projecto GD audiopt

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: projecto GD audiopt

Mensagem  Paulo André em 10/7/2009, 15:07

blink escreveu:
Paulo André escreveu:sim, pode ser todo em bronze, mas no caso deste tem um casquilho de bronze em cada ponta, o que no meu ver é vantajoso por em vez de teres atrito em todo o veio tens só no topo e na ponta.

E porque não tudo em aço macio, de fácil manuseio no torno, e no fim de tudo pronto "cimentam-se" as peças dentro duma caixa com cianeto ao calor da forja, ficam tão duras que não há lima nem broca que lhes pegue, o dificil deve ser arranjar o veneno na farmacia.

aço com aço dá faísca Laughing

Para que fique como deve ser tem de se utilizar um metal mais macio e com menos atrito que o aço, sendo que o ideal é o bronze pelas suas caracteristicas. e com as folgas correctas dura uma vida, porque neste caso o peso fica apoiado no rubi sobre uma bolacha de teflon e os casquilhos praticamente nada sofrem com as forças laterais que o peso do prato vai introduzir, porque até a rotação é pouca.
isto é a minha maneira de ver...

Sistema
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + PS3
Fonte analógica: Thorens TD160MKII + Rega Bias + Norbert c/ regulação RIAA
Fontes digitais: Pioneer PD-S703 + Sony ST-SA3ES + Sony MDS-JB930QS
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5956
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Pontos/Reputação : 3208

Mensagem  Convidad em 10/7/2009, 15:15

e não se podia fazer como o Verdier,com o veio fixo e a chumaceira no prato?
(se calhar disse uma barbaridade...)

Convidad
Convidado

Mensagem  Blink em 10/7/2009, 17:51

vinyl33 escreveu:
blink escreveu:...... o dificil deve ser arranjar o veneno na farmacia.

O processo de "cementação" do aço ainda hoje é efectuado - em oficinas tradicionais - "mergulhando" a peça a tratar (préviamente aquecida a cerca de 800 graus) em .... pó de osso. O arrefecimento deverá ser feito lenta e naturalmente. É verdade ! É um processo económico e eficiente de impregnar carbono no aço e obter o endurecimento superficial pretendido.

O pó de osso não conhecia, á uns bons anos atrás enchi um veio (ganhou cama) do sector da direcção dum Brasília, teve que ser destemperado, depois comprei bolas de cianeto numa farmácia (tive que assinar...), e depois da calda ficar vermelha mergulhei o veio numa caixa de ferro. Nem para polir deu, tal a rigidez que fica.

Temos +- a mesma idade, isto aprendia-se nos cursos industriais e electromecãnicos penso eu já extintos... cheers
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4695
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1978

Mensagem  Blink em 10/7/2009, 18:04

Paulo André escreveu:[
aço com aço dá faísca Laughing

Para que fique como deve ser tem de se utilizar um metal mais macio e com menos atrito que o aço, sendo que o ideal é o bronze pelas suas caracteristicas. e com as folgas correctas dura uma vida, porque neste caso o peso fica apoiado no rubi sobre uma bolacha de teflon e os casquilhos praticamente nada sofrem com as forças laterais que o peso do prato vai introduzir, porque até a rotação é pouca.
isto é a minha maneira de ver...

Nesta fase estamos a mandar palpites e é salutar, é claro que o bronze é bom só á fricção que é o caso, só mencionei os aços devido á sua facilidade de arranjar e trabalhar, mas qualquer coisa de inovador pode servir, eu já vi um gira diy com o veio enfiado em plástico mas não o tipo não dizia o nome, não sei se seria nylon ou trevira ou outro mais duro que já existem feitos em polímeros com nano-tecnologias. cheers
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  Paulo André em 10/7/2009, 18:12

eu posso tentar fazer isso lá no trabalho, tenho é de dar a volta lá ao chefe (ó sr. eng. posso fazer um biscate Laughing )
ele não deve dizer não...
é preciso é a malta dar as opiniões que seja o que for faz-se(se o outro deixar, claro)

Sistema
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  ajca em 10/7/2009, 18:18

Não percebo nada de DIY, mas gostava de participar não sei bem é em quê nem como.
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1048
Interesses : Já nem sei
Pontos/Reputação : 744

Mensagem  bluemonday em 10/7/2009, 18:48

só agora vi esta thread... era fantastico que este projecto fosse para a frente, tou certo que aqui no forum existem excelentes artesãos para construir o gira discos audiopt

sugeria era um acrescento ao nome gira discos audiopt... talvez tributo a um nome da musica ou do audio.

posso ajudar no logotipo para a maquina
bluemonday
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2351
Interesses : audio , vjing
Pontos/Reputação : 571

Mensagem  vinyl33 em 10/7/2009, 19:08

blink escreveu:Temos +- a mesma idade, isto aprendia-se nos cursos industriais e electromecãnicos penso eu já extintos... cheers

Bingo !!!! Bons tempos ......
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 666
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Pontos/Reputação : 1160

Mensagem  Convidad em 10/7/2009, 19:11

vinyl33 escreveu:
blink escreveu:Temos +- a mesma idade, isto aprendia-se nos cursos industriais e electromecãnicos penso eu já extintos... cheers

Aqui é que se vai ver quem esteve com atenção nas aulas, e que estava a olhar para a garina do lado.... lol! (se é que havia alguma nesse curso scratch )

Convidad
Convidado

Mensagem  td124 em 10/7/2009, 19:39

Olà,

aqui vao alguns exemplos de eixos + chumaçeira de qualidade. Mas là estamos um pouco desorganisados scratch , o eixo + a chumaçeira logo se defini depois de o prato, pois hà uma interdependencia desses elementos. Deviamos começar por definir o projeto global e depois ir por fases. Ao principio falà-mos de gira simples e com materiais baratos, isto exclui os giras pesados e com suspensao, assim que os braços de 12 polegadas Shocked ...

Seria interessante de definir o projeto de base e depois distribuir as tarefas a cada um...
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Pontos/Reputação : 875

Mensagem  Blink em 10/7/2009, 19:39

vinyl33 escreveu:

Caro amigo, bons e maus, aprendi muito com o mestre Bernardes, pequeno de estatura mas grande nos conhecimentos. Mais baixo que eu mas ainda me deu alguns puxões de orelhas, nessa altura não diziamos nada aos pais, levavamos a dobrar, agora quem leva é os professores...Bons tempos
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  RuiGSousa em 10/7/2009, 23:13

td124 escreveu:

Uma ideia que tenho e que pode ser a base de arranque:

O corpo deve ser sem suspensao (uma tabua) para que seja barato e bonito. Mas sem suspensao a qualidade é inferior !!!
Sim e nao, porque o TD124 teve uma ideia à anos (e fez mesmo um gira) que conciliava as duas coisas. Uma tabua auto amortecedora. Podemos fazer uma prancha (corpo) em três péças. Dois rectangulos de contraplacado de 5mm, e um rectangulo igual de médio de 25mm. Escavamos o rectangulo de médio e so deixamos um bocado para fixar o braço, um outro para o eixo e um outro para o motor, o resto fica escavado. Cola-mos um contraplacado dum lado e o outro do outro lado, e enxemos o que escavà-mos com areia fina. Assim obtemos uma prancha auto-amortecida rigida, pesada e neutra para as vibraçoes. Original, com grande resultado e muito barato e bem feito muito bonito. O que é que dizem ???

Até+

Caro TD124

Gostei bastante da sua ideia, se bem que com ligeiras diferenças... diga-me o que acha!

1º As placas de cima e de baixo passava para 10mm, em vez de 5mm,e em contraplacado marítimo.
Porque as placas de 5mm são muito finas, empenam com facilidade. O contraplacado marítimo é de superior qualidade e mais rijo.
2º A placa central mantinha a espessura mas trocava o material para MDF.
O MDF tem muito boas características acústicas e de absorção de vibrações, e as "sandwiches" de materiais diferentes
normalmente são mais rígidas.
3º Em vez de areia de rio, que tal misturar 50% areia de rio 50% chumbo de caça.
O chumbo de caça tem também excelentes características como absorção de vibrações, eventualmente funcionará melhor que a
areia em algumas frequências, e vice versa, e é mais pesado. Conseguíamos assim uma maior gama de frequências de vibrações
a ser absorvida.
4º As colagens das placas com cola epoxica.
As colagens entre madeira e seus derivados, bem como entre madeira e materiais compositos, ficam excelentes com cola
epóxica.

O resultado final seria um pouco mais grosso, ficava com 4,5cm... mas não me parece exagerado.
Esteticamente, para quem não gostar de ver o MDF, pode-se folhear o topo a madeira ou pintar...

Cumprimentos

Rui Sousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Pontos/Reputação : 272

Mensagem  fm&stereo em 11/7/2009, 00:42

Viva pessoal! cheers
td124 e Rui, parece-me que estamos no bom caminho. Eu hoje não consegui fazer o esquema, espero fazer amanhã. Mas o princípio é basicamente esse. Ou seja, um projecto barato, que possa ser executado, mas que consiga merecer o respeito no mundo audiófilo.

Antes de chegar ao veio e chumaceira (que quanto a mim esta é da maior importância), devo - tal como o td124 - insitir no tipo de estrotura e prato que, quanto a mim, deve ser feita de MDF com enchimento de areia ou chumbo, sendo que a areia é a mais fácil e talvez a que mais merece ser considerada, pois não precisamos apenas de peso, mas de uma boa massa. Wink
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  MikeF em 11/7/2009, 00:57

blink escreveu:eu já vi um gira diy com o veio enfiado em plástico mas não o tipo não dizia o nome

O Linn Axis tinha uma chumaceira em Teflon (PTFE, ou politetrafluoretileno), julgo eu... é um plástico bem resistente e que desliza muito bem.
MikeF
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 236
Pontos/Reputação : 314

http://www.ZenAudio.pt

Mensagem  fm&stereo em 11/7/2009, 02:11

MikeF escreveu:
blink escreveu:eu já vi um gira diy com o veio enfiado em plástico mas não o tipo não dizia o nome

O Linn Axis tinha uma chumaceira em Teflon (PTFE, ou politetrafluoretileno), julgo eu... é um plástico bem resistente e que desliza muito bem.

Penso que o teflon em detrimento do bronze também é de considerar.

Deixo aqui alguns links, para espreitarem.

http://www.vinylengine.com/articles.shtml
http://www.theanalogdept.com/diy_turntables.htm
http://www.diyhifisupply.com/?q=catalog/29/turntable_parts
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ajca em 11/7/2009, 20:29

Algo do género.

ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo em 11/7/2009, 20:45

Viva,
Eu sei que é importante a participação do maior número possível de foristas, mas mesmo aqueles que participam têm níveis diferentes de participação, pelo que passo a pedir que, mesmo que não façam ideia do que possam dar como contributo, algo pode surgir da vosso parte. Quanto mais não seja, participarem comentando algum aspecto de alguma ideia aqui postada que achem interessante.

De qualquer modo, vou passar a postar um projecto que, ainda que não seja seguido pelo forum, irei eu construir para mim. Cool

O esquema que vou postar agora é apenas um desenho, que depois posso pormenorizar.

Base e prato de MDF. Logo explico melhor.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  SOUND em 11/7/2009, 20:58

Tem bom aspecto Very Happy
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  ajca em 11/7/2009, 21:02

fm&stereo escreveu:Viva,
Eu sei que é importante a participação do maior número possível de foristas, mas mesmo aqueles que participam têm níveis diferentes de participação, pelo que passo a pedir que, mesmo que não façam ideia do que possam dar como contributo, algo pode surgir da vosso parte. Quanto mais não seja, participarem comentando algum aspecto de alguma ideia aqui postada que achem interessante.

De qualquer modo, vou passar a postar um projecto que, ainda que não seja seguido pelo forum, irei eu construir para mim. Cool

O esquema que vou postar agora é apenas um desenho, que depois posso pormenorizar.

Base e prato de MDF. Logo explico melhor.

É uma ideia com bom aspecto.
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ajca em 11/7/2009, 21:06

Será que se poderá partir de algo tipo base dos Rega e espetar-lhe com algo parecido com uma suspensão?
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Paulo André em 11/7/2009, 21:19

e porque não algo diferente, que seja unico

Sistema
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  ajca em 11/7/2009, 21:30

Paulo André escreveu:e porque não algo diferente, que seja unico

Porque não, vá lá a quem percebe disto e tenha ideias, por mais estrambólicas que possam parecer e as queiram divulgar.
ajca
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  td124 em 11/7/2009, 21:59

ajca escreveu:

Porque não, vá lá a quem percebe disto e tenha ideias, por mais estrambólicas que possam parecer e as queiram divulgar.

Olà,

um projeto muito arrojado para um primeiro trabalho de grupo me pareçe dificil. Mas com imaginaçao podemos fazer qualquer coisa de simples e de muito bom. A ideia de partir de uma base simples do tipo Rega é interessante. Ora veja-mos, qual é o ponto mais fraco de um Rega ? O corpo que é em aglomerado de madaeira !!!

E se nos fizessemos um em granito ou marmore. Sao pedras portuguesas, bonitas quando polidas, pesadas e duras e com um muito bom comportamento vibratorio. Um bom motor suspendido e uma VERDADEIRA chumaçeira e eixo.

Poderia ser muito simples e muito eficaz... e se bem feito superior a um grande Rega. Seria jà uma grande vitoria nao !!!

Até+
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo em 11/7/2009, 22:16

ajca escreveu:

Venham daí ideias!... Very Happy Mas diferente e único é já o que estou a propôr e além de que tem em conta o mais importante: um desenho muito equilibrado... um GD capaz de competir com os melhores e a um preço - espero - que jamais se pensou possível.

Vejamos então passar um «olhar» mais próximo daquilo que estou a pensar.
A base de MDF em «sandwiche», em que no interior haverá espaço preenchido com areia ou grão de chumbo, com pés em bico com travão robusto. O prato MDF em «sandwich», em que o veio se apoia mas é separado do centro onde se encaixa o disco, sendo que o MDF faz uma prestação certamente espectacular, uma vez tratar-se de um óptimo material. Isto quer dizer que sendo o MDF um material duro, é também bom absorvedor de resonâncias e se o veio estiver separado do pino onde encaixa, então será o MDF apenas a fazer o contacto entre o veio e o prato.
A base ou suporte para o braço poderá ser furado para o braço em questão. Como podem ver, pode ser usado mais que um braço ao mesmo tempo. Cool

Depois posso fazer um desenho a mostrar em detalhe estes pormenores.

Até logo.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo em 11/7/2009, 22:23

td124 escreveu:
Olà,

um projeto muito arrojado para um primeiro trabalho de grupo me pareçe dificil. Mas com imaginaçao podemos fazer qualquer coisa de simples e de muito bom. A ideia de partir de uma base simples do tipo Rega é interessante. Ora veja-mos, qual é o ponto mais fraco de um Rega ? O corpo que é em aglomerado de madaeira !!!

E se nos fizessemos um em granito ou marmore. Sao pedras portuguesas, bonitas quando polidas, pesadas e duras e com um muito bom comportamento vibratorio. Um bom motor suspendido e uma VERDADEIRA chumaçeira e eixo.

Poderia ser muito simples e muito eficaz... e se bem feito superior a um grande Rega. Seria jà uma grande vitoria nao !!!

Até+

Eu, como podem ver, proponho algomais arrojado; e no entanto, de «fácil» execução. Penso pois que o forum merece. Wink No entanto, digam lá da vossa alma!... Very Happy
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  SOUND em 11/7/2009, 22:32

td124 escreveu:
ajca escreveu:

Olà,

Até+

A tua ideia tambem e muito boa, td 124, bom, isto sou eu opinar pois da execucao nao percebo absolutamente nada. Na minha opiniao, o referido gira discos ficaria muito bonito em pedra preta Smile
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  td124 em 11/7/2009, 22:38

fm&stereo escreveu:
td124 escreveu:
Olà,

Até+

Eu, como podem ver, proponho algomais arrojado; e no entanto, de «fácil» execução. Penso pois que o forum merece. Wink No entanto, digam lá da vossa alma!... Very Happy

Como tinha dito, para mim tu e o blink deviam ser as lebres cat deste projeto visto a vossa experiencia do assunto, e além disso estao os dois em casa, o que facilita quando o projeto começar a andar. Se pensas que partir sobre essa base é razoavel e possivel, toca a andar !!! Dà-me detalhos técnicos, para que eu diga o que penso, pois o comportamento vibratorio de alguns materiais é um quebra-cabeças, o MDF por exemplo... :damn: . A relaçao dos pesos base, prato também devem ser calculadas...

Pela minha parte é bom, se para os outros é bom também...

Até+
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Blink em 11/7/2009, 22:45

td124 escreveu:Olà,

Até+

Também acho esta ideia do td muito boa, uma base em pedra polida (tipo árabe) é bonita e bastante sólida e pesada, acho que merece um estudo em pormenor.
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  Paulo André em 11/7/2009, 22:51

blink escreveu:Também acho esta ideia do td muito boa, uma base em pedra polida (tipo árabe) é bonita e bastante sólida e pesada, acho que merece um estudo em pormenor.

Também acho que em pedra preta ficava 5*

Sistema
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  fm&stereo em 11/7/2009, 22:52

td124 escreveu:

Como tinha dito, para mim tu e o blink deviam ser as lebres cat deste projeto visto a vossa experiencia do assunto, e além disso estao os dois em casa, o que facilita quando o projeto começar a andar. Se pensas que partir sobre essa base é razoavel e possivel, toca a andar !!! Dà-me detalhos técnicos, para que eu diga o que penso, pois o comportamento vibratorio de alguns materiais é um quebra-cabeças, o MDF por exemplo... :damn: . A relaçao dos pesos base, prato também devem ser calculadas...

Pela minha parte é bom, se para os outros é bom também...

Até+

Viva td124! cheers
Isto é apenas uma hipótese, que como disse, se não for para o audiopt será para mim (o meu FC nº 1 Wink ). Mas, de facto, acho que o forum merece; e, em termos de custo, penso que irá estar ao alcance da maioria. E se o projecto for avante, uma vez preparado o protótipo, será feito um orçamento para avaliar segundo um numero de possíveis interessados, que entretanto passarão a fazer o seu pé de meia. Laughing

Se por outro lado perferirem algo mais modesto, força! Mas vejamos então que possibilidades merecerão ser exploradas.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: