Compra de Vinis, USA » PT

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Compra de Vinis, USA » PT

Mensagem  BVG em 16/10/2009, 10:43

Boas pessoal,

Alguém daqui já passou más experiências com a compra de Vinis vindos dos Estados Unidos (USA) ?
Problemas na alfândega? Discos partidos?
Gostaria de ter uma percepção da coisa

Cumps.
BVG
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 312
Ocupação : Consultor Informático
Interesses : Música / Fotografia b&w
Pontos/Reputação : 539

Re: Compra de Vinis, USA » PT

Mensagem  Manuel Duarte em 16/10/2009, 11:20

Eu já recebi 6 discos partidos da Europa. Valeu o seguro que me devolveu todos os gastos, bastou enviar uma foto dos discos, nem tive que os devolver.

Na alfândega da última vez que lá tive de ir a senhora disse-me que actualmente estão a "apanhar" tudo. Os custos são à volta de 30% do valor total (custo+portes pagos).

Cumprimentos
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 259
Pontos/Reputação : 471

Mensagem  Convidad em 16/10/2009, 16:06

Boa tarde basta pedir ao vendedor que enviei como "GIFT" e não para na alfândega, problemas com discos não tive ainda.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 16/10/2009, 16:09

Já comprei vários nos states e nunca tive problemas nem com a alfandega nem com os discos. Um dos problemas são os portes que não são baratos.

Convidad
Convidado

Compra vinis USA

Mensagem  mr_niceguy em 17/10/2009, 00:21

Eu tive varios problemas no passado, com direitos aduaneiros+IVA...
Mas desde o inicio de 2009 que estão isentos valores declarados de paises terceiros até 240 €, segundo creio. Anteriormente era só até 45 € ou similar...apanhavam tudo!
Discos em 2ª mão declarados como oferta sem valor comercial, taxavam-nos. Esses senhores da alfândega tém uma grande produtividade!
mr_niceguy
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 482
Pontos/Reputação : 293

Mensagem  Manuel Duarte em 17/10/2009, 01:13

mr_niceguy escreveu:Eu tive varios problemas no passado, com direitos aduaneiros+IVA...
Mas desde o inicio de 2009 que estão isentos valores declarados de paises terceiros até 240 €, segundo creio. Anteriormente era só até 45 € ou similar...apanhavam tudo!
Discos em 2ª mão declarados como oferta sem valor comercial, taxavam-nos. Esses senhores da alfândega tém uma grande produtividade!

Não tinha conhecimento que tinham aumentado o valor, então a última vez que lá fui já não foi este ano. Ainda por cima não têm cartão multibanco, temos que vir cá abaixo levantar, ou levar já de casa.
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Manuel Duarte em 17/10/2009, 01:15

*©OsMi©_KeY§*_® escreveu:Boa tarde basta pedir ao vendedor que enviei como "GIFT" e não para na alfândega, problemas com discos não tive ainda.

A do GIFT nunca pegou comigo.

Posso até contar que a minha irmã vive nos USA e mandou-me o ano passado um relógio de presente de aniversário ... paguei alfândega!
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 17/10/2009, 07:06

Manuel Duarte escreveu:

A do GIFT nunca pegou comigo.

Posso até contar que a minha irmã vive nos USA e mandou-me o ano passado um relógio de presente de aniversário ... paguei alfândega!

É por essa razão que eu mando vir tudo para o UK e até hoje nunca paguei nada.

Convidad
Convidado

Mensagem  Manuel Duarte em 17/10/2009, 10:26

Por acaso tenho um casal amigo em Cambridge mas nunca me lembrei de os "incomodar". É que as bagagens de avião também estão cada vez mais restrictivas.

Agora o António podia ceder a sua morada ao fórum Embarassed
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 17/10/2009, 14:54

Manuel Duarte escreveu:
Agora o António podia ceder a sua morada ao fórum

Isso é que não. Já vou sempre carregado que nem uma mula.

Convidad
Convidado

Mensagem  Manuel Duarte em 19/10/2009, 09:07

Numa busca que fiz recolhi esta informação que me parece interessante:

Encomendas que entram em Portugal via CTT*:

1 - Entra na alfândega

2
A) - Não fica retida Recebes em casa. Para de ler!
B) - Fica retida.

3
A) Se tiver factura dentro da encomenda Fazem o cálculo dos direitos aduaneiros e IVA (Ver formula abaixo).
B) Recebes o Aviso de Desalfandegamento em casa. Devolves o aviso, junto com uma declaração do valor (factura) e fotocópia do teu cartão de contribuinte.

3 - Passado algum tempo, recebes um postal para levantar na estação de CTT local, e pagar as taxas, leva o BI. :-)

* - Se o remetente mandar por uma companhia de correios estatal, quando chega a Portugal fica nas mãos dos CTT.

Formula rápida de calcular as taxas

IVA: 20%
Direitos: Depende (ver *Documento com Taxas em vigor*)
IEC (Imposto Especial de Consumo): Só para tabaco, produtos petrolíferos, e bebidas alcoólicas.
Taxa de Apresentação na Alfândega: ?? Mínimo 2,5€ ??
Impresso: 1,50€
Imposto de Selo: 1,50€
Taxa CTT: +/- 0,15€
Emolumentos: +/- 0,15€

(Preçototal*20%)+3.30+0[Direitos]+0[IEC]+2.5[Ap. Alfândega]

NOTA: O que é preciso ter mesmo atenção é a taxa de apresentação/desalfandegamento, que é bastante variável, e depende dos honorários do despachante. Podes pedir para seres tu a tratar do desalfandegamento: Se vier por uma empresa privada (ex: UPS) basta ires a sede, pedir a carta de porte e ir a Alfândega de Lisboa; se o remetente mandou por uma companhia de correios estatal, no Aviso de Desalfandegamento, basta não assinalar o campo que autoriza o desalfandegamento pelos serviços alfandegários.
Devo lembrar que ficar retido ou ser fiscalizado na Alfândega não significa que levamos com o IVA e todas as outras taxas - é um processo verdadeiramente aleatório, sendo aqui, que o tracking online se torna bastante útil.
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  SergioRZ em 21/10/2009, 09:57

Eu recebo normalmente mais de 10 encomendas de vinil por mês, vindas de dentro e de fora da UE.

Sobre o que vem e fora da UE, praticamente tudo pode ficar retido, excepto as embalagens mais leves com apenas 1 disco e declaradas com valores abaixo de 20 euros, e mesmo nestes casos já tem acontecido ficar retido na alfândega e pagar taxas.

Em centenas de encomendas, tive 1 caso de material que chegou danificado pelo transporte.
Já tive muitos casos de material que não está em boas condições ou que foi mal descrito pelo vendedor, e se a compra for feita com um sistema próprio, com seguro, tipo Ebay+Paypal, a devolução e reembolso costumam ser simples e eficazes.

Tive 1 caso de mandar vir dos EUA uma caixa de 10 discos, muito pesada, que não estava em condições, o vendedor basicamente mentiu sobre a descrição do produto. O custo de enviar aquilo de volta, em correio registado para evitar "tangas", era tão elevado, que o eventual reembolso não compensava... nesse tipo de situações pode ser complicado, pois se o vendedor não estiver de boa fé, não vai aceitar reembolsar sem devolução (mesmo sabendo que o artigo sempre esteve em mau estado) numa tentativa, normalmente eficaz, de encostar o comprador à parede com a hipótese ridícula de gastar tanto $$$ na devolução como o que vai receber no reembolso... ou seja, não vale a pena. Por isso, nestes casos em que se compra material pesado e cuja devolução pode ser muito dispendiosa, recomendo muito cuidado na escolha do vendedor e na avaliação dos artigos.

De uma forma geral, a minha experiência tem sido MUITO positiva. Compro 95% dos discos no Ebay, e uma coisita ou outra noutros sites directos de lojas internacionais. Como em tudo, há um processo de adaptação e aprendizagem que vamos interiorizando e que nos protege de situações complicadas e chatas... só passando "por elas" é que se aprende

Boas músicas
http://viciaudio.blogspot.com/
SergioRZ
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 228
Pontos/Reputação : 394

http://www.VinylGourmet.com/pt/

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo