Thorens TD124

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Thorens TD124

Mensagem  Manuel Duarte em 29/9/2009, 10:40

Já há muito que quero fazer este upgrade ao meu GD.

Parece que agora estou mesmo decidido a colocar um segundo braço que me permita re-ouvir a vasta colecção que herdei de 78 rpm.

Primeiro onde devo colocar o segundo braço, canto inferior esquerdo ou superior esquerdo?

Claro que vou ter que substituir o plinth, há algum que me aconselhem, ou alguém terá um esquema de furação para diy?

E que braço/célula para leitura de discos de 78 rpm?

Entretanto ando a consultar a net, mas não há muita coisa.

Cumprimentos
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 259
Pontos/Reputação : 471

Re: Thorens TD124

Mensagem  Convidad em 29/9/2009, 13:04

em primeiro lugar parabéns pelo belo prato que tens,em
relação á questão que colocas,pergunto qual é o braço que o equipa neste momento.não dá para usar uma segunda shell com outra cabeça?
abraço
Milton

Convidad
Convidado

Mensagem  Manuel Duarte em 29/9/2009, 13:55

O braço é um SME 3009 Improved, como se vê na foto que consegui colocar no avatar.

O problema é que todas as regulações teriam que ser alteradas profundamente, VTA, peso, célula/concha, anti-scating, etc., o que tornaria cada mudança de disco um martírio.

Por outro lado também a saída de sinal teria que ligar numa entrada diferente do phono, já que os discos de 78 rpm não têm equalização RIAA.

É este todo o drama, para além de que o próprio SME não será o mais adequado a ler discos destes que precisam de mais peso, tanto na shell, como no contrapeso anterior. Seria outro braço SME, mas até estou a pensar num braço Ortophon. Do género dos originais da época do TD124.

Tenho-me debruçado muito neste projecto, mas claro que gostaria de obter informação de experts que existem aqui no fórum.
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Manuel Duarte em 29/9/2009, 14:04

Como vou alterar isto tudo até estou em vistas de aquisição de um SME 3012 para substituir este actual e em consequência abandonar este plinth. Voltar a um mais "clássico".

Pena é que como referi este braço não ser adequado aos discos de 78 rpm.

Enfim, estava tão bem e voltei a meter-me no chamado "mólho de bróculos".
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 29/9/2009, 16:37

Manuel Duarte escreveu:

Por outro lado também a saída de sinal teria que ligar numa entrada diferente do phono, já que os discos de 78 rpm não têm equalização RIAA.

Boa tarde Manuel.

O que disse acima é verdade desde que dito de maneira correcta. (que poderá ser o caso ou não) Os 78rpm têm equalização, mas que não corresponde à curva normalizada. (RIAA) Muitos 78 têm inclusivamente um corte bem próximo da norma (RIAA) mas nem todos e para além disso são mono.
Em minha opinião muito pessoal, seria melhor ter um segundo gira-discos só para essa finalidade. Eu não mexeria no TD124. Outra coisa que necessita é de um pré de phono dedicado em mono e com possibilidade de ajustes das várias equalização existentes na altura. Se precisar, posso indicar-lhe quem constrói prés para esse efeito.

Convidad
Convidado

Mensagem  Manuel Duarte em 29/9/2009, 17:12

António José da Silva escreveu:
Manuel Duarte escreveu:

Boa tarde Manuel.

O que disse acima é verdade desde que dito de maneira correcta. (que poderá ser o caso ou não) Os 78rpm têm equalização, mas que não corresponde à curva normalizada. (RIAA) Muitos 78 têm inclusivamente um corte bem próximo da norma (RIAA) mas nem todos e para além disso são mono.
Em minha opinião muito pessoal, seria melhor ter um segundo gira-discos só para essa finalidade. Eu não mexeria no TD124. Outra coisa que necessita é de um pré de phono dedicado em mono e com possibilidade de ajustes das várias equalização existentes na altura. Se precisar, posso indicar-lhe quem constrói prés para esse efeito.

Sim a sua interpretação está mais correcta e mais abrangente, antes da normalização RIAA cada etiqueta tinha a sua "norma", que até variava dentro da mesma etiqueta um pouco em função das condições de captação sonora.

Claro, por lapso não referi a característica mono destes discos, daí a célula ter que ser dedicada.

Isto torna ainda mais complicado a audição destas preciosidades históricas, no entanto, já meu pai o fazia, basta "colorir" um pouco o som com a regulação de graves, para chegarmos a uma solução de compromisso bem próxima da ideal (sacrilégio para os puristas).

A solução que preconiza seria realmente a mais imediatista, mas seria o quarto GD e nenhum dos outros infelizmente tem 78 rpm.

Outra hipótese seria dedicar este GD só aos 78rpm, mas aí ia perder a excelência da utilização em discos actuais.

Esta ideia tem-me vindo a acompanhar ao longo dos tempos, mas agora está mais intensa que nunca.

De vez em quando lá faço uma tertúlia 78 rpm em casa de um amigo que tem um GD dedicado e fico sempre a sentir que vale a pena ouvir estas preciosidades.

Obrigado
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  td124 em 29/9/2009, 21:43

Manuel Duarte escreveu:Já há muito que quero fazer este upgrade ao meu GD.

Parece que agora estou mesmo decidido a colocar um segundo braço que me permita re-ouvir a vasta colecção que herdei de 78 rpm.

1-Primeiro onde devo colocar o segundo braço, canto inferior esquerdo ou superior esquerdo?

2-Claro que vou ter que substituir o plinth, há algum que me aconselhem, ou alguém terá um esquema de furação para diy?

3-E que braço/célula para leitura de discos de 78 rpm?

Cumprimentos

Olà,

1- Nem num canto nem no outro!!!, o 124 foi concebido com um suporte de braço amovivel (três parafusos para isso). Faça ou peça a um carpinteiro de fazer um segundo igual(em faia, e isto é obrigatorio) e ponha o braço que quizer. Senao compre um na Ebay, isso é barato entre 30 e 50€.

2- O unico plinth verdadeuramente adaptado é o plinth em faia de origem até 1964, chamado plinth Ortofon em forma de saia. Senao o Schoper na Suiça faz a copia perfeita do plinth original, mas é caro...

3- Compre o braço mais barato que encontrar, pois para os 78, azs células tém tolerancias muito largas, e os braços de precisao sao atençoes a mais para essas células, e nao dao um resultado verdadeiramente superior. As células hà muitas, nos grandes construtores, mas escolha obrigatoriamente MM's, por causa do prato em aço magnético.

Até+
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Pontos/Reputação : 875

Mensagem  Manuel Duarte em 29/9/2009, 21:49

td124 escreveu:

1-Primeiro onde devo colocar o segundo braço, canto inferior esquerdo ou superior esquerdo?

2-Claro que vou ter que substituir o plinth, há algum que me aconselhem, ou alguém terá um esquema de furação para diy?

Cumprimentos

Olà,

1- Nem num canto nem no outro!!!, o 124 foi concebido com um suporte de braço amovivel (três parafusos para isso). Faça ou peça a um carpinteiro de fazer um segundo igual(em faia, e isto é obrigatorio) e ponha o braço que quizer. Senao compre um na Ebay, isso é barato entre 30 e 50€.

2- O unico plinth verdadeuramente adaptado é o plinth em faia de origem até 1964, chamado plinth Ortofon em forma de saia. Senao o Schoper na Suiça faz a copia perfeita do plinth original, mas é caro...

3- Compre o braço mais barato que encontrar, pois para os 78, azs células tém tolerancias muito largas, e os braços de precisao sao atençoes a mais para essas células, e nao dao um resultado verdadeiramente superior. As células hà muitas, nos grandes construtores, mas escolha obrigatoriamente MM's, por causa do prato em aço magnético.

Até+

Peço desculpa por insistir.

A minha intensão é colocar dois braços no mesmo GD ao mesmo tempo.

Um para ler discos estéreo normais, eventualmente alterando o braço actual para um 3012.

E um outro para ler discos 78 rpm.

Cada um com a sua saída e ligados um a uma unidade de phono e o outro (mono) a uma entrada normal do amplificador.

Cumprimentos
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  td124 em 29/9/2009, 22:25

Manuel Duarte escreveu:
td124 escreveu:

Cumprimentos

Olà,

Até+

Peço desculpa por insistir.

A minha intensão é colocar dois braços no mesmo GD ao mesmo tempo.

Um para ler discos estéreo normais, eventualmente alterando o braço actual para um 3012.

E um outro para ler discos 78 rpm.

Cada um com a sua saída e ligados um a uma unidade de phono e o outro (mono) a uma entrada normal do amplificador.

Cumprimentos

Nesse caso compre um Garrard 301 ou 401, o TD124 nao foi concebido para isso e é uma heresia fazê-lo...

Mas se apesar das minhas palvras quizer fazer, entao é canto inferior esquerdo evidentemente, pois o mais longe do motor...

Até+
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Pontos/Reputação : 875

Mensagem  Manuel Duarte em 29/9/2009, 22:57

Ok, obrigado pelo seu conselho.

Acho que vou segui-lo.

Cumprimentos
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 29/9/2009, 23:03

Manuel Duarte escreveu:Ok, obrigado pelo seu conselho.

Acho que vou segui-lo.

Cumprimentos

Parece-me um passo prudente.

Convidad
Convidado

Mensagem  Manuel Duarte em 3/10/2009, 08:15

Já há algum tempo que deixei definitivamente de passar alguns fins-de-semana no Alentejo e viver a maior parte do tempo em Lisboa e passei a fazer exactamente o contrário.

Uma das vantagens é que tenho muito melhores condições para ouvir música em casa, já que não há vizinhos. Uma desvantagem é que tenho que ir algumas vezes a Lisboa para disfrutar música ao vivo.

Bom, mas isto seria a introdução para a "saga" do meu TD124, que está agora nas mãos de um amigo que está a colocar-lhe um 3012, bem como um novo plinth em faia adequado àquele braço, de modo a não ficar o suporte do braço fora do plinth. Estava a pensar que seria já este fim-de-semana a primeira audição mas o plinth ainda não chegou.

Mais notícias em breve (espero eu).
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 3/10/2009, 08:19

Manuel Duarte escreveu:

Mais notícias em breve (espero eu).

Convidad
Convidado

Mensagem  Manuel Duarte em 6/10/2009, 12:58

António e TD124

Gostaria de saber a vossa opinião sobre esta

Goldenote Babele Phono Cartridge

Goldenote Babele Features:

•MC high output cartridge (can be driven even by MM phono stages): 2,0mV

•FREQUENCY RESPONSE: 22-40.000Hz

•IMPEDENCE: 280ohm.

•COMPLIANCE: 8CUs.

•CHANNEL SEPARATION: over 25db

•WEIGHT: 8g.

•SUGGESTED TRACKING
•WEIGHT: 1,4g +/- 0,2g

•CANTILEVER: Magnesium alloy

•DIAMOND: Micro Elliptical Shape®.

•BODY: Finely machined Delrin®.

Isto na perspectiva do TD124/SME 3012.

Qual a melhor escolha em termos de célula na vossa opinião?

Cumprimentos
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 6/10/2009, 13:09

Penso que o td será melhor conselheiro do que eu, porquanto já ter ouvido muitas células diferentes no seu 124. O Mike vende essas células e estou convicto que se levares lá o teu 124, poderás ouvir o equipamento em questão.

Convidad
Convidado

Mensagem  nbunuel em 6/10/2009, 13:19

Em Preço/qualidade sem dúvida a
AT OC9MLII
http://www.at-oc9ml.co.uk/
e o SME 3012 tem massa mais que suficiente para a compliance da célula..
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1446
Ocupação : Bode Expiatório - F. Público
Interesses : Demasiados
Pontos/Reputação : 1344

Mensagem  Convidad em 6/10/2009, 13:21

nbunuel escreveu:Em Preço/qualidade sem dúvida a
AT OC9MLII

Sem duvida uma grande célula. E se for comprada na América sai bem barata.

Convidad
Convidado

Mensagem  Elso em 6/10/2009, 13:30

nbunuel escreveu:Em Preço/qualidade sem dúvida a
AT OC9MLII

Sem duvida uma grande célula. E se for comprada na América sai bem barata.

Olaré, mesmo com alfandegas e essas burocacias todas.
Elso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1014
Ocupação : Muito ocupado
Interesses : Capri/2CV/Carocha/Road King/Baterias e muita musica
Pontos/Reputação : 594

Mensagem  A Pauca Sed Bona em 6/10/2009, 13:35

Olá Duarte,

para os discos de 78rpm tens a Ortofon OM 78 que custa a módica quantia de 60,00 e para o efeito dá bons resultados.

Também tens a OM D25M para discos mono mas de 33.3 rpm pelo mesmo preço sendo que as duas agulhas servem na mesma cabeça.

Quanto a MCs para os LPs actuais, além das recomendações feitas experimenta ouvir células da ZYX.

Tal como referido, as ZYX, Goldnote e Ortofon, podem ser compradas cá montagem e afinação incluidas.

Um abraço

João Gouveia

PAUCA SED BONA,Lda Importador oficial exclusivo para Portugal, das marcas PURE SOUND, AVID HIFI e BENZ-MICRO. Reparação e restauro de gira-discos e colunas de som. Home Cinema, amplificação a válvulas e solid state.
www.paucasedbona.pt
Sala de Audições: Rua João das Regras Nº 5 GR6 2605-792 Casal de Cambra
Nota: a 5 minutos do Dolce Vita Tejo
Tlm:91 231 5200 contacto:João Gouveia
email: paucasedbona2004@gmail.com
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Pontos/Reputação : 287

Mensagem  Convidad em 6/10/2009, 13:39

nbunuel escreveu:

Sem dúvida. Toca maravilhosamente bem no meu 3009 imp II que tem menos massa especifica. E foi sem dúvida a melhor célula que por cá passou. Claro que não me importava de experimentar uma ZYX. Quem sabe, um dia destes....

Convidad
Convidado

Mensagem  Manuel Duarte em 6/10/2009, 14:13

nbunuel escreveu:

Sem dúvida. Toca maravilhosamente bem no meu 3009 imp II que tem menos massa especifica. E foi sem dúvida a melhor célula que por cá passou. Claro que não me importava de experimentar uma ZYX. Quem sabe, um dia destes....

No meu TD160 B/SME3009 II tenho uma DL-160, mas nesta configuração TD124/3012 quero algo mais condizente com o conjunto. Referi aquela célula porque alguém me falou nela mas nem a conheço.

Agradeço as vossas dicas.

Entretanto, com o feriado, ainda não chegou o plinth, de modo que ainda tenho tempo para escolha de célula.

A propósito o meu 3012 (usado, lógico) vem com a shell perfurada, será que tenho que comprar aquela toda fechada (mais massa)? Ou a massa da célula pode compensar a necessidade de peso?

Cumprimentos
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 6/10/2009, 14:22

Manuel Duarte escreveu:
nbunuel escreveu:

No meu TD160 B/SME3009 II tenho uma DL-160, mas nesta configuração TD124/3012 quero algo mais condizente com o conjunto. Referi aquela célula porque alguém me falou nela mas nem a conheço.

Agradeço as vossas dicas.

Entretanto, com o feriado, ainda não chegou o plinth, de modo que ainda tenho tempo para escolha de célula.

A propósito o meu 3012 (usado, lógico) vem com a shell perfurada, será que tenho que comprar aquela toda fechada (mais massa)? Ou a massa da célula pode compensar a necessidade de peso?

Cumprimentos

É tudo uma questão de cálculos. Eu no meu braço tenho uma Yamamoto HS2 que para além de conferir mais massa, suavizou ainda mais o som.

http://www.echoloft.com/cgi-bin/buysell2/YaBB.pl?board=hifi&action=display&num=1252713728

Convidad
Convidado

Mensagem  nbunuel em 6/10/2009, 14:33

Thorens 124.. hum
Qual é o prato que ele tem??è que só o blindado magneticamente dá para celulas MC, inclusive as de alto ganho. O normal atraí as cabeças magneticamente o que causa incompabilidade total com esta tipologia. Nesse caso aconselho a Ortofon 2M black
http://www.ortofon.com/products/cartridges/cartridges-2m-series/2m-black
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1446
Ocupação : Bode Expiatório - F. Público
Interesses : Demasiados
Pontos/Reputação : 1344

Mensagem  Manuel Duarte em 6/10/2009, 14:34

É claro, mas há limites para o posicionamento do contrapeso. Bom, isto é a minha impaciência a vir ao de cima, mas estes aspectos de montagem estão entregues a alguém que percebe muito disto.
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Manuel Duarte em 6/10/2009, 14:37

nbunuel escreveu:Thorens 124.. hum
Qual é o prato que ele tem??è que só o blindado magneticamente dá para celulas MC, inclusive as de alto ganho. O normal atraí as cabeças magneticamente o que causa incompabilidade total com esta tipologia. Nesse caso aconselho a Ortofon 2M black
http://www.ortofon.com/products/cartridges/cartridges-2m-series/2m-black

O prato é o não magnético. Na anterior mexida que lhe fiz foi essa uma delas.
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 6/10/2009, 15:09

Manuel Duarte escreveu:É claro, mas há limites para o posicionamento do contrapeso. Bom, isto é a minha impaciência a vir ao de cima, mas estes aspectos de montagem estão entregues a alguém que percebe muito disto.

Quanto ao contrapeso, só é problemático no caso de querer usar o contrapeso e a escala da balança. Eu como tenho uma balança digital, dá para variar fortemente o peso, jogando com os dois pesos.
Eu no meu não uso a escala de origem e portanto com a balança dá para fazer o que for necessário.

Convidad
Convidado

Mensagem  Manuel Duarte em 7/10/2009, 12:10

Acabou de chegar o plinth. Agora mãos à obra. Fica um SME 3009 II improved disponível.
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Paulo André em 7/10/2009, 12:41

Manuel Duarte escreveu:Acabou de chegar o plinth. Agora mãos à obra. Fica um SME 3009 II improved disponível.

Se for possivel meta uma foto do plint para vermos

Sistema
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + PS3
Fonte analógica: Thorens TD160MKII + Rega Bias + Norbert c/ regulação RIAA
Fontes digitais: Pioneer PD-S703 + Sony ST-SA3ES + Sony MDS-JB930QS
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5956
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Pontos/Reputação : 3208

Mensagem  Convidad em 7/10/2009, 12:44

Paulo André escreveu:
Manuel Duarte escreveu:Acabou de chegar o plinth. Agora mãos à obra. Fica um SME 3009 II improved disponível.

Se for possivel meta uma foto do plint para vermos

Do plinth do bracinho, da célula, do prato....

Convidad
Convidado

Mensagem  Manuel Duarte em 10/10/2009, 11:36

Voltando um pouco atrás, à questão dos 78 rpm, que continua a ser a minha preocupação, ontem em conversa, aconselharam-me um Thorens TD 135, configurado exclusivamente para 78 rpm.

Gostava de saber a vossa opinião sobre este GD tão pouco referido. Será um GD com a qualidade da marca ou foi um fracasso?

Quanto à obra do TD124 está a correr normalmente, mas é de referir que um forista que se "contagiou" com esta coisa da "upgradite" e ficou com o meu antigo plinth e neste momento o "meu" técnico está a braços com duas obras.

Ainda o tentei convencer a substituir também o braço, mas o meu SME 3009 continua disponível. Não sei se dará para aplicar na hipótese TD135, mas parece-me que tudo indica que não.

É tudo por hoje
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: