Thorens TD165 RS edit
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Thorens TD165 RS edit
Boas rapaziada do DIY
Ultimamente tenho andado por aqui as voltas com a recuperação/reconstrução de um TD165.
Ainda não está pronto, mas cá ficam umas fotos...
Quando o comprei era assim:

A primeira fase foi "mudar o visual" da parte de cima...

De seguida, para alem de lubrificaçãos no motor, pintei a parte móvel da suspensão com borracha liquida (aprox 3mm) e isolei a chumaceira com blue tack...

O sub prato foi "cheio" com borracha liquida e uma camada de cortiça de 3mm...

O passo seguinte foi a construção do "plint" em carvalho...

Com um espaço no interior para encher com areia de rio...

A base, por dentro, levou um fundo no qual foi recortada uma espiral de Arquimedes...

Que posteriormente foi cheia com silicone...

Cheio com areia de rio...

A "tampa de baixo", tendo como resultado um plint com 21Kg

Depois de tudo isto, está neste momento assim...

Agora vou passar a construção do braço... em principio será um braço inspirado no famoso Shroeder...
Quando tiver mais desenvolvimentos dou noticias.
Agora vou ter de respirar fundo, pois o "bracinho" não é das coisas mais fáceis de fazer... mas com calma, tudo se faz.
Cumps a todos
Bons DIY's
Rui Sousa
Ultimamente tenho andado por aqui as voltas com a recuperação/reconstrução de um TD165.
Ainda não está pronto, mas cá ficam umas fotos...
Quando o comprei era assim:

A primeira fase foi "mudar o visual" da parte de cima...

De seguida, para alem de lubrificaçãos no motor, pintei a parte móvel da suspensão com borracha liquida (aprox 3mm) e isolei a chumaceira com blue tack...

O sub prato foi "cheio" com borracha liquida e uma camada de cortiça de 3mm...

O passo seguinte foi a construção do "plint" em carvalho...

Com um espaço no interior para encher com areia de rio...

A base, por dentro, levou um fundo no qual foi recortada uma espiral de Arquimedes...

Que posteriormente foi cheia com silicone...

Cheio com areia de rio...

A "tampa de baixo", tendo como resultado um plint com 21Kg

Depois de tudo isto, está neste momento assim...

Agora vou passar a construção do braço... em principio será um braço inspirado no famoso Shroeder...
Quando tiver mais desenvolvimentos dou noticias.
Agora vou ter de respirar fundo, pois o "bracinho" não é das coisas mais fáceis de fazer... mas com calma, tudo se faz.
Cumps a todos
Bons DIY's
Rui Sousa
Última edição por RuiGSousa em 6/6/2009, 00:07, editado 1 vez(es)

RuiGSousa- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 330
Ocupação: Comissário de Bordo
Interesses: Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Pontos/Reputação: 277
Re: Thorens TD165 RS edit
Tenho uma vaga ideia de que esse prato vai dar 10-0 ao prato residente,
tanto a nível estético, como sonoro. Parabéns pela execução.
Convidad- Convidado
Os meus Parabéns Rui, está a ficar excelente.
Eu estou com curiosidade com a construção desse braço, cá fico a aguardar os desenvolvimentos.
Eu estou com curiosidade com a construção desse braço, cá fico a aguardar os desenvolvimentos.
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + PS3 + Marantz DV6600
Fonte analógica: Thorens TD160MKII + Rega Bias + Norbert c/ regulação RIAA
Fontes digitais: Pioneer PD-S703 + Tuner Sony ST-SA3ES
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205

Paulo André- Equipa Audiopt - Admin.

- Número de Mensagens: 5744
Ocupação: Ferroviário
Interesses: Audio DIY
Pontos/Reputação: 3155
Mais um no diy!
Parabéns Rui! 

fm&stereo- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 2448
Pontos/Reputação: 3140
Olà,
Porquê a espiral de Arquimedes no fundo do gira ?
Até+
Porquê a espiral de Arquimedes no fundo do gira ?
Até+

td124- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 585
Ocupação: Audio designer
Interesses: Tudo o que desperta a alma...
Pontos/Reputação: 875
sim,porquê?
tambem estou curioso...e o sentido dessa espiral tambem têm importância?
e já agora ,o que fizeste á caixa antiga?ficava mesmo bem no meu...
abraço
Milton
e já agora ,o que fizeste á caixa antiga?ficava mesmo bem no meu...
abraço
Milton
Convidad- Convidado
Boa noite. A espiral serve para decipar a grande maioria da vibrações existentes no gira discos. Foi algo que foi comprovado com medições. Os novos giras da Thorens tem essa espiral, e a malta do DIY na alemanha,aconselha o uso da mesma fortemente. A espriral nao tem que ter uma medida especifica. Desde que seja uma espiral que cubra o fundo, tudo bem.
Abraco
Abraco
Convidad- Convidado
Há quem faça o fundo para os Thorens's para venda.
http://www.high-tune.de/tuning/01phono/rdc_bod.htm
Mas não é preciso gastar dinheiro. Um pouco de DIY e a coisa vai lá.
http://www.high-tune.de/tuning/01phono/rdc_bod.htm
Mas não é preciso gastar dinheiro. Um pouco de DIY e a coisa vai lá.
Convidad- Convidado
Mais um bom trabalho DIY, bem explícito, boas fotografias, muito bonito e sem segredos. Os meus parabéns.
Vou acabar por cortar também a minha base em caracol, para manter a que eu tinha feito em mdf de 1cm eu pergunto se não poderia fazer uma base interna com o tal caracol e desviada da exterior aí 1cm ou 2? Será que resultaria o mesmo efeito?
Cumpts,
Vou acabar por cortar também a minha base em caracol, para manter a que eu tinha feito em mdf de 1cm eu pergunto se não poderia fazer uma base interna com o tal caracol e desviada da exterior aí 1cm ou 2? Será que resultaria o mesmo efeito?
Cumpts,

Blink- Equipa Audiopt - Admin.

- Número de Mensagens: 4513
Interesses: DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação: 1897
O melhor será removeres o fundo existente e cortares um novo (bem espesso) aonde vais fresar o tal caracol. Convêm ser largo e um pouco fundo para poderes por silicone com fartura.
Abraço
Abraço
Convidad- Convidado
António José da Silva escreveu:O melhor será removeres o fundo existente e cortares um novo (bem espesso) aonde vais fresar o tal caracol. Convêm ser largo e um pouco fundo para poderes por silicone com fartura.
Abraço
Quando dizes fresar é mesmo vasar até ao outro lado ou um rego fundo também dará?
Vou então fazer num MDF de 2cm de espessura e fica só esta tampa como fundo e com o dito molusco.
Cumpts

Não é até ao outro lado. É só fazeres um um tipo de vala ou concavidade que vais encher de silicone.
Abraço
Abraço
Convidad- Convidado
António José da Silva escreveu:Não é até ao outro lado. É só fazeres um um tipo de vala ou concavidade que vais encher de silicone.
Abraço
OK, entendi é que me pareceu que o Rui cortou até ao outro lado, mais um tweak para o meu gira diy do escritório onde tenho a headshell ADC que me ofereceste e se gostar da dissipação vai para o thorens tb.

Não sei se cortou tudo, mas a ideia é fazer uma "bacia" que é enchida e não um buraco.
É assim que é feito por quem estudou o assunto, o que não quer dizer que assim (como ele fez) não tenha algum beneficio também.
Mas penso que se é para fazer, e já que se está a seguir aquilo que os experts aconselham, é seguir as indicações dos mesmos.
Abraço
É assim que é feito por quem estudou o assunto, o que não quer dizer que assim (como ele fez) não tenha algum beneficio também.
Mas penso que se é para fazer, e já que se está a seguir aquilo que os experts aconselham, é seguir as indicações dos mesmos.
Abraço
Convidad- Convidado
milton escreveu:sim,porquê?
e já agora ,o que fizeste á caixa antiga?ficava mesmo bem no meu...![]()
abraço
Milton
Que eu saiba, a sentido da espiral não tem influencia.
Quanto ao porquê, pois bem, nesta caixa tentei juntar todas as "teorias" que conheço para eliminação de vibrações.
Ao cortar a espiral no fundo da caixa, ela fica com um efeito semelhante a uma "mola", fazendo com que o fundo da caixa seja mais "flexível" transferindo assim quaisquer vibrações com mais facilidade para a areia que tem por baixo. O silicone serve para "fechar a espiral" de forma a areia não passar para cima, mantendo a flexibilidade originada pelo corte da espiral.
Se vai resultar ou não... o tempo o dirá. Segundo consta, parece que sim... depois eu digo se valeu a pena o trabalho (que é relativamente pouco) ou não.
Quanto a caixa original, se a quiseres Milton, é tua, mas para alem de estar um pouco danificada (nada de especial...), utilizei-a como base quando pintei o gira... agora esta um pouco para o camuflado...
O bracinho, está a evoluir, lentamente... quando tiver novidades meto aqui umas fotos.
Até lá, obrigado pelos comentários, e cumprimentos a todos.
Rui Sousa

Olá Rui Sousa,
Primeiramente parabéns pelo trabalho! Muito capricho e esmero!
Tenho alguns toca-discos que pretendo modificar, dentre eles um Thorens 166 quase idêntico ao seu.
Inclusive pretendo fazer um “misto” com as melhores partes de dois modelos de marcas diferentes.
Eu pergunto o que usou para lubrificar o motor e o que é esse blue tack?
Fiquei imaginando que com o tempo a areia vai assentar, formando um espaço vazio no interior da caixa.
Isso não tem problema?
Por último, o silicone deve preencher só a espiral ou se deve alastrar uma fina camada por todo o fundo da caixa?
Abraços e parabéns novamente!
José Augusto
Convidad- Convidado
Olá José Augusto,
Para lubrificar o motor utilizei um oleo que se vende num kit que ha a venda no ebay, o famoso kit do Joel. O referido kit inclui oleo de lubrificação do motor, oleo de lubrificação do veio, produto de limpeza e uma correia nova (no Ebay item nº 110413926252).
O Blue Tack é uma "massa" que se utiliza para colar coisas de forma não permanente... por exemplo, para colar uma folha de papel num quadro, etc... http://www.blutack.com/BLU_TACK.htm
A areia com o tempo terá alguma tendência para assentar, mas como as laterais da caixa também são cheias de areia é lá que ficará algum espaço vazio, deixando a parte mais importante sempre com areia, o fundo.
Quanto ao silicone, é só para preencher a espiral.
Obrigado pelas felicitações.
Caso tenha alguma duvida, não hesite em perguntar, dentro dos meus conhecimentos tudo farei para ajudar.
Cumprimentos
Rui Sousa
Para lubrificar o motor utilizei um oleo que se vende num kit que ha a venda no ebay, o famoso kit do Joel. O referido kit inclui oleo de lubrificação do motor, oleo de lubrificação do veio, produto de limpeza e uma correia nova (no Ebay item nº 110413926252).
O Blue Tack é uma "massa" que se utiliza para colar coisas de forma não permanente... por exemplo, para colar uma folha de papel num quadro, etc... http://www.blutack.com/BLU_TACK.htm
A areia com o tempo terá alguma tendência para assentar, mas como as laterais da caixa também são cheias de areia é lá que ficará algum espaço vazio, deixando a parte mais importante sempre com areia, o fundo.
Quanto ao silicone, é só para preencher a espiral.
Obrigado pelas felicitações.
Caso tenha alguma duvida, não hesite em perguntar, dentro dos meus conhecimentos tudo farei para ajudar.
Cumprimentos
Rui Sousa

Parabêns, pareçe que vai ficar estrondoso.Bela máquina !!
Convidad- Convidado
Os meus parabéns... eu já o achava bonito no início.... depois da sua intervenção ficou magnifico.. e o braço??
ritalcosta- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 55
Interesses: musica, cinema
Pontos/Reputação: 58
Tópicos similares» Thorens TD165 RS edit
» Thorens TD 160 MKIIB
» thorens TD165 troca Infinity RS6000?
» Thorens TD 145 MK II
» Thorens td 165
» Thorens TD 160 MKIIB
» thorens TD165 troca Infinity RS6000?
» Thorens TD 145 MK II