SME FD200 - Damping dos braços dos GD's

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SME FD200 - Damping dos braços dos GD's

Mensagem  vinyl33 em 1/10/2009, 07:35

Desde que há uns meses atrás adquiri o meu mais “recente” TT (Thorens TD-160 Super) e que veio artilhado com um braço SME Série III e célula AT-OC9, que fiquei ansioso em experimentar os benefícios da adição do Kit de amortecimento do braço (por silicone) da SME.
Por defeito, os Série III vinham já providos deste dispositivo (sendo opcional no S2), só que o anterior dono do TT só dispunha do recipiente do silicone…o resto – paddles, silicone e o parafusinho de fixação da paddle ao colar do braço tinham desaparecido.
Depois de algum tempo de perseguição a alguns destes Kits (FD200 – Fluid Damper) no Ebay, finalmente lá consegui apanhar um completo, NOS.

A instalação no Série III é autenticamente “piece of cake” por vir já preparado de origem, enquanto que no S2 será um pouco mais trabalhoso já que implica a substituição de alguns componentes da base do braço. Mas apesar de ser uma instalação sem dificuldade é também morosa. Isto porque tem que se aguardar cerca de 2 horas para que os 2 mililitros de silicone “escorram” da ampola fornecida para o recepiente onde ficará alojado.

Aqui ficam fotos do Kit já devidamente instalado. Na segunda foto é perfeitamente visível a paddle (são fornecidas 3 de acordo com a compliance da célula a instalar) e o silicone onde a mesma se encontra parcialmente imersa.

A ideia subjacente ao funcionamento deste Kit é o de amortecer frequências indesejadas – fundamentalmente na gama dos 0 a 10
Hz, onde normalmente se localizam as perigosas frequências de ressonância do conjunto braço/célula – reduzindo a sua amplitude de uma forma drástica e evitando assim que as mesmas possam vir a perturbar a leitura das nuances mais subtis contidas nas espiras.

O manual de instruções que acompanha este Kit ilustra o efeito do mesmo com três tipos de células diferentes – AKG P8ES, Shure V15 Type III e Satin M-18E – montadas num braço SME S2 Imp. È perfeitamente visivel a redução, que em alguns casos atinge
30 dB (!!), nas frequências situadas na gama referida (0 – 10 Hz) mas cujos efeitos ainda são perceptíveis em frequências que se estendem até um pouco mais acima ~20 Hz.

No caso da minha Audio Technica AT-OC9, as primeiras audições revelaram imediatamente melhorias em três aspectos:

1 – O som ficou mais “escorreito”….aquilo que habitualmente se designa por som Linn. O extremo baixo ficou isento de quaisquer “gorduras supérfluas” e perfeitamente controlado;

2 – A focagem é impressionantemente definida. A localização dos instrumentos, mesmo em grandes peças orquestrais, é quase holográfica;

3 - A nível dinâmico a melhoria é igualmente notória. Em gravações de grandes variações dinâmicas, o ataque e o decay são
muito mais rápidos e controlados.

No global fiquei extraordinariamente satisfeito com as melhorias introduzidas. No entanto…..(não há bela sem senão) no meu caso particular desconfio que o efeito de amortecimento se estende bem além dos 20Hz, o que justifica o facto de a sonoridade pender (talvez em demasia) para a característica Linn….

Se me é permitido fazer uma analogia, diria que eu ( e muitos outros também) sou daqueles que reconhece que a um bom presunto não deve ser removida, na totalidade, a respectiva gordura. Eu sei…faz mal. Mas sabe tão bem….

Ou seja, a luta vai continuar na tentativa de encontrar a medida certa da tal gordurinha. A SME propõe nestes casos um “fine tuning” que passará por duas opções:

a - remoção (cuidadosa e parcimoniosamente executada) de parte do silicone de modo a reduzir o “atrito” na paddle e o consequente factor de amortecimento ou;

b - diluição do silicone, por tentativas aproximadas (com fluido apropriado) de modo a obter-se o mesmo efeito.

Resumindo….já tenho com que me entreter. Coisas dos malucos do analógico…

Deixo aqui o desafio a outros foristas que tenham já experimentado a técnica do damping dos braços para que façam o post dos seus comentários e das suas experiências.

Um abraço.

Última edição por vinyl33 em 1/10/2009, 14:54, editado 3 vez(es)
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 666
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Pontos/Reputação : 1160

Re: SME FD200 - Damping dos braços dos GD's

Mensagem  Convidad em 1/10/2009, 09:20

Caro Vinyl33

Muito obrigado por esta bela e trabalhosa descrição. O silicone tem que se lhe diga. Eu passei umas horas valentes para encher o lift do meu SME 3009 II imp. Para além de ser quase impossível de comprar, (o silicone para o elevador) é muito moroso de enfiar a "papa" pelo orifício. O silicone foi-me enviado por um amigo na Alemanha.
Voltando à tua pormenorizada descrição, também eu já pensei em equipar o meu braço com esse apetrecho, e pelo que tu contas, as melhorias parecem ser mais positivas do que negativas. Só tens que acertar na viscosidade certa.
Outra coisa que gostaria de dizer, é que esse braço (apesar de ser o mal amado da SME) é de uma beleza e qualidade de construção magnifica.

Convidad
Convidado

Mensagem  vinyl33 em 1/10/2009, 14:35

António José da Silva escreveu:Caro Vinyl33
....e pelo que tu contas, as melhorias parecem ser mais positivas do que negativas. Só tens que acertar na viscosidade certa.
Outra coisa que gostaria de dizer, é que esse braço (apesar de ser o mal amado da SME) é de uma beleza e qualidade de construção magnifica.

Viva António e demais foristas...
As alterações sónicas são sem qualquer dúvida muito positivas, mas esta busca incessante da perfeição é algo que não conseguimos refrear...
Quanto ao "mal amado"....continua a ser uma soberba peça de engenharia !!! E então se atentarmos nas specs do braço....titânio com espessura da parede somente o dobro da espessura do cabelo humano... não deixamos (ainda) de nos deslumbrar e prestar a devida vénia ao "know how" requerido para o seu fabrico.
E muito grato pelas tuas simpáticas palavras...
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  mr_niceguy em 1/10/2009, 20:35

Caro Artur, o amigo não brinca em serviço
Parabéns pelo SMEIII e pelo kit. Acho o SMEIII o mais bem construido dos SME antes do IV e do V, o tocar bem, depende sempre de muitos factores, mas é uma obra de engenharia, lá isso é.
Eu tive um SMEV e nunca necessitei de silicone, mas este braço realmente "its over-engineered"!
Também apreciei no seu interessante estudo a referência "ao som LInn". Et voilá!
mr_niceguy
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 482
Pontos/Reputação : 293

Mensagem  Convidad em 1/10/2009, 21:33

mr_niceguy escreveu:Caro Artur, o amigo não brinca em serviço
Parabéns pelo SMEIII e pelo kit. Acho o SMEIII o mais bem construido dos SME antes do IV e do V, o tocar bem, depende sempre de muitos factores, mas é uma obra de engenharia, lá isso é.
Eu tive um SMEV e nunca necessitei de silicone, mas este braço realmente "its over-engineered"!
Também apreciei no seu interessante estudo a referência "ao som LInn". Et voilá!

O analógico em geral e o vinil em particular, não se caracterizam só por uma superior reprodução sonora, mas também é um hobby apaixonante e viciante.

Estamos todos apanhadinhos da bola.... (bola, leia-se, cabeça)

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 30/5/2010, 22:29

agora que comprei um 3009 s2imp,tenho andado á caça dum kit desses,porque penso que pode colmatar alguns problemas que possam advir do casamento duma celula M/C com este braço...
se alguem por aí tiver um kit...

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 30/5/2010, 22:45

Ui, outro apanhadinho pelo FD 200. Os maus casamentos só se resolvem de uma maneira: com a vizinha do lado. E fluidos, só os corporais.

Abaixo os dampers. Vivam os braços livres.

Abraço (sem adamper),

Mário

Post Scriptum: O damper é uma solução de compromisso. As vantagens que oferece podem ser ofuscadas pelo que eventualmente roubará, por exemplo na jovialidade do som. Se gosta da sobriedade tipo balzaquiana, por contraste à fogosidade das vintonas...
O seu 3009 tem rolamentos de metal ou de nylon?

Convidad
Convidado

3009 e as MC

Mensagem  Convidad em 30/5/2010, 22:45

milton escreveu:agora que comprei um 3009 s2imp,tenho andado á caça dum kit desses,porque penso que pode colmatar alguns problemas que possam advir do casamento duma celula M/C com este braço (...)
Prezado Milton!

Para que o SME 3009 funcione em harmonia com células MC, será conveniente substituir a headshell de origem por um exemplar em madeira. Caso opte por não proceder a tal substituição, o corpo das células MC mais conveniente a anexar ao SME, deverá ser em plástico ou madeira.

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 30/5/2010, 23:19

M Fernandes escreveu: Os maus casamentos só se resolvem de uma maneira: com a vizinha do lado.
O seu 3009 tem rolamentos de metal ou de nylon?
juro que tenho feito os possiveis,mas a minha mulher anda muito desconfiada,de forma que virei-me para o dumping factor
quanto aos rolamentos penso serem de metal.
Ghost4u escreveu:]Prezado Milton!

Para que o SME 3009 funcione em harmonia com células MC, será conveniente substituir a headshell de origem por um exemplar em madeira. Caso opte por não proceder a tal substituição, o corpo das células MC mais conveniente a anexar ao SME, deverá ser em plástico ou madeira.

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u
efectivamente o AJS já me falou nas yamamoto,mas tambem há umas ortofon jeitosas...

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 31/5/2010, 01:03

Amigo Milton,

Em primeiro lugar temos que saber qual é o modelo do seu SME. Dependendo da versão, assim saberemos a massa do bicho. Depois, teremos de calcular, através da fórmula mágica, qual a concha que será mais adequada, dependendo também da (elasticidade) da célula escolhida. Independentemente do material (uns melhores que outros) em primeiro lugar vamos achar uma concha cuja massa adicionada à do braço nos proporcione uma massa efectiva do conjunto que não nos deixe cair em tentação, perdão, que não deixe que a frequência de ressonância do conjunto braço/célula esteja fora dos parâmetros desejados.
Apesar de alguns SME 3009 (aqueles cuja massa efectiva é baixita) serem bastante desaconselhados para garotas com baixa compliance/elasticidade, ou o que lhe aprouver chamar, há sempre maneira de escarrapachar a ardilosa. Não esqueça que a partir de determinada altura os rapazes da SME voltaram aos braços de massa efectiva mais elevada, precisamente para suportar a moda das células vigentes (como anteriormente já tinham baixado a massa para casamentos felizes com as velhacas de alta compliance da altura).

Portanto, vamos primeiro tratar dos ratos, e só depois vamos estudar a forma de lidar com a humidade.

A saber,

Modelo do braço
Célula

Depois passaremos à fase seguinte.

Analogicamente seu,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 31/5/2010, 08:49

estive agora a ver e o modelo é o S2 improved com 9,5gr de massa efectiva do armtube(só não sei se é com shell,ou sem),e tem os rolamentos(facas) em nylon.
http://www.analogue-classics.com/html/sme_3009___3012.html

a M/C que lhe vai fazer cocegas por baixo será a AT-OC9II(compl 9,peso 8gr),e esta m/c estava montada num braço igual com resultados muito bons,a fazer fé,mas com a tal shell de madeira.
por acaso já fiz as contas e dá 14,4Hz,este valor vai baixar se aumentarmos o peso da referida shell.
http://www.mh-audio.nl/MySystem/RF.asp
Mas,pergunto eu,não será isto apenas um artificio para enganar a calculadora?é que estamos a falar de ressonancias fisicas,e por algum motivo ele fizeram o armtube com pesos(e ressonancias) bem diferentes (uns em aluminio e outros em aço).

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 31/5/2010, 09:02

anda tudo doido!!!!!!!!!
vejam lá este leilão dum kit destes que acabou em 500dlr!!!!!!!!!!
http://cgi.ebay.fr/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=220610433656&ssPageName=STRK:MEWAX:IT

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 31/5/2010, 14:07

Caro Milton,

Só para confirmar, o seu SME é o S2 Improved, com a concha destacável?

Abraço,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 31/5/2010, 15:28

M Fernandes escreveu:Caro Milton,

Só para confirmar, o seu SME é o S2 Improved, com a concha destacável?

Abraço,

Mário
oui!

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 1/6/2010, 00:45

Exmo. Sr. Milton,

Dinheiro em caixa. Não sendo um casamento típico, pelo menos a nível da fr, podemos estar dentro dos parãmetros ideias. Uma concha substancial, pode melhor as notas. Há quem goste de colocar pesos suplementares na concha de origem. Eu não gosto deste método, a não ser que seja o último recurso.
Dado o preço proibitivo do FD200, para já não correria atrás dele.

Não concebo como se pagam tantos dólares por um damper quando com essa verba se consegue adquirir um 3009 SII (não improved).

Se entretanto aparecer um FD200 acessível, não custará muito fazer umas experiências.

Era gajo para investir uns euros na substítuição do rolamento de »naifas» em nylon, por um de metal.

Abraço,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 1/6/2010, 10:06

Ilustríssimo e alternadissimo sr. Mário
Muito obrigado
Era essa a minha suspeita,que,aumentando o peso da shell baixava o valor da Fr.
E se isso acontece na teoria,vamos esperar que o mesmo aconteça na pratica.
a ver vamos,como diz o ceguinho
Já outro grande amigo me tinha falado nas facas de bronze.
vou ter que vender umas coisitas...
-um cinto em bom cabedal(já substituido por um bom pedaço de corda)
-a roda suplente do carro com pneu e tudo(não vendo as outras porque dava nas vistas e rebocam-no,e pode vir a dar jeito para dormir lá dentro)
-uma lamina de barbear(gillete)com pouco uso
-uma arrastadeira de esmalte em bom estado...
-par de sapatos nº44(servem a quase toda gente) com a parte de cima em optimo estado.

agora tenho que me ir,porque se está a aproximar a hora do almoço,e ainda só estacionei 43 carros..

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 1/6/2010, 12:23

Meritíssimo,

Que pena não ter um bom gira-discos tipo Thorens TD 125 MkII para vender.

Eu era capaz de estar interessado, e também ficaria com o SME. Assim já teria cash suficiente para comprar os »bronzes«. Poderia depois aproveitar os »bronzes«, e dado que já não tinha o SME, utilizá-los num dos seus próprios braços. Se o resultado fosse satisfatório, estaria aberto caminho para um novo Nobel da Medicina em Portugal.

Estou a ver que o amigo ainda é um principiante em matéria de arrumação de carros. A quantidade não interessa. Importante é o que os proprietários lá deixam dentro. Noutro dia estive a fazer o Centro Comercial dos Olivais; só arrumei dois carros. Às 10:00 da manhã já tinha um portátil Toshiba e um iPod. Deu para uma semana.

Também gosto muito de fazer estacionamentos de shows de alta-fidelidade.

Semper Fidelis,

Mário

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 7/6/2010, 22:16

vinyl33 escreveu:A ideia subjacente ao funcionamento deste Kit é o de amortecer frequências indesejadas – fundamentalmente na gama dos 0 a 10
Hz, onde normalmente se localizam as perigosas frequências de ressonância do conjunto braço/célula – reduzindo a sua amplitude de uma forma drástica e evitando assim que as mesmas possam vir a perturbar a leitura das nuances mais subtis contidas nas espiras.

O manual de instruções que acompanha este Kit ilustra o efeito do mesmo com três tipos de células diferentes – AKG P8ES, Shure V15 Type III e Satin M-18E – montadas num braço SME S2 Imp. È perfeitamente visivel a redução, que em alguns casos atinge
30 dB (!!), nas frequências situadas na gama referida (0 – 10 Hz) mas cujos efeitos ainda são perceptíveis em frequências que se estendem até um pouco mais acima ~20 Hz.

No caso da minha Audio Technica AT-OC9, as primeiras audições revelaram imediatamente melhorias em três aspectos:

1 – O som ficou mais “escorreito”….aquilo que habitualmente se designa por som Linn. O extremo baixo ficou isento de quaisquer “gorduras supérfluas” e perfeitamente controlado;

2 – A focagem é impressionantemente definida. A localização dos instrumentos, mesmo em grandes peças orquestrais, é quase holográfica;

3 - A nível dinâmico a melhoria é igualmente notória. Em gravações de grandes variações dinâmicas, o ataque e o decay são

No global fiquei extraordinariamente satisfeito com as melhorias introduzidas. No entanto…..(não há bela sem senão) no meu caso particular desconfio que o efeito de amortecimento se estende bem além dos 20Hz, o que justifica o facto de a sonoridade pender (talvez em demasia) para a característica Linn….

Se me é permitido fazer uma analogia, diria que eu ( e muitos outros também) sou daqueles que reconhece que a um bom presunto não deve ser removida, na totalidade, a respectiva gordura. Eu sei…faz mal. Mas sabe tão bem….

Ou seja, a luta vai continuar na tentativa de encontrar a medida certa da tal gordurinha. A SME propõe nestes casos um “fine tuning” que passará por duas opções:

a - remoção (cuidadosa e parcimoniosamente executada) de parte do silicone de modo a reduzir o “atrito” na paddle e o consequente factor de amortecimento ou;

b - diluição do silicone, por tentativas aproximadas (com fluido apropriado) de modo a obter-se o mesmo efeito.

Deixo aqui o desafio a outros foristas que tenham já experimentado a técnica do damping dos braços para que façam o post dos seus comentários e das suas experiências.

Um abraço.
amigo Artur
já encontrou a tal solução de compromisso com o fluido?
como é que ficou a coisa?
ainda não instalei o sme3009s2 imp,nem a AT-OCII que lhe está destinada,mas mesmo com bons conselheiros a dizerem-me o contrário,eu fico com esta malvada duvida....
ainda por cima eu adoro a gordura do presunto
abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  vinyl33 em 11/6/2010, 05:23

milton escreveu:
vinyl33 escreveu:A ideia subjacente ao funcionamento deste Kit é o de amortecer frequências indesejadas – fundamentalmente na gama dos 0 a 10

Um abraço.
amigo Artur
já encontrou a tal solução de compromisso com o fluido?
como é que ficou a coisa?
ainda não instalei o sme3009s2 imp,nem a AT-OCII que lhe está destinada,mas mesmo com bons conselheiros a dizerem-me o contrário,eu fico com esta malvada duvida....
ainda por cima eu adoro a gordura do presunto
abraço

Olá João...
A solução foi encontrada logo no imediato e peço desculpa de não ter dado nota do desenvolvimento da minha "investigação"..
Foi simples...o kit vem com três paddles:
- uma de 13 mm para compliances abaixo de 20 cu.s (branca)
- outra de 9 mm para valores acima de 20 cu.s (cinza)
- uma terceira de 7 mm para valores acima de 30 (preta)
A que inicialmente montei foi a de 9 mm, jogando um pouco naquela máxima que no meio está a virtude....e com os resultados que entretanto descrevi.
Posteriormente substitui a paddle de 9 mm pela de 7 mm ....et voilà....as coisas ficaram já muito mais equilibradas e ao meu gosto....
Ainda para mais sou um sortudo porque não tenho nenhum problema com o castrol....
Abraço e sempre ao dispôr.
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 11/6/2010, 10:24

viva Artur !
obrigado pela resposta,e folgo em saber que encontraste a solução.
o que me deixa ainda mais curioso,mas tudo a seu tempo.
primeiro tenho que montar o sme no 125 e a AT-OC9 na shell de madeira Yamamoto,depois passo o disco de teste para ver como ficam as coisas.

abraço
João

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 11/6/2010, 10:26

milton escreveu:viva Artur !
...depois passo o disco de teste para ver como ficam as coisas.

João

Os ouvidos vão ser suficientes para verificares que as coisas fica bem.
Quando isso estiver tudo pronto, vou aí novamente (pagas o almoço ) para ouvirmos essa maravilha.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 11/6/2010, 10:28

António José da Silva escreveu: para ouvirmos essa maravilha.

...como deve de ser.

Convidad
Convidado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: