Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar?

Ir em baixo

Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? Empty Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar?

Mensagem  peg em 26/10/2009, 00:28

Olá a todos,

Recordo-me de haver compositores dos quais não gostava porque o "meu sistema" simplesmente não era capaz de reproduzir decentemente os seus trabalhos gravados. Fiquei satisfeito quando pude comprar aparelhos eléctricos que conseguiam sofrivelmente imitar um piano, um violoncelo ou um violino. Por qualquer razão, os CDs de teste da Stereophile nunca foram para mim uma verdadeira opção na altura de fazer escolhas. Mas recentemente encontrei algo que talvez seja útil aos que usam o CD como fonte de leitura: um CD (XRCD, 20 bit k2) produzido por Mark Levinson que decidiu gravar uma dezena de Stradivarius e de Guarnaris. Para facilitar (?) as coisas, na segunda parte os diferentes violinos (conhecidos pelo seu nome próprio, mas do que até pela data de fabrico) tocam a mesma passagem (do Concerto para Violino de Sibelius).
Em suma, com esta gravação não se trata de saber se o sistema "faz cantar" ou "imita" um violino, nem se é capaz de distinguir um Stra dum Guarneri del Gesu, "imitando-os" decentemente... mas se é capaz de distinguir o Kemp, do Stretton (Guarneris), do Hellier (um Stra de 1679). Enfim, se ao ouvir o "seu sistema" não for capaz de distinguir o Kemp do Stretton, é porque provavelmente terá uma banana nos ouvidos. Se não conseguir ouvir o piano, consulte o médico.
Enfim, o CD já tem algum tempo mas talvez seja útil para quem queira testar sistemas. Por isso deixo aqui esta nota neste tópico, não por instinto audiófilo sádico mas por genuina vontade de partilhar este encontro acidental.
Cumprimentos,
peg
peg
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 9
Ocupação : Hard worker
Interesses : Fotografia, Música, Literatura
Pontos/Reputação : 30

http://pauloguimas1960.spaces.live.com

Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? Empty Re: Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar?

Mensagem  Manuel Duarte em 26/10/2009, 09:43

Faltaram os dados do CD, título, Etiqueta, Nº.

Cumprimentos
Manuel Duarte
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 259
Pontos/Reputação : 471

Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? Empty Re: Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar?

Mensagem  Convidad em 26/10/2009, 09:58

Uma ideia interessante. Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? 16044 Se houvesse em vinil..... Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? 346205

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 26/10/2009, 10:14

e fizeste muitissimo bem!!
obrigado pela partilha!

Convidad
Convidado

Mensagem  Manuel Duarte em 26/10/2009, 12:45

peg escreveu:Olá a todos,

Recordo-me de haver compositores dos quais não gostava porque o "meu sistema" simplesmente não era capaz de reproduzir decentemente os seus trabalhos gravados. Fiquei satisfeito quando pude comprar aparelhos eléctricos que conseguiam sofrivelmente imitar um piano, um violoncelo ou um violino. Por qualquer razão, os CDs de teste da Stereophile nunca foram para mim uma verdadeira opção na altura de fazer escolhas. Mas recentemente encontrei algo que talvez seja útil aos que usam o CD como fonte de leitura: um CD (XRCD, 20 bit k2) produzido por Mark Levinson que decidiu gravar uma dezena de Stradivarius e de Guarnaris. Para facilitar (?) as coisas, na segunda parte os diferentes violinos (conhecidos pelo seu nome próprio, mas do que até pela data de fabrico) tocam a mesma passagem (do Concerto para Violino de Sibelius).
Em suma, com esta gravação não se trata de saber se o sistema "faz cantar" ou "imita" um violino, nem se é capaz de distinguir um Stra dum Guarneri del Gesu, "imitando-os" decentemente... mas se é capaz de distinguir o Kemp, do Stretton (Guarneris), do Hellier (um Stra de 1679). Enfim, se ao ouvir o "seu sistema" não for capaz de distinguir o Kemp do Stretton, é porque provavelmente terá uma banana nos ouvidos. Se não conseguir ouvir o piano, consulte o médico.
Enfim, o CD já tem algum tempo mas talvez seja útil para quem queira testar sistemas. Por isso deixo aqui esta nota neste tópico, não por instinto audiófilo sádico mas por genuina vontade de partilhar este encontro acidental.
Cumprimentos,

Será este:

Selections From The Miracle Makers - Stradivari - Guarneri - Elmar Oliveira
Manuel Duarte
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Manuel Duarte em 26/10/2009, 17:07

Já vem a caminho.

Estou cheio de curiosidade.

Não tenho nada de Elmar Oliveira, outra curiosidade, ainda por cima é um luso descendente nascido em 1950 no Connecticut, USA.

Cumprimentos
Manuel Duarte
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 26/10/2009, 17:33

http://www.akutek.info/Papers/AB_Violin_spectra_2003.pdf

Convidad
Convidado

Mensagem  Manuel Duarte em 26/10/2009, 22:21

Com a leitura deste artigo ainda estou mais "curi-ansioso".

Cumprimentos
Manuel Duarte
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  georgemg em 27/10/2009, 01:32

Ha tempos estamos a escutar 7 violinos diferentes dos guarnires( avo, pai e filho) a0 o stradivarius e outros, todos tocando uma mesma partita de Bach,com a mesma distancia e o memso microfone e o mesmo solista se consegue ver diferenças em todos, o stradivarius é inconfundivel.
por sinal o meu amigo Holbein escreveu um tema paara o loguseletronico sobre este disco.
eis a imagem dos 7 violinos
bQuantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? Digitalizar0001tq.th

georgemg
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 129
Ocupação : médico
Interesses : musica, karate
Pontos/Reputação : 103

Mensagem  Manuel Duarte em 27/10/2009, 08:50

georgemg escreveu:Ha tempos estamos a escutar 7 violinos diferentes dos guarnires( avo, pai e filho) a0 o stradivarius e outros, todos tocando uma mesma partita de Bach,com a mesma distancia e o memso microfone e o mesmo solista se consegue ver diferenças em todos, o stradivarius é inconfundivel.
por sinal o meu amigo Holbein escreveu um tema paara o loguseletronico sobre este disco.
eis a imagem dos 7 violinos
bQuantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? Digitalizar0001tq.th

Não será o mesmo disco que estamos a falar. Pode fornecer informação sobre este que refere?

Cumprimentos
Manuel Duarte
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  georgemg em 27/10/2009, 09:40

Caro Manuel Duarte

Acho que não é o memso CD, este de que vos falo foi produzido pela TACET, se chama : "What about this Mr. Paganini?"
os violinos testatados foram:
Amati, Guadagnini, A. Guarniere, P. Guarniere, Horvath, Stradivari, Vuilaume
tocados por Saschhko Gawriloff.
Eis a imagens de capa e contra- capa:
][img=https://redcdn.net/ihimizer/img198/7080/digitalizar0001sb.th.jpg][/img] (Capa)

[img:0c34]http://www.audiopt.net/Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? Digitalizar0002kt.th[/img]

georgemg
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 129
Ocupação : médico
Interesses : musica, karate
Pontos/Reputação : 103

Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? Empty Referências

Mensagem  peg em 1/11/2009, 23:05

Esqueci-me das referências do CD. Já aqui foram indicadas. As minhas desculpas. em todo o caso.

Selections From The Miracle Makers - Stradivari - Guarneri - Elmar Oliveira (K2-XRCD). Abc / Bein & Fushi, 1999. - 74:51 min
peg
peg
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Manuel Duarte em 2/11/2009, 00:02

georgemg escreveu:Caro Manuel Duarte

Acho que não é o memso CD, este de que vos falo foi produzido pela TACET, se chama : "What about this Mr. Paganini?"
os violinos testatados foram:
Amati, Guadagnini, A. Guarniere, P. Guarniere, Horvath, Stradivari, Vuilaume
tocados por Saschhko Gawriloff.
Eis a imagens de capa e contra- capa:
][img=https://redcdn.net/ihimizer/img198/7080/digitalizar0001sb.th.jpg][/img] (Capa)

[img:dad2]http://www.audiopt.net/Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? Digitalizar0002kt.th[/img]

Já encontrei na jpc

Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? 4009850003601

Já mandei vir
Manuel Duarte
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Manuel Duarte em 2/11/2009, 00:03

peg escreveu:Esqueci-me das referências do CD. Já aqui foram indicadas. As minhas desculpas. em todo o caso.

Selections From The Miracle Makers - Stradivari - Guarneri - Elmar Oliveira (K2-XRCD). Abc / Bein & Fushi, 1999. - 74:51 min

Obrigado peg, entretanto também o descobri

Cumprimentos
Manuel Duarte
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Orion em 2/11/2009, 08:45

É M Duarte, não falhas, hein Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? Icon_biggrin ? Conseguiste ambos. Por vezes é um castigo para arranjarmos determinada obra, mas com alguma "ginastica" quase sempre se arranja.

Depois deixa aqui impressões sobre as experiências que realizares com ambos e se valem mesmo a pena (as duas obras) para a malta mandar vir.

Cumps

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4625
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2572

Mensagem  Manuel Duarte em 2/11/2009, 09:55

Na "Jazz Pop and Classic" não falha nada.

www.jpc.de

Ás vezes estou é mais de uma semana à espera ...

Cumprimentos
Manuel Duarte
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 2/11/2009, 09:58

Manuel Duarte escreveu:Na "Jazz Pop and Classic" não falha nada.

www.jpc.de

Ás vezes estou é mais de uma semana à espera ...

Cumprimentos

Esse é o site de onde vieram as enciclopédias do Jazz. Têm muita coisa boa, os portes não são caros e volta não volta, umas boas promoções. Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? 915520

Convidad
Convidado

Mensagem  Manuel Duarte em 2/11/2009, 10:21

Já agora como informação

Kari Bremnes, album Ly, 2LP(180gr) 18,99€ ( só mais 4€ que a versão CD(1)).

Cumprimentos
Manuel Duarte
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 2/11/2009, 10:24

Manuel Duarte escreveu:Já agora como informação

Kari Bremnes, album Ly, 2LP(180gr) 18,99€ ( só mais 4€ que a versão CD(1)).

Cumprimentos

Isso são preços que vale a pena. Pode ser que um dia tenhamos a mesma sorte aqui em Portugal. Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? 346205

Convidad
Convidado

Mensagem  Manuel Duarte em 5/11/2009, 21:14

Já tenho o Miracle Makers com o Elmar Oliveira a tocar os 15 Stradivarius e 15 Guarneris.

É um disco a não perder.

O da Tacet deverá chegar esta semana, amanhã já vou para Lisboa.
Manuel Duarte
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Valkilm em 27/12/2009, 14:36

Embora tardiamente, podemos ter mais algumas considerações sobre o cd?

Obrigado
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Interesses : AUDIO
Pontos/Reputação : 1073

Quantos tipos de violino o seu sistema consegue imitar? Empty Audição

Mensagem  peg em 29/12/2009, 19:34

Dei-me conta que o meu post suscitou o melhor acolhimento e, dado o seu desenvolvimento, esperava que alguém mais autorizado do que eu dissesse mais alguma coisa.
Quem quiser ir directamente à substância deve começar a ouvi-lo a partir da faixa 11, pois daí até à faixa 40 tem sempre a mesma passagem do excerto do concerto para violino de Sibelius (1 minuto) tocado por diferentes violinos. Até aí somos brindados com diferentes composições para violino e piano que, embora, não sejam pera doce para os sistemas, tornam mais difícil o exercício de comparação. Revelam, por outro lado, o necessário equilíbrio do(s) sistema(s) em escuta e por isso acho preferível guardar essas faixas para o fim. Por outro lado, é preciso que a atenção esteja focada no som do instrumento e não na melodia (de outra forma torna-se uma tortura chinesa!) e, é verdade!, é preciso que o ouvinte tenha um "ouvido educado".
De resto, parece-me que se trata de um registo "tomba-gigantes" no que diz respeito a sistemas de som (acho que a ideia do sr. Levinson era essa) e um "tira-teimas". No que me diz respeito, fiquei a conhecer não tanto as virtudes mas, sobretudo, as limitações do sistema que tenho em casa. No final, o exercício revelou-se bastante interessante e agradável.
peg
peg
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: