O meus 2 sistemas: Estéreo + Cinema em casa

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: O meus 2 sistemas: Estéreo + Cinema em casa

Mensagem  Hugo Carvalho em 25/1/2009, 23:46

pelo andar da carroça acho que não valerá a pena desenterrar o gira, uma vez que vai ficar sem vinis para ouvir ! afro
Hugo Carvalho
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 37
Ocupação : muita
Interesses : Bodyboard, Voleibol
Pontos/Reputação : 6

Mensagem  pbarata em 21/3/2009, 17:40

Tirando partido das sinergias próprias de cada marca, a fonte passou a ser um Krell KAV-280cd (a "marmita" com é vulgarmente conhecido).

pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1113
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 450

Mensagem  Mr.Spock em 21/3/2009, 17:45

E as diferenças foram ???

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Pontos/Reputação : 161

Mensagem  Brás em 21/3/2009, 19:12

Boas Pedro penso que voltaste ao bom caminho Cool
Esses cabos são os Nordost Blue Heaven?
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  pbarata em 22/3/2009, 12:33

Mr.Spock escreveu:E as diferenças foram ???
Essencialmente um grave mais definido e extenso, no sentido em que certas nuances e reverberações parecem agora mais evidentes. Na gama média não noto nada de especial, já no agudo diria que no 280cd falta o impacto do último folego de alguns instrumentos, como se houvesse um ligeiro arredondamento. Ou seja, as notas estão lá, mas de certo modo estão menos salientes.

De resto, estéticamente gosto mais do conjunto, as entradas saídas de "trigger" dão-me imenso jeito, só um equipamento a ligar e desligar (o outro é comandado pelo primeiro) e um só comando de operação.

O 280cd quando saiu era um fonte exageradamente cara, com um PVP de 6.400€... Shocked

Brás escreveu:Boas Pedro penso que voltaste ao bom caminho Cool
Esses cabos são os Nordost Blue Heaven?
Sim.
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Henri em 23/3/2009, 14:53

Então, depreendo das tuas palavras que a diferença para o cd1, não é muito significativa?!...

Ou fiz uma leitura errada?!

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 528
Pontos/Reputação : 200

Mensagem  pbarata em 23/3/2009, 21:28

Henri escreveu:Então, depreendo das tuas palavras que a diferença para o cd1, não é muito significativa?!...
São sonoridades que procuram o mesmo desígnio: som sem distorção, detalhado, rápido e extenso, com as diferenças que já assinalei. Talvez se possa dizer que o 280cd é um pouco mais musical, no sentido em que não revela qualquer agressividade no agudo, enquando que o CD-1, em registos já de si exagerados, se pode tornar ligeiramente cansativo. Mas as diferenças são mínimas.
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  TAVARES em 23/3/2009, 21:53

pbarata escreveu:
Henri escreveu:Então, depreendo das tuas palavras que a diferença para o cd1, não é muito significativa?!...
São sonoridades que procuram o mesmo desígnio: som sem distorção, detalhado, rápido e extenso, com as diferenças que já assinalei. Talvez se possa dizer que o 280cd é um pouco mais musical, no sentido em que não revela qualquer agressividade no agudo, enquando que o CD-1, em registos já de si exagerados, se pode tornar ligeiramente cansativo. Mas as diferenças são mínimas.

Eis o que realmente aprecio............"som sem distorção, detalhado, rápido e extenso"

parabéns pbarata
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Pontos/Reputação : 474

Mensagem  musemaster em 23/3/2009, 22:01

Era um sonho meter as maos num desses krells. grrr Como algo tao pequeno e confinado pode dar tão bom som e ter tão bom aspecto.

musemaster
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 62
Pontos/Reputação : 35

Mensagem  Henri em 24/3/2009, 14:47

pbarata escreveu:

Parabéns Pedro Barata, então acho que é um pouco melhor...mal seria, com a assinalável diferença de preços!...

Fica muito bem, pois é muito parecido ao 405.

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 528
Pontos/Reputação : 200

Mensagem  Mr.Spock em 25/3/2009, 19:37

Pedro, já agora :

Confesso que no meu sistema, não encontrei nada de anormal, bem pelo contrário, nas altas frequências do CD1 como disse no tópico que o meu amigo abriu sobre este leitor.
Mr.Spock escreveu:
A capacidade resolutiva deste leitor é notável. Para ser franco não lhe consigo encontrar defeitos, mas ainda assim, se tivesse de realçar alguma qualidade deste leitor, seriam as altas frequências onde tudo é correcto, claro e distinto.
http://www.audiopt.net/testes-dos-membros-f28/ainda-o-lyngdorf-cd-1-t1963-15.htm

Agora sendo o CD1 extremamente resolutivo, sendo os amplifiadores Krell conhecidos por serem analíticos, não ficando as B&W atrás em matéria de nos trazerem todos os pormenores, talvez fosse o conjunto que não estivesse a resultar, não ?

Abraço

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  pbarata em 26/3/2009, 09:45

Mr.Spock escreveu:(...)
Agora sendo o CD1 extremamente resolutivo, sendo os amplifiadores Krell conhecidos por serem analíticos, não ficando as B&W atrás em matéria de nos trazerem todos os pormenores, talvez fosse o conjunto que não estivesse a resultar, não ?
Abraço
Sem duvida que um agudo muito limpo e linear como o do CD-1 vai salientar muito
o que estiver mal na gravação e pode, em alguns registos, aumentar um
pouco as sibilâncias das vozes, mas tudo isso dependente do resto do
sistema. Basta um cabo mais fechado, umas colunas mais relaxadas para
este efeito ficar perfeitamente controlado. Felizmente o 400xi foge ao estereotipo de som frio, metálico e analítico da Krell. É provavelmente dos amplificadores mais quentes e arredondados que a Krell já concebeu, sendo na opinião de imprensa dita especializada como a Stereophile, "my favorite Krell ever."

pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  pbarata em 4/7/2009, 11:37

De regresso ao analógico (após 15 anos), comprei um prato Rega Planar 3 com braço RB300, para dar uma última chance à minha velha colecção de LP's e Singles.

Sem pressas, nem precipitações, tão pouco grandes ambições, o principal objectivo foi por o prato a tocar o mais razoavelmente possivel. Se o regresso for bem sucedido, aí poderei pensar em outros melhoramentos, mas de momento vou ficar com uma configuração mínima.

Deste modo, levei o Planar ao representante, que efectuou um revisão/verificação geral do prato, colocou e calibrou uma célula Goldring 1006 (MM). O pré de serviço fica para já o Pro-Ject Phono Box MkII e o cabo de interligação ao amplificador, um cabo DIY de microfone de baixa capacitância (60 pF/m) Klotz MC2000 com bananas QED. Da colecção de LP's, efectuei um escolha dos títulos que ainda me dizem algo e ficaram na Audioteam para lavagem. O Sr. Jorge Alves deixou o prato impecável, pronto para rodar vinilo.

Como logo a seguir ao surgimento do CD, comprei a respectiva versão em CD de alguns titulos, pude fazer uma comparação directa entre ambas as versões. (É justo referir que alguns desses CD's têm quase tantos anos como equivalente versão em vinilo, pelo que na altura sofriam muito do fenómeno da "digitalite", associado aos primórdios da tecnologia).

Da comparação efectuada é imediato a superior musicalidade do vinilo, com um som mais contínuo e espacial, que soa mais natural ao ouvido. Aproveitei também a promoção da FNAC para comprar o LP da Clara Hill - "All I Can Provide" [VINYL] e XUTOS & PONTAPES - XUTOS & PONTAPES (A propósito, decorre na FNAC até 30 de Junho, a campanha de oferta de cheques de 5€, na compra de DVD,CD ou Vinil, dedutíveis em DVD/CD/Vinil, desde que o valor seja superior a 15€).

Ao contrário dos meus LP antigos, pude constatar nos novos, a quase inexistência de "glitches", os tão degradáveis saltos e estalos audíveis na reprodução. Felizmente que os meus antigos LP estão estimadíssimos, todos com as capas originais impecáveis, protegidas com bolsas de plástico e os discos com capas plásticas, estando apenas com algumas marcas de humidade, contudo sem riscos visíveis.

Após a lavagem com a máquina Matrix da Clearaudio e colocadas capas novas, na Audioteam, os LPs ficaram impecáveis, diria mesmo como novos. A 2,5€ por LP, para clientes da Audioteam, incluíndo a capa interior anti-estática , esta operação é imprescíndivel !). O tratamento anti-estático é muito eficaz com os LP's a não atrairem o pó. A limpeza com a escova de fibras de carbono, q.d, remove practicamente todo o pó e garante a conservação do LP. Já não existem aquelas capas exteriores de plástico rijo, mas consegui umas na CDGO.com, para proteger os novos LP's.

A célula Goldring 1006, comparativamente com as da Rega, é uma célula muito aberta, com bom grave e bastante detalhada, sendo o som geral transparente, espacial, sendo no entanto encorpado (fiquei com a sensação que as células da Rega privilegiam um bocado o grave).

Agora o sistema precisa de uma prateleira mais adequada, mas até ver, vai ficar a tocar como está.

Última edição por pbarata em 4/7/2009, 15:06, editado 1 vez(es)
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  SOUND em 4/7/2009, 13:28

pbarata escreveu:Da comparação efectuada é imediato a superior musicalidade do vinilo, com um som mais contínuo e espacial, que soa mais natural ao ouvido. .

pbarata, parabens pelo teu regresso ao analogico Very Happy

Pelo andar da carruagem ainda hei-de ver um valvulado no lugar desse Krell Laughing
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  soundzen em 4/7/2009, 19:52

ahhh grande rega - parabens barata!!! boas audicoes... estamos a adorar nao é verdade?

soundzen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1106
Pontos/Reputação : 369

Mensagem  Brás em 4/7/2009, 21:14

Boas Pedro agora é só enterrar guito em vinil Laughing
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  pbarata em 4/7/2009, 21:24

Bem, já estive quase a trocar o Krell 400xi por um PrimaLuna Dialogue Two....

O que realmente me fez voltar ao vinilo foi constatar uma série de sistemas a tocar muito bem com fontes analógicas. Very Happy

E as compras já começaram:

• Clara Hill - "All I Can Provide" [VINYL]
  • XUTOS & PONTAPES - XUTOS & PONTAPES [VINIL]
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Re: O meu sistema

Mensagem  fm&stereo em 4/7/2009, 21:39

Mais uma alma perdida, no lado negro!... Twisted Evil
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  mn61 em 5/7/2009, 09:15

Estás de parabens Pedro...

Eu, embora não convertido 100% ao vinil, hoje em dia já não passava sem as famosas "bolachinhas" Evil or Very Mad
O dinheiro que tenho "turrado" ultimamente é em discos e alguns CD´s Embarassed ( isto não se podia dizer)

Embora requeira mais trabalho que o CD, tem no entanto outro encanto....
Parece que o teu gira bolachas já está num patamar bastante interessante Wink

Se tiveres essa possibilidade, experimenta aí no teu sistema, um valvulado

um abraço
Manel
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 3047
Ocupação : Funcionário Autarquico
Interesses : Hi-Fi-Desporto
Pontos/Reputação : 2090

Mensagem  Mr.Spock em 6/7/2009, 21:24

Caro Pedro Barata,

Esses CD's dos principios dos tempos nao sao a comparacao adequada. Tambem tenho muitos intragaveis. E acho que sera este erro de comparacao que induz em erro. Cuidado...!!

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  pbarata em 7/7/2009, 08:24

O ideal é ter o melhor dos 2 mundos, o vinilo e o CD. E estar atento aos formatos de "streamming" de elevada resolução (FLAC, etc.) e os repositórios em memória (flash, disco rígido, etc.) que vão destronar o CD, se calhar não tanto o vinilo.

Sem duvida que a comparação correcta será faze-lo com CDs mais recentes e já agora, com LP's mais recentes também (embora haja já alguns LP's gravados a partir de masters digitais e não a a partir de tapes analógicas como antigamente). Já o fiz e constato, em geral, que o som que emana do vinilo soa mais contínuo, mais encorpado, com um palco sonoro mais tridimensional. Sem quaisquer tipo de processamento e filtragem, o sinal de áudio que vem do vinilo é mais natural, uma vez que é audível directamente a partir da agulha da célula e é directamente amplificado.

Mas tal como no CD, também existem os mesmos problemas das más gravações... :confused1:
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 7/7/2009, 10:39

Para mim, o vinil continua a ser a melhor forma de ouvir musica. O problema, é encontrar um set-up em que as coisas casem bem umas com as outras. (prato, célula, transformador, pré de phono)
Nas gravações o mal é (infelizmente) geral, podendo haver do mau, ao bom passando pelo excelente (mais raro) Ainda agora estive a ouvir um LP da Dianne Reeves e em que participam nomes grandes do jazz (Herbie Hancock, Paulinho da Costa, Freedie Hubbard, Stanley Clark, Airto Moreira) numa gravação da Blue Note de 1987 que é simplesmente soberba. Daquelas gravações que nos põe um sorriso nos lábios e que nos fazem penssar que o dinheiro investido valeu a pena.
E em minha opinião, quando o casamento é (aproximadamente) perfeito, nada bate o som tridimensional do vinil.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  enxuto em 7/7/2009, 11:48

Pois, segundo ->julgo<- saber, há produtores que já gravam a música para computadores, de maneira que a primeira gravação é digital...

Ainda assim soa diferente em vinil, agora se é melhor ou não já é outra história.

cumps,
enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Mensagem  pbarata em 18/7/2009, 09:01

Entretanto lá se arranjou uma prateleira da SoundStyle da linha XS100 em vidro com 6mm de espessura. Não tendo o rack Spider a rígidez de um móvel com laterais e pratelerias, tem no entanto a vantagem de haver pouco onde refletir as ondas de pressão sonora que emam das colunas.

A prateleira acenta no módulos R.C.I. com um pouco de blu-tac entre o vidro e o R.C.I., para uma boa adaptação e fixação. Os 3 pés de borracha do Rega foram substituídos por 4 pés de Soborthane da Ixos, tendo sido depois nivelado o rack de modo ao prato ficar perfeitamente horizontal.

Ainda estou a habituar-me as alterações mas arrisco dizer que o grave me parece mais bem definido e controlado. O agudo soa agora mais suave, mas pode em parte dever-se à rodagem da célula. O contributo geral para um palco sonoro muito tridimensional é notório (p.e. trocando a polaridade de uma das ligações ás colunas, é muito mais fácil identificar que o sistema está fora de fase, do que usando um CD equivalente).

pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  pbarata em 6/1/2010, 20:44

pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt