A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Página 3 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: A breve historia dos Amplificadores a valvulas...

Mensagem  td124 em 15/9/2009, 22:07

Olà,

em sete dias de topico mais de 1000 visitas e muito poucas intervençoes, e sempre dos mesmos...

Uma esmolinha para o escritor... uma esmolinha para o escritor ...

Acho que vou pedir à administraçao que o resto da historia seja so para os membros audioPT, pois tenho a impressao que hà mais visitas que habitantes

Até+ e uma esmolinha para o escritor...
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Pontos/Reputação : 875

Mensagem  Convidad em 15/9/2009, 22:16

td124 escreveu:Olà,

em sete dias de topico mais de 1000 visitas e muito poucas intervençoes, e sempre dos mesmos...

Uma esmolinha para o escritor... uma esmolinha para o escritor ...

Acho que vou pedir à administraçao que o resto da historia seja so para os membros audioPT, pois tenho a impressao que hà mais visitas que habitantes

Até+ e uma esmolinha para o escritor...

As mais de mil visitas são a prova de que és verdadeiramente um fenómeno no que diz respeito ao conhecimento e à maneira como o transmites. Sempre que acabo de ler, fico com pena de ter chegado ao fim, e logo na expectativa do teu próximo post.

Obrigado Paulo

Convidad
Convidado

Mensagem  vinyl33 em 15/9/2009, 22:37

td124 escreveu:".... mas cinco anos depois dois milagres vao de novo mudar o rumo da historia....."

Tu és mesmo "mauzinho".... Quando a história está no ponto de rebuçado, deixas o pessoal em suspense...até ao próximo capitulo
Paulo...Obrigado (+1 vez)
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 666
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Pontos/Reputação : 1160

Mensagem  Convidad em 15/9/2009, 22:39

vinyl33 escreveu:
td124 escreveu:".... mas cinco anos depois dois milagres vao de novo mudar o rumo da historia....."

Tu és mesmo "mauzinho".... Quando a história está no ponto de rebuçado, deixas o pessoal em suspense...até ao próximo capitulo

Parecem as telenovelas dos anos 70. Quando estava a ficar bom, acabava. Mas eu sei que ele não nos vai fazer sofrer muito.

Convidad
Convidado

Mensagem  td124 em 15/9/2009, 22:59

António José da Silva escreveu:
vinyl33 escreveu:

Parecem as telenovelas dos anos 70. Quando estava a ficar bom, acabava. Mas eu sei que ele não nos vai fazer sofrer muito.

Se nao houver esmolinha nao sei, se calhar sao voçês que vao continuar a saga...

... uma esmolinha para o escritor ... e um amplificador LAMM s'il vous plait...

Até+
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Luke Skywalker em 15/9/2009, 23:30

Eu continuo

Luke Skywalker
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 748
Ocupação : Na escuta
Interesses : Áudio
Pontos/Reputação : 1235

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Mensagem  longplay em 16/9/2009, 00:36

eu dou esmolinha... eu dou... mas tem que ser pequena...

A história dos QUAD deixou-me agarradinho... agora estou dependente... por isso, faça favor...

Obrigado e os meus cumprimentos,

Noé Gonçalves
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Pontos/Reputação : 791

Mensagem  fm&stereo em 16/9/2009, 00:41

td124 escreveu:
vinyl33 escreveu:

Se nao houver esmolinha nao sei, se calhar sao voçês que vao continuar a saga...

... uma esmolinha para o escritor ... e um amplificador LAMM s'il vous plait...

Até+

Eu faço por menos: basta-me um LAMM. Agora, não venham depois dizer que o barato sai caro. Eu prometo que vos conto uma linda história!...

Mais uma vez obrigado td124.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  td124 em 16/9/2009, 06:50

longplay escreveu:eu dou esmolinha... eu dou... mas tem que ser pequena...

A história dos QUAD deixou-me agarradinho... agora estou dependente... por isso, faça favor...

Noé Gonçalves

ENFIM uma alma generosa, obrigado meu senhor...

Ja dà para a introduçao ao proximo, mas nao para o post completo

Até+
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

O velho de guerra QUAD II

Mensagem  holbein menezes em 16/9/2009, 09:22

td124 - Muito boa sua primeira aula, inclusive como escritor. Historicamente, exemplar porque dos pais da alta-fidelidade - e são muitos! - Peter Walker para mim é "o cara!" Trocamos ele e eu algumas cartas, guardava as dele como relíquias, numa das minhas muitas andanças Brasil em fora, perderam-se... Tornei-me amigo do Ross, seu filho, que o substituiu na Acoustical. Vendeu a empresa, hoje os QUAD são made in China... Meu Deus!

Como escritor, você se revela um bom didata; vai aos poucadinhos como quem não quer nada, mas vai informando... informando... com extrema simplicidade. Aquela explicação das Classes dos amplificadores está genial de tão compreensível. Porque os leigos somos levados a tomar as Classes como índice de qualidade quando é apenas os comportamentos eletrônicos dos circuitos.

Numa das cartas que Peter escreveu-me ironizava a la inglês (quer dizer, de forma fina e inteligente), com o nosso amigo comum, dele e meu, Graham Woodville, "inventor" da KT 66, de cuja assistência técnica o Peter carecia nos começos de suas experiências com o protótipo, e recorria aos analisadores da M-O Valve da qual Graham era Diretor. E Peter Walker reconhecia em carta que todo o trabalho que dera ao Woodville não rendeu a Mullard senão... a compra de quatro válvulas... durante mais de um ano.

Belos e românticos tempos!

E você, td14 está a tratar dessa história com a paciência de professor dos primeiros graus e a sabedoria dos que sabem.

Meus parabés, amigo!

Holbein Menezes.

holbein menezes
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 420
Pontos/Reputação : 435

Mensagem  fm&stereo em 16/9/2009, 09:44

td124 escreveu:

Noé Gonçalves

Até+

Da próxima vez que cá vieres, já tens direito a mais uma loira.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Luke Skywalker em 16/9/2009, 11:23

td124 escreveu:...
A empresa foi fundada nos anos 40 pelo Franck McIntosh no estado do Ohio com o nome de CRE (Consulting radio engeneering). Em 1946 o Gordon Gow torna-se o seu socio, e juntos eles vao criar o célebre circuito McIntosh “Unity coupling”. Este circuito foi optimisado entre 1946 e 1949, data em que o modelo 50-2 foi apresentado. O modelo saia 50 watts com um par de tetrodos 6L6 em classe B, o que sera a assinatura técnica de todos os Amplificadores Mac’s que vao seguir.
...

Minha contribuição, ou esmola, para este excelente tópico.
Vejam as fotos que encontrei...
Aqui a primeira versão do 50W-1

Esta a versão do 50W-2 diferente apenas no primeiro estágio de entrada.

Dois conjuntos 50W-2 com respectivas fontes.

Propaganda e concurso na revista High Fidelity quando ainda não havia o nome “Unity Coupling”
Luke Skywalker

A valvula tal o fénix, renasce das cinzas...

Mensagem  td124 em 16/9/2009, 22:09

Como foi dito anteriormente, no principio dos anos setenta a missa està feita, a vàlvula està morta e o reino do transistor é total. Mas (comigo e com a historia hà sempre um mas...) uma empresa vai-se criar nesse ano que vai modificar com a ajuda (involuntaria) de uma outra a face do audio a valvulas. E preciso ver que nessa época hà um stock de valvulas e de componentes, para estas ultimas nos EUA, gigantesco e que ninguém quer, pois està considerado como obsoleto. E o momento de fazer coisas extraordinarias em comprando os componentes mais baratos. O Bill Z. Johnson compreendeu isso, e aproveitou da ocasiao para concretisar a sua utopia, ou seja, fazer o maior aparelho a valvulas da era contemporanea e um dos maiores de todos os tempos. Em 1975 o Audio Research D79 nasce e cria um dos maiores choques do mundo do audio. A reacçao do publico é imediata, este é o maior amplificador de sempre... Mas no momento que o D79 sai dois funcionarios do Banco Federal americano (Lewis Johnson e Bill Conrad) criaram uma pequena empresa e trabalham num projecto similar, mas com uma filosofia diferente, que vai ser apresentado em 1977, o Conrad Johnson MV75. O publico està estupefacto e dividido entre considerar o D79 ou o MV75 como os melhores amplificadores de toda a historia do audio. De esta divisao vai nascer a expressao “irmaos inimigos” para falar destas marcas, e torna-se impossivel para o publico, assim que para os jornalistas, de falar de uma sem citar a outra. Estes “falsos gémeos” sao os dois milagres que as valvulas necessitavam para atingir a eternidade. Em cinco e sete anos respectivamente, a Audio Research e a Conrad-Johnson vém de eclipsar a McIntosh, Marantz e Harman Kardon do coraçao dos americanos. Juntos eles atacam o transistor pela frente e provam que a valvula ainda é a patroa em “performances” e sobretudo em reproduçao musical. Este fenomeno vai reconfortar outros construtores para continuar na via das valvulas, ou para se lançar na aventura. Os seguidores sao conhecidos, ou seja, a Manley, Beard, Michaelson & Austin, VTA, etc...

A valvula vém de atingir a sua vingança ultima, ou seja renascer em mestre, e no principio dos anos oitenta a sua reputaçao musical praticamente eclipsa complétamente a do transistor. A historia vém de mudar de rumo de novo, as valvulas renascem, e este fenomeno explica o respeito eterno que os jornalistas, publico e mélomanos tém (ou devem ter) em relaçao à Audio Research e à Conrad-Johnson. Excepcionalmente vou analisar os dois em alternância afim que voçês compreendam melhor o que os une, e o que os separa...

Apresentaçao do D79 : Como podem ver pela imagem, este amplificador é mais parecido com um aparelho de medida que com um produto hifi. No interior é a mesma coisa, e o circuito do D79 é o digno herdeiro do McIntosh MC275, mas em muito mais complexo !!! O andar de entrada é uma obra prima do analogico com o desfasador Van Skoyok, e 10 triodos para fazer os andares de entrada, desfasagem e ataque (o que faz dele um herdeiro da escola Russa). O Push-Pull de 6550 (equivalente americana da KT88) sai 75 watts em montagem tétrodo. As alimentaçoes de entrada e dos écrans sao regulados por transistores/ valvulas e sao de uma precisao demoniaca (ainda uma alusao à escola Russa, e que vai influençar os LAMM modernos...). O andar de potência é de um génio intelectual que dà vertigens ainda hoje. A saida em simétrico, vai retornar nos catodos das 6550 e estabilisa o amplificador em carga complexa. Este circuito exclusivo à Audio Research e nomeado “cathode coupled” é patenteado e explica a raça à escuta do aparelho, entre outras... Muito poderia ser dito sobre este aparelho, paginas inteiras, mas o essencial està dito...
Apresentaçao do MV75 : Como podem ver é tudo o contrario jà na plastica, o Conrad é mais austero estéticamente e minimalista nas funçoes. No interior é a mesma coisa mas em aparência somente. O circuito do MV75 aparenta-se a um classico Williamson com uma ligaçao directa entre as duas valvulas de entrada. Mas o que faz o seu segredo é a optimizaçao do circuito. E um trabalho de ourives, com uma atençao diabolica ao minimo detalho. A alimentaçao complexa e regulada a transistores do andar de entrada assegura uma tensao limpa, pura e intransigente. E o primeiro aparelho (ocidental) que reconheçe o som dos componentes, e que vai escolher à escuta cada um em funçao do lugar de trabalho e do resultado sonoro desejado. O andar de potência utilisa as mesmas 6550 mas em configuraçao ultra-linear o que sera a assinatura da marca, e sai os mesmos 75 watts. A Conrad-Johnson cria um sistema de afinagem do bias (polarizaçao) por led, fàcil a utilisar e de uma grande eficiência. Os transformadores de saida, muito elaborados ao nivel das bobinagens asseguram medidas muito proximas do D79. E o digno herdeiro do Marantz 8B em mais majestuoso e ambicioso. Estao a ver como a historia nunca se perde, e encontra sempre o caminho de volta ???
Avantagens do D79 : A complexidade do circuito visa a Alta Definiçao que é o “leitmotiv” da marca. O sistema unico do andar de saida assegura uma estabilidade em funçao da carga sem falhas. Toda a potência passa às colunas sem esforço nem perturbaçao. O sistema simetrico da realimentaçao negativa assegura-lhe medidas de distorsao inferiores aos melhores transistores da época, e a todas as frequências, o que é raro mesmo hoje.
Avantagens do MV75 : Um astucioso sistema de compensaçao por andar da distorsao, acoplado ao sistema ultra-linear assegura-lhe medidas de distorsao semelhantes ao D79, mas com uma melhor presença das harmonicas pares. O espectro harmonico é perfeito e digno dos melhores single-ended comerciais. A alimentaçao regulada assegura uma transparência nas impulsoes, do nivel dos melhores actuais.
Inconvenientes : Vou fazer curto aqui. O D79 pela sua complexidade extrema é mais fragil do que o MV75 que é de uma fiabilidade como um Catterpillar. O D79 deve ser ajustado regularmente (tém galvanometros para isso), e nao se deve deixar os tubos morrer no circuito. O MV75 basta mudar as 6550 todos os cinco anos. Ouvi um a semana passada que as 6550 tinham 15 anos de estar no aparelho, com uma escuta diaria de uma hora !!!
Escuta do D79 : A primeira coisa que salta aos ouvidos é a precisao e a rapidez. Os contornos de nota sao picados, como uma optica da Leïca. A precisao dos musicos no espaço é de uma estabilidade exemplar. A transparência é unica, e duas notas proximas em timbre sao diferenciadas sem dificuldade. A pulsaçao e o ritmo sao controlados em permanência, mas com menos facilidade (subjectiva) que o MV75. Os timbres sao muito bons, mas nao atingem o extase harmonico do Conrad. A linearidade é estupenda e pode ser utilidado como diapasao para medir os outros amplificadores neste critério.
Escuta do MV75 : Serenidade, potência e majestade, tais sao os elementos que nos invadem desde os primeiros segundos da escuta. O envelope harmonico é vertiginoso de beldade e entonteçe. E um aparelho menos demonstrativo, mas mais exigente no que diz respeito ao auditor, que o D79. Tudo passa sem esforço, sem vulgaridade e com classe. Nao atinge a definiçao do AR, nem a precisao espacial. Em contrepartida ele materialisa melhor o palco, e dà um verdadeiro relevo aos instrumentos. A transparência tonal é de um nivel muito elevado, e so as grandes single-ended podem ir mais longe. Um monstro...
Conclusao : O D79 e o MV75 estao verdadeiramente em fase com o mito que criaram. Opostos, complementares, generosos, ambiciosos e eternos. Dois mitos imaculados...

td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  td124 em 16/9/2009, 22:24

fm&stereo escreveu:
td124 escreveu:

Noé Gonçalves

Até+

Da próxima vez que cá vieres, já tens direito a mais uma loira.

Apesar das poucas esmolas là postei a coisa ...

Obrigado Lukesky... pelo trabalho que te deste , e obrigado Holbein pelos elogios a esta modesta brincadeira

Quanto aos outros ...

Até+
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  td124 em 16/9/2009, 22:48

holbein menezes escreveu:td124 - ... Historicamente, exemplar porque dos pais da alta-fidelidade - e são muitos! - Peter Walker para mim é "o cara!" ...

Para mim também, mas isso faz praticamente a unanimidade...

...Porque os leigos somos levados a tomar as Classes como índice de qualidade quando é apenas os comportamentos eletrônicos dos circuitos.

Infelizmente !!!, é como um carro a gasolina, diesel ou a gaz, o carburante nao é um indice de qualidade...

Numa das cartas que Peter escreveu-me ironizava a la inglês (quer dizer, de forma fina e inteligente), com o nosso amigo comum, dele e meu, Graham Woodville, "inventor" da KT 66, de cuja assistência técnica o Peter carecia nos começos de suas experiências com o protótipo, e recorria aos analisadores da M-O Valve da qual Graham era Diretor. E Peter Walker reconhecia em carta que todo o trabalho que dera ao Woodville não rendeu a Mullard senão... a compra de quatro válvulas... durante mais de um ano.

Belos e românticos tempos!

De nos somente depende, que os tempos modernos o sejam tanto ou mais que esses...

Holbein Menezes.

Obrigado por me ter lido ..., e deixado uma esmolinha

Até+
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Luke Skywalker em 16/9/2009, 23:15

Eu é que agradeço seus valiosos posts, de ótima leitura.

Obrigado!

Luke Skywalker

Mensagem  vinyl33 em 17/9/2009, 10:51

Viva Paulo:

Com a devida vénia ao brilhantismo da última aula, o meu renovado OBRIGADO.
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  westernelectric em 17/9/2009, 12:35

Apesar das tendências "ocidentalizantes", não deixa de ser uma excelente história, e as marcas referidas são sem dúvida ícones do audio "valvular". Parabéns pelo trabalho.

westernelectric
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 308
Ocupação : Professor
Interesses : hi-fi
Pontos/Reputação : 109

Mensagem  nbunuel em 17/9/2009, 14:23

westernelectric escreveu:Apesar das tendências "ocidentalizantes", não deixa de ser uma excelente história, e as marcas referidas são sem dúvida ícones do audio "valvular". Parabéns pelo trabalho.
Concordo...é pena o nosso 124 ser um pouco... tendencioso...Provavelmente nunca ouviu nenhum AU 70 ou 111..
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1446
Ocupação : Bode Expiatório - F. Público
Interesses : Demasiados
Pontos/Reputação : 1344

Mensagem  Convidad em 17/9/2009, 19:12

nbunuel escreveu:
westernelectric escreveu:Apesar das tendências "ocidentalizantes", não deixa de ser uma excelente história, e as marcas referidas são sem dúvida ícones do audio "valvular". Parabéns pelo trabalho.
Concordo...é pena o nosso 124 ser um pouco... tendencioso...Provavelmente nunca ouviu nenhum AU 70 ou 111..

Também sou da opinião de que o td 124 é muito tendencioso. Ainda não mencionou o meu. Inadmissível.

Convidad
Convidado

Mensagem  Orion em 17/9/2009, 23:33

nbunuel escreveu:

Também sou da opinião de que o td 124 é muito tendencioso. Ainda não mencionou o meu. Inadmissível.

Também acho, nem o meu .

Agora mais a sério, o meu obrigado pelo trabalho imenso a que te dás para a legião de fãs que a cada dia é maior neste espaço.

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4595
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2557

Mensagem  fm&stereo em 18/9/2009, 00:07

Que posso eu dizer?! Mais uma loira?...
Obrigado td124.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 18/9/2009, 19:55

Estou com esperança que td124 esteja quase a terminar o próximo capitulo.....

Convidad
Convidado

Mensagem  vinyl33 em 18/9/2009, 19:59

Leak ?? Leak ??
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 20/9/2009, 20:26

Só para vos dizer que na nova hifi-news de Novembro vem uma grande reportagem sobre o McIntosh MC75 na sua nova versão, "6oth Anniversary 1949-2009"
Juntamente com o pré C22 custa a modica quantia de 15.995 Libras. Para todos os que se interessam por animais desta envergadura, vale a pena a leitura.

Convidad
Convidado

Mensagem  td124 em 21/9/2009, 20:56

nbunuel escreveu:

Olà,

Obrigados pelos tedenciosos elogios, e sim, jà ouvi aparelhos Sansui a valvulas...

O proximo serà Japonês, mas nao é um Sansui...

Nao te preocupes Antonio, fui fazer a rota dos vinhos do Rhone com a mulher e o puto, està tudo bom, e obrigado pelo SMS, vejo que foste aumentado, administrador sim senhora...

Amanha continuamos a saga, agora vou discutir com o Holbein...

Até+
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 21/9/2009, 22:54

Não te esqueças que há por aqui muita gente à espera do teu próximo post.

Pelo menos......eu.

Convidad
Convidado

Mensagem  Orion em 22/9/2009, 02:27

António José da Silva escreveu:Não te esqueças que há por aqui muita gente à espera do teu próximo post.

Pelo menos......eu.

x2 ... idem, idem

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4595
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2557

Mensagem  vinyl33 em 22/9/2009, 07:24

António José da Silva escreveu:Estou com esperança que td124 esteja quase a terminar o próximo capitulo.....

Então ??? Ainda nada ??!!... O Paulo perdeu a veia....
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  td124 em 22/9/2009, 16:14

vinyl33 escreveu:
António José da Silva escreveu:Estou com esperança que td124 esteja quase a terminar o próximo capitulo.....

Então ??? Ainda nada ??!!... O Paulo perdeu a veia....

Esta frase mereçe que te deixe o privilégio de acabar a saga... confused

Mas como sou grande senhor, e que os ataques da plebe Laughing nao modificam em nada o meu fundo "gentleman" aqui vai a continuaçao Very Happy

Até+ Basketball
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: