Amplificador de 4 6L6 funcionando com 2 6L6

Ir em baixo

Amplificador de 4 6L6 funcionando com 2 6L6

Mensagem  Dr. RocK em 6/5/2009, 17:38

Olá amigos sou novo aqui. Eu tenho um aplificador de guitarra Giannini Duovox 100G, ele tem 100W, 4 válvulas 6L6 no power, 2 12ax7 no pré , 1 12ax7 no drive outra no tremolo e uma 12at7 inversora.
Eu pesquisei na net sobre utilizar o ampli com apenas 2 6L6 no power e pelo que pude ver não haveria grandes problemas para o ampli, a única contra-indicação foi que as vávulas se desgastariam mais.
Alguém pode me informar se isso procede e no que isso pode danificar meu amplificador?

A saída é de 8 ohms, eu logicamente liguei dois falantes de 8 Ohms em série para casar a nova impedância das válvulas em 16 Ohms ( 2 6L6). O amplificador está funcionando perfeitamente, pude apenas notar um aumento nos graves e que o pré distorce mais cedo em relação à configuração anterior.

Dr. RocK
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 3
Interesses : Músico
Pontos/Reputação : 9

Re: Amplificador de 4 6L6 funcionando com 2 6L6

Mensagem  artofnoise em 7/5/2009, 13:27

Boas
Pode tirar duas valvulas do par push pull, mas tem que ter a certeza. Como cada válvula do par conduz um meio ciclo, se retirar as duas, por ex. do ciclo negativo o amplificador funcionará mal.
O facto de trabalhar só com um par, resulta em menor potência, mas terá que ter atenção porque a impedância do primário do transformador é calculado para dois pares e portanto será muito baixa para um par de válvulas.
Isto por, neste caso, ser um amplificador pró, onde o objectivo é extrair o max. de potência.
Existem projectos de válvulas onde os fabricantes optaram por ter menos potência do que a possível(transformador de saída com maior impedância do primário) com vantagem em linearidade e distorção.

Portanto, se puxar muita potência corre o risco de sobrecarregar as válvulas de saída devido à baixa imp. do transformador.
Ter ligado os altifalantes em série, protege o andar de potência na situação que descreveu.

Mas pergunto-lhe, qual a vantagem em usar apenas um par?

Última edição por artofnoise em 7/5/2009, 14:40, editado 2 vez(es)

artofnoise
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 141
Pontos/Reputação : 105

Mensagem  Dr. RocK em 7/5/2009, 13:57

Olá, as vantagens que notei em meu amplificador foram:
Aumento dos graves, distorção utilizando o volume de pré mais potente e com melhor timbre, o amplificador está funcionando com uma temperatura bem menor que anteriormente e está mais estável, já que o outro par de 6L6 não estava casado com este.
Eu tomei algumas precauções como aumentar a impedância da caixa para 16 Ohms (utilizando dois falantes de 8 ohms em série) e tentei regular o bias "frio".
Eu queria saber se o transformador de saída ou qualquer outra componente pode ser danificado com essa prática, ou se apenas as válvulas de power serão desgastadas mais rapidamente.
O amplificador está funcionando perfeitamente, ontem toquei com ele por mais de 4 horas seguidas e ele se comportou muito bem, com um som bem definido e estável. (É um amplificador de guitarra)

Dr. RocK
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  artofnoise em 9/5/2009, 17:34

Se acertou o bias,tem 16 ohms na carga,acho que não deve ter problemas

artofnoise
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  artofnoise em 20/5/2009, 12:25

Caro Gonçalves.
O facto de ao retirar duas valvulas e aumentar a carga para o dobro não modifica a impedancia do transformador de saida.E não dito isso...
Mas se a corrente de bias estiver certa e utilizar a dobro da carga,não vai sobrecarregar o andar de saida ,visto baixar a corrente no secundario e logicamente no primario diminuindo dessa forma a potencia pedida ao andar de saida
Muito dificilmente um transformador de um amplifiicador profissional terá um transformador calculado para um par e lhe montariam dois ,visto que o objectivo neste tipo de amp. é obter potencia e essa só se consegue baixando a impedância de placa do andar de saida
Falando em riscos para o amplificador,acho que os 16 ohms é uma forma de minimizar esses riscos de sobrecarga.foi isso a que me referi com o equilibrio

artofnoise
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  gonçalves em 21/5/2009, 12:31

artofnoise escreveu:Caro Gonçalves.
O facto de ao retirar duas valvulas e aumentar a carga para o dobro não modifica a impedancia do transformador de saida.E não dito isso...
Mas se a corrente de bias estiver certa e utilizar a dobro da carga,não vai sobrecarregar o andar de saida ,visto baixar a corrente no secundario e logicamente no primario diminuindo dessa forma a potencia pedida ao andar de saida
Muito dificilmente um transformador de um amplifiicador profissional terá um transformador calculado para um par e lhe montariam dois ,visto que o objectivo neste tipo de amp. é obter potencia e essa só se consegue baixando a impedância de placa do andar de saida
Falando em riscos para o amplificador,acho que os 16 ohms é uma forma de minimizar esses riscos de sobrecarga.foi isso a que me referi com o equilibrio

Estimado Artonoise,
Vamos lá a ver se eu consegui aprender alguma coisa com a sua explicação,
suponhamos que a relação de impedâncias é de 4000/16=15,81 (2 válvulas) e 2000/8=15,81 (4 válv), até aqui tudo bem relativamente à relação de impedâncias mas apenas teóricamente. Agora passemos à prática: se eu construir um transformador com 500 espiras no primário e 31,62 no secundário (note-se que mantive a relação 15,81) dará o mesmo resultado que um outro que tenha por exemplo apenas 80 espiras no primário e 5 no secundário (a relação de impedâncias continua igual a 15,81 a não ser que eu me esteja a enganar nas contas). Tudo isto sem falar no diâmetro do fio que obviamente se for para 4 válvulas terá que ter uma secção maior devido à maior corrente electrica (4 válvulas) o que por sua vez implica uma menor resistência electrica.
Resumindo o que está em causa é a resistência ómica e a resist. indutiva que o transf. apresenta no primário como carga para as placas,(é que a carga não é só a impedãncia das colunas) ficando portanto em causa o rendimento e o bom desempenho do circuito. Corrija-me por favor se eu estiver errado.
cumprimentos.
Gonçalves

gonçalves
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 25
Pontos/Reputação : 46

Mensagem  artofnoise em 21/5/2009, 23:26

gonçalves escreveu:
artofnoise escreveu:Caro Gonçalves.

Estimado Artonoise,
Vamos lá a ver se eu consegui aprender alguma coisa com a sua explicação,
suponhamos que a relação de impedâncias é de 4000/16=15,81 (2 válvulas) e 2000/8=15,81 (4 válv), até aqui tudo bem relativamente à relação de impedâncias mas apenas teóricamente. Agora passemos à prática: se eu construir um transformador com 500 espiras no primário e 31,62 no secundário (note-se que mantive a relação 15,81) dará o mesmo resultado que um outro que tenha por exemplo apenas 80 espiras no primário e 5 no secundário (a relação de impedâncias continua igual a 15,81 a não ser que eu me esteja a enganar nas contas). Tudo isto sem falar no diâmetro do fio que obviamente se for para 4 válvulas terá que ter uma secção maior devido à maior corrente electrica (4 válvulas) o que por sua vez implica uma menor resistência electrica.
Resumindo o que está em causa é a resistência ómica e a resist. indutiva que o transf. apresenta no primário como carga para as placas,(é que a carga não é só a impedãncia das colunas) ficando portanto em causa o rendimento e o bom desempenho do circuito. Corrija-me por favor se eu estiver errado.
cumprimentos.
Gonçalves

Caro Gonçalves

O que disse e digo, é que se aumentar a resistência de carga ,diminui a corrente,para o mesmo valor de tensão,limitando a potência pedida ao andar de saida .No caso concreto Limita danos de sobrecarga por estar apenas com um par de valvulas
Corriga-me onde está errado

Não disse que ao aumentar a resistência carga variava a relação de transformação
Não disse que alterava as impedâncias do transformador
Não disse que aumentando o valor da carga adaptava a impedância do transformador (dois pares) a um par de valvulas e que esta ficariam no ponto de funcionamento inicial

Por isso não entendo a sua questão !

artofnoise
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  gonçalves em 22/5/2009, 12:06

Estimado Artofnoise
Eu não coloquei nenhuma questão, na minha 1ª intervenção limitei-me a dar a minha opinião sobre o assunto, pois foi isso que pediu o próprio interessado (julgo que nestes assuntos quantas mais opiniões melhor). Foi o senhor que contestou a minha opinião (o que também é saudável) mas parece-me que afinal estamos de acordo naquilo que é fundamental, ou seja, o aparelho em causa não está a funcionar nas devidas condições, e por isso não pode ter melhor som.
Julgava também que esta coisa da "audiofilia" se regia por parâmetros bem acima daquilo que se considera vulgar, mas afinal vejo que como alguém disse num filme português "vamos embora filha que isto é tudo uma grande aldraVisse"
Espero que surjam mais situações em que possamos trocar opiniões, deixe que lhe diga que foi deveras um grande prazer trocar ideias com o senhor .
cumprimentos

gonçalves
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  gonçalves em 22/5/2009, 12:22

gonçalves escreveu:Estimado Artofnoise
Eu não coloquei nenhuma questão, na minha 1ª intervenção limitei-me a dar a minha opinião sobre o assunto, pois foi isso que pediu o próprio interessado (julgo que nestes assuntos quantas mais opiniões melhor). Foi o senhor que contestou a minha opinião (o que também é saudável) mas parece-me que afinal estamos de acordo naquilo que é fundamental, ou seja, o aparelho em causa não está a funcionar nas devidas condições, e por isso não pode ter melhor som.
Julgava também que esta coisa da "audiofilia" se regia por parâmetros bem acima daquilo que se considera vulgar, mas afinal vejo que como alguém disse num filme português "vamos embora filha que isto é tudo uma grande aldraVisse"
Espero que surjam mais situações em que possamos trocar opiniões, deixe que lhe diga que foi deveras um grande prazer trocar ideias com o senhor .
cumprimentos

Peço desculpa por voltar mas esqueci-me de dar uma explicação para todos os amantes do audio que não percebam nada de electrónica:
o que se passa concretamente e de uma maneira muito simples é que o transformador de saída tem falta de enrolamentos (fio electrico) no primário e por conseguinte também no secundário para poder trabalhar em condições só com duas válvulas. E dito isto....

gonçalves
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nbunuel em 22/5/2009, 12:34

gonçalves escreveu:
gonçalves escreveu:Estimado Artofnoise
cumprimentos

Peço desculpa por voltar mas esqueci-me de dar uma explicação para todos os amantes do audio que não percebam nada de electrónica:
o que se passa concretamente e de uma maneira muito simples é que o transformador de saída tem falta de enrolamentos (fio electrico) no primário e por conseguinte também no secundário para poder trabalhar em condições só com duas válvulas. E dito isto....
Palavra do senhor. Amém
Benvindo a este forum Gonçalves..
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1446
Ocupação : Bode Expiatório - F. Público
Interesses : Demasiados
Pontos/Reputação : 1344

Mensagem  gonçalves em 22/5/2009, 18:01

Olá, não te esqueças que ÁMEN significa "eu acredito"

gonçalves
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  artofnoise em 23/5/2009, 15:53

Caro Gonçalves, numa prespectiva técnica, não á duas maneiras de vêr as coisas de forma correcta

Visto que o aspecto técnico em discução está escalarecido,quero-lhe dizer que estamos a falar de um amplificador de guitarra ,onde os parâmetros técnicos que regem um amplificador de alta fidelidade ,estão completamente "distorcidos".Quero dizer que a distorção não é um problema porque são feitos para ter distorção ,têm geradores de distorção ,saturação....e o andar de saida é desenhado para trabalhar com altos niveis de distorção.Dai a avaliação de melhor som ser altamente subjectiva dependendo do artista e do seu gosto pessoal
Tambem não me admirava nada que o transformador tenha uma impedância superior ao que seria numa ampl. HIFI.Isto porque trabalhando com niveis de distorção elevadissimos os fabricantes tenham que proteger o andar de saida aumentando a impedância de carga do andar de saida
Outro aspecto que caracteriza este tipo de amplificação são o desenho dos transformadores de saida que normalmente têm uma banda passante limitada ,visto destinarem-se a intrumentos especificos sendo irrelevante e desvantajoso grande largura de banda.
Mesmo num viola baixo a banda grave é limitada naquilo que se considera extremo grave na Alta fidelidade

Por isso sobre esta prespectiva é possivel que o utilizador deste tipo de amplificadores possa gostar mais ,sem que isso corresponda a um melhor amp. sobre uma prespectiva puramente técnica de HIFI

artofnoise
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  gonçalves em 26/5/2009, 15:25

.e o andar de saida é desenhado para trabalhar com altos niveis de distorção

errado, tem que reler as revistas onde aprendeu isto

gonçalves
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  artofnoise em 26/5/2009, 20:30

gonçalves escreveu:.e o andar de saida é desenhado para trabalhar com altos niveis de distorção

errado, tem que reler as revistas onde aprendeu isto

Editei este post

Não dá nestes termos...

artofnoise
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Dr. RocK em 8/1/2010, 11:23

Obrigado pela colaboração de todos. Queria constatar que o amplificador ainda está funcionando com duas válvulas e em perfeito estado, como o dito anteriormente neste Assunto o conceito de "melhor som" é subjetivo e depende do gosto de cada um. O que eu quis dizer quando me referi que o o amplificador soava melhor aos meus ouvidos é que consegui um overdrive maravilhoso deste amplificador com esta modificação, ou seja, uma distorção intencional desejada.

Obrigado novamente pois não tenho todo o conhecimento técnico que os senhores possuem, mas me esforço para tentar compreender o máximo possível.

Dr. RocK
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: