ANALOGICAMENTE ...
Página 5 de 14 • Compartilhe •
Página 5 de 14 •
1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9 ... 14 
Re: ANALOGICAMENTE ...
milton escreveu:como já nos vens habituando,foi mais uma aula bem dada![]()
É com enorme orgulho e privilégio que o temos entre nós.
Convidad- Convidado
milton escreveu:como já nos vens habituando,foi mais uma aula bem dada![]()
e aproveito para perguntar acerca das M/C de alto ganho,tenho cá a denon dl110 no meu tp11mkIII,de mass ef 7,5 e pergunto se é em teoria um bom casamento com o braço, e se esse tipo de celulas são uma boa a posta ou é preferivel uma "normal" com transformador.
obrigado
abraço
Milton
As contas são as seguintes:
Denon DL110: Peso-4.9/Compliance-8
Braço-7.5
4.9+7.5+0.5X8=103.2 levar o resultado à raiz = 10.15
159 a dividir por 10.15 = 15.66 hz
Está um pouco acima do ideal, mas apesar de não ser perfeito, dá para viver com ela
Convidad- Convidado
Já agora, o fórum analógico alemão tem esta tabela de células que podem sempre usar para tirar duvidas, a não ser que a célula em questão, não conste.
http://new-hifi-classic.de/files/TA-Daten.pdf
E aqui, como se fazem as contas e os porquês.
http://www.theanalogdept.com/cartridge___arm_matching.htm
De nada
http://new-hifi-classic.de/files/TA-Daten.pdf
E aqui, como se fazem as contas e os porquês.
http://www.theanalogdept.com/cartridge___arm_matching.htm
De nada
Convidad- Convidado
milton escreveu:...
e aproveito para perguntar acerca das M/C de alto ganho,tenho cá a denon dl110 no meu tp11mkIII,de mass ef 7,5 e pergunto se é em teoria um bom casamento com o braço, e se esse tipo de celulas são uma boa a posta ou é preferivel uma "normal" com transformador.
...
Milton
Olà Milton,
Nao vejo inconveniente no casamento com o braço, quanto às MC de alto nivel de saida, pode ser uma boa aposta se a cèlula for construida nas regras da arte e com materiais modernos. E o caso da DL110, e nesse caso tens quase as avantagens das MC com quase as avantagens das MM. Uma MC de nivel baixo + transformador é preferivel, mas é necessario que o transformador seja de alta qualidade e perfeitamente adaptado à célula em questao, que o teu braço esteja à altura disso, e que o teu gira seja um grande :damn: . Resultado com o teu TP11+TD160 e uma Sumiko evo III ou Dynavector MC-20 H (MC alto nivel), ou com uma Ortofon M2, ou uma GRADO performance (tudo bem afinado e oleado), vais fazer inveja a todos os outros, palavra de TD124
O melhor em analogico é o equilibrio, nao as MC ou MM, mas o equilibrio é raro, as células nao ...
Até+

td124- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 585
Ocupação: Audio designer
Interesses: Tudo o que desperta a alma...
Pontos/Reputação: 875
Ufa, custou a achar um graficozinho destes.. Não é bem o que eu queria, mas serve:

O que precisam de fazer para avaliar se um cartridge fica bem num dado braço é:
- calcular a massa efectiva total (massa efectiva do braço + peso da célula)
- ver qual a compliance do cartridge (vem nas especificações)
- ler no gráfico a frequência de ressonância. Para quem quiser, também há por aí calculadores em excel para isso.
Frequências entre 8 e 12 são aceitáveis.
Um conjunto que ressoe fora desses valores não deve tocar muito bem, porque frequências abaixo devem causar mistracking e frequências acima distorcem (empolam) os baixos.
Se uma agulha estiver a fazer mistracking não me parece que uma equalização diferente da curva RIAA vá corrigir grande coisa...

O que precisam de fazer para avaliar se um cartridge fica bem num dado braço é:
- calcular a massa efectiva total (massa efectiva do braço + peso da célula)
- ver qual a compliance do cartridge (vem nas especificações)
- ler no gráfico a frequência de ressonância. Para quem quiser, também há por aí calculadores em excel para isso.
Frequências entre 8 e 12 são aceitáveis.
Um conjunto que ressoe fora desses valores não deve tocar muito bem, porque frequências abaixo devem causar mistracking e frequências acima distorcem (empolam) os baixos.
Se uma agulha estiver a fazer mistracking não me parece que uma equalização diferente da curva RIAA vá corrigir grande coisa...

MikeF- Profissional
- Número de Mensagens: 220
Pontos/Reputação: 294

MikeF escreveu:
...
Nao efectivamente
Obrigado pelo gràfico
Até+

td124- Membro Audiopt

td124 escreveu:[size=12]Uma célula Koetsu dos anos 70 com materiais, profilos e formas antigas é superior a uma Shure V15 V, mas esta ultima é uma MM e portanto é superior a uma grande maioria de MC !!!
Boas caro TD124
Tenho estado a acompanhar este post com o maior interesse, e, antes de mais nada, muito obrigado com o muito que tenho estado a aprender.
Mas agora fiquei baralhado, pois até agora tinha ficado com a ideia que, na globalidade, as MC eram superiores as MM
onde é que eu me perdi...
Cumprimentos
Rui Sousa

RuiGSousa- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 330
Ocupação: Comissário de Bordo
Interesses: Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Pontos/Reputação: 277
RuiGSousa escreveu:td124 escreveu:[size=12]Uma célula Koetsu dos anos 70 com materiais, profilos e formas antigas é superior a uma Shure V15 V, mas esta ultima é uma MM e portanto é superior a uma grande maioria de MC !!!
Boas caro TD124
Tenho estado a acompanhar este post com o maior interesse, e, antes de mais nada, muito obrigado com o muito que tenho estado a aprender.
Mas agora fiquei baralhado, pois até agora tinha ficado com a ideia que, na globalidade, as MC eram superiores as MM![]()
onde é que eu me perdi...![]()
Cumprimentos
Rui Sousa
Se leres bem, é o que ele tem vindo a dizer, mas como tudo na vida, nem sempre as coisas são assim tão lineares.
Para castigo
Convidad- Convidado
td124 escreveu: ...um velho filtro subsonico sera fantastico e radical, ah as velhas receitas...
![]()
Obrigado pelo gràfico![]()
Até+
Mas esse deve estar lá sempre! o meu é configurável, posso pô-lo a 15 mas posso variar a frequência... até por controlo remoto!

MikeF- Profissional

MikeF escreveu:td124 escreveu: ...um velho filtro subsonico sera fantastico e radical, ah as velhas receitas...
![]()
Obrigado pelo gràfico![]()
Até+
Mas esse deve estar lá sempre! o meu é configurável, posso pô-lo a 15 mas posso variar a frequência... até por controlo remoto!
Vaidoso....
Convidad- Convidado
António José da Silva escreveu:Vaidoso....![]()
Indeed... ou para o td entender melhor, vraiment...
Alguns podem achar uma barbaridade, mas o meu pré de fono é super-ultra-xpto... mas eu acho que toca lindamente, e acho que quem o ouviu no audioshow bem que gostou.

MikeF- Profissional

RuiGSousa escreveu:td124 escreveu:[size=12]Uma célula Koetsu dos anos 70 com materiais, profilos e formas antigas é superior a uma Shure V15 V, mas esta ultima é uma MM e portanto é superior a uma grande maioria de MC !!!
Boas caro TD124
...
Mas agora fiquei baralhado, pois até agora tinha ficado com a ideia que, na globalidade, as MC eram superiores as MM![]()
onde é que eu me perdi...![]()
Cumprimentos
Rui Sousa
Olà Rui,
nao te perdeste
No absoluto definitivo (sou obrigado a inventar expressoes :damn: ), uma velha Koetsu, Satin, EMT ou uma Shindo sao obras de arte dificeis a igualar, e sao elas que deram as letras de nobreza às MC. Mas as outras MC (em geral) estao muito, muito atràs... mas continuam a beneficiar da aura dos deuses. E um pouco injusto... é por isso que em vez de falar MM ou MC como se fosse um valor seguro ou nao, eu prefiro que se fale de modelos, e neste caso as MC nao sao sempre melhores...
Espero ter sido claro (mesmo se o problema é complexo) e que jà estejas menos perdido ...
Até+

td124- Membro Audiopt

MikeF escreveu:António José da Silva escreveu:Vaidoso....![]()
Indeed... ou para o td entender melhor, vraiment...
Alguns podem achar uma barbaridade, mas o meu pré de fono é super-ultra-xpto... mas eu acho que toca lindamente, e acho que quem o ouviu no audioshow bem que gostou.
Eh oui, c'est une vrai barbarité, un vrai coup à la viking ...
na realidade nunca me passou pela cabeça (ainda menos pelos ouvidos
Até+

td124- Membro Audiopt

Afinal, isto está repleto de gente vaidosa
e ainda bem, é o orgulho do hobby mais belo do mundo.
Convidad- Convidado
Página 5 de 14 •
1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9 ... 14 
Página 5 de 14
Permissão deste fórum: