ANALOGICAMENTE ...

Página 1 de 14 1, 2, 3 ... 7 ... 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ANALOGICAMENTE ...

Mensagem  td124 em 26/6/2009, 06:57

Caros amigos,

vamos lançar um novo tópico dedicado ao vinil em geral. Vai ser a oportunidade de falar sobre tudo o que corresponde a esta disciplina e que vocês gostariam de aprofundar. Não hesitem a participar e a dizer as coisas que vos parecem difíceis a compreender. Convido os profissionais a dar também apoio ao tópico e ponto de vista. Vou tentar construir o tópico como a breve historia dos GD..., ou seja com uma alternância entre artigos de fundo e discussão. No fim deste tópico se os administradores quiserem compilar os textos, pode dar uma soberba iniciação ao mundo do vinil, e pode ser uma ajuda fantástica para todos os que se iniciam a esta disciplina.

Evidentemente gostaria que fosse um dialogo e não um monologo... Entretanto vou guardar o espírito de abertura e exigência que me acompanhou ao longo da breve historia, e que acho que vocês apreciaram.

Digam-me o que pensam disto e ao trabalho...

Até+

td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 585
Ocupação: Audio designer
Interesses: Tudo o que desperta a alma...
Pontos/Reputação: 875

Re: ANALOGICAMENTE ...

Mensagem  Convidad em 26/6/2009, 08:19

Caro amigo.

Estou deveras contente por teres iniciado este tópico. Tenho a certeza de que vai ser um dos tópicos mais concorridos de sempre no audiopt. Os temas que se podem abordar são imensos e é essa imensidão que torna o analógico tão especial e belo. Desde as afinações, os braços, as células, as compatibilidades braço células, os transformadores passivos e os step up activos, os prés de phono, enfim um sem fim de assuntos para conversarmos. Eu pessoalmente, gostaria de saber mais sobre os transformadores e o seu "casamento" com a célula, visto não ser um assunto muito fácil para um leigo como eu.

Parabéns por mais esta iniciativa, que te vai dar bastante trabalho Laughing .

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 26/6/2009, 08:36

podiamos começar por um componente que me causa alguma perplexidade e curiosidade.
trata-se da célula Denon DL103,que uns dizem que o seu diamante esferico só serve para estragar os discos.
mal comparando, é uma espécie de Michael Jackson(rip),ou se ama ou se detesta.
abraço
Milton

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 26/6/2009, 15:31

Finalmente!... Já há muito propus isto mesmo neste forum e passou ao lado... Espero que agora seja seguido e nutrido! Wink

por milton o Sex 26 Jun - 9:36podiamos começar por um componente que me causa alguma perplexidade e curiosidade.
trata-se da célula Denon DL103,que uns dizem que o seu diamante esferico só serve para estragar os discos.
mal comparando, é uma espécie de Michael Jackson(rip),ou se ama ou se detesta.
abraço
Milton

Pois é milton, não há nada perfeito neste mundo; e não se pode esperar que uma cabêça deste preço ofereça o mesmo que uma de topo. Mas uma coisa é certa: não é por acaso que é a única que é fabricada à mais de 40 anos.
Como dizia, não é perfeita, agora dizer que destroi o vinílo é que é uma perfeita parvoice. Laughing É certo que possui uma agulha de ponta «oval» e que pede 2.5gm, mas isso não é razão para pensar que estraga o vinílo. Enquanto outra forma que não a «oval» tende a pedir menos de 2gm, pois precisamente o formato assim o permite, não quer dizer que faça menos mal ao vinílo.
No fundo, a diferênça - ou limite em relação a outras bem mais caras - é que a forma «oval» não deixa que haja um contacto muito grande nas paredes do sulco do disco, fazendo com que fique um pouco limitada no que toca à capacidade de extração da informação. No entanto, como muitos podem testemunhar pelo mundo fora, não há muito por que queixar. Wink
Apenas há que ter atenção ao facto de ser 0.3mv, pelo que nessecita de um certo ganho.

Pessoalmente, talvez ainda vá comprar outra. Laughing

fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 2448
Pontos/Reputação: 3140

Mensagem  Convidad em 26/6/2009, 15:36

Ortofon SPU Meister Silver GM MKII . Este animal precisa de 4g para "arrancar" tudo do disco, mas os donos não se queixam. Very Happy
O mal é o preço

Convidad
Convidado

Mensagem  vinilsuporter em 26/6/2009, 16:53

fm&stereo escreveu:trata-se da célula Denon DL103,que uns dizem que o seu diamante esferico só serve para estragar os discos.

eu conheço um individuo que afirma isso categoricamente e também afirma que só as colunas de 3 vias tocam bem.

esse tipo de afirmações vale o que vale, para mim não vale nada.

como diz o ditado "o homem é sempre o fruto das suas circunstâncias".

vinilsuporter
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 965
Ocupação: as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses: música de carácter politico
Pontos/Reputação: 975

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Convidad em 26/6/2009, 16:58

Eu tive uma durante muito tempo, e não achei que desse cabo de nada. A DL103 necessita de um braço de peso Laughing visto ter uma compliance bastante baixa. A outra situação, e´que para tocar ao seu melhor nível (segundo alguns entendidos) precisa de ser "casada" com um transformador compatível. Dizem as más línguas lol! que se tudo estiver em harmonia, passa a ser a Koetsu dos pobres.

Convidad
Convidado

Mensagem  vinilsuporter em 26/6/2009, 17:08

António José da Silva escreveu:Dizem as más línguas lol! que se tudo estiver em harmonia, passa a ser a Koetsu dos pobres.

e como há mais pobres que ricos........viva a DL103

vinilsuporter
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 965
Ocupação: as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses: música de carácter politico
Pontos/Reputação: 975

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Convidad em 26/6/2009, 17:12

vinilsuporter escreveu:
António José da Silva escreveu:Dizem as más línguas lol! que se tudo estiver em harmonia, passa a ser a Koetsu dos pobres.

e como há mais pobres que ricos........viva a DL103

Quer se goste quer não, há que respeitar a sua longevidade. Em minha opinião é uma célula bastante boa para o preço pedido, e que, como já disse, capaz de voos bem altos se lhe derem as condições que ela precisa.

Convidad
Convidado

Mensagem  MikeF em 26/6/2009, 23:27

No entanto, quanto a outras agulhas esféricas - as de DJ são quase todas, a Ortofon concorde, p ex - ninguem discute que desgastam o vinyl mais rapidamente.

A agulha esférica é a que tem menor área de contacto com as faces laterais dos sulcos, e à medida que se sobe na qualidade (e no preço) o perfil do diamante tende ter maior área de contacto. Eu por acaso até tenho uma que tem supostamente um diamante com a maior área de contacto de todos os cortes de agulhas - um replicant - e o resultado é soberbo.

MikeF
Profissional

Número de Mensagens: 230
Pontos/Reputação: 306

http://www.ZenAudio.pt

Mensagem  fm&stereo em 27/6/2009, 15:33

O meu Dino dá-lhe cá uma vida... mais ainda agora, com uma modificação caseira! Wink (Quanto a esta modificação, terá que ficar em «segredo dos Deuses». Agora, uma coisa é certa, a Lyra Dorian vai casar melhor que nunca.)
Mas não ficamos por aqui: a DL103 tem sido alvo de várias alterações e recontruções. Por exemplo, se se meter uma Shibata... Cool Ainda, lembremo-nos da própria marca oferecer uma DL103 evoluída - a DL103R. Wink
No futuro, penso colocar-lhe uma Shibata ou algo do gênero. Very Happy Para «já» vou tratar de lhe oferecer um transformador passivo, para trabalhar com o Norbert(?).

Viva o analógico! cheers

fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 27/6/2009, 15:41

A dl 103 já teve dezenas de modelos diferentes. Neste momento, tens à venda a R e a SA. Mesmo para quem não domina a língua, Dá para ver os bonecos. Very Happy

http://www.audio-tuning-tools.com/denon1%20dl103.htm

http://www.vinyl-lebt.de/SME/DL103/Thumbnails.html

Convidad
Convidado

Mensagem  td124 em 27/6/2009, 21:06

Olà,

estou contente de ver que o peixe jà morde Very Happy , estou contente com a vossa participaçao. O primeiro artigo sera a instalaçao, e vamos falar das condiçoes ideais para meter um sistema vinilo a tocar. Vais ser interessante.

Quanto aos transformadores logo falare-mos quando chegar a altura, a menos que tenhas (Antonio) uma pergunta concreta.

Quanto à DL 103 (que é a LP12 das MC) muito foi dito no passado e mesmo hoje, e no que se diz hà muitas asneiras. Esta célula é um mito e é a unica (com as grandes Koetsu e Air Tight) a ser utilisada pelos grandes audiophilos japoneses equipados com sistemas a alto rendimento >98dB e amplificadores monotriodo (single-ended). O seu equilibrio e respeito da fase faz maravilhas nestes sistemas. Num sistema normal a DL 103 pareçe ter pouca definiçao e dinamica, mas geralmente é a associaçao com o braço que causa o fenomeno. A DL 103 nao usa mais os discos que outras células equivalentes. Mesmo se è um profil conico, a qualidade do polido do diamante faz dele pouco abrasivo ao contacto, o que nao é o caso de outras células...

Até+

td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo em 28/6/2009, 18:19

Bem dito, td124!
Cá ficamos então na espectativa... Very Happy E quanto aos transformadores passivos, bem que vinha a calhar uma opinião, no meu caso, para a DL103 e Lyra Dorian (num futuro próximo, espero Laughing ).

Bem-haja!

fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

INSTALACAO do sistema vinilo

Mensagem  td124 em 28/6/2009, 23:09

O GRANDE DIA chegou !!! Passados varios meses a analisar em comparaçao varios giras, depois de terem lido todas as cronicas das revistas e da net, comparado todos os classificados de todos os forum e espreitado varias semanas de seguida a EBAY, à busca do eleito a bom preço, o dia chegou em que voçês tém o vosso (novo) gira de sonho ! O pior està feito - dizem voçês a vos mesmos. Nao o pior està (ou pode estar) para vir digo eu, pois segundo o caso é necessario ainda montar um braço, uma célula e encontrar o phono que vai bem. Mas vamos imaginar que jà hà tudo isso, de todas as maneiras é preciso instalà-lo e afina-lo para que ele dê o melhor, mas isto é também a parte mais agradavel da coisa. Vamos là ver juntos como installar um gira em casa nas regras da arte e com eficiência:

Nunca esqueçam que um sistema vinilo é um grupo de elementos mecanicos e electromecanicos. As vibraçoes sao a essencia do funcionamento e o pior inimigo. O objetivo é eliminar o maximo de vibraçoes parasitas para deixar a célula vibrar so com o sulco do disco. E mais facil a dizer que a fazer, mas com um pouco de atençao e de logica tudo se pode, e este caso nao é excepçao.

O movel : Ponham o gira num movel rigido e pesado. Os moveis tripodos (com três pés) sao uma boa soluçao para a estabilidade. Evitem as prateleiras em vidro fino que acentuam geralmente os agudos e dao um som magro nas frequencias baixas. Ponham o movel bem horizontal com um nivel a bolha. Se tiverem possibilidade os moveis de parede sao a soluçao ideal para pousar um gira, pois a parede filtra as vibraçoes do solo e a fixaçao em um ponto cria uma tensao que abaixa a frequencia de resonancia do movel e do gira nele pousado. Uma soluçao que data dos anos 80 e que pode dar resultados extraordinarios é pousar o gira numa caixa de areia (sandbox), eu postarei um modelo de meu desenho na secçao DIY par que os interessados possam fazer uma que funciona muito bem.

Posiçao : O gira num movel do tipo torre é geralmente pousado na prateleira de cima. Evitar de pousar em baixo um aparelho que aqueça ou a valvulas. O calor provocado vai falsear a viscosidade do oleo do eixo e perturbar o funcionamento regular. O oleo (segundo o tipo) pode secar e endurecer, a correia também. O calor exagerado falseia os pivôs do braço e modifica a elasticidade da célula, que conduz a graves menos potentes, profundos e precisos. Nunca esqueçer que num movel largo o gira deve estar sempre à direita dos outros elementos. Esta é a posiçao que afasta ao maximo o braço e a célula das alimentaçoes dos outros aparelhos, evitando a influência nefasta ao nivel do barulho de fundo e da transparencia geral. O gira nunca deve estar proximo de uma coluna, nem no angulo de reproduçao da mesma afim de evitar as vibraçoes por meio aereo sobre o corpo do gira.

Organisaçao : Afim de evitar as parasitagens por induçao, os cabos atràs do movel, e os outros aparelhos devem ser organisados da maneira seguinte :

O cabo de alimentaçao do gira ou de outro aparelho nunca deve tocar, cruzar ou caminhar em paralélo do cabo de modulaçao do braço.

O cabo do braço nunca deve tocar ou repousar no corpo do leitor de CD ou do DAC, ou do Tuner, nem tocar ou cruzar um cabo numérico (digital).

O cabo de braço nao deve tocar nem repousar sobre um cabo de antena, que seja radio, TV ou mesmo ADSL para a internet.

O phono deve ser afastado dos outros aparelhos e aproximado do gira. Nunca pousar o phono sobre um outro aparelho, qual que seja. Evitar a proximidade com as alimentaçoes dos amplificadores. Isto também é valido para os transformadores MC (step up).

Acessorios : Alguns acessorios sao indispensaveis para o bom funcionamento do sistema vinilo, outros menos, aqui vao alguns exemplos:

Indispensaveis : Uma escova em carbono par limpar os discos, um braço electroestatico “engole poeira”, é indispensavel para manter os discos limpos durante a leitura, descarregar a electricidade estatica e evitar os “plocs/cracs” e outros estilhaços e evitar a poeira que se acumula no diamante. Um nivel a bolha dupla (logo mostro um exemplo) também é necessario. Uma balança de precisao, um espelho de paralelismo e um bom guia de alinhagem (protactor), sao companheiros indispensaveis de um audiofilo no vinilo.

Os tapetes (mat), os pesos de eixo (clamp), sao acessorios menos interessantes e a julgar da necessidade com o tempo em funçao do sistema.

Evidentemente este texto nao é exaustivo (é impossivel sê-lo), mas se o vosso sistema corresponde a estas regras podem considerer que ele esta bem instalado. Senao tém tempo de o por bem até ao proximo texto aonde vamos continua resta longa saga. Ponham todas as questoes que passam pela cabeça. E graças a isso que avançaremos…

Até+

td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Página 1 de 14 1, 2, 3 ... 7 ... 14  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: