Tese Fïsica e Música - Debate

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Mensagem  paulo_m em 12/9/2010, 10:43

onga-ku escreveu:Quando se trata de arte conceptual em que o conceito se sobrepõe ao objecto,

Excepto que nos casos citados o objecto de arte é o som tal como produzido pelo conceito--o resultado não é uma aproximação e nem é sequer uma interpretação.

onga-ku escreveu:
de facto não vejo razão para que se recorra a um sistema de alta fidelidade já que se trata de um exercício intelectual com pouca expressão para outros que não o autor e os poucos praticantes do género.

Acho piada ao juízo de valor e ao uso do argumento de autoridade.

Não estamos em desacordo; a minha nota adicional é a de que há outras dimensões na audição e nem todas pressupõem ou sequer fazem sentido no contexto da reprodução fiel das condições de gravação. O que é a "reprodução fiel" de uma obra de música electroacústica como p.ex. o Étude aux chemins de fer do Schaeffer ou o Hymnen do Stockhausen? O que é a "reprodução fiel" do som de uma guitarra eléctrica?
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Mensagem  ricardo onga-ku em 12/9/2010, 14:18

paulo_m escreveu:
onga-ku escreveu:Quando se trata de arte conceptual em que o conceito se sobrepõe ao objecto,

Excepto que nos casos citados o objecto de arte é o som tal como produzido pelo conceito--o resultado não é uma aproximação e nem é sequer uma interpretação.

onga-ku escreveu:
de facto não vejo razão para que se recorra a um sistema de alta fidelidade já que se trata de um exercício intelectual com pouca expressão para outros que não o autor e os poucos praticantes do género.

Acho piada ao juízo de valor e ao uso do argumento de autoridade.

Não estamos em desacordo; a minha nota adicional é a de que há outras dimensões na audição e nem todas pressupõem ou sequer fazem sentido no contexto da reprodução fiel das condições de gravação. O que é a "reprodução fiel" de uma obra de música electroacústica como p.ex. o Étude aux chemins de fer do Schaeffer ou o Hymnen do Stockhausen? O que é a "reprodução fiel" do som de uma guitarra eléctrica?

É a minha opinião e não se cinge à música contemporânea mas abrange também as artes plásticas e até a arquitectura, que é a minha área de formação e prática.

Quanto à reprodução fiel, refiro-me ao que se encontra registado no disco/ficheiro/etc.

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Mensagem  Orion em 12/9/2010, 14:58

onga-ku escreveu: A Alta Fidelidade pode, no entanto, ser um entrave à apreciação da música "enlatada" já que um sistema neutro (sem colorações) irá expor de uma forma crua todos defeitos das gravações.

Talvez seja por esta razão que durante alguns anos a maioria dos amplificadores incluía nas suas funções os controlos de tonalidade (bass e treble).
Nas revistas de música clássica deparamo-nos por vezes com uma crítica onde o autor faz referência à necessidade de usar os controlos de tonalidade para atenuar as altas frequências de certa gravação de sonoridade excessivamente "brilhante".

Encontramo-nos, portanto, a braços com um dilema: por um lado temos um sistema de Alta Fidelidade que consegue reproduzir de forma exacta toda a informação que está no disco, e por outro lado esse registo não é uma fiel representação da realidade.

E aqui as águas separam-se, ou melhor, os audiófilos: uns preferem a fidelidade ao registo enquanto que outros optam por personalizar a sonoridade dos seus sistemas por forma a se tornarem mais "agradáveis" ou "melódicos".

Bastante interessante, aliás, como todo o tópico em si.

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