All about ... Single-ended designs !!!

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Manuel Duarte em 6/11/2009, 18:10

Já me sinto mais confortável, vejo que o assunto continua bem vivo na mente de todos os interessados.

Milton, também eu sinto necessidade do PTphono, para mim tanto pode ser antes como depois.

Claro que "nos finalmentes" eu até diria que um PT-pré seria um must ...

Acabem lá o PTfones que a malta está deste lado toda à espera Sleep

Cumprimentos
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 259
Pontos/Reputação : 471

Mensagem  Convidad em 6/11/2009, 18:23

segundo percebi das palavras do TD124 o PTfones tambem dará para fazer de pré:
"...segundo a ligaçao do transformador pode-se alimentar os auscultadores de baixa impedancia 30 ohms, alta 600 ohms e mesmo ligar a umas colunas de alto rendimento, pois a coisa sai um meio watt em classe A. E mesmo com uma astucia que veremos no fim o transformar num super préamplificador com transformadores..."

não é assim caro TD?

Convidad
Convidado

Mensagem  td124 em 6/11/2009, 22:07

milton escreveu:segundo percebi das palavras do TD124 o PTfones tambem dará para fazer de pré:
"...segundo a ligaçao do transformador pode-se alimentar os auscultadores de baixa impedancia 30 ohms, alta 600 ohms e mesmo ligar a umas colunas de alto rendimento, pois a coisa sai um meio watt em classe A. E mesmo com uma astucia que veremos no fim o transformar num super préamplificador com transformadores..."

não é assim caro TD?

EXACTAMENTE, mas nao creio que seja o bom topico ...

Até+
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Pontos/Reputação : 875

Mensagem  MCA.hifi em 6/11/2009, 23:40

Vivam

Acabei de escrevinhar no PTphones, sobre os assuntos aqui questionados, vão lá dar uma olhadela.

Manuel Duarte, a construção do PTphones e o seu exito (não dúvido) reveste-se uma grande importancia. Vai munir todo o pessoal envolvido em projectos DIY de confiança e experiencias unicas que permitirão ir em frente sem medo e com grande confiança.

Aconcelho-te a seguir o projecto atentamente, antes de partir para outro. è necessária muita calma, mesmo muita

Abraço
MCA
cat
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Pontos/Reputação : 1091

Mensagem  Carlomar em 7/11/2009, 11:20

MCA.hifi escreveu: ... o pessoal pode começar a pensar na caixa por exemplo, é o que dá mas trabalho.

È isso que vou começar a fazer.
Mas novamente e antes de fazer asneira, surgem mais algumas questões.

As caixas tem forçosamente que ser metalicas ou podem ser de madeira, por exemplo?

Se forem metalicas podem ser num material ferroso ou deveriam ser em material não magnetico?Alumínio por exemplo?

Penso que um pré seria muito mais sensivel a estas questões pela sua mais elevada sensibilidade.
Mas como estamos a falar de um Power...

Cumprimentos

Última edição por Carlomar em 7/11/2009, 11:22, editado 1 vez(es) (Razão : Palavras repetidas)
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Interesses : Audio - Diy
Pontos/Reputação : 1519

Mensagem  fm&stereo em 7/11/2009, 11:47

Carlomar escreveu:
MCA.hifi escreveu: ... o pessoal pode começar a pensar na caixa por exemplo, é o que dá mas trabalho.

As caixas tem forçosamente que ser metalicas ou podem ser de madeira, por exemplo?

Se forem metalicas podem ser num material ferroso ou deveriam ser em material não magnetico?Alumínio por exemplo?

Penso que um pré seria muito mais sensivel a estas questões pela sua mais elevada sensibilidade.

Cumprimentos

Eu, pelo contrário, deixo a caixa para o fim, pois o projecto deve ser desenvolvido em função de si mesmo e não de uma caixa. O material também depende do projecto; este não um tema fácil, mas mais uma razão para tomar em consideração o resto. O «magnetismo» não me parece que deva ser levado à letra, pois trata-se de electricidade e se bem que a madeira não se compara ao metal, o ferro o alumínio são ambos condutores para a electricidade.
Como disse o MCA: vamos com calma.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  Manuel Duarte em 7/11/2009, 11:53

MCA.hifi escreveu:Vivam

Acabei de escrevinhar no PTphones, sobre os assuntos aqui questionados, vão lá dar uma olhadela.

Manuel Duarte, a construção do PTphones e o seu exito (não dúvido) reveste-se uma grande importancia. Vai munir todo o pessoal envolvido em projectos DIY de confiança e experiencias unicas que permitirão ir em frente sem medo e com grande confiança.

Aconcelho-te a seguir o projecto atentamente, antes de partir para outro. è necessária muita calma, mesmo muita

Abraço
MCA
cat

Eu tenho estado a seguir o PTphones com bastante interesse, só não estou envolvido pois nunca me interessei por auscultadores.

É de felicitar todo o entusiasmo que está a gerar entre os participantes e é de aproveitar toda esta sinergia no sentido de levar a cabo a realização deste Single Ended e depois seguir partir para o PTpré com unidade de PTphono MM/MC.

Cumprimentos
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Manuel Duarte em 7/11/2009, 12:06

fm&stereo escreveu:
Carlomar escreveu:

Cumprimentos

Eu, pelo contrário, deixo a caixa para o fim, pois o projecto deve ser desenvolvido em função de si mesmo e não de uma caixa. O material também depende do projecto; este não um tema fácil, mas mais uma razão para tomar em consideração o resto. O «magnetismo» não me parece que deva ser levado à letra, pois trata-se de electricidade e se bem que a madeira não se compara ao metal, o ferro o alumínio são ambos condutores para a electricidade.
Como disse o MCA: vamos com calma.

Também me parece que a caixa será dimensionada após a definição do diagrama de disposição dos componentes.

Para além disso a caixa é o elemento que dá a aparência estéctica exterior ao amplificador e aí cada um tem a sua opinião. Uns gostam do aspecto clássico que outros já acham ultrapassado e se derem uma volta pela Net percebem que no aspecto estéctico há tendências a ter em conta.

Desde as caixas fechadas em chapa perfurada, áquelas com frontal em vidro para se apreciar a incandescência das válvulas, com vuímetros à la McIntosh, ou sem eles, às bases em aço inox polido ou escovado, com as capas do transformadores em lacado de piano ou vice-versa, etc, etc.
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Carlomar em 7/11/2009, 12:33

fm&stereo escreveu: ... O «magnetismo» não me parece que deva ser levado à letra, pois trata-se de electricidade e se bem que a madeira não se compara ao metal, o ferro o alumínio são ambos condutores para a electricidade.
...vamos com calma.

Sim concordo que vamos com calma.
Para já as ideias não passam da mente ou do papel.

Já não concordo com a primeira parte.
Penso que uma caixa de ferro ou de aluminio , embora sejam ambas metalicas e condutoras de eletricidade, tem caracteristicas muito diferentes relativamente isolar ou blindar um campo magnetico.

Salvo erro as caixas/capas dos transformadores, não pode ser em aluminio(não magnetico), mas tem que ser em material ferroso(magnetico), para não propagar compo magnetico a outros componentes do proprio amplificador ou até a uma celula de gira discos se estiver proxima.

Mas esta ideia carece de confirmação.
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Manuel Duarte em 7/11/2009, 13:23

Aqui vai um arquivo de imagens da sequência da montagem de um kit baseado no Dynaco Stereo 70.

http://picasaweb.google.com/arnoldmatthews72/StepsInBuildingDynacoST70AmplifierKitDesignedByBobLatinoAssembledByArnoldMatthews#

Será o ambiente que o MCA conhece bem e que os entusiastas por este projecto vão experimentar em breve.
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Carlomar em 7/11/2009, 15:03

Manuel Duarte escreveu:Aqui vai um arquivo de imagens da sequência da montagem de um kit baseado no Dynaco Stereo 70.
http://picasaweb.google.com/arnoldmatthews72/StepsInBuildingDynacoST70AmplifierKitDesignedByBobLatinoAssembledByArnoldMatthews#

Manuel Duarte,
Excelente link. Boas fotos. Obrigado
Dá para tirar umas ideias. Quase já me imagino...

...Vamos com calma.
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  LB em 13/11/2009, 12:16

td124 escreveu:
Carlomar escreveu:Caro MCA e TD124,
...
Seria possivel, para reduzir custos, usar um transformador com apenas um enrolamento de 270V AC e uma ponte rectificadora? Teriamos a mesma tenção DC e rectificação de onda completa também, certo? Embora com mais diodos no trajecto da alimentação.

Sairía a qualidade sónica prejudicada?

Obrigado

Olà Carlomar,

sim, isso pode ser feito e electricamente dà a mesma coisa mas atençao: Nao sei se serà muito mais barato, pois se é para economisar 5 euros, nao sei se vale a pena. Ainda por cima, as pontes rectificadoras sao de uma qualidade de "base" e nao existem em versao ràpida "audio" como os diodos isolados, mas podes fazer uma ponte com diodos BYW96E, o que darà bons resultados. Neste caso a qualidade sonora nao sera prejudicada...

Espero ter ajudado...

Até+

Ola TD124
O que achas desta http://www.partsconnexion.com/PDF/l422.pdf ou desta http://www.partsconnexion.com/prod_pdf/semi_68763.pdf, achas que podem substituir esta http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/150/251314_DS.pdf (modelo KBPC804). Como a segunda utiliza schottky's pode ser um bom substituto (apesar de cara). Achas que vale a pena utilizar Shottky's nas pontes rectificadoras?
Abraço

LB
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 23
Ocupação : Medico
Interesses : Alguns
Pontos/Reputação : 50

Mensagem  MCA.hifi em 15/11/2009, 23:14

Ora Vivam os entusiastas do SE

O PTphones tem-me prendido o tempinho que me resta para estas coisas, e quando não dá ... razão porque não tenho aparecido.

Gostaria de divulgar a todos os DIY dispostos a avançar com o SE, algumas fotos da montagem dos meus mono blocos 2A3.
Penso deste modo contribuir para o conhecimento (evidentemente para quem não dispõe) das fases envolvidas na construção de semelhantes animais (de mau aspecto, mas muito dóceis).

Para tal gostaria de utilizar o prático esquema de apresentação utilizado pelo Manuel Duarte, aquele ou outro autentico, a unica condição é que seja simples, bom e barato.
O problema é que como nunca utilizei vou ter que andar á pesca e esse tempo é precioso para a actividade DIY(que nunca para).

Poderei contar com a ajuda dos carissimos entendidos nesta materia?? Desde já agradeço.

Juro que compensarei com interessantes fotos e experiências adquiridas com as desilusões e glórias alcançadas neste processo que já dura há 4 anos.

Cumprimentos
MCA

O espírito empreendedor, contra \"globalizações\" consumistas, faz do DIY uma pessoa de pensamentos elevados, com capacidade de fazer o trabalho de muitos dos \"profissionais\" exclusivamente bém pagos e quase sempre incompetentes.
MCA.hifi

Mensagem  fm&stereo em 16/11/2009, 01:44

Com a disposição do MCA, que nem pretende construir um novo single-ended, que mais queremos nós para avançar?! Very Happy
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  AMP em 22/11/2009, 10:02

Caros foristas, vivam!

Parece que este assunto do SE tem estado a marcar
passo…ou a passo de caracol (sem ofensa a este e ao ditos que, com umas
imperiais, não é nada mal…)

Bem mais a sério, aqui envio uma proposta, (croquis) para
a caixa do nosso SE.

È um esboço de ideia que pretende romper com todas as
convenções, estereótipos do mercado e, simultaneamente, representará
simbolicamente o amplificador (ou monoblocos) realizado (construído) pelo
fórum.
Tal como o td124 sustenta, não vamos copiar ninguém…
Vamos então ser originais…
Formalmente, o objecto em esquiço, representa (poderemos
dizer assim) uma taça uma concretização de um trabalho nosso, qual brinde final
de tanta troca de ideias, de tantas dúvidas e de tantas angústias.
Concretamente, a caixa proposta é um paralelepípedo
vertical com três superfícies ortogonais e uma superfície empenada, ou
irregular, que serve de fecho de toda a composição formal.
No interior e a nível do R/C (digamos assim), são
colocadas as peças mais volumétricas e de maior peso, para sustentação do
conjunto – transformadores e bobine de choque.
Num piso acima, em chapa de alumínio, serão colocados os
condensadores maiores electrolíticos(?) e, o espaço disponível até ao tecto,
fica reservado para os restantes componentes, as miudezas.
No exterior (no terraço) apenas ficam as válvulas. Convém
não esquecer que estamos a fazer um SE a válvulas e estas meninas devem ter um
estatuto nobre.
Estas donzelas serão envolvidas, protegidas e embelezadas
por uma platibanda à sua volta. Elas não caem do terraço porque estão bem
seguras mas, com um véu de chapa perfurada e cromada à sua volta, ficam bem
mais bonitas.

Claro está que esta proposta serve tanto para um
amplificador stéreo, como para monoblocos e, neste caso, pode-se fazer conjunto
simétrico. Os dois formam a taça final.
Posso afirmar que esta proposta é exequível. Aliás, no

meu estudo, já passou da fase de esboço de i
deia…

Penso que nesta fase do campeonato, já se pode avançar
para a lista de interessados no sentido de se definir os componentes mais
complicados – transformadores de alimentação e de saída, de modo a ser feita a
lista para a encomenda conjunta destas peças para rentabilizar custos.
Vamos então ver se foi dado um passo em frente
Até à próxima

Os melhores cumprimentos do

AMP
AMP
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Ocupação : Arte
Interesses : Musica
Pontos/Reputação : 54

Mensagem  Carlomar em 22/11/2009, 10:48

Caro AMP,
Fica bem patente, nas suas palavras e ideias, que é alguém ligado ás artes

Não sei se é um passo em frente,
mas atráz não é, seguramente
vão trabalhando os neuronios
Vamos exercitando a mente

(deu para perceber que escrever não é a minha arte)

Apreciei a originalidade, e acredito que podemos inovar. Agradeço o contributo.

Ficam-me algumas duvidas relativamente á disposição da caixa de 3 andares, ao nivel da acessibilidade ao interior, pois muitas soldaduras teram de ser efectuadas no seu interior. Na tradicional contrução a valvulas, vira-se o aparelho ao contrário e ... uau!! tá lá tudo.

Outra dúvida que deixo aos experientes e caríssimos TD124 e MCA é a seguinte:

Nestas coisas do audio normalmente há beneficios de fazer ligações electricas curtas.

Será que o maior afastamento entre componentes e consequentes ligações mais longas vai ser prejudicial do ponto de vista da qualidade sonora?

Receio que sim, mas quem sou eu... só sei, que nada sei...

Cumprimentos
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 22/11/2009, 11:37

na proposta "arquitectada" os transformadores ficam por baixo dos componentes...o calor gerado pelos mesmos não é prejudicial?

Convidad
Convidado

SE - Box

Mensagem  MCA.hifi em 22/11/2009, 15:21

Viva AMP,
ESTÁ BÉM E NÃO SERIA DE ESPERAR OUTRA COISA. ... alien Very Happy Smile

Bom, como todas as coisas diferentes do comum e padronizado, é natural que crie dúvidas e suspeitas, tem sido sempre assim em todo o percurso da história, vejam o Galileu este quase a marchar para o churrasco quando dise que a terra andava numa orbita em torno do sol, na altura valeu-lhe u cardial inquisidor que foi colega dele durante os estudos.

Como é natural surgiram dúvidas, neste caso de carácter térmico quando da ideia de caixa apresentada por AMP.

A minha opinião é que no andar inferior, R/CH deverão ficar os transformadores de alimentação, as rectificações e filtragens, evidente que esta opção terá a vantagem de tudo o que mexe com tensões alternas fica longe do circuito e isso torna-o mais silencioso.
Quanto á questão termica, no caso das válvulas (e transistores Mosffet) o factor de aquecimento é um factor positivo, portanto quanto mais quentinho melhor evidentemente se a temperatura não exceder os 70º, se isso acontecer algo está mal ou mal dimencionado e neste caso o aparelho terá de ser revisto.
os meus amigos nunca ouviram dizer por aí que certo aparelho está a tocar mal porque não está suficientemente quente, (acontece que a maior parte deles toca sempre mal, na África ou Polo Norte).

Quanto á distancia da cablagem, não há nada que um circuito bém calculado em questão de impedâncias baixas e uma boa torcidela nos condutores não resolva. reparasse que existem condutores com 0,2 ohmios de resistencia por metro e existem outros (os que eu gasto) QUE TÊM O,1 OHMIO POR kilOMETRO e construídos num mono cristal.

Deverá existir uma sobre-loja mesmo por debaixo das válvulas para instalação dos transformadores de saídas placas dos circuitos excitadores das válvulas.

Portanto, no meu ponto de vista, as questões levantadas são para esquecer. Podem avançar com este belíssimo projecto de caixa.

MCA
cat

O espírito empreendedor, contra \"globalizações\" consumistas, faz do DIY uma pessoa de pensamentos elevados, com capacidade de fazer o trabalho de muitos dos \"profissionais\" exclusivamente bém pagos e quase sempre incompetentes.
MCA.hifi

Mensagem  fm&stereo em 23/11/2009, 02:15

Continuo a não perceber porque é que se está a especular sobre um projecto, em vez de decidir um para seguir e criar um tópico para ele.

Se é para seguir o «escolhido» pelo td124, eu alinho. Mas, como já disse, eu não consigo ler o esquema, pois este está ilegível.

Quanto à caixa, por muito atraente que possa parecer esta, não acho que se deva criar um modelo a seguir esteticamente. Melhor será que cada um exercite a sua imaginação e, dentro das suas possibilidades, faça qualquer coisa que esteja ao seu gosto. Penso que até será enriquecedor uma partilha igualmente nesta área. Pessoalmente deixo a caixa para o fim.

Vamos lá, pessoal! Vamos decidir!... Ainda que não haja pressa, pois estamos com outras coisas entre mãos, nomeadamente o PTphones, bem podemos começar a exercitar os neuróneos nesta matéria. Twisted Evil
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

SE KT88

Mensagem  AMP em 23/11/2009, 20:17

Caros foristas, vivam!

Ora bem, parece que nesta altura do campeonato o tópico dos SE deixou de marcar passo, os caracóis ficam em stand by porque agora não há, fiquemos pelas imperiais e já não é xita...

Quero para já agradecer as respostas recebidas em relação à proposta de caixa. è bom sinal porque não choveu no molhado. Vou tentar responder às questões levantadas:

O Carlomar questiona a acessibilidade ao interior da caixa. Boa questão...Acho que não expliquei que a superfície lateral curva funciona como tampa amovível. Portanto a caixa é montada deitada, como qualquer outra construção e toda a montagem dos componentes decorre sem espigas No fim a tampa é fixa com 4 porcas de mama (porque são mais bonitas!!!), põe-se aquilo de pé com 2 pares de mamas na vertical e pronto! Quanto à questão de não ter talento para a escrita...como diz, eu duvido muito porque fez ali um belo naco de prosa (poesia) sem pretensões...Faria se tivesse geito...

Em relação à intervenção do Moderador milton creio que não percebi bem...vou admitir, portanto, que os meus neurórios não estavam nos melhores dias. Contudo e citando a solução "arquitectada" entre aspas, posso dizer-lhe que pode tirar as aspas porque estão a mais! Vá por mim que sei do que estou a falar.

Aproveito, nesta oportunidade, para dizer o seguinte:

Quando referi que a ideia pretendia romper com os estereótipos existentes no mercado, evidentemente que não estão em causa as soluções de autoria própria e, a título de exemplo, lembro a foto que o Td124 enviou do ampl. dele que gostei particularmente. Nota-se a preocupação com a simetria, na colocação dos componentes com particular ênfase nas formas femininas das 300B assim como os transformadores que marcam o eixo da composição. Claro está que estes merecem estar à vista ao contrário dos nossos que são artezanáis e sem beleza plástica facto que me levou a esconde-los dentro da caixa.
E claro está, também não posso omitir os monoblocos do MCA que até já mereceram rasgados elogios (e merecidos) no fórum. Mas eu aqui sou suspeito porque participei no projecto de execuão destas peças. Devo dizer que a concepção e ideia foi tudo da autoria dele...mas isso é outra conversa porque o MCA é da minha galeria de amigos há muitos anos o que me dá uma redobrada satisfação.

Já vi que o MCA fez uns reparos técnicos à proposta que agradeço pois, de electrónica percebo tanto como de lagares de azeite

O Fmstereo diz não se preocupar com a caixa e acho bem! aceito a sua opinião. O importante é o contido e não o contentor. Por mim, preocupo-me com as duas coisas, mas isso é (de)formação profissional minha!!
Naturalmente que a minha proposta foi pensada para mim, ofereço aos colegas do fórum e não tem mais importância que isso. Como dizem os políticos - vale o que vale.
Posso ainda sugerir aos colegas do fórum que tenham menos habilidade para a bricolage resumirem à forma mais simples ou seja, executarem apenas um paralelepípedo regular e pronto! Desde que dê música, baril!!

Concordo ainda com o Fmstereo quando diz que a preocupação maior será acertar com o TD124 o esquema Hiraga no sentido de se quantificar os transformadores.
Acho que o Fmstereo estará bem posicionado para gerir esta tarefa. O que é que acha? Não me diga que estou a ser atrevido! Nada disso!!!

Bom meus caros, não chateio mais...!

Cumprimentos do,
AMP
AMP
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Ocupação : Arte
Interesses : Musica
Pontos/Reputação : 54

Mensagem  Convidad em 23/11/2009, 21:35

Quero aqui, agradecer a sua ideia e o trabalho a que se deu. A maioria do pessoal esta em "dificuldades" para conseguir executar o projecto a nível eléctrico e penso que essa parte mais evoluída da caixa na sua vertente estética é um passo um pouco complicado para já. Mas se nos der o privilégio da sua companhia até ao fim do projecto, penso que o interesse sobre essa vertente vai crescer.

Mais uma vez, obrigado.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 23/11/2009, 22:25

AMP escreveu:
Em relação à intervenção do Moderador milton creio que não percebi bem...vou admitir, portanto, que os meus neurórios não estavam nos melhores dias. Contudo e citando a solução "arquitectada" entre aspas, posso dizer-lhe que pode tirar as aspas porque estão a mais! Vá por mim que sei do que estou a falar.

AMP
estimado Amp
realmente deves ter compreendido mal o facto de ter utilizado o termo "arquitectada",mas apenas o fiz devido á tua linguagem arquitectonica:
"Concretamente, a caixa proposta é um paralelepípedo
vertical com três superfícies ortogonais e uma superfície empenada, ou
irregular, que serve de fecho de toda a composição formal
.
No interior e a nível do R/C (digamos assim), são
colocadas as peças mais volumétricas e de maior peso, para sustentação do
conjunto – transformadores e bobine de choque.
Num piso acima, em chapa de alumínio, serão colocados os
condensadores maiores electrolíticos(?) e, o espaço disponível até ao tecto,
fica reservado para os restantes componentes, as miudezas.
No exterior (no terraço) apenas ficam as válvulas. Convém
não esquecer que estamos a fazer um SE a válvulas e estas meninas devem ter um
estatuto nobre.
Estas donzelas serão envolvidas, protegidas e embelezadas
por uma platibanda à sua volta. Elas não caem do terraço porque estão bem
seguras mas, com um véu de chapa perfurada e cromada à sua volta, ficam bem
mais bonitas."

e a minha questão não podia ser mais clara(entretanto já respondida por quem percebe mais disto que de lagares de azeite )
mas devo concordar que a solução que preconizas,para alem de bonita é bastante original.
abraço
Milton

Convidad
Convidado

Mensagem  Manuel Duarte em 24/11/2009, 00:04

Eu cá, no que diz respeito aos aspectos estécticos, nestes casos, têm que ser funcionais e face a isto eu tenho já ideias pré-concebidas que se prendem até com aspectos mais mesquinhos como seja o espaço que lhe tenho destinado na minha "rack".

A disposição em torre não "cabe" no espaço destinado, de modo que para além de ter dimensões mais ou menos standard, terá que parecer um amplificador, com as liberdades estécticas que já referi mais atrás.

Do "surfing" que já fiz pelas várias tendências dos "diy" já seleccionei para mim uma forma estéctica que me agrada, aguardo agora as fases mais prévias da selecção e disposição dos componentes para lhe dar a forma definitiva.

Quanto à pressa de começar, acho que estamos todos impacientes, no entanto, da minha parte é por respeito aos 2 mestres, TD124 e MCA, que estão muito envolvidos noutro projecto, que não tenho insistido mais e tenho compreendido que este está a seguir.

Quero, no entanto, deixar aqui os meus parabéns ao AMP pela originalidade, que é para mim um valor muito positivo.

Desculpem o "off topic", Carlomar essas colunas também merecem referência estéctica. Gosto.

Cumprimentos
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  MCA.hifi em 24/11/2009, 01:01

Ora Vivam

Já estou um pouco cansado, 15 horas de trabalho, acabei de chegar apesar disso ainda vim dar uma espreitadela ao forum....

O AMP está de parabéns com o projecto para a caixa do SE, deu luta, mas enfim é como sempre... gostos não se discutem....

Para já o AMP merece parabéns outra vez, o tópico passou para a 8ª pag. depois de estagnado na sete vários dias....

Bom na realidade para o projecto andar, ou pelo menos andar mais na cabeça dos entusiastas, terá de ter melhor leitura e isso só o TD124 pode resolver. Penso desta forma reunir mais interesse em seu torno.

Volto a lembrar, apesar de todo o nervosismo em torno do SE, o PTphones vai ser uma grande escola a todos os níveis, e acabar aquele projecto reveste-se de toda a importância para avançarmos com mais conhecimentos e confiança para o SE. E porque não ???? com mais conciencia das dificuldades que poderão surgir .

Cumprimentos
MCA

Última edição por MCA.hifi em 24/11/2009, 16:14, editado 1 vez(es)

MCA.hifi

Mensagem  fm&stereo em 24/11/2009, 01:26

Havemos de lá chegar!... Laughing
Entretanto vão pensando no novo tópico. Talvez «PtSE amp»... Wink
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  MCA.hifi em 24/11/2009, 22:41

Vivam

Este tópico na realidade parece-me muito disperso e de certa forma desorganizado no respeitante a critérios de inicio, meio e fim. Na realidade ainda não se deslumbra propriamente o inicio.

Começou muito bém, ia no bom caminho .... mas pelo que me estou a aperceber, apresentaram-se boas ideias de circuitos, boas ideias para estética de caixas, boas vontades de iniciar o projecto, no fundo tudo bom, mas de concreto, vou pelo fm&stereo, ainda nada.
Mais parece a Selecção Nacional, são todos muito bons mas depois .... não digo mais nada porque não percebo absolutamente nada dessa religião.

Apesar de estar mais empenhado no PTphones, gostaria de partilhar as minhas experiências de construção de dois mono blocos SE, que já tive oportunidade de apresentar.

Em minha opinião se o pessoal não escolher e debater o esquema de circuito que quer construir nunca sairá do lugar do gato que corre em torno de si mesmo para apanhar a sua cauda. Podem correr o risco do gato que se cansa e desiste da brincadeira.

Como não devo estar para aqui a mandar bazofias para o ar vou declarar a minha posição acerca do assunto que me parece ser o primeiro:

O CIRCUITO
:

- O circuito apresentado pelo PTphones, com a versão que utiliza diodos BYV 96 E na rectificação da alimentação parece-me ser muito fiável, economicamente muito vantajoso e de construção simplificada. Portanto reúne as condições para merecer de um modo geral a minha preferência.

http://img203.imageshack.us/img203/6028/10whmod.jpg

Evidentemente que poderei eventualmente colocar algumas questões que se prendem com a falta de simpatia pelo circuito de entrada o SRPP, que muito inteligentemente o TD124 optimizou com a inserção de um Mosfet par baixar a impedância do drive de ataque á KT88. Poderia eventualmente questionar se um triodo SE com saida pela placa e seguido de um seguidor de cátodo não resultaria igualmente bem, neste caso com a vantagem do circuito ficar todo em SE e mais simplificado ainda.

Por falta de conhecimentos teoricos, também não sei das conveniências e os inconvenientes desta proposta mas fica no ar e penso desta forma despertar um novo interesse na discussão do projecto e por outro lado encontrar o fio da meada.

Vamos então começar a reunir ideias e concretiza-las com método e organização , estão de acordo ???

Cumprimentos

MCA

MCA.hifi

Mensagem  fm&stereo em 25/11/2009, 01:18

Ainda bem que temos por cá o MCA! Very Happy Espero que isto comece a tomar os devidos contornos! ...

Mas, ainda assim, continuo a não perceber como é que conseguem ler o desenho. Eu, apesar de o ter colocado aqui, não consigo perceber nada; para mim está completamente ilegível!
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  MCA.hifi em 25/11/2009, 20:55

Vivam

Parece-me que o verdadeiro pontapé de saída foi dado.

Algumas questões estão em aberto par se poder decidir pelo circuito a optar, no entanto existe a falta de leitura que nada ajuda à sua interpretação, por outro lado existem questões colocadas e dúvidas de ordem técnica.

Estes impedimentos provocam um marcar passo e ninguém saí daqui.

Em minha opinião só o ilustre titular deste tópico, O TD124 pode desbloquear o impasse criado pelas questões levantadas pelos foristas.

MCA

MCA.hifi

Mensagem  MCA.hifi em 9/12/2009, 23:32

Vivam

Como diz o fm&stereo

Cumprimentos

MCA.hifi

Mensagem  fm&stereo em 11/12/2009, 00:56

MCA.hifi escreveu:Vivam

Como diz o fm&stereo

Cumprimentos

Isso, a ver se não acordamos o pessoal!...
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: