Os meus "novos" Giras

Página 6 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir em baixo

Os meus "novos" Giras - Página 6 Empty Re: Os meus "novos" Giras

Mensagem  JCF em 28/11/2009, 21:40

De facto fiquei muito bem impressionado com a AT 120E. Já no meu tempo do vinil lembro-me que das varias cabeças que usava a Audio Technica era a minha preferida.

A AT 440 será uma hipotese com muito peso. A Denon ficaria de reserva.

Contudo acredito que parte das culpas podem vir do 640P e do proprio SD em que já li algures que o volume do grave não é o seu forte.

Se me decidir pela Audio Technica, onde se arranja um bom preço aqui em Lisboa? No eBay ja vi a partir dos 120 euros na Alemanha, fica em 130 com os portes. O preço mais comum é 150 euros, ha varias ofertas por esse preço.
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 352
Pontos/Reputação : 431

Mensagem  JCF em 30/11/2009, 11:48

Viva

O Dual chegou hoje. Já o desmontei e estive a ver o que se passa. É um pequeno problema no interruptor resultante da falta de uso. Já lhe fiz alguma ginastica e já está a funcionar. O mecanismo de auto-stop tambem já vi que está a funcionar.

A correia do motor vem com ar algo ressequido e a do comando do selector de velociades vem partida o que é comum neste modelo. Nada que não se resolva.

O mais chato é o prato vir com uma amolgadela. No leilão não diziam nada a esse respeito. Deve ter caido ao chão e naturalmente ficou com o bordo ligeiramente metido para dentro. Não sei se será facil arranjar um prato daqueles. Os meus "novos" Giras - Página 6 16044

Senão lá terá de ir ao bate-chapas Os meus "novos" Giras - Página 6 994421

O LINN vem amanha durante o dia, já está com um familiar Os meus "novos" Giras - Página 6 346205
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 30/11/2009, 12:24

Já estou a imaginar a malta ter que te ir visitar a uma qualquer instituição de recuperação dos viciados em gira discos. Estás mesmo agarradinho... Os meus "novos" Giras - Página 6 943847

Convidad
Convidado

Mensagem  JCF em 30/11/2009, 12:50

A vinda do Dual foi acidental. Não fosse a amolgadela acho que o podia vender rapidamente.

Aqui fica uma foto do Dual e já agora uma do meu saudoso Thorens com a excelente cabeça Audio Technica

Os meus "novos" Giras - Página 6 Is.php?i=8078&img=Systemdek_024a.
Os meus "novos" Giras - Página 6 Is.php?i=8079&img=9717Dual_002a
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 30/11/2009, 14:18

Foi um parecido a esse com que iniciei a minha maravilhosa caminhada no mundo do áudio em 1979. Que saudades.... Os meus "novos" Giras - Página 6 581125

Convidad
Convidado

Mensagem  JCF em 30/11/2009, 17:27

Ja desamolguei o prato. Não ficou perfeito mas ficou quase. Quem não saiba pode nem notar. No som não se notava nada.

A correia do pich custa 15 euros Os meus "novos" Giras - Página 6 197746
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  luis lopes em 30/11/2009, 22:39

esse prato com amolgadela ou sem....é um espectaculo Os meus "novos" Giras - Página 6 140916
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  JCF em 1/12/2009, 17:42

A amolgadela já quase não se nota, Só mesmo estando a olhar com atenção.

Entretanto o interruptor voltou a ficar preguiçoso, penso que vai ser necessário limpar aquela massa já meio seca e por massa nova.

Entretanto o LINN Axis já chegou. Vinha com bastante pó, via-se que não era usado ha muito tempo. Sem duvida que é o mais bonito e o que tem o aspecto mais cuidado e estimado de todos os que passaram por cá.

Uma coisa que reparei foi que o plinth e a placa estavam desalinhados. Resolvi investigar, regular a suspensão e descobri que o cabo audio estava demasiado esticado e fazia força suficiente para desalinhar tudo. Soltei o cabo e voltei a regular a suspensão e agora ficou tudo alinhado. Na parte de baixo dizem que a placa e o plinth devem ficar a face embora isso obrigue a comprimir um pouco a suspensão. Mas regulei como eles dizem. Parece que o problema é poder haver choque electrico atraves de algo metalico que entre por aquela ranhura.

A Celula LINN K9 é que não está lá grande coisa. Posso ter sido eu ao alinhar a cabeça que estava toda puxada atras o que fazia com que a agulha estivesse recuada relativamente à marcação. Ao operar a chave ALEN ela resvalou e pode ter tocado o cantilever. O que é certo é que este não está alinhado com o corpo da capsula. Tentei ainhar mas não deu grande resultado. Ja li algures que a AT95E tem uma agulha que serve nesta cabeça. Seja como for vou ter de comprar uma.

Por comparação com o Systemdek com o braço Basik plus e Denon DL160 noto menor definição e mesmo o silencio não me parece tão convincente... mas foi uma comparação breve e com a K9 no estado em que está.

Para saber o que o LINN dá vou precisar de uma nova celula. Ando tentado a comprar a AT 440 ou então uma Goldring. Só que o dinheiro não abunda e vou ter de me decidir. E não se justifica ter dois GD desta craveira, um deles vai ter de ir parar aos classificados... Os meus "novos" Giras - Página 6 581125
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nbunuel em 1/12/2009, 17:57

Já tive todos esses giras, excepto o Systemdeck e o melhor, por larga margem é o Thorens... O Linn é muito fraco... Como a generalidade do material inglês recente.
nbunuel
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1446
Ocupação : Bode Expiatório - F. Público
Interesses : Demasiados
Pontos/Reputação : 1344

Mensagem  JCF em 1/12/2009, 22:33

Não sei... o LINN numa apreciação técnica não parece mau.

O sub-prato entra com uma folga bastante apertada, muito parecido com o que acontecia com o Thorens. O Systemdek neste particular não me parece tão bom (o que não quer dizer que seja mau). O motor do LINN parece-me muito silencioso. Acredito que o ruido de fundo que me pareceu ouvir viesse da agulha estar desalinhada e ter sido forçada...

O motor esta montado no plinth e o prato/braço numa plataforma com suspensão. A principal diferença é que esta suspensão é muito mais rigida e não isolará tão bem as vibrações.

Relativamente ao material ingles recente ser fraco... não sei se será tanto assim. A REGA tem bom material nomeadamente os braços e até a Thorens os usa em muitos modelos. A LINN, a NAIM têm material bastante bem cotado e em termos de GD o LINN LP12 está bastante bem cotado.

Relativamente à Thorens poderá ter interesse nestes modelos mais antigos que se compram usados bastante em conta. É preciso saber afina-los. Os modelos novos já não me parecem tão insteressantes. Uns seguem a filosofia REGA e os com suspensão são carissimos.

Já agora o LINN Axis que tiveste tinha que braço e que celula? o que achaste dele?
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nbunuel em 1/12/2009, 23:20

JCF escreveu:Não sei... o LINN numa apreciação técnica não parece mau.

Já agora o LINN Axis que tiveste tinha que braço e que celula? o que achaste dele?
Geralmente estes Linn tem problemas ao nível do motor/sincronismo da velocidade. Não me parece que tenha qualquer suspensão. Era a versão com o braço Basik LVX MkII, salvo erro, e com a K9 (igual a uma AT 95). experimentei varias cabeças e sinceramente qualquer Pionner dos anos 70 que na altura tinha cá em casa e que entretanto vendi, davam-lhe um grande barrete. Alias continuo a não perceber o porque da procura do material inglês dos anos 80 que é quase sempre muito mau.(sim, a naim é boa) e os regas .. só mesmo os braços porque o resto... são tábuas.

nbunuel
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ferpina em 2/12/2009, 00:32

JCF escreveu:A vinda do Dual foi acidental. Não fosse a amolgadela acho que o podia vender rapidamente.

Aqui fica uma foto do Dual e já agora uma do meu saudoso Thorens com a excelente cabeça Audio Technica

Os meus "novos" Giras - Página 6 Is.php?i=8078&img=Systemdek_024a.

Caro João
Ele ficou em boas mãos... Os meus "novos" Giras - Página 6 Icon_lol Ficou perto do irmão mais velho Os meus "novos" Giras - Página 6 Icon_biggrin

Acabadinha de tirar ouvindo Kevin Ayers - That's What You Get Babe, comprado ontem por uma moedinha de euro. Ainda não lavado Os meus "novos" Giras - Página 6 Icon_redface

Os meus "novos" Giras - Página 6 CpiadeImagem244
ferpina
ferpina
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 447
Ocupação : Algumas
Interesses : Os que ainda me vão deixando...
Pontos/Reputação : 342

Mensagem  JCF em 2/12/2009, 12:44

E ficou muito bem entregue e bem acompanhado sem duvida Os meus "novos" Giras - Página 6 Icon_cheers

E acredito que não faça má figura na comparação com o irmão mais velho. Eu gostei muito desse conjunto.

Tenho de passar lá na loja a ver se vejo algum disco que me interesse Os meus "novos" Giras - Página 6 807962

Última edição por JCF em 2/12/2009, 12:54, editado 1 vez(es)
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  JCF em 2/12/2009, 12:53

nbunuel escreveu:
JCF escreveu:Não sei... o LINN numa apreciação técnica não parece mau.

Geralmente estes Linn tem problemas ao nível do motor/sincronismo da velocidade. Não me parece que tenha qualquer suspensão. Era a versão com o braço Basik LVX MkII, salvo erro, e com a K9 (igual a uma AT 95). experimentei varias cabeças e sinceramente qualquer Pionner dos anos 70 que na altura tinha cá em casa e que entretanto vendi, davam-lhe um grande barrete. Alias continuo a não perceber o porque da procura do material inglês dos anos 80 que é quase sempre muito mau.(sim, a naim é boa) e os regas .. só mesmo os braços porque o resto... são tábuas.

Sim, eu li que alguns deram problemas no motor ou na fonte de alimentação. Este parece estar a funcionar bem. Seja como for li algures que é conveniente não o deixar sempre ligado à tomada quando não se usa durante muito tempo.

O Axis tem suspensão, apenas não tem a flexibilidade das suspensões do Thorens, LP12 ou Systemdek. Fiz o teste e batendo ligeiramente na mesa nao noto nada no som, batendo no plinth pouco mais ouço. Se bater na placa de cima já se nota bem o barulho.

Entretanto já me decidi e vem uma Audio technica AT 440MLa nova que irei colocar no LINN. Depois face aos resultados logo me decido qual o conjunto GD/celula que me agrada mais e vendo o que sobrar com ou sem celula.
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nbunuel em 2/12/2009, 14:54

Curioso a minha AT Oc9 também entregou a alma ao criador. Vou tb mandar vir uma At 440Mla... Os meus "novos" Giras - Página 6 Icon_bounce
nbunuel
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  JCF em 2/12/2009, 15:57

A minha mandei vir do eBay por 119 euros + 10 de transporte

numero do artigo 380178756842

Entretanto quem procure um Thorens 126 MK III com SME 3009 tem aqui uma hipotese 380179113682
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nbunuel em 2/12/2009, 16:03

JCF escreveu:A minha mandei vir do eBay por 119 euros + 10 de transporte

Entretanto quem procure um Thorens 126 MK III com SME 3009 tem aqui uma hipotese 380179113682
Curioso... se soubesse podiamos mandar vir duas e dividir os custo do envio pelo dois...
nbunuel
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 2/12/2009, 16:12

nbunuel escreveu:Curioso a minha AT Oc9 também entregou a alma ao criador. Vou tb mandar vir uma At 440Mla... Os meus "novos" Giras - Página 6 Icon_bounce

Essa célula vale bem os 100 euros pedidos pelo Nadelspezialist para colocar uma agulha shibata. Os meus "novos" Giras - Página 6 Icon_biggrin

Convidad
Convidado

Mensagem  JCF em 2/12/2009, 16:18

nbunuel escreveu:
JCF escreveu:A minha mandei vir do eBay por 119 euros + 10 de transporte

Curioso... se soubesse podiamos mandar vir duas e dividir os custo do envio pelo dois...

A minha foi encomendada e paga por Paypal hoje de manhã mas acredito que esteja por enviar. Pode ser que ainda vá a tempo.

A ideia do AJS talvez seja de aproveitar já que essa cabeça é bem mais cara e certamente bem melhor que a AT 440MLa
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  JCF em 2/12/2009, 16:20

António José da Silva escreveu:
nbunuel escreveu:Curioso a minha AT Oc9 também entregou a alma ao criador. Vou tb mandar vir uma At 440Mla... Os meus "novos" Giras - Página 6 Icon_bounce

Essa célula vale bem os 100 euros pedidos pelo Nadelspezialist para colocar uma agulha shibata. Os meus "novos" Giras - Página 6 Icon_biggrin

Reparar a K9 que esta com o cantilever "marado" é que é capaz de não valer a pena... O que lhe parece?
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 2/12/2009, 16:25

[quote="JCF"]

Reparar a K9 que esta com o cantilever "marado" é que é capaz de não valer a pena... O que lhe parece?

Com uma shibata, a musica poderá ser outra. Os meus "novos" Giras - Página 6 Icon_biggrin

Convidad
Convidado

Mensagem  nbunuel em 2/12/2009, 16:49

A questão é saber como estão as bobines. Pelo menos coladas estão.. o que não é bom sinal Os meus "novos" Giras - Página 6 Icon_evil
nbunuel
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nbunuel em 2/12/2009, 16:51

JCF escreveu:

É bem melhor comprar uma AT 95 que é a mesma coisa...
nbunuel
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 2/12/2009, 16:58

nbunuel escreveu:
A questão é saber como estão as bobines. Pelo menos coladas estão.. o que não é bom sinal Os meus "novos" Giras - Página 6 Icon_evil

É uma uma questão de enviar. Eles primeiro fazem uma revisão e só depois dizem se tem ou não reparação. Ainda na segunda mandei uma AT 32 MC que pertence ao Rui Borges, e que ele há muitos anos atrás lhe arrancou a agulha e o cantilever. Quando lá chegar, eles dão uma vista de olhos e se tiver reparação o Rui Borges deu ordem para lhe colocar uma shibata.

Convidad
Convidado

Mensagem  JCF em 2/12/2009, 20:13

Esteve cá em casa o meu amigo Carlos a ouvir os giradiscos, um amigo dele pode ter interesse no Dual.

Da comparação dos 3 o Dual foi o mais fraco mas esse não foi praticamente regulado, so o braço é que foi equilibrado e resolvido o problema com o interruptor.

Em segundo ficou o LINN mesmo com a a agulha no estado em que está. Nos graves e palco pareceu melhor que o Dual mas os agudos não convencem.

O vencedor por uma margem bastante confortável foi o Systemdek. Com a rodagem e depois das ultimas afinações tem melhorado bastante no volume dos graves e na dinamica e no capitulo da definição e timbre aparece claramente à frente.

Vamos aguardar pela AT 440MLa para uma decisão final.
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  JCF em 9/12/2009, 23:13

Bem, fazendo a actualização do tópico.

O Dual ficou reservado para o tal amigo do meu amigo. De facto pelos 60 euros que me custou e pelos quais o vendi era dificil arranjar muito melhor. Ainda cá está porque tenho de limpar melhor o sistema que actua o interruptor que está um pouco preso com massa ligeiramente seca.

Relativamente a decisão final de qual o GD vai ficar, estou à espera que chegue a AT 440 MLa para uma decisão final. Contudo a decisão está praticamente tomada e vai ter pouco a ver com a qualidade do som que vier a obter com o LINN. Muito provavelmente o que vai ser vendido será mesmo o Systemdek. Os meus "novos" Giras - Página 6 16044
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  JCF em 13/12/2009, 02:00

Ora, já que o tópico é sobre os meus GD cá vai uma foto do conjunto. O Dual vai embora amanha, já tem novo dono. O Linn foi fotografado pela primeira vez, ainda está à espera da cabeça nova. O Systemdek é o que tem estado ao serviço.

Os meus "novos" Giras - Página 6 Is.php?i=8111&img=GIRADISCOS_010aOs meus "novos" Giras - Página 6 Is.php?i=8109&img=GIRADISCOS_004aOs meus "novos" Giras - Página 6 Is.php?i=8112&img=GIRADISCOS_011aOs meus "novos" Giras - Página 6 Is.php?i=8110&img=GIRADISCOS_009a
JCF
JCF
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 13/12/2009, 11:39

Excelente aparelho com um aspecto muito bom, a foto com a agulha no vinil sem estar a trabalhar está engraçada Laughing

Convidad
Convidado

Mensagem  JCF em 13/12/2009, 13:56

Para quem tem duvidas que o Dual funciona... Os meus "novos" Giras - Página 6 280645