O meu Percurso HiFi

Ir em baixo

O meu Percurso HiFi

Mensagem  JMP em 25/8/2009, 13:35

Boa tarde,

Vou tentar abreviar o meu percurso para não dar muita "seca"...

O Começo:

A minha entrada no mundo HiFi já se deu à muitos anos atrás, mas só de à um ano para cá comecei por levar a coisa mais a sério. Comecei por adquirir um CD Marantz 5001, pois o leitor da minha velhinha Sony, estava a começar a falhar de vez em quando (já arranjei e está a tocar todos os dias em casa dos meus pais)...

Começei a tomar-lhe o gosto e começei a participar neste forum e depois noutros, onde acabei por comprar as minhas 1ª's Monitor Audio, umas BR2 ao membro Blink (Outubro passado).

Com as BR2 e o CDP 5001, começou a minha procura por um amp razoável... muita leitura, post's... Acabei por comprar um Marantz PM4001, os meu primeiros cabos de colunas em condições (Cyrus Solid Core) e uns IC QED Qunex II...

O som... bem... era o melhor que alguma vez tinha tido (apesar de há 20 anos atrás ter comprado a topo de gama da Sony por 180 Contos)... mas desloquei-me a algumas lojas de som do Porto e acabei por trocar o PM4001 por Marantz PM5001, 1 Semana depois por um Cambridge 540 V2 e finalmente por um Marantz PM 6002. Todos estes amplificadores foram estreados por mim e sempre que levava um era com a condição de se não me agrada-se poderia trocar. Foi uma boa experiencia, pois tive a oportunidade de experimentar no meu espaço fisico...

O Sistema:

- Amplificador : Marantz PM6001
- CDP : Marantz 5001
- Colunas : Monitor Audio BR2
- Cabos de col : Cyrus Solid Core
- IC : Qed Qunex II
- Suportes : N/A

O som ficou muito bom... aconselho este sistema para quem tiver um "low budget", e olhem que experimentei tudo o que me era possível dentro deste plafon.

Continuei a ler, ouvir opiniões e ouvir sistemas de outros membros.

Upgrade:

O som global já era muito bom, mas começei a descobrir que existiam equipamentos mais antigos que tocavam melhor que equipamentos mais recentes e mais caros.

Fui descobrindo com a participação nos Foruns e audição de equipamentos de alguns membros.
Surgiu a oportunidade e adquiri umas Monitor Audio 7 MKII, que inicialmente eram para um segundo sistemas, mas acabaram por superar em muito as BR2.

Outra evolução natural e que me levou muitas horas de pesquisa foi o CDP, lá consegui... Marantz CD 60 Version TD.
E claro uns suportes... arranjei uns Empire com madeira dos lados por causa do WAF... correu bem...

Realmente foi uma evolução bastante boa... agora sim tinha já um sistema bastante razoável... mas faltava aquilo que procuro á meses - umas Monitor Audio Studio 6 - na minha demanda pela intensiva procura das colunas acabei por encontrar o que não procurava, uma opurtunidade de negócio para um amp... teve de ser... coisas destas só aparecem uma vez na vida...

Mas, Studio 6 nada... tive de começar a procurar outras alternativas... tinham de ser colunas de suporte, pois discuti esse assunto com algumas pessoas e algumas foram a minha casa e realmente o meu espaço não dá para colunas de chão... após ter arranjado algumas soluções, voilá surgiram umas que me agradaram e que já tinha ouvido numa loja de som no Porto onde me desloquei com o meu novo Amp.

Neste momento estou mais que satisfeito com o meu actual som, não pensei chegar a este nível tão depressa, mas está realmente excelente. Apesar de comparado com alguns dos vossos sistemas, o meu poderá ficar bastante abaixo, eu adoro o meu e proporciona-me horas de prazer... é incrivel como posso passar tantas horas sem ficar fatigado...

Sistema Final:

- Amplificador : Accuphase E-305V
- CDP : Marantz CD60 TD
- Colunas : Proac 1SC
- Cabos de col : Cambridge Audio Linea 8.4 Bi-Wired
- IC : TD version e Blink Version (alternando)
- Suportes : Empire

Evolução:

Para já e a disponibilidade $$$ não é muita, vou ficar por aqui... mas quando surgir a oportunidade, provavelmente irei adquirir um CDP com saidas XLR. Não para substituir o que tenho agora, mas sim para complementar, ou seja um para uns sons outro para outros...

Vou-me dedicar ao DIY de cabos, pois quero experimentar e verificar as diferenças... gostava de ouvir uns Kimber 8TC ou 4TC para validar se o que os meus "amigos" ingleses donos de Accuphase, dizem deste casamento... será mesmo bom!!!... eles garantem que sim...

A minha filosofia, já que não posso ter vários sistemas, é ir experimentando, trocando e tirando partido das experiências...

Mais tarde posso colocar fotos do meu sistema e do meu espaço...

Obrigado a todos...
JMP
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 399
Ocupação : Consultor Informático
Interesses : Musica, Filmes, Informatica
Pontos/Reputação : 49

Re: O meu Percurso HiFi

Mensagem  Elso em 25/8/2009, 13:44

Muitos parabéns pelo sistema e pela evolução.

Antes de mais e mais importante que tudo, o nosso prazer.
Elso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1014
Ocupação : Muito ocupado
Interesses : Capri/2CV/Carocha/Road King/Baterias e muita musica
Pontos/Reputação : 594

Mensagem  Convidad em 25/8/2009, 14:41

Parabéns por essa tua já longa jornada na busca do som que te agrade. A qualidade vai crescendo, mas com ela também vai crescendo a exigência.
Se esse sistema te proporciona horas de prazer sem fatiga, estás no caminho certo. Very Happy
Um dia destes, devias (acho eu) de tentar o analógico. Essa viagem ainda é mais longa, mas bela e aí podes estar a ouvir musica um dia de seguida sem qualquer fatiga.

Obrigado pela partilha da tua alegria.

Convidad
Convidado

Mensagem  jdickson em 25/8/2009, 14:42

Caro JMP

Parabéns por um percurso pleno de satisfação audiófila! Very Happy É muito gratificante poder intervir activamente e sempre de forma crítica sobre o "nosso" sistema e obter daí os respectivos ganhos sonoros, nunca perdendo de vista o bem maior que é o prazer na audição.
Apenas uma pergunta. Porquê o leitor de CD com entrada XLR? Está longe de estar comprovada a sua mais valia, a ponto de, por exemplo, um fabricante como a Conrad Johnson continuar a fabricar amplificadores e preamps de muitos milhares, apenas com entradas single ended. Note-se que não repudio de caras esta opção, simplesmente não me parece que deva ser uma meta em si mesmo...
Um abraço Very Happy

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Pontos/Reputação : 328

Mensagem  JMP em 25/8/2009, 15:41

Boas,

Obrigado pelas vossas respostas...

A viagem ao analógico vai ter de ser feita com muita calma... vou ter de ouvir, ver e conhecer muito bem e para já não é uma prioridade... isto é, até ao dia em que ouça um sistema com um bom analógico e .... mas tambem não tenho espaço. Logo coloco fotos.

Quanto ao CDP com saidas XLR, tem a ver com o teste que fiz com o meu amp na Imacústica onde colocá-mos um CDP por RCA e por XLR e o resultado foi que o XLR tinha um ganho bastante superior e gostei do que ouvi...

O CDP que tenho neste momento é excelente. Ouvir Jazz, Clássico, Étnico, etc... é simplesmente fabuloso... mas existe o Heavy Metal que acho que consigo melhores resultados com outro DAC... mas tambem não é prioritário... A comprar outro CDP vai ter de ser um Primare, Coopland ou Accuphase...

Para já tou satisfeito e as minhas experiências vão passar pelo DIY de cabos...
JMP
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  JMP em 25/8/2009, 21:02

Ora aqui estão as fotos:

O equipamento:

As colunas:

O Espaço:

Enfim a vida de pobre...
JMP
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  hifiman1 em 25/8/2009, 21:24

Parabens mais do que o dinheiro que custam os aparelhos é preciso saber apurar o cozinhado com os ingredientes que temos ou seja tirar o melhor de cada para formar um conjunto que agrade e parece que conseguiu.Eu gosto muito do som do accuphase marca que nunca foi bem tratada em Portugal e que é pena pois deixa a leguas de distancia marcas mais caras e mais trabalhadas em termos publicitarios.Quanto a saida xlr do cd é sempre uma opção por vezes se o pre/amplificador tiver muito ganho não se torna uma boa aposta.

hifiman1
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 140
Pontos/Reputação : 86

Mensagem  Nox em 25/8/2009, 21:57

gostei, bom sistema

Nox
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 318
Pontos/Reputação : 137

Mensagem  Brás em 25/8/2009, 22:52

O mais importante é o que gostamos quando ouvimos musica e esse sistema parece-me coerente equilibrado e com musicalidade pela certa drunken Parabens
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  vinyl33 em 25/8/2009, 23:04

Viva JMP
Parabéns pelo sistema.
Eu bem tento desencaminhar-te para o analógico mas tu nunca mais aceitas o repto.... Smile
Vá lá...marca um dia...

P.S. - Gostei de te ver na TV.... Very Happy
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 667
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Pontos/Reputação : 1160

Mensagem  jdickson em 25/8/2009, 23:38

É impressão minha ou uma das colunas está francamente mais próxima de uma das paredes laterais do que a outra? Se assim for, perde-se completamente a focagem e localização instrumental, devido a diferentes reflexões sonoras laterais... Suspect

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  JMP em 26/8/2009, 10:22

hifiman1 escreveu:Parabens mais do que o dinheiro que custam os aparelhos é preciso saber apurar o cozinhado com os ingredientes que temos ou seja tirar o melhor de cada para formar um conjunto que agrade e parece que conseguiu.Eu gosto muito do som do accuphase marca que nunca foi bem tratada em Portugal e que é pena pois deixa a leguas de distancia marcas mais caras e mais trabalhadas em termos publicitarios.

Concordo na totalidade...

Brás escreveu:...esse sistema parece-me coerente equilibrado e com musicalidade pela certa drunken Parabens

Obrigado... sim muito coerente e equilibrado... neste momento acho que o elo mais fraco será a cablagem... tenho de testar outros e ouvir e analizar...

vinyl33 escreveu:Viva JMP
Parabéns pelo sistema.
Eu bem tento desencaminhar-te para o analógico mas tu nunca mais aceitas o repto.... Smile
Vá lá...marca um dia...

P.S. - Gostei de te ver na TV.... Very Happy

hehe Very Happy ... claro que aceitar e fica prometido que a minha iniciação ao analógico vai ser feita pelo vinil33 sunny

jdickson escreveu:É impressão minha ou uma das colunas está francamente mais próxima de uma das paredes laterais do que a outra? Se assim for, perde-se completamente a focagem e localização instrumental, devido a diferentes reflexões sonoras laterais... Suspect

Pois... é a velha questão de comprar casa em função das necessidades e não em função do HiFi, se é que me faço entender... mas não está próximo da parede lateral, é uma porta em vidro de correr (aliás 3). A porta em vidro dá para a varanda que está fechada com duas janelas grandes em vidro. Não afecta muito o som quando ouço baixo (ou mesmo nada), mas quando quero ouvir mesmo com perfeição, corro todas as portas e janelas à direita e fica o espaço lateral da coluna todo livre... é o que se pode arranjar Laughing .

O que veêm a trás das colunas, são umas placas de cortiça (3 coladas) que servem para "amortizar" os graves do pórtico trazeiro e a função é não icomodar tanto o vizinho... funciona. Estão pintadas a verde, pois assim foi mais fácil de aceitar pela "Maria"....

As outras colunas são as MA 7 que neste momento estão a servir o Sistema AV (por enquanto, pois são para vender).

Cumps
JMP
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  jdickson em 26/8/2009, 11:54

jdickson escreveu:É impressão minha ou uma das colunas está francamente mais próxima de uma das paredes laterais do que a outra? Se assim for, perde-se completamente a focagem e localização instrumental, devido a diferentes reflexões sonoras laterais... Suspect

Pois... é a velha questão de comprar casa em função das necessidades e não em função do HiFi, se é que me faço entender... mas não está próximo da parede lateral, é uma porta em vidro de correr (aliás 3). A porta em vidro dá para a varanda que está fechada com duas janelas grandes em vidro. Não afecta muito o som quando ouço baixo (ou mesmo nada), mas quando quero ouvir mesmo com perfeição, corro todas as portas e janelas à direita e fica o espaço lateral da coluna todo livre... é o que se pode arranjar Laughing .

O que veêm a trás das colunas, são umas placas de cortiça (3 coladas) que servem para "amortizar" os graves do pórtico trazeiro e a função é não icomodar tanto o vizinho... funciona. Estão pintadas a verde, pois assim foi mais fácil de aceitar pela "Maria"....

As outras colunas são as MA 7 que neste momento estão a servir o Sistema AV (por enquanto, pois são para vender).

Cumps[/quote]

A questão que eu levantei não tem tanto a ver com o espaço disponível para cada coluna (aí, quanto mais, melhor, mas temos que nos arranjar com o que temos), mas sim com a eventual DIFERENÇA de espaço lateral disponível para cada coluna, o que levará a assimetrias de reflexão lateral e consequente falta de focagem. Pela resposta, percebi que, de facto, o espaço não é igual para cada coluna, o que se poderia resolver centrando o móvel e reposicionando as colunas, por forma a ficarem equidistantes das paredes laterais.
Aliás, devo dizer (bem, não sou que digo...) que a SALA é um dos elementos mais importantes de um sistema de som, (sendo indubitávelmente o mais caro Laughing ) e, no teu caso, existem certos passos a tomar que me parecem fazer mais sentido do que passar para melhorias de equipamento:
-reposicionar as colunas
-isolar o equipamento (novo rack ou, em alternativa, colocação de cones ou qualquer outro dispositivo de isolamento/ absorção de vibrações sob cada elemento).
Se estivesse no teu lugar, a minha prioridade iria para substituir o móvel por outro mais pequeno, por forma a aumentar o espaço disponível. Agora, bom, bom, seria a substituição da TV por um LCD/plasma, fixo à parede... já vista o espaço com que ficavas? sunny (Antes que me respondas o óbvio, deixa-me dizer-te que sim, também eu gostaria de ter um Aston Martin, mas não tenho... Rolling Eyes )

Cumprimentos

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  JMP em 26/8/2009, 12:26

[quote="jdickson... -isolar o equipamento (novo rack ou, em alternativa, colocação de cones ou qualquer outro dispositivo de isolamento/ absorção de vibrações sob cada elemento).
Se estivesse no teu lugar, a minha prioridade iria para substituir o móvel por outro mais pequeno, por forma a aumentar o espaço disponível. Agora, bom, bom, seria a substituição da TV por um LCD/plasma, fixo à parede... já vista o espaço com que ficavas? sunny (Antes que me respondas o óbvio, deixa-me dizer-te que sim, também eu gostaria de ter um Aston Martin, mas não tenho... Rolling Eyes )

Cumprimentos[/quote]

...Reposicionar as colunas está fora de questão, só tenho aquele espaço disponível para mim... Crying or Very sad ... lá em casa a cara metade tem muito voto na matéria, ou seja tem de ser em concordância com ela... e já me dou por muito contente ter aquele espaço... Very Happy

Quanto a um móvel HiFi em condições, mais pequeno e um LCD, já está pensado. Claro que vou ganhar mais espaço... mas tem de ser uma coisa de cada vez....

A colocação de dispositivos de obsorção/isolamento em cada equipamento, para já não me vou preocupar com isso (depois de ter outro móvel...logo se vê), vou dar prioridade aos cabos, que tenho a certeza que consigo tirar melhor partido dos equipamentos com cablagem diferente...

Cumps
JMP
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 31/8/2009, 21:21

Fico contente pelo tua história de final feliz...o que me apercebo é que foste adquirindo modelos antigos certo?Mas com melhor qualidade....

Convidad
Convidado

Mensagem  JMP em 31/8/2009, 21:52

Marvel2 escreveu:Fico contente pelo tua história de final feliz...o que me apercebo é que foste adquirindo modelos antigos certo?Mas com melhor qualidade....

Isso mesmo Marvel, fui descobrindo que existem coisas mais antigas que tocam 500x melhor do que algumas coisas mais recentes... mas para isso tive de me deslocar e ouvir bastantes equipamentos, tanto em lojas como em casa de membros.

Repara:

- Se comprares umas colunas novas de 300 Euros, de certeza que arranjas em segunda mão bem melhor que as novas. Umas em segunda mão de 300 euros, provavelmente novas (conforme o modelo e idade), deveriam valer 700 no mínimo...

Mas tambem tens muita coisa nova muito boa... é preciso é ter $$$.

Quando começei a jornada, tambem ouvi bastantes conselhos, fui teimoso e acabei por fazer exactamente o contrário... mas não me arrependi, apenas aprendi.

PS: ISto não é o final é o começo... Very Happy Bastou-me ouvir uma horita de vinill e Sad
JMP
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 31/8/2009, 21:55

JMP escreveu:

PS: ISto não é o final é o começo... Very Happy Bastou-me ouvir uma horita de vinill e Sad

Ainda bem que estás satisfeito. Mas conta lá mais um pouco da horita de vinil que ouvistes. Laughing

Convidad
Convidado

Mensagem  JMP em 20/9/2009, 09:53

António José da Silva escreveu:
JMP escreveu:

PS: ISto não é o final é o começo... Bastou-me ouvir uma horita de vinill e

Ainda bem que estás satisfeito. Mas conta lá mais um pouco da horita de vinil que ouvistes.

Caro António José da Silva,

Tou em falta, por não ter descrito a minha experiência Analógica. Agora só me resta pedir ao membro Vinyl33 que tenha a delicadeza de me voltar a proporcionar mais algum tempito de analógico, para que depois possa aqui descrever a experiência com detalhe.

Uma coisa é certa, adorei. Quando se coloca um CD a tocar e logo a seguir o mesmo album em Vinil... que diferença . O vinil tem um som mais natural com um palco fabuloso.... se não tivesse a opurtunidade de ouvir o mesmo album em 2 formatos diferentes, não teria conseguido destinguir.

Quando ouvi o Vinil e logo após o CD, notei no CD um som mais "metalizado", "computadorizado", não tão natural.

Um excelente sistema, os meus parabens Vinyl33.
JMP
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  vinyl33 em 20/9/2009, 13:09

JMP escreveu:
Agora só me resta pedir ao membro Vinyl33 que tenha a delicadeza de me voltar a proporcionar mais algum tempito de analógico, para que depois possa aqui descrever a experiência com detalhe.

Hombre....quando quiseres. Será com imenso prazer. Mas desta vez tens que arranjar um pouco mais de tempo...
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 667
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Pontos/Reputação : 1160

Mensagem  Convidad em 20/9/2009, 20:17

Durante muitos anos uma industria inteira andou a vender gato por lebre mas a verdade vem sempre ao de cima. O grande problema é que nem sempre é fácil conquistar o bom som no analógico, mas quando se consegue, não há palavras.

Convidad
Convidado

Mensagem  JMP em 7/10/2009, 22:44

Bem..., como não podia estar parado, acabei por adquirir um CDP muito "raro" vintage. Este o nº 157 (tenho de confirmar).

Radford WS1 CD Player

Impulsividade? Curiosidade em experimentar?, etc... foi um tiro no escuro, pois não existem práticamente review's ou conhecedores do equipamento (encontrei alguns no UK), mas correu bem....

Notei diferenças entre WS1 e o CD60 (modificado). O WS1 tem mais profundidade nas baixas frequências e um palco (posicionamento e imagem stereo) melhores. Com as altas frequências andam ela por ela. Estou impressionado com os baixos controlados e mais extensos. A ouvir um dueto com 2 guitarras acústicas.... supera.

A gaveta não abre bem (já sabia disso), pode ser falta de uso, o motor ou mesmo e apenas lubrificação. Não me parece que seja da correia. Quando carrego no botão para abrir o motor faz força para abrir e se eu lhe der um empurraozito ele consegue abrir bem. Fecha sem problemas.

O WS1 sem qualquer modificação está muito bom. Vai precisar de uma limpeza e provavelmente irei tentar mudar alguns componentes (opAmps e Clock)... tenho de estudar, ler e tentar.... e com alguma ajuda

A cara metade é que não gostou muito , 4 CDp's (Marantz CD 60 version TD, Marantz CD5001, Sony CDP-597 e agora este), tenho definitivamente de despachar alguns.

Outro componente adquirido foi um NAD 320BEE que veio "casar" com as MA Gold 7 MKII e o CD5001. Adquiri-o por mera curiosidade audiófila e devo desde já dizer que para um sistema Low-Mid Budget está muitissimo equilibrado, superando muito do que já ouvi por aí.

WS1 CDP:

review by Ken Kessler: http://hometheaterreview.com/-radfor...ayer-reviewed/

http://www.1388.com/doctor/jonopinio...001/index.html

JMP
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 8/10/2009, 11:06

O que aconteceu foi uma evolução meteórica do JMP....o que mais me atrai no conjunto são mesmos as Proac.

Diz me uma coisa JMP, já que ando a pensar no futuro comprar umas MA RS1, e como ja tivestes umas, qual é a tua opinião sobre elas?

Convidad
Convidado

Mensagem  JMP em 8/10/2009, 20:16

Marvel2 escreveu:O que aconteceu foi uma evolução meteórica do JMP....o que mais me atrai no conjunto são mesmos as Proac.

Diz me uma coisa JMP, já que ando a pensar no futuro comprar umas MA RS1, e como ja tivestes umas, qual é a tua opinião sobre elas?

Marvel2,

Nunca tive nenhumas MA RS1. Já ouvi bastantes vezes com diversos equipamentos. A última vez foi com um AMP Advance Acustic.

Fui fazer uma audição de umas B&W CM1 e acabei por fazer um teste comparativo entre as B&W CM1, MA RS1, QAcoustics 1020i e umas Wharfedale (não me lembro do modelo, mas eram novas, acabadas de chegar, tambem Monitoras). Foi injusto, pois são de campeonatos diferentes. A minha escolha foram as MA RS1 pela seu palco aberto, clareza e detalhe. As CM1 ficam a ganhar nas baixas frequências.

Espero ter ajudado

Cumprimentos
JMP
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado