Espaço Holbein Menezes

Página 1 de 66 1, 2, 3 ... 33 ... 66  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Espaço Holbein Menezes

Mensagem  Paulo André em 14/9/2009, 10:35

Este tópico foi criado exclusivamente para o Mestre Holbein Menezes.

Última edição por Paulo André em 6/10/2009, 13:32, editado 3 vez(es)

Sistema
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + Marantz DV6600
Thorens TD160MKII + Rega Bias +Norbert c/ regulação RIAA
Fonte: Pioneer PD-S703 / Philips CD 207
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205

Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens: 5421
Ocupação: Ferroviário
Interesses: Audio DIY
Pontos/Reputação: 3044

Re: Espaço Holbein Menezes

Mensagem  Luke Skywalker em 14/9/2009, 10:46

Eu, que já o acompanho em outro forum, fico no aguardo de seus excelentes postes

Luke Skywalker
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens: 695
Ocupação: Na escuta
Interesses: Áudio
Pontos/Reputação: 1129

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

As pedras não se encontram jamais; os homens, sim!

Mensagem  holbein menezes em 14/9/2009, 13:37

Luke, meu velho amigo!

Já lera você no tópico das "Salas... essas desconhecidas". Fiquei feliz então. Agora, tudo indica que se abrirá a oportunidade de dialogarmos - próximo da liberdade que tínhamos em AudioDicas - em uma seção deste Fórum da qual serei o principal responsável. Aguarde.

E se falo "dialogar" é porque - e você sabe-o bem - esse é meu estilo: dou minhas opiniões, dou-as com franqueza e autenticidade, e louvado na minha longa experiência com reprodução eletrônica do som musical (e muita leitura, que ninguém nasce sabido) MAS, sobretudo, VIVO do "feedback"; isto é, do retorno dos leitores. Porque sem esse retorno qualquer texto não passa de letra morta.

Onde está você a residir?

Quanto a mim, saí de Florianópolis e regressei, depois de 51 anos, ao velho Ceará!

Um abraço do

Holbein.

holbein menezes
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 384
Pontos/Reputação: 393

Mensagem  Pierre em 14/9/2009, 13:47

Caro Holbein.

Li num artigo seu hà anos na "Audio", (se não estou enganado) "10 mandamentos do hi-fi", que dava grande relevo aos cabos de sector. Ainda hoje se mantem essa tese ou observa esse assunto de outra maneira?
Desmistifique lá o tema que o pessoal anda em "pulgas" por sua opinião.
Abraço.

Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 1190
Interesses: Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação: 1076

Mensagem  Luke Skywalker em 14/9/2009, 16:08

Holbein é um prazer dialogar com vc.

Continuo em Belo Horizonte, Belzonte, e as portas estão abertas, não apenas para vc, mas tb para todos os outros membros que por aqui passarem e quiser conhecer meu sistema, xing-ling, caixas e pré diy, em sala (quarto) de de10m2

Neste momemto, estou testando novas válvulas, 12BH7, em meu pré VTR LS3i, by Ricardo W. Pereira.

Se não me engano, vc tb usa um pré dele.

Estou em férias e devo dar uma esticada até a Bahia, Arraial d'ajuda, Trancoso e Porto Seguro, na próxima semana .

Fora deste, estou sempre em casa.

Sou caseiro e o que mais gosto é ouvir música em casa.

Abraços e tenha certeza que estarei sempre atento a seus post.

Luke Skywalker

Número de Mensagens: 695
Ocupação: Na escuta
Interesses: Áudio
Pontos/Reputação: 1129

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Cabos de setor.

Mensagem  holbein menezes em 14/9/2009, 17:59

Pierre: não me lembro mais que "idéias" defendi no texto referido por você; alguns sabem, sou camaleônico; ou melhor, a vida ela o é; eu faço apenas observar. E, se observado com atenção, nenhum fenômeno da Natureza é estático. Todos pensávamos porque todos aprendemos assim, que as manifestações climáticas obedeciam a leis constantes e imutáveis desde o tempo de Adão e Eva. Estamos a ver, lamentavelmente, que nossos desregramentos enquanto habitantes desta Natureza terráquea, pode tornar (e está a fazê-lo) mutável para pior as manifestações climáticas...

Quanto a cabos de setor, pasma-me a constatação histórica de que nos idos de 1950/60 os Pioneiros da reprodução do som - Briggs, Walker, Leak, Marantz, Scott, McIntosh etc - muniam seus sistemas e os sistemas com os quais realizavam demonstrações públicas em teatros (da música ao vivo versus música reproduzida), municiavam-nos com cabos ordinários tanto de áudio quanto de eletricidade!!

Penso que, naqueles tempos, o elo mais fraco do sistema de reprodução do som musical era a eletrônica, e, proclamado em primeiro lugar, os alto-falantes. Ora, a eletrônica conquanto tenha se desenvolvido de forma extraordinária, passando a distorção harmônica (HD) de 1 e 0.5% para 0,001%, ou menos; conquanto a lineralidade da resposta de frequência dos alto-falantes tenha caido dos 10% e 7% e para 1% ou pouco mais; conquanto a produção de potência (watts) dos amplificadores tenha se elevado de os máximos 35 watts do Marantz Modelo 10 (o último dos Marantz valvulados) para os mais de 2.000 do Sunrise do Bob Carver; conquanto...

Nada obstante todo esse "desenvolvimento" tecnológico, nenhuns sistemas das mais famosas grifes destes dias de agora teriam êxito - como tiveram os Pioneiros da alta-fidelidade de antanho - numa demonstração pública vivo versus reproduzido.

E os Pioneiros utilizavam-se de cabos de setor e áudio, ordinários, ordinaríssimos!

Melhorou o quê? Que alterações sônicas os cabos esotéricos introduziram na reprodução do som musical? Portabilidade, tão-só!

Diante dessas observações um velho "testemunha da história do áudio para a reprodução do som musical" como eu, que esse ancião próximo de completar um século de vivências, pode dizer dessa enganação chamada cabos especiais?

Meu atual "achado" é: cabo bom é aquele que faz bom contato!

Fiz recente um experimento: peguei três cabos de setor, desses pré-fabricados e pré-moldados que acompanham os ledores de CD e DVD, juntei-os num molho (feixe, lio) só, as três tomadas macho permaneceram como nos originais, três, MAS as pontas das três tomadas fêmeas cortei-as, juntei as pontas dos fios fase, neutro e terra e fabriquei uma só tomada fêmea. Comparei o "invento" com um cabo de setor de grife que custara a um amigo meu, 2.400 dólares. NENHUMA DIFERENÇA DE COMPORTAMENTO SÔNICO OBSERVOU-SE! Nenhuma! Em um teste "cego" AB. Nenhuma!

Pois. Não é a topologia do cabo de setor que o faz EFETIVO, é o contato! Portanto, não há o bom cabo, há o bom contato.

Em outra oportunidade falarei do cabo de áudio a que dei o nome de Arataca, que fiz a partir de cabos retirados de uma sucata de avião de combate. Até cheguei a remeter alguns exemplares para o Jorge Gonçalves, da AUDIO, que andou com eles entre Lisboa e Porto mas jamais rerportou o resultado na sua dele revista.

Holbein.

holbein menezes
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Blink em 14/9/2009, 18:44

É com prazer que leio estas linhas e que no fundo vão ao encontro do que já defendi no post abaixo. É demais evidente que á margem dos ditos aparelhos hifi existe um manancial de negócios milagrosos no que respeita a cabos.

Se existe alguma coisa com que me preocupe nos cabos de sector, são o facto de eles serem protegidos electromagneticamente através de uma boa malha para não poluirem ao seu redor e umas fichas decentes.

http://www.audiopt.net/diy-cabos-acessoriostweaks-tratamentos-acusticos-racks-f6/supra-lorad-semi-condutor-nao-t840.htm?highlight=supra

E bem vindo a este seu espaço.

Cumpts,

Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens: 4215
Interesses: DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação: 1629

Mensagem  Convidad em 14/9/2009, 18:59

Cabos valem 0. Sempre o disse e sempre o direi até ao dia em que ouça realmente diferença.
Os cabos de secção e os IC são das maiores banha da cobre que existem, apesar de haver um ou outro sitio onde possam ser uma mais valia por razões meramente eléctricas, mas isso é outra conversa.

Convidad
Convidado

Diferenças e melhorias.

Mensagem  holbein menezes em 14/9/2009, 20:02

António José,

"melhorias" maiores observamos se pomos um peso de mármore sobre o ledor de CD; ledor possui motor e motor em funcionamento, vibra; que pode ou não influir na leitura; pode ou não levar a que se percam, na leitura, mais ou menos bits; com isso, a leitura pode ficar mais conforme ou menos conforme os bits existentes no CD...

Então vamos mercantilizar peso de mármore!

Não é piada; conto-lhes: anos pretéritos, tempo em que eu frequentava "feiras de áudio", estive em uma em São Paulo e lá encontrei dileto amigo com quem me correspondia via Internet. Um experimentado audiófilo. Chegou-se a mim feliz da vida, com um embrulho debaixo do braço; perguntei o que era. Resposta: um peso de mármore, mágico! Custara-lhe 200 dólares! ... um experimentado audiófilo!

Placebos vivem disto: de experimentados audiófilos. Tais, de tão entediados com o mesmismo da eletrônica para a reprodução do som musical, e cismarentos quanto à alta-fidelidade da replicação em disco de conserva, que jamais alcança a qualidade da música do evento original, algo desesperado torna-se terreno fértil para vicejar toda sorte de placebos.

Conto-lhes outra, e nessa caí eu: depois que não deu resultado sônico perceptível, puxar a cabeação elétrica para a sala de música desde o relógio medidor próximo e embaixo do poste da rede pública, e blindar essa cabeação trifásica com conduite de cobre até a sala de música; e mais: aterrar os conduites em sistema de terra em triângulo equilátero, hastes de cobre maciço de três metros de comprimento enfiadas chão a dentro... depois dessa "maratona" elétrica quase que desisti de melhorar a qualidade da eletricidade na "sand-filled".

Salvou-me (salvou-me?) um placebo que um esperto "expert" andou a vender cá no Brasil varonil salve salve. Tratava-se do esoterismo mediúnico de uma aparelhinho denominado sem-vergonhamente de "Quantum", que prometia o milagre de purificar a eletricidade da rede pública que chegava ao sistema eletrônico uma vez o aparelhinho (media em torno de 10 cm por 10 cm, 5 cm de espessura) fosse instalado dentro da sala! Apenas dentro da sala! Sem qualquer contato físico com os aparelhos eletrônicos! Só a carecer que estivesse o "Quantum" à distância menor que um metro dos aparelhos! O "manual" (em minúsculo porque eram quatro páginas, apenas) anunciava que se tratatava do emprego da teoria quântica à correção do sistema elétrico. Cheguei a estupidez de comprar quatro dessas unidades... mea culpa, mea maxima culpa. E que o Diabo se apiede de minha alma crédula.

Um dia de iconoclastia explícita e exarcebada, desconfiado (como se diz aqui no Brasil, "caiu a ficha") resolvi abrir um desses aparelhinhos "quânticos"; que vi? Ora, Senhores, um reles chip, nada mais que um vulgar chip...

Melhoras e diferenças são expectativas as quais, para tratá-las mais convém recorrer a Freud.

Holbein, o muitas vezes enganado.

holbein menezes
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 14/9/2009, 20:17

holbein menezes escreveu:

Holbein, o muitas vezes enganado.

Mas o pessoal até gosta de ser enganado. E quanto maior o valor, mais se vão obrigar a ouvir uma diferença.
Decerto que na sua longa experiência já se deu conta deste fenómeno. Muda-se um IC e o dono, ou fabricante fica logo com um sorriso enorme nos lábios e diz: "Reparem na diferença". E normalmente a diferença é 0.
Há um teste interessante na net feito pelos chamados ouvidos de ouro (passou-se na América) e foram fazer um teste cego com cabos de alimentação. Um cabo que é fornecido, e um que custa quase 3000 dólares e que foi fornecido pelo importador para tal teste. Conclusão? Novamente 0.

Abraço e boa musica.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 14/9/2009, 21:39

Este resultado mais uma vez resulta numa diferença entre cabo de alimentação de frigorífico e cabos caríssimos. As diferenças, 0

http://www.hometheaterhifi.com/volume_11_4/feature-article-blind-test-power-cords-12-2004.html

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 14/9/2009, 22:02

Vejam até ao fim visto que a musica é espectacular. Fiz algo idêntico há uns meses atrás mas com IC's. O resultado foi surpreendente. Três cabos diferentes, foram testados, (dois de cada vez) sem nunca interromper a musica. No teste havia um daqueles IC's que custam 3 euros, um DIY e um de compra. O resultado de uma audição cuidada foi tal, que a pessoa que estava a ouvir, não sabia quando tinha mudado de cabo.

Vejam o vídeo. A ideia é excelente. Temos que organizar algo igual.

http://www.youtube.com/watch?v=mm6hf1y0XAc

Convidad
Convidado

Mensagem  Brás em 14/9/2009, 22:54

Cá para mim aquela peça de ligação condiciona o resultado do teste

Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 1356
Pontos/Reputação: 547

Mensagem  Convidad em 15/9/2009, 05:08

Brás escreveu:Cá para mim aquela peça de ligação condiciona o resultado do teste

Assim como as peças que estão nos amplificadores, (leitores de cd, etc.) e que servem para ligar os cabos caros que há à venda.

Convidad
Convidado

Teste "cego" para videntes...

Mensagem  holbein menezes em 15/9/2009, 09:00

Curioso o teste, António José, e intrigante a técnica A/B empregada. Nesta, para mim ocorre um mínimo "delay" que se realiza nos microssegundos gastos com a operação de tirar e botar do encaixe as respectivas tomadas; operação que produz maior "delay" do que se se tivesse instalado uma chave de alavanca de cobre espesso, das em uso nas fábricas industriais para acionar grandes motores. Caso em que os elétrons da corrente elétrica só seriam interrompidos de circular pleno no ponto do contato com a tomada do amplificador. Transportemos em imaginação tal técnica para uma corrente de água: com certeza ocorreria um "delay" no jato d'água..., pois não?

De mais a mais, temos falado aqui em contato, ótimo contato, e, seguramente a tomada "hospital grade" da esquerda efetuará muito melhor contato do que a xinguelingue da direita. A propósito, repararam nas fichas RCA do cabo de áudio... bem xinguelingue!

Teria sido mais científico houvessem os experimentadores realizado o teste em dois tempos: 1º) teste para condução da corrente elétrica, com cabos diferentes em topologia e espessura mas com tomadas de entrada e saída semelhantes; 2º) teste para contato, com cabos de topologia e espessura semelhantes mas desiguais tomadas tanto de entrada quanto de saída.

E os que falam a última flor do Lácio, hoje culta e continua bela, agradeceríamos o "papo" em Português... e não em grego, pô!

Holbein.

holbein menezes
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Página 1 de 66 1, 2, 3 ... 33 ... 66  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: