Lavar os discos a bom preço!

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Lavar os discos a bom preço!

Mensagem  InThaVines em 3/12/2009, 12:36

O meu também já chegou
Parece que verteu bastante pelo caminho o carteiro disse que até vinha molhado da chuva
Agora é tempo de começar a alquimia, espero que não dê explosão!!!!
Depois digo como ficou, se límpido como um espelho ou derretido como se fosse ao microondas Rir
InThaVines
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 110
Pontos/Reputação : 124

Mensagem  c_n_m em 13/12/2009, 11:59

Bom dia caros foristas

Não há por aí um frasquinho da poção mágica a mais ?
Estou a precisar de dar o banho da década a um lote grande de discos que comprei, e a poção vinha mesmo a calhar, de forma
que apelo ao vosso espirito natalício e altruísta. Obviamente pagarei o justo preço que pedem

Abraços
C.M

c_n_m
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 9
Pontos/Reputação : 10

Mensagem  fm&stereo em 14/12/2009, 00:46

António, estou com uma dúvida: aquele frasquinho é para um litro ou litro e meio?
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  Convidad em 14/12/2009, 07:56

fm&stereo escreveu:António, estou com uma dúvida: aquele frasquinho é para um litro ou litro e meio?

Se depois de lavar aspirares, dá para litro e meio. Se for sem aspiração, dá para dois litros.

Convidad
Convidado

Mensagem  c_n_m em 14/12/2009, 13:11

Caros foristas, o acesso ao clube é restrito? confesso que registei com alguma frustração a indiferença ao meu apelo de cedência de um pouco de líquido...
Cumprimentos a todos

C.M

c_n_m
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad em 14/12/2009, 15:24

c_n_m escreveu:Caros foristas, o acesso ao clube é restrito? confesso que registei com alguma frustração a indiferença ao meu apelo de cedência de um pouco de líquido...
Cumprimentos a todos

C.M

Peço imensa desculpa, mas com tanta solicitação a tantos níveis, esta escapou-me. Mande-me pm com a sua morada, que eu daqui a uma semana e meia envio-lhe um pouco da porção mágica.

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 15/12/2009, 00:55

Maravilha!.. Isto dá pr'ái mais que uns quantos discos lavados!

António, "aduças-te os beiços ao pessoal", agora aguenta-te!..
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 15/12/2009, 08:39

fm&stereo escreveu:

António, "aduças-te os beiços ao pessoal", agora aguenta-te!..

Não faz mal. É esta a Génesis dos fóruns. Pessoa a partilhar alegrias e desilusões, descobertas, e conhecimentos. Penso que o nosso fórum nesse aspecto está a dar cartas.

Quanto ao produto em si, tem a vantagem de se poder meter no mija do carro no caso de não agradar.

Convidad
Convidado

Mensagem  c_n_m em 15/12/2009, 13:59

Caros amigos foristas,
desculpem a pergunta, mas quais são os métodos de lavagem manual que utilizam, nomeadamente com que objecto aplicam o liquido nos discos? pano, esponja etc? e se após aplicação do mesmo deixam secar ao ar?
Obrigado pela ajuda

abraços
C.M

c_n_m
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  fm&stereo em 16/12/2009, 01:26

c_n_m escreveu:Caros amigos foristas,
desculpem a pergunta, mas quais são os métodos de lavagem manual que utilizam, nomeadamente com que objecto aplicam o liquido nos discos? pano, esponja etc? e se após aplicação do mesmo deixam secar ao ar?
Obrigado pela ajuda

abraços
C.M

Sem aspiração, o remédio é utilizar o líquido estritamente necessário - que por esta razão existe o hábito de usar álcool isopropílico (alcool, pela ajuda que dá na evapuração) nas soluções - para a limpeza. Neste caso, usa-se uma escova de veludo, que é usada quando nas máquinas de aspiração para espalhar o líquido, pois este pelo é o ideal para oefeito.
No caso de não utilizar aspiração, talvez seja mesmo melhor misturar uns 10% de isopropílico.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Sonik em 16/12/2009, 09:34

Bom dia!
Quando chegar o novo lote será que dá para enviar um frasquinho para o Barreiro?
É que agora tenho comprado algum vinil em 2ª mão e não vem assim muito limpinho....
Cumps

Sérgio
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Mensagem  c_n_m em 16/12/2009, 12:44

Sem aspiração, o remédio é utilizar o líquido estritamente necessário - que por esta razão existe o hábito de usar álcool isopropílico (alcool, pela ajuda que dá na evapuração) nas soluções - para a limpeza. Neste caso, usa-se uma escova de veludo, que é usada quando nas máquinas de aspiração para espalhar o líquido, pois este pelo é o ideal para oefeito.
No caso de não utilizar aspiração, talvez seja mesmo melhor misturar uns 10% de isopropílico.[/quote]

Obrigado pela resposta !
E neste caso qual é a proporção final da mistura utilizada? ( produto/ alcóol/ água destilada) ?

abraço
C.M

c_n_m
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad em 16/12/2009, 15:25

c_n_m escreveu:

Obrigado pela resposta !
E neste caso qual é a proporção final da mistura utilizada? ( produto/ alcóol/ água destilada) ?

abraço
C.M

A proporção será de 10ml de produto, dois litros de água destilada, e 200ml de álcool.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 16/12/2009, 15:26

Sonik escreveu:Bom dia!
Quando chegar o novo lote será que dá para enviar um frasquinho para o Barreiro?
É que agora tenho comprado algum vinil em 2ª mão e não vem assim muito limpinho....
Cumps

Sérgio

Penso que se arranje qualquer coisa....

Convidad
Convidado

Mensagem  wolfh3art em 16/12/2009, 16:02

António José da Silva escreveu:
Sonik escreveu:Bom dia!
Cumps

Sérgio

Penso que se arranje qualquer coisa....

Se possivel eu tb gostava de experimentar o famoso liquido na minha maquineta de limpeza...

wolfh3art
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 146
Ocupação : Programador Computadores
Interesses : Ouvir Musica em Vinyl
Pontos/Reputação : 268

Mensagem  Convidad em 16/12/2009, 16:06

wolfh3art escreveu:

Se possivel eu tb gostava de experimentar o famoso liquido na minha maquineta de limpeza...

Uma pm com nome e morada, e assim que tiver tempo, envio.

Convidad
Convidado

Mensagem  Thorens em 20/12/2009, 11:34

A alternativa, que é aquela que tenho utilizado ao longo dos anos, é liquido de lavagem de fotografias que também é muito concentrado. Também resulta muito bem misturado com água destilada e o álcool isoprofilico nas quantidades já referidas 1/10/90. Coloco o liquido milagroso num daqueles recipientes vazios e bem lavados dos fixadores para os cabelos compridos, espalhar o spray vinílico nos discos e passar uma esponja de veludo em movimentos circulares e deixar secar. Depois dou um polimento circular com um pano 100% algodão e fica um mimo. Demora o seu tempo mas enquando se ouve uns discos vai-se lavando outros.

No futuro tenho de experimentar uma Knosti com esta mistela a ver se é mais pratico.

Thorens
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 13
Ocupação : Trabalhar para sustentar o vicio da musica
Interesses : Música e mais Música
Pontos/Reputação : 11

Mensagem  Convidad em 20/12/2009, 18:15

Thorens escreveu:

No futuro tenho de experimentar uma Knosti com esta mistela a ver se é mais pratico.

É decerto mais prático e penso que melhor. Também o liquido da knosti é muito bom apesar de caro. A mistura que tu usas (também já usei) não é muito do meu agrado.
Voltando à knosti, é decerto um bom investimento para quem não possa fazer ou comprar uma máquina com aspiração.

Convidad
Convidado

Mensagem  sparrow em 12/3/2010, 11:31

o colega António ainda tem algum deste material para dispensar?

para lavagem à mão, para além deste líquido maravilha, que mais material necessito?

o líquido aplica-se com um pano ou com uma escova? de que tipo? onde posso adquirir?

já percebi que é para misturar com água destilada e álcool isopropilico.

mas em que quantidades?

e depois é só deixar escorrer e secar ou deve-se secar com um pano?

sparrow
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 128
Ocupação : T. S. Higiene e Segurança no Trabalho num município
Interesses : Musica e Cinema
Pontos/Reputação : 133

Mensagem  Convidad em 12/3/2010, 11:39

sparrow escreveu:o colega António ainda tem algum deste material para dispensar?

para lavagem à mão, para além deste líquido maravilha, que mais material necessito?

o líquido aplica-se com um pano ou com uma escova? de que tipo? onde posso adquirir?

mas em que quantidades?

Não aconselho a lavagem totalmente manual. Se a ideia é lavar os discos sem gastar muito, a Knosti é a solução mais pratica do mercado e melhor e mais confortável que a lavagem manual.

http://www.amazon.de/Knosti-Disco-Antistat-Schallplattenwaschmaschine/dp/B000BFXIVW/ref=sr_1_1/275-7139642-4935539?ie=UTF8&s=miscellaneous&qid=1268393844&sr=8-1

http://cgi.ebay.co.uk/Knosti-Disco-Antistat-Record-Cleaning-Machine-Superb_W0QQitemZ290410373355QQcategoryZ48648QQcmdZViewItemQQ_trksidZp4340.m263QQ_trkparmsZalgo%3DDLSL%252BSIC%26its%3DI%26itu%3DUCI%252BIA%252BUA%252BIEW%252BFICS%252BUFI%26otn%3D10%26po%3D%26ps%3D63%26clkid%3D8440473055888198149

Ainda tenho liquido maravilha . Ainda fiquei de enviar a mais dois foristas, e já nem me lembro a quem.

Convidad
Convidado

Mensagem  wolfh3art em 12/3/2010, 12:01

sparrow escreveu:o colega António ainda tem algum deste material para dispensar?

mas em que quantidades?

Não aconselho a lavagem totalmente manual. Se a ideia é lavar os discos sem gastar muito, a Knosti é a solução mais pratica do mercado e melhor e mais confortável que a lavagem manual.

http://www.amazon.de/Knosti-Disco-Antistat-Schallplattenwaschmaschine/dp/B000BFXIVW/ref=sr_1_1/275-7139642-4935539?ie=UTF8&s=miscellaneous&qid=1268393844&sr=8-1

http://cgi.ebay.co.uk/Knosti-Disco-Antistat-Record-Cleaning-Machine-Superb_W0QQitemZ290410373355QQcategoryZ48648QQcmdZViewItemQQ_trksidZp4340.m263QQ_trkparmsZalgo%3DDLSL%252BSIC%26its%3DI%26itu%3DUCI%252BIA%252BUA%252BIEW%252BFICS%252BUFI%26otn%3D10%26po%3D%26ps%3D63%26clkid%3D8440473055888198149

Ainda tenho liquido maravilha . Ainda fiquei de enviar a mais dois foristas, e já nem me lembro a quem.

Como ainda nao recebi o produto presumo que seja um deles!

wolfh3art
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 146
Ocupação : Programador Computadores
Interesses : Ouvir Musica em Vinyl
Pontos/Reputação : 268

Mensagem  sparrow em 12/3/2010, 12:07

se o António já viu o meu tópico no "o meu sistema" já deve ter reparado que eu sou um "audiófilo" very low budget!

gastar 60€ numa máquina de limpeza de discos está, para já, fora de questão.

só posso gastar 10-15€ no liquido, escova e panos.

estou a tentar evitar lavar os discos como se fossem pratos com água corrente e fairy como já me foi sugerido.

essa não me parece a melhor opção, mas tenho de arranjar uma alternativa pouco mais onerosa.

sparrow
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  luis lopes em 12/3/2010, 12:16

eu também (já me metendo na conversa) gostaria de saber qual a melhor maneira de fazer
lavagem-manual.... e não querendo ser oportunista, também quero me candidatar ao famoso liquido...
sem prejuizo para quem pediu.....
já agora o site CDGO têm (esgotado) uma escova "clener" baratinha (4,95€),... não existe por aí outra loja online
com a dita baratinha?....
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2864
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3108

Mensagem  Pierre em 12/3/2010, 14:33

luis lopes escreveu:eu também (já me metendo na conversa) gostaria de saber qual a melhor maneira de fazer
lavagem-manual.... e não querendo ser oportunista, também quero me candidatar ao famoso liquido...
sem prejuizo para quem pediu.....
já agora o site CDGO têm (esgotado) uma escova "clener" baratinha (4,95€),... não existe por aí outra loja online
com a dita baratinha?....

J.M Audio enviou-me à cobrança um material que incluía uma escova de carbono barata.

Na lavagem manual dos discos, antigamente e sempre com bons resultados optei por este sistema:

Numa tijela de sopa, 3 gotas de detergente da loiça (fairy anti-bacteriano) e encher com água corrente. Com um pano das lentes de óculos, embeber na solução e passar ao de leve no disco. Pousar o disco ainda com o detergente 2 minutos a actuar.

Com o chuveiro QUASE morno passar em ambos os lados e logo de seguida enxaguar com água destilada, (aqueles regadores de ferro de engomar com água destilada são óptimos). Deixar secar.

Depois, liquido anti-estático.
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Mensagem  sparrow em 12/3/2010, 14:45

eu estava a pensar em algo semelhante...

estava a pensar em juntar água (destilada em vez de torneira) com limpa vidros (ao invés do fairy).

em vez de usar um pano dos óculos, estava a pensar em usar bolas de algodão (que podia ir deitando fora porque é barato, não as deixando ficar sujas)

primeiro bolas de algodão embebidas na solução de água destilada com detergente para lavar e depois bolas de algodão embebidas só em água destilada para enxaguar.

por fim passar uma bola de algodão embebida em álcool isopropilico para secar mais rápido.

caso visse que demorava muito a secar ainda lhe mandava uma bufada com o secador de cabelo (só com ar frio)

sparrow
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 12/3/2010, 15:01

Em vez do pano para limpar, pensem em comprar as escovas de substituição da Knosti ou escova de cabelo de bebés à venda nas farmácias. Não se esqueçam que o objectivo é retirar a porcaria que está nas ranhuras, e não acalcar ainda mais, como o pano o irá fazer.
Tanto a escova de bebés como as da knosti, funcionam bem.

Convidad
Convidado

Mensagem  sparrow em 12/3/2010, 15:04

escova de bebés é uma excelente sugestão!

obrigadão António!

a minha ideia das bolas de algodão fui buscá-la aqui How to Clean LP Records

sparrow
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 12/3/2010, 15:11

sparrow escreveu:escova de bebés é uma excelente sugestão!

obrigadão António!

a minha ideia das bolas de algodão fui buscá-la aqui How to Clean LP Records

A ideia da escova não é minha. O RuiGsousa é que se saiu com essa, e já pude comprovar a eficácia.
Mas convém que seja algo macio mas que possa "arrancar" a porcaria.
A escova é barata, fácil de arranjar, (farmacia, Jumbo, etc.) lavável e funciona sem danificar os discos.

Convidad
Convidado

Mensagem  Pierre em 12/3/2010, 15:13

Tanto a escova de bebés como as da knosti, funcionam bem.

Confesso que olhei muito sério para a escova com que o meu puto de 7 meses é penteado!...

Perguntei à minha mulher: Quanto custa esta escova?
- Não me lembro mas é cara, isto são cedras naturais, então da chicco!!...Porquê? Já tás com ideias não??!!
- Não, era só curiosidade.

E passou-me.
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Mensagem  sparrow em 12/3/2010, 15:18

as de marca (chico e como tal) são caras

mas se fores a uma loja tipo continente, jumbo, etc. e procurares na zona de artigos de bebé, as de marca branca custam menos de 5€ e o que têm de melhor é que são muito mais fáceis de encontrar do que andar à procura de uma escova específica para vinil (que até podia ser igual, mas por ser para limpar vinil custava 3x mais!)

sparrow
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo