Ajuda sobre Jadis

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Ajuda sobre Jadis

Mensagem  sajoao em 14/7/2009, 09:29

Sou o proprietário dum Jadis Orchestra que comprei para alimentar umas S Faber Concerto. Devo dizer que nutria expectivas elevadas em relação ao desempenho do amplificador não apenas pela leitura das criticas entusiásticas como pelo facto de guardar na memória uma audição casual, já há uns anos na Absolut Sound.
A desilusão foi grande. O integrado não consegue dar corpo e palco à musica que sai das colunas anémica e sem vida. Seja um Jazz seja musica de Câmara as prestações ficam muito aquem do que se poderia pensar deste nível de preços de amplificação. Um Rega Mira produz melhor desempenho.

Tenho ouvido que há quem reveja e faça autênticas maravilhas de mofificação em amplificadores a vávulas? Alguns conselhos na zona de Lisboa?

sajoao
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 134
Interesses : Literatura Musica
Pontos/Reputação : 91

Re: Ajuda sobre Jadis

Mensagem  Convidad em 14/7/2009, 10:04

Bom dia.

Antes de pores o amp nas mãos seja de quem for, tens a certeza de que não se passa algo de errado com o referido amp? Será que as válvulas estão todas boas e o bias está certo. Custa-me a querer que esse amp (tão bem referenciado) te esteja a desiludir.
Tenta primeiro ter a certeza de que está tudo bem. Pode ser que até poupes dinheiro, Laughing pois podem ser as válvulas de pré.

Convidad
Convidado

Mensagem  Coisasdosom em 14/7/2009, 10:08

90% das críticas das revistas nem sequer são baseadas em audições. Pensem nisso.

Saudações Musicais
Coisasdosom
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 102
Pontos/Reputação : 142

http://www.audolici.com

Mensagem  Convidad em 14/7/2009, 10:11

Coisasdosom escreveu:90% das críticas das revistas nem sequer são baseadas em audições. Pensem nisso.

Saudações Musicais

Concordo que muito do que se escreve nas revistas, nem sempre corresponde aquilo que depois vimos a constatar. Mas tenho alguma duvida que o amp seja assim tão "mau" como o nosso caro colega relata, mas........

Convidad
Convidado

Mensagem  joevalve em 14/7/2009, 10:26

caro sajoao

já experimentaste em tua casa trocar o teu amplificador por outro no sentido de verificar se o som se mantém assim anémico ?

eu faço a pergunta porque nunca fui à bola com as sonus faber, pode haver aí um "descasamento" (passe a expressão).

de qualquer modo enviei-te uma PM com algo que te pode servir de ajuda.

cumps

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1167
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1336

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  SOUND em 14/7/2009, 12:13

Ola caro sajoao,

nao sei se ja experimentaste as duas opcoes para ligar as colunas, (refiro-me as ligacoes de 4 ohms e 8 ohms). No meu amplificador a valvulas faz alguma diferenca, no meu caso prefiro ligar as colunas nas coneccoes de 4 ohms pois estas "alimentam" as colunas com mais "garra". No entanto experimenta as duas e utiliza as que servirem melhor as tuas colunas.

So mais uma sugestao, verifica se estas a utilizar o cabo de alimentacao que pertence ao teu Jadis, recentemente descobri que este podera ter tambem alguma influencia na forca do som que emana do amp.
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  SOUND em 14/7/2009, 12:23

Coisasdosom escreveu:90% das críticas das revistas nem sequer são baseadas em audições. Pensem nisso.

Saudações Musicais

90%? O coisas do som, acho isso um exagero, quando chegarmos a essa percentagem o mundo estara certamente perdido Laughing
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 14/7/2009, 12:28

SOUND escreveu:

Saudações Musicais

90%? O coisas do som, acho isso um exagero, quando chegarmos a essa percentagem o mundo estara certamente perdido Laughing

Provavelmente está. Very Happy (perdido)
Mas de toda a maneira, custa-me a querer que o amp em questão possa desiludir tanto, quando um simples Dynavox VR70E já tenha encantado tanta gente. Ainda por cima, trata-se de um híbrido. (o Jadis Orchestra)

Convidad
Convidado

Mensagem  sajoao em 14/7/2009, 14:39

Obrigado pelas sugestões. Na verdade para poder testar as válvulas do bicho há sugestões de quem o possa fazer de forma honesta e competente? Já agora talvez colunas mais sensiveis e abertas que as S Faber ajudassem.... Sugestões?

sajoao
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Fernando Novais em 14/7/2009, 17:36

Sajoao,

Já pensou em alterar o Jadis Question Já ouvi a dizer que tocam mt bem quando alterados, penso haver neste forum um forista que tem um alterado, ele poderá dizer-lhe se valerá a pena Wink
Cumprimentos
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  Mr.Spock em 14/7/2009, 17:56

Ja agora a minha colherada...
Penso que para percebermos objectivamente o que nao esta bem num sistema, temos de saber "isolar" as qualidades de um determinado equipamento da sua prestacao ou sonoridade em geral. Ou seja : posso ate nao gostar do "som" SF mas se as Concerto conseguem ser umas colunas rapidas e articuladas (e conseguem), entao um som lento e morno so pode ser "culpa" do amplificador. Mas deixe-me dizer-lhe que ha uns tempos ouvi um Jadis de topo com Proac e mesmo assim senti esse caracter algo pastelao...

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Pontos/Reputação : 161

Mensagem  Brás em 14/7/2009, 19:41

Caro Sajoão esse som foi considerado em 1998, no audioshow, como o melhor som na categoria B onde estava na 2ª sala da viasónica, por isso estranho que o som tenha essas caracteristicas, se calhar as válvulas do Jadis já não estão na sua plenitude ou até mesmo um deficiente casamento em termos de cabos pode resultar na falta de dinâmica. Por vezes com o simples mudar de válvulas para umas de melhor qualidade pode ser o suficiente. O meu amigo José Martins da JMaudio ainda há pouco tempo fez um upgrade a um prima luna do meu primo e foi apenas válvulas e condensadores mas o certo é que a diferença foi tremenda. Se quiseres alguma coisa diz
Um abraço
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  ccavis em 14/7/2009, 22:09

Caro sajoao

Já há uns tempos por aqui se comentou esse aparelho .
Pode seguir os comentários finais dessa discussão neste endereço :

www.diyaudio.com/forums/showthread/t-36643.html+JADIS+ORCHESTRA&hl=en&ct=clnk&cd=9&gl=uk" target="_blank" rel="nofollow">http://209.85.229.132/search?q=cache:IuP_wd1gbbIJ:www.diyaudio.com/forums/showthread/t-36643.html+JADIS+ORCHESTRA&hl=en&ct=clnk&cd=9&gl=uk

Um abraço
ccavis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 118
Pontos/Reputação : 158

Ajudas para o meu Jadis

Mensagem  sajoao em 15/7/2009, 21:50

Agradeço a todos o contributo. Algumas das dicas recebidas vão dar matéria para experimentação. Para já não vou abalançar-me a "mexidas" no Jadis vou fazer experiências com outras colunas e outras cablagens. Darei novidades das conclusões. Não deixa de ser curioso que numa critica publicada nos USA um critico afirme em relação a este mesmo amplificador que as suas caracteristicas o tornam capaz de alimentar qualquer coluna, sendo os resultados particularmente bons com Magnplanares

---------------------
Este post foi adicionado ao tópico já aberto por si sobre o mesmo assunto. Não pode abrir novos Tópicos sobre o mesmo assunto.

Blink

sajoao
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joevalve em 15/7/2009, 22:28

sajoao escreveu:Não deixa de ser curioso que numa critica publicada nos USA um critico afirme em relação a este mesmo amplificador que as suas caracteristicas o tornam capaz de alimentar qualquer coluna, sendo os resultados particularmente bons com MagnplanaresBlink

é preciso dar sempre "um desconto" ao que os críticos dizem nas reviews. como diz o povo e com razão "o pai da noiva não diz mal da filha".

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  music em 15/7/2009, 22:56

Viva João:
No tal ano de 1998 ouvi esse sistema no audioshow e gostei bastante.
Algo se passará com o dito.
Talvez uma refrescadela electronica não lhe fosse pior de fazer.

Abraço
Rui
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1558
Pontos/Reputação : 609

Mensagem  SOUND em 15/7/2009, 23:01

Quantos anos tem o Jadis? Podera estar ate "cansado" do uso, os componentes tambem sofrem desgaste e isso nota-se na perfomance. Entao se andou a "puxar" Magnplanares... geek
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  PICO11041968 em 1/8/2013, 12:53

pois, já era de esperar um resultado assim, a jadis, não é boa em nada, nem sequer em termos de qualidade de construção das proprias caixas, onde o proprio dourado sai com o tempo, os componentes sao fracos, as soldaduras fracas, toda a arquitectura interior nao tem qualquer sentido em termos electricos,enfim um produto verdadeiramente fraco, pode por exemplo procurar sobre jadis jp200 e vai ver monte de gente a construir, mas gente que de certeza nunca ouviu nada.

agora em relação ao jadis orchestra, ai ainda é mais ridiculo.

o melhor que já ouvi, foi um amplificador a transistores WIREGAIN Nº1 ai sim tinha palco, ambiance,
e a qualidade interior era do outro mundo.
PICO11041968
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 25
Ocupação : PROJETISTA
Interesses : AUDIO/FOTOGRAFIA
Pontos/Reputação : 70

Mensagem  joevalve em 1/8/2013, 15:16

no mundo das válvulas há muito gente a "emprenhar" pelos ouvidos e só a comprar marcas badaladas. a jadis é uma delas mas há muito mais. depois um dia os proprietários dessas "fabulosas" máquinas ouvem uns valvulados modificados marca rosca a trabalhar e caiem na real como se costuma dizer, mas isso são contas de outro rosário.

eu já ouvi um jadis orchestra modificado de ponta a ponta a trabalhar bem mas isso só está ao alcance de alguns.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  vfarias em 1/8/2013, 15:43

Talvez com umas colunas mais sensíveis o resultado seja diferente, as Sonus Faber precisam de alguma corrente... 86dB com amplificação a válvulas...

vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Mensagem  Henri em 1/8/2013, 17:22

vfarias escreveu:Talvez com umas colunas mais sensíveis o resultado seja diferente, as Sonus Faber precisam de alguma corrente... 86dB com amplificação a válvulas...

Eu tenho um Jadis orchestra - que por acaso até estou a pensar em vender - alterado pelo Tube Dude e de facto é outra coisa em termos sonoros, pois ficou mais "clean" com mais largura de palco e trabalhar a valvulas puro, já foi dito que é um hibrido e é de facto, pois a pré-amplificação é a transistores.

Tenho o dito a tocar com umas B&W N805, mas já o tive a trabalhar com sonus faber concerto e até com electa matorII... não é a mesma coisa, pois estas precisam de mais corrente e para além disso também são mais fechadas/escuras a nivel da reprodução sonora.

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 529
Pontos/Reputação : 200

Mensagem  luis lopes em 1/8/2013, 20:06

em relação a valvulas só posso dizer quem ouvir o "viriatus" vai de certeza
ficar com todas as duvidas esclarecidas Very Happy 
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2870
Ocupação : vigilante
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Pontos/Reputação : 3120

Mensagem  rjbv17 em 1/8/2013, 22:00

vfarias escreveu:Talvez com umas colunas mais sensíveis o resultado seja diferente, as Sonus Faber precisam de alguma corrente... 86dB com amplificação a válvulas...

Esse Jadis, preferencialmente modificado (http://www.audiopt.net/t5561-jadis-orchestra#140724) toca bem com colunas de alta sensibilidade como as do tipo OB ou TL.
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 204
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Pontos/Reputação : 378

Mensagem  vfarias em 2/8/2013, 09:01

Não tenho dúvidas, mas quanto é que custa (re)arranjar um Jadis?

vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Mensagem  imfos54 em 2/8/2013, 20:19

rjbv17 escreveu:

Esse Jadis, preferencialmente modificado (http://www.audiopt.net/t5561-jadis-orchestra#140724) toca bem com colunas de alta sensibilidade como as do tipo OB ou TL.

vfarias escreveu:Não tenho dúvidas, mas quanto é que custa (re)arranjar um Jadis?

Tendo presente os pressupostos anteriores, (re)arranjar um Jadis é significativamente mais barato do que passar a vida inteira a gastar dinheiro com experimentalismos de troca de amplificadores e de colunas em busca do som ideal.

Objectivamente, não sei quanto já gastei na modificação do meu Jadis Orchestra, mas foi menos de metade do seu custo como usado. Não estou a considerar o custo do conjunto de válvulas novas, porque me parece ser uma substituição obrigatória nestes casos. A afinação do "bias" não tem custos e faz toda a diferença no desempenho do aparelho.

Cumps.
imfos54
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Interesses : Hi-FI, Fotografia, Leitura
Pontos/Reputação : 47

Mensagem  Rui_Rodrig em 3/8/2013, 17:30

Caros foristas:

Muito me espantou a afirmação de que a Jadis não é "lá muito boa". Shocked 
Gostei muito deles quando os vi pela primeira vez na Imacústica e achei-os lindos e, embora o som é que é o fundamental e não o aspecto de um aparelho de hi-fi, muito me espanta que a Imacústica tenha no seu naipe de marcas uma, além dos Primaluna, por exemplo, que vocês não gostam do desempenho sónico.

Realmente nunca os ouvi a tocar mas como também não estava disposto a gastar tanto dinheiro nessa altura, nem tentei uma audição.

Cumps,
Rui
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 129
Ocupação : Técnico Superior de Lazer
Interesses : Autos, motos, computadores e música
Pontos/Reputação : 197

Mensagem  joevalve em 3/8/2013, 19:56

Rui_Rodrig escreveu:Muito me espantou a afirmação de que a Jadis não é "lá muito boa". Gostei muito deles quando os vi pela primeira vez na Imacústica e achei-os lindos

meu caro, nunca ouviu dizer que "com papas e bolos se enganam os tolos" ?

há muita mas mesmo muita marca audio que só tem isso: nome, porque depois quem tiver um minimo de ouvido percebe logo que a relação qualidade/preço desses equipamentos é hard-core.

nós temos a mesma idade e eu também já fui dos que acreditei em marcas e nos "escritos" dos gurus das revistas porque não tinha termo de comparação. quando um dia ouvi o som que andava à procura percebi o quanto enganado andei esses anos todos.

quer uma marca de válvulas que custa uma "pipa de massa" e não vale a ponta de um chavelho ? Manley

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Henri em 4/8/2013, 13:49

imfos54 escreveu:
rjbv17 escreveu:

vfarias escreveu:Não tenho dúvidas, mas quanto é que custa (re)arranjar um Jadis?

Tendo presente os pressupostos anteriores, (re)arranjar um Jadis é significativamente mais barato do que passar a vida inteira a gastar dinheiro com experimentalismos de troca de amplificadores e de colunas em busca do som ideal.

Objectivamente, não sei quanto já gastei na modificação do meu Jadis Orchestra, mas foi menos de metade do seu custo como usado. Não estou a considerar o custo do conjunto de válvulas novas, porque me parece ser uma substituição obrigatória nestes casos. A afinação do "bias" não tem custos e faz toda a diferença no desempenho do aparelho.

Cumps.

Eu também gastei mais ou menos 300/350 euros pela modificação, mais algumas despesas associadas, pois também já troquei as valvulas power, mas vale a pena, pois como disse antes... nota-se no resultado final, embora a potencia continue a ser a mesma (40W) o amplificador fica é com outra dinãmica que antes não tinha, para além do ruído/lixo eletrónico desaparecer, agora... quem diz que só toca bem com colunas muito sensiveis, não é forçosamente assim, pois eu tenho umas N805 da B&W que não são das mais sensiveis e eu gosto do som, se podia ser mais "forte"... podia, mas para a minha sala de 26m2 chega perfeitamente.

Só pondero a sua venda por estar a precisar de dinheiro se não nunca o venderia, para além de ser lindissimo, pois mandei vir uma tampas dos transformadores da jadis através da imacustica e mandei-as cromar... hehehe... ficou ainda mais bonito:bounce: 

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 529
Pontos/Reputação : 200

Mensagem  imfos54 em 4/8/2013, 16:15

Henri escreveu:
Eu também gastei mais ou menos 300/350 euros pela modificação, mais algumas despesas associadas, pois também já troquei as valvulas power, mas vale a pena, pois como disse antes... nota-se no resultado final, embora a potencia continue a ser a mesma (40W) o amplificador fica é com outra dinãmica que antes não tinha, para além do ruído/lixo eletrónico desaparecer, agora... quem diz que só toca bem com colunas muito sensiveis, não é forçosamente assim, pois eu tenho umas N805 da B&W que não são das mais sensiveis e eu gosto do som, se podia ser mais "forte"... podia, mas para a minha sala de 26m2 chega perfeitamente.

Só pondero a sua venda por estar a precisar de dinheiro se não nunca o venderia, para além de ser lindissimo, pois mandei vir uma tampas dos transformadores da jadis através da imacustica e mandei-as cromar... hehehe... ficou ainda mais bonito:bounce: 

É uma pena quando as circunstâncias da vida nos obrigam a separar-mo-nos das coisas de que gostamos:( 

Não tenho dúvidas de que o Jadis Orchestra também funciona com colunas de baixa sensibilidade, principalmente em salas pequenas, mas o seu potencial só se revela com colunas de sensibilidade mais alta. Experimentei umas Magneplanar MMG (86 dB/ 4 Ohm) na minha sala que é mais pequena do que a sua e o Jadis Orchestra na versão original, i.e. sem modificações, não se aguentou.

No seu caso a situação é um pouco mais particular, porque refere que o seu também foi modificado e funciona só a válvulas. Não sendo eu um perito na matéria (muito longe disso) para mim isso significa que os transistores da secção do pré foram retirados do circuito (no meu caso a PCB saiu fora, pura e simplesmente!). Nesse caso será que a potência continua a ser de 40W? Não será que a potência é agora mais baixa e o som não é tão "forte", como diz, o que realça a importância da sensibilidade das colunas?

Fica aqui a dúvida para quem souber (e quiser) responder.
imfos54
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Interesses : Hi-FI, Fotografia, Leitura
Pontos/Reputação : 47

Mensagem  ricardo onga-ku em 5/8/2013, 10:16

Henri escreveu:
imfos54 escreveu:
rjbv17 escreveu:

Cumps.

A sensibilidade apenas nos define o valor do nível de pressão sonora de um sinal de 1000Hz, medido ao eixo do tweeter à distância de 1 metro quando as colunas são alimentadas por um sinal de 2,83 Volt (1 Watt).
Trocando por miúdos, um amplificador que produza mais potência permite obter um maior nível de pressão sonora.

A questão é que as colunas não têm a mesma sensibilidade em toda a gama de frequências porque os altifalantes e os filtros produzem uma carga que variável e os amplificadores são (mais ou menos) afectados (dependendo da impedância de saída que resulta da topologia utilizada).
Como tal é importante obter as curvas de impedância e fase eléctrica para determinar se as colunas produzem uma carga "fácil" ou "difícil" de alimentar, sendo que esta última irá requerer mais corrente (Amperes).

Além disso, a resposta de um amplificador com uma impedância de saída elevada, como por exemplo o Prima Luna Prologue I, é muito afectada pelas variações na carga, como se pode visualizar neste gráfico:

Como podemos ver a resposta é plana quando o amplificador não está sujeito a uma carga que varia ao longo da gama de frequências, mas quando a resposta é medida com o amplificador a alimentar uma coluna simulada a resposta transforma-se uma verdadeira montanha russa...
Resultado: este amplificador não é um equipamento de alta-fidelidadee "soa" diferente consoante as colunas ao qual é ligado. Lixo.

R
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: