2009, 18:02

Caro BBarreira, muito obrigado por partilhares a tua experiência. Confesso que sou um maçarico nestas coisas do audio. Sempre me preocupei em ter boas condições para ouvir música, mas nunca tive hipotese de comprar material em condições. Quando falas em "demanda do alinhamento, e contrapeso"..."protactors, espelhos, niveis e afins"..."speedbox", fico à nora, mas tenho a certeza de que vou adorar aprender este ofício. Foi mesmo para aprender que me registei no Audiopt.
Mais uma vez muito obrigado!
Gil

Toucas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  bbarreira2008 em 9/11/2009, 15:12

Caro Toucas peço desculpa então mas pensei que a infecção por este virus já estivesse mais avançada
Então é assim: a speedbox é uma pequena caixa de metal da pro-ject que serve alimentar o gira discos em sustituição do transformador convencional. Esta dá uma maior estabilidade na rotação do prato pois protege-o das oscilações da corrente eléctrica.Esta speedbox é usada por mtos, mesmo em Gira Discos bastante caros tais os seus benefícios.
Quanto ao resto, é tudo terminologia bem conhecida de todos os amantes do analógico e seus giras.Tudo num gira é diferente do digital. O gira tem de estar nivelado na plataforma onde assenta, depois o braço tem de estar alinhado, a cabeça tb, a tracking force tem de ser a correcta nem de mais nem de menos, etc..para isto usão-se protactors que servem para alinhar a cabeça, espelhos para ver se o cantiliver tá na vertical, balanças digitais para ver se o contrapeso tá correcto...mas não te assustes..tudo isto vem com o tempo e é mais facil do que parece só te digo tudo isto pk de facto ao contrario do digital q é só ligar e já está, o analogico é outro mundo, mto mais laborioso e delicado, e tem mesmo que ser pk caso contrário o teu gira nunca tocará bem(a não ser que alguém faça tudo isto por ti) Só mais uma coisa, para verdadeiramente perceberes a diferença e as nuances do vinil face ao digital é preciso teres uma electrónica boa a acompanhar...isto é, Phono Amp, e colunas a condizer...Isto é um processo evolutivo que nunca acaba..uma coisa de cada vez..até se ter aquilo que nos preenche. Eu só agora tenho algo que já me satisfaz. Mas sei que vou querer melhor quando puder financeiramente... O proximo passo serão as valvulas...depois um bom A/V..depois um bom subwoofer..etc. Com calma e algum esforço tudo se vai conseguindo e o prazer que se retira a cada upgrade é imenso...Sem nunca, mas nunca, mas nunca esqueçer o que importa, a música!
Qualquer coisa apita que de pronto tentarei humildemente ajudar

bbarreira2008
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Toucas em 9/11/2009, 16:24

Caro BBarreira, mais uma vez muito obrigado pela tua paciência. Todos estes conceitos fazem sentido, mas estou certo que so vou aprender verdadeiramente quando estiver frente a frente com o gira discos. Deixa lá ver as minhas finanças... Abraço!
Gil

Toucas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad em 9/11/2009, 17:23

Bom, tive um rpm1 e francamente não gostei, isto depois de experimentar outros.

Muito bonito mas de resto Rolling Eyes

Convidad
Convidado

Mensagem  A Pauca Sed Bona em 9/11/2009, 18:59

Quando quiserem ouvir um RPM1 a dar tudo por tudo, passem por cá. Continuo a dizer que,bem afinado, toca muito para o que custa. Há quem diga que a versão mais recente até faz frente ao Debut III.

Toucas, o convite continua de pé.

Um Abraço

João

PAUCA SED BONA,Lda Importador oficial exclusivo para Portugal, das marcas PURE SOUND, AVID HIFI e BENZ-MICRO. Reparação e restauro de gira-discos e colunas de som. Home Cinema, amplificação a válvulas e solid state.
www.paucasedbona.pt
Sala de Audições: Rua João das Regras Nº 5 GR6 2605-792 Casal de Cambra
Nota: a 5 minutos do Dolce Vita Tejo
Tlm:91 231 5200 contacto:João Gouveia
email: paucasedbona2004@gmail.com
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Pontos/Reputação : 287

Mensagem  Toucas em 10/11/2009, 09:06

Com certeza, não me esqueci.
Abraço!
Gil

Toucas
utilizador iniciado
utilizador iniciado